Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Eduardo Conegundes de Souza

Músico e atuador por paixão à poesia e às artes da presença, pesquisador pelo compromisso com a memória e com os saberes das gerações passadas. Educador me faço a cada dia pela relação e compromisso com as gerações futuras. Possuo Bacharelado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutorado em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2018) Atuo como Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Musica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase nos seguintes temas: música e cultura popular brasileira em diálogo com e as áreas de performance cênica e musical, criação cênica e musical, educação musical, educação não-formal e memória. Como membro fundador do Núcleo Artístico e Cultural Cupinzeiro atuo como músico, compositor e arranjador. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3239770090282655 (03/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Artes e Comunicação. Rod. Washington Luís (SP-310), Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2014-Atual. Cancao, Performance e Acao Fisica: em busca da poetica do corpo-em-arte.
      Descrição: A partir de estudos que buscam compreender a performance como elemento diretamente envolvido na produção de sentido da canção, considerando-a enquanto unidade que se constitui por um triângulo estético e semiótico formado pelo texto, melodia e performance, pretendemos pensar as ações do corpo e seu potencial poético quando envolvido integralmente na performance do cantor para o contexto da canção popular. Nesse sentido, buscaremos o entendimento dos efeitos de presença enquanto possibilidade de um aumento de intensidade e capacidade de tocar e ser tocado, não só no que se refere a matéria (corpo orgânico), mas também na dimensão dos afetos, na dimensão do que iremos focar para a produção do corpo em arte. Embora tradicionalmente a formação/atuação musical e teatral venham sendo tratadas de modo estanque, busco aqui uma aproximação que pode se fundamentar a partir de uma base conceitual ligada a idéia de presença e a produção de efeitos de presença enquanto intensidade de vida e, portanto, enquanto estado capaz de conduzir fluxos de energia entre os produtores, espectadores e participantes de manifestações culturais e artísticas coletivas. Nesse sentido, essa proposta pretende lançar um novo olhar sobre o termo manifestação cultural tal qual tenho vivenciado como músico inserido em manifestações coletivas tais como a roda de samba e parto a buscar uma aproximação com a idéia de performance: enquanto acontecimento estético (intra-entre-corpos); enquanto elemento constituinte de uma forma: ?não fixa nem estável, uma forma-força ou dinamismo formalizado tal como coloca ZUMTHOR, 2007. Ou seja, a performance enquanto constitutiva de um todo híbrido e irredutível de elementos, impossíveis de serem decompostos, a não ser por um esforço didático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Conegundes de Souza - Coordenador / Renato Ferracini - Integrante.
      Membro: Eduardo Conegundes de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premio FICC - Fundo de Incentivo a Cultura de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.. 2016.
      Membro: Eduardo Conegundes de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Canto do Nosso Lugar. 2020. (Congresso).
    2. IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP.Lideranças Locais de Práticas Musicais. 2019. (Encontro).
    3. VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.Da oralidade à corporalidade: um percurso de encontros, fricções e contaminações entre música e Mímesis Corpórea para a composição do espetáculo ?Uji - O Bom da Roda?. 2019. (Simpósio).
    4. IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena Instituto de Artes - UNICAMP.Mímesis Corpórea: cruzamentos e atualizações. 2016. (Seminário).
    5. V Simpósio Internacional - Reflexões Cênicas Contemporâneas.Corpo e Processos Descoloniais. 2016. (Simpósio).
    6. IV Encontro de Educação Musical.Prática Cultural e Extensão Universitária: a roda de samba como espaço de sociabilidade e aprendizado musical não formal.. 2011. (Encontro).
    7. I Congresso Paulista de Extensão Universitária e III Congresso de Extensão Universitária da Unicamp realizado na UNICAMP. Roda de Samba: cultura, sociabilidade e educação musical não formal.. 2010. (Congresso).
    8. I Fórum Paulista de Cultura e Extensão Universitária. 2010. (Outra).
    9. Política de Extensão, Memória Cultural e Educação Não Formal.Política de Extensão, Memória Cultural e Educação Não Formal: um olhar sobre um projeto em andamento - PROEXT/Cultura - Roda de Samba ? Cultura, Sociabilidade e Educação Não-formal.. 2010. (Seminário).
    10. Seminário ProExt Cultura SP: Politicas Públicas de Extensão Universitária.Roda de Samba: cultura, sociabilidade e educação musical não formal.. 2010. (Seminário).
    11. VI Seminário Sobre Linguagens - Políticas de Subjetivação - Educação:.Linguagem Diversidade e Contexto: um olhar para a experiência na formação do músico educador.. 2010. (Seminário).
    12. XIII Encontro Estadual de História.Roda de Samba: Espaço da Memória, Educação Não Formal e Sociabilidade - Uma proposta de extensão universitária. 2010. (Encontro).
    13. 15 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. SOUZA, Eduardo Conegundes de.; FERRACINI, R. ; COLLA, A. C.. V Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2016. Congresso
    2. SOUZA, Eduardo Conegundes de.. I Encontro de Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:20