Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Ambientais (DCAm)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luiz Eduardo Moschini

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento ambiental, ecologia da paisagem, sistemas de informações geográficas (SIGs), conservação da biodiversidade e gestão ambiental. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (Mestrado Profissional). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2728357583462262 (06/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Ciências Ambientais. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33066527 URL da Homepage: http://www.labgeotec.com.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Ordenamento territorial urbano-regional da Bacia Hidrografica do Rio Pirapitingui, com base nas caracteristicas do meio fisico.
      Descrição: Elaboração e atividades de campo relacionadas com diagnóstico, prognóstico e detalhamento do ordenamento territorial futuro da Bacia Hidrográfico do Ribeirão Pirapitingui (Sub bacia do Rio Jaguari), envolvendo uma área aproximada de 1.400km2.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Integrante / Carlos Wilmer Costa - Integrante / Reinaldo Lorandi - Coordenador / DE LOLLO, JOSÉ AUGUSTO - Integrante.
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    2. 2018-Atual. Analise espacial da cobertura vacinal de criancas e sua relacao com caracteristicas socioeconomicas e de saude no Brasil
      Descrição: A vacinação infantil é uma medida preventiva de saúde de grande impacto na redução da morbimortalidade de crianças, perdendo somente para saneamento básico e água potável. É uma ferramenta de saúde pública de elevada relação custo-efetividade na prevenção de doenças. A vacinação na criança gera proteção tanto no âmbito individual quando no coletivo. A função coletiva da vacinação é chamada de imunidade de rebanho que permite eliminar a circulação de um agente infeccioso do ambiente diante de elevadas coberturas vacinais, e proteger indiretamente indivíduos não vacinados ou com contraindicação de algumas vacinas como gestantes e pessoas com imunodeficiências. Apesar do Brasil ter desde 1973 o Programa Nacional de Imunizações, um programa exitoso reconhecido nacional e internacionalmente, a dimensão continental do país, sua heterogeneidade socioeconômica e cultural e transformações sociais mais amplas como o advento da internet são reveladores de desafios no âmbito da vacinação infantil, desde a evidência de aumento de grupos com diferentes graus de hesitação à vacinação (de questionamento até sua recusa), e questões ainda relacionadas à fornecimento ou acesso. Objetivo: Analisar a cobertura vacinal infantil nacional numa perspectiva espacial, identificar os fatores socioeconômicos e de saúde com relação a cobertura vacinal e identificar os municípios ou regiões de maior vulnerabilidade. Métodos: Será montado um banco de dados com as taxas da cobertura vacinal de cada vacina do calendário básico de rotina de criança de até 2 anos de idade, nos 5570 municípios do Brasil, das regiões de saúde, do estado e do país no ano de 2017 e com indicadores socioeconômicos e de saúde. Para os locais identificados com pior e melhor cobertura vacinal será realizada um inquérito domiciliar. Resultados esperados: Além do caráter inovador, a análise espacial possibilita a identificação de municípios ou regiões de maior vulnerabilidade proporcionando um olhar diferenciado na lógica da equidade em saúde, na compreensão da baixa cobertura vacinal na criança e assim, permite nortear políticas públicas com a finalidade de intervenção seja por uma questão de acessibilidade ou de hesitação à vacinação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Carolina Luisa Alves Barbieri - Integrante / Lourdes Conceição Martins - Integrante / Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona - Integrante / Jhonnes Alberto Vaz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Bill and Melinda Gates Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    3. 2017-Atual. Desafios e acoes para o manejo do fogo em areas de cerrado no norte do estado de Minas Gerais
      Descrição: O Cerrado é um domínio vegetacional, que no seu processo evolutivo, desenvolveu uma dependência do fogo necessitando do mesmo para manter seus processos ecológicos. Devido a este fator, suas características fitofisionômicas fazem com que este domínio apresente uma alta susceptibilidade à ocorrência de incêndios, seja por fatores bióticos ou abióticos. Considerando estas peculiaridades desse domínio vegetacional, são essenciais estratégias claras de manejo do fogo baseadas em conhecimentos técnico-científicos. No Brasil, de acordo com determinadas Leis, é proibido o emprego do fogo em áreas de vegetação nativa salvo algumas exceções, como por exemplo, áreas inseridas em Unidades de Conservação cujas características ecológicas estejam associadas evolutivamente à ocorrência do fogo, como é o caso do Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas ? Peruaçu no norte de Minas Gerais. Porém é difícil obter licença dos órgãos ambientais e falta estrutura para fazer o manejo do fogo de forma adequada. Como consequência, as áreas ficam sujeitas a um acúmulo de matéria orgânica que pode funcionar como combustível no caso de incêndios provocados por fatores ambientais ou antrópicos. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é compreender como as variáveis bióticas e abióticas estão associadas à ocorrência do fogo em áreas florestais, e propor um modelo de susceptibilidade a incêndios florestais assim com um Zoneamento do risco de incêndios florestais que possibilitem uma tomada de decisão eficiente direcionada pelos gestores das Unidades de Conservação. Além disso, será analisado o carbono orgânico presente no solo turfoso das veredas, no intuito de avaliar as consequências para as mudanças climáticas em decorrência da liberação do carbono.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Lívia Carolina César Dias - Integrante / Guilherme Braga Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    4. 2017-Atual. Analise da fragilidade ambiental do municipio de Mogi Guacu, SP
      Descrição: Atualmente, o crescimento populacional tem apresentado desafios para a sociedade em relação à disponibilidade e qualidade de recursos vitais para a população. Processos de ocupação humana intensificam a degradação ambiental e serviços ecossistêmicos, como provisão de água e alimento, sofrem perdas qualitativas e quantitativas resultantes de ações em benefício do lucro econômico que negligenciam a conservação ambiental. O uso racional da terra busca nivelar as necessidades dos recursos naturais e as necessidades de produção de alimentos e energia. Esta ação tem buscado pela difusão de conceitos e técnicas de conservação e manejo adequadas que visam reduzir as ações negativas sobre os ecossistemas afim de proteger os compartimentos do solo, da água, do ar e dos organismos vivos. Afim de identificar as potencialidades dos recursos naturais, o uso da tecnologia de Sistema de Informações Geográfica (SIG), aliado ao sensoriamento remoto, apresenta-se como alternativa eficaz para favorecer a caracterização ambiental de uma região e a elaboração de um banco de dados espaciais de qualidade que possam subsidiar a formação de uma estratégia local. Através da classificação das características físicas e do uso e cobertura vegetal apoiada na metodologia proposta por Ross (1994), o presente trabalho tem como objetivo analisar a fragilidade ambiental do município de Mogi Guaçu (SP) utilizando o software ArcGIS 10.3.1 para aplicar a lógica fuzzy nas classes das características físicas e do uso e cobertura vegetal, que poderá contribuir na elaboração de um planejamento ambiental mais adequado para o município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Diego Peruchi Trevisan - Integrante / João Roque Guerrero - Integrante / Danilo Ferreira do Amaral - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    5. 2016-2018. Avaliacao da vulnerabilidade ambiental do municipio de Itirapina-SP
      Descrição: As diferentes formas de interferências que ocorrem no meio natural são decorrentes da relação entre o homem e a natureza, que de maneira desigual, pode ser justificada pela busca constante de novos recursos visando à sobrevivência do homem. As várias transformações e agressões impostas ao ambiente têm ocasionado impactos negativos ao ecossistema e consequentemente deixando-o vulnerável aos impactos negativos. Com isso, nos últimos anos a preocupação com a preservação dos recursos naturais, do solo e das águas tem aumentado significativamente. Desta forma, se faz necessária a minimização dos impactos causados pelas ações antrópicas ao meio ambiente. Diante estas considerações, o presente projeto visa avaliar a vulnerabilidade ambiental do município de Itirapina-SP, em decorrência da relação de suas características físicas com os usos e cobertura da terra presentes nos anos de 2006 e 2016. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Diego Peruchi Trevisan - Integrante / Bruna Felix dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    6. 2016-Atual. Indicadores de desempenho urbano da Bacia Hidrografica do Rio Tiete-Jacare: Metodologia e perspectiva de integracao
      Descrição: Nas últimas décadas houve grande busca por novos métodos quantitativos que possam analisar padrões, determinar a importância de processos espaciais explícitos e desenvolver modelos confiáveis. No Brasil, umas das formas mais eficazes para o planejamento regional é através das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que por meio dos comitês de bacia hidrográfica, dão suporte legal ao planejamento de tais unidades. O modelo de comunidade de rede, uma área de investigação científica que investiga o complexo de sistemas através do uso da metáfora das redes e da matemática de gráficos é uma ferramenta importante dentro desta dinâmica e vem sendo utilizado no planejamento regional, podendo ser aplicado para diferentes sistemas, como urbanos, hidrológicos e ecológicos. Diante dessas considerações, este trabalho tem como objetivo a obtenção de informações sobre a paisagem da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, no estado de São Paulo, por meio da utilização de índices que analisem a conectividade urbana, hidrológica e ecológica. Este objetivo envolve a caracterização, dinâmica temporal e o diagnóstico do uso e cobertura da terra no período de 2017, como resultado das atividades desenvolvimentistas, com ênfase na disposição e conectividades dos elementos presentes na paisagem e a avaliação a conectividade da rede urbana, hidrológica e ecológica, através da Sintaxe Espacial, índices de conectividades hidrológicas e índices métricos de conectividade e de fragmentação ecológica.. #10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Diego Peruchi Trevisan - Integrante / Bruna Felix dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    7. 2016-Atual. Zoneamento geoambiental voltado para o desenvolvimento regional sustentavel e ao ecoturismo do municipio de Brotas, SP
      Descrição: O atual processo de degradação dos ecossistemas tem se tornado cada vez mais preocupante graças às funções ambientais destes e aos serviços que prestam. Diversas metodologias tentam analisar e mensurar os serviços ecossistêmicos locais, porém se limitam a analisar somente as características biológicas, com o estudo da vegetação. Diante disto o presente projeto tem o objetivo de identificar e analisar os serviços ecossistêmicos do município de Brotas a partir da integração de dois modelos de cartografia ambiental: a fragilidade ambiental, que avalia essencialmente o meio físico e a vulnerabilidade ecossistêmica que considera o meio biológico através das métricas da paisagem e da presença de habitats. A integração destes dois modelos aliada à análise multitemporal do uso do solo e cobertura vegetal permitirá uma análise integrada dos serviços ambientais locais identificando como se dá sua relação com as atividades antrópicas e a proposição de um zoneamento geoambiental voltado ao desenvolvimento regional sustentável e ao ecoturismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / José Augusto de Lollo - Integrante / ROQUE GUERRERO, JOÃO VITOR - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    8. 2015-Atual. Instrumentos para a Gestao e Conservacao da Biodiversidade
      Descrição: Este projeto tem como finalidade reduzir a expansão e a disseminação indiscriminada de práticas nocivas à conservação da biodiversidade local ou regional. Com base na elaboração e aplicação de instrumentos para gestão, tais como: o uso de Sistema de Informação Geográfica voltados para a da biodiversidade, implementação de sistema de monitoramento ambiental, propostas de Zoneamento Ecológico-Econômico, estratégias de conservação in situ e ex-situ e incentivar à utilização de prática e manejo conservacionista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Claudia Militão Berbert Glanso - Integrante / Luisa Bontorin Beltrame - Integrante / Lívia Carolina César Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Zoológico de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 3
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.
    9. 2009-Atual. Manejo sustentado e integrado de uma unidade de gerenciamento da paisagem.
      Descrição: Desenvolvimento de técnicas e métodos de análise e planejamento ambiental visando aplicar conceitos ecológicos para subsidiar estratégias de desenvolvimento sustentado para o uso e conservação dos recursos naturais (recurso hídricos, vegetação e solo), incorporando a dimensão ecológica no gerenciamento ambiental e planejamento físico-territorial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Eduardo Moschini - Coordenador / Roseli Machado dos Santos - Integrante / Diego Peruchi Trevisan - Integrante / Mariana Dorici - Integrante / Caroline Picharillo - Integrante / Giulia Guillen Mazzuco - Integrante / João Roque Guerrero - Integrante / Bruna Felix dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 8
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Honra ao Mérito - pelo 4º Melhor Painel apresentado no II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens, Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: Luiz Eduardo Moschini.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais. 2019. (Congresso).
    2. XXVIII Semana de Biologia. Planejamento Ambiental X Ações Desenvolvimentistas. 2012. (Congresso).
    3. III Workshop sobre utilização de SIG na Análise Ambiental. Análise da Dinâmica Territorial do Município de Ibaté, SP - Brasil. 2011. (Congresso).
    4. V Simpósio Sul de Gestão e Conservação.Geoprocessamento aplicado a Análises Ambientais. 2011. (Simpósio).
    5. V Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCar.GRUPO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO AMBIENTAL. 2011. (Outra).
    6. VI Semana da Biologia da UFSCar.Planejamento Ambiental versus Ações Desenvolvimentistas. 2010. (Outra).
    7. Ação Docente na UFSCar - Compartilhando experiência e construindo caminhos. 2009. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MOSCHINI, L. E.; BUCK, S. M. C. ; Trevisan, D.P. ; NUNES, M.. III Jornada de Gestão e Análise Ambiental. 2014. Congresso
    2. MOSCHINI, L. E.. I Jornada de Gestão e Análise Ambiental - UFSCar. 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Frederico Yuri Hanai (6.0)
      1. BARBOSA, FLAVIA DARRE ; ALCANTARA, A. G. L. ; MOSCHINI, L. E. ; PUGLIESI, E. ; ROSSO PINTO, M. J. ; HANAI, Frederico Yuri. ÁREAS DE AFLORAMENTO DO AQUÍFERO GUARANI (SP) E POLÍTICAS DE RECURSOS HÍDRICOS: medidas para gestão. Revista de Politica Públicas da UFMA. v. 24, p. 87-107, issn: 2178-2865, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TAVARES, T. ; LIMA, F.I. ; HANAI, Frederico Yuri ; MOSCHINI, L. E.. Implantação de Práticas de Manejo de Águas Pluviais (BMPs, Best Management Practices) para melhorias ambientais no Córrego do Gregório. Em: I Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar, 2012, São Carlos-SP. Anais da I Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar. São Carlos-SP: u, v. 1, p. 34-34, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. COSTA, Alline M. ; MATTOS, Renan ; HANAI, Frederico Yuri ; MOSCHINI, L. E.. Gás Natural: uma fonte energética promissora. Em: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos-SP: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 300-300, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, A.L.A. ; FALCO, D.G. ; HANAI, Frederico Yuri ; MOSCHINI, L. E.. Mineração e meio ambiente: Os desafios da gestão ambiental na extração extensiva mineral. Em: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos-SP: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 306-306, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SAMPAIO, H.S. ; YAMASHITA, G.B. ; HANAI, Frederico Yuri ; MOSCHINI, L. E.. Mineração marítima: Utilização dos recursos e impactos ambientais. Em: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos-SP. Anais XVIII Congresso de Inciação Científica e Tecnológica 2010 da UFSCar. São Carlos-SP: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 304-304, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ESPINOSA, M.L. ; ASBAHR, P.D. ; MOSCHINI, L. E. ; HANAI, Frederico Yuri. Análise da efetividade da destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. Em: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos-SP: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 289-289, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Andréa Lúcia Teixeira de Souza (2.0)
      1. TANAKA, MARCEL OKAMOTO ; SOUZA, ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE ; Moschini, Luiz Eduardo ; OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY DE. Influence of watershed land use and riparian characteristics on biological indicators of stream water quality in southeastern Brazil. Agriculture, Ecosystems & Environment (Print). v. 216, p. 333-339, issn: 0167-8809, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TANAKA, MARCEL OKAMOTO ; SOUZA, ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE ; OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY DE ; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO. Redundância entre métricas da qualidade ambiental de riachos em paisagem agrícola. Revista Ambiente & Água. v. 10, p. 832-846, issn: 1980-993X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Érica Pugliesi (2.0)
      1. PIRES, I. R. M. ; LIMA, R. S. ; DORICI, M. ; SILVA, A. E. T. ; PUGLIESI, E. ; MOSCHINI, L. E. ; CATOJO, A. M. Z.. Rainwater and urban drainage management proposal in São Carlos - SP: SWOT analysis as a tool for public policy assessment. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA. v. 9, p. 2104-2120, issn: 1984-2295, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LIMA, R. S. ; SANTIAGO, C. D. ; MAROTTI, A. C. B. ; PUGLIESI, E. ; MOSCHINI, L. E.. Percepción de las Demandas Relacionadas con el Saneamiento Básico en un Municipio Litoraneo del Estado de São Paulo, Brasil. Em: 13o. Congreso Nacional del Medio Ambiente / 16 Encuentro Iberoamericano del Medio Ambiente (EIMA, v. 13, p. 1-10, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Marcel Okamoto Tanaka (2.0)
      1. TANAKA, MARCEL OKAMOTO ; SOUZA, ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE ; Moschini, Luiz Eduardo ; OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY DE. Influence of watershed land use and riparian characteristics on biological indicators of stream water quality in southeastern Brazil. Agriculture, Ecosystems & Environment (Print). v. 216, p. 333-339, issn: 0167-8809, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TANAKA, MARCEL OKAMOTO ; SOUZA, ANDRÉA LÚCIA TEIXEIRA DE ; OLIVEIRA, ALEXANDRE KANNEBLEY DE ; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO. Redundância entre métricas da qualidade ambiental de riachos em paisagem agrícola. Revista Ambiente & Água. v. 10, p. 832-846, issn: 1980-993X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Adriana Maria Zalla Catojo (1.0)
      1. Souza, B. F. ; Kotsubo, K. ; Fracacio, G. ; Trevisan, Diego P. ; Cassiano, A. M. ; MOSCHINI, L. E. ; Catojo, Adriana Maria Zalla. Quality assessment of water corpuses front the anthropic actions in the municipality of Santa Lucia - SP. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA. v. 10, p. 317-331, issn: 1984-2295, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Juliano Costa Gonçalves (1.0)
      1. TREVISAN, DIEGO PERUCHI ; Moschini, Luiz Eduardo ; CÉSAR DIAS, LÍVIA CAROLINE ; GONÇALVES, JULIANO COSTA. Avaliação da vulnerabilidade ambiental de São Carlos - SP. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise. v. 44, p. 272-288, issn: 2177-2738, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Eduardo Moschini ⇔ Vandoir Bourscheidt (1.0)
      1. GUERRERO, JOÃO V. R. ; ESCOBAR-SILVA, ELTON V. ; CHAVES, MICHEL E. D. ; MATAVELI, GUILHERME A. V. ; BOURSCHEIDT, Vandoir ; DE OLIVEIRA, GABRIEL ; PICOLI, MICHELLE C. A. ; SHIMABUKURO, YOSIO E. ; MOSCHINI, LUIZ E.. Assessing Land Use and Land Cover Changes in the Direct Influence Zone of the Braço Norte Hydropower Complex, Brazilian Amazonia. Forests. v. 11, p. 1-13, issn: 1999-4907, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:31:40