Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Joao Carlos Massarolo

João Carlos Massarolo: cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3308336910966465 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1992-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes e Comunicação. Washington Luis, Km 235 Cidade 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13562150 Telefone: (16) 33518141 Ramal: 8141 Fax: (16) 33512081 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. A Inovacao nas Series Originais do Globoplay em Tempos da Pandemia COVID-19
      Descrição: Estudar a ficção seriada com o selo Original Globoplay, por meio do mapeamento das obras disponíveis nos serviços da plataforma. Pretende-se analisar a ficção seriada original do Globoplay, buscando compreender as estratégias inovadoras utilizadas pela Rede Globo para se manter na liderança do mercado televisivo brasileiro, e, ao mesmo tempo ocupar um espaço de distribuição transnacional por meio de temáticas sociais. P. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Sônia Maria Reis de Souza - Integrante / Anna P. T. Araújo - Integrante / Luiz E. M. Cunha - Integrante / Danilo Correa - Integrante / Thiago Rodrigues - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    2. 2018-2019. Design ficcional, mundos possiveis e narrativas transmidia: modalidades de recepcao inclusiva
      Descrição: ObjetivosEsta proposta de estudos pretende analisar a relação entre design ficcional, mundos possíveis e a narrativa transmídia, na perspectiva da recepção inclusiva, a fim de realizar um estudo sobre as impressões da presença real dos mundos fictícios representados por narrativas seriadas na vida cotidiana. Pretende-se assim, fazer um estudo das superséries da Rede Globo, procurando verificar de que modo o público percebe aspectos dessas narrativas na sua vida cotidiana. Deste modo, uma das hipóteses de estudo busca verificar a recepção inclusiva das temáticas e questões evocadas pelas superséries, os conflitos das personagens e seus arcos narrativos, em relação aos conteúdos produzidos pelos usuários nos sites de fãs, fóruns e redes sociais. A partir do objetivo geral, postulamos alguns pontos norteadores do projeto de pesquisa que poderão ser reelaborados ou alterados conforme o andamento dos trabalhos:#10;a)Estudar as características do formato da supersérie, buscando identificaras suas diferenças e semelhanças com a telenovela e a série;#10;b)Mapear e analisar a produção de conteúdos do público em sites e redessociais;#10;5#10;c)Investigar a personalização automatizada dos fluxos comunicacionais nainternet, e a sua influência na acessibilidade do usuário ao mundo ficcional;#10;d)Redefinir a noção de artefatos diegéticos como extensão transmídia e dodesign ficcional.#10;e)Realizar um estudo exploratório sobre a noção de recepção transmídia,buscando analisar as definições em seu contexto histórico, político e social;#10;5) Escopo metodológicoTrata-se de uma pesquisa analítica comparativa dividida em duas etapas: na primeira fase da pesquisa, pretende-se analisar a proposta estético-narrativo das superséries e identificar os laços afetivos criados em relação a supersérie da Globo, procurando entender a impressão de presença do mundo ficcional na realidade cotidiana, bem como verificar de que modo a participação do público facilita o acesso ao mundo possível e a expansão do mundo original através “das atitudes proposicionais de alguém que o confirma, crê nele, sonha com ele, deseja-o, o prevê e etc.” (ECO, 2002, p.181) Na segunda fase da pesquisa, será realizada a mineração de dados em redes sociais para a coleta de conteúdos de usuários relacionados a supersérie que será analisada4. Para identificar as ações do público, será utilizado o software Netlytics para realizar o monitoramento em comunidades criadas pelos fãs e a página oficial da supersérie no Facebook, além de termos específicos, que serão elencados num levantamento anterior ao preset, utilizados nas hashtags serão coletados no Instagram e no Twitter. Além desses monitoramentos, será coletada manualmente os comentários dos usuários efetivados na plataforma Globoplay e serão reintroduzido e analisados pela plataforma.#10;4 Para. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Danilo Mecenas - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    3. 2018-Atual. Logica transmidia e a circulacao das redes discursivas nas multiplataformas
      Descrição: Resumo#10;O projeto “Redes discursivas transmídia e a cultura participativa nas plataformas de mídias” – insere-se na linha de pesquisa Linguagem e Discurso, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, dentro de uma proposta de estudos articulada no campo da comunicação e letras. Busca-se assim, identificar as formações discursivas peculiares que se instauram na relação entre “conteúdos autorizados” (convergência corporativa) e “conteúdos não autorizados” (convergência alternativa), que são compartilhados pelos usuários. Pretende-se assim, estudar as plataformas de mídia como um espaço de circulação de discursividades. Para abordar essa dinâmica será utilizada uma metodologia interdisciplinar que interliga teorias do discurso e os estudos da lógica transmídia, buscando contribuir para o entendimento das novas formas de circulação das redes discursivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    4. 2016-2017. Pratica de binge watching nas multiplataformas
      Descrição: Esta proposta de trabalho tem como objetivo observar, analisar e discutir as novas experiências de#10;consumo dos fãs de seriados nas multiplataformas, buscando identificar através do estudo das redes#10;discursivas dos seriados 3% (Youtube, 2011; Netflix, 2016) e Magnífica 70 (HBO, 2015-presente), os#10;novos padrões de engajamento. Nos últimos anos, as mudanças no sistema de distribuição de conteúdo#10;audiovisual online via streaming, através de serviços de vídeo sob demanda (VOD – video on demand),#10;alterou a dinâmica espectatorial, o mercado de distribuição e a indústria audiovisual. Essas mudanças#10;contribuíram para o surgimento de novas formas de visualização de conteúdo – que se tornam#10;personalizados, únicos e exclusivos, acessíveis em qualquer lugar, à qualquer hora e por diferentes#10;plataformas. Para o pesquisador Chuck Tryon (2014, p. 03), na cultura sob demanda “os textos midiáticos circulam de forma mais rápida, barata e abrangente que antes, conduzindo para uma noção utópica onde se imagina o potencial de filmes e programas televisivos acessíveis em qualquer lugar”.#10;Nessa perspectiva, esta proposta concentra-se no estudo do hábito de binge watch (ato de assistir#10;compulsivamente em tradução livre) ou media marathoning (maratona de mídias em tradução livre),#10;por ser uma das principais formas de consumo audiovisual praticado pelos fãs de séries nas plataformas#10;de vídeo sob demanda (MATRIX, 2014). Essa prática de fãs remonta aos anos 1970, quando são#10;lançados os equipamentos caseiros de reprodução de áudio e vídeo. Nessa época, as maratonas de filmes#10;ou seriados eram realizados pelos fandoms nas convenções dedicadas às franquias de sucesso. O circuito#10;de exibição alternativo também restringia-se, em geral, a exibições de cópias de qualidade duvidosa em#10;16mm, que pela raridade, de séries que já não se encontravam mais na televisão, angariavam grandes#10;públicos, tornando tais maratonas eventos sociais de confraternização coletiva (idem).#10;Para Jesse (2015), com o surgimento do home-video na década de 1980, os fãs começaram a ter#10;um maior acesso a conteúdos audiovisuais fora da programação televisiva e do cinema, e passaram#10;assistir horas seguidas de suas obras favoritas, seja de forma individual, ou coletiva, na própria casa ou#10;em grandes eventos de comunidades de fãs. Mittell (2012), observa que nesse período a televisão#10;2#10;começou a buscar uma complexidade maior em seus programas visando atrair o público, tornando a#10;reassistência um hábito que ultrapassa a fruição de um produto num horário determinado, o que permitiu#10;a realização de maratonas nas convenções de fãs. Assim, os fãs transformam uma atividade que, em sua#10;origem, era uma prática social em grupo numa prática individual. Para Jenkins (1992) o videoteipe#10;permitiu aos fãs exercerem um controle sobre a programação televisiva, assistindo séries da forma que#10;quiserem e como desejarem. Com o advento da internet, os fãs de séries levariam esse hábito para o#10;compartilhamento e consumo de temporadas inteiras através de downloads efetivados em sites, redes#10;sociais e softwares P2P. As redes de televisão, por sua vez, para resgatar os telespectadores que#10;migraram para as multiplataformas, fazem uso do binge watch para realizar, de maneira frequente,#10;maratonas de reprises de séries populares. Outra estratégia adotada pelas emissoras é de promover#10;maratonas de temporadas inteiras ou de alguns episódios chave como forma de criar demandas por#10;temporadas completas em DVD (PENA, 2015).#10;Segundo Perks (2015), a evolução da tecnologia de produção e das plataformas de exibição fez#10;surgir os atuais serviços de vídeos sob demanda, como o Netflix, que, pela primeira vez, fornecem aos#10;fãs a oportunidade de assistirem (ou reassistirem) séries, não se importando com a sua antiguidade ou#10;se foi pensada para ser consumida daquela maneira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / MESQUITA, DARIO - Integrante / Carolina Rezende - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    5. 2015-2016. Laboratorio de pesquisa sobre a producao seriada audiovisual brasileira para plataformas transmidia
      Descrição: RESUMO#10;Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do#10;Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia,#10;vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do#10;Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório#10;consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em#10;desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de#10;pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em#10;desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de#10;intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e#10;proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado#10;audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de#10;estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se#10;constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do#10;audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente#10;pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção#10;audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também#10;integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços#10;de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de#10;produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a#10;exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem#10;novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?,#10;para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização#10;das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas#10;narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das#10;narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades#10;conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos#10;de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e#10;consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de#10;produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual#10;Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados#10;pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado#10;audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior#10;participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias.#10;Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas#10;da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa,#10;transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries#10;televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas#10;respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos#10;centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Arthur Autran - Integrante / Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Cíntia Maria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    6. 2014-2015. Comunidades de fas e suas redes discursivas: um estudo sobre a serie ficcional Sessao de Terapia
      Descrição: 3) Apresentação#10;A proposta de trabalho “Comunidades de fãs e suas redes discursivas: um estudo sobre as séries ficcionais ‘Sessão de Terapia’ e ‘O Negócio’”, tem como objetivo observar as práticas comunicativas nas comunidades estudadas, levando em consideração que as comunidades de fãs, diante da imediaticidade das mídias e do grande fluxo de informação no ambiente online, constituem-se em espaços sociais formados por vínculos de laços efêmeros e temporários, caracterizadas pela diversidade de vozes e discursos – resultado de sujeitos que navegam por diferentes espaços sociais, conforme demandas e contingência do dia-a-dia (ALLAN, 1996).#10;Nesta perspectiva, comunidades de fãs podem ser definidas como agrupamentos sociais constituídos por atores humanos e as plataformas midiáticas em torno de um tema em comum, mas atravessados por contradições e tomados pela diversidade discursiva de seus membros. Os agrupamentos sociais são marcados pela mobilidade dos atores e pelo grande fluxo de informações e, portanto, não podem ser assumidos como entidades fixas, mas como redes, com seus “fluxos, circulações, alianças, movimentos” (LATOUR, 2012). As redes discursivas são formadas por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (DEGENNE; FORSE; 1999).#10;Nas comunidades de fãs, a rede discursiva se constitui essencialmente pela movimentação dos sujeitos pelas plataformas de mídia, incluindo todo um ecossistema construído por websites, fóruns, blogs, etc., - que se forma em torno do programa de preferência. Essa prática midiática permite avaliar os rastros deixados por esses atores, moldando o sentido das associações criadas, expondo contradições e discursos compartilhados. As comunidades de fãs se constituem como redes discursivas, “cujos sentidos estabelecidos se relacionam numa materialidade própria, linguística e imagética, entre a repetição do mesmo e a aparência do novo, entre a liberdade e a interdição, entre o possível e o impossível de dizer” (HENGE, 2009, p. 97).#10;A partir dos estudos sobre comunidades de fãs e sua redes discursivas, pretende-se também aprofundar as discussões teóricas sobre as narrativas transmídia, compreendidas a partir de suas extensões midiáticas em diversas plataformas. Essas extensões se configuram para além do sistema fechado da narrativa e são capazes de articular novas trilhas de informação que conduzem os fãs por formas diversificadas de participação, como as comunidades. Assim, as extensões midiáticas se constituem uma rede emergente e autônoma em torno das narrativas transmídias, relacionando-se com outras redes e nós da cultura participativa. #10;O corpus de pesquisa será formado pelas séries ficcionais brasileiras para TV paga: Sessão de Terapia (GNT) e O Negócio (HBO) . A escolha deve-se ao fato de que ambas obtiveram êxito junto ao publico e uma continuidade das temporadas. Esse fator possibilita a expansão do mundo narrativo e a manifestação de fãs agrupados para organizar e discutir as informações dispersas no seriado ou nas extensões narrativas desenvolvidas entre as temporadas . Levou-se em consideração também a repercussão observada entre os fãs das séries, que se manifestam principalmente em comunidades e redes sociais. O foco das análises sobre Sessão de Terapia se concentra na sua terceira temporada (a primeira sem a adaptação de roteiros) e em O Negócio será priorizada a segunda temporada, visando, em ambas, constatar o desenvolvimento da cultura fã. As séries possuem estéticas e temáticas distintas: questões comportamentais em Sessão de Terapia e o marketing de mercado aplicado ao mundo da prostituição em O Negócio. #10;#09;#10;4) Objetivos#10;Esta proposta pretende analisar as comunidades de fãs das séries ‘Sessão de Terapia’ e ‘O Negócio’ e suas redes discursivas, no período 2014/2015, com o objetivo de obser. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Glauco TOLEDO - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovana Milanetto - Integrante / Cíntia Maria - Integrante / Ramon Queiroz Marlet - Integrante / Ana Heloísa Pezolloto - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    7. 2012-2013. OBITEL UFSCar
      Descrição: Título da proposta: “A ficção seriada brasileira na TV a cabo”#10;3) Apresentação#10;Os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural permitiram o surgimento de novas plataformas de produção para o entretenimento, tais como canais de TV a cabo e via satélite. A crescente fragmentação das audiências e o acelerado desenvolvimento tecnológico sinalizam para um futuro de globalização da produção audiovisual. Neste contexto, os grandes conglomerados de mídia tendem a explorar os novos e promissores mercados de nicho da TV a cabo e via satélite, utilizando as novas plataformas de entretenimento para transformar a narrativa seriada televisiva num portal de acesso a conteúdos interconectados.#10;Além da smart TV , existem os consoles que se propõem a serem novos centros de mídia e os tablets que estão sendo usados experimentalmente como segunda tela (no Xbox isso já é possível tendo qualquer aparelho com Windows 8, Android ou iOS), assim como serviços de vídeo on-demand, que rodam em diversos dispositivos. As plataformas de canais de TV a cabo e via satélite estimularam um movimento de complexificação da estrutura narrativa seriada televisiva, como atesta o sucesso das séries Família Soprano (1999 – 2007, HBO) e Lost (2004 – 2010, ABC). Essas séries extrapolaram o nicho de mercado da TV a cabo e despertaram a curiosidade do grande público, tanto em relação ao destino das personagens quanto a representação de mundos possíveis. No artigo intitulado “Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea”, o pesquisador norte-americano Jason Mittel afirma que:#10;#10;Para os canais a cabo como a HBO, programas complexos como The Wire, Oz e Deadwood podem não ter o status de um (Família) Sopranos, mas seu prestígio ultrapassa a imagem do próprio canal como mais sofisticado do que a televisão tradicional e, dessa forma, valem um prêmio mensal (e revertem em vendas de DVD na sequência).(MITTEL, 2012, p. 34)#10;#10;Neste sentido, a convergência midiá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Francisco Trento - Integrante / Maira V. Gregolin - Integrante / Gabriel Correa - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Marina Rossato Fernandes - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    8. 2010-2012. Narrativa transmidia e Midias Moveis: Um estudo sobre os novos paradigmas da producao audiovisual para multiplataformas
      Descrição: Resumo#10;#09;O projeto de pesquisa “Narrativa transmídia e Mídias Móveis” visa debater como o fenômeno da mobilidade (Tablets e Smartphones, entre outros dispositivos), está transformando a indústria de mídia e a sociedade como um todo, utilizando estratégias que buscam estimular e mobilizar a participação dos usuários. A perspectiva adotada nesta pesquisa pressupõe a coexistência da narrativa transmídia e as mídias móveis por um longo período de tempo ainda, num sistema de retroalimentação que visa expandir os potenciais de participação e uma maior diversidade cultural. Narrativa transmídia é a arte de construir mundos que se desdobram por múltiplas plataformas de mídia. O deslocamento transversal desse conteúdo através das diferentes plataformas de mídia móvel permite a sua distribuição por meio de redes narrativas interligadas. Essa lógica transforma a narrativa transmídia e as mídias móveis em um novo paradigma para o entretenimento audiovisual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    9. 2002-2003. O Povo e a Representacao Popular no Cinema da Retomada
      Descrição: Nesta pesquisa a temática do povo e da representação popular no “cinema da retomada” é analisada na perspectiva teórica-metodológica da Análise do Discurso. Nesta abordagem das relações do cinema com a realidade, a representação popular é vista como uma construção discursiva e a natureza da realidade representada como efeito de sentido. Nos filmes analisados, os cineastas ocupam uma posição política, social e estética próxima do povo, mas não transformam o oprimido num agente da revolução. Os filmes selecionados (Abril Despedaçado, Cidade de Deus, Doméstica, o Filme e O Invasor), produzem leituras diferenciadas das classes populares, atestando a existência de falas múltiplas e diferenciadas que expressam a voz dos novos sujeitos do discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2018, Intercom.. 2018.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    2. São Carlos / 1968: Matizes de Uma Luta, Programa de Fomento ao Cinema Paulista.. 2004.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    3. quot;O QUINTAL DOS GUERRILHEIROSquot; - PROJETO DE FILME DE CURTA-METRAGEM (35 MM, COLORIDO, 15 MIN, SECRETARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES AUDIOVISUAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA - MINC.. 2003.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    4. Orientador da Monografia: “Programação Educativa Destinada à Televisão Interativa” - Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, INTERCOM.. 2003.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    5. Escolha Fatal - 1o Lugar na categoria: Cinema e Vídeo Modalidade: Vídeo Cientifico., IX Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, no Congresso da INTERCOM/2002. UNEB.. 2002.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    6. A Interatividade na TV Digital: Um estudo preliminar- Prêmio INTERCOM de incentivo à Pesquisa de Graduação em Comunicação Social, XI INICIACOM: Jornada Vera Giangrande de Iniciação Cientifica em Comunicação Social. Salvador - Ba.. 2002.
      Membro: João Carlos Massarolo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (129)
    1. http://geminisufscar.com.br/grupo/2020/04/15/desafios-da-pos-graduacao-profissional-em-comunicacao-academia-mercado-e-sociedade/.http://geminisufscar.com.br/grupo/2020/04/15/desafios-da-pos-graduacao-profissional-em-comunicacao-academia-mercado-e-sociedade/. 2020. (Encontro).
    2. http://geminisufscar.com.br/grupo/2020/04/15/desafios-da-pos-graduacao-profissional-em-comunicacao-academia-mercado-e-sociedade/.http://geminisufscar.com.br/grupo/2020/04/15/desafios-da-pos-graduacao-profissional-em-comunicacao-academia-mercado-e-sociedade/. 2020. (Encontro).
    3. XVI Congresso do Forcine.Streaming, VOD e novos nichos de exibição e distribuição. 2020. (Outra).
    4. Aula Magna.Comunicação Multiplataforma. 2019. (Outra).
    5. COMUNICAÇÃO PUBLICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.Estratégias e Convergências de Mídia. 2019. (Seminário).
    6. FAM FLORIANOPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL.LANÇAMENTO DA REVISTA GEMINIS - EDIÇÃO FAM 2019. 2019. (Outra).
    7. FAM - FLORIANOPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL.PLATAFORMAS VOD: AS NOVAS FRONTEIRAS DA MEDIAÇÃO AUDIOVISUAL. 2019. (Outra).
    8. II Congresso TeleVisões. COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS ESCOLARES COLABORATIVOS. 2019. (Congresso).
    9. Obitel Brasil.Design ficcional, mundos possíveis e narrativas transmídia: modalidades de recepção inclusiva na série Sob Pressão. 2019. (Encontro).
    10. SEMINAR - Screenwriters (H)stories Seminar - The X-Script.DRAMATURGIA AUDIOVISUAL MULTIPLATAFORMA. 2019. (Seminário).
    11. SOCINE. SPCine Play - uma análise de plataforma para arranjos produtivos locais. 2019. (Congresso).
    12. VIII Seminário de Produção em Linguística (SPL) e XIII Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística (SPLIN).quot;Mídiasquot;. 2019. (Encontro).
    13. XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores. Avaliador. 2019. (Congresso).
    14. 22 FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul.Design Ficcional, a Construção de Mundos Transmídia e a estreita relação com os GAMES. 2018. (Outra).
    15. ABCiber - fluxos emergentes conexões expandidas.Design Ficcional, mundos possíveis e a cultura dos fãs. 2018. (Simpósio).
    16. C ATÁ L O G O I N M E R S I V O I B E R O — A M E R I C A N O 2 0 1 8 I B E R O - A M E R I C A N I M M E R S I V E G U I D E C ATÁ L O G O I M E R S I V O I B E R O - A M E R I. JIG 2018. 2018. (Exposição).
    17. Feira do Emprendendor. Startup Audiovisual. 2018. (Feira).
    18. IX SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL DA SOCICOM.O Papel das entidades cientificas de comunicação no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Seminário).
    19. Seminário Inovação, Tecnologia e Políticas Públicas para o Audiovisual.Comunicação transmídia multiplataformas. 2018. (Seminário).
    20. Seminário Semestral do PPGDesign.Design ficcional e a construção de mundos transmídia. 2018. (Encontro).
    21. XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Arte de construção de mundos transmídia. 2018. (Encontro).
    22. 21 FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul.Plataformas latino-americanas de vídeo sob demanda. 2017. (Outra).
    23. 26ª Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).FLUXOS SOB DEMANDA NAS PLATAFORMAS TELEVISIVAS: UM ESTUDO DO GLOBO PLAY. 2017. (Encontro).
    24. FORCINE - Fórum brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Convergência e múltiplas plataformas na grade curricular: teoria e prática nos cursos de cinema e audiovisual. 2017. (Congresso).
    25. I Colóquio de Pesquisas do PPGCOM da UFJF.Revisão crítica da lógica transmídia. 2017. (Outra).
    26. Mesa de Debates: Igualdade e Representatividade. Redes sociais e as guerras culturais. 2017. (Feira).
    27. Rede de Debates Geminis.Mediador. 2017. (Encontro).
    28. Redes Digitais e Culturas Ativistas.Ativismo de dados em plataformas transmídia. 2017. (Encontro).
    29. SEBRAE - FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017 (STARTUP WORLD). Startup Audiovisual. 2017. (Feira).
    30. SET EXPO 2017 - 29º Congresso de Tecnologia. Startups do Audiovisual: oportunidades e novos modelos de negócios. 2017. (Congresso).
    31. SOCINE.CINE.AR: plataforma transmídia do cinema argentino. 2017. (Encontro).
    32. TeleVisões. LiveTransmídia: as novas formas de produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas. 2017. (Congresso).
    33. TeleVisões. Autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda. 2017. (Congresso).
    34. VI Encontro Obitel Brasil.PRÁTICAS DE BINGE WATCHING NAS MULTIPLATAFORMAS. 2017. (Encontro).
    35. VI Encontro Obitel Brasil.PRÁTICAS DE BINGE WATCHING NAS MULTIPLATAFORMAS. 2017. (Encontro).
    36. VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte.ESTRATÉGIAS TRANSMÍDIA NO ATIVISMO INDÍGENA O caso dos Tembé-Tenetehara. 2017. (Outra).
    37. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Letramento Transmídia. 2017. (Congresso).
    38. Compós 2016 - 25 Encontro Anual da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Video sob Demanda: uma nova plataforma televisiva. 2016. (Encontro).
    39. II Jornada Internacional Geminis. Grupo de Estudos sobre midias interativas em Imagem e Som. 2016. (Congresso).
    40. II Jornada Internacional Geminis. Perspectivas dos estudos de dramaturgia da televisão. 2016. (Congresso).
    41. II Jornada Internacional Geminis. A televisão aberta em Crise?. 2016. (Congresso).
    42. II Jornada Internacional Geminis. Marco regulatório dos serviços de video sob demanda no Brasil. 2016. (Congresso).
    43. Red Ibero Americana de narrativas Audiovisuales. Mesa 02 B (30/03, 14h, sala 71). 2016. (Congresso).
    44. Revisão Critica da Transmídia.Arranjos produtivos locais como espaço de experimentação transmídia. 2016. (Seminário).
    45. Semana da Consciência Negra.Afetos da Cidade. 2016. (Outra).
    46. Telas Fórum. 2016. (Seminário).
    47. VI Fórum da Internet no Brasil.Direitos Autorais no ambiente dos Serviços de Video sob Demanda. 2016. (Outra).
    48. XII Congresso do Forcine. Dramaturgia da ficção seriada para multiplataformas. 2016. (Congresso).
    49. XI SEMINÁRIO iNTERNACIONAL OBITEL. 2016. (Seminário).
    50. XXXIX Congresso Intercom São Paulo - SP. Ativismo nas Plataformas de Vídeo On Demand. 2016. (Congresso).
    51. Compós 2015.Vida (Trans) Midiática. 2015. (Encontro).
    52. I Fórum Séries e Webséries BR.Lei da TV Paga e o panorama do mercado audiovisual brasileiro (coordenador). 2015. (Outra).
    53. I Fórum Séries e Webséries BR.Laboratório de webséries - lenda urbana, historia do conver o e Cine S/A (coordenador). 2015. (Outra).
    54. I Fórum Séries e Webséries BR.Produção Audiovisual seriada - criação e criatividade (coordenador). 2015. (Outra).
    55. Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais.GT de apresentações da modalidade Paper. 2015. (Simpósio).
    56. Telas Fórum. 2015. (Congresso).
    57. V Encontro Obitel Brasil.Redes discursivas de fãs da série Sessão de Terapia. 2015. (Encontro).
    58. V Encontro Obitel Brasil.Redes discursivas de fãs da série Sessão de Terapia. 2015. (Encontro).
    59. CineUFSCar apresenta: The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz.Cultura participativa x cultura coorporativa. 2014. (Outra).
    60. COMPÓS 2014. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA. 2014. (Congresso).
    61. III Fórum Transmídia.Games, 2nd Screeen, TV Digital e Mobile. 2014. (Outra).
    62. III Jornada Nacional Tecnologia, Novas Mídias e o Ensino em suas rede discursiva.Comunidades de fãs como redes de aprendizagem participativa. 2014. (Simpósio).
    63. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). Serialidade e Narrativa Transmídia. 2014. (Congresso).
    64. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). Produção de Fãs e Cultura Participativa. 2014. (Congresso).
    65. Obitel 2014.Obitel 2014. 2014. (Seminário).
    66. Semana Rodolpho Telarolli.¨Cultura e Economia Criativa: impactos do vale cultura¨. 2014. (Encontro).
    67. XII Congreso de la Associción Latinoamericana de Investigador4s de la Comunicación. Estratégias conemporaneas do storytelling para múltiplas plataformas. 2014. (Congresso).
    68. (CON)VIVER COM ARTE(MANHAS).A LInguagem do Cinema. 2013. (Encontro).
    69. quot;Atuação realista para teatro e cinemaquot;.quot;Atuação realista para teatro e cinemaquot;. 2013. (Outra).
    70. 21o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP.As estratégias econômicas e estéticas dos blockbusters high concept baseados em histórias em quadrinhos de super-heróis. 2013. (Simpósio).
    71. XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2013.Imersão em Realidades Ficcionais. 2013. (Encontro).
    72. Forcine - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. 2013. (Encontro).
    73. IV Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva.Ficção seriada brasileirra na TV Paga em 2012. 2013. (Encontro).
    74. Rede de Debates GEMInIS – Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano.Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano. 2013. (Outra).
    75. SOCINE 2013.Serialidade e a ficção seriada brasileira pra TV a cabo (2012/2013). 2013. (Encontro).
    76. CICLO DE FILMES COMENTADOS: CINEMA E GASTRONOMIA.Ética e Estética no filme Festa de Familia. 2012. (Encontro).
    77. Design da Narrativa de Games.Reder de Debates Geminis. 2012. (Encontro).
    78. EPTV na Escola.Redes Sociais: Caminho para um Mundo Novo?. 2012. (Encontro).
    79. II Fórum Transmídia Experience.Transmídia Precisa de Manual do Usuário? Games, ARGs?. 2012. (Outra).
    80. II Simpósio dos cursos de Comunicação: linguagens midiáticas e Letras: Novas tecnologias e linguagens midiáticas..Novas tecnologias e linguagens midiáticas: a inovação em pesquisa e no mercado de trabalho. 2012. (Simpósio).
    81. Intercom 2012 - XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Marketing Digital e a Recontextualização dos Storytellings da Marca. 2012. (Congresso).
    82. Novas Mídias e o Ensino Superior - Fóruns Permanentes Ensino Superior ( UNICAMP ).Os estudos sobre a narrativa transmídia: panorama e perspectivas. 2012. (Outra).
    83. Rede de Debates GEMInIS – Ativismo Digital.Ativismo Digital. 2012. (Encontro).
    84. Storytelling e transmídia para marcas: ferramentas para envolver e vender.Narrativa Transmídia. 2012. (Outra).
    85. XV Feira de Profissões da UNESP.Apresentação do Curso de Graduação em Imagem e Som, da UFSCar. 2012. (Outra).
    86. XVI ENCONTRO SOCINE - 2012.Expandindo a experiência transmidiática do cinema: aplicativos e filmes. 2012. (Encontro).
    87. XVI ENCONTRO SOCINE - 2012.Cinema, Midias Digitais. 2012. (Encontro).
    88. 14ª Semana de Comunicação Social (Uninorte) - “Comunicação 360° Graus - Centro Universitário do Norte.Ativismo transmídia, cultura da participação e economia criativa. 2011. (Encontro).
    89. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.GEMInIS - V Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCar. 2011. (Oficina).
    90. Encontro Geminis.“A lógica da colaboração no processo criativo”. 2011. (Encontro).
    91. IV Encontro de Estudos da LInguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Abril Despedaçado: mundo ficcional e conduções de produção do discurso. 2011. (Encontro).
    92. Legislação e mercado audiovisual.Novas Mídias, Economia Digital. 2011. (Outra).
    93. SOCINE SP.Estratégias de mobilização transmídia. 2011. (Encontro).
    94. Socine - XIV Estudos de Cinema e Audiovisual. Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia. 2011. (Congresso).
    95. UFPB - Departamento de Comunicação.Gameficação da Vida. 2011. (Outra).
    96. VI Ciclo de Estudos em Design - Design para Mídias Móveis.Sinergias entre o ativismo transmídia e as mídias locativas. 2011. (Encontro).
    97. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO MIDIAS LOCATIVAS E TRANSMÍDIA DE QUE MEIOS E MENSAGENS ESTAMOS FALANDO.Narrativas Transmídias Geolocalizadas. 2011. (Seminário).
    98. XIX Congresso de Iniciação Científica (CIC). PEIXONAUTA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ANIMAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Congresso).
    99. Acontecimento Discursivo e Documentário.São Carlos / 68. 2010. (Encontro).
    100. EPTV NA ESCOLA.CONECTAR, NAVEGAR, TRANSFORMAR. 2010. (Encontro).
    101. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.Estética cinema na América Latina. 2010. (Outra).
    102. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.Indústria Audiovisual e Economia. 2010. (Outra).
    103. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.O nó da distribuição e expansão das salas. 2010. (Outra).
    104. FORCINE. Realização de Projeto. 2010. (Congresso).
    105. INTERCOM. Franquia Transmídia: O Futuro da Economia Audiovisual nas Mídias Sociais1. 2010. (Congresso).
    106. m-Todos: Tendências e Oportunidades da Mobilidade Digital.Narrativa Transmídia: A Arte de Construir Mundos. 2010. (Encontro).
    107. SOCINE. Narrativa Transmídia: A Arte de Construir Mundos. 2010. (Congresso).
    108. 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TELEVISÃO DIGITAL.TV Digital: Um Meio de Recepção Aperfeiçoado ou Uma Tecnologia Emergente?. 2009. (Simpósio).
    109. Ciclo de Tutorais de Computação - USP / Sâo Carlos.Breaking the Code: Alan Turing e os contos de fadas. 2009. (Outra).
    110. FAM - Festival Audiovisual Mercosul.Cultura da convergência: um novo paradigma do entretenimento audiovisual. 2009. (Encontro).
    111. Feira das Profissões - UNESP - Araraquara.Curso Imagem e Som. 2009. (Outra).
    112. INTERCOM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO. A Indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital. 2009. (Congresso).
    113. Intercom Sudeste. Economia Digital. 2009. (Congresso).
    114. IV Ciclo de filmes: Visões de um Brasil COntemporâneo.A sociedade brasileira atual nas obras audiovisuais nacionais. 2009. (Encontro).
    115. SOCINE.Arte e Comunicação Interativa. 2009. (Encontro).
    116. 2o. Salão Regional de Turismo de São Carlos.Memória, Identidade e Imagem - do Sertão Paulista ao ser paulista. 2008. (Encontro).
    117. A Vinda da Familia Real para o Brasil.A Vinda da Familia Real para o Brasil - Cinema. 2008. (Encontro).
    118. Ciclos Tutoriais de Computação.Análise do filme quot;Rapsódia em Agostoquot;. 2008. (Outra).
    119. FAM.Produções nacionais e internacionalização dos mercados audiovisuais. 2008. (Seminário).
    120. Feira de Profissões - UNESP /Araraquara.Curso de Graduação em Imagem e SOm. 2008. (Encontro).
    121. II Semana de Cinema - Universidade Federal de Santa Catarina.O CInema e as Novas Mídias. 2008. (Outra).
    122. SOCINE.Situação atual dos estudos de videogames. 2008. (Encontro).
    123. XI Socine.Documentário Interativo. 2007. (Encontro).
    124. X Encontro Socine.Coordenação da mesa Cinema e Tecnologia. 2006. (Encontro).
    125. Encontro das Entidades de Cinema de São Paulo.Encontro das Entidades de Cinema de São Paulo. 2003. (Encontro).
    126. Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. 1o Congresso FORCINE. 2003. (Congresso).
    127. V Congresso Brasileiro de Cinema. V Congresso Brasileiro de Cinema. 2003. (Congresso).
    128. IV Congresso Brasileiro de Cinema. -#09;IV Congresso Brasileiro de Cinema. 2001. (Congresso).
    129. -#09; III Congresso Brasileiro de Cinema. III Congresso Brasileiro de Cinema. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (73)
    1. MASSAROLO, J. C.; SILVA, E. P. ; Katia Maciel. Desafios da Pós-Graduação Profissional em Comunicação: academia, mercado e sociedade. 2020. Outro
    2. MASSAROLO, J. C.; SARAIVA, L. ; Mauricio Hirata. Audiovisual em mutação: modelos de negócios emergentes. 2020. Outro
    3. MASSAROLO, J. C.. Cineclube ADUFSCar. 2019. (Outro).. . 0.
    4. MASSAROLO, J. C.. O misterioso mundo da legendagem. 2019. (Outro).. . 0.
    5. MASSAROLO, J. C.. Ensaio Sobre o Fracasso. 2019. (Outro).. . 0.
    6. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. III Semana Internacional GEMInIS. 2018. Congresso
    7. MESQUITA, DARIO; MASSAROLO, J. C.. Rede de Deabates GEMInIS. 2018. 2018. Outro
    8. MASSAROLO, J. C.; ISHIDA, G. ; Lucy Oliveira ; Soraia Lima. Rede de Deabates GEMInIS. 2017. Outro
    9. MASSAROLO, JOÃO; Mônica Pinheiro. Fórum Comunicação - Tendências em Telejornalismo. 2017. Outro
    10. MASSAROLO, JOÃO; Tarcísio Torres ; Gladis Maria de Barcellos almeida ; PADOVANI, G.. quot;Ativismo em Redequot;. 2017. Outro
    11. MASSAROLO, JOÃO; ISHIDA, G. ; Soraia Lima ; Lucy Oliveira. Todas as redes desaguam no oceano de dados: métricas e mineraçãoquot;. 2017. Outro
    12. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Lançamento: Revista GEMInIS - v. 8, n. 3 Livro Obitel Brasil. 2017. Outro
    13. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Lançamento: Revista GEMInIS - v. 8, n. 1. 2017. Outro
    14. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. Rede de Deabates GEMInIS. 2017. 2017. Outro
    15. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; MURTA, Cíntia ; CAMARA, N. S.. II Jornada Internacional Geminis. 2016. Congresso
    16. MASSAROLO, J. C.; Sérgio Nesteriuk Gallo ; SANTAELLA, L.. Seminário Revisão Crítica da Transmídia. 2016. Outro
    17. MASSAROLO, JOÃO; Ricardo Spada. Conversa sobre modelos de negócios para o audiovisual: como ser um cineasta no século XXI?. 2016. Outro
    18. MASSAROLO, JOÃO; Wagner Silva Montes. Panorama do vídeo sob demanda no Brasil: modelos comerciais e novas iniciativas. 2016. Outro
    19. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Lançamento: Revista GEMInIS - Dossiê quot;Fãs, ativismo e redes: mídia livre do que?quot;. 2016. Outro
    20. MESQUITA, DARIO; MASSAROLO, J. C.. Rede de Deabates GEMInIS. 2016. 2016. Outro
    21. MASSAROLO, J. C.; Naia Sadi ; Dario MESQUITA. “Formas de vida do feminino no seriado Game of Thrones”. 2015. Congresso
    22. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA ; Ana Lúcia Medeiros. Lançamento do livro “Noticiador-Noticiado: perfis de jornalista numa sociedade em midiatização”. 2015. Outro
    23. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA ; PADOVANI, G.. Lançamento: Revista GEMInIS – Dossiê “Cinema e Tecnologia” Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas. 2015. Outro
    24. MASSAROLO, JOÃO; Roger Tavares. “Design e a Arte dos Games”. 2015. Outro
    25. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Lançamento do Livro OBITEL BRASIL “Por uma teoria de fãs de ficção televisiva brasileira”. 2015. Outro
    26. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; ARAB, A. ; MURTA, Cíntia ; TROMBETA, Gabriela ; CAETANO, L.. Fórum Séries e Webséries Brasileiras - FSTV. 2015. 2015. Outro
    27. MESQUITA, DARIO; MASSAROLO, J. C.. Rede de Deabates GEMInIS. 2015. 2015. Outro
    28. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). 2014. Congresso
    29. MASSAROLO, JOÃO; Jaqueline Vargas. Roteiro de Séries para TV. 2014. Outro
    30. MASSAROLO, JOÃO; Mauro Alencar. Panorama da Telenovela no Brasil: Desenvolvimento artístico e social. 2014. Outro
    31. MASSAROLO, JOÃO; ISHIDA, G.. Mineração de Dados nas Redes Sociais. 2014. Outro
    32. MASSAROLO, JOÃO; PIACENTINI, N.. Eugênio Kusnet: do ator ao professor. 2014. Outro
    33. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Lançamentos: Revista GEMnIS I Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2014). 2014. Outro
    34. MASSAROLO, JOÃO; Rosana Mauro. Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova quot;classe Cquot;. 2014. Outro
    35. MASSAROLO, JOÃO; Gabriela Borges ; MESQUITA, DARIO. Lançamento: Revista GEMInIS Lumina – Dossiê: Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário. 2014. Outro
    36. MESQUITA, DARIO; MASSAROLO, J. C.. Rede de Deabates GEMInIS. 2014. 2014. Outro
    37. MASSAROLO, J. C.; Arthur Autran ; Samuel Paiva ; Alessandro Gamo. Jornada Roberto Farias. 2013. Outro
    38. MASSAROLO, J. C.; PIACENTINI, N. ; Dario MESQUITA. O método Eugênio Kusnet baseado em Constantin Stanislavski. 2013. Outro
    39. MASSAROLO, J. C.; PIACENTINI, N. ; Dario MESQUITA. quot;Atuação realista para teatro e cinemaquot;. 2013. Outro
    40. MASSAROLO, J. C.; Alfredo Suppia ; Dario MESQUITA ; Paula Gomes ; Andre Emilio Sanches. Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano. 2013. Outro
    41. MASSAROLO, JOÃO; Ana Catarina Pereira ; Tito Cardoso e Cunha. Geração Invisível – os novos cineastas portugueses. 2013. Outro
    42. MASSAROLO, JOÃO; Pedro Varoni ; Eduardo Conegundes ; Vanice Sargentini. Vozes da MPB: trajetória da música popular brasileira. 2013. Outro
    43. MASSAROLO, JOÃO; Dario MESQUITA. Revista GEMInIS – ano 4 n.1 (ISSN: 2179-1465 – Qualis: B2). 2013. Outro
    44. MASSAROLO, JOÃO; Martin Eikmeier ; Sérgio de Carvalho ; PIACENTINI, N. ; Adriana Mendonça ; Carlos Escher ; Helena Albergaria, ; Renan Rovida ; Ricardo Monastero ; Rogério Bandeira. O Patrão Cordial – exposição de processo com a Companhia do Latão. 2013. Outro
    45. MASSAROLO, JOÃO; Silvia Gandolfi. Direção de Arte e Cenografia. 2013. Outro
    46. Ruth S. Contreras Espinosa, ; MASSAROLO, J. C.. Encontro Internacional (14/06) – Videogame para Educação com Profa. Ruth Contreras (Uvic). 2012. Outro
    47. MASSAROLO, J. C.; Francisco Trento ; Dario MESQUITA ; Glauco TOLEDO. VII Ciclo de Estudos em Design da UNIARA. 2012. Outro
    48. MASSAROLO, J. C.; LOPES, M. I. V. ; Maira V. Gregolin. Palestra: Telenovela Brasileira: um gênero nacional e internacional. 2012. Outro
    49. MASSAROLO, J. C.; Adeline Gil. A lógica da colaboração no processo criativo. 2011. Outro
    50. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA ; Maira V. Gregolin. Revista Geminis. 2011. Outro
    51. MASSAROLO, JOÃO; Maira Gregolin ; Hermes Renato Hildebrand ; Hector Navarro Güere ; SANTAELLA, L. ; Carlos Scolari. Seminário Internacional m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2010. Outro
    52. MASSAROLO, JOÃO; Guilherme Verzoni. Como me tornei um Ficcionista Transmídia. 2010. Outro
    53. MASSAROLO, JOÃO; André Sirangelo,. Roteiro para ARG e Novas Mídias. 2010. Outro
    54. MASSAROLO, JOÃO; Hector Navarro Güere. Comunicação Digital e Interatividade: Panorama Atual. 2010. Outro
    55. MASSAROLO, JOÃO; Denis Russo Burgierman. Zona Incerta: O Alternate Reality Game mais ambicioso do Brasil. 2010. Outro
    56. MASSAROLO, JOÃO; Marcus Vinicius Tavares de Alvarenga. Estudos de Marketing e Narrativas Transmídia. 2010. Outro
    57. MASSAROLO, JOÃO; Jonatas Kerr. Quest como estrutura narrativa nos videogames contemporâneos. 2010. Outro
    58. MASSAROLO, JOÃO; Andre Emilio Sanches. O Transmídia como agente transformador da narrativa de ficção espacial norte-americana: O caso de Battlestar Galactica. 2010. Outro
    59. MASSAROLO, JOÃO; Gilberto Pereira. O design nas vinhetas de abertura de seriados: Do visual à desmaterialização. 2010. Outro
    60. MASSAROLO, JOÃO; Gilberto Pereira. O design nas vinhetas de abertura de seriados: Do visual à desmaterialização. 2010. Outro
    61. MASSAROLO, JOÃO; Leonardo Andrade. A Criação de Mundos no RPG. 2010. Outro
    62. MASSAROLO, J. C.; PELEGRINETTI, Mauricio Baffi. Efeitos Visuais para Cine Independente. 2009. Outro
    63. josette monzani ; José Carlos Aronchi de Souza ; MASSAROLO, J. C.. Formatos Interativos para Televisão Digital. 2009. Outro
    64. MASSAROLO, JOÃO; Marcus Vinicius Tavares de Alvarenga. Economia Digital. 2009. Outro
    65. MASSAROLO, JOÃO; Leonardo Andrade. Métodos de Codificação de Vídeos Estereoscópicos Digitais. 2009. Outro
    66. MASSAROLO, JOÃO; Deisy Fernanda FEITOSA. A Interoperabilidade da TVDI na Sociedade de Colaboração. 2009. Outro
    67. MASSAROLO, JOÃO; Vicente Gosciola. Narrativas complexas do Cinema para a TV digital interativa. 2009. Outro
    68. Gonzalo Frasca ; MASSAROLO, J. C.. Videojogos e Comunicação. 2008. Outro
    69. MASSAROLO, JOÃO; Gonzalo Frasca. TEORIAS CONTEMPORA#770;NEAS DOS ESTUDOS DE VIDEOJOGOS. 2008. Outro
    70. MASSAROLO, J. C.. SESSAO MALDITA. 1996. (Outro).. . 0.
    71. MASSAROLO, J. C.. SESSAO MALDITA: CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO. 1995. (Outro).. . 0.
    72. MASSAROLO, J. C.. II SEMANA DE ARTE E TECNOLOGIA. 1993. (Outro).. . 0.
    73. MASSAROLO, J. C.. I SEMANA DE ARTE E TECNOLOGIA. 1992. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • João Carlos Massarolo ⇔ Dario de Souza Mesquita Junior (36.0)
      1. MASSAROLO, JOÃO ; MESQUITA, DARIO. CENTROS TRANSMÃ?DIA E STARTUP AUDIOVISUAL. REVISTA OBSERVATÓRIO. v. 3, p. 181-206, issn: 2447-4266, 2017.
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      2. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Design do mundo ficcional da série Game Of Thrones. Lumina (UFJF. Online). v. 10, p. 01-21, issn: 1981-4070, 2016.
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      21. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA, DARIO. SPCine Play - uma análise de plataforma para os arranjos produtivos locais. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
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      36. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA, DARIO. Revista GEMInIS Edição Especial - JIG 2014. 2014. Revista GEMInIS Edição Especial - JIG 2014
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Data de processamento: 12/10/2020 19:01:21