Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 222

2020

1.   MACHADO, Adelcio Camilo. Antes e depois: uma análise das representações sobre o bolero na crítica musical brasileira. Em: Heloísa de A. Duarte Valente; Simone Luci Pereira; Raphael F. Lopes Farias. (Org.). Uma vereda tropical: a presença da canção hispânica no Brasil. 1ed.São Paulo. : Letra e Voz. 2020.v. 1, p. 95-109.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2019

1.   Ament, Mariana Barbosa ; Severino, Natália Búrigo. PESQUISA E PRÁTICA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNINDO HUMANIZAÇÃO E IDENTIDADE. Música, filosofia e educação 3. 3ed. Em: . : Antonella Carvalho de Oliveira. 2019.p. 1-9.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Andrade, Leonardo Antonio de; Contartesi, Felipe ; Vieira, Antonio Henrique Garcia ; Andrade, Carolina Lourenço Reimberg de ; Sampedro, Paula Poiet ; Granatto, Danilo César. UMA NARRATIVA PROCEDURAL DENTRO DO UNIVERSO FICCIONAL DA DC COMICS. Em: Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen. (Org.). Comunicação, Mídias e Educação. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.p. 317-331.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   AUTRAN, ARTHUR. Chapeleiros. Em: Gabriel Carneiro; Paulo Henrique Silva. (Org.). Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais. 1ed.Belo Horizonte. : Letramento / Canal Brasil / ABRACCINE. 2019.v. 01, p. 132-133.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BORGES, Jane. TRAJETÓRIA DE UM EDUCADOR MUSICAL QUE INFLUENCIOU GERAÇÕES COM SUA ATUAÇÃO: JOSÉ VIEIRA BRANDÃO. Em: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti; Inês de Almeida Rocha. (Org.). ECOS E MEMÓRIAS: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. 1ed.Teresina. : EDUFPI. 2019.p. 181-202.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   COSTA, Flávia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. Em: Holanda, Karla. (Org.). Mulheres de cinema. 1ed.Rio de Janeiro. : Numa. 2019.v. 1, p. 19-36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GAMO, A.C. ...a rua chamada Triumpho. Em: Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva.. (Org.). Curta brasileiro - 100 filmes essenciais.. 1ed.Belo Horizonte. : ABRACCINE; CANAL BRASIL; LETRAMENTO. 2019.v. 1, p. 127-129.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Gohn, Daniel Marcondes. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS NEGATIVOS. Música: Circunstâncias Naturais e Sociais. 1ed.Ponta Grossa. Em: . : Atena Editora. 2019.p. 40-49.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MASSAROLO, JOÃO ; MESQUITA, DARIO ; CAMARA, N. S. ; PADOVANI, Gustavo ; ARAUJO, A. P. T. ; CUNHA, L. E. M. ; MECENAS, D. ; SANTOS, J. C. R. ; NICOLAI, Y. M.. Design ficcional, mundos possíveis e narrativas transmídia: modalidades de recepção inclusiva na série Sob Pressão. Em: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). A construção de mundos na ficção televisiv brasileira. 01ed.Porto Alegre. : Editora Sulina. 2019.v. 01, p. 157-180.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MASSAROLO, J. C.; PADOVANI, G.. Letramento transmídia: um estudo sobre a produção de conteúdos escolares colaborativos. Em: Benedito Dielcio Moreira; Aclyse Mattos (organizadores).. (Org.). Educomunicação e Transmídia: um Encontro na Escola dos Media, Ciência e Saberes Populares. 01ed.Cuibá. : EdUFMT. 2019.v. 01, p. 28-46.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MASSAROLO, J. C.; PADOVANI, G.. JORNALISMO TRANSMÍDIA E OS QUIZZES ELEITORAIS BRASILEIROS EM 2018. Em: Pedro Nunes. (Org.). IMPRENSA, Crise política e Golpe no BRASIL. 01ed.João Pessoa: Editora do CCTA, Aveiro. : RIA Editorial 2019. 2019.v. o1, p. 303-324.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MELEIRO, A. Mulheres no cinema iraniano: perspectivas criativas e ideológicas frente à intervenção estatal. Em: Karla Holanda. (Org.). Mulheres de Cinema. 1ed.Rio de Janeiro. : Numa Editora. 2019.v. 1, p. 225-236.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MESQUITA, DARIO ; Nesteriuk, Sérgio ; MASSAROLO, JOÃO. The Tension Experience - Performance in Alternate Realities. Lecture Notes in Computer Science. 1ed. Em: Masaaki Kurosu. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 01ed.New York City. : Springer International Publishing. 2019.v. 11566, p. 540-549.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MIRANDA, Suzana Reck. Música, Cinema e os desafios teóricos interdisciplinares. Em: Opolski, Debora; Beltrão, Felipe; Carreiro, Rodrigo. (Org.). Estilo e Som no Audiovisual. 1ed.São Paulo. : SOCINE. 2019.v. 1, p. 247-265.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MONZANI, J.; RAMOS, D.. SOB AS LUZES PALIMPSESTAS: A RECRIAÇÃO DE O VENDEDOR DE PASSADOS PARA O CINEMA. Em: Josette Maria Alves de Souza Monzani; Daniela Ramos de Lima. (Org.). Cultura, Cidadania e Políticas Públicas 4 (ORG: COSTA, A. D.). 1ed.Belo Horizonte, MG. : Atena. 2019.v. 1, p. 185-195.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   Sampedro, Paula Poiet ; Granatto, Danilo César ; Andrade, Leonardo Antonio de ; Vieira, Antonio Henrique Garcia ; Andrade, Carolina Lourenço Reimberg de ; Contartesi, Felipe. A INFLUÊNCIA DA TRIDIMENSIONALIDADE NA NARRATIVA ANIMADA: FROZEN E O USO DA ESTEREOSCOPIA. Em: Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen. (Org.). Comunicação, Mídias e Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.p. 306-316.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   SANTIAGO, G. L. A.; OLIVEIRA, C. D.. Movimento maker e IoT para educação musical: possibilidades com Impressão 3D, software Processing e Arduino. Em: Sara Dias-Trindade e Daniel Mill. (Org.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. 1ed.Coimbra. : Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019.v. 1, p. 285-308.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SARAIVA, L. R. As formas do transe: a análise fílmica de Ismail Xavier como sismógrafo histórico. Em: Fatimarlei Lunardelli;Humberto Pereira da Silva; Ivonete Pinto. (Org.). Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro. 1ed.São Paulo. : SESC. 2019.p. 145-159.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   Severino, Natália Búrigo; Dias, Rômulo Ferreira. PRÁTICA E ENSINO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO ATRELADO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEU PROCESSO AVALIATIVO. Música, filosofia e educação 3. 3ed. Em: . : Antonella Carvalho de Oliveira. 2019.p. 8-15.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SOUZA, Carlos Roberto de ; MIRANDA, Suzana Reck.. O início do cinema sonoro do Brasil e os (en)cantos da língua portuguesa. Em: MARIÑO, Cecilia Nuria Gi; MIRANDA, Laura. (Org.). Identity Mediations in Latin American Cinema and Beyond: Culture, Music and Transnational Discourses. 1ed.Newcastle upon Tyne. : Cambridge Scholars Publishing. 2019.v. 1, p. 73-102.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   TOLEDO, Glauco Madeira de ; Andrade, Leonardo Antônio de. PANORAMA HISTÓRICO DOS QUADRINHOS. Em: Marcelo Pereira da Silva. (Org.). Comunicação, Mídias e Educação 3. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 237-246.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   AMENT, M. B. ; BORGES, Jane ; CORREA, D.. EDUCAÇÃO MUSICAL, UNIVERSIDADE E ENSINO A DISTÂNCIA: QUE COMBINAÇÃO É ESSA?. Em: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e estratégias para a educação a distância. 1ªed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2018.v. 3, p. 64-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Araújo, Luciana Corrêa de. O cinema em Pernambuco (1900-1930). Em: Fernão Pessoa Ramos; Sheila Schvarzman. (Org.). Nova História do Cinema Brasileiro. 1ed.São Paulo. : Edições Sesc. 2018.v. 1, p. 90-123.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   AUTRAN, ARTHUR. Cidadão Downey. Em: Guilherme Maia; Lauro Zavala. (Org.). Cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas. 1ed.Salvador. : EDUFBA. 2018.v. 1, p. 207-223.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   COSTA, Flávia Cesarino; CANEPA, L.. O cinema paulista para além dos estúdios. Em: Fernão Pessoa Ramos; Sheila Schvarzman. (Org.). Nova história do cinema brasileiro. 1ed.São Paulo. : Edições Sesc. 2018.v. 1, p. 454-487.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GAMO, A.C.; MELO, L. A. R.. Histórias da Boca e do Beco. Em: Fernão Pessoa Ramos; Sheila Schvarzman. (Org.). (Org.). Nova história do cinema brasileiro.. 1ed.São Paulo. : SESC. 2018.v. 2, p. 322-359.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JOLY, Ilza Z. L. A música como conhecimento de mundo: uma reflexão sobre a música no currículo da educação infantil. Em: Cibeli Colautti; Vanessa Priscila Messa. (Org.). Reflexões pedagógicas pra a Educação Infantil do Município de São Carlos-SP. 1ed.São Carlos. : Prefeitura Municipal de São Carlos/Secretaria de Educação. 2018.v. 1, p. 108-125.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MACHADO, Adelcio Camilo. quot;Você é culpada do meu samba entristecerquot;: Benito di Paula e a opção pelo samba romântico. Em: VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. (Org.). A canção romântica no Brasil dos quot;anos de chumboquot;. 1ed.São Paulo. : Letra e Voz. 2018.p. 119-135.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MACHADO, Adelcio Camilo. O “inimigo” que vem do México? Presença e representações do bolero no Brasil da década de 1950. Em: Luis Omar Montoya Arias; Saulo Sandro Alves Dias; Heloísa de Araujo Duarte Valente; Marco Aurelio Díaz Güemez. (Org.). México. Corazón Musical de Latinoamérica. 1ed.Mérida. : Escuela Superior de Artes de Yucatán / Universidade Paulista. 2018.v. 1, p. 223-243.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MACHADO, Adelcio Camilo; ZANI, Maria Luiza. Aspectos do Renascimento musical. Em: PANTANO FILHO, Rubens; AMARAL, Emília. (Org.). O Renascimento em uma perspectiva interdisciplinar. 1ed.Curitiba. : Editora Prismas. 2018.p. 145-156.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MASSAROLO, J. C. ; PADOVANI, Gustavo ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda: uma análise da Netflix. Em: Ariane Holzbach; Mayka Castellano. (Org.). TeleVisões: Reflexões para além da TV. 1ed.Rio de Janeiro. : E-papers. 2018.p. 43-65.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Arranjo produtivo local (APL Audiovisual): redes de criação e experimentação transmídia. Em: João Carlos Massarolo, Lucia Santaella e Sergio Nesteriuk. (Org.). Desafios da Transmídia: processos e poéticas. 1ed.São Paulo. : Estação das Letras e Cores. 2018.v. 1, p. 166-197.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. Netflix: autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda. Em: ARIANE HOLZBACH e MAYKA CASTELLANO. (Org.). TeleVisões Reflexões para além da TV. 1ed.RIO DE JANEIRO. : E-PAPERS. 2018.v. 1, p. 43-66.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo. Live Transmídia: as novas formas produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas. Em: João Martins Ladeira. (Org.). Televisão e cinema: o audiovisual contemporâneo em múltiplas vertentes. 1ed.Porto Alegre. : Folio Digital. 2018.v. 1, p. 51-70.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MASSAROLO, JOÃO; PADOVANI, G.. Ativismo de dados como uma prática social nas plataformas. Em: Antônio Augusto Braighi; Cláudio Humberto Lessa; Marco Túlio Câmara;. (Org.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. 1ed.BELO HORIZONTE. : CEFET-MG. 2018.v. 1, p. 574-589.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   Nespoli, Eduardo. Dispositivo tecnológico. Em: Mill, Daniel. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.p. 172-175.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   RAMOS, J. M. O. ; AUTRAN, ARTHUR. O cinema brasileiro das décadas de 1970 e 1980. Em: Fernão Ramos; Sheila Schvarzman. (Org.). Nova história do cinema brasileiro. 1ed.São Paulo. : Edições Sesc. 2018.v. 2, p. 202-265.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   Samuel Paiva. Matas Distantes, Costumes Exóticos, Seres Remotos. Em: Fernão Pessoa Ramos; Sheila Schvarzman. (Org.). Nova História do Cinema Brasileiro I. 1ed.São Paulo, São Paulo, Brasil. : Sesc. 2018.v. 1, p. 224-250.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   Samuel Paiva. Este Mundo É sem Limite: Políticas de Intermidialidade no Cinema de Rogério Sganzerla. Em: Rosana de Lima Soares; Gislene Silva. (Org.). Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas. 1ed.São Paulo, São Paulo, Brasil. : ECA-USP. 2018.v. 1, p. 26-40.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SANTIAGO, G. L. A.; MAZZEU, I. R.. Videoaula (Verbete de dicionário). Em: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 675-679.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   Araújo, Luciana Corrêa de. Entre fatos, dados e lacunas. Em: Ivonete Pinto; Orlando Margarido. (Org.). Bernardet 80 - Impacto e influência no cinema brasileiro. 1ed.Jundiaí. 2017.v. 1, p. 33-41.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Araújo, Luciana Corrêa de. Cléo de Verberena e o trabalho da mulher no cinema silencioso brasileiro. Em: Karla Holanda; Marina Cavalcanti Tedesco. (Org.). Feminino e plural: Mulheres no cinema brasileiro. 1ed.Campinas. : Papirus. 2017.v. 1, p. 15-29.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   AUTRAN, ARTHUR. Desassombrar os mitos. Em: PINTO, Ivonete; MARGARIDO, Orlando. (Org.). Bernardet 80 - Impacto e influência no cinema brasileiro. 1ed.Jundiaí. : Paco. 2017.v. 01, p. 155-165.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CAMPOS, Marina da Costa ; AGUILERA, Yanet ; COSTA, Flávia Cesarino. Comédias industriais argentinas e brasileiras do período 1930-1950: uma comparação. Em: AGUILERA, Yanet; CAMPOS Marina da Costa. (Org.). Memórias impossíveis - II Cocaal (Colóquio de Cinema e Arte da América Latina). 1ed.São Paulo. : Memorial da America Latina. 2017.v. 1, p. 1-1.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   JOLY, Ilza Z. L.; CARVALHO, Isamara Alves. Gestão pedagógica de uma disciplina de Educação Musical: potencialidades e limites. Em: Glauber Santiago. (Org.). Uso de recursos tecnológicos no ensino musical. 1ed.Sao Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 215-246.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   FANTINI, R. F. S. Educação, Terapia ou Educação Holística? A Educação Musical para Adultos com Necessidades Educacionais Especiais. Em: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS: TEMAS PARA REFLEXÕES. 1ed.São Carlos. : Pedro João. 2017.p. 9-34.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GOHN, Daniel Marcondes. A segunda fase da vivência tecnológica. In: Glauber Santiago. (Org.). Usos de recursos tecnológicos no ensino musical.. 1ed.São Carlos. Em: . : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 23-36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JOLY, Ilza Z. L.; Alves, Fernando Donizete ; Sommerhalder, A.. Buscando articulações, apresentando pesquisas. Em: Joly, Ilza Zenker Leme; Alves, Fernando Donizete; Sommerhalder, Aline.. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas.. 1ed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 13-18.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   JOLY, Ilza Z. L.; Mariana Barbosa Ament. O PIBID na formação de educadores musicais: aprendizagens da docência. Em: Ilza Zenker Leme Joly; Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas.. 1ed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 125-144.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   JOLY, Ilza Z. L.; SILVA, M. G.. Contribuições da criação musical coletiva para uma educação musical humanizado na infância. Em: Ilza Zenker Leme Joly; Fernando Donizete Alves; Aline Sommerhalder. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas.. 1ed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 71-92.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   KATO, K. ; OLIVEIRA, J. M. ; MODOLO, P. ; MENDONCA, J. ; EGG, A. ; MALHEIROS, I. ; DOLGHIE, J. Z. ; BORGES, Jane ; ALMEIDA, M. A. ; KERR, D. ; STEUERNAGEL, M.. Lutero e a Educação Musical. Em: Mendonça, Joêzer.. (Org.). O Som da Reforma: a música no tempo dos primeiros protestantes. 1ªed.Curitiba. : CRV. 2017.p. 115-124.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MASSAROLO, J. C.; Maria Carmem Jacob de Souza ; LOPES, M. I. V. ; Gabriela Borges ; Ana Paula Goulart Ribeiro ; Clarice Greco ; CASTRO, G. G. ; Maria Aparecida Baccega ; Nilda Jacks ; Renato Luiz Pucci Junior ; Veneza Mayora Ronsini ; Yvana Fechine. Práticas de Binge-watching nas multiplataformas. Em: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II - práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 01ed.Porto Alegre / RS. : Editora Sulina. 2017.v. 02, p. 249-289.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. CENTROS TRANSMIDIÁTICOS E DE INOVAÇÃO AUDIOVISUAL. Em: Márcio Carneiro dos Santos. (Org.). Tecnologias e Narrativas Digitais. 1ed.São Luís. : LABCOM Digital. 2017.v. 1, p. 116-133.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MONZANI, J.; RIGHETTI, M. S.. A perambulação em Irreversível: a subversão lírico-poética de Gaspar Noé. Em: Cezar Migliorin; Alessandra Soares Brandão; Roberta Veiga; Suzana Reck Miranda; Denize Araújo. (Org.). XX Socine - Convergências do/no cinema. 1ed.São Paulo. : SOCINE. 2017.v. 1, p. 550.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   Nespoli, Eduardo. Luteria experimental e improvisação musical no ensino de música. Uso de recursos tecnológicos no ensino musical. 1ed.São Carlos. Em: . : EdUFSCar. 2017.p. 329-351.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   PIANCO, W. ; PAIVA, SAMUEL. Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira: Passagens da História a Contrapelo. Em: Renata Soares Junqueira. (Org.). Os Pobres no Cinema de Manoel de Oliveira: Estudos Interdisciplinares de Cinema, Literatura e Sociedade. 1ed.São Paulo. : Todas as Musas. 2017.v. 1, p. 235-268.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   ROSSIT, F. H. A. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; SANTIAGO, G. L. A. ; SANTIAGO, G. A. ; KORSOKOVAS, L. A.. 6-Formação Continuada em Educação a Distância sobre Recursos Tecnológicos para Educação Musical. Em: Glauber Lúcio Alves Santiago. (Org.). Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino Musical. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 182-203.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   SANTIAGO, G. L. A. 3-Livros Falados. Em: Glauber Lúcio Alves Santiago. (Org.). Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino Musical. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 37-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SANTIAGO, G. L. A. 5-Uso de animações em 3D no Curso de Educação musical da UFSCar. Em: Glauber Lúcio Alves Santiago. (Org.). Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino Musical. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 141-183.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   SANTIAGO, G. L. A. 1-Introdução. Em: Glauber Lúcio Alves Santiago. (Org.). Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino Musical.. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 7-22.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   SANTIAGO, G. L. A.; SANTOS, T. P.. 4-Softwares no Curso de Educação musical da UFSCar. Em: Glauber Lúcio Alves Santiago. (Org.). Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino Musical. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2017.v. 1, p. 49-139.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   JOLY, Ilza Z. L.; Natália Burigo Severino. Formação de educadores musicais: processos educativos na convivência entre a escola e a universidade. Em: Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves, Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando professores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 107-124.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   BORGES, Jane; AMENT, M. B.. As tecnologias na educação: formação de professores de música na modalidade a distância. Em: Carmen Maria Cipriani Pandini et al.. (Org.). Práticas pedagógicas na educação a distância: concepções, tendências e desafios. 1ªed. 2016.p. 94-108.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   JOLY, Ilza Z. L.; Natália Burigo Severino. Apresentação. Em: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação humanizadora. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 13-18.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Luciana Corrêa de Araújo. A star system created by fans: Pernambucan cinema in the 1920s. Em: Tim Bergfelder; Lisa Shaw; João Luiz Vieira. (Org.). Stars and Stardom in Brazilian Cinema. 1ed.New York / Oxford. : Berghahn Books. 2016.v. 1, p. 46-59.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Mariana Galon ; JOLY, Ilza Z. L.. A convivência nas atividades de criação musical coletiva: colaboração e partilha que geram transformações. Em: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação humanizadora. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 79-94.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MASSAROLO, J. C. Roteiro audiovisual para narrativas transmídia. Em: Alan C.B. Angeluci. (Org.). Comunicação Transmídia. 1ed.Porto Alegre. : Editora Universitária da PUCRS - EdiPUCRS. 2016.v. 1, p. 1-16.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Novas plataformas audiovisuais de video sob demanda. Em: S. Squira. (Org.). CIBERTECs - Conceitos, Interações, Automações, Futurações. 1ed.São Luís. : LabCom Digital. 2016.v. 01, p. 107-151.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MIRANDA, Suzana Reck. Nas insubordinadas trilhas do cinema brasileiro: Guilherme Vaz e sua sonoridade meteórica. Em: Franz Manata. (Org.). Guilherme Vaz, uma fração do infinito. 1ed.Rio de Janeiro. : EXST/MinC. 2016.v. 1, p. 97-105.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   Pedro Augusto Dutra de Oliveira ; JOLY, Ilza Z. L.. Ensino coletivo de música: aprendendo por meio da convivência. Em: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos educativos em práticas sociais em música - um olhar para educação humanizadora. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 65-78.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   RANIRO, Juliane ; JOLY, Ilza Z. L.. Música para bebês, mães e família. Em: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação humanizadora. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 95-108.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SANCHEZ, Melina Fernandes ; JOLY, Ilza Z. L.. Dança e música: por uma educação humanizadora em prática musical coletiva. Em: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos educativos em práticas sociais - pesquisas em educação. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 45-64.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   Natália Burigo Severino ; JOLY, Ilza Z. L.. Definindo conceitos: o que é isso que chamamos de educação musical humanizadora?. Em: Ilza Zenker Leme Joly; Natália Búrigo Severino. (Org.). Processos Educativos e Práticas Sociais em Música: um olhar para educação humanizadora - Pesquisas em Educação Musical. 1ed.Curitiba, PR. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 19-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   Araújo, Luciana Corrêa de. A restauração dos filmes silenciosos pernambucanos em 2007 pela Cinemateca Brasileira. Em: Hernani Heffner; Raquel Hallak D'Angelo;Fernanda Hallak D'Angelo. (Org.). Reflexões sobre a preservação audiovisual. 1ed.Belo Horizonte. : Universo Produção. 2015.v. 1, p. 231-233.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Araújo, Luciana Corrêa de. 2 x 50 ans de cinéma français (2 x 50 anos de cinema francês). Em: Eugenio Puppo; Mateus Araújo. (Org.). Godard - Inteiro ou o mundo aos pedaços. 1ed.São Paulo. : Heco Produções. 2015.v. 1, p. 238-239.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CUSTODIO, A. ; Nespoli, Eduardo. Registro audiovisual da Dança do Bate-Pau. Em: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Danilo de Souza Morais. (Org.). Ações afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas. 1ed.São Carlos. : EDUFScar. 2015.p. 167-182.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GAMO, A.C. A Filha de Emmanuele. Em: Rafael Spaca. (Org.). Vanessa Alves. 1ed.São Paulo. : Laços. 2015.v. 1, p. 95-96.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GAMO, A.C.; OU, M.. Brazilian Children's Cinema in the 1990s: Tensions Between the National-Popular and the International-Popular. Em: Noel Brown; Bruce Babington. (Org.). Family Films in Global Cinema: The World Beyond Disney.. 1ed.Londres. : I.B.TAURIS. 2015.p. 207-222.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GOHN, Daniel Marcondes. Meios tecnológicos para a educação não formal de música. Em: Maria da Glória Gohn. (Org.). Educação não formal no campo das artes. 1ed.São Paulo. : Cortez Editora. 2015.v. 1, p. 109-128.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GOHN, Daniel Marcondes. Música por todos os lados: jogos eletrônicos, redes sociais e educação mediada por tecnologias. Em: Sesc Departamento Nacional. (Org.). Música na escola : caminhos e possibilidades para a educação básica. 1ed.Rio de Janeiro. : SESC Departamento Nacional. 2015.v. 1, p. 306-316.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical com as tecnologias da EaD. Em: Helena Lopes da Silva; José Antônio Baêta Zille. (Org.). Música e Educação. Série Diálogos com o Som. 1ed.Barbacena - MG. : EdUEMG. 2015.v. 1, p. 157-169.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   GOHN, Daniel Marcondes; PEREIRA, F. L.. O ensino coletivo de instrumentos musicais na educação a distância: olhares docentes e discentes em universidades públicas. Em: Adriana Moraes dos Santos; Alan Caldas Simões; Alexsander Vanzela; Daniel Marcondes Gohn; Fabiano Lemos Pereira; Fátima Monteiro Corvisier. (Org.). Música e ensino de música. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2015.v. 1, p. 123-149.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MACHADO, Adelcio Camilo. E lá vem.. sambas e mais sambas nos anos 1970. Em: GARCIA, Tânia da Costa; FENERICK, José Adriano. (Org.). Música popular: história, memória e identidades. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2015.p. 111-151.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; CAMARA, N. S. ; ARAB, A. ; MILANETO, Giovana ; MARLET, R. Q. ; CAETANO, L. P. ; TROMBETA, Gabriela. Redes Discursivas de fãs da série Sessão de Terapia. Em: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre-RS. : Sulina. 2015.p. 155-195.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MASSAROLO, J. C.; ARAB, A. B. ; Dario MESQUITA ; Naia Sadi ; PADOVANI, G. ; MILANETTO, G.. Redes Discursivas de fãs da série quot;Sessão de Terapiaquot;. Em: Maria Immacolata Vassallo de.Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre. : Editora Meridional Ltda.. 2015.v. 1, p. 155-197.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MASSAROLO, J. C.; Naia Sadi. Narrativas em redes. Em: : RODRIGUES, M.G; ABRIATA, V.L. R.; MANZANO, L.C.G; CÂMARA, N.S.. (Org.). Discurso: sentidos e ação.. 1ed.Franca. : UNIFRAN. 2015.v. 10, p. 01-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MONZANI, J.; RUSSO, G.. Arte de rua enquanto registros do processo criativo: dos muros aos vídeos, galerias e internet. Em: CIRILLO, J. e GRANDO, A.. (Org.). Mediações e enfrentamentos da arte. 1ed.São Paulo. : Intermeios. 2015.v. 1, p. 22-32.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   MONZANI, J.; SCHWARZ, P. M.. Processo de criação e projeto poético de Ingmar Bergman, à época de Persona. Em: ROMANELLI, Sergio. (Org.). Compêndio de Crítica Genética - América Latina. 1ed.Vinhedo, SP. : Horizonte. 2015.v. 1, p. 538-546.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   MONZANI, J.; SILVA, S. M. O.. Gêneses colaborativas: o caso Alain Resnais-Robbe-Grillet. Em: ROMANELLI, Sergio. (Org.). Compêndio de Crítica Genética - América Latina. 1ed.Vinhedo, SP. : Horizonte. 2015.v. 1, p. 527-533.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SA NETO, A. A. F. Vent d'est (Vento do leste). Em: Eugênio Puppo; Mateus Araújo. (Org.). Godard - Inteiro ou o mundo em pedaços. 1ed.São Paulo. : Heco. 2015.v. 01, p. 152-153.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. Um percurso - Cinema em Pernambuco dos primeiros tempos aos anos 1970. Em: José de Aguiar; Julio Bezerra; Marina Pessanha. (Org.). O novo cinema pernambucano. 1ed.Rio de Janeiro. : Conde de Irajá Produções. 2014.v. 1, p. 12-17.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BURINI, D.; MOURA, J. J. R.. A Escola na Tela da TV: Experiências da Linguagem Ficcional Televisiva na Escola Pública. Em: MOURA, J. J. R.; OLIVEIRA, N. A. A.. (Org.). EDUCAÇÃO E MÍDIA: Propostas para trabalhar Educomunicação. 1ed.Lorena-SP. : Editora Instituto Santa Teresa. 2014.v. 1, p. 39-55.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BURINI, D.; MOURA, J. J. R. ; FARIAS, G. M. A.. O Rádio como Recurso Educomunicativo Não-Formal. Em: Jeferson José de Moura; Neide Aparecida Arruda de Oliveira. (Org.). Educomunicação: Múltiplas Formas de Aprendizagem. 1ed.Lorena-SP. : Editora Instituto Santa Teresa. 2014.v. 1, p. 11-24.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BURINI, D.; ROSA, P. C. ; DONATO, H. C.. Estratégias de Competitividade Política: Comunicação, Cultura e Tecnologia na Visão do Eleitor no Papel de Consumidor, In Capítulo I: A Propaganda Ideológica e o Engajamento Cívico. Em: Daniela Rocha; Paulo Roberto Figueira Leal; Luiz Ademir de Oliveira; Roberto Gondo. (Org.). Comunicação, Eleições e Redemocratização Brasileira. 1ed.Juiz de Fora. : POLITICOM e UFJF. 2014.v. 1, p. 77-88.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GOHN, Daniel Marcondes. Educação a distância no ensino da música. Em: Bauer, Carlos; Roggero, Rosemary; Lorieri, Marcos Antônio. (Org.). Pedagogias Alternativas. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2014.v. 1, p. 239-250.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JOLY, Ilza Z. L.; JOLY, M. C. L. ; Thais dos Guimarães Alvim Nunes. Aprendizagem da docência: processos educativos a partir do projeto PIBID. Formação Inicial de professores: Vivências e reflexões. 1 eed.Curitiba. Em: Elenice Maria Cammarosano Onofre e Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Formação Inicial de professores: Vivências e reflexões. 1ed.Curitiba. : Appris. 2014.v. 1, p. 63-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   JOLY, Ilza Z. L.; JOLY, Maria Carolina. Muzicaliza: a música no cotidiano escolar na educação infantil. Em: Alessandra Arce. (Org.). O trabalho pedagógico com crianças de até três anos. 1ed.Campinas. : Alínea Editora. 2014.v. 1, p. 123-142.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   JOLY, Ilza Z. L.; RANIRO, Juliane ; TARGAS, Keila de Mello ; JOLY, Maria Carolina ; SANCHEZ, Melina Fernandes ; SILVA, S. R. M.. Pesquisa e intervenção em música: uma perspectiva da educação musical ao longo da vida. Em: Maria Waldenez de Oliveira; Fabiana Rodrigues de Souza. (Org.). Processos educativos em práticas sociais - pesquisas em educação. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2014.v. 1, p. 239-262.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   Maria Waldenez de Oliveira ; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e ; Gonçalves, L. J. ; Aída Victoria Garcia Montrone ; JOLY, Ilza Z. L.. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. Em: Maria Waldenez de Oliveira; Fabiana Rodrigues de Souza. (Org.). Processos educativos em práticas sociais - pesquisas em educação. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2014.v. 1, p. 29-46.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   Nespoli, Eduardo. Máquinas em transformação: arte sonora, agência e indeterminação. Em: Marianna F. M. Monteiro; Regina P. Muller; John C. Dawsey; Rose Satiko Gitirana Hikiji. (Org.). ANTROPOLOGIA E PERFORMANCE: ENSAIOS NAPEDRA. 1ed.São Paulo. : Terceiro Nome. 2014.v. 1, p. 425-439.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SA NETO, A. A. F. Que bom te ver viva. Em: Cezar Migliorin; Rafael de Luna; Alexandre Guerreiro; Isaac Pipano.. (Org.). IX Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. 1ed.Brasília / Niterói. : Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República / Ministério da Cultura / UFF. 2014.v. 01, p. 174-178.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SA NETO, A. A. F. Augusto Matraga no cinema de Roberto Santos. Em: Adalberto Luis Vicente; Renata Soares Junqueira. (Org.). Teatro, cinema e literatura - Confluências. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2014.v. 01, p. 57-74.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   Samuel Paiva. O Deslocamento do Sujeito Masculino: Estudos de Caso na Literatura e no Cinema. Em: Adalberto Luis Vicente; Renata Soares Junqueira. (Org.). Teatro, Cinema e Literatura - Confluências. 01ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2014.v. 01, p. 01-308.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   SOUZA, G. ; CANEPA, L. ; Samuel Paiva. Estudos de cinema na Intercom: Inovações, tradições e questões contemporâneas. Em: Osvando J. de Morais. (Org.). Ciências da Comunicação em Processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI ? conhecimentos, leituras e práticas contemporâneas.. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2014.v. 1, p. 182-211.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. Movie Prologues: cinema, theater and female types on stage at Cinelândia, Rio de Janeiro. Em: Dall'Asta, Monica ; Duckett, Victoria ; Tralli, Lucia. (Org.). Researching women in silent cinema ? New findings and perspectives. 1ed.Bolonha/Melbourne. : Universtiá di Bologna/University of Melbourne/Women and Film History International. 2013.p. 424-436.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CORREA, A. ; ROSSIT, F. H. A. ; SANTIAGO, G. L. A. ; SANTOS, T. P.. Proposta para cursos de extensão em educação musical na modalidade a distância. Em: Daniel Mill e Cristiano Maciel. (Org.). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1ed.Cuiabá. : EdUFMT. 2013.p. 341-353.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Luciana Corrêa de Araújo. A produção regional brasileira: relações com experiências latino-americanas e com o modelo norte-americano. Em: Stephanie Dennison. (Org.). World cinema: as novas cartografias do cinema mundial. 1ed.Campinas. : Papirus. 2013.v. 1, p. 89-99.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Imersão em Realidades Ficcionais. Em: Erick Felinto. (Org.). Cibercultura em tempos de diversidade: estética, Entretenimento e Política. 01ed.Rio de Janeiro. : Anadarco Editora Comunicação. 2013.v. 01, p. 147-165.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MASSAROLO, J. C.; Francisco Beltrame Trento ; Dario MESQUITA ; Marina Rossato Fernandes ; CORREA, G. ; Andre Emilio Sanches ; ARAB, A. B. ; Marcus Vinicius Tavares de Alvarenga ; Glauco TOLEDO ; Maira Gregolin ; Naia Sadi. Ficção seriada brasileira na TV paga em 2012. Em: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira - Coleção Teledramaturgia. 1ed.Porto Alegre. : Editora Sulina / Globo Universidade. 2013.v. 01, p. 261-302.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MELEIRO, A. Finance and Co-productions in Brazil. Em: Dennison, Stephanie. (Org.). Contemporary Hispanic Cinema: Interrogating the Transnational in Spanish and Latin American Film. 01ed.Londres. : Tamesis. 2013.p. 181-204.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MELEIRO, A.; MACIEL, K. A.. Review: If I Were You (Se eu fosse você). Em: Bayman, Louis; Pinazza, Natália. (Org.). Directory of World Cinema: Brazil. 01ed.Bristol, UK/ Chicago, USA. : Intellect. 2013.v. 21, p. 91-93.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MONZANI, J.; PEREIRA, A. C. ; CUNHA, T. C. E. ; PIANCO, W.. Terra Sonâmbula, de Teresa Prata: Correntes de imagens, palavras, fantasias. Transcriação e imortalidade. Em: Ana Catarina Pereira; Tito Cardoso e Cunha. (Org.). Geração Invisível: Os novos cineastas portugues. 1aed.Covilhã, Portugal. : LabCom - Edit. Universidade da Beira Interior. 2013.v. 1, p. 217-248.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SA NETO, A. A. F. O cinema no campo da comunicação. Em: Marialva Carlos Barbosa; Maria Berenice da Costa Machado; Igor Sacramento. (Org.). Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2012/2013 - Memória. 1ed.Brasília. : IPEA. 2013.v. 4, p. 275-291.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SA NETO, A. A. F. La creación de Embrafilme en Brasil. Em: Edgar Soberón Torchia. (Org.). Los cines de America Latina y el Caribe - 1970-2010. 1ed.San Antonio de Los Baños. : Ediciones EICTV. 2013.v. 2, p. 27-31.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   Samuel Paiva. Paths of Brazilian Road Movies in the 1950s. Em: Sara Brandellero. (Org.). The Brazilian Road Movie: Journeys of (Self) Discovery. 01ed.Cardiff. : University of Wales Press. 2013.v. 01, p. 26-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SANTIAGO, G. L. A.; MILL, Daniel ; OLIVEIRA, A. G. P.. Princípios da mobilidade na educação virtual: primeiras iniciativas de educação móvel na UFSCar. Em: Daniel Mill e Cristiano Maciel. (Org.). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1ed.Cuiabá. : EDUFMT. 2013.p. 195-220.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   SOUZA, Eduardo Conegundes de. Educação e contextos: um olhar para a experiência na formação do músico-educador. Em: Eduardo Conegundes de Souza. (Org.). De experiências e aprendizagens: educação não formal, música e cultura popular. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 51-67.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2012

1.   BURINI, D.; AFFINI, L. P.. Era Digital: o Texto Audiovisual na Web. Em: Osvando J. de Morais; Maria Cristina Gobbi. (Org.). Televisão Digital na América Latina: Avanços e Perspectivas. 1ed.São Paulo. : INTERCOM. 2012.v. 2, p. 153-171.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GAMO, A.C. Jairo Ferreira no São Paulo Shimbun. Em: Renato Coelho. (Org.). Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2012.v. 1, p. 24-27.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GAMO, A.C. O ataque da araras. Em: Renato Celho. (Org.). Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2012.v. 1, p. 34-35.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GAMO, A.C. Horror Palace Hotel. Em: Renato Coelho. (Org.). Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2012.v. 1, p. 42-44.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MASSAROLO, J. C.; Pedro Nunes Filho ; Afonso Barbosa ; Arthur Lins ; Carlos Dowling ; Denis Porto Renó ; Elton Bruno Barbosa Pinheiro ; Janaine Aires ; Marilia Lopes de Campo ; Mayra Medeiros de Azevedo ; Sandra Raquew dos Santos Azevedo ; Sheila Accioly ; Thiago Soares ; Thomas Rodrigues ; VIctor Eduardo Braga ; Virginia de Oliveira Silva. Plata Quemada: desejos à flor da pele. Em: Pedro Nunes. (Org.). Matizes da Sexualidade no Cinema. 1ed.João Pessoa. : EDITORA UNIVERSITÁRIA | UFPB. 2012.v. 1, p. 114-132.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MIRANDA, Suzana Reck. A música das telas e suas múltiplas funções. Em: Sá, Simone Pereira de; Costa, Fernando Morais da. (Org.). Som + Imagem. 1ed.Rio de Janeiro. : 7 Letras. 2012.v. 1, p. 40-52.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   RAMOS, D. ; MONZANI, J.. A MEMÓRIA DO CANGAÇO EM DESDOBRAMENTOS NA NARRATIVA VÍDEO-CINEMATOGRÁFICA. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional 'Discurso, Identidade e Sociedade. 1ed.Campinas, SP. Em: . : IEL/UNICAMP. 2012.v. 1, p. 1-15.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SA NETO, A. A. F. Ecos Caóticos. Em: COELHO, Renato. (Org.). Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2012.v. 01, p. 32-33.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SA NETO, A. A. F. O Vampiro da Cinemateca. Em: COELHO, Renato. (Org.). Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2012.v. 01, p. 38-41.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SA NETO, A. A. F. Cineastas comunistas no Brasil. Em: Marco Roxo; Igor Sacramento. (Org.). Intelectuais partidos: os comunistas e a mídia no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro. : E-Papers. 2012.v. 1, p. 297-324.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SA NETO, A. A. F. Leon Hirszman. Em: Egar Soberón Torchia. (Org.). Los cines de America Latina y el Caribe - 1890-1969. 1ed.San Antonio de Los Baños. : Ediciones EICTV. 2012.v. 1, p. 274-275.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   Samuel Paiva. Árido Movie: da Morte do Pai ao Nascimento de uma Nova Mídia. Em: Alessandra Brandão; Dilma Juliano: Ramayana Lira. (Org.). Políticas dos Cinemas Latino-Americanos Contemporâneos. 01ed.Palhoça. : Editora Unisul. 2012.v. 01, p. 165-186.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. Recife na rota do mundo: o Porto do Recife nos filmes silenciosos pernambucanos. Em: Canepa, Laura; Muller, Adalberto; Souza, Gustavo; Vieira, Marcel. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. 2011.v. 2, p. 32-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ARAÚJO, L. S. L. C. Versão brasileira? Anotações em torno da incorporação do modelo norte-americano em filmes silenciosos brasileiros. Em: Paiva, Samuel; Schvarzman, Sheila. (Org.). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro. : Azougue Editorial. 2011.p. 30-45.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   COSTA, Flávia Cesarino. Dois filmes de cura do período silencioso: as imagens como arena de ambiguidades. Em: Samuel Paiva; Sheila Schvarzman. (Org.). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro. : Azougue. 2011.v. 1, p. 127-139.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   COSTER, E. A BOCA DO MUNDO, Exu no Candomblé Uma abordagem etnográfica da realização do documentário. Em: Marcelo Campos, Maria Berbara, Roberto Conduru e Vera Beatriz Siqueira. (Org.). História da Arte: Escutas. 1ed.Rio de Janeiro. : Edirora da UERJ. 2011.p. 222-238.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   JOLY, Ilza Z. L.; Santiago, Diana. Música na educação infantil. Em: Diana Santiago, Angelita Brooks e Thiago Carvalho. (Org.). Educação Musical Infantil.. 1ed.Salvador / Bahia. : PPGMUS/UFBA. 2011.v. 1, p. 125-133.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MIRANDA, Suzana Reck. Filmando a música: uma questão de repertório. Em: Capucho, Rita et all.. (Org.). AVANCA CINEMA 2011. 1ed.Aveiro. : Edições Cine-Clube de Avanca. 2011.v. 1, p. 248-252.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MONZANI, J.; JABLONSKA, A. ; MASSAROLO, J. C. ; Fabris, M. ; FERRARAZ, R. ; CATANI, A. M.. O cinema como revisão conceitual da cultura: O desprezo, de J.L. Godard. Em: Laura Cánepa; Adalberto Muller; Gustavo Souza e Marcel Silva. (Org.). XIV Encontro Anual da Socine - Pernambuco. 1ed.São Paulo. : Socine. 2011.v. 1, p. 121.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   Samuel Paiva. Possibilidades de Leitura sobre o Gênero Viagem na Revista "Cinearte". Em: Samuel Paiva; Sheila Schvarzman. (Org.). Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil. 01ed.Rio de Janeiro. : Azougue Editorial. 2011.v. 01, p. 65-87.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   Samuel Paiva. A Representação da Realidade em Filmes de Rogério Sganzerla: Construindo a História a partir de Orson Welles e Cinejornais. In: CAPELATO, M.H.; MORETTIN, E. et al. (Org.). História e Cinema: Dimensões Históricas do Audiovisual. 2ed.São Paulo. Em: . : Alameda. 2011.v. 1, p. 135-147.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2010

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. A paisagem como diferença: tratamento do espaço em "Jurando vingar". Em: Mariarosaria Fabris; Gustavo Souza; Rogério Ferraraz; Leandro Mendonça; Gelson Santana. (Org.). Estudos de cinema e audiovisual Socine. São Paulo. 2010.p. 44-54.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   AUTRAN, A. ; Araújo, L. ; MONZANI, J. ; Araújo, M. L. S. ; MACHADO, Irene de Araujo ; SELIGMAN, F.. Arte cinematográfica (com Mauro Luciano de Araújo). Em: MARQUES DE MELO, J.. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. 1ed.São Paulo, SP. : Sociedade Brasileira de Estdos Interdisciplinares da Comunicação. 2010.v. 1, p. 1-1242.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MASSAROLO, J. C. Arte e Comunicação Interativa. Em: Samuel Paiva, Laura Canepa e Gustavo Souza. (Org.). XI Estudos de Cinema e Audiovisual. 01ed.São Paulo. : Socine. 2010.v. 01, p. 343-355.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MASSAROLO, J. C.; Marcus Vinicius Tavares de Alvarenga. A indústria audiovisual e os novos arranjos da economia digital. Em: Alessandra Meleiro. (Org.). Cinema e Mercado. 1ed.São Paulo. : Escrituras Editora. 2010.v. III, p. 119-134.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   Nespoli, Eduardo. Performance, instalação e alteridade: produzindo máquinas de intervenção corpórea. Em: Francirosy Campos Barbosa Ferreira; Regina Polo Müller. (Org.). Performance: arte e antropologia. 1ed.São Paulo. : Hucitec. 2010.p. 425-440.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   Nespoli, Eduardo. Telekaia: live video about body and space on amazon shamanism. Em: Comissão Organizadora. (Org.). Avanca / Cinema 2010. 1ed.Avanca / Portugal. : Edições Cine-Clube de Avanca. 2010.v. 1, p. 167-176.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SA NETO, A. A. F. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro: ontem e hoje. Em: MELEIRO, Alessandra. (Org.). Cinema e Mercado. 1ed.São Paulo. : Escrituras. 2010.v. 01, p. 15-35.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SA NETO, A. A. F. O cinema e Bakhtin: notas acerca da contribuição de Robert Stam. Em: Grupo de Estudos do Gênero do Discurso. (Org.). Círculo ? Rodas de Conversa Bakhtiniana: Caderno de textos e anotações. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2010.v. 1, p. 42-45.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   Samuel Paiva. Rogério Sganzerla no Suplemento Literário do Jornal O Estado de S.Paulo. Edifício Rogério: Textos Críticos 1 e 2. 1ed.Florianópolis. Em: . : Editora da UFSC. 2010.p. 11-21.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SOARES, R. ; MONZANI, J. ; Borges, G. ; TAVARES, M. ; FELINTO, E.. Uma visada sobre Deus e o Diabo na terra do sol - O processo de criação do jovem Glauber. Em: BORGES, G.. (Org.). Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais. 1ed.Lisboa. : Gradiva. 2010.p. 129-144.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   VEBER, Andréia ; WEICHSELBAUM, Anete Susana ; VILELA, Cassiana Zamith ; CERESER, Cristina Mie Ito ; GALIZIA, F. S. ; BORGES, Jane ; ANDRADE, Margaret Amaral ; TORRES, Maria Cecília ; WASSERMAN, Maria Clara ; SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos ; BEINEKE, Viviane ; ALENCAR, Teca. Suplemento 6: Fazendo música com Daniel Azulay e Paulinho da Viola. Em: Suzana Ester Kruger. (Org.). Música em ação: atividades pedagógico-musicais do Projeto Guri. São Paulo. : AAPG. 2010..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2009

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. Dançar sobre as ruínas: os filmes super 8 de Geneton Moraes Neto. Em: Edwar de Alencar Castelo Branco. (Org.). História, cinema e outras imagens juvenis. Teresina. : EDUFPI. 2009.p. 33-41.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ARAÚJO, L. S. L. C. Joaquim Pedro de Andrade filma Manuel Bandeira: um. Em: Wilson Alves-Bezerra;Monica Baltazar Diniz Signori. (Org.). Letras em Jornada - Artigos da 12a Jornada de Letras da UFSCar. São Carlos. : Departamento de Letras - UFSCar. 2009.p. 37-51.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CAVALCANTE, Fred Siqueira ; JOLY, Ilza Z. L.. Ensino de rítmica musical: analisando uma prática pedagógica bem sucedida. Em: REALI, Maria Aline de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. (Org.). Complexidade da docência e formação continuada de professores. 1ed.São Carlos - SP. : EDUFSCar. 2009.v. 06, p. 45-86.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GAMO, A.C. Hélio Silva, invenção e fotografia. Em: Luiz Alberto Rocha Melo. (Org.). Homenagem a Hélio Silva. Rio de Janeiro. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2009.p. 95-97.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GAMO, A.C. O segredo da múmia. Em: Eugenio Puppo. (Org.). Horror no cinema brasleiro.. São Paulo. : Centro Cultural Bano do Brasil. 2009.p. 36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GAMO, A.C. O Maniaco do parque. Em: Eugenio Puppo. (Org.). Horror no cinema brasleiro.. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2009.v. 1, p. 46.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   JOLY, Ilza Z. L. Musical Groups in the Community: enlarging the perspectives of educational, cultural and social processes. Em: Don Coffman. (Org.). CMA XI - Projects, Perspectives and Conversations. 1ed.Tel Aviv - Israel. : Levinsky College, School of Music Education. 2009.v. 1, p. 112-117.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MIRANDA, Suzana Reck. Anos 1990-2000: Bicho de Sete Cabeças contado pelas canções. Em: Freire, Rafael de Luna. (Org.). Nas Trilhas do Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro. : Associação Cultural Tela Brasilis. 2009..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SA NETO, A. A. F. Ilusões, dúvidas e desencantos: a Vera Cruz e o Cinema Independente frente à questão da indústria. Em: André Piero Gatti; Rafael de Luna Freire. (Org.). Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileria. 1ed.Rio de Janeiro. : Associação Cultural Tela Brasilis. 2009.v. 1, p. 45-57.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2008

1.   AUTRAN, A. ; Fabris, M. ; GARCIA, W. ; GATTI JR., J. ; LYRA, B. ; Morettin, E. ; Peñuela Cañizal, E. ; PRADO, J. L. A. ; S, Sheila ; MONZANI, J.. Bressane e a pintura - Uma leitura as imagens na obra bressaneana, sob a ótica das Galáxias. Em: Hamburguer, E.; Souza, G.; Mendonça, L.; Amancio, T.. (Org.). Estudos de Cinema - Socine. 1ed.São Paulo. : Annablume; Fapesp; Socine. 2008.p. 255-262.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GATTI, A. P. ; SA NETO, A. A. F. ; BRITO, F.. Panorama do novo cinema documentário. Em: GATTI, André Piero. (Org.). O novo cinema paulista. 01ed.São Paulo. : Centro Cultural São Paulo. 2008.v. 01, p. 20-36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MONZANI, J.; AUTRAN, A. ; GARCIA, W. ; MASSAROLO, J. C. ; TOMAIM, C. ; Peñuela Cañizal, E. ; BAIRRAO, J. M. ; Abdala, R.. Imagem e Memória à luz de Galáxias, de Haroldo de Campos e Julio Bressane. Em: Monzani, J.; Monzani, L. R.. (Org.). Imagem/Memória. 1ed.São Carlos, SP. : Pedro João Editores. 2008.v. 1, p. 87.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SA NETO, A. A. F. Memórias brasileiras: apontamentos sobre filmes mudos de não-ficção. Em: ROMÃO, Lucília Maria Sousa; GASPAR, Nádea Regina. (Org.). Discurso midiático: sentidos de memória e arquivo. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2008.v. 01, p. 287-296.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   SA NETO, A. A. F. O pensamento industrial cinematográfico em tempos neo-liberais (1990-1993). Em: HAMBURGER, Esther; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico. (Org.). Estudos de Cinema Socine. 1ed.São Paulo. : Annablume. 2008.v. 1, p. 351-357.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   SA NETO, A. A. F. A burguesia no cinema brasileiro. Em: MONZANI, Josette; MONZANI, Luiz R.. (Org.). Olhar: Imagem / Memória. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2008.v. 1, p. 45-63.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Samuel Paiva. Do Curta ao Longa: Relações Estéticas no Cinema Contemporâneo de Pernambuco. Em: Esther Hamburguer; Gustavo Souza; Leandro Mendonça; Tunico Amancio. (Org.). Estudos de Cinema Socine. São Paulo. : Annablume/Fapesp. 2008.p. 99-107.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2007

1.   MONZANI, J.; Monzani, L. R.. Viver. Em: Monzani, L. R. e Monzani, J.. (Org.). Raízes filosóficas da noção de ordem nos fisiocratas. 1ed.São Carlos. : Pedro João editores. 2007.v. 1, p. 8.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   PAIVA, S. A Representação da Realidade em Filmes de Rogério Sganzerla: Construindo a História a partir de Orson Welles e Cinejornais. Em: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; et. al. (orgs.). (Org.). História e Cinema: Dimensões Históricas do Audiovisual. São Paulo. : Alameda Casa Editorial. 2007.p. 135-148.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   SA NETO, A. A. F. Agulha no palheiro. Em: FRANCO, Gisella Cardoso. (Org.). Olhares neo-realistas. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2007.p. 136-137.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SA NETO, A. A. F. O pensamento industrialista de Paulo Emílio Salles Gomes. Em: MACHADO JR, Rubens; SOARES, ROsana de Lima; ARAÚJO, Luciana Corrêa de. (Org.). Estudos de Cinema SOCINE. 1ed.São Paulo. : Annablume. 2007.p. 285-293.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   SA NETO, A. A. F. À meia-noite levarei a sua alma. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). José Mojica Marins - 50 Anos de Carreira. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2007.p. 60-61.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   SA NETO, A. A. F. Demônios e maravilhas. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). José Mojica Marins - 50 Anos de Carreira. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2007.p. 98-98.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SA NETO, A. A. F. Mundo: mercado do sexo (Manchete de jornal). Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). José Mojica Marins - 50 Anos de Carreira. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2007.p. 92-93.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   Samuel Paiva. Um Road Movie na Rota do Sertão-Mar. Em: MACHADO Jr., Rubens; SOARES, Rosana de Lima; ARAÚJO, Luciana Corrêa de. (Org.). Estudos de Cinema Socine. 01ed.São Paulo. : Annablume. 2007.v. 01, p. 171-179.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SARAIVA, L. R.; XAVIER, Ismail. Um novo ciclo. Em: Vários colaboradores. (Org.). Retrato do Brasil. Belo Horizonte. : EDitora Manifesto. 2007.p. 221-230.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2006

1.   ARAÚJO, L. S. L. C. Pureza. Em: Hernani Heffner; Roberto Robalinho; Aurélio Aragão. (Org.). Cinédia 75 anos. São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2006.p. 56-58.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ARAÚJO, L. S. L. C. Tereré não resolve. Em: Hernani Heffner; Roberto Robalinho; Aurélio Aragão. (Org.). Cinédia 75 anos. São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2006.p. 69-71.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Eni Orlandi ; Soeli Maria Scheiber da Silva ; Gladis Maria de Barcellos almeida ; Vanice Oliveira Sargentini ; Valdemir Miotello ; MASSAROLO, J. C.. O povo no cinema: um estudo sobre 'Abril Despedaçado'. Em: Soeli Maria Scheiber da Silva. (Org.). Sentidos do Povo. 01ed.São Carlos. : ClaraLuz. 2006.p. 115-127.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   JOLY, Ilza Z. L. Cultura Musical na Educação Infantil. Em: Anete Abramowicz; Valter Silverio; Fabiana de Oliveira; Gabriela Guarnieri de Campos Tebet. (Org.). Trabalhando a diferença na educação infantil. 1ed.São Paulo. : Editora Moderna Ltda.. 2006.v. 1, p. 81-97.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MOLFETTA, A. ; CANEPA, L. ; POMMER, M. ; BAPTISTA, V. ; TOMAIM, C. ; MULLER, A. ; LYRA, B. ; MARUNO, G. R. ; MONZANI, J. ; SANTANA, G.. Terror à Brasileira. Em: Bernadette Lyra; Josette Monzani. (Org.). Olhar: Cinema. 1a.ed.São Carlos, SP. : Pedro João Editores. 2006.v. 1000, p. 24.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MONZANI, J.; LYRA, B. ; SANTANA, G. ; MASCARELLO, F. ; SOARES, R. ; FERRARAZ, R.. A tradução da tradução: a parceria de Rubens F. Lucchetti e Ivan Cardoso. Em: Bernadette Lyra; Gelson Santana. (Org.). Cinema de Bordas. 1a.ed.São Paulo, SP. : a lápis. 2006.p. 90-103.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   PAIVA, S. Ao Redor do Brasil: Cinema como Apropriação?. Em: Rubens Machado Jr.; Rosana de Lima Soares; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos de Cinema Socine. 1ed.São Paulo. : Annablume. 2006.p. 225-231.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SA NETO, A. A. F. A montagem no cinema brasileiro. Em: Eugênio Puppo. (Org.). A montagem no cinema. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil/ Heco. 2006.p. 7-17.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SA NETO, A. A. F. Vinte e quatro horas de sonho. Em: ARAGÃO, Aurélio; HEFFNER, Hernani; ROBALINHO, Roberto. (Org.). Cinédia 75 anos. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2006.p. 14-16.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SA NETO, A. A. F. Berlim na batucada. Em: ARAGÃO, Aurélio; HEFFNER, Hernani; ROBALINHO, Roberto. (Org.). Cinédia 75 anos. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2006.p. 27-29.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SARAIVA, L. R. Montagem Soviética. Em: Mascarello, Fernando. (Org.). História do cinema mundial. 1ed.Campinas. : Papirus. 2006..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2005

1.   GATTI, J. Der Glauber Have Sept Cabeças. Em: Mosquera, Gerardo; Fisher, Jean. (Org.). Over Here -- International Perspectives on Art and Culture. Cambridge, Mass. : MIT Press. 2005.p. 364-383.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GATTI, J. Felizes Juntos. Em: Denilson Lopes. (Org.). Cinema dos anos 90. Chapecó. : Argos. 2005.p. 213-231.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MONZANI, J.; MOURA, M. ; CAMPOS, G. B. ; GARCIA, W.. O que acontecerá ao cinema de terror à brasileira pós internet?. Em: Mônica Moura. (Org.). Design, Arte e Tecnologia. São Paulo. : Rosari. 2005.v. 1, .
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SA NETO, A. A. F. A angústia de Narciso: imagens da classe média no documentarismo brasileiro. Em: Daniel Caetano. (Org.). Cinema brasileiro 1995-2005 - Ensaios sobre uma década. 1ed.Rio de Janeiro. : Azougue. 2005.p. 167-177.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2004

1.   GATTI, J. "Felizes Juntos": gênero, sexualidade e tango no cinema de Wong Kar-Wai. Em: Cláudia de Lima Costa; Simone Pereira Schmidt. (Org.). Poéticas e Políticas Feministas. Florianópolis. : Editora Mulheres. 2004.p. 165-174.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GATTI, J. Quem vai ficar com Carmen? - Sexualidade nos filmes de Carmen Miranda em Hollywood. Em: Denílson Lopes. (Org.). Imagem Diversidade Sexual: Estudos da Homocultura. São Paulo. : Inojosa Edições. 2004.p. 04-08.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GATTI, J. Os campos do cinema: desdobramentos contemporâneos. Em: Mariorosaira Fabris. (Org.). Estudos Socine de Cinema. São Paulo. : Panorama. 2004.p. 02-04.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GATTI, J. Der Glauber Have Sept Cabeças. Em: Gerardo Mosquera; Jean Fischer. (Org.). Over Here: International Perspectives on Art and Culture. 1ed.New York, NY. : The MIT Press; New Museum of Contemporary Art. 2004.p. 364-383.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   JOLY, Ilza Z. L. Processo de musicalização na educação infantil. Em: Maravillas Diaz; Pilar Figueras. (Org.). I Seminario-tailer de educación musical infantil SEM-EE. 1ed.Altea. : Sociedad para la Educación Musical del Estado Español. 2004.v. 1, p. 9-19.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   JOLY, Ilza Z. L.; TARGAS, Keila de Mello. Educação e Pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos. Em: Ademar da Silva; Anete Abramowicz; Marisa Bittar. (Org.). Educação e Pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos. 1ed.São Carlos. : RiMa Editora. 2004.v. 1, p. 3-355.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SA NETO, A. A. F. Leon Hirszman: em busca do diálogo. Em: Francisco Elinaldo Teixeira. (Org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. 1ed.São Paulo. : Summus. 2004.p. 199-226.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SA NETO, A. A. F. O estranho mundo de Zé do Caixão. Em: PUPPO, Eigênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 44-45.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SA NETO, A. A. F. Prata Palomares. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 68-68.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SA NETO, A. A. F. República da traição. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 70-71.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SA NETO, A. A. F. Lilian M, relatório confidencial. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 92-93.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SA NETO, A. A. F. Lerfa mú!. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 102-102.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   SA NETO, A. A. F. Zézero. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 105-105.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   SA NETO, A. A. F. O parto. Em: PUPPO, Eugênio. (Org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. 2ed.Brasília. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2004.p. 106-106.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2003

1.   GATTI, J. O Homem Forte: ressignificações. Em: B. Lyra, W. Garcia. (Org.). Corpo Imagem. São Paulo. : Arte Ciência. 2003.p. 31-48.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GODOY-DE-SOUZA, H. A. Realismo Documentário, Teoria da Amostragem e Semiótica Peirceana: os signos audiovisuais eletrônicos (analógicos ou digitais)como índices da realidade. Em: Mariarosaria Fabris e João G. Barone Reis Silva. (Org.). Estudos Socine de Cinema - Ano III. 1ed.Porto Alegre. : Editora Sulina. 2003.v. 3, p. 157-170.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   JOLY, Ilza Z. L. Educação e Educação Musical: conhecimentos para compreender a criança e a música. Em: Liane Hentschke; Luciana Del Ben. (Org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. 1ed.São Paulo. : Editora Moderna Ltda. 2003.v. 1, p. 113-126.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MASSAROLO, J. C. ESTUDOS DE CINEMA. Em: AFRANIO MENDES CATANI, WILTON GARCIA, BERNADETTE LYRA, GELSON SANTANA, MARIAROSARIA FABRIS, FERNAO PESSOA RAMOS, TUNICO AMANCIO, JOSE GATTI. (Org.). ESTUDOS DE CINEMA. 1ed.SAO PAULO. : PANORAMA COMUNICAÇÕES. 2003.p. 601-608.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MONZANI, J.; TEIXEIRA, F. E. ; XAVIER, I. ; GATTI JR., J. ; GARCIA, W.. A figura feminina nos filmes que retratam o nordeste brasileiro. Em: Fabris, Mariarosaria; Garcia, Wilton; Mourão, Maria Dora et alii.. (Org.). III Estudos de Cinema - Socine. 1a.ed.Porto Alegre. : Sulina /PUCRS / CNPq / Capes. 2003.v. III, p. 401-406.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   SA NETO, A. A. F. Idéias e imagens do sertão no cinema brasileiro. Em: Aurélio Aragão; Hernani Heffner. (Org.). Miragens do Sertão. 1ed.Rio de Janeiro. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2003.v. 1, p. 21-21.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SA NETO, A. A. F. A questão industrial nos congressos de cinema. Em: Afrânio Mendes Catani. (Org.). Estudos SOCINE de Cinema - Ano IV. 1ed.São Paulo. : Panorama. 2003.p. 225.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SA NETO, A. A. F. Alex Viany e Guido Aristarco: um caso das idéias fora do lugar. Em: FABRIS, Mariarosaria; SILVA, João Guilherme Barone Reis e. (Org.). Estudos SOCINE de cinema - Ano III. 1ed.Porto Alegre. : Sulina. 2003.p. 101-107.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2002

1.   GODOY-DE-SOUZA, H. A. Marey e a Visibilidade do Invisível. Em: Capisani, Dulcemira. (Org.). Transformação e Realidade - Mundos Convergentes e Divergentes.. 1ed.Campo Grande. : PROPP/CAD/UFMS/DEPTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES. 2002.v. 1, p. 295-315.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   JOLY, Ilza Z. L. Vamos levar a música para a escola? Abordagens da educação musical no contexto escolar. Em: Marina Silveira Palhares; Simone Marins. (Org.). Escola Inclusiva. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2002.v. 1, p. 5-286.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   SA NETO, A. A. F. A Margem. Em: Eugênio Pupp; Heloísa C. Albuquerque. (Org.). Ozualdo R. Candeias. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2002.p. 52-53.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SA NETO, A. A. F. Bocadolixocinema ou Festa na Boca. Em: Eugênio Puppo e Heloísa C. Albuquerque. (Org.). Ozualdo R. Candeias. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2002.p. 82-82.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   SA NETO, A. A. F.; Fernandes, Nanci. Introdução. Em: nanci Fernandes. (Org.). Cinema: Arte Indústria. 1ed.São Paulo. : Perspectiva. 2002.p. 13-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   SA NETO, A. A. F.; Heffner, Hernani ; Gardnier, Ruy. Biografia - A Margem da Boca. Em: Eug6enio Puppo; Heloísa C. Albuquerque. (Org.). Ozualdo R. Candeias. 1ed.São Paulo. : Centro Cultural Banco do Brasil. 2002.p. 14-31.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2001

1.   GATTI, J. Pseudodialogismo Mallandro. Em: F. P. Ramos, M. D. Mourao, A. Catani, J. Gatti. (Org.). Estudos de Cinema. Porto Alegre, RS. : Sulina. 2001.p. 291-302.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1999

1.   JOLY, Ilza Z. L. A história de vida de uma professora de música como elemento formador de novos educadores. Em: Sonia Regina Albano de Lima. (Org.). Educadores Musicais de São Paulo: Encontros e Reflexões. 1ed.São Paulo. : Editora Nacional. 1999.v. 1, p. 99-111.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   JOLY, Ilza Z. L. La história de vida de una profesora de música como elemento formador de nuevos educadores musicales. Em: Sonia Albano de Lima. (Org.). Educadores Musicales de São Paulo: encuentro y reflexiones. 1ed.São Paulo. : Kenigraph Serviços Ltda. 1999.v. 1, p. 97-112.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1998

1.   JOLY, Ilza Z. L. Effects of the Aplication of Procedures of Music Education upon rge Development of the Rhytmical and Aural Perception in Children with Special Needs. Em: Daniela Laufer; Janet Montgomery. (Org.). Music as a Medium: Applications and Interventions. Köln. : Verlag Dohr. 1998.v. 3, p. 51-66.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1995

1.   MASSAROLO, J. C. Os Curtas nos Anos 80. Em: Tuio Becker. (Org.). Cinema no Rio Grande do Sul. 1ed.Porto Alegre. : Unidade Editorial. 1995.v. 01, p. 104-111.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 12/10/2020 19:01:21