Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alessandra Meleiro

Alessandra Meleiro cursou o Programa de Pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies) e foi Pesquisadora Associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento/ 2007-2008). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP. Autora do livro ?O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social? e organizadora das coleções ?Cinema no mundo: indústria, política e mercado?, com cinco volumes (África, América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos), que contou com a colaboração de 35 autores de 20 países, e ?A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira?, que conta com seis volumes (?Cinema e Políticas de Estado?, ?Cinema e Economia Política? e ?Cinema e Mercado?, dentre outros). Professora Adjunta do Bacharelado e Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Líder do Grupo de Pesquisa ?A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira?, pela mesma universidade (www.cena.ufscar.br). Guest Editor do Journal of African Cinemas, Intellect Publishers (UK) e Conferencista Internacional. Presidente do Instituto Iniciativa Cultural (www.iniciativacultural.org.br) e Presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE - Gestão 2017-2019). Membro do Comitê Consultivo da SPCine e Mentora do ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, vinculado à Brasil Audiovisual Independente - BRAVI). Foi Diretora de Projetos do Centro Cultural São Paulo e curadora de instituições como SESC SP e Centro Cultural Banco do Brasil. Apresentou o boletim de rádio ?Cultura e Criação?, veiculado pela Rádio Eldorado e gravado na BBC em Londres. Colaborou com os Cadernos Ilustrada e Mais! do jornal Folha de São Paulo, jornal Valor Econômico e revista Carta Capital. Áreas de Interesse: Política Cultural; Indústria Audiovisual; Cinema; Economia Criativa; Indústrias Criativas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1295602368246392 (07/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Mapeamento de Genero e Raca na Formacao em Cinema e Audiovisual no Brasil
      Descrição: O Mapeamento dá prosseguimento às discussões no âmbito do XV Congresso do FORCINE e faz parte de um conjunto de ações que vêm mapeando a diversidade no Ensino Superior e no Audiovisual brasileiros, como os estudos do grupo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares e Ações Afirmativas) da UERJ e os informes de Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira da Ancine. Desenvolvido em parceria por FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual - e SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual -, o mapeamento está a cargo de um Grupo de Trabalho formado pela Diretoria Executiva do FORCINE (2019-2020), pela vice-presidente da SOCINE Ramayana Lira, por professoras e professores de escolas associadas do FORCINE e por consultores de outras instituições. Seus objetivos são: mapear a composição dos corpos docentes e técnicos das escolas de audiovisual brasileiras; identificar políticas, iniciativas, projetos e coletivos que trabalham com diversidade e acessibilidade nas escolas; coletar demandas e sugestões. Os dados e informações reunidos irão subsidiar a formulação de um documento de Diretrizes de Políticas de Diversidade para os Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Taina Xavier Pereira Huhold - Integrante.
      Membro: Alessandra Meleiro.
    2. 2018-2019. Mapeamento da Animacao no Brasil
      Descrição: Realizado por Anima Mundi (Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação)/ JLeiva, objetivou avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva da animação no Brasil. http://mapeamentoanimacao.com.br/ e http://www.iniciativacultural.org.br/2018/12/mapeamento-do-mercado-de-animacao-no-brasil/.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Reynaldo Marchesini - Integrante / Cesar Coelho - Integrante / Samuely Laurentino - Integrante / Carina Shimizu - Integrante / Ricardo Meirelles - Integrante. Financiador(es): INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO, ESTUDO E INTEGRAÇÃO PELA ANIMAÇÃO - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Alessandra Meleiro.
    3. 2015-2017. Soft Power, Cinema and the BRICS
      Descrição: Pesquisa interdisciplinar envolvendo acadêmicos e profissionais da Inglaterra, China, Hong Kong, África do Sul, Brasil e Dinamarca que investigarão como governos e gestores públicos entendem e empregam estratégias de diplomacia cultural para exercer "soft power' ao focar na natureza e função da indústria cinematográfica. http://www.leeds.ac.uk/arts/info/125261/soft_power_cinema_and_the_brics/2748/members e http://www.iniciativacultural.org.br/2013/04/film-policy-cultural-diplomacy-and-soft-power/. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Integrante / Paul Cooke - Integrante / Stephanie Dennison - Coordenador / Song Hwee Lim - Integrante / Vlad Strukov - Integrante / Rachel Dwyer - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Alessandra Meleiro.
    4. 2014-Atual. What makes Danish TV Series Travel: Drama series as cultural export, transnational production and reception?
      Descrição: Pesquisa envolvendo acadêmicos da Austrália, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Turquia que pretende investigar o que faz as séries de TV Dinamarquesas circularem transnacionalmente. Research project funded by the Danish Research Council 2014-2018 http://danishtvdrama.au.dk. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Alessandra Meleiro - Integrante / Anne Marit Waade - Coordenador / Iris Rittenhofer - Integrante / Andrea Esser - Integrante / Albert Moran - Integrante / Sue Turnbull - Integrante / Jeanette Steemers - Integrante / Andrew Nestingen - Integrante / Joseph Straubhaar - Integrante / Yesim Kaptan - Integrante / Ruth McElroy - Integrante / Ib Bondebjerg - Integrante / Annette Hill - Integrante / Hanne Bruun - Integrante / Trine Bille - Integrante / Tim Raats - Integrante / Steven Peacock - Integrante / Matt Hills - Integrante / Ole Johan Mjøs - Integrante / Trine Syvertsen - Integrante. Financiador(es): Danish Research Council - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Meleiro.
    5. 2013-2015. Film Policy, Cultural Diplomacy and Soft Power
      Descrição: Pesquisa interdisciplinar envolvendo acadêmicos e profissionais da Inglaterra, China, Hong Kong, África do Sul, Brasil e Dinamarca que investigarão como governos e gestores públicos entendem e empregam estratégias de diplomacia cultural para exercer "soft power' ao focar na natureza e função da indústria cinematográfica. Instituição líder: University of Leeds. Ver http://www.iniciativacultural.org.br/2013/04/film-policy-cultural-diplomacy-and-soft-power/. De 2015-2017. Financiamento: Arts Humanities Research Council (UK).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Meleiro - Coordenador / Paul Cooke - Integrante / Stephanie Dennison - Integrante / Song Hwee Lim - Integrante / Vlad Strukov - Integrante / Chris Homewood - Integrante / Rachel Dwyer - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Meleiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Financiamento do Projeto de Pesquisa ?Soft Power, Cinema and the BRICS?, Aarhus University Guest Professor Grant, oferecido pela Aarhus University Research Foundation.. 2016.
      Membro: Alessandra Meleiro.
    2. Financiamento do Projeto de Pesquisa ?Danish TV Drama Series?, The Danish Council for Independent Research/ YDUN (Younger women Devoted to a University career).. 2014.
      Membro: Alessandra Meleiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pesquisa e Formação em Cinema e Audiovisual: Criação, Políticas e Mercado. 2019. (Congresso).
    2. Encontro Regional RenovaBR Cidades 2019. 2019. (Encontro).
    3. I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual.Inclusão de Mulheres no Setor Audiovisual: Agenda 2020. 2019. (Encontro).
    4. Mostra de Cinemas Africanos.Cinemas Africanos e a Importância da Descolonização dos Recursos Econômicos. 2019. (Seminário).
    5. Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual: Diversidade Dentro e Fora das Telas.Diversidade e Inclusão no Audiovisual: como avançar?. 2019. (Seminário).
    6. Virada Feminina da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Qualificação Profissional para a Indústria Criativa. 2019. (Feira).
    7. XV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine). Democracia e Liberdade no Ensino de Cinema e Audiovisual Brasileiro. 2019. (Congresso).
    8. XV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine). Políticas públicas para o Audiovisual Brasileiro: Desafios. 2019. (Congresso).
    9. I Encontro de Reestruturação Curricular do Curso de Bacharelado em Imagem e Som.Experiências de Ensino ? as experiências de ensino do campo audiovisual no Brasil e no exterior. 2018. (Encontro).
    10. I Encontro de Reestruturação Curricular do Curso de Bacharelado em Imagem e Som.Abertura do I Encontro de Reestruturação Curricular do Curso de Bacharelado em Imagem e Som. 2018. (Encontro).
    11. IX Seminário de Integração Institucional da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação).O papel das entidades científicas de comunicação no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Seminário).
    12. Netflix Summit ? Produção e Pós Produção. 2018. (Congresso).
    13. Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima).O mercado global da animação: oportunidades para os países em desenvolvimento. 2018. (Seminário).
    14. Seminário de Integração Institucional da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação).O papel das entidades científicas de comunicação no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Seminário).
    15. Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual. 2018. (Seminário).
    16. Transnational Television Drama Conference: tastes, travels, trends. Brazil Crew Base: a Netflix training Initiative. 2018. (Congresso).
    17. Transnational Television Drama Conference: tastes, travels, trends. Tastes, Audience Perspectives: Views from Brazil. 2018. (Congresso).
    18. XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine). Propriedade Intelectual na Indústria Audiovisual. 2018. (Congresso).
    19. XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) 2018. Produção universitária: coprodução, gestão do patrimônio audiovisual. 2018. (Congresso).
    20. XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) 2018.. Conexões com instituições governamentais e terceiro setor. 2018. (Congresso).
    21. Conference Cinema, soft power and geo-political change. The global animation market: opportunities for developing countries. 2017. (Congresso).
    22. Seminário Políticas Públicas Audiovisuais na América Latina.Internacionalização do audiovisual latino-americano em tempos de globalização. 2017. (Seminário).
    23. XIII Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). Políticas Públicas e suas implicações no ensino e pesquisa do cinema e audiovisual da América Latina. 2017. (Congresso).
    24. Colloquium on Nation Branding and the Creative Industries.Brazil, Cinema and Soft Power. 2016. (Outra).
    25. Encontro SPCine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S.A.).Mercado Audiovisual e Formação Profissional. 2016. (Encontro).
    26. II Jornada Internacional GEMInIS ? Entretenimento Transmídia: Conteúdos Multiplataformas.Ensino e Formação em audiovisual para multiplataformas. 2016. (Outra).
    27. Researching Transnational Media Circulation.Fieldwork in Brazil. 2016. (Outra).
    28. Rio Content Market. 2016. (Feira).
    29. Semana de Artes e Design - SEMAD 2016.Economia Criativa: subsídio para Políticas Culturais. 2016. (Encontro).
    30. Seminário Internacional Soft Power, Cinema e os BRICS.Brasil, Soft Power e Cultura Cinematográfica. 2016. (Seminário).
    31. XII Congresso Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). Aspectos legais dos contratos e difusão de produtos audiovisuais no âmbito das escolas. 2016. (Congresso).
    32. Diverso cultural: cultura, juventude e profissionalização da criatividade.Mecanismos de Financiamento da Cultura no Brasil. 2015. (Oficina).
    33. Film Policy, Cultural Diplomacy and Soft Power, Organizado pelo Centre for World Cinemas. School of Languages, Cultures and Societies/ University of Leeds.Film policy, BRICS and Soft Power: International Co-productions and Cultural Exchange. 2015. (Simpósio).
    34. XI Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE).. Formação e ensino para o mercado de trabalho audiovisual. 2015. (Congresso).
    35. Encontro de Representantes da Rede de Salas Digitais Universitárias e Autoridades da Secretaria do Audiovisual (Ministério da Cultura), da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL - (RECAM).Programa Mercosul Audiovisual (PMA). 2014. (Encontro).
    36. Encontro Interestadual de Gestão Cultural: Estado e Organizações Sociais, organizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Sala São Paulo. 04 e 05/12/2014.. 2014. (Encontro).
    37. Seminário Marca Brasil ? A imagem percebida sobre o Brasil em âmbito global, organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). 2013. (Seminário).
    38. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Coordenação do Seminário Temático ?Recepção Cinematográfica e Audiovisual: Abordagens Empíricas e Teóricas?. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. MELEIRO, ALESSANDRA; URIBE, Juan. World Animation Screening. 2019. Festival
    2. MELEIRO, A.; HUHOLD, T. X. P. ; ROSA, G. C. ; Alfredo Manevy ; SELONK, Aletéia. XV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). 2019. Congresso
    3. MELEIRO, A.. Formação em Curso: Mapeamento da Animação no Brasil. 2019. (Outro).. . 0.
    4. MELEIRO, A.. Formação em Curso: Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil. 2019. (Outro).. . 0.
    5. MELEIRO, A.. Formação em Curso: Captação de Recursos e Financiamento à Cultura. 2019. (Outro).. . 0.
    6. MELEIRO, A.. XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). 2018. (Congresso).. . 0.
    7. MELEIRO, A.; NASCIMENTO, V. ; CURY, J. ; MARTINS, V.. Mostra de Cultura Audiovisual Inclusiva. 2018. Outro
    8. MELEIRO, A.. I Encontro de Reestruturação Curricular do Curso de Bacharelado em Imagem e Som. 2018. (Outro).. . 0.
    9. MELEIRO, A.; ROSA, G. C. ; LANGIE, C. ; HUHOLD, T. X. P.. XIII Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). 2017. Congresso
    10. MELEIRO, A.; SILVA, D. I. ; BAUER, E.. I Festival de Brasília de Cinema Universitário (FestUniBrasília). 2017. Festival
    11. MELEIRO, A.; DENNISON, S.. Seminário Internacional Soft Power, Cinema e os BRICS. 2016. Congresso
    12. MELEIRO, A.; RODRIGUES, L.. XII Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). 2016. Congresso
    13. MELEIRO, A.. Seminário Olhares da Gestão Cultural. 2016. (Outro).. . 0.
    14. MELEIRO, A.; RODRIGUES, L.. I Seminário Paulista de Ensino e Mercado de Trabalho em Audiovisual. 2016. Outro
    15. MELEIRO, A.. I Seminário de Cultura da Moda. 2010. (Congresso).. . 0.
    16. MELEIRO, A.. Filmes que Colam: Seminários, Concurso e Oficina Aberta. 2010. (Outro).. . 0.
    17. MELEIRO, A.. Symposium Transnational Brazilian Cinema. 2009. (Outro).. . 0.
    18. MELEIRO, A.. Ciclo de Conferências ?Cinema brasileiro: desafios culturais e econômicos?. 2008. (Outro).. . 0.
    19. MELEIRO, A.. TV Universitária - A universidade no Ar. 1998. (Outro).. . 0.
    20. MELEIRO, A.. I Encontro de Pesquisa em Artes e Multimeios. 1997. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:20