Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 62

2020

1.   Antonio de Pádua Oliveira Costa. Análise do currículo de História do estado de São Paulo: distanciamentos e aproximações com o currículo crítico de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
2.   Bruna Paes Junqueira Araujo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EEDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES EM QUESTÃO NO CONTEXTO DO CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL - COPEDI (1998 ? 2019). Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Daniele Xavier Ferreira Giordano. O Conselho Municipal de Educação de Ibiúna/SP e gestão democrática: descentralização, autonomia e participação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
4.   Diana Siqueira Liberatti. Charges na pandemia: subjetividade e condição humana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Márcio Antônio Gatti.
5.   Eduardo Gomes Vasques. As faces da condição humana registradas no Instagram durante a pandemia da COVID-19 no Brasil: uma análise sobre o retrato e a autorrepresentação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
6.   Elisha Silva de Jesus. Os Impactos Político-pedagógicos Do Uso Do Nome Social Por Educandas(Os) Trans Nas Escolas Públicas De Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
7.   Emerson Takumi Yamaguti. A [Re]Construção Vitruviana dos Corpos e o Teatro na Transformação do Silêncio em Linguagem e Ação dos Lgbt’s com Deficiência. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
8.   Fabiola de Carvalho Jardim. IDENTIDADE ESTUDANTIL: um olhar sobre o Projeto Político Pedagógico e a Comunicação Vincular como práxis no cotidiano escolar frente às desigualdades étnico-raciais e sociais. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DA CONDIÇÃO HUMANA (33001014075P3)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
9.   Gabriel Di Pierro Siqueira. Jovens e trabalho: inova educação em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
10.   Gislaine Gonçalves dos Santos. Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da práxis dos gestores na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
11.   Ione Barbosa Fonseca. Ensino Superior à Distância: limites e possibilidades na construção de uma universidade democrática e humanizadora. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
12.   Júlio César Bataiote. Racismo e eugenia na construção de um projeto de cidade: o caso dos manicômmios de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
13.   Rafael Renato Dos Santos. Por uma Epistemologia do Sul e Brasileira: Antropofagia como Possibilidade de Produção de Conhecimento e Crítica das Desigualdades Contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
14.   Rafael Spina. Ocupações. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos da Condição Humana) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
15.   Thomas Victor Cardoso. A construção da transmasculidade: mémorias de homens trans. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana) - UFSCar, . Início: 2020.
Orientador: Kelen Christina Leite.

2019

1.   Aldo Abitante. Preconceito linguístico à luz da pedagogia freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   André Canevalle Rezende. A consciência filosófica na Pedagogia Histórico-Crítica: a contribuição de Dermeval Saviani. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
3.   Claudia Iara Dias de Campos. Canto da Liberdade, saberes de resistência das comunidades do tambor. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . Início: 2019.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Cássia Cristiane Lopes de Almeida. Cenas cotidianas e discursos de gênero nas práticas docentes da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
5.   Cícero Inacio dos Santos. PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
6.   Damaris Daiane Dias da Silva. A formação para a cidadania no ensino médio estadual paulista no contexto pós-LDB. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
7.   Eduarda Gava Caciatori. CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: Entre os fundamentos e movimentos de criação. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . Início: 2019.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
8.   Elis Laura Pinto Garcia. Pedagogia freireana na proposta curricular para o ensino de ciências no município de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
9.   Elisângela Cristina Monegatto. INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DE PEDAGOGIA.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
10.   Emanuela Oliveira de Almeida Barros. a contribuição do conselho da mulher de sorocaba para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
11.   Gabriela Maldonado Sewaybricker. Memórias da docência na educação para a primeira infância: Diálogos com a formação de professores na cidade se Sorocaba - SP. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
12.   Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. A Educação Especial no estado de São Paulo no contexto da Primeira República: uma análise da construção histórica dos alunos anormais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
13.   Juliana Maria de Almeida Carvalho. Atuação docente no contexto da socioeducação. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
14.   Luiz Renato Assunção Vieira. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: uma análise à luz da teoria curricular crítico-freireana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
15.   Luiza Pompeu Prado Moreira Moreau. Educação Alimentar e Nutricional: uma análise histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
16.   Lídice Tiede Fraga. Abordagem crítica do currículo de lingua portuguesa na BNCC. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
17.   Priscila Dantas da Costa Garcia. Entre Medusas e megeras indomadas: o discurso do antifeminismo na Internet. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
18.   Rafael Romeiro Doin. O corpo e a Educação Infantil: práticas docentes. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
19.   RENATA DE MOURA SANTOS LORZING. CRIANÇAS HAITIANAS: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
20.   Renata Reis dos Santos. Perspectivas para a implementação do PROEJA-FIC no IFSP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
21.   Rosimeire Brito da Silva. Práticas inclusivas no ensino de Matemática em uma escola de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Início: 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
22.   Sandra Teixeira da Fonseca. Pais fora do armário: História Oral do Cotidiano, negação, conflitos e lutas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
23.   Tamiris Cristina Gomes Mazetto. Memórias encarnadas: as vozes de mulheres que tiveram suas vidas atravessadas pelos manicômios de Sorocaba pela via do trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
24.   Thiago de Melo Martins. O ensino superior privado no Brasil: intercursos entre mercado e monopólio. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
25.   Tiago da Silva Souza. Jovens [in] visíveis: trabalho e trajetórias dos jovens do Movimento Viva Janaína Alves. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
26.   Viviane da Silva Silveira. O conselho municipal de educação de São Roque e a gestão democrática: descentralização, autonomia e participação. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Paulo Gomes Lima.

2018

1.   Andréia Juliana Pires. A ação da escola e o poder da bauxita: caminhos dos jovens de Alumínio. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
2.   Marcia Regina Munhoz Trujillo. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL 3D NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
3.   Patricia Aparecida Pio da Silva. Experiência como paixão: a formação de professores para as relações étnico-raciais na e da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientadores: Maria Walburga dos Santos, Rosana Batista Monteiro.
4.   Priscila Moreira Silva de Farias. Formação de professores e Complexidade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
5.   Wellington Santos. Juventude e cidades educadoras: a participação de coletivos juvenis na construção de espaços educacionais na cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
6.   Érico Avelino Pontes. Oficina de educomunicação como ferramenta de atenção psicossocial para adolescentes que se mutilam. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.

2017

1.   Adriana Ferreira da Silva. Reflexões e análises sobre a práxis pedagógica dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo / UFSC: abordagem no ensino de ciências da natureza e matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.

2016

1.   Adriano Bertanha. Epistemologia freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   André Luís Messetti Christofoletti. Extensão universitária: concepções, regulamentações e potencialidade na formação de professores na UFSCar Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
3.   Fabio Chlles Xavier. O rock brasileiro e o ensino de História: praticas educativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
4.   Marianne Marimon Gonçalves. Limites e potencialidades da adoção da abordagem temática freireana na formação docente em Ciências da Natureza na Licenciatura em Educação do Campo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Início: 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Moab Luiz da Costa. As avaliações internacionais em educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
6.   Vanélli Pires Amaro. A avaliação na educação infantil: um estudo de caso sobre a atuação de professores de Sorocaba/SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.

2015

1.   Juan Lomardo. Currículo crítico?Investigações acerca do currículo paulista de Geografia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Mariana Gonçalves Felippe. Prática teatral no ensino-aprendizagem de ciências: limites e possibilidades curriculares na perspectiva freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Meira Chaves Pereira. Formação de professores de Educação Infantil no município de Sorocaba: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Fabrício do Nascimento.

2014

1.   Samara Elisa de Araújo. Percepções de professores alfabetizadores sobre a formação oferecida no âmbito do PNAIC no município de Votorantim (SP). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Sara Aparecida Pereira Devasto. Educação e Emancipação: uma análise documental da proposta curricular do município de Sorocaba.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.

2013

1.   Alfredo Rocha Barbosa. A formação e a atuação de professores de história em relação às questões étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Luís Henrique Dall'Ava. O ensino de ciências na educação pública paulista através dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
3.   Mariana Penna Mariussi. A formação e a atuação de professores de Química em Votorantim (SP). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2013.
Orientador: Fabrício do Nascimento.


Data de processamento: 12/10/2020 18:19:17