Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 102

2019

1.   Gabrielle Chagas. Jornalismo e infância: uma análise do último ano de circulação impressa do suplemento ?folhinha. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
2.   Juliana de Cássia dos Santos. Brinquedos industrializados e gênero: análise de propagandas via internet, vinculadas às crianças. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Juliana de Cássia dos Santos. Brinquedos industrializados e gênero: análise de propagandas via internet, vinculadas às crianças. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
4.   Natália Lopes dos Santos. Processos de inserção de bebês e crianças pequenas negras no contexto da creche. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.

2018

1.   Bárbara Costa Senra Siqueira. Gênero e brincadeira: um retrato da produção acadêmica brasileira na perspectiva da Sociologia da Infância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
2.   Marina D'Abruzzo Paix. Entrelaçando a cultura infantil e a cultura escolar: um novo olhar para as brincadeiras das crianças do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Rosimeire da Silva Melo. Um estudo a respeito das ideias de desprincesamento como empoderamento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.

2016

1.   Ana Paula Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O TRABALHO COM AS ARTES VISUAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
2.   Fernanda Kristina Moreno Sodré. A VALORIZAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
3.   Letícia Manuela Teixeira. A LINGUAGEM DRAMATICA DOS BEBÊS E DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.

2015

1.   Alessandra Cirilo Nunes. A elaboração de um Projeto Político Pedagógico através da perspectiva da Gestão Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
2.   Ana Cláudia Joaquim de Barros. CEI 68: reconstruindo o cotidiano da creche a partir da Gestão Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
3.   Andrea Marques Acosta Knitell. Gestão Democrática: uma nova realidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
4.   Bianca da Silva Leite Souza. Projeto político pedagógico da escola: entre recorrências e encaminhamentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
5.   Carmela Adriana Menuzzi de Melo. Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria de Lourdes Ayres de Moraes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
6.   Cassiano Conceição. Escola e comunidade: rompendo paradigmas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
7.   Claudia Maria da Silva Lourenço. A importância da avaliação para a garantia dos direitos de aprendizagem.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
8.   Cristiane Andrade Vieira. A gestão escolar democrática, participativa e o projeto político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
9.   Daiana de Souza Rodrigues. A Família e a Gestão Democrática na Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
10.   Eliane Prestes Bertolazzi. Projeto Político Pedagógico: o futuro começa aqui. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
11.   Janete Cristina Rodrigues Salas. Gestão Democrática da escola pública: estudo de caso da EMEF Marcilio Leite de Almeida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
12.   José Augusto Marins. Reelaboração do projeto político pedagógico e fortalecimento do conselho de escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
13.   Juliana Plens Quevedo Leme. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico no CMEI Pedro de Souza Quevedo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
14.   Leila de Cássia Nascimento. Relação Escola e comunidade: uma parceria democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
15.   Luciana Maria Bálsamo. Gestão Democrática: revisitando tempos, espaços e as relações no PTA do CEI 59 'Eugênio Leite. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
16.   Lucy Mary Padilha Domingos. A reelaboração do PPP da Unidade Escolar com foco na formação do Professor.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
17.   Luiza Cristina Simplicio Moura. Projeto político pedagógico: pacto social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
18.   Maria Elaine de Oliveira Cardoso. Caminhos trilhados na busca da gestão democrática: reestruturação do Projeto Politico Pedagógico da EM Tadeusg Jozefcgyk. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
19.   Petula Ramanauskas Santorum e Silva. Um olhar gestor sobre a construção do projeto político-pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
20.   Roberto Martinez. A elaboração do Projeto Político-Pedagógico com a comunidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
21.   Sandra Gomes Dumont. Gestão Democrática: uma parceria no planejamento e acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
22.   Simone Wopp. Um plano de intervenção: ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
23.   Sueli Vitória Zurssa. Projeto Político-Pedagógico: reelaboração à vista da gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
24.   Vera Lúcia Nicomedes Macedo. Reelaboração do projeto político pedagógico da escola: desafios e perspectivas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Formação de Gestores da Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Paulo Gomes Lima.

2014

1.   Marinália Lemos Gonçalves Vidal. Gênero no espaço da creche: reflexões de uma professora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.

2013

1.   Alessandra Felix da Silva. REFLEXOES A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E A SUA PROFISSIONALIZAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
2.   Alessandra Félix da Silva. Reflexões a respeito do desenvolvimento da Educação Infantil no Brasil e a sua profissionalização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Jarice Carina Schwinger Braun. Formação docente e as relações étnico-raciais: estudo de caso sobre a implantação das DCN para a educação das relações étnico-raciais em curso normal de nível médio no estado do Rio de Janeiro.. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIVERSIDADE ÉTNICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2013.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
4.   Maria Lucia Gato de Jesus. Jovens negras e estudantes: aspectos da vulnerabilidade em São Luis do Maranhão.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Mulher Negra) - Universidade Federal do Maranhão, . 2013.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.

2012

1.   Adriana Nersessian Deyrmendjian. A importância da família no processo de educar: reflexões sobre a gestão das escolas públicas de Guarulhos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Akerli Aparecida de Carvalho Santos. A participação da comunidade nas discussões e decisões do Conselho Escolar da EPG Mario Lago. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
3.   Alecsandra dos Santos Gadelha Gomes de Sá. A gestão democrática da escola como instrumento de efetivação do direito à educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
4.   Ana Carolina Reche Clemente Soares. Início, processo e enfrentamentos: em busca de uma gestão democrática na educação do município de Guarulhos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
5.   Ana Lucia Soares de Araujo. A construção do projeto político-pedagógico: a escola construindo saberes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
6.   Ana Paula Belotti de Oliveira. A gestão democrática nas escolas de educação infanti de Gurarulhos (SP)l. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
7.   Benedita Aparecida de Azevedo. A construção de uma gestão democrática e humanizadora na EPG Josafá Tito Figueiredo (Guarulhos - SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
8.   Claudete Minatel. A criança pensante na obra de Clarice Lispector. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
9.   Claudia Martins Galdino Lopes Azevedo. A creche na perspectiva da gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
10.   Dulcemara de Almeida Nunes. Gestão democrática da educação e qualidade de ensino: uma relação necessária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
11.   Elaine Cristina Boragini Cea. Características da educação no município de Guarulhos e a gestão democrática da Escola da Prefeitura de Guarulhos Patricia Galvão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
12.   Fabiana Biskoski Moraes de Paula. A gestão democrática e a promoção da qualidade social da educação no município de Guarulhos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
13.   Fabiola Aparecida Moreira Padilha. Reflexões sobre a construção do projeto político-pedagógico da EMEF Antonio Bernardino Corrêa (Ferraz de Vasconcelos - SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
14.   Fabiola Lopes de Amorim Brito. A qualidade das relações interpessoais e a gestão democrática da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
15.   Fatima Cristina de Souza Dante. A construção da gestão democrática e de uma educação inclusiva nas escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
16.   Jaqueline Massami Abe Soares. Família e escola - parceiros na construção da gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
17.   Joao Augusto Pereira da Silva Gomes. Área de abrangência - problema específico de uma escola divisa de município. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
18.   Jussara Karen Derencio Abdo. A formação docente no âmbito escolar segundo a perspectiva da gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
19.   Keila de Oliveira Rodrigues. A gestão democrática da educação e a escola de qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
20.   Luciane Cristina de Lima Oliveira Sousa. A gestão escolar e a participação da comunidade em uma perspectiva democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
21.   Luciene Ferreira da Silva. A construção do projeto político pedagógico da EPG Milton Luiz Ziller na perspectiva da gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
22.   Maria de Deus Lopes Giannattasio. A gestão democrática da educação em Ferraz de Vasconcelos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
23.   Nediceia de Souza Santos Oliveira. A gestão democrática da educação na EPG João Guimarães Rosa (Guarulhos - SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
24.   Regilane Ciolin Paiola. O sistema educacional público na perspectiva de uma gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
25.   Reinaldo Guilherme Fix. A construção do projeto político-pedagógico da escola: um estudo das Escolas da Prefeitura de Guarulhos Amador Bueno e Raul Cortez. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
26.   Rita Cassia Silva de Araujo. A gestão democrática da escola, a construção da qualidade social da educação e o atendimento aos educandos com necessidades especiais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
27.   Rosa Maria Mendroni. A gestão democrática da escola e o compromisso do gestor com a aprendizagem de direito e de fato. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
28.   Rosangela Matos de Santana Silva. A gestão democrática da educação e o processo de comunicação na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
29.   Sandra Helena dos Santos. A gestão da educação nas escolas de tempo integral de Ferraz de Vasconcelos (SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
30.   Suzana Moneda Reine. Reflexões sobre a construção de uma gestão democrática na EPG Bárbara Cristina (Guarulhos - SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
31.   Valdirene Menezes Barbosa. A gestão democrática da escola e sua influência nos processos de ensinar e aprender. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
32.   Vanessa Fabiana de Brito. A criança, a família, a escola: questões religiosas sob a perspectiva da educação pública, laica e gratuita. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
33.   Vanessa Lidiane Domiciano Bezerra. A gestão escolar democrática como instrumento para a efetivação da qualidade social da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
34.   Zeni de Souza Teixeira. O comprometimento da gestão democrática para uma aprendizagem real e significativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Fabrício do Nascimento.

2011

1.   Ana Paula de Almeida Silva. A intervenção socioeducativa e a utopia de transformação social: a questão da autonomia no Programa Renda Cidadã. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia Social) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Campinas/SP, . 2011.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
2.   Silmara Augusta Machado. O desenvolvimento social da criança de 0 a 6 anos – a experiência do Instituto Jacarandá na cidade de Campinas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia Social) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal Campinas/SP, . 2011.
Orientador: Marcos Francisco Martins.

2009

1.   Adriana Sanches Valença. Reconquistando a confiança da comunidade escolar numa perspectiva de gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
2.   Cristiane Aparecida de Souza Araujo. A formação das assistentes de desenvolvimento infantil: contexto educacional e o papel do gestor escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
3.   Cristina Vitorino Da Ros. A construcao do projeto politico-pedagógico sob o paradigma ecossistêmico: uma proposta para formação de educadores das escolas públicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
4.   Djenane Martins Oliveira. A formação e a construção da identidade do agente de desenvolvimento infantil através da construção coletiva do projeto-político pedagógico da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
5.   Edna Helena de Paiva Góes. A violência doméstica contra crianças e adolescentes e o papel da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
6.   Elite Ribeiro Valotto. A gestão democrática da educação como potencializadora dos processos de ensino aprendizagem: sementes de um novo tempo na educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
7.   Fabiana Ferreira Pajeu. A gestão democratica e participativa da educação pública no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
8.   Fátima Aparecida Dias Barretto. A gestão da escola e suas dimensões sociais e políticas: concepções e ações compartilhadas pelo coletivo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
9.   Graziella Sant'ana Brucoli. O conselho escolar como estratégia para a cosntrução da gestão democrática da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
10.   Gustavo Pereira da Silva. A gestão da escola e a promoção de atividades de leitura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
11.   Jamili Ahmad el Arra el Sayed. A indisciplina na educação básica: problemas, implicações e possibilidades de superação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
12.   Jane Maria Leite Catanha Alves. O processo de ensino-aprendizagem e a gestão da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
13.   João Antonio Rodrigues de Oliveira. A gestão da escola e a realização de projetos didáticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
14.   Kátia Matias da Silva. Gestão democrática da educação: parceria entre a equipe escolar e a comunidade em prol de uma educação de qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
15.   Lucia Helena Carvalho Gonzalez. A gestão escolar democrática e a inclusão de alunos com necessidades especiais na educação básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
16.   Magali Rodrigues Leite. Gestão escolar cooperativa e comunidades de aprendizagem na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
17.   Maristela Benitez Nakasone. Gestão escolar democrática: a construção do projeto político-pedagógico na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
18.   Marli Ribeiro de Araujo. Leitura divertida: análise das possibilidades educacionais de leitura na formação dos alunos em fase de alfabetização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
19.   Marly Viana Santos. O papel do diretor de escola na inclusão de alunos com deficiência auditiva na educação básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
20.   Renata Galindo. Gestão democratica e qualidade da eduação pública brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
21.   Sandra Cristina Silva De Paula. Os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o sucesso escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
22.   Tatiana Cristina Gomes de Araujo. A gestão democrática da educação infantil: o trabalho pedagógico nas creches do município de Guarulhos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
23.   Tânia da Costa e Silva. A educação inclusiva na escola pública na perspectiva da gestão democrática da educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
24.   Vagner Aparecido dos Santos. Gestão escolar e inclusão do portador de necessidades especiais na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
25.   Valmir Caetano dos Santos. A participação do gestor escolar na construção de ambientes ecopedagógicos na escola e o desenvolvimento sustentável das áreas de proteção ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
26.   Zenaide Evangelista Clemente Cobucci. A formação continuada dos gestores escolares e o fortalecimento do coletivo escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.
27.   Zenilda Mendonça Cremonezi. O papel do gestor escolar na formação continuada de professores e a questão do registro das práticas educativas dos docentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestores da Educação Básica (UFSCar/MEC)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Fabrício do Nascimento.


Data de processamento: 12/10/2020 18:19:17