Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Daniele Silva Rocha

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Marília/SP e possui Pós-Graduação Lato Sensu - Modalidade de Aprimoramento e Especialização em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoranda e mestra em Educação na linha de pesquisa de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Assistente I do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba/SP. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Bilíngue, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação de surdos, políticas públicas, formação do docente surdo, tecnologia, educação bilíngue, translinguagem, práticas translíngues, pedagógicas e linguísticas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0948893650052847 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - do km 106,086 ao km 107,000 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 5901 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-2019. Lingua Portuguesa para jovens e adultos surdos: ler e escrever na segunda lingua
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, busca-se analisar os modos de apropriação da aprendizagem da Língua Portuguesa por surdos jovens e adultos, a partir da observação, documentação e discussão das atividades realizadas em um curso de extensão oferecido pelo Grupo de Pesquisa quot;Diferenças e Subjetividades em Educação (DIS) e Grupo de Pesquisa quot;Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente (ALLE) sob responsabilidades da Profª. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento e Profª. Dra. Aryane Santos Nogueira na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). São alunos desse curso, jovens e adultos cursando ou que já concluíram o ensino médio e que buscam aprimorar seu letramento em Português.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Daniele Silva Rocha - Integrante / Aryane Santos Nogueira - Integrante / Lilian Cristine Ribeiro Nascimento - Coordenador.
      Membro: Daniele Silva Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Ciclo de debate - Roda de conversa online I.Educação Bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus - Covid 19: A acessibilidade linguística dos surdos: problema na pandemia ou também se coloca na realidade presencial escolar?. 2020. (Simpósio).
      2. Ciclo de debate - Roda de conversa online II.“Educação Bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus - Covid 19: A acessibilidade linguística dos surdos: problema na pandemia ou também se coloca na realidade presencial escolar?. 2020. (Simpósio).
      3. Compartilhando Experiências - Pais surdos, filhos surdos - Como acontece a estimulação?. 2020. (Exposição).
      4. Grupo de Pesquisa e Estudo em Didáticas de leitura, da literatura e da escrita (GELLITE).Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia. 2020. (Simpósio).
      5. Program in Applied Linguistics (LAEL), Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUCSP)..Multilingual education in Brazil: building possibilities of /for the future. 2020. (Simpósio).
      6. Revisiting Transmodal Translation Research to Support Existing Interpreting.Revisiting Transmodal Translation Research to Support Existing Interpreting. 2020. (Simpósio).
      7. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar – SEGrad.Os desafios da Docência Universitária no ensino não presencial emergencial. 2020. (Seminário).
      8. A educação bilíngue de surdos em Portugal: Questões identitárias, educativas, políticas e culturais. 2019. (Outra).
      9. Educação bilíngue para surdos - Experiências de Portugal e do Brasil. 2019. (Outra).
      10. III Seminário do dia municipal da Língua Brasileira de Sinais de Valinhos. 2019. (Seminário).
      11. Mesa redonda quot;Complexidade, tecnologia e design de curso de línguasquot;. 2019. (Simpósio).
      12. I Ciclo de Palestras sobre Línguas de Sinais. 2018. (Encontro).
      13. Palestra da Profª. Dra. Ronice Muller de Quadros e Profª. Rosemeire Ap. Antunes Desidério. 2018. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. ALVES, T. C. L. S. ; ROCHA, D. S.. V Encontro dos Surdos na UFSCar - Sorocaba: Instrutor surdo e sua atuação na sociedade. 2019. Outro
      2. ROCHA, D. S.; ALVES, T. C. L. S.. I Mostra de Artes em Libras. 2019. Outro
      3. ROCHA, D. S.; ALVES, T. C. L. S.. I Fórum - O que a comunidade surda espera da UFSCar de Sorocaba?. 2018. Outro
      4. ROCHA, D. S.. Ações afirmativas que visam a acessilidade do surdo no ensino superior. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. ROCHA, D. S.. IV Setembro Azul: Plano Nacional de Educação e as políticas locais para a implantação da Educação Bilíngue para Surdos. 2015. (Congresso).. . 0.
      6. ROCHA, D. S.. III Setembro Azul - Direitos Humanos em questão: a universidade pública pode se fazer falar em Libras?. 2014. (Congresso).. . 0.
      7. ROCHA, D. S.. II Setembro Azul - Libras, Identidade, Cultura e Educação Bilíngue. 2013. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16