Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 130

2020

1.   Antonio de Pádua Oliveira Costa. Análise do currículo de História do estado de São Paulo: distanciamentos e aproximações com o currículo crítico de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
2.   Bruna Paes Junqueira Araujo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EEDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES EM QUESTÃO NO CONTEXTO DO CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL - COPEDI (1998 ? 2019). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Caíque Diogo de Oliveira. Sobre duas rodas: a constituição de um ethos viril no trabalho de jovens motociclistas em aplicativos de entrega. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
4.   Claudineia Martins da Silva Leite. A música no trabalho pedagógico com o bebê e criança pequena na creche. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
5.   Daiana de Moura Bernardes Coelho. Respirar Utopias e as Corporeidades: Estudo sobre discursos de ar. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
6.   Daniele Xavier Ferreira Giordano. O Conselho Municipal de Educação de Ibiúna/SP e gestão democrática: descentralização, autonomia e participação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Diana Siqueira Liberatti. Charges na pandemia: subjetividade e condição humana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márcio Antônio Gatti.
8.   Eduardo Gomes Vasques. As faces da condição humana registradas no Instagram durante a pandemia da COVID-19 no Brasil: uma análise sobre o retrato e a autorrepresentação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
9.   Elisha Silva de Jesus. Os Impactos Político-pedagógicos Do Uso Do Nome Social Por Educandas(Os) Trans Nas Escolas Públicas De Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
10.   Emerson Takumi Yamaguti. A [Re]Construção Vitruviana dos Corpos e o Teatro na Transformação do Silêncio em Linguagem e Ação dos Lgbt’s com Deficiência. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
11.   Fabiola de Carvalho Jardim. IDENTIDADE ESTUDANTIL: um olhar sobre o Projeto Político Pedagógico e a Comunicação Vincular como práxis no cotidiano escolar frente às desigualdades étnico-raciais e sociais. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DA CONDIÇÃO HUMANA (33001014075P3)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
12.   Gabriel Di Pierro Siqueira. Jovens e trabalho: inova educação em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
13.   Gabrielle Christina Bento Bueno. A presença/ausência negra em escolas da região de Sorocaba e o impacto na formação da identidade das crianças do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
14.   Giovana Trettel Serrano. Tecnologia Digital e Desenvolvimento Infantil: uma análise crítica sobre a Era da Infância Cyber. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
15.   Gislaine Gonçalves dos Santos. Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da práxis dos gestores na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
16.   Hilary Machado da Silva. O movimento do bebê na creche. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
17.   Ione Barbosa Fonseca. Ensino Superior à Distância: limites e possibilidades na construção de uma universidade democrática e humanizadora. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
18.   Isabella Campanholi Mazetto. A INFLUÊNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS(AS) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DOS DIREITOS HUMANOS. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
19.   Jennifer Justino. Jovens mulheres no audiovisual. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
20.   Julia Braga Rodolfo de Souza. A música no trabalho pedagógico com a criança do Transtorno do Espectro Autista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
21.   Julia Galvani Hawthorne. Arte no berçário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
22.   Júlio César Bataiote. Racismo e eugenia na construção de um projeto de cidade: o caso dos manicômmios de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
23.   Leticia Romero de Carvalho. Formação de pedagogos/as para a educação dos corpos das meninas e meninos na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
24.   Letícia Duarte de Araújo. quot;O que não se vê, não existequot; - O papel das mini-histórias na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . Início: 2020.
Orientador: Debora Dainez.
25.   Mariana Amaral Barros Domingues. Danças e cantigas africanas e afro brasileiras na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
26.   Marina Augusta de Jesus Silva Brasil. A relação professora-criança na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
27.   Milena Paveloski Trevisano. Corporeidade e gênero: como a escola influencia a compreensão desses conceitos. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
28.   Rafael Renato Dos Santos. Por uma Epistemologia do Sul e Brasileira: Antropofagia como Possibilidade de Produção de Conhecimento e Crítica das Desigualdades Contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
29.   Rafael Spina. Ocupações. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
30.   Rebeca Figueiredo da Cunha. A formação de pedagogos/as para o trabalho com a expressão dramática das crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
31.   Thomas Victor Cardoso. A construção da transmasculidade: mémorias de homens trans. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana) - UFSCar, . Início: 2020.
Orientador: Kelen Christina Leite.
32.   Tifany Cristina Rodrigues Rosa. Bolsa Monitoria - Disciplina Fundamentos da Educação Especial ENPE-2020. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Programa de Monitoria do Centro de Ciências Humanas e Biológicas, . Início: 2020.
Orientador: Debora Dainez.
33.   Vitoria de Lima Floriano. A influência da dança nos corpos das crianças pequenas e na construção de suas identidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.

2019

1.   Ademir Barros dos Santos. Filosofia da educação africana: análise a partir dos movimentos pan-africanismo e negritude. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
2.   Aldo Abitante. Preconceito linguístico à luz da pedagogia freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho. Verticalização no ensino: atuação docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
4.   André Canevalle Rezende. A consciência filosófica na Pedagogia Histórico-Crítica: a contribuição de Dermeval Saviani. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
5.   Bianca Costa Ribeiro. Uso do Aplicativo 'BEM-TE-VI' para práticas de observação de aves e educação ambiental com deficientes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Teresa Cristina Leança Soares Alves.
6.   Bárbara Armando Godinho. Concepções de interdisciplinaridade nas edições do Encontro de Pequisa em Educação Ambiental (2001-2017) à luz da vertente de Educação Ambiental Crítico-Transformadora Freireana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
7.   Carla Alessandra Barreto. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Paulo Gomes Lima.
8.   Caroline Mayoral Faustino. O ensino de Arte na educação especial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
9.   Catia Cristina Oliveira Rosa Sanzovo. Estagiários (residentes) em seu processo formativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
10.   Clarissa Suelen Oliveira. Perspectivas éticas e estéticas de uma educação ambiental crítico-transformadora. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Clarissa Suelen Oliveira. Perspectivas éticas e estéticas de uma educação ambiental crítico-transformadora. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
12.   Claudia Iara Dias de Campos. Canto da Liberdade, saberes de resistência das comunidades do tambor. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . Início: 2019.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
13.   Claudia Maria Duran Meletti. Claudia Maria Duran Meletti. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
14.   Cássia Cristiane Lopes de Almeida. Cenas cotidianas e discursos de gênero nas práticas docentes da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
15.   Cícero Inacio dos Santos. PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
16.   Damaris Daiane Dias da Silva. A formação para a cidadania no ensino médio estadual paulista no contexto pós-LDB. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
17.   Desiree Iasmin Cristiana Pereira. Consequências da opressão do corpo e da proibição do movimento da criança pequena na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
18.   Eduarda Gava Caciatori. CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: Entre os fundamentos e movimentos de criação. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . Início: 2019.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
19.   Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro. Conselho municipal de educação de Itapetininga/SP: gestão democrática e autonomia – aproximações e distanciamentos. Tese (Doutorado em Educação (33001014043P4)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
20.   Elis Laura Pinto Garcia. Pedagogia freireana na proposta curricular para o ensino de ciências no município de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
21.   Elisângela Cristina Monegatto. INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DE PEDAGOGIA.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
22.   Emanuela Oliveira de Almeida Barros. a contribuição do conselho da mulher de sorocaba para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
23.   Gabriel Ribeiro Demartini. axiologia curricular. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
24.   Gabriela da Silva Cipriano. Artes Visuais e formação de pedagogas e pedagogos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
25.   Gabriela Maldonado Sewaybricker. Memórias da docência na educação para a primeira infância: Diálogos com a formação de professores na cidade se Sorocaba - SP. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
26.   Gelberton Vieira Rodrigues. Saúde mental docente em uma perspectiva psicanalítica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
27.   Giovanna Tavares Cavalcanti. As Conferências Nacionais Infanto-Juvenis do Meio Ambiente: políticas para uma Educação Ambiental Crítica. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
28.   Iolanda Almeida de Souza. O aluno com TDHA e professores de Ciências em quatro escolas públicas da zona norte de Sorocaba-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Teresa Cristina Leança Soares Alves.
29.   Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. A Educação Especial no estado de São Paulo no contexto da Primeira República: uma análise da construção histórica dos alunos anormais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
30.   Juliana Maria de Almeida Carvalho. Atuação docente no contexto da socioeducação. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
31.   Luiz Renato Assunção Vieira. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise à luz da teoria curricular crítico-freireana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
32.   Luiza Pompeu Prado Moreira Moreau. Educação Alimentar e Nutricional: uma análise histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
33.   Lídice Tiede Fraga. Abordagem crítica do currículo de lingua portuguesa na BNCC. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
34.   Maria Helena Inocencio. Crianças, mídias e cultura de movimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
35.   Naara Gonçalves de Alencar. Escolas Modernas de Sorocaba/SP: as experiências de educação anarquista no início do século XX. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
36.   Nice Ribeiro de Almeida. Professores e Auxiliares de Educação ? saberes e relações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
37.   Petula Ramanauskas Santorum e Silva. Conselho municipal de educação de Porto Feliz/SP e intercursos da gestão democrática. Tese (Doutorado em Educação (33001014043P4)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
38.   Poliane Silva Amorim. A visão dos professores do ensino fundamental I sobre o uso do livro didático de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
39.   Priscila Dantas da Costa Garcia. Entre Medusas e megeras indomadas: o discurso do antifeminismo na Internet. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
40.   Rafael Romeiro Doin. O corpo e a Educação Infantil: práticas docentes. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
41.   RENATA DE MOURA SANTOS LORZING. CRIANÇAS HAITIANAS: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
42.   Renata Reis dos Santos. Perspectivas para a implementação do PROEJA-FIC no IFSP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
43.   Rosimeire Brito da Silva. Práticas inclusivas no ensino de Matemática em uma escola de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
44.   Sandra Teixeira da Fonseca. Pais fora do armário: História Oral do Cotidiano, negação, conflitos e lutas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
45.   Silmara Aparecida Lopes. A pedagogia histórico-critica e a formação continuada de professores da educação básica: contribuições, limites, dificuldades e possibilidades. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO (33001014043P4)()) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
46.   Silvia Pinheiro Montijo. A educação corporal de meninas na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
47.   Simone Amorim. Problematizando os itinerários de pesquisa em escolas do ensino médio de Sorocaba. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
48.   SOLANGE APARECIDA DA SILVA BRITO. EXPERIÊNCIAS FORMADORAS / CICLO DE VIDA PROFISSIONAL; SUPERVISÃO DE ENSINO / FORMAÇÃO DE FORMADORES: NARRATIVAS QUE BUSCAM (RE)VELAR MARCAS E RELAÇÕES. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
49.   Tamiris Cristina Gomes Mazetto. Memórias encarnadas: as vozes de mulheres que tiveram suas vidas atravessadas pelos manicômios de Sorocaba pela via do trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
50.   Teresa Cristina Leança Soares Alves. Letramento de surdos: mapeamento e caracterização na região de Sorocaba. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
51.   Thiago de Melo Martins. O ensino superior privado no Brasil: intercursos entre mercado e monopólio. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
52.   Tiago da Silva Souza. Jovens [in] visíveis: trabalho e trajetórias dos jovens do Movimento Viva Janaína Alves. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
53.   Viviane da Silva Silveira. O conselho municipal de educação de São Roque e a gestão democrática: descentralização, autonomia e participação. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
54.   Watila Rodrigues. Desenvolvimento de prática de Educação Ambiental Crítico-Transformadora em uma escola pública estadual no município de Sorocaba - SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.

2018

1.   Andréia Juliana Pires. A ação da escola e o poder da bauxita: caminhos dos jovens de Alumínio. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
2.   João Victor Robles Rosa. Um olhar para as limitações no aprendizado de genética molecular mediado pela Libras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Teresa Cristina Leança Soares Alves.
3.   Marcia Regina Munhoz Trujillo. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL 3D NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
4.   Marilia Birochi. Possibilidades da dança na escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
5.   Patricia Aparecida Pio da Silva. Experiência como paixão: a formação de professores para as relações étnico-raciais na e da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientadores: Maria Walburga dos Santos, Rosana Batista Monteiro.
6.   Priscila Moreira Silva de Farias. Formação de professores e Complexidade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
7.   Wellington Santos. Juventude e cidades educadoras: a participação de coletivos juvenis na construção de espaços educacionais na cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
8.   Érico Avelino Pontes. Oficina de educomunicação como ferramenta de atenção psicossocial para adolescentes que se mutilam. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.

2017

1.   Adriana Ferreira da Silva. Reflexões e análises sobre a práxis pedagógica dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo / UFSC: abordagem no ensino de ciências da natureza e matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Aline Damázio Silva Dama. Doula é educadora?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
3.   Beatriz Caroline Aparecida Rodrigues. As tendências no processo de expansão dos cursos de Pedagogia no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
4.   Danival Bento da Silva. O EDUCADOR ROUSSEAUNIANO E O EDUCADOR FREIREANO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Guilherme Pereira Daldon. Formação Inicial de Professores no Ensino de Genética: Perspectivas para uma Educação Crítica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
6.   Hilary Machado da Silva. ANÁLISE DOS LIMITES E DAS POSSIBILIDADES DO TEATRO-DANÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS FUNDAMENTADAS NA PEDAGOGIA CRÍTICA. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
7.   Jéssica Sérgio. FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DIÁLOGO CRÍTICO NA COMPOSIÇÃO DE ARTICULAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SENSO COMUM. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
8.   Lenna Nascimento Borges. PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO DE LINGUAGENS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NO ENSINO DE LINGUAGEM. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
9.   MARISA STRAGLIOTTO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: POTENCIALIDADES E LIMITES DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
10.   Tamires de Lima Souza. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GENÉTICA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA COMPREENSÃO CRÍTICO-CIENTÍFICA DE PRECONCEITOS SOCIAIS. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Tácyla Agum Lima. OPRESSÃO CURRICULAR: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIREANA. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.

2016

1.   Adriano Bertanha. Epistemologia freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   ANA PAULA DE ASSIS BARELI. CONVERSA ENTRE A FILOSOFIA UBUNTU E A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (integral)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   André Luís Franco da Rocha. Do Estranhamento à Conscientização: um diálogo problematizador frente à constituição da docência no ensino superior. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
4.   André Luís Messetti Christofoletti. Extensão universitária: concepções, regulamentações e potencialidade na formação de professores na UFSCar Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
5.   Fabio Chlles Xavier. O rock brasileiro e o ensino de História: praticas educativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
6.   Giovana Aparecida Correia de Toledo. A implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no âmbito da formação de profissionais da Saúde. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
7.   Juliane de Oliveira Morais. Parâmetros para a seleção de conteúdos em Ciências Naturais: A ética como critério. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
8.   Marianne Marimon Gonçalves. Limites e potencialidades da adoção da abordagem temática freireana na formação docente em Ciências da Natureza na Licenciatura em Educação do Campo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
9.   Moab Luiz da Costa. As avaliações internacionais em educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
10.   Natália Polga. ANÁLISE DA ABORDAGEM CTS EM UM LIVRO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (integral)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Rosiane Angélica Rodrigues. Estágio supervisionado em gestão escolar. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
12.   Vanélli Pires Amaro. A avaliação na educação infantil: um estudo de caso sobre a atuação de professores de Sorocaba/SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.

2015

1.   Juan Lomardo. Currículo crítico?Investigações acerca do currículo paulista de Geografia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Mariana Gonçalves Felippe. Prática teatral no ensino-aprendizagem de ciências: limites e possibilidades curriculares na perspectiva freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Meira Chaves Pereira. Formação de professores de Educação Infantil no município de Sorocaba: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Fabrício do Nascimento.

2014

1.   Samara Elisa de Araújo. Percepções de professores alfabetizadores sobre a formação oferecida no âmbito do PNAIC no município de Votorantim (SP). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Sara Aparecida Pereira Devasto. Educação e Emancipação: uma análise documental da proposta curricular do município de Sorocaba.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.

2013

1.   Alfredo Rocha Barbosa. A formação e a atuação de professores de história em relação às questões étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Elaine Nunes. Projeto de Pesquisa: PROPOSTA CURRICULAR POR COMPLEXO TEMÁTICO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO POLO DE CÁCERES-MT. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso, . Início: 2013.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
3.   Lidiane Augusta Coelho de Barros. Projeto de Pesquisa:O SILÊNCIAMENTO DO NEGRO E DO ÍNDIO EM UMA CIDADE DE MATO DE GROSSO.. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso, . Início: 2013.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
4.   Luís Henrique Dall'Ava. O ensino de ciências na educação pública paulista através dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
5.   Mariana Penna Mariussi. A formação e a atuação de professores de Química em Votorantim (SP). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
6.   Rosa Betânia Veloso Silva de Brito. Projeto de Pesquisa: CURRICULO, IDENTIDADE E PODER NA REDE ESTADUAL DE VILA BELA DA SS. TRINDADE-MT.. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso, . Início: 2013.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.

2012

1.   Raquel Albuquerque Rangel. Ensino de Citologia no Ensino Fundamental. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2012.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 18:19:17