Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 69

2020

1.   2020-Atual. A Inovacao nas Series Originais do Globoplay em Tempos da Pandemia COVID-19
Descrição: Estudar a ficção seriada com o selo Original Globoplay, por meio do mapeamento das obras disponíveis nos serviços da plataforma. Pretende-se analisar a ficção seriada original do Globoplay, buscando compreender as estratégias inovadoras utilizadas pela Rede Globo para se manter na liderança do mercado televisivo brasileiro, e, ao mesmo tempo ocupar um espaço de distribuição transnacional por meio de temáticas sociais. P. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Sônia Maria Reis de Souza - Integrante / Anna P. T. Araújo - Integrante / Luiz E. M. Cunha - Integrante / Danilo Correa - Integrante / Thiago Rodrigues - Integrante.
Membro: Joao Carlos Massarolo.
2.   2020-Atual. Cancao popular brasileira e distincao
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adelcio Camilo Machado - Coordenador.
Membro: Adelcio Camilo Machado.
3.   2020-Atual. Mapeamento de Genero e Raca na Formacao em Cinema e Audiovisual no Brasil
Descrição: O Mapeamento dá prosseguimento às discussões no âmbito do XV Congresso do FORCINE e faz parte de um conjunto de ações que vêm mapeando a diversidade no Ensino Superior e no Audiovisual brasileiros, como os estudos do grupo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares e Ações Afirmativas) da UERJ e os informes de Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira da Ancine. Desenvolvido em parceria por FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual - e SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual -, o mapeamento está a cargo de um Grupo de Trabalho formado pela Diretoria Executiva do FORCINE (2019-2020), pela vice-presidente da SOCINE Ramayana Lira, por professoras e professores de escolas associadas do FORCINE e por consultores de outras instituições. Seus objetivos são: mapear a composição dos corpos docentes e técnicos das escolas de audiovisual brasileiras; identificar políticas, iniciativas, projetos e coletivos que trabalham com diversidade e acessibilidade nas escolas; coletar demandas e sugestões. Os dados e informações reunidos irão subsidiar a formulação de um documento de Diretrizes de Políticas de Diversidade para os Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Taina Xavier Pereira Huhold - Integrante.
Membro: Alessandra Meleiro.

2019

1.   2019-Atual. O Pensamento Historiografico de Jean-Claude Bernardet
Descrição: O projeto de pesquisa versa sobre a obra de Jean-Claude Bernardet no campo da história do cinema. Intelectual de larga e variada trajetória ligada ao cinema brasileiro, Bernardet tem como um dos eixos mais fortes da sua produção intelectual os livros e artigos que interrogam sobre o passado do cinema brasileiro. A pesquisa a ser desenvolvida buscará examinar o surgimento do trabalho como historiador, as características principais da sua produção intelectual, os autores com os quais Bernardet dialogou, as modificações da sua obra ao longo do tempo, a recepção e a contribuição para a historiografia do cinema brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
2.   2019-Atual. PESQUISA E USOS DE MATERIAIS DE ARQUIVO EM DOCUMENTARIOS HISTORICOS.
Descrição: A pesquisa tem como objetivo, a reflexão crítica e prática sobre a utilização de materiais de arquivos em documentários históricos no Brasil e Chile, a partir de 2000. Entendendo tais materiais como fotografias, filmes, registros sonoras ou audiovisuais, que fazem parte de arquivos constituídos e que, através de pesquisas, são relacionados para eventuais usos em documentários. E documentários históricos, como produções que pretendem, através do uso de tais materiais, construir representações e narrativas sobre um determinado fato ou momento histórico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Coordenador.
Membro: Alessandro Constantino Gamo.

2018

1.   2018-2019. Cinema, Metodo Historiografico e Passagens Intermidiaticas
Descrição: Este projeto pretende investigar um método historiográfico voltado ao cinema, construído sobre a perspectiva da Intermidalidade, dando continuidade a uma pesquisa anterior intitulada Projeto IntermIdia. Algumas perguntas que guiam a investigação são: como uma abordagem intermidiática pode fundamentar a história do cinema brasileiro? Como as relações intermidiáticas no cinema do Brasil se relacionam histórica e geograficamente? Os objetos de estudo são filmes da ?Retomada do Cinema Brasileiro? (NAGIB, 2002), com foco voltado ao chamado Árido Movie, de Recife, considerado como a vertente cinematográfica do movimento Manguebeat, compreendendo-se, contudo, suas relações comparadas com São Paulo. Nesse sentido, o proponente desta proposta em conjunto com a Profa. Lúcia Nagib, diretora do CFAC ? Centre for Film Aesthetics and Cultures, da University of Reading, pretendem analisar conjuntamente várias entrevistas já realizadas por ambos com cineastas de Recife e São Paulo, considerando especialmente a relação do cinema com a música e com a realidade desses dois locais específicos e inter-relacionados em termos de intercâmbios de seus cineastas. Considerando-se as relações intermidiáticas desses lugares, está dada como hipótese a possibilidade de ?passagens?, no sentido proposto por Walter Benjamin (2007), de construção da História a partir de um princípio de montagem, aqui, no caso, entre o cinema e outras artes e entre distintas geografias e realidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Lúcia Nagib - Coordenador.
Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
2.   2018-2019. Design ficcional, mundos possiveis e narrativas transmidia: modalidades de recepcao inclusiva
Descrição: ObjetivosEsta proposta de estudos pretende analisar a relação entre design ficcional, mundos possíveis e a narrativa transmídia, na perspectiva da recepção inclusiva, a fim de realizar um estudo sobre as impressões da presença real dos mundos fictícios representados por narrativas seriadas na vida cotidiana. Pretende-se assim, fazer um estudo das superséries da Rede Globo, procurando verificar de que modo o público percebe aspectos dessas narrativas na sua vida cotidiana. Deste modo, uma das hipóteses de estudo busca verificar a recepção inclusiva das temáticas e questões evocadas pelas superséries, os conflitos das personagens e seus arcos narrativos, em relação aos conteúdos produzidos pelos usuários nos sites de fãs, fóruns e redes sociais. A partir do objetivo geral, postulamos alguns pontos norteadores do projeto de pesquisa que poderão ser reelaborados ou alterados conforme o andamento dos trabalhos:#10;a)Estudar as características do formato da supersérie, buscando identificaras suas diferenças e semelhanças com a telenovela e a série;#10;b)Mapear e analisar a produção de conteúdos do público em sites e redessociais;#10;5#10;c)Investigar a personalização automatizada dos fluxos comunicacionais nainternet, e a sua influência na acessibilidade do usuário ao mundo ficcional;#10;d)Redefinir a noção de artefatos diegéticos como extensão transmídia e dodesign ficcional.#10;e)Realizar um estudo exploratório sobre a noção de recepção transmídia,buscando analisar as definições em seu contexto histórico, político e social;#10;5) Escopo metodológicoTrata-se de uma pesquisa analítica comparativa dividida em duas etapas: na primeira fase da pesquisa, pretende-se analisar a proposta estético-narrativo das superséries e identificar os laços afetivos criados em relação a supersérie da Globo, procurando entender a impressão de presença do mundo ficcional na realidade cotidiana, bem como verificar de que modo a participação do público facilita o acesso ao mundo possível e a expansão do mundo original através “das atitudes proposicionais de alguém que o confirma, crê nele, sonha com ele, deseja-o, o prevê e etc.” (ECO, 2002, p.181) Na segunda fase da pesquisa, será realizada a mineração de dados em redes sociais para a coleta de conteúdos de usuários relacionados a supersérie que será analisada4. Para identificar as ações do público, será utilizado o software Netlytics para realizar o monitoramento em comunidades criadas pelos fãs e a página oficial da supersérie no Facebook, além de termos específicos, que serão elencados num levantamento anterior ao preset, utilizados nas hashtags serão coletados no Instagram e no Twitter. Além desses monitoramentos, será coletada manualmente os comentários dos usuários efetivados na plataforma Globoplay e serão reintroduzido e analisados pela plataforma.#10;4 Para. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Danilo Mecenas - Integrante.
Membro: Joao Carlos Massarolo.
3.   2018-Atual. Logica transmidia e a circulacao das redes discursivas nas multiplataformas
Descrição: Resumo#10;O projeto “Redes discursivas transmídia e a cultura participativa nas plataformas de mídias” – insere-se na linha de pesquisa Linguagem e Discurso, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, dentro de uma proposta de estudos articulada no campo da comunicação e letras. Busca-se assim, identificar as formações discursivas peculiares que se instauram na relação entre “conteúdos autorizados” (convergência corporativa) e “conteúdos não autorizados” (convergência alternativa), que são compartilhados pelos usuários. Pretende-se assim, estudar as plataformas de mídia como um espaço de circulação de discursividades. Para abordar essa dinâmica será utilizada uma metodologia interdisciplinar que interliga teorias do discurso e os estudos da lógica transmídia, buscando contribuir para o entendimento das novas formas de circulação das redes discursivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador. Número de orientações: 2
Membro: Joao Carlos Massarolo.
4.   2018-2019. Mapeamento da Animacao no Brasil
Descrição: Realizado por Anima Mundi (Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação)/ JLeiva, objetivou avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva da animação no Brasil. http://mapeamentoanimacao.com.br/ e http://www.iniciativacultural.org.br/2018/12/mapeamento-do-mercado-de-animacao-no-brasil/.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Reynaldo Marchesini - Integrante / Cesar Coelho - Integrante / Samuely Laurentino - Integrante / Carina Shimizu - Integrante / Ricardo Meirelles - Integrante. Financiador(es): INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO, ESTUDO E INTEGRAÇÃO PELA ANIMAÇÃO - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Alessandra Meleiro.

2017

1.   2017-Atual. Institucionalizacao da Educacao a Distancia nas Instituicoes Publicas de Ensino Superior
Descrição: Reconhecendo a importância do processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) no seio das Instituições Públicas de Ensino Superior, o Grupo Horizonte propõe-se nesta investigação a compreender as formas, os desafios e as estratégias desenvolvidas para incorporação da modalidade nas universidades públicas. O estudo tem por linha norteadora a organicidade das ações de EaD nos diversos setores da instituição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Marcelo Ferreira - Integrante.
Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.
2.   2017-Atual. Modos de comunicacao nao-verbal em rituais religiosos de matriz popular
Descrição: Organizar e analisar vídeos realizados pelo coordenador e demais participantes do "Laboratório de Etnopsicologia", da FFCRP/USP, em rituais religiosos de matriz popular e, a partir deles, desenvolver um estudo sobre os modos de comunicação não-verbal ali manifestos. Estudar as impressões sensoriais causadas nos espectadores e suas significações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Josette Maria Alves de Souza Monzani - Coordenador / Mario S. Righetti - Integrante / José Francisco Miguel H. Bairrão - Integrante.
Membro: Josette Maria Alves de Souza Monzani.

2016

1.   2016-2016. A cancao romantica italiana: Paisagem sonora, consumo cultural e imaginario do Brasil nos 'anos de chumbo'
Descrição: É notória a contribuição da cultura italiana no Brasil, na cidade de São Paulo, sobretudo no início do século XX e após a II Guerra Mundial, período em que se estabelece e projeta internacionalmente o Festival de San Remo. Este projeto de pesquisa inventaria e analisa a música proveniente da Itália, que obteve sucesso expressivo no período compreendido entre 1960-1975, justamente a época em que a canção internacional, sobretudo italiana, domina as paradas de sucesso e de vendagem. Para tanto, irá considerar como fontes de investigação, além de bibliografia, o repertório discográfico executado nos programas de rádio e televisão disponíveis e depoimentos. Dada a relevância e completude, elegemos catalogar e inventariar o acervo pessoal - sobretudo discográfico e audiovisual -pertencentes ao cantor, radialista e produtor Filippo d?Anello (Dick Danello). O projeto consiste em 3 subprojetos e pesquisa partirá de uma lista dos sucessos mais executados e solicitados pelos ouvintes do programa 'Parlando d'amore' (1974-...), produzido e apresentado por Danello para proceder à catalogação e análise das canções. Para tanto, a referência teórico-metodológica baseia-se nos critérios de análise propostos pelo musicólogo Christian Marcadet (2007). Num passo seguinte, serão entrevistados e memorialistas para confronto das informações coligidas. Com estas informações, almeja-se produzir: 1) um banco de dados, contendo as canções italianas veiculadas no rádio, no período de estudo; 2) um documentário radiofônico, 3) uma série de depoimentos a serem disponibilizados pelo canal Youtube, na página do MusiMid; 4) textos, a serem publicados em revistas nacionais e internacionais, contendo os resultados parciais e finais da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adelcio Camilo Machado - Coordenador / Heloísa de Araújo Duarte Valente - Integrante / Marta de Oliveira Fonterrada - Integrante / Ricardo Santhiago - Integrante / Edson do Prado Pfützenreuter - Integrante / Raphael Fernandes Lopes Farias - Integrante / Rodrigo Vicente Rodrigues - Integrante / Yuri Bär - Integrante.
Membro: Adelcio Camilo Machado.
2.   2016-Atual. A poetica do verbal - escrito e oral - de Glauber Rocha
Descrição: Levantamento, seleção e estudo dos materiais produzidos por Glauber Rocha no campo da linguagem verbal - oral e escrita, para análise de sua poética íntima ainda pouco difundida e analisada nesse campo artístico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Josette Maria Alves de Souza Monzani - Coordenador / Mauro Luciano S. de Araújo - Integrante / Hellen Câmara - Integrante / Lucas Godoy - Integrante.
Membro: Josette Maria Alves de Souza Monzani.
3.   2016-Atual. AS RELACOES CINEMATOGRAFICAS ENTRE ARGENTINA E BRASIL NO PERIODO DO STUDIO SYSTEM (1930-1955)
Descrição: Após o advento do som, tanto na Argentina quanto no Brasil, os produtores cinematográficos lançaram-se à emulação do Studio system tal como estruturado em Hollywood. Dentre as principais produtoras surgidas ao longo dos anos 1930 destacam-se a Argentina Sono Film e a Cinédia. Entretanto, é de se observar uma importante diferença entre os dois países: a época de ouro do cinema de estúdios na Argentina vai até 1942, com um crescimento qualitativo e quantitativo da produção, após essa a data a produção tendeu a decair e mesmo com o apoio do governo do Gal. Perón (1946-1955) que acarretou a recuperação da indústria, não se retomou o vigor anterior. Já no Brasil as décadas de 1930 e 1940 foram marcadas pela produção diminuta de filmes de ficção e pela fraca participação no mercado, somente em 1949 surgiu a principal tentativa de imitação do Studio system entre nós, a Vera Cruz, a qual envolveu vultosos capitais da ascendente burguesia industrial paulista, mas que em 1954 entrou em colapso. O projeto de pesquisa proposto visa elencar, descrever e analisar as diferentes formas pelas quais as cinematografias da Argentina e do Brasil relacionaram-se no período de 1930 a 1955, ou seja, o período em que o modelo do cinema de estúdios foi dominante na ideologia e na prática industrialista dos dois países. Ao contrário do que se pode acreditar, não eram cinematografias estanques, fechadas em si mesmas e/ou voltadas apenas para seu mercado interno. Até o momento consegui identificar pelo menos seis formas de imbricamento entre os cinemas da Argentina e do Brasil no período considerado: (a) Circulação de profissionais = ou seja, atores, diretores, fotógrafos e outros técnicos que cruzaram a fronteira; (b) Exibição e recepção de filmes = diz respeito à exibição comercial da fita argentina no mercado brasileiro e sua recepção pela crítica e vice-versa; (c) Circulação de temas = filmes de um país que adaptaram obras literárias do outro ou reapropriaram-se de tipos característicos, músicas, paisagens ou eventos históricos; d) Coproduções = filmes feitos conjuntamente por produtores de ambos os países; e) Empresas = a atuação de produtoras e distribuidoras argentinas no Brasil e vice-versa; f) Estado = políticas cinematográficas de um país que inspiraram a adoção de medidas semelhantes no outro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
4.   2016-2017. Pratica de binge watching nas multiplataformas
Descrição: Esta proposta de trabalho tem como objetivo observar, analisar e discutir as novas experiências de#10;consumo dos fãs de seriados nas multiplataformas, buscando identificar através do estudo das redes#10;discursivas dos seriados 3% (Youtube, 2011; Netflix, 2016) e Magnífica 70 (HBO, 2015-presente), os#10;novos padrões de engajamento. Nos últimos anos, as mudanças no sistema de distribuição de conteúdo#10;audiovisual online via streaming, através de serviços de vídeo sob demanda (VOD – video on demand),#10;alterou a dinâmica espectatorial, o mercado de distribuição e a indústria audiovisual. Essas mudanças#10;contribuíram para o surgimento de novas formas de visualização de conteúdo – que se tornam#10;personalizados, únicos e exclusivos, acessíveis em qualquer lugar, à qualquer hora e por diferentes#10;plataformas. Para o pesquisador Chuck Tryon (2014, p. 03), na cultura sob demanda “os textos midiáticos circulam de forma mais rápida, barata e abrangente que antes, conduzindo para uma noção utópica onde se imagina o potencial de filmes e programas televisivos acessíveis em qualquer lugar”.#10;Nessa perspectiva, esta proposta concentra-se no estudo do hábito de binge watch (ato de assistir#10;compulsivamente em tradução livre) ou media marathoning (maratona de mídias em tradução livre),#10;por ser uma das principais formas de consumo audiovisual praticado pelos fãs de séries nas plataformas#10;de vídeo sob demanda (MATRIX, 2014). Essa prática de fãs remonta aos anos 1970, quando são#10;lançados os equipamentos caseiros de reprodução de áudio e vídeo. Nessa época, as maratonas de filmes#10;ou seriados eram realizados pelos fandoms nas convenções dedicadas às franquias de sucesso. O circuito#10;de exibição alternativo também restringia-se, em geral, a exibições de cópias de qualidade duvidosa em#10;16mm, que pela raridade, de séries que já não se encontravam mais na televisão, angariavam grandes#10;públicos, tornando tais maratonas eventos sociais de confraternização coletiva (idem).#10;Para Jesse (2015), com o surgimento do home-video na década de 1980, os fãs começaram a ter#10;um maior acesso a conteúdos audiovisuais fora da programação televisiva e do cinema, e passaram#10;assistir horas seguidas de suas obras favoritas, seja de forma individual, ou coletiva, na própria casa ou#10;em grandes eventos de comunidades de fãs. Mittell (2012), observa que nesse período a televisão#10;2#10;começou a buscar uma complexidade maior em seus programas visando atrair o público, tornando a#10;reassistência um hábito que ultrapassa a fruição de um produto num horário determinado, o que permitiu#10;a realização de maratonas nas convenções de fãs. Assim, os fãs transformam uma atividade que, em sua#10;origem, era uma prática social em grupo numa prática individual. Para Jenkins (1992) o videoteipe#10;permitiu aos fãs exercerem um controle sobre a programação televisiva, assistindo séries da forma que#10;quiserem e como desejarem. Com o advento da internet, os fãs de séries levariam esse hábito para o#10;compartilhamento e consumo de temporadas inteiras através de downloads efetivados em sites, redes#10;sociais e softwares P2P. As redes de televisão, por sua vez, para resgatar os telespectadores que#10;migraram para as multiplataformas, fazem uso do binge watch para realizar, de maneira frequente,#10;maratonas de reprises de séries populares. Outra estratégia adotada pelas emissoras é de promover#10;maratonas de temporadas inteiras ou de alguns episódios chave como forma de criar demandas por#10;temporadas completas em DVD (PENA, 2015).#10;Segundo Perks (2015), a evolução da tecnologia de produção e das plataformas de exibição fez#10;surgir os atuais serviços de vídeos sob demanda, como o Netflix, que, pela primeira vez, fornecem aos#10;fãs a oportunidade de assistirem (ou reassistirem) séries, não se importando com a sua antiguidade ou#10;se foi pensada para ser consumida daquela maneira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / MESQUITA, DARIO - Integrante / Carolina Rezende - Integrante.
Membro: Joao Carlos Massarolo.

2015

1.   2015-Atual. Analise da relacao entre sujeitos e conhecimento na Sociedade Grafocentrica Digital
Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Denise de Paula Martins de Abreu-e-Lima - Integrante / Márcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante.
Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.
2.   2015-Atual. Historiografia Audiovisual do Cinema no Brasil. Parte 1: Laboratorio de Pesquisa, Analise e Producao de Conteudo Historiografico Audiovisual.
Descrição: Com financiamento da Fapemig, através do edital Demanda Universal/2015, o projeto propõe o levantamento e o estudo de filmes que têm como tema a história do cinema brasileiro, isto é, o estabelecimento de uma Historiografia Audiovisual do cinema no Brasil. A hipótese é a de que tais filmes constituem um rico e diversificado discurso historiográfico audiovisual sobre o cinema brasileiro, ainda não devidamente estudado pelos historiadores do campo. A proposta apresenta quatro eixos de pesquisa e desenvolvimento: 1) levantamento e análise de filmes documentais e ficcionais realizados no Brasil que apresentem como tema e objeto de reflexão o próprio cinema brasileiro, configurando o que se chama de uma Historiografia Audiovisual; 2) criação do Laboratório de Pesquisa, Análise e Produção de Conteúdo Historiográfico Audiovisual e construção do sítio Historiografia Audiovisual; 3) produção de textos sobre os resultados das pesquisas; 4) produção de conteúdo audiovisual para ser divulgado no sítio Historiografia Audiovisual... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luis Alberto Rocha Melo - Coordenador / BRUM, Alessandra - Integrante / Anna Karinne Martins Ballalai - Integrante / Felipe de Castro Muanis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Alessandro Constantino Gamo.
3.   2015-2016. Laboratorio de pesquisa sobre a producao seriada audiovisual brasileira para plataformas transmidia
Descrição: RESUMO#10;Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do#10;Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia,#10;vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do#10;Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório#10;consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em#10;desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de#10;pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em#10;desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de#10;intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e#10;proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado#10;audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de#10;estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se#10;constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do#10;audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente#10;pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção#10;audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também#10;integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços#10;de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de#10;produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a#10;exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem#10;novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?,#10;para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização#10;das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas#10;narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das#10;narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades#10;conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos#10;de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e#10;consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de#10;produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual#10;Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados#10;pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado#10;audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior#10;participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias.#10;Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas#10;da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa,#10;transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries#10;televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas#10;respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos#10;centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Arthur Autran - Integrante / Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Cíntia Maria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Carlos Massarolo.
4.   2015-2017. Soft Power, Cinema and the BRICS
Descrição: Pesquisa interdisciplinar envolvendo acadêmicos e profissionais da Inglaterra, China, Hong Kong, África do Sul, Brasil e Dinamarca que investigarão como governos e gestores públicos entendem e empregam estratégias de diplomacia cultural para exercer "soft power' ao focar na natureza e função da indústria cinematográfica. http://www.leeds.ac.uk/arts/info/125261/soft_power_cinema_and_the_brics/2748/members e http://www.iniciativacultural.org.br/2013/04/film-policy-cultural-diplomacy-and-soft-power/. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Integrante / Paul Cooke - Integrante / Stephanie Dennison - Coordenador / Song Hwee Lim - Integrante / Vlad Strukov - Integrante / Rachel Dwyer - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Alessandra Meleiro.
5.   2015-2019. Toward an intermedial history of Brazilian Cinema
Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Suzana Reck Miranda - Integrante / PAIVA, Samuel - Integrante / ARAÚJO, Luciana Sá Leitão Correa de - Coordenador / COSTA, Flavia Cesarino - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 4
Membro: Suzana Reck Miranda.
6.   2015-2019. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermidiality as a Historiographic Method
Descrição: O projeto está voltado ao cinema enquanto uma mistura de artes e mídias com interesse em produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. Explora o uso da intermidialidade como um método historiográfico. Com este propósito, reúne pesquisadores da University of Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio do AHRC - Arts and Humanities Research Council, na Inglaterra, e FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no Brasil. Na Inglaterra, a equipe de pesquisadores é composta pelos Profs. Lúcia Nagib (pesquisadora principal), Alison Butler, John Gibbs e Lisa Purse. No Brasil, pelos Profs. Luciana Corrêa de Araújo (pesquisadora principal), Flávia Cesarino Costa, Samuel José Holanda de Paiva e Suzana Reck Miranda. O projeto teve início em 2015 e terá continuidade até 2018. Durante esse período, o trabalho segue no sentido de investigar questões tais como: em que medida uma abordagem intermidiática pode promover as bases para a construção de uma nova história do cinema brasileiro? Como os encontros intermidiáticos do cinema brasileiro se relacionam entre si em termos históricos e geográficos? Que tipos de diálogos transnacionais e interculturais são estabelecidos nos encontros intermidiáticos do cinema brasileiro? Quais são as contribuições de cada mídia e como elas poderiam ser mensuradas? Como o fenômeno intermidiático do cinema brasileiro poderia ser comparado a outros cinemas nacionais? Como a intermidialidade pode nos ajudar a compreender o cinema como um todo? Para responder a tais questões, os pesquisadores estão voltados aos seguintes estudos de caso: os prólogos teatrais encenados antes da exibição dos filmes nas salas de cinema dos anos 1920; as chanchadas e comédias musicais dos anos 1940-1960; o cinema tropicalista dos anos 1960-1980; o cinema produzido em Pernambuco nos anos 1990 quando da eclosão do Movimento Manguebeat; filmes musicais contemporâneos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Lúcia Nagib - Coordenador / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Integrante / Suzana Reck Miranda - Integrante / Flávia Cesarino Costa - Integrante / Alison Butler - Integrante / John Gibbs - Integrante / Lisa Purse - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante / Stefan Solomon - Integrante / Albert Elduque Busquets - Integrante.
Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Samuel Holanda Paiva - Integrante / Suzana Reck Miranda - Integrante / Flavia Cesarino Costa - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular. A intermidialidade nunca foi aplicada ao cinema como método historiográfico, referindo-se apena ao intercruzamento de formas midiáticas técnicas e artísticas. Este projeto propõe, diferentemente, usar a intermidialidade para indicar a natureza mista do cinema, bem como dar lugar primordial aos fenômenos fílmicos nos quais o hibridismo é particularmente notável. O estudo focaliza o cinema brasileiro, que desde seus inícios sempre combinou formas artísticas e culturais extra-fílmicas, resultando numa mistura estética original. Artistas oriundos de teatro, dança, música, circo, rádio, televisão e artes plásticas deixam marcas distintivas importantes nas várias práticas cinematográficas brasileiras, que vão desde os silenciosos anos 1920, passam pelas comédias musicais dos anos 1940, pelo cinema industrial paulista dos anos 1950 e se estendem ao cinema brasileiro contemporâneo .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Integrante / Lúcia Nagib - Integrante / Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Suzana Reck Miranda - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Arts Humanities Research Council - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Flavia Cesarino Costa.

2014

1.   2014-Atual. Cancao, Performance e Acao Fisica: em busca da poetica do corpo-em-arte.
Descrição: A partir de estudos que buscam compreender a performance como elemento diretamente envolvido na produção de sentido da canção, considerando-a enquanto unidade que se constitui por um triângulo estético e semiótico formado pelo texto, melodia e performance, pretendemos pensar as ações do corpo e seu potencial poético quando envolvido integralmente na performance do cantor para o contexto da canção popular. Nesse sentido, buscaremos o entendimento dos efeitos de presença enquanto possibilidade de um aumento de intensidade e capacidade de tocar e ser tocado, não só no que se refere a matéria (corpo orgânico), mas também na dimensão dos afetos, na dimensão do que iremos focar para a produção do corpo em arte. Embora tradicionalmente a formação/atuação musical e teatral venham sendo tratadas de modo estanque, busco aqui uma aproximação que pode se fundamentar a partir de uma base conceitual ligada a idéia de presença e a produção de efeitos de presença enquanto intensidade de vida e, portanto, enquanto estado capaz de conduzir fluxos de energia entre os produtores, espectadores e participantes de manifestações culturais e artísticas coletivas. Nesse sentido, essa proposta pretende lançar um novo olhar sobre o termo manifestação cultural tal qual tenho vivenciado como músico inserido em manifestações coletivas tais como a roda de samba e parto a buscar uma aproximação com a idéia de performance: enquanto acontecimento estético (intra-entre-corpos); enquanto elemento constituinte de uma forma: ?não fixa nem estável, uma forma-força ou dinamismo formalizado tal como coloca ZUMTHOR, 2007. Ou seja, a performance enquanto constitutiva de um todo híbrido e irredutível de elementos, impossíveis de serem decompostos, a não ser por um esforço didático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Conegundes de Souza - Coordenador / Renato Ferracini - Integrante.
Membro: Eduardo Conegundes de Souza.
2.   2014-2015. Comunidades de fas e suas redes discursivas: um estudo sobre a serie ficcional Sessao de Terapia
Descrição: 3) Apresentação#10;A proposta de trabalho “Comunidades de fãs e suas redes discursivas: um estudo sobre as séries ficcionais ‘Sessão de Terapia’ e ‘O Negócio’”, tem como objetivo observar as práticas comunicativas nas comunidades estudadas, levando em consideração que as comunidades de fãs, diante da imediaticidade das mídias e do grande fluxo de informação no ambiente online, constituem-se em espaços sociais formados por vínculos de laços efêmeros e temporários, caracterizadas pela diversidade de vozes e discursos – resultado de sujeitos que navegam por diferentes espaços sociais, conforme demandas e contingência do dia-a-dia (ALLAN, 1996).#10;Nesta perspectiva, comunidades de fãs podem ser definidas como agrupamentos sociais constituídos por atores humanos e as plataformas midiáticas em torno de um tema em comum, mas atravessados por contradições e tomados pela diversidade discursiva de seus membros. Os agrupamentos sociais são marcados pela mobilidade dos atores e pelo grande fluxo de informações e, portanto, não podem ser assumidos como entidades fixas, mas como redes, com seus “fluxos, circulações, alianças, movimentos” (LATOUR, 2012). As redes discursivas são formadas por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (DEGENNE; FORSE; 1999).#10;Nas comunidades de fãs, a rede discursiva se constitui essencialmente pela movimentação dos sujeitos pelas plataformas de mídia, incluindo todo um ecossistema construído por websites, fóruns, blogs, etc., - que se forma em torno do programa de preferência. Essa prática midiática permite avaliar os rastros deixados por esses atores, moldando o sentido das associações criadas, expondo contradições e discursos compartilhados. As comunidades de fãs se constituem como redes discursivas, “cujos sentidos estabelecidos se relacionam numa materialidade própria, linguística e imagética, entre a repetição do mesmo e a aparência do novo, entre a liberdade e a interdição, entre o possível e o impossível de dizer” (HENGE, 2009, p. 97).#10;A partir dos estudos sobre comunidades de fãs e sua redes discursivas, pretende-se também aprofundar as discussões teóricas sobre as narrativas transmídia, compreendidas a partir de suas extensões midiáticas em diversas plataformas. Essas extensões se configuram para além do sistema fechado da narrativa e são capazes de articular novas trilhas de informação que conduzem os fãs por formas diversificadas de participação, como as comunidades. Assim, as extensões midiáticas se constituem uma rede emergente e autônoma em torno das narrativas transmídias, relacionando-se com outras redes e nós da cultura participativa. #10;O corpus de pesquisa será formado pelas séries ficcionais brasileiras para TV paga: Sessão de Terapia (GNT) e O Negócio (HBO) . A escolha deve-se ao fato de que ambas obtiveram êxito junto ao publico e uma continuidade das temporadas. Esse fator possibilita a expansão do mundo narrativo e a manifestação de fãs agrupados para organizar e discutir as informações dispersas no seriado ou nas extensões narrativas desenvolvidas entre as temporadas . Levou-se em consideração também a repercussão observada entre os fãs das séries, que se manifestam principalmente em comunidades e redes sociais. O foco das análises sobre Sessão de Terapia se concentra na sua terceira temporada (a primeira sem a adaptação de roteiros) e em O Negócio será priorizada a segunda temporada, visando, em ambas, constatar o desenvolvimento da cultura fã. As séries possuem estéticas e temáticas distintas: questões comportamentais em Sessão de Terapia e o marketing de mercado aplicado ao mundo da prostituição em O Negócio. #10;#09;#10;4) Objetivos#10;Esta proposta pretende analisar as comunidades de fãs das séries ‘Sessão de Terapia’ e ‘O Negócio’ e suas redes discursivas, no período 2014/2015, com o objetivo de obser. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Glauco TOLEDO - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovana Milanetto - Integrante / Cíntia Maria - Integrante / Ramon Queiroz Marlet - Integrante / Ana Heloísa Pezolloto - Integrante.
Membro: Joao Carlos Massarolo.
3.   2014-Atual. Dispositivos sonoros e dinamismos tecnologicos: metamorfoses da linguagem musical
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Nespoli - Coordenador.
Membro: Eduardo Nespoli.
4.   2014-2018. Historiografia audiovisual do cinema no Brasil
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é levantar e investigar a produção de filmes brasileiros documentais e ficcionais que apresentem como tema e objeto de reflexão a História do cinema no Brasil. Interrogamo-nos sobre a dimensão historiográfica desses filmes na constituição de novos discursos históricos sobre a atividade no Brasil. Nossa hipótese é a de que os próprios filmes oferecem ao historiador de cinema novas perspectivas de reflexão, análise e construção de textos historiográficos sobre o cinema brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luis Alberto Rocha Melo - Coordenador / Alessandra Souza Melett Brum - Integrante / Anna Karinne Ballalai - Integrante.
Membro: Alessandro Constantino Gamo.
5.   2014-Atual. Laboratorio de pesquisa sobre a producao seriada audiovisual brasileira para plataformas transmidia
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dario de Souza Mesquita Junior - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Analú Arab - Integrante / Naiá Sadi Câmara - Integrante / Gustavo Padovani - Integrante / Giovana Milaneto - Integrante / Cíntua Murta - Integrante / Gabriela Trombeta - Integrante / Lucas Procópio Caetano - Integrante / Sérgio Nesteriuk - Integrante / Maresssa Basso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
Membro: Dario de Souza Mesquita Junior.
6.   2014-2015. Musica popular, industria fonografica e o inicio do cinema sonoro no Brasil: consideracoes sobre o repertorio musical do filme Coisas Nossas (1931)
Descrição: Esta pesquisa versa sobre as particularidades históricas e estilísticas que cercam o filme Coisas Nossas (Wallace Downey, 1931), considerado o primeiro longa-metragem musical (falado) brasileiro 'inteiramente sincronizado' com o uso do sistema Vitaphone. O foco principal desta reflexão reside nas características do repertório musical do filme e nas possíveis ligações com a indústria do disco no Brasil e, principalmente, na compreensão do que, naquele momento, foi tomado como sendo as 'nossas coisas'. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Suzana Reck Miranda - Coordenador. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
Membro: Suzana Reck Miranda.
7.   2014-2017. Tecnologias, Cultura Digital e Formacao: desafios para as democracias brasileira e portuguesa
Descrição: O período de desenvolvimento tecnológico que, atualmente, experienciamos traz consigo novas possibilidades para as pessoas e as sociedades, desde inéditas maneiras de comunicarmos e interagirmos até novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, com ganhos tanto em termos de possibilidades de acesso como de formação. Esta investigação tem como objetivo analisar as transformações nas práticas de acesso ao conhecimento e de formação das pessoas no Brasil e em Portugal após a emergência da chamada sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às transformações que ocorrem em todos os níveis de ensino. Na pesquisa consideram-se quatro grandes eixos temáticos, nos quais colaboram pesquisadores de diferentes áreas: cultura digital, democracia e fluência tecnológica (emancipação pelas TDIC e políticas de indução da sabedoria digital); Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); Comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais (fluxo comunicativo na cultura digital); e dinâmica entre Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial (transformações dos processos de ensino-aprendizagem tradicionais em decorrência da experiência com a educação virtual e uso intensivo das TDIC). Propomo-nos compreender de modo inovador a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos e as pessoas na sua interação com o conhecimento e a formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Maria Iolanda Monteiro - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Daniel Mill - Coordenador / Maria Teresa Maia e Carmo - Integrante / Marcelo Ferreira - Integrante / Priscila Cristina Fiocco Bianchi - Integrante / Cleide de Lourdes da Silva Araújo - Integrante / João Carlos Relvão Caetano - Integrante / Jose Antonio Marques Moreira - Integrante / Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra - Integrante / Daniela Melaré Vieira Barros - Integrante / Eliza Flora Muniz Araújo - Integrante.
Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.
8.   2014-Atual. What makes Danish TV Series Travel: Drama series as cultural export, transnational production and reception?
Descrição: Pesquisa envolvendo acadêmicos da Austrália, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Turquia que pretende investigar o que faz as séries de TV Dinamarquesas circularem transnacionalmente. Research project funded by the Danish Research Council 2014-2018 http://danishtvdrama.au.dk. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Alessandra Meleiro - Integrante / Anne Marit Waade - Coordenador / Iris Rittenhofer - Integrante / Andrea Esser - Integrante / Albert Moran - Integrante / Sue Turnbull - Integrante / Jeanette Steemers - Integrante / Andrew Nestingen - Integrante / Joseph Straubhaar - Integrante / Yesim Kaptan - Integrante / Ruth McElroy - Integrante / Ib Bondebjerg - Integrante / Annette Hill - Integrante / Hanne Bruun - Integrante / Trine Bille - Integrante / Tim Raats - Integrante / Steven Peacock - Integrante / Matt Hills - Integrante / Ole Johan Mjøs - Integrante / Trine Syvertsen - Integrante. Financiador(es): Danish Research Council - Auxílio financeiro.
Membro: Alessandra Meleiro.

2013

1.   2013-2015. Film Policy, Cultural Diplomacy and Soft Power
Descrição: Pesquisa interdisciplinar envolvendo acadêmicos e profissionais da Inglaterra, China, Hong Kong, África do Sul, Brasil e Dinamarca que investigarão como governos e gestores públicos entendem e empregam estratégias de diplomacia cultural para exercer "soft power' ao focar na natureza e função da indústria cinematográfica. Instituição líder: University of Leeds. Ver http://www.iniciativacultural.org.br/2013/04/film-policy-cultural-diplomacy-and-soft-power/. De 2015-2017. Financiamento: Arts Humanities Research Council (UK).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Paul Cooke - Integrante / Stephanie Dennison - Integrante / Song Hwee Lim - Integrante / Vlad Strukov - Integrante / Chris Homewood - Integrante / Rachel Dwyer - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro.
Membro: Alessandra Meleiro.
2.   2013-2017. Hollywood e teatro popular nos filmes de Luiz de Barros (1916-1931)
Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar o período inicial da extensa carreira de Luiz (Lulu) de Barros, tendo início em 1916, quando lança Perdida depois de uma primeira experiência na direção com A viuvinha, que não chega a ser exibido, até o último longa-metragem sonoro realizado na produtora paulista Sincrocinex, O babão (1931), paródia do sucesso hollywoodiano O pagão (The pagan, W.S. Dyke, 1929). Ao longo da trajetória de Barros, dentro do recorte temporal aqui demarcado, pretende-se estudar as conexões estabelecidas com o teatro popular, sobretudo o teatro de revista, e com o cinema norte-americano, por compreendermos que esses são dois componentes fundamentais na elaboração do cinema brasileiro não só deste período como, de maneira mais ampla, de toda a primeira metade do século 20. Por ser um homem de espetáculo, que atuou tanto no meio cinematográfico quanto teatral, Luiz de Barros constitui um objeto de estudo privilegiado ? e ainda muito pouco pesquisado. Embora não existam materiais fílmicos preservados dos filmes que dirigiu no período (com exceção de um curto fragmento de Acabaram-se os otários, de 1929), a pesquisa em fontes primárias, aliada ao estudo de obras bibliográficas e de materiais fílmicos relacionados, deverá fornecer informações e subsídios para o desenvolvimento de análises que contribuam para o maior conhecimento sobre a trajetória inicial deste homem de espetáculo e sobre as relações do cinema brasileiro do período silencioso e início do sonoro com o teatro popular e a produção hollywoodiana. Este projeto, de abordagem eminentemente histórica, toma por base as considerações de Jean-Claude Bernardet, no livro Historiografia clássica do cinema brasileiro (BERNARDET, 1995). Propomos aqui uma pesquisa que entrelaça os campos cinematográfico e teatral no Brasil, procurando também estabelecer relações com a cinematografia norte-americana. Aliado à pesquisa bibliográfica, realizamos extenso levantamento em fontes primárias também guiado por essa perspectiva transversal, articulando os campos do cinema e do teatro popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Evandro Gianasi Vasconcellos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
3.   2013-Atual. Narrativas Multiplatorma com Visualizacao Estereoscopica
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de animações e de jogos digitais, ambos com visualização estereoscópica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Antonio de Andrade - Coordenador / Paula Toledo Palomino - Integrante / Camila Brandão Bisson - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
Membro: Leonardo Antonio de Andrade.

2012

1.   2012-2017. Conexoes e diferencas na cinematografia latino-americana: historia, generos, industria
Descrição: Este projeto busca investigar a cinematografia latino-americana de um múltiplo ponto de vista, com o objetivo de integrar a investigação histórica da produção e indústria cinematográfica de determinados períodos à análise intermedial de gêneros, obras e realizadores. A intenção é fazer dialogar as várias facetas de uma abordagem comparativa entre os distintos países, períodos, e cinematografias da América Latina, investigando possíveis relações entre contexto histórico, discurso fílmico e estilos narrativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Coordenador / Débora Regina Taño - Integrante / Juily Jiotsna Seixas Manghirmalani - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
Membro: Flavia Cesarino Costa.
2.   2012-2014. CRITERIOS E METODOLOGIAS PARA REALIZACAO DE INVENTARIO DO PATRIMONIO CULTURAL RURAL PAULISTA
Descrição: O universo das fazendas históricas, surgidas em decorrência da ocupação da região central paulista nos séculos XVIII e XIX, é fonte inesgotável para estudos e pesquisas e se apresenta como um território promissor, diante da constatação da grande diversidade de bens valiosos, e até mesmo raros, no que tange ao patrimônio histórico cultural e natural. O principal objetivo desse projeto é estabelecer critérios fundamentados teórico e metodologicamente que permitam a identificação, caracterização, análise e representação textual, imagética, sonora, dentre outras possibilidades, do patrimônio cultural, e que possam resultar em práticas de inventários das fazendas históricas pau listas, situadas na região de São Carlos, centro do Estado de São Paulo. Busca-se com isso atender a diversidade cultural e a natureza imaterial e material desse patrimônio, tomando por base o projeto de políticas públicas Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo (PCRP), financiado pela FAPESP e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon. Assim, o foco metodológico do projeto aqui proposto reside no aprimoramento de um Padrão de Descrição de Informação (POI), aplicável a todo e qualquer tipo de bem cultural, seja imaterial, material, bibliográfico, arquivístico, museológico, arqueológico ou natural. O desenvolvimento do POI tem como ponto de partida o estudo de códigos, normas e recomendações nacionais e internacionais vigentes e, ainda, de experiências voltadas para o desenvolvimento de inventários patrimoniais com o uso de tecnologias apropriadas para realizar o tratamento, o armazenamento em base de dados e a disponibilização via web. Numa perspectiva teórico-metodológica, busca-se o desenvolvimento de projeto piloto fazendo uso do sistema de base de dados Memória Virtual Rural (MVR) de forma que permita resultar no inventário e na disponibilização não só de conteúdos descritivos, mas, inclusive, interpretativos e reflexivos, traduzindo-se, assim, o.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Luiz Flávio de Carvalho Costa - Integrante / Rosaelena Scarpeline - Integrante / Vladimir Benincasa - Integrante / Maria Inês Mancuso - Integrante / Maria Ângela P. C. S. Bortolucci - Integrante / Cristine Gorski Severo - Integrante / Luciana de Sousa Gracioso - Integrante / Olga von Simson - Integrante / André Luís dos Santos Furtado - Integrante / Elisa Y. Nakagawa - Integrante / Cássia Denise Gonçalves - Integrante.
Membro: Alessandro Constantino Gamo.
3.   2012-2014. O Filme de Estrada no Cinema de Ficcao do Brasil (1960-1980)
Descrição: Esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos questionamentos relacionadas aos gêneros cinematográficos, procurando compreendê-los com suas definições, funções e contextos, tendo em vista a dimensão internacional do road movie, problematizada, contudo, a partir de sentidos culturais específicos revelados na produção brasileira. Nesse sentido, dentre os conceitos norteadores da proposta de pesquisa, a noção de ?transculturação? se constitui como uma referência, remetendo a uma área de estudos das Ciências Sociais que concebe a ideia de uma transformação mútua de culturas, no contato entre elas, pressupondo intercâmbio, permuta, mestiçagens, hibridismos entre diversos países, nações, regiões. Considerada tal perspectiva, algumas perguntas estão postas, tais como: qual ou quais seriam os contextos favoráveis à compreensão do caráter transcultural do filme de estrada no Brasil? Em que medida os filmes de estrada realizados neste país poderiam constituir uma referência para a compreensão do gênero road movie em uma perspectiva transnacional? Qual ou quais seriam os recortes oportunos à construção de tal objeto? Como hipótese, é possível pensar que a produção ficcional brasileira de filmes de estrada, por um lado, pode reiterar algumas matrizes associadas ao gênero road movie em contextos diversos e, por outro, pode apresentar características específicas relacionadas a aspectos históricos, sociopolíticos e econômicos do Brasil. Por sua vez, a metodologia estrutura-se em três fases fundamentais. A primeira etapa prevê a utilização de ?instrumentos documentais?, tal como propõem Jacques Aumont e Michel Marie em seu livro L?analyse des films, ou seja, reúne toda sorte de documentos escritos, bibliográficos, que possam servir à construção aprimorada do corpus da pesquisa, no caso, sobre os filmes de estrada de ficção brasileiros (roteiros, planos de produção, anotações dos realizadores, entrevistas, reportagens, etc.). A segunda fase da metodologia consiste no visionamento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
4.   2012-2013. OBITEL UFSCar
Descrição: Título da proposta: “A ficção seriada brasileira na TV a cabo”#10;3) Apresentação#10;Os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural permitiram o surgimento de novas plataformas de produção para o entretenimento, tais como canais de TV a cabo e via satélite. A crescente fragmentação das audiências e o acelerado desenvolvimento tecnológico sinalizam para um futuro de globalização da produção audiovisual. Neste contexto, os grandes conglomerados de mídia tendem a explorar os novos e promissores mercados de nicho da TV a cabo e via satélite, utilizando as novas plataformas de entretenimento para transformar a narrativa seriada televisiva num portal de acesso a conteúdos interconectados.#10;Além da smart TV , existem os consoles que se propõem a serem novos centros de mídia e os tablets que estão sendo usados experimentalmente como segunda tela (no Xbox isso já é possível tendo qualquer aparelho com Windows 8, Android ou iOS), assim como serviços de vídeo on-demand, que rodam em diversos dispositivos. As plataformas de canais de TV a cabo e via satélite estimularam um movimento de complexificação da estrutura narrativa seriada televisiva, como atesta o sucesso das séries Família Soprano (1999 – 2007, HBO) e Lost (2004 – 2010, ABC). Essas séries extrapolaram o nicho de mercado da TV a cabo e despertaram a curiosidade do grande público, tanto em relação ao destino das personagens quanto a representação de mundos possíveis. No artigo intitulado “Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea”, o pesquisador norte-americano Jason Mittel afirma que:#10;#10;Para os canais a cabo como a HBO, programas complexos como The Wire, Oz e Deadwood podem não ter o status de um (Família) Sopranos, mas seu prestígio ultrapassa a imagem do próprio canal como mais sofisticado do que a televisão tradicional e, dessa forma, valem um prêmio mensal (e revertem em vendas de DVD na sequência).(MITTEL, 2012, p. 34)#10;#10;Neste sentido, a convergência midiá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Francisco Trento - Integrante / Maira V. Gregolin - Integrante / Gabriel Correa - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Marina Rossato Fernandes - Integrante.
Membro: Joao Carlos Massarolo.

2011

1.   2011-2012. A voz e a cantoria caracteristica da companhia de Reis
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo mapear, registrar e analisar as características vocais da Companhia de Reis 'Estrela da Guia', localizada na cidade de Olímpia, no interior do Estado de São Paulo. Estrela da Guia é uma das Companhias responsáveis por manter viva a Folia de Reis na referida região e possui características peculiares. De um modo geral, nas folias, a voz é uma das ferramentas de expressão mais importante: os versos cantados, além de narrarem histórias, sentimentos e valores das comunidades, mantêm as tradições orais em plena circulação. A análise cercará os elementos que envolvem a performance e terá seu foco central nos momentos chamados de giro e festa de Reis. Como ainda não há muitos estudos voltados especificamente para o canto na cultura popular e, menos ainda para o das Folias de Reis, esperamos contribuir para futuras investigações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Suzana Reck Miranda - Coordenador / Jacqueline Ruzzne Falcheti - Integrante / Thais dos Guimarães Alvim Nunes - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Suzana Reck Miranda.
2.   2011-Atual. O Documentario Contemporaneo no Brasil: Modos de Producao, Formas Esteticas e Tipos de Representacao
Descrição: Esta pesquisa visa analisar as principais características do documentário contemporâneo brasileiro com destaque para a discussão dos modos de produção deste tipo de filme, suas principais características em termos estéticos e como os diferentes grupos sociais são representados. Além da análise de cada uma destas questões ligadas ao universo do filme documentário, a pesquisa objetiva também relacionar uma questão com a outra, de modo a conectar a discussão sobre produção, estética e representação. O recorte temporal da pesquisa é marcado por dois filmes dirigidos por Eduardo Coutinho: Santo forte (Eduardo Coutinho, 1999) e Moscou (2009). São obras que marcam não apenas pontos de inflexão na obra deste realizador, como também servem como parâmetros da produção brasileira do período. Não obstante, a pesquisa volta-se para a análise das obras de outros realizadores importantes tais como João Moreira Salles, Vincent Carelli e Eduardo Escorel. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Roberta Santos Assef - Integrante / Liciane Mamede - Integrante / Filipe Brito - Integrante / Lucas Pelegrino - Integrante / marco Donizete Paulno da Silva - Integrante.
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
3.   2011-2016. Sonhos Industriais: O Cinema de Estudio no Brasil e na Argentina (1930-1955)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como viés analisar de forma comparativa a história da produção cinematográfica na Argentina e no Brasil no período que vai de 1930 até 1955. O escopo desta pesquisa visa compreender a estruturação dos estúdios cinematográficos em ambos os países, as principais características da produção que daí emergiu, as dificuldades encontradas na relação com o mercado ocupado e as políticas governamentais visando proteger estas cinematografias nacionais. O marco temporal inicial corresponde ao momento em que, devido ao advento do som e à desestruturação do mercado provocada pela nova tecnologia, empreendedores investem na formação de modernos estúdios cinematográficos em ambos os países visando atingir os respectivos públicos nacionais. O recorte temporal final corresponde ao momento de crises radicais no sistema de produção de estúdios em ambas as cinematografias, no Brasil por conta da falência da Cia. Vera Cruz no ano de 1954 e na Argentina pelo fim do regime de proteção ao cinema nacional em decorrência da queda do peronismo em 1955.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Maria Cristina Couto - Integrante / João Miguel Valencise - Integrante / Danielle de Carla Divardin - Integrante / Vitor Ferreira Pedrassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.

2010

1.   2010-2013. Cinema e Musica: expansao do campo teorico
Descrição: A pesquisa 'Cinema e Música: expansão do campo teórico' tem por objetivo a produção de material teórico-reflexivo, em caráter de fundamentação teórica, que contemple a interface música/cinema tanto no campo da Musicologia quanto no da Teoria do Cinema. Na última década, no Brasil, houve um significativo crescimento de pesquisas, em cursos de graduação e de pós-graduação, que focam aspectos técnicos, estéticos e históricos do uso da música na linguagem audiovisual. Entretanto, pouca atenção tem sido dada à contextualização desta interface enquanto “campo teórico específico”, fato que reflete em um repetitivo uso de conceitos que, salvo raras exceções, não contempla o debate em torno das discussões mais recentes do cenário internacional. Esta pesquisa, portanto, pretende contribuir com este campo de estudos através de um recorte que prioriza a contextualização das diferentes abordagens teóricas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Suzana Reck Miranda - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 1
Membro: Suzana Reck Miranda.
2.   2010-2012. Narrativa transmidia e Midias Moveis: Um estudo sobre os novos paradigmas da producao audiovisual para multiplataformas
Descrição: Resumo#10;#09;O projeto de pesquisa “Narrativa transmídia e Mídias Móveis” visa debater como o fenômeno da mobilidade (Tablets e Smartphones, entre outros dispositivos), está transformando a indústria de mídia e a sociedade como um todo, utilizando estratégias que buscam estimular e mobilizar a participação dos usuários. A perspectiva adotada nesta pesquisa pressupõe a coexistência da narrativa transmídia e as mídias móveis por um longo período de tempo ainda, num sistema de retroalimentação que visa expandir os potenciais de participação e uma maior diversidade cultural. Narrativa transmídia é a arte de construir mundos que se desdobram por múltiplas plataformas de mídia. O deslocamento transversal desse conteúdo através das diferentes plataformas de mídia móvel permite a sua distribuição por meio de redes narrativas interligadas. Essa lógica transforma a narrativa transmídia e as mídias móveis em um novo paradigma para o entretenimento audiovisual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
Membro: Joao Carlos Massarolo.
3.   2010-2011. O uso da musica popular no cinema brasileiro - um estudo de caso.
Descrição: Este pesquisa pretende analisar como o filme 'O Invasor' de Beto Brant, utiliza o rap (rythm and poetry) e o rock, gêneros da música popular que, inseridos na trilha musical, não apenas exercem funções narrativas comuns à música de cinema, mas evocam um contexto sociocultural proveniente de relações extra-fílmicas. Além de elucidar o modo como o cineasta explorou a produção de sentidos via estes gêneros musicais, a pesquisa irá explorar questões específicas da presença da música popular no cinema, amparada na abordagem de autores como Jeff Smith, Ronald Rodman, Michel Chion, Hilary Lapedis, entre outros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suzana Reck Miranda - Coordenador / TEREZANI, J.H.T. - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
Membro: Suzana Reck Miranda.
4.   2010-Atual. Processos educativos e praticas sociais em diferentes ambientes escolares
Descrição: Resumo: Estudo das relações musicais e extra-musicais que acontecem em atividades de educação musical em diferentes ambientes e espaços da comunidade. Bebes e suas famílias, espaços de convivência de idosos, escolas publicas, ambientes de orquestra e grupos musicais comunitários. Esse projeto, iniciado em 2010, como continuidade de projetos anteriores busca compreender e valorizar as relações humanas a partir da convivência musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador / Maria Carolina Joly - Integrante / Manuela Cristina de Souza - Integrante / Eduardo Fiorussi - Integrante / Erika Andrade Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 4
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.

2009

1.   2009-2015. A voz de Milton Nascimento em Presenca
Descrição: A proposta desta pesquisa foi percorrer a trajetória vocal construída pelo cantor/compositor Milton Nascimento no interior da sua produção fonográfica, a fim de observar, mapear, selecionar e apresentar sua voz em presença (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2005, 2007; FINNEGAN 1997, 2008); uma investigação que teve como pontos de partida a performance e a escuta. Reconhecido mundialmente pelo timbre particular, pelas interpretações marcantes, e estilo composicional de difícil categorização, Milton chamou atenção desde o seu surgimento nos anos de 1960 no Brasil, e construiu uma carreira sólida que continua influenciando gerações. Adentrar de maneira minuciosa na sua produção vocal é observar as nuances do canto, sua maneira de pronunciar, de explorar, de transmitir, de fazer emergir os sentidos. A partir de abordagens analíticas de BARTHES (2009), ZUMTHOR (1993, 1997, 2007), TAGG (2003, 2011), TATIT (2007, 2008) e MACHADO (2011, 2012), escolhemos a canção Clube da Esquina no 2 retomada pelo artista ao longo da carreira, para apresentar em detalhes a movência no uso da voz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thais dos Guimarães Alvim Nunes - Coordenador.
Membro: Thais dos Guimaraes Alvim Nunes.
2.   2009-2011. Musica para todas as idades - memoria e cultura na convivencia entre geracoes
Descrição: O projeto ?Música para todas as idades: memória e cultura na convivência entre gerações? teve por objetivo desenvolver ações musicais em escolas públicas do Município da cidade de São Carlos por meio de interações entre professores da educação infantil e ensino fundamental, e um grupo de pessoas idosas que freqüentam cursos de música em uma ?Universidade de Terceira Idade?. O projeto ofereceu um curso de formação continuada para professores da rede pública de ensino, que aconteceu entre os dias 02 e 09/02/2011, com total de 32/horas aula desenvolveu, ao longo do ano de 2010 encontros regulares de formação com um grupo de pessoas idosas, que freqüentam a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) na Fundação Educacional de São Carlos. Paralelamente à formação do grupo de alunos da UATI, o projeto promoveu encontros regulares entre alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, professores da rede municipal de ensino e crianças de três escolas de educação infantil, da rede pública de ensino. O objetivo desses encontros foi sempre vivenciar e compartilhar canções e danças da cultura popular brasileira, realizando um processo de formação continuada de professores e vivências diretas com as crianças. Nas três escolas atendidas pelo projeto foram feitos encontros especiais com a inclusão do grupo da UATI, que veio para dançar e cantar com professores, pais e crianças das escolas e da comunidade. A produção de material didático, assim como artigos para publicações em revistas científicas estão em fase de elaboração e serão submetidos para revistas especializadas no decorrer do primeiro semestre de 2011. A interação entre alunos de graduação, adultos idosos da comunidade, professores e alunos da rede pública de ensino cumpriram o papel integrador entre universidade e comunidade, ampliando o campo de produção de conhecimento na temática denominada ?ambientes sócio-culturais?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador / Manuela Cristina de Souza - Integrante. Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro / Fundação Educacional de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.
3.   2009-2011. O audiovisual e as politicas culturais no Brasil: dos anos 90 a atualidade
Descrição: Estudo sobre as políticas públicas implementadas no campo da cultura, com enfase nas ações voltadas para o audiovisual. A função das leis de incentivo na retomada na produção audiovisual, o processo de criação da ANCINE na regulamentação do setor, as repercussões de programas e ações de fomento ao audiovisual promovias pela Secretaria do Audiovisual - SAv / MINC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Toshie Lucena Nishio - Coordenador.
Membro: Cristina Toshie Lucena Nishio.
4.   2009-2010. Processos educativos na convivencia de uma orquestra comunitaria: problematizando e re-significando o papel da orquestra comunitaria
Descrição: O presente projeto tem por objetivo criar oportunidades de problematização e re-significação do papel da orquestra na construção da identidade de cada um dos músicos participantes e da própria orquestra (comunitária) na sociedade atual. Ações de ensino musical teórico e prático estão aliadas às ações de prática musical de orquestra permanente, com aulas de instrumento e ensaios semanais, além de concertos para formação de público ouvinte. As atividades do projeto tem como fio condutor o ensino de música para jovens e adultos, buscando a humanização, a transformação social e cultural de de seus participantes e do público ouvinte. Os resultados esperados apontam para a produção de um conhecimento que pode proporcionar um diálogo muito importante e significativo para a educação e educação musical, considerando os processos educativos revelados pelas diferentes ações do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 32
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.

2008

1.   2008-2009. Quase Dois Irmaos? Os Cinemas Contemporaneos do Brasil e da Africa do Sul
Descrição: Estudo comparado das cinematografias brasileira e sul-africana, tendo por foco principal a representação das relações raciais e considerando também relações de classe social, gênero, sexualidades e contextos lingüísticos. O foco deste estudo será direcionado sobre o período que corresponde, no Brasil, à retomada da década de 1990 até hoje e, na África do Sul, ao cinema pós-apartheid. Em ambos os países, esse período marca a busca por um diálogo com novos segmentos de público, anteriormente afastados do cinema produzido localmente, assim como por novas formas e gêneros. O projeto prevê período de estudos na University of Cape Town, África do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Soares Gatti Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Jose Soares Gatti Junior.
2.   2008-2015. Recriacao da Odisseia no cinema/video
Descrição: Estudo analítico dos processos de recriação/transcriação da epopéia de Homero nos meios audiovisuais, como nos casos de O desprezo, de Godard, Terra sonâmbula, de Teresa Prata e O olhar de Ulisses, de Theo Angelopoulos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Josette Maria Alves de Souza Monzani - Coordenador / Pedro Max Schwartz - Integrante / Vitor Vilaverde Dias - Integrante / Ane Carolina T. Randig - Integrante / Júlio César Bazanini - Integrante.
Membro: Josette Maria Alves de Souza Monzani.

2007

1.   2007-2008. Musica em Movimento
Descrição: O projeto teve por objetivo pesquisar as práticas musicais e culturais de professores da rede municipal de ensino de São Carlos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador / Melina Fernandes Sanchez - Integrante / Juliane Raniro - Integrante / Maria Carolina Leme Joly - Integrante / Carlos Elias Kater - Integrante / Renata Franco Severo - Integrante / Araceli Hackbarth - Integrante / Mariel Perez Pino - Integrante / Jane Borges de Oliveira Santos - Integrante / Moniele Rocha de Souza - Integrante / Lucas Tadeu Leme Joly - Integrante / Erica Viana - Integrante / Lucas Coluccini - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Carlos - SP - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 1
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.
2.   2007-2010. O Genero Road Movie no Cinema do Brasil
Descrição: O gênero road movie no cinema do Brasil é uma pesquisa cujo objetivo geral diz respeito aos estudos sobre os gêneros audiovisuais, nos âmbitos da produção, distribuição, exibição e recepção, visando contribuir para o campo da história e teoria do cinema a partir da experiência brasileira. Como objetivo específico, a pesquisa constitui como objeto os road movies produzidos no Brasil, tanto no cinema quanto no vídeo e na televisão, de modo a perceber os sentidos verificados em tal experiência, seja na comparação com as matrizes estrangeiras, seja na verificação das variações encontradas nas diversas produções regionais do Brasil. Para tanto, a análise do discurso fílmico assim como da recepção crítica constituem um método de trabalho, pautado na comparação de alteridades nacionais e transnacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Coordenador.
Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
3.   2007-2011. O Pensamento Industrial Cinematografico Brasileiro Contemporaneo
Descrição: O projeto analisa as principais idéias industrialistas desenvolvidas pela corporação cinematográfica brasileira no período de 1990 a 2005, ou seja do fechamento da Embrafilme até o engavetamento do rpojeto da Ancinav.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Adriano Soriano Barbuto - Integrante / Marcus Tavares de Alvarenga - Integrante / Larissa Barros Cardoso - Integrante / Roberta Santos Assef - Integrante / Maria Cristina Couto - Integrante / Pedro Dolosic - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.

2006

1.   2006-2007. A imagem poetica em Gaston Bachelad
Descrição: Estudo sobre a imaginação material na obra de Gaston Bachellard. com vistas a constituir uma compreensão sobre o imaginário, fundamentada na imagem poética, que possibilite o engendramento de uma fenomenologia que se emancipe do regime do olhar e instaure um novo cogito para o sujeito, através da experiência do devaneio. Intersecções entre filosofia, psicanálise e cinema. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Toshie Lucena Nishio - Coordenador.
Membro: Cristina Toshie Lucena Nishio.
2.   2006-Atual. Educacao Musical na comunidade: diferentes espacos e ambientes - Hospital
Descrição: O projeto tem por objetivo levar música para pessoas que estão internadas em hospitais. O projeto teve início em 2006, com atendimento de bebês e crianças que estavam internadas na UTI neonatal e na UTI pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos/SP e tem continuidade em ação pontuais no Hospital Escola de São Carlos. Embora o projeto esteja denominado por atividade de pesquisa, ele também é um projeto de extensão na sua modalidade de origem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.
3.   2006-2014. Estudo das implicacoes da implementacao do curso de Licenciatura em Educacao Musical pela modalidade EaD (UAB/UFSCar) sobre a educacao basica
Descrição: A Educação a distância ganhou um novo impulso nos últimos anos principalmente com o desenvolvimento das tecnologias da informação e com o barateamento dos custos operacionais das produções de áudio, vídeo e multimídia com a digitalização dos processos e equipamentos. Estudar este ?novo? momento da EaD em cursos de graduação é algo urgente, devido à acentuada proliferação destes cursos em nosso país. A UFSCar implantou 5 cursos nesta modalidade e um deles é o Curso de Licenciatura em Educação Musical, que, por suas características, necessita de um aporte de recursos audiovisuais (multimídia, áudio, vídeo e internet) bastante expressivo. Neste projeto de pesquisa este curso da UFSCar será utilizado como objeto de estudo no qual será monitorada a sua eficácia no ensino por meio dos recursos audiovisuais utilizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Coordenador. Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.
4.   2006-2013. O cinema em Pernambuco nos anos 1920
Descrição: Estudo do cinema silencioso brasileiro, com foco nas atividades cinematográficas ocorridas em Pernambuco durante a década de 1920. Abordando as esferas de produção, mercado e crítica, a pesquisa procura também investigar as relações com cinematografias estrangeiras, sobretudo o cinema norte-americano e de outros países da América Latina. A análise dos filmes explora aspectos históricos, narrativos e também relacionados aos materiais, levando em conta questões de preservação cinematográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Isabella Mitiko Ikawa Bellinger - Integrante / Natasha Hernandez Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
5.   2006-Atual. Processos criativos em praticas musicais: um olhar para as elaboracoes e trocas de saberes entre integrantes de um grupo musical comunitario do interior do interior paulista
Descrição: Pesquisa de doutorado em andamento, com previsão de conclusão em 2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fred Siqueira Cavalcante - Coordenador.
Membro: Fred Siqueira Cavalcante.

2005

1.   2005-2007. Carmen Miranda on Film: Politics of Identity
Descrição: A research of Carmen Miranda´s work on film with a focus on representations of ethnicity and gender.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jose Soares Gatti Junior - Coordenador.
Membro: Jose Soares Gatti Junior.
2.   2005-2011. Documentario e material de arquivo cultural e cientifico
Descrição: A pesquisa investiga as variáveis ideológicas do documentarismo brasileiro no período que vai de 1910 a 1950, buscando ampliar o estudo clássico de Paulo Emílio Salles Gomes. Num segundo movimento de pesquisa pretende-se analisar a forma como este material é utilizado em filmes de montagem contemporâneos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Suzana Altero Bispo - Integrante.
Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
3.   2005-2013. O processo tradutorio de Galaxias, de Haroldo de Campos e Julio Bressane
Descrição: Trata-se da análise do processo de transcriação do poema em prosa Galáxias de Haroldo de Campos, para os vídeos Galáxia Albina e Galáxia Dark, realizados pelo poeta, conjuntamente com o cineasta Julio Bressane, e a significação desse trabalho no conjunto da obra bressaneana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Josette Maria Alves de Souza Monzani - Coordenador. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 7
Membro: Josette Maria Alves de Souza Monzani.
4.   2005-2007. Processos educativos e praticas sociais em ambientes de educacao musical
Descrição: Estudo das relações musicais e extra-musicais que acontecem em atividades de educação musical. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ilza Zenker Leme Joly - Coordenador / Juliane Raniro - Integrante / Maria Carolina Leme Joly - Integrante / Keila de Mello Targas - Integrante / Isamara Alves Carvalho - Integrante / Fred Siqueira Cavalvanti - Integrante / Mariel Perez Pino - Integrante / Sara Regina Moreira da Silva - Integrante / Renata Pavanelli Frederico - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 13
Membro: Ilza Zenker Leme Joly.

2004

1.   2004-Atual. "Viagens, viajantes e imagens em movimento"
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandra Lima Gonçalves Pinto - Coordenador. Número de orientações: 2
Membro: Alexandra Lima Goncalves Pinto.
2.   2004-2005. O estatuto do olhar nas imagens configuradas em perspectiva
Descrição: Estudo interdisciplinar sobre a configuração da imagem em perspectiva e a noção de sujeito. Aproximações entre a função do imaginário em Lacan e o regime do olhar na imagem cinematográfica. Análise fílmica centrada nas articulações do ponto de vista - da câmera, do personagem e do espectador - , nos procedimentos de decupagem da cena na construção da realidade diegética. Intersecções entre a psicanálise e a teoria cinematográfica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Toshie Lucena Nishio - Coordenador.
Membro: Cristina Toshie Lucena Nishio.

2002

1.   2002-2003. + Maior: usos do acorde maior na tonalidade maior na musica popular contemporanea
Descrição: A pesquisa propôs uma abordagem a alguns modos de uso e de entendimento que música popular contemporânea tem das montagens e configurações dos acordes maiores no campo harmônico da tonalidade maior, com ênfase nos modos de relação de combinação entre esses acordes. A partir dessa investigação a uma cultura que é notadamente verbal e não formal, propõe-se a hipótese do desenvolvimento de uma descrição conceptual que detalhe demonstrativamente os fundamentos desses usos e procedimentos técnicos, estilísticos e estéticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Membro: Sergio Paulo Ribeiro de Freitas.
2.   2002-Atual. Nucleo de Pesquisa 4 - Tecnologias e Gestao da Informacao e Comunicacao Midiatica (Grupo Tematico 5: Os Meios de Comunicacao no Centro do Estado de Sao Paulo - Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Jesus)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Cardoso Nogueira - Coordenador.
Membro: Adriana Cardoso Nogueira.
3.   2002-2003. O Povo e a Representacao Popular no Cinema da Retomada
Descrição: Nesta pesquisa a temática do povo e da representação popular no “cinema da retomada” é analisada na perspectiva teórica-metodológica da Análise do Discurso. Nesta abordagem das relações do cinema com a realidade, a representação popular é vista como uma construção discursiva e a natureza da realidade representada como efeito de sentido. Nos filmes analisados, os cineastas ocupam uma posição política, social e estética próxima do povo, mas não transformam o oprimido num agente da revolução. Os filmes selecionados (Abril Despedaçado, Cidade de Deus, Doméstica, o Filme e O Invasor), produzem leituras diferenciadas das classes populares, atestando a existência de falas múltiplas e diferenciadas que expressam a voz dos novos sujeitos do discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
Membro: Joao Carlos Massarolo.

1996

1.   1996-1997. Metodos de leitura do texto teatral
Descrição: Pós doutorado no exterior, financiado pela CAPES, desenvolvida na Université de Paris III Sorbonne Nouvelle, com Professeur Hemérite Anne Ubersfeld e Professeur Jean-Pierre Ryngaert. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renan Tavares - Coordenador / Anne Ubersfeld - Integrante / Jean-Pierre Ryngaert - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Renan Tavares.

1993

1.   1993-1995. Jogo dramatico, dramaturgia e contemporaneidade
Descrição: Bolsa Individual de Pesquisa, financiada pelo CNPq, desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos, no Núcleo de Artes que deu origem ao Departamento de Artes, no Centro de Educação e Ciências Humanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Renan Tavares.
2.   1993-1995. Jogo dramatico, dramaturgia e contemporaneidade
Descrição: Bolsa Individual de Pesquisa, financiada pelo CNPq, desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos, no Núcleo de Artes que deu origem ao Departamento de Artes, no Centro de Educação e Ciências Humanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Renan Tavares.


Data de processamento: 12/10/2020 19:01:21