Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Thais dos Guimaraes Alvim Nunes

Doutora (2015), Mestre (2005) e Bacharel em Música Popular (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas modalidades presencial e à distância. É coordenadora do Programa de Extensão "Música Popular: História, Performance e Ensino", e co-líder do "Grupo de Estudos da Canção Popular", em parceria com o Prof. Dr. Adelcio Camilo Machado, registrado no CNPq . Tem experiência na área de música com ênfase em música popular atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, voz e expressão, história da música e da canção popular brasileira, cultura popular, linguagem e estruturação musical, arranjo e ensino de música. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0310975655441468 (27/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Washington Luiz, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: http://
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2009-2015. A voz de Milton Nascimento em Presenca
      Descrição: A proposta desta pesquisa foi percorrer a trajetória vocal construída pelo cantor/compositor Milton Nascimento no interior da sua produção fonográfica, a fim de observar, mapear, selecionar e apresentar sua voz em presença (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2005, 2007; FINNEGAN 1997, 2008); uma investigação que teve como pontos de partida a performance e a escuta. Reconhecido mundialmente pelo timbre particular, pelas interpretações marcantes, e estilo composicional de difícil categorização, Milton chamou atenção desde o seu surgimento nos anos de 1960 no Brasil, e construiu uma carreira sólida que continua influenciando gerações. Adentrar de maneira minuciosa na sua produção vocal é observar as nuances do canto, sua maneira de pronunciar, de explorar, de transmitir, de fazer emergir os sentidos. A partir de abordagens analíticas de BARTHES (2009), ZUMTHOR (1993, 1997, 2007), TAGG (2003, 2011), TATIT (2007, 2008) e MACHADO (2011, 2012), escolhemos a canção Clube da Esquina no 2 retomada pelo artista ao longo da carreira, para apresentar em detalhes a movência no uso da voz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thais dos Guimarães Alvim Nunes - Coordenador.
      Membro: Thais dos Guimaraes Alvim Nunes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (20)
      1. XIII Encontro de Educação Musical da Unicamp.Música, corpo e ludicidade: reflexões a partir da realização de brincadeiras cantadas no intervalo escolar. 2020. (Encontro).
      2. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar. 2020. (Seminário).
      3. I Seminário de Canto Popular da UFMG.O ensino de Canto Popular na Universidade Pública. 2019. (Seminário).
      4. VII Encontro de Iniciação à Docência (PIBID) e I Encontro Residência Pedagógica (PRP) da UFSCar.Música, corpo e ludicidade: reflexões a partir da realização de brincadeiras cantadas no intervalo escolar. 2019. (Encontro).
      5. XI Seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação.Debatedora/Avaliadora do XI Seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. 2019. (Seminário).
      6. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Harmonia Tonal da Canção Popular Brasileira: um estudo sobre a concepção harmônica de Ivan Lins por meio da análise de suas canções produzidas entre 1970 e 1985. 2019. (Congresso).
      7. XXVII Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu - AUGM. Avaliadora de Trabalhos. 2019. (Congresso).
      8. III Encontro dos Estudos do Canto e da Canção Popular.As variações melódicas de Djavan: um estudo sobre a performance vocal do cantor e compositor. 2018. (Encontro).
      9. III Encontro dos Estudos do Canto e da Canção Popular.A canção popular na extensão universitária: integração com o ensino e a pesquisa. 2018. (Encontro).
      10. III Encontro dos Estudos do Canto e da Canção Popular.Membro da Comissão Científica. 2018. (Encontro).
      11. III Encontro dos Estudos do Canto e da Canção Popular.Canção Popular na Universidade. 2018. (Encontro).
      12. XI Encontro da ABEM Sudeste.Processo de Construção Interpretativa no Canto Popular. 2018. (Encontro).
      13. III Seminário de Projetos de Pesquisa em Música.Mediadora de três projetos apresentados. 2017. (Seminário).
      14. II Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular.A trajetória vocal de Milton Nascimento. 2015. (Encontro).
      15. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A voz na folia de Reis: Cantorias da companhia Estrela da Guia. 2013. (Congresso).
      16. I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012. (Encontro).
      17. I Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. (Simpósio).
      18. A Educação Musical no Brasil no Século XXI: música na escola e seus desafios contemporâncos.Apresentação de relatos de experiência pedagógico-musicais em escolas. 2011. (Simpósio).
      19. I Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar - Juventude e Escola: Múltiplos olhares sobre a formação humana. 2011. (Outra).
      20. Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos para o ensino de música. 2011. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. JOLY, I. Z. L. ; NUNES, T. G. A. ; JOLY, M. C. L. ; FANTINI, R. F. S. ; SEVERINO, N. B.. Workshop e oficina sobre "Escuta Musical Ativa" com a Profa. Graça Boas Palheiros (Universidade Politécnica do Porto/Portugal). 2019. Outro
      2. GALIZIA, Fernando Stanzione ; AMENT, M. B. ; SEVERINO, N. B. ; MENDES, A. N. A. ; NUNES, T. G. A. ; CARVALHO, I. A. ; CAVALCANTE, F. S. ; MACHADO, Adelcio Camilo. XI Encontro da ABEM Sudeste. 2018. Congresso
      3. NUNES, T. G. A.; GALIZIA, Fernando Stanzione ; SILVA, B. A. G. ; LEITE, J. C. ; BOSSO, A. A. L. ; TINTA ; SANTOS, J. C. ; ESTEVAO, T. S. ; GONCALVES, J. ; ARAUJO, R. A. ; NEVES, L. S. ; BEZERRA, A. N. ; OLIVEIRA, A. ; AQUINO, M. B. J. ; LIMA, V. L. F.. Circuito de Apresentações Artísticas de Final de Semestre dos Alunos do Projeto Guri. 2018. Concerto
      4. PUCCI, M. D. ; ALMEIDA, B. ; NUNES, T. G. A.. Cantos da Floresta: as músicas indígenas nas escolas. 2017. Outro
      5. NUNES, T. G. A.; MACHADO, Adelcio Camilo. EnCantos da Música Popular Brasileira. 2015. Concerto
      6. BEINEKE, V. ; NUNES, T. G. A.. Lenga la Lenga: Jogos de mãos e copos para o ensino de música. 2011. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:21