Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Ambientais (DCAm)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rodolfo Antonio de Figueiredo

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994, 1997). Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DCAm/CCBS) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar). Atua na área de Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0854609216769461 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Ciências Ambientais - DCAm. Rodovia Washington Luís, km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518907 Fax: (16) 33612081 URL da Homepage: http://www.ppgcam.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2019-Atual. Educacao ambiental: politicas publicas, meio rural e conservacao ambiental
      Descrição: Projeto que agrega pesquisas realizadas no campo da educação ambiental, abordando os aspectos educativos presentes em diferentes contextos e recortes temáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz - Integrante / Amanda Maltez Fialho - Integrante / Maisa Jampauli Bernardes - Integrante / Milena Ricco dos Santos - Integrante / Milena Sciascioi Ghidini - Integrante / Denici Laura Carvalho - Integrante.
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    2. 2018-Atual. Concepcoes, praticas e conexao de professores e estudantes com a natureza em escolas rurais no Norte de Mato Grosso e a resiliencia da agricultura familiar na Amazonia
      Descrição: A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo investigar as concepções e as ações educativas ambientais de professores e a conexão com a natureza de seus estudantes, a fim de melhor compreender o processo educativo advindo das abordagens pedagógicas feitas em quatro escolas rurais existentes no norte do estado de Mato Grosso, um território conhecido por Portal da Amazônia. A metodologia de pesquisa será qualitativa, utilizando técnicas de observação participante e de entrevista para a coleta de dados, assim como análises fenomenológica e textual discursiva. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das concepções e das ações ambientais executadas nas escolas rurais, o que poderá refletir no fortalecimento da resiliência dos sistemas socioecológicos rurais da região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Clara Machado dos Santos - Integrante / Maria Paula Pires de Oliveira - Integrante / Vivika Makela - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    3. 2016-2018. Educacao ambiental, agroecologia e extensao rural
      Descrição: Projeto de pesquisa guarda-chuva que abriga as orientações realizadas pelo coordenador nos cursos de graduação e de pós-graduação em que atua após seu ingresso no Departamento de Ciências Ambientais (DCAm/CCBS/UFSCar campus São Carlos) em agosto de 2016.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Ana Elisa Teixeira - Integrante / Ícaro da Silva - Integrante / Lucas Sueishi Morales - Integrante / Isabela Tambarussi Bozzo - Integrante / Lucas Aparecido Ribeiro Antunes - Integrante / Amanda Cerqueira - Integrante / Adriel Barbosa Bentos - Integrante / Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz - Integrante / Victor Marques Grilli - Integrante / Amanda Maltez Fialho - Integrante / Maria Paula Pires de Oliveira - Integrante / Larissa Chiapina de Oliveira - Integrante / Larissa Pedrolongo da Silva - Integrante / Vinicius Maragno - Integrante / Ariane Maria Silva - Integrante / Caio Lima Reis Souza - Integrante / Júlia Inforzato Guermandi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 21 / Número de orientações: 15
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    4. 2016-Atual. Pesquisa-acao para a avaliacao e fortalecimento da resiliencia da agricultura familiar na Amazonia (MT)
      Descrição: Este projeto de pesquisa baseia-se em uma visão sistêmica sobre a agricultura familiar, considerando toda a sua complexidade. Está estruturado na necessidade de reinvenção das estratégias de resiliência da agricultura familiar e nos desafios teóricos e práticos associados a esta idéia, envolvendo a articulação de pesquisa interdisciplinar com ações de formação e extensão, com ênfase em: (i) formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; (ii) interações sociais, cultura e modos de vida; (iii) governança, gestão e instituições; (iv) relações econômicas e de mercado. Inclui as relações com atores e processos - em diferentes escalas- que provocam mudanças sociais e ambientais, com vistas a um diagnóstico de como essas interações moldam o comportamento individual e as estruturas sociais, e de como afetam a paisagem e o território. O projeto abrange 10 municípios, nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso (circunscritas à Amazônia Legal), que perfazem duas paisagens muito distintas em termos de cobertura vegetal e uso do solo. A região Norte (instituída pelo Governo Federal como Território da Cidadania Portal da Amazônia) caracteriza-se por intensa degradação e fragmentação florestal advindas de processos históricos de ocupação do solo. Já no Noroeste a matriz ainda é predominantemente florestal, com vegetação bem conservada, o que consubstancia modelos e sistemas de produção (e escolha de espécies) bastante distintos nas duas paisagens. Pensar a resiliência da agricultura familiar nessas duas regiões envolve o imenso desafio de caracterizá-las, estudá-las, e de propor estratégias de fortalecimento deste segmento em suas áreas de abrangência. Com foco na resiliência da agricultura familiar na Amazônia matogrossense, este projeto têm ênfase interdisciplinar e abrange seis linhas de pesquisa principais, relacionadas aos modos de vida nesses territórios e a distintos sistemas de produção: (i) Modos de Vida e Resiliência; (ii) Organização e bem-estar social, aprendizagens e história da agricultura familiar; (iii) Soberania alimentar; (iv) Pecuária de leite; (v) Sistemas agroflorestais e (vi) Manejo Florestal; em seis escalas: parcela, unidade de produção (propriedade rural), comunidade, município, território e Amazônia mato-grossense. O arranjo institucional para a pesquisa envolve duas organizações não governamentais (Instituto Ouro Verde e Instituto Centro de Vida), com articulação direta com grupos de agricultores, e cinco universidades (Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT, Universidade da Flórida - UF, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade de São Paulo - USP; e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). O projeto estabelece mecanismos específicos para a interação entre os atores envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Integrante / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Integrante / Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Vinícius Teixeira Arantes - Integrante / Robert Buschbacher - Integrante / Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / João Paulo Cândia Veiga - Integrante / Cícero Rogério Henrique Laluce - Integrante / Fausto Makishi - Integrante / Marla Leci Wheis - Integrante / Flávio Bertim Gandara - Integrante / Andrezza Alves Spexoto Olival - Integrante / Suzanne Gabrielle Amélie Scaglia - Integrante / Solene Cristine Marire Tricaud - Integrante / Wendy-Lin Bartels - Integrante / Adriel Barbosa Bentos - Integrante. Financiador(es): Instituto Ouro Verde - Auxílio financeiro / Instituto Centro de Vida - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    5. 2012-2013. Implantacao de trilha interpretativa guiada e confeccao de material didatico como subsidio para educacao ambiental (Araras, SP)
      Descrição: A região de Araras, SP encontra-se inserida em um pólo produtor agrícola. Dada a importância da agricultura na região de Araras e seus possíveis impactos ambientais sobre a vegetação remanescente, surge uma valiosa ferramenta como aliada a conservação da biodiversidade: as trilhas interpretativas. O presente trabalho trata da implantação de uma trilha interpretativa voltada para educação ambiental no município de Araras, SP. A partir do levantamento de campo buscar-se-á identificar os melhores acessos à áreas de potencial interesse. As informações sobre a diversidade de ambientes naturais e construídos em Araras serão organizadas e, então, escolhidos os sítios ecológicos e um roteiro para sua visitação, o que constituirá na trilha interpretativa. O método a ser utilizado para a criação da trilha é o de Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos, que facilita a seleção dos pontos com o mesmo tema na trilha interpretiva, além de tornar a escolha menos subjetiva com o uso de indicadores que refletem a atratividade do sítio. Na elaboração do roteiro serão destacados pontos interpretativos ao longo do percurso, onde a atenção deverá ser voltada para a reflexão e discussão de tópicos relevantes. A implantação de trilhas interpretativas visa contribuir para a recuperação e conservação da biodiversidade, bem como conscientizar a população local sobre a importância de se preservar a biodiversidade regional, em uma paisagem extremamente antropizada como é a encontrada na região de Araras, SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Steve de Oliveira Costa - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    6. 2012-2013. Bridging agroecological approaches in Brazil and Denmark
      Descrição: Projeto com participação de pesquisadores brasileiros e dinamarqueses com o objetivo de melhor compreender as questões específicas da agroecologia no Brasil e na Dinamarca, assim como conhecer o estado da arte deste campo nos dois países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Integrante / Luiz Antonio Cabello Norder - Integrante / Marcelo Nivert Schlindwein - Integrante / Fernando Silveira Franco - Integrante / Torsten Rødel Berg - Coordenador / Tommy Dalgaard - Integrante / Egon Noe - Integrante / Gustavo Fonseca de Almeida - Integrante / John Erik Hermansen - Integrante / Chris Kjeldsen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Danish Agency for Science, Technology and Innovation - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    7. 2011-2012. Levantamento das culturas dependentes e beneficiadas por polinizacao no Assentamento Horto Florestal Loreto (Area IV) em Araras (SP)
      Descrição: Dada a inexistência de informações das plantas dependentes e beneficiadas por polinização que são cultivadas nos assentamentos rurais de Araras, e sendo que este benefício aumentaria a produção de alimentos destes pequenos agricultores familiares, o presente projeto de pesquisa objetiva fazer o diagnóstico desta realidade a fim de possibilitar que se forme uma melhor compreensão do papel da polinização das plantas cultivadas neste assentamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Marcos Henrique Muriano Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    8. 2010-2012. Experiencias educativas ambientais em meio rural : sistematizacao e construcao de questoes de pesquisa a partir de acoes desenvolvidas em escolas rurais de Araras (SP) (FAPESP - Fomento a Projeto de Pesquisa Regular)
      Descrição: Processo FAPESP n. 2010/00620-0.#10;A educação ambiental é uma prática pedagógica que tem sua ação voltada para as relações estabelecidas entre indivíduos, sociedade e natureza. A pesquisa nesta área, portanto, pode estar enfocando a ação propriamente dita ou o processo educativo em si. O projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo geral investigar as ações educativas ambientais desenvolvidas nas seis escolas rurais existentes no município de Araras (SP), sistematizando-as e analisando seus referenciais teóricos e políticos, a fim de compreender as opções pedagógicas feitas pelas professoras em tais ações, assim como seus impactos nas comunidades rurais. A escola rural é um importante espaço de construção de conhecimentos, vivências e práticas para as crianças provenientes de bairros rurais e as ações empreendidas neste espaço se refletem nas suas famílias e comunidades. A construção de questões de pesquisa a partir da prática educativa justifica-se pela possibilidade de trazer reflexões sobre a relevância social da pesquisa e da ação ambiental educativa, além de possibilitar a construção participativa do conhecimento através da valorização do que já foi realizado. A metodologia utilizada será qualitativa e nas diferentes fases da pesquisa serão utilizadas as técnicas do diagnóstico socioambiental participativo, da percepção ambiental, da sistematização de experiências e da análise de significados através da fenomenologia hermenêutica. O resultado esperado com a utilização destes procedimentos é a geração de uma compreensão mais aprofundada das ações ambientais executadas nas escolas rurais e de suas motivações, o que após criticamente analisado permitirá a proposição de novas questões de pesquisa na área de educação ambiental popular rural para a região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Geisy Graziela Magri - Integrante / Gilmar S. Souza Junior - Integrante / Jéssica F. Araújo - Integrante / Hugo F. Romania - Integrante / Danitielle Cineli Simonato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    9. 2010-2011. Reproducao, predacao de frutos e germinacao de sementes de crotalaria (Crotalaria juncea L., Fabaceae) em area de cultivo agroecologico em Araras (SP) (Edital PIBIC/CNPq/UFSCar Selecao 2010 2011)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende analisar o processo de reprodução, de predação de frutos e sementes e a velocidade e taxa de germinação de sementes não predadas da crotalária, uma importante espécie vegetal utilizada como adubo verde na agroecologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Maressa de Oliveira Henrique - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    10. 2010-2011. Polinizacao natural da cultura de pimentas (Capsicum spp.) regiao de Araras (SP) (PUICT UFSCar n. 114/2010)
      Descrição: Processo n. 114/2010.#10;A polinização natural ocorre sem a concorrência do ser humano, através de um serviço do ecossistema na forma de animais polinizadores. As pimentas, como todas as solanáceas cultivadas, são autógamas e, portanto, produzem frutos independentemente da presença de agentes polinizadores. O presente estudo tem por hipótese que a polinização natural, apesar de não ser essencial, pode influenciar no número e na qualidade dos frutos produzidos pela pimenta. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo estudar aspectos da polinização de três cultivares de pimenta: chapéu-de-frade (Capsicum baccatum), dedo-de-moça (C. baccatum) e malagueta (C. frutescens).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Fernando Cesar Sala - Integrante / Jemmy Lee Elis Augusto de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar - Outra. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    11. 2010-2010. O cerrado de Mato Grosso do Sul: subsidios para a conservacao ambiental e a geracao de renda de comunidades indigenas (Edital ProGrad UFSCar Bolsa de Assistencia a Estudantes e Incentivo a Pesquisa No 01/2009)
      Descrição: Projeto que tem por objetivos ralizar um levantamento de informações sobre o cerrado de Mato Grosso do Sul, indicando possibilidades de utilização de plantas silvestres na alimentação e geração de renda; verificar a distribuição original do cerrado no estado de Mato Grosso do Sul e sua distribuição atual; #09;Identificar as principais causas de pressão e destruição do cerrado; levantar as espécies vegetais silvestres que possam fornecer alimentos e materiais úteis; e propor um material educativo que possa ser utilizado pelas comunidades indígenas no estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Ariovaldo Massi - Integrante / Júlio Cesar de Moraes - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    12. 2009-2016. Educacao ambiental em meio rural
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo a geração de conhecimentos sobre os processos educativos formais e informais que ocorrem em meio rural, em relação dialógica e participativa com agricultoras/es familiares, assentadas/os rurais e professoras/es e estudantes de escolas rurais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Paola Maia Lo Sardo - Integrante / Caroline Izabel Ribeiro Sakuno - Integrante / Andrea Lage de Oliveira - Integrante / Ariovaldo Massi - Integrante / Cinara Del'Arco Sanches - Integrante / Geisy Graziela Magri - Integrante / Michelle Zattoni - Integrante / Marisa Pastre Michetti - Integrante / Marilia Morelli - Integrante / Isadora de Camargo Ribeiro - Integrante / Amanda Roberta Corrado - Integrante / Thais Borges de Oliveira - Integrante / Gilmar S. Souza Junior - Integrante / Jéssica F. Araújo - Integrante / Hugo F. Romania - Integrante / Danitielle Cineli Simonato - Integrante / Vânia Maria de Oliveira - Integrante / Analucia Cerri Arruda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar - Bolsa / Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 45 / Número de orientações: 14
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.
    13. 2009-2016. Polinizacao e dispersao de plantas silvestres e cultivadas
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo a geração de conhecimentos sobre aspectos reprodutivos de espécies vegetais cultivadas (polinização e produção de frutos e sementes), em relação dialógica e participativa com agricultoras/es familiares e assentadas/os rurais, a fim de aumentar de forma sustentável a produção em base agroecológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador / Jemmy Lee Elis Augusto de Oliveira - Integrante / Maressa de Oliveira Henrique - Integrante / Marcos Henrique Muriano Junior - Integrante / Maurilio Eduardo da Silva - Integrante / Mariana de Fátima Machado - Integrante / Ana Elisa Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar - Outra. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 6
      Membro: Rodolfo Antonio de Figueiredo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar. 2020. (Seminário).
    2. 10th World Environmental Education Congress. 2019. (Congresso).
    3. VI Seminário Microbacia Santa Maria do Leme. 2019. (Seminário).
    4. IV Congresso Regional da Agricultura Familiar. 2018. (Congresso).
    5. IV Simpósio de Agroecologia e Desenvolvimento Rural. 2018. (Simpósio).
    6. V Jornada de Gestão e Análise Ambiental. 2018. (Encontro).
    7. V Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Mato-grossense.Educação Ambiental. 2018. (Seminário).
    8. Encontro Resiliência da Agricultura Familiar no Estado do Mato Grosso. 2017. (Encontro).
    9. Fórum do Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. 2017. (Encontro).
    10. I Colóquio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2017. (Encontro).
    11. III Congresso de Ensino de Graduação – ConEGrad. 2017. (Congresso).
    12. IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2017. (Congresso).
    13. VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2017. (Congresso).
    14. VIII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2017. (Encontro).
    15. I Seminário sobre Pesquisa e Extensão para a Resiliência da Agricultura de Base Familiar na Amazônia Matogrossense. 2016. (Seminário).
    16. XL Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2016. (Encontro).
    17. XXXVII Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras. 2015. (Encontro).
    18. 44o Fórum de Pró-Reitores de Extensão Região Sudeste. 2014. (Encontro).
    19. I Simpósio Brasileiro de Polinização. 2014. (Simpósio).
    20. 42º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – Regional Sudeste. 2013. (Encontro).
    21. Workshop Bridging Agroecological Approaches in Brazil and Denmark.Environmental and agroecological education of teachers and students in schools of rural areas. 2013. (Outra).
    22. XXXIII Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. 2013. (Encontro).
    23. II Congresso Paulista de Extensão. 2012. (Congresso).
    24. I Seminário Interno de Pesquisa e Exetnsão em Agroecologia. 2012. (Seminário).
    25. Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar. 2012. (Seminário).
    26. Seminário Paulista de Extensão Rural. 2012. (Seminário).
    27. V Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais. 2012. (Seminário).
    28. XXVIII Annual Conference of the Association for International Agricultural and Extension Education. 2012. (Congresso).
    29. I Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Congresso).
    30. II Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras. 2011. (Encontro).
    31. III Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade. 2011. (Seminário).
    32. I Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2011. (Seminário).
    33. I Seminário sobre Agrotóxicos: Impactos, Perspectivas e Desafios. 2011. (Seminário).
    34. I Simpósio de Agroecologia e Desenvolvimento Rural. 2011. (Simpósio).
    35. Seminário Brasil-Espanha de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Educação Ambiental: Desafios Metodológicos para a Transição Agroecológica e Perspectivas Educativas. 2011. (Seminário).
    36. VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
    37. VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2011. (Congresso).
    38. VI World Environmental Education Congress. 2011. (Congresso).
    39. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Seminário).
    40. Workshop sobre as Políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural nos Assentamentos em São Paulo. 2011. (Outra).
    41. I Congresso Paulista de Extensão Universitária. 2010. (Congresso).
    42. I Fórum Paulista de Agroecologia. 2010. (Outra).
    43. III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa. 2010. (Encontro).
    44. IV Simpósio sobre Reforma Agrária e Assentamentos Rurais. 2010. (Simpósio).
    45. VI Encontro da RUPEA - Rede Universitária de Programas em Educação Ambiental. 2010. (Encontro).
    46. I Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras. 2009. (Outra).
    47. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).
    48. V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. (Congresso).
    49. VI Congresso Brasileiro de Agroecologia/II Congresso Latinoamericano de Agroecologia. 2009. (Congresso).
    50. VI Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. FIGUEIREDO, R. A.. V Jornada de Gestão e Análise Ambiental. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. FIGUEIREDO, R. A.. I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rutal. 2011. (Congresso).. . 0.
    3. KAWASAKI, C S ; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini ; OLIVEIRA, H. T. ; CARVALHO, M. B. S. S. ; CAVALARI, R. M. F. ; PRINTES, L.B. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; FERNANDES, J. A. B. ; SANTANA, L. C. ; CARVALHO, L. M. ; MATOS, M. S. ; FIGUEIREDO, R.A. ; ROSA, A. V. ; OLIVEIRA, Sara Monise de. VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: a pesquisa em educação ambiental e a pós-graduação no Brasil. 2011. Congresso
    4. NORDER, L. A. C. ; FONTANETTI, A. ; PIMENTEL, A. E. B. ; FIGUEIREDO, R. A. ; et al.. I Fórum Paulista de Agroecologia. 2010. Outro
    5. KAWASAKI, C. S. ; BONOTTO, D. M. B. ; OLIVEIRA, H. T. ; CINQUETTI, H. C. S. ; CAVALARI, R. M. F. ; ZUIN, V. G. ; SANTANA, L. C. ; CARVALHO, L. M. ; MATOS, M. S. ; FIGUEIREDO, R. A. ; ROSA, A. V.. V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. Congresso
    6. SALVADOR, N. N. B. ; CINQUETTI, H. C. S. ; PIRES, J. S. R. ; MELÃO, M. G. G. ; FIGUEIREDO, R. A.. VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM. 2009. Congresso
    7. FIGUEIREDO, R. A.; et al.. I Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras. 2009. Congresso
    8. FIGUEIREDO, R. A.. XI Congresso de Iniciação Científica (Unicep). 2008. (Congresso).. . 0.
    9. FIGUEIREDO, R. A.. VII Congresso Nacional de Pesquisadores. 2008. (Congresso).. . 0.
    10. FIGUEIREDO, R. A.. VI Congresso Nacional de Pesquisadores. 2007. (Congresso).. . 0.
    11. FIGUEIREDO, R. A.. X Congresso de Iniciação Científica (Unicep). 2007. (Congresso).. . 0.
    12. FIGUEIREDO, R. A.. V Congresso Nacional de Pesquisadores. 2006. (Congresso).. . 0.
    13. FIGUEIREDO, R. A.. IX Congresso de Iniciação Científica (Unicep). 2006. (Congresso).. . 0.
    14. FIGUEIREDO, R. A.. VIII Congresso de Iniciação Científica (Unicep). 2005. (Congresso).. . 0.
    15. FIGUEIREDO, R. A.. IV Congresso Nacional de Pesquisadores. 2005. (Congresso).. . 0.
    16. FIGUEIREDO, R. A.. IV Semana de Estudos Universitários. 2000. (Congresso).. . 0.
    17. FIGUEIREDO, R. A.. III Semana de Estudos Universitários. 1999. (Congresso).. . 0.
    18. FIGUEIREDO, R. A.. II Congresso de Ecologia do Brasil. 1994. (Congresso).. . 0.
    19. FIGUEIREDO, R. A.. Simpósio sobre Hipertensão Arterial e Insuficiência Coronariana Crônica. 1989. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Rodolfo Antônio de Figueiredo ⇔ Frederico Yuri Hanai (1.0)
      1. Hanai, Frederico Yuri; SILVA, L. P. ; FIGUEIREDO, R. A.. Percepção ambiental da água de ex-moradores de rua na cidade de São Carlos (SP). 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Rodolfo Antônio de Figueiredo ⇔ Haydée Torres de Oliveira (1.0)
      1. OLIVEIRA, H. T. ; ZUIN, V. G. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; FIGUEIREDO, R. A.. Trajetória de constituição e ação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA/UFSCar): construindo pesquisas não alienadas para uma educação não alienante. Ambiente & Educação (FURG). v. 14, p. 71-78, issn: 1413-8638, 2009.
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    • Rodolfo Antônio de Figueiredo ⇔ Juliano Costa Gonçalves (1.0)
      1. DICTORO, VINICIUS PEREZ ; FIGUEIREDO, RODOLFO ANTÔNIO DE ; CASSIMIRO, MURILO OTÁVIO ; GONÇALVES, JULIANO COSTA. A relação ser humano e natureza a partir da visão de alguns pensadores históricos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE). v. 14, p. 159-169, issn: 1981-1764, 2019.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:31:40