Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Flavia Cesarino Costa

Flávia Cesarino Costa é professora associada do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000 e 1994) e graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1985). Atua no ensino e pesquisa nas áreas de Arte e Comunicação, Teoria das mídias audiovisuais, Análise Fílmica, Teoria e História do Cinema e do Audiovisual, Cinema Brasileiro, Primeiro Cinema, Cinema Latino-Americano e Estudos de Intermidialidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1653890782950111 (28/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes. Rodovia Washington Luís, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518141 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-2019. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method
      Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular. A intermidialidade nunca foi aplicada ao cinema como método historiográfico, referindo-se apena ao intercruzamento de formas midiáticas técnicas e artísticas. Este projeto propõe, diferentemente, usar a intermidialidade para indicar a natureza mista do cinema, bem como dar lugar primordial aos fenômenos fílmicos nos quais o hibridismo é particularmente notável. O estudo focaliza o cinema brasileiro, que desde seus inícios sempre combinou formas artísticas e culturais extra-fílmicas, resultando numa mistura estética original. Artistas oriundos de teatro, dança, música, circo, rádio, televisão e artes plásticas deixam marcas distintivas importantes nas várias práticas cinematográficas brasileiras, que vão desde os silenciosos anos 1920, passam pelas comédias musicais dos anos 1940, pelo cinema industrial paulista dos anos 1950 e se estendem ao cinema brasileiro contemporâneo .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Integrante / Lúcia Nagib - Integrante / Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Suzana Reck Miranda - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Arts Humanities Research Council - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Flavia Cesarino Costa.
    2. 2012-2017. Conexoes e diferencas na cinematografia latino-americana: historia, generos, industria
      Descrição: Este projeto busca investigar a cinematografia latino-americana de um múltiplo ponto de vista, com o objetivo de integrar a investigação histórica da produção e indústria cinematográfica de determinados períodos à análise intermedial de gêneros, obras e realizadores. A intenção é fazer dialogar as várias facetas de uma abordagem comparativa entre os distintos países, períodos, e cinematografias da América Latina, investigando possíveis relações entre contexto histórico, discurso fílmico e estilos narrativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Coordenador / Débora Regina Taño - Integrante / Juily Jiotsna Seixas Manghirmalani - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Flavia Cesarino Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. VIII Colóquio de Imagem e Som Programa de Pós Graduação em Imagem e Som (PPGIS).A mulher no cinema: personagens, representação e teoria feminista. 2019. (Outra).
      2. II Intermidia Conference ? The moving form of film: Exploring intermediality as a historiographic method. Building an integrated history of musical numbers in Brazilian 1950s chanchadas. 2017. (Congresso).
      3. II Intermidia Conference ? The moving form of film: Exploring intermediality as a historiographic method,.Transmedial Pedagogy and the Remixed Avant-Gardes or, How I Learned to Stop Worrying and Love the Internet, por Robert Stam. 2017. (Outra).
      4. Intermidia Workshop.On some questions relating the research on musical numbers in Brazilian comedies of the 1950s. 2017. (Encontro).
      5. Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. Como interpretar os números musicais das chanchadas??. 2017. (Congresso).
      6. Society for Cinema and Media Sudies Annual Conference 2017. Hollyhood seen from Rio de Janeiro: Musical numbers in Brazilian comedies of the 1940s and 1950s and the work of Watson Macedo. 2017. (Congresso).
      7. Tropicália and Beyond: Dialogues in Brazilian Film History. 2017. (Outra).
      8. VI Colóquio de Imagem e Som do Programa de Pós Graduação em Imagem e Som (PPGIS).A Representação Feminina no Audiovisual. 2017. (Outra).
      9. Encontro com o autor, debate e lançamento do livro.Debate do livro. 2016. (Outra).
      10. II Encuentro Internacional de Investigadores de Cine Mexicano e Iberoamericano/ IV Colóquio de Cine y Arte em América Latina ( IV COCAAL)/ XV Congreso de Sepancine (Asociación Mexicana de Teoría y Análisis Cinematográfico). Práticas intermidiáticas em performances musicais de comédias brasileiras das décadas de 1940 e 1950. 2016. (Congresso).
      11. I IntermIdia Conference/ II Cinemídia Meeting 2016, Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema. Musical numbers in Brazilian cinema during the 1940s ans 1950s: the case of Watson Macedo. 2016. (Congresso).
      12. O cinema à sombra da história.Para além do específico: o uso da intermidialidade no estudo dos números musicais do cinema brasileiro das décadas de 1940 e 1950. 2016. (Seminário).
      13. Understanding Intermediality: I Intermidia Project Workshop.Musical numbers in Brazilian films between 1936 and 1960: intermedial dialogues between cinema, theatre, radio and the interplay with popular culture. 2016. (Simpósio).
      14. XX Encontro Socine ? Convergências do/no Cinema.?Números musicais de Watson Macedo nos filmes dos anos 1940s e 1950s. 2016. (Encontro).
      15. 15ª Semana da Imagem e Som.Chá das SeIS: Diretoras Latinas ? Lucrécia Martel - debate com Natália Barrenha. 2015. (Outra).
      16. I Cinemídia ? Encontro Internacional do Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais.Conferência 2 ? A TV como meio híbrido. 2015. (Encontro).
      17. II Coloquio de Cinema e Arte na América Latina.Comédias industriais argentinas e brasileiras do período 1930-1950: uma comparação. 2014. (Simpósio).
      18. 13ª. Semana de Imagem e Som, Universidade Federal de São Carlos.O filme de estrada no Brasil. 2013. (Outra).
      19. Jornada Roberto Farias.Roberto Farias e os gêneros audiovisuais - mediação de debate. 2013. (Encontro).
      20. XVII Encontro Socine - A sobrevivência das imagens.Comparando filmes argentinos e brasileiros do período 19130-1950. 2013. (Encontro).
      21. III Congresso Internacional da Associação Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual (ASAECA). Simão, o caolho (1952) e o cinema paulista dos anos 1950. 2012. (Congresso).
      22. II Simpósio Ibero-Americano de Estudos Comparados sobre Cinema e Audiovisual: Perspectivas interdisciplinares. Debates do cinema e da história.Uma comparação entre filmes argentinos e brasileiros do período 1940-1950. 2012. (Simpósio).
      23. XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual,.Trajetórias masculinas no cinema brasileiro dos anos 1950. 2012. (Encontro).
      24. I Encontro Estadual da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Encenação e cinematografia no filme "Tormenta" (1930). 2011. (Encontro).
      25. Lançamento do livro Viagem ao cinema silencioso do Brasil.Viagem ao cinema silencioso do Brasil. 2011. (Outra).
      26. Retrospectiva Cinematográfica Maristela.Os gêneros no cinema brasileiro: comédias, dramas e aventura. 2011. (Outra).
      27. Retrospectiva Cinematográfica Maristela.Os gêneros no cinema brasileiro: as comédias da Cinematográfica Maristela. 2011. (Outra).
      28. II Encontro Paulista Memória, Saúde e Sociedade.O elemento popular em dois filmes de cura:. 2010. (Encontro).
      29. XIV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Encenação, construção dramática e cinematografia em. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. COSTA, F. C.; Solomon, S. ; ARAUJO, L. S. L. C. ; NAGIB, L. ; MIRANDA, Suzana Reck ; PAIVA, SAMUEL ; ELDUQUE, A. ; GIBBS, J. ; PURSE, L. ; BUTLER, A.. Tropicália and Beyond: Dialogues in Brazilian Film History. 2017. Outro
      2. ARAUJO, L. S. L. C. ; PAIVA, S. J. H. ; COSTA, F. C. ; MIRANDA, S. R. ; ADAMATTI, M. M.. I IntermIdia Conference/ II Cinemídia Meeting 2016, Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema. 2016. Congresso
      3. UCHOA, F. R. ; COSTA, Flávia Cesarino ; PAIVA, S. J. H. ; MIRANDA, S. R. ; PIANCO, W.. I Cinemídia Encontro Internacional do Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. 2015. Congresso
      4. COSTA, Flávia Cesarino; MIRANDA, S. R. ; PAIVA, S. J. H.. Seminários do grupo de Pesquisa CNPq Cinemídia Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. 2015. Outro
      5. COSTA, Flávia Cesarino. SeIS.13, 13ª Semana da Imagem e Som. 2013. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:20