Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 174

2020

1.   Adriana Cristina Morais Eloy. Educação Especial e o direito à educação: um estudo sobre alfabetização em sala de recursos multifuncionais na escola do campo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
2.   Alessandra de Campos e Silva Rosa. BRINCAR NA VIDA E NA DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE FORMADORAS(ES) BRINCANTES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Angélica Paola dos Santos Ferreira Nascimento. GUARDAR JÁ? MAS A GENTE AINDA NEM BRINCOU! UM ESTUDO SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
4.   Carlos Augusto Amaro de Freitas. Base Nacional Comum Curricular: a experiência com a BNCC na cidade de Sorocaba/SP à luz das teorias educacionais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
5.   Daniele dos Santos Francisco. Trans (bordando) trajetórias de vidas: Corpos invisíveis, Potencialidades e Resistências de Pessoas Trans. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
6.   Jociane Marthendal Oliveira Santos. O estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação em Psicologia: avaliação sobre a implementação da política e recorrências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Katlin Cristina de Castilho. A construção do espaço latino-americano e caribenho de Educação Superior (ELACES) e as possibilidades e recorrências da internacionalização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
8.   Sara Laham Sonetti. Ensinando a diversidade ou a transfobia? Um panorama da educação sobre a diversidade sexual e de gênero nas escolas e sua intersecção com a saúde mental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
9.   Tatiana de Camargo Schiavon. Composição de Formação: narrativas (auto)biográficas como acordes do Formador - Professor. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2020.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
10.   Vanessa Souto Silvestre. A Formação de professores em pauta: um olhar para a produção do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PUC-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
11.   Wander Pinto de Oliveira. Educação Ambiental Crítica e Teoria Crítica: uma análise das práticas educativas de pesquisa-ação à luz da categoria práxis transformadora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Juliana Rezende Torres.

2019

1.   Adriane Andrade Costa. Contato sexual entre crianças: Jogos sexuais ou violência sexual?. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, . 2019.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
2.   Antonio David Costa Junior. O trabalho docente com adolescentes privados de liberdade: sentidos de professores. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
3.   BRUNA CRISTIANE GRANDO. ANÁLISE DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
4.   Caíque Diogo de Oliveira. Jovens estudantes do ensino médio integrado: experiências do presente e projetos de futuro. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
5.   Cileide Luz Soares Inacio. Guerreiras Afro-Atlanticas: Mulheres Refugiadas em Busca de sua Outra no Brasil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
6.   Clarissa Suélen de Oliveira. Concepções de Sustentabilidade e sua relação com as vertentes de Educação Ambiental: um estudo da UFSCar campus Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
7.   Cristiane Aparecida Madureira. O ato de ensinar Ciências: limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com as diferentes concepções de práxis. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
8.   Daiana Moura. Mulher Negra e(n)cena: Performances de encontros e devires. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
9.   Fabiana Goveia Gava. Avaliação na educação infantil: sentidos atribuídos por professores na creche. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2019.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
10.   Fabiana Midori Oykawa. Implicações do contexto universitário na saúde mental dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
11.   Flávio Vieira de Melo. (Sobre)vivência no teatro de rua: utopia e realidade de uma existência que persiste no tempo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
12.   Joao Pedro Goes Lopes. Significações acerca do currículo formador: egressos (as) do curso de licenciatura em Educação Física de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
13.   José Otávio Pinheiro Lari. Cultura digital e a questão das gerações: uma abordagem através da teoria Ator-Rede. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
14.   Jéssica Cunha Da Silva. APROXIMAR-SE PARA DIALOGAR: IMIGRANTES VENEZUELANOS E SAÚDE MENTAL. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, . 2019.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
15.   Moacir Simardi Neto. Neoliberalismo e educação: a precarização do trabalho docente na Educação Pública do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
16.   Rodrigo Demarchi. Jovens, escola e mundo do trabalho: experiências e significados em São Miguel Arcanjo- São Paulo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
17.   Rogério de Morais. Currículo do Ensino de Matemática sob uma perspectiva freireana: educar para transformar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
18.   Silmara Lourenço. Sexualidade e gênero segundo educadoras de ciências e biologia: limites, resistências e possibilidades da educação sexual na escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
19.   Tierre Ortiz Anchieta. Círculo de cultura enquanto espaço de formação permanente freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 2019.
Supervisor: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
20.   Vanessa Ferreira Garcia. Educação Infantil e Educação das Relações Étnico-Raciais: motivações docentes, desafios e possibilidades nos centros de Educação Infantil de Sorocaba (SP). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
21.   Vanessa Soares. Cultura Popular e o modo de vida brincante: costurando linhas de vida na perspectiva das africanidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.

2018

1.   André Luiz Rodrigues de Camargo. Devir de um professor pelas veredas da educomunicação: narrativa autoetnográfica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
2.   Bianca Araci de Figueiredo. cartografia de normas de genero: pincelando representações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
3.   Cássio Peres Fernandes. ?Ela é diva da sarjeta, seu corpo é uma ocupação!?: Cotidiano das travestis e mulheres transexuais em situação de rua na cidade de Manaus-AM. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
4.   Débora Priscila Oliveira. Benzimento e o saber intuitivo: o encontro com uma história de vida. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd - So) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
5.   Edmar José Borges. Projeto Oficina do Saber: sentidos do trabalho de professores na escola em tempo integral. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
6.   Elisangela Nunes do Nascimento de Abreu. Políticas de ações afirmativas e universidade no Brasil - desafios e encaminhamentos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Fabiana Aparecida Pereira Jochi. O trabalho docente frente à judicialização de vagas nas creches: sentidos de professores. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
8.   Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara. O Conselho Municipal de Educação e Sorocaba/SP: a gestão democrática e a busca pela qualidade socialmente referenciada. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
9.   Hítalla Fernandes dos Santos. Título: Saúde Mental e Infância: Reflexões a partir da demanda de um CAPSi,. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
10.   Jennifer Justino. Uma câmera na mão e uma insegurança na cabeça: a relação de jovens adultos com as experiências laborais no Audiovisual. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
11.   Juliana de Souza Izidio do Prado. Práticas discursivas no cotidiano e a construção de sentidos sobre o cuidado em saúde mental. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, . 2018.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
12.   Marco Aurélio Nunes de Oliveira. Sarau da palavra encantada no cantinho Girassol: Um espaço cultural na periferia da cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
13.   Maísa Aparecida Ruiz Martins. Sentidos atribuídos às relações formativas no âmbito do Programa Professor Aprendiz. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2018.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
14.   NAYRA REJANE ROLIM GOMES. COMO BRINCAM AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JAMARY DOS PRETOS EM TURIAÇU ? MA. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, . 2018.
Supervisor: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
15.   Petula Ramanauskas Santorum e Silva. Judicialização na educação infantil: entre ênfases, encaminhamentos e solicitações no município de Sorocaba/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
16.   Thaiga Saldanha Momberg. Entre lírios e delírios: A (DES) institucionalização e a (RE) invenção da sexualidade feminina na Saúde Mental de Sorocaba”. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
17.   Thais Regina Zamboni Ribeiro. O papel da educação no cuidado com as pessoas egressas dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.

2017

1.   Adriana Santos Pinto. Formação continuada no cotidiano de uma creche: fatos e fotos que revelam um percurso formativo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
2.   André Luis Messetti Christofoletti. Extensão universitária: concepções, regulamentações e potencialidades na formação de professores na UFSCar Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
3.   Arlindo Lins de Melo Júnior. Educacão de crianças e jovens ribeirinhos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
4.   Carlos Carvalho Cavalheiro. Tá vendo aquele edifício, moço?': lugares de memória, produção da invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
5.   Carolina Modena da Silva. O Ensino de Sociologia na Educação Básica: relatos de educadores da rede estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em PPGEd) - UFSCar, . 2017.
Orientador: Kelen Christina Leite.
6.   Daniela Gaete Sewaybricker Bravo. Marco Referencial da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba: análise do escrito e de sua influência no trabalho docente.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
7.   Fabio Chilles Xavier. O Rock brasileiro e o Ensino de História: práticas educativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
8.   Fausto Delphino Scote. Será que temos mesmo direito à Universidade? O desafio do acesso e a permanência de pessoas transexuais no ensino superior.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
9.   Flávia Ginzel. É tempo de travessia: os múltiplos caminhos dos jovens universitários para a vida adulta. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
10.   Flávia Hidalgo. CARACTERIZAÇÃO DE BASES EPISTEMOLÓGICAS COMPARATIVAS PARA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO DE CURRÍCULOS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Flávio Vieira de Melo. Teatro de Grupo: utopia e realidade de uma existência no tempo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
12.   Gabriel Hengstemberg Bonifácio. DOCENTES MASCULINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO SE VEEM E SÃO VISTOS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
13.   Hercules Soares de Almeida. Coletivo Cê Processos e percursos de desterritorialização: aprendendo com a experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
14.   Ieda Maria da Costa. Educação, Diversidade e Formação de Professores: relações étnico-raciais na proposta pedagógica de cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior Sul-mineiras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, . 2017.
Supervisor: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
15.   José Otávio Lari. Tecnologias e Ensino Médio: uma experiência. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
16.   Juan Simas Esteves de Albergaria Lomardo. Currículo crítico? Uma investigação acerca do currículo paulista de Geografia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
17.   Julie Fernanda Ferrari. A análise da reforma brasileira do ensino médio de 2017 à luz da escola unitária de Gramsci. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
18.   Jurany Leite Rueda. O Projeto Alfa Tuning América Latina na UNICAMP: proposta, discussões e implementação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
19.   Maria Aparecida Alves da Silva. Fanzines Narrativos: um olhar sobre as identidades profissionais de professores de uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
20.   Maria Martha Stussi. Rudolf Steiner e o processo de formação docente na pedagogia Waldorf: narrativas (auto)biográficas de professores em formação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
21.   Moacir Simardi Neto. Neoliberalismo e Educação: a precarização do trabalho docente na educação pública do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em PPGEd) - UFSCar, . 2017.
Supervisor: Kelen Christina Leite.
22.   Rebeca Pereira Batalim Rala. Corpos emaranhados, possibilidades de movimento, ruptura e criação: reflexões sobre subjetividade, singularidade e processos educativos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
23.   Rogério de Morais. Currículo do Ensino de Matemática sob uma perspectiva freireana: educar para transformar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
24.   Silvânia Chaves. Reafirmando a politicidade da educação a partir da experiência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2017.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
25.   Thais Domingos dos Santos Rodrigues. Mulheres da esquerda: Política, Memória e Feminismos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.

2016

1.   Ademir Barros dos Santos. Fundamentos da circulação de saberes nos espaços religiosos de matriz africana: análise do Ilê Aleketu Omo Lugunedé. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
2.   Adriano Bertanha. Epistemologia freireana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Adriano Ramos Marthi. Educação e direitos Humanos: Uma visita à terra do nunca. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
4.   Agatha Fernandes da Cunha Mendes. Mediação pedagógica: um estudo de caso sobre a intervenção docente e a produção de texto. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
5.   Alessandra Regina Gama. Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e africanidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
6.   André da Silva Barros. A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NO AMBITO DO PIBID. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
7.   Ari Leme Pinheiro Jr. A Copa das Black Bloc. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
8.   Ariane Andreia Teixeira Toubia. Política de Ações Afirmativas na Universidade Federal de São Carlos: entre o constituído e as solicitações sociais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
9.   Caio Rennó José. "Apanhando desperdícios" ou "contra o desperdício da experiência": Cartografia de coletivos em busca de educação emancipatória no município de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
10.   Debora Bergamini. Cultura e movimentos sociais à luz do materialismo histórico-dialético de Gramsci: um estudo dos movimentos sociais de cultura de Sorocaba/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
11.   Elaine Roberta Silvério Machado. No caminho de Tikorô,um lagarto: Cartografias do percurso do cuidado na educação, aprendendo com o povo Dagara e a filosofia ubuntu. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
12.   Laureen Lopes Camargo. Deficiência Visual e Educação Física Escolar: uma visão da realidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
13.   Marco Aurélio Nunes de Oliveria. Cantinho Girassol - A resistência Cultural na Periferia de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em PPGEd) - UFSCar, . 2016.
Supervisor: Kelen Christina Leite.
14.   Mayris de Paula Silva. Memórias de mulheres do movimento estudantil: participação, gênero e educação.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
15.   Mércia Santana Mathias. MÚSICA E SURDEZ: NARRATIVAS DE PESSOAS SURDAS QUE APRECIAM A MÚSICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
16.   Rafael Vigentin. Levante popular da Juventude: novas formas de participação política. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
17.   Raquel Aparecida Batista. Mulheres educando meninas: uma análise sobre a reprodução do machismo nas práticas pedagógicas na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
18.   Ricardo Pereira da Silva. O conceito de cidadania no ensino de Sociologia no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
19.   Rodrigo Donizete Serra. Os por quês matemáticos e suas in-fluências na construção do conheci-mento e do ensinar-aprender matemática: uma relação direta. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
20.   Samara Elyza Macedo de Araújo. A formação continuada de professores e o PNAIC: estudo de caso em Votorantim/SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
21.   Tássio Acosta Rodrigues. Morrer para nascer Travesti: performatividades, escolaridades e a pedagogia da intolerância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.

2015

1.   André Santos Luigi. Dez anos de Ensino de História da África. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
2.   Angélica Bellodi Sant'Ana Furlan. Concepção de um Currículo Crítico: a ética como referência praxiológica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Caio Cesar Portella Santos. Medicalização da Educação: Sentidos de professoras e de uma psicóloga que atua na área educacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
4.   Carlos Eduardo da Silva. Educação do Campo e Memória Social: o uso das trajetórias dos professores assentados no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
5.   Carolina Aparecida Rosa Batista. A política educacional do Estado de São Paulo: análise de um curso da Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
6.   Daniele Cristina Rocha e Silva. Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
7.   Deise de Sales Rustichelli. A supervisão de ensino: atuação na educação especial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
8.   EDUARDO MORAIS JUNIOR. Por trás do currículo oficial, que geometria acontece? Um estudo sobre os saberes anunciados nas narrativas de professoreas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
9.   Felipe Pancheri Colpani. Ciberespaço, Identidade e Sexualidade: Práticas discursivas de jovens gays no Facebook. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
10.   Gabriel Ribeiro Demartini. Articulação entre Paulo Freire e Herbert Marcuse para uma Educação Sexual Humanizadora. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Giselli de Oliveira França. Trajetórias afetivas, sexuais e reprodutivas de jovens mulheres em vulnerabilidade social: experiências de socialização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
12.   JAQUELINE FERREIRA DA SILVA. FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: UM ESTUDO META-ANÁLITICO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
13.   Jeferson Cesar Moretti Agnelli. O ENFERMEIRO E A DOCÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
14.   LUIS FÁBIO SANTOS. GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
15.   Lúcia Veiga Schermack. A Política de recuperação intensiva no estado de São Paulo: um estudo de caso sobre os sentidos de professores do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
16.   Marco Antonio Martins Escobar. Ser professor no cenário das políticas neoliberais: as formas de resistência dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
17.   Maria Martha Stussi Fernandes. PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
18.   Mariana Penna Mariussi. O ensino de química nas escolas públicas estaduais de Votorantim (SP): um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
19.   MARILIA YUKA HANITA. Programa Observatório da Educação e os Saberes Docentes de Licenciandos e Professores em Início de Carreira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
20.   Mauro Lima de Paula. FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA LDB 9394/96. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
21.   Miriam Elena Almeida. Avaliação pedagógica de crianças e jovens com deficiência intelectual de instituições especializadas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
22.   Márcia Regina Rodrigues Ferreira. Memória, história e educação das sensibilidades: o processo de patrimonialização da Casa Lambert de Santa Teresa (ES). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, . 2015.
Orientador: Arnaldo Pinto Junior.
23.   Patrícia de Paulo Antoneli. Os inconvenientes na escola: um estudo sobre a medicalização de crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
24.   Paulo Cesar Franco. Oficina de fandango Caiçara como vivência de Educação Popular na Associação dos Jovens da Jureia - AJJ/Barra do Ribeira - Iguape/ SP: Reafirmando o potencial das comunidades tradicionais caiçaras. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2015.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
25.   Roberta Agustinho da Silva. Jovens do Assentamento Milton Santos: sentidos do trabalho e da educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
26.   Rogéria Fernandes do Nascimento. Homo/transsexualidade e família: uma análise a partir do primeiro ‘Grupo de Pais Homossexuais’ do Município de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
27.   Sara Aparecida Pereira. Educação: ideologia ou emancipação? Uma análise da Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
28.   Taís Buch Pastoriza. Ensino de geografia para alunos com cegueira no ensino fundamental: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
29.   Tiago César Domingues. Educação e cidadania: aspectos legais, concepções e processos pedagógicos desenvolvidos na ETC de Piedade-SP à luz de Gramsci. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
30.   Viviane Cardoso da Silva. A Política de Educação do Campo na Rede Municipal de Parauapebas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
31.   VIVIANI APARECIDA DA SILVA RODRIGUES. EDUCAÇÃO SEXUAL ? PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
32.   Waldirene Malagrine Monteiro. IDENTIDADE DOCENTE: NARRATIVAS DO PERCURSO FORMATIVO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.

2014

1.   Anaí Helena Basso Alves. Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Carla Garcia de Santana Gomes. A prática curricular em ciências realizada no contexto de uma escola pública da rede municipal de São Paulo-SP, sob o referencial da educação crítico-libertadora de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Cláudia Priscila Pires. Economia Solidária e Educação Popular: limites, possibilidades e desafios. Dissertação (Mestrado em PPGEd) - UFSCar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Kelen Christina Leite.
4.   Dinahmara Hild Ribeiro Leão. A formação Continuada de Professores Formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
5.   Francy Izanny de Brito Barbosa. Narrativas sobre o curso técnico em manutenção e suporte em informática no IFRN: concepção e efetivação do currículo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . 2014.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
6.   Kleyton Carlos Ferreira. Expansão institucional e mobilidade estudantil: impactos do acordo do mercosul na educação superior sul-mato-grossense. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - MS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Ligia Maria Nogueira Oliveira. Trabalho pedagógico em sala de recursos para alunos com deficiência visual. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
8.   Lilian Tatiane Candia de Oliveira. As ressignificações da categoria cidadania nas escolas públicas e privadas do município de Dourados (MS). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - MS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
9.   Lúcio Costa. Uma porta e várias saídas: uma análise sobre o processo de reorientação da atenção à saúde mental das pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, através do Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Supervisor: Marcos Roberto Vieira Garcia.
10.   Mariana Martha de Cerqueira Silva. Africanidades e Educação Popular: Uma análise de propostas e vivências pedagógicas de movimentos negros em Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2014.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
11.   Mario Mariano Ruiz Cardoso. Catarse e educação: contribuições de Gramsci e o significado para a Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação-Reuni. 2014.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
12.   Matheus Boucault de Pasquali. Juventude e participação: os sentidos da experiência juvenil em duas escolas municipais de Campinas - São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
13.   Miriam Rosa Torres de Camargo. Salas de recursos multifuncionais: um estudo sobre a formação e atuação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Izabella Mendes Sant'Ana.
14.   Odirlei Paulino dos Santos. O Ensino da Arte: entrelugares da estética à (re)significação do trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
15.   Patrícia Lopes Ramos Publio. Política de Educação Especial no município de Sorocaba, SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação/Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
16.   Tiago Antonio de Araújo. . A gestão escolar e o processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso sobre as práticas educativas realizadas numa escola municipal de Votorantim/SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
17.   Veridiano Maia dos Santos. EJA: Saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araujo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . 2014.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.

2013

1.   Ana Cláudia Fandi. Modelo de apoio de Organizações Transnacionais e os caminhos do ambientalismo brasileiro: o caso do Instituto de Estudos Socioambiental do Sul da Bahia (IESB). Sustentável) - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, . 2013.
Supervisor: Zysman Neiman.
2.   Aparecida Suelaine Carneiro. Mulheres e Educação: gênero, raça e identidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
3.   Daniela Campos de Filippo. Compreendendo a relação das pessoas com as áreas naturais da Serra do Cipó, em meio às transformações do espaço. Sustentável) - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, . 2013.
Supervisor: Zysman Neiman.
4.   Marco Pereira. E do silêncio fez-se a fala: oralidade e trajetória de vida de mulheres negras de Sorocaba-SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
5.   Maria Conceição de Morais Santos. Dificuldades e Potencialidades para a implantação do Turismo Comunitário como ferramenta de viabilização das RPPN's de Ilhéus (BA). Sustentável) - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, . 2013.
Supervisor: Zysman Neiman.
6.   Mariclei Przylepa. Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados - MS. Dissertação (Mestrado em PPGEdu - Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, . 2013.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Marli de Carvalho Graupner. Contribuições das práticas educativas para o ensino de matemática nos Anos Iniciais: análise de uma experiencia disciplinar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
8.   Odirlei Paulino dos Santos. Desenvolvimento humano e o ensino da arte: significados e sentidos para professores e alunos no âmbito de uma escola pública municipal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Supervisor: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
9.   Patricia Bastos Godoy Otero. Políticas públicas ambientais e de sustentabilidade no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Zysman Neiman.
10.   Ralf Hermes Siebiger. INFLUÊNCIAS DO PROCESSO DE BOLONHA EUROPEU NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS E NA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS. Dissertação (Mestrado em PPGEdu - Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, . 2013.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
11.   Renato Bacchi. A educação ambiental no ecoturismo: um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia, São Paulo – SP. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Ecologia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura quot;Luiz de Queirozquot;, . 2013.
Supervisor: Zysman Neiman.
12.   Samuel Penteado Urban. A Formação da Escola de Educação Popular Fulidaidai-Slulu em Timor-Leste: uma história de resistência. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Kelen Christina Leite.
13.   Solange Aparecida da Silva Brito. O Estágio Remunerado sob a ótica da formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do programa Residencia Educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.

2012

1.   Amanda Lino. Memória Social de Mulheres de Assentamentos de Reforma Agrária: relação entre trabalho, política, educação e participação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
2.   Lucio Costa. Da disciplina do corpo à educação do todo: uma análise sobre a reinserção das pessoas com transtorno mental em conflito com a lei sob a Perspectiva do Programa de Atenção integral ao louco infrator (PAILI). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Kelen Christina Leite.

2011

1.   Fernanda Malta Guimarães. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . 2011.
Supervisor: Hylio Laganá Fernandes.
2.   MARIA HELENA DE BARROS PEREIRA. Educação Ambiental : as elaborações das crianças de seis anos.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . 2011.
Supervisor: Hylio Laganá Fernandes.
3.   Paulo Roberto Barbosa Silva. Costa do Cacau: meios de hospedagem, sustentabilidade e subsídios para estabelecer o ponto de equilíbrio ambiental. Sustentável) - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, . 2011.
Supervisor: Zysman Neiman.
4.   Regiane Avena Faco. Turismo, sustentabilidade e a gênese de um “ecoturismo”: uma análise das edições do EcoUc / CONECOTUR. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Supervisor: Zysman Neiman.
5.   Rogério Santos da Cunha. Subsídios para um estudo sobre conservação da biodiversidade através da atividade extrativista no Baixo Sul da Bahia. Sustentável) - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, . 2011.
Supervisor: Zysman Neiman.
6.   Rosangela Aparecida Silva da Cruz. Ensino médio no estado de São Paulo: desafios na escolarização de alunos com deficiência. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
7.   Érika Soares de Melo. Ações colaborativas em contexto escolar: desafios e possibilidades do ensino de química para alunos com deficiência visual.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.

2010

1.   Amanda Silva Aragão. O Ensino de Química para alunos cegos: desafios do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
2.   CAROLINE VELOSO DA SILVA. O trabalho pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol para alunos com deficiência visual: um estudo na perspectiva histórico-cultural.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
3.   Natália Neves Macedo. Formação de professores em uma perspectiva inclusiva: contribuições advindas de Curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
4.   Érika Penha. Depressão infantil e educação: a repercussão do trabalho do serviço de Psicologia do Hospital SAMAM nas escolas públicas no Município de Americana-SP. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal / Americana-SP, . 2010.
Orientador: Marcos Francisco Martins.

2009

1.   Diléia Aparecida Martins. Trajetórias de formação e condições de trabalho do intérprete de Libras em instituições de educação superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, . 2009.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
2.   Juliana Mantelatto. Trajetória escolar de Letícia: uma adolescente com síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
3.   Larissa de Souza Martins. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL A 2009.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.

2008

1.   Francesca A. Borsanelli. Monitoramento dos impactos positivos e negativos causados à comunidade local e stakeholders, provenientes do fechamento das cavernas turísticas do PETAR, em 2008. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Supervisor: Zysman Neiman.


Data de processamento: 12/10/2020 18:19:17