Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Ambientais (DCAm)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 25

2019

1.   Daniela Baptista. Políticas Públicas e Educação Ambiental para a Água no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
2.   Guilherme Aparecido. Impacts of vinasse on zooplankton communities using mesocosms. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Análise Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Victor Satoru Saito.
3.   Josiane Massimino. A Educação Ambiental na educação infantil e a formação de professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
4.   Júlia Inforzato Guermandi. O planejamento participativo em um processo educativo permacultural no Sítio Boa Vista (Pirajui/SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Rodolfo Antônio de Figueiredo.
5.   Paola Leal Nosella. Educação Ambiental em Escolas: sequência de aprendizagem com abelhas nativas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
6.   Ulisses Alexandre Silveira. Arte e Natureza: o afluir do Teatro como instrumento de comunicação em Educação Ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.

2017

1.   Ana Carolina Rocha. Como o uso da terra na paisagem influência a polinização no sub-bosque de florestas tropicais?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luciano Elsinor Lopes.

2013

1.   Daniela B. de Lorenzo. Educação ambental comunitária: o caso da construção de hortas orgânicas com pessoas adultas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2013.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.
2.   Isabel Georgina Patronis Dominguez. Diálogos Intergeracionais sobre Sustentabilidade (e outros diálogos). (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2013.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.
3.   Karina Ferreira Hisatugo. Zoneamento Ecológico-Econômico como Ferramenta de Gestão da Biodiversidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental - Especialização Latu-sensu) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Jose Salatiel Rodrigues Pires.
4.   Michelle Zattoni. Diálogos Intergeracionais sobre Sustentabilidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2013.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.
5.   Pavel Dodonov. Sensibilização de universitárias/os para a conservação do Cerrado por meio de uma trilha interpretativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2013.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.

2011

1.   Analucia Cerri Arruda. A gestão pública do meio ambiente no âmbito de instituições públicas federais: um estudo de caso na UFSCar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Rodolfo Antônio de Figueiredo.
2.   Vânia Maria de Oliveira. A gestão do Programa de Ações Afirmativas voltada ao ingresso e à permanência de estudantes indígenas na UFSCar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Rodolfo Antônio de Figueiredo.

2010

1.   Andreza Toledo Romualdo. Educação e gestão ambiental: Interfaces e inter-relações na hotelaria. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
2.   Carolina Motta Borgonove. A coleta seletiva e suas implicações na conscientização e sensibilização ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
3.   Eduardo Casella Ribas dos Santos. SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DA CIDADE DE SÃO CARLOS/SP EM RELAÇÃO À PRÁTICA DA COMPOSTAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
4.   Joviniano Pereira da Silva Netto. Percepção e Interpretação Ambientais na Natureza: a importância e a necessidade de das instalações ecoturísticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
5.   Manuela Salve Roquejani. Percepção de riscos ambientais da ampliação do aeroporto de VIracopos - Campinas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.
6.   Ulisses Deponte Dovigo. Educação Ambiental: formação de um coletivo educador com professores e funcionários de uma escola particular de ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de ações sócio-ambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, . 2010.
Orientador: Frederico Yuri Hanai.

2007

1.   Ariane Di Tullio. Desvelando concepções de estudantes do Ensino Fundamental a respeito de meio ambiente através das suas percepções de problemas e potenciais ambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2007.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.
2.   Mayla Willick Valenti. Sistematização participativa de experiências do projeto ?Visitas orientadas à Trilha da Natureza? - UFSCar (São Carlos, S.P.). (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2007.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.
3.   Valeria Ghisloti Iared. Hortas Orgânicas Comunitárias e Pedagógicas na Rede Municipal de São Carlos (SP): um estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2007.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.

2006

1.   Ana Carolina Abrão Neri. Percepção Ambiental de Estudantes da Microbacia do Córrego da Água Quente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada - EESC/USP, . 2006.
Orientador: Haydée Torres de Oliveira.

2002

1.   Guilherme Duarte Martins. Caracterização do resíduo sólido da comunidade da Praia do Sono (Reserva Ecológica da Juatinga), como subsídio para o manejo do mesmo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Jose Salatiel Rodrigues Pires.


Data de processamento: 12/10/2020 20:31:41