Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Iniciação científica


Número total de itens: 105

2020

1.   Letícia Romero de Carvalho. Discursos de professoras sobre a educação dos corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.

2019

1.   Beatriz Fernanda Jorge. Formação de pedagogas e pedagogos nas brinquedotecas universitárias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
2.   Bruno Rodrigues Pedroso. Contribuições e limitações do livro didático para uma educação ambiental crítico transformadora: uma reflexão a partir dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do municipío de sorocaba.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Daniel Ribeiro Arteiro. Mapeamento da rede de atenção e cuidado aos usuários de álcool e outras drogas no município de Manaus.. Científico e Tecnológico - MA, . 2019.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
4.   Danival Bento da Silva. O educador rousseaniano e o educador freireano: uma análise comparativa. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   David Conceição Feroldi. Religião e Homossexualidade: O Mundo-Vivido de Membros de Igrejas Inclusivas na Cidade de Manaus à Luz da Fenomenologia. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira.
6.   Douglas Batalha. Sobre as possibilidades de experiências críticas freireanas na alfabetização de jovens e adultos fundamentadas em documentos oficias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
7.   Gabriela da Silva Cipriano. A formação inicial para o trabalho de pedagogas com as Artes Visuais na Educação Infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
8.   Gabrielle Augusta Silva Camargo. Documentação pedagógica: as crianças e suas aprendizagens no contexto da Educação Infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
9.   Guilherme Pereira Daldon. Formação Inicial de Professores no Ensino de Genética: Perspectivas para uma Educação Crítica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
10.   Janaina Alves de Araújo. Prevenção à violência sexual infantil como conteúdo escolar na perspectiva freireana: contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
11.   Jéssica Sérgio. Fisiologia humana no ensino fundamental: o diálogo crítico na composição de elos possíveis entre o conhecimento científico e senso comum. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
12.   Lenna Nascimento Borges. Parâmetros Curriculares do Ensino de Linguagens da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: Fundamentos Filosóficos no Ensino de Linguagem. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
13.   Paula Bologna. A expressão visual da arte afro-brasileira na Educação Infantil: educando para as relações étnico-raciais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
14.   Sara Bove Pereira. O Papel do Conselho Municipal de Educação na política municipal de Educação Especial de Votorantim/SP. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
15.   Tamires de Lima Souza. Contribuições do ensino de genética, nos anos finais do ensino fundamental, para compreensão crítico-científica de preconceitos sociais. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
16.   Thiago Hideo Nomoto. Educação infantil e alimentação: Participação das crianças na construção de uma autonomia alimentar. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
17.   Tácyla Agum Theotonio de Lima. Opressão curricular: uma discussão teórica a partir da perspectiva freireana. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
18.   Érico Vinícius Fonseca dos Santos. Por onde caminha o desenho na escola: pensando seus espaços na Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.

2018

1.   Geizyanne Freitas Alves. Estagio Supervisionado e formação docente: relações possiveis. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Rosa Aparecida Pinheiro.
2.   Kalin Cristina de Castilho. O Conselho Municipal de Educação de Votorantim e a gestão democrática: a educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
3.   Mesaque Sadraque de Almeida Modesto. A Dimensão Ambiental no Ensino de Biologia na educação pública no Estado de São Paulo. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Juliana Rezende Torres.

2017

1.   Bruna Cristiane Grando. ANÁLISE DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Gabriela Maldonado Sewaybricker. Infância em Sorocaba no Século XIX. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.
3.   Jessica Fernanda Moreira JOrge. Mapeamento sobre os avanços e desafios para a implantação das DCN para a educação das relações étnico-raciais na formação inicial de profissionais da educação.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Rosana Batista Monteiro.
4.   Juliane de Oliveira Morais. Parâmetros​ ​para​ ​a​ ​seleção​ ​de​ ​conteúdos​ ​em​ ​Ciências​ ​Naturais:​ ​A​ ​ética​ ​como critério. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. 2017.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Matheus Henrique de Ameida. Educação e democracia: Análise discursiva do conceito de democracia em Projetos Político Pedagógicos. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Márcio Antônio Gatti.
6.   Mercia Santana Mathias. Música e surdez: narrativas de pessoas surdas que apreciam a música. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Teresa Cristina Leança Soares Alves.
7.   Thiago Hideo Tomoto. Infância, educação e alimentação: Cultura e Resistência. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.

2016

1.   BRUNA CRISTIANE GRANDO. ?ANÁLISE DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Elisa Carolina de Campos Machado. Educação e cultura popular: o Fandango de Chilenas em Capela do Alto- interior de São Paulo como processo educativo. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, . 2016.
Orientador: Dulcinéia de Fátima Ferreira.
3.   Gabriele Garcia. Educação Ambiental: o desafio na elaboração de uma proposta transformadora, crítica e reflexiva.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Juliana Rezende Torres.
4.   Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. Escola, prisão de corpos. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Cnpq Capes. 2016.
Orientador: Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi.
5.   Kalin Cristina de Castilho. Um olhar crítico sobre a patologização da aprendizagem nos cotidianos escolares. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
6.   Letícia de Oliveira Santana. História de pescador 2.0: o jovem da Juréia e seu poder transformador com auxílio da tecnologia. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Vanda Aparecida da Silva.
7.   Natália Cinto Frare. A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE TRAZEM AS ANÁLISES DE LIVROS DIDÁTICOS. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
8.   Natália Polga. Que critérios adotar para a seleção de conteúdos? A abordagem para o ensino de ciência fundamentada em CTS, a partir de uma perspectiva freireana. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
9.   Thiago Humberto Carpegiani. Relações de Gênero e Trabalho. (Graduando em Ciências Econômicas) - UFSCar, . 2016.
Orientador: Kelen Christina Leite.
10.   Tácyla Agum Theotonio de Lima. Trajetos e projetos juvenis no Ensino Médio. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
11.   Wellington Gustavo Andrade Serrano. ANALOGIAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CRÍTICO NO ECN. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
12.   Wellington Gustavo Andrade Serrano. Analogias como um Recurso Didático Crítico para o Ensino de Ciências. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. 2016.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.

2015

1.   Bianca Camarante Antunes. Trajetos juvenis no ensino médio. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Maria Carla Corrochano.
2.   Clarissa Suelen Oliveira. Avanços e limites na educação ambiental contemporânea em relação à díese descarte / consumo urbano. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas (integral)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Cícero Inacio dos Santos. O PROFESSOR E A MODELAGEM MATEMÁTICA. (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
4.   Elis Laura Pinto Garcia. O ensino de embriologia: importância da contextualização sociocultural de conteúdos da realidade contemporânea. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas (integral)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Letícia de Oliveira Santa. O fluxo turístico e migratório de jovens homossexuais do rural para o urbano: análise de narrativa. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Vanda Aparecida da Silva.

2014

1.   Amanda Gabriela Ruiz de Souza. Formação de professores que ensinam matemática: um olhar para o processo formativo das práticas dos licenciandos de Pedagogia e Matemática.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
2.   Bruna Paes Junqueira Araújo. O direito à Educação Infantil em Sorocaba: mapeamento das políticas públicas educacionais para a primeira infância. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.
3.   Bruno Vieira de Carvalho. O plano nacional de formação de professores da educação básica [PARFOR] em sete municípios da região de Sorocaba: desafios e encaminhamentos em seu processo de implementação. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
4.   Daniel Rodrigues Cardoso. Lésbicas e lesbianidades no jornal Lampião da Esquina. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
5.   Janaína da Silva Santos. O plano nacional de formação de professores da educação básica [PARFOR] em oito municípios da região de Sorocaba: desafios e encaminhamentos em seu processo de implementação. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
6.   Lilian Gomes Ramos. O UNIVERSITÁRIO-TRABALHADOR NOS CURSOS DE LICENCIATURADA UNIFESP – CAMPUS DIADEMA: DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS AO SEU PROCESSO FORMATIVO. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2014.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
7.   Luiz Renato Ferreira Gonçalves. O fluxo turístico e migratório de jovens homossexuais do rural para o urbano: análise de narrativas. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Vanda Aparecida da Silva.
8.   Yasmim Lotti Silva Matheus. Publicações com a temática quilombola: contribuições para a prática educativa. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Maria Walburga dos Santos.

2013

1.   Ana Carolina Macalli. A educação especial no município de Boa Esperança do Sul, SP: análise das matrículas dos alunos com deficiência no ensino regular. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
2.   Camila Yukari Kawamura. Educação Especial no município de São Carlos, SP: análise das matrículas de alunos com deficiência da educação básica na cidade e no campo. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
3.   Daniel Cardoso Rodrigues. CARTOGRAFIA LÉSBICO-FEMINISTA: Análise dos discursos produzidos na internet pelo movimento lésbico-feminista. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
4.   José Guilherme Rocha Neto. Gênero e Sexualidade: uma análise dos PPPs e Planos de Ensino dos cursos de Licenciatura do CCTS/UFSCar . (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Kelen Christina Leite.
5.   Julio Cesar Francisco. A educação escolar e o processo de marginalização dos atendidos pela Fundação Casa da região de Sorocaba-SP. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Marcos Francisco Martins.
6.   Luiz Renato Ferreira Gonçalves. Mulheres brasileiras em campanhas publicitárias na europa realizadas por agências de turismo e embratur: análise de práticas discursivas. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
7.   Márcia Michele Borghardt de Vargas. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE POLÍTICA, GESTÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES ADVERSOS. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira. 2013.
Orientador: Paulo Gomes Lima.
8.   Patrícia Guimarães de Oliveira. As narrativas de professores que ensinam matemática como fonte de saberes para a docência na Educação Básica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
9.   Sara de Almeida Selingardi. Educação Especial no município de São João da Boa Vista, SP: analisando os indicadores educacionais. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
10.   Stela Cezare do Santo. A educação especial no município de Luís Antônio, SP: análise dos indicadores educacionais. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.

2012

1.   Claudia Lúcia Setti de Almeida. Os impactos sócio-ambientais ocasionados pela Concessão de Serviços Turísticos no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP). (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Zysman Neiman.
2.   Lenna Nascimento Borges. Medicalização em Sorocaba: a visão dos educadores. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.

2011

1.   Ana Rúbia Schimitt Rossi. DIÁLOGO E SEXUALIDADE: Estudo dos discursos produzidos por professores e aluno(as) do ensino médio de escolas publicas sobre as práticas de orientação sexual. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
2.   Anaí Helena Basso Alves. A Importância da Contextualização dos Conceitos Científicos para o Ensino de Ciências. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
3.   Angélica Bellodi Sant?Ana Furlan. EDUCAÇÃO INCLUSIVA ASSISTENCIALISTA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA CRÍTICA: CONSIDERAÇÕES E DIFERENÇAS. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
4.   Erica Mayumi Moriwaki. Proposta de adaptação da infra-estrutura de Uso Público e Educação Ambiental do Parque Estadual Carlos Botelho para pessoas com deficiência visual. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Zysman Neiman.
5.   Gabriela Ruiz Berribille. Atendimento educacional especializado: análise da produção do conhecimento. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
6.   Maria Martha Stussi Fernandes. Narrativas Educativas e Saberes Docentes do Formador de Professores de Ciências Biológicas da Educação Básica: modos de ver e conceber o processo educativo.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
7.   Mariana do Prado. Ensino de Botânica: uma Análise a Partir da Abordagem CTSA. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos. 2011.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
8.   Natalia Gomes dos Santos. Educação Especial no Brasil: Retrato Atual da Sociedade Pestalozzi (2011-2012). (Graduando em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.

2010

1.   Aline Lopes Ramalho. O Ecoturismo e os Programas de Uso Público de Parques Estaduais de São Paulo: análise histórica e perspectivas para o manejo. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Zysman Neiman.
2.   Ana Cláudia Gerevini. O Princípio da reciprocidade nas relações econômicas: o caso da Escola Aurora. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Kelen Christina Leite.
3.   Angélica Bellodi Sant?Ana Furlan. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
4.   Carla Garcia de Santana Gomes. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Daniele Cristina da Rocha e Silva. Sexualdiade e uso de drogas entre a população jovem em situação de rua de Sorocaba. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
6.   Elaine Cristina Ricci. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
7.   Fábio Ortolano. A Hospitalidade de hotéis gay-friendly e as paradas LGBT de São Paulo. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
8.   Gabriela Ruiz Berribille. Lembranças da vida: a voz de uma pessoa com deficiência. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
9.   Geraldo Sacconi Filho. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
10.   Lucas Matheus Ferreira. A interface da educação especial com a educação do campo: análise dos estágios curriculares do Curso de Pedagogia da Terra. (Graduando em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/Fundação Ford. 2010.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
11.   Luis Henrique Dall'Avila. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
12.   Patricia B. D. M. Cordeiro. Análise do debate em torno das Ações Afirmativas: desigualdades entre brancos e não brancos ou entre ricos e pobres?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, BAIP UFSCar. 2010.
Orientador: Kelen Christina Leite.
13.   Rosângela Alves Assunção. Políticas de Ações Afirmativas e Sofrimento ético-político: um estudo dos discursos produzidos na comunidade acadêmica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de São Carlos, UFCAR/BAIP/Fundação FORD. 2010.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.

2009

1.   Ana Cláudia Gerevini. O princípio da reciprocidade nas relações ecoômicas: o caso Economia de Comunhão aplicado em uma escola privada de ensino médio e fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Kelen Christina Leite.
2.   Fábio Ortolano. Práticas discursivas sobre o turismo para a juventude: um estudo das paradas GLBTT. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
3.   Heloana da Silva Giraldella. O Ecoturismo e os Programas de Uso Público de Parques Estaduais de São Paulo: análise histórica e perspectivas para o manejo. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Zysman Neiman.
4.   Maria Jose Blondel Enrione. PIBID. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
5.   Natanael de Pontes. Produção de material áudio - visual para apresentação da UFSCar Sorocaba. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
6.   Nicole Dragone Rosseto Antônio. Apoio educacional especializado para alunos com deficiência: do discurso oficial às práticas sociais. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
7.   Stefanie Geerdink. A pesquisa em Ecoturismo no Brasil: subsídios para implantação de projetos de educação ambiental e de um Centro de Referência no campus Sorocaba da UFSCar - Fase 2. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da Universidade Federal de São Carlos. 2009.
Orientador: Zysman Neiman.
8.   Talita Anunciação Cruz. Sexualidade e uso de drogas entre a população jovem em situação de rua de Sorocaba. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marcos Roberto Vieira Garcia.
9.   Tatiane Souza Silva. UMA NOVA PERSPECTIVA DE FUTURO ATRAVÉS DA POSSIBILIDADE DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E SEU SIGNIFICADO NA VIDA DE PESSOAS DE CLASSES SOCIAIS MENOS FAVORECIDAS. (Graduando em Licenciatura En Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.

2008

1.   Aline Maria Martins. Ensino-aprendizagem significativo de Biologia no Ensino Médio em escolas públicas de Sorocaba. (Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Antonio Fernando Gouvêa da Silva.
2.   Gabriela Caroline de Lima. Educação, Culturas Afro-brasileiras e Juventude: impacto do Maracatu e Capoeira em projetos de vida de jovens.(Bolsa de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa (BAIP) Nº 01/2008 ). (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2008.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
3.   Isabela Barbosa Frederico. As atividades de campo como experiências educativas propulsoras para o conhecimento das ciências e da sustentabilidade. (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Zysman Neiman.
4.   Jaqueline Vilella Barban. Zum - desvelando o universo da plantas com arte. (Graduando em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
5.   Paulianny de Moura Ribeiro. Materiais didáticos artístico-sustentáveis: uma tentativa dialógica entre Arte e Ciência. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
6.   Rachel Formaggio. Discursos de Jovens, Discursos de Idosos: Estudo intergeracional sobre os significados do turismo e lazer.. (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Viviane Melo de Mendonça.
7.   Renata Fronza Saraceni. A pesquisa em Ecoturismo no Brasil: subsídios para implantação de projetos de educação ambiental e de um Centro de Referência no campus Sorocaba da UFSCar. (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional da Universidade Federal de São Carlos. 2008.
Orientador: Zysman Neiman.

2007

1.   Samuel Espinosa dal Medico. Concepção de material para ensino de Biologia. (Graduando em Licenciatura em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.
2.   Vitor de Tarso Guerra. Registro fotográfico: sentidos e memórias na implantação do Campus UFSCar- Sorocaba. (Graduando em Licenciatura En Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Hylio Laganá Fernandes.


Data de processamento: 12/10/2020 18:19:17