Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)
Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) Campus Sorocaba
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. É professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR - GT Unicamp, Secretária Nacional do HISTEDBR e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - GPTeFE, UFSCar, campus Sorocaba. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e professora dos cursos de Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes áreas/temas: história da educação, política e gestão educacional, formação de professores, trabalho educativo, concepções pedagógicas e educação especial. (Texto informado pelo autor)
MATHIAS, M. S. ; COUTINHO, L. C. S.. A Arte sob a perspectiva do marxismo: uma atividade humana potencialmente humanizadora. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE. v. 11, p. 223-234, issn: 2175-5604, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
LOPES, S. A. ; COUTINHO, L. C. S.. A Pedagogia no Brasil e as contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. v. 12, p. 687-720, issn: 1984-9605, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (FILOSOFIA E EDUCAÇÃO)
ELOY, A. C. M. ; COUTINHO, L. C. S.. O direito à educação na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica e a educação especial. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 33, p. 1-20, issn: 1984-686X, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
PISSINATO, W. ; COUTINHO, L. C. S.. A influência das fusões e aquisições no processo de financeirização da educação superior brasileira. LAPLAGE EM REVISTA. v. 5, p. 127-144, issn: 2446-6220, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (LAPLAGE EM REVISTA)
PEREIRA, S. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O papel do Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP na Política Municipal de Educação Especial. Ensaios Pedagógicos. v. 3, p. 113-120, issn: 2527-158X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos)
GOBBE, J. G. ; COUTINHO, L. C. S.. SUBTERRÂNEOS DA LIBERDADE E EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO: ENTRE CAOS E UTOPIA. Argumentos Pró-Educação. v. 2, p. 48-67, issn: 2448-2803, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Argumentos Pró-Educação)
RODRIGUES, F. C. ; COUTINHO, L. C. S.. Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional. Revista HISTEDBR On-line. v. 17, p. 886-905, issn: 1676-2584, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C
COUTINHO, L. C. S.; LOMBARDI, J. C.. Notas Introdutórias sobre Gestão Escolar na Perspectiva da Pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line. v. 16, p. 224-238, issn: 1676-2584, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C
Livros publicados/organizados ou edições (1)
COUTINHO, L. C. S.; SILVA, R. H. R. (Org.) ; LOMBARDI, J. C. (Org.) ; JACOMELI, M. R. M. (Org.). História e historiografia da educação: debates e contribuições. 01 ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. v. 01, p. 303. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (3)
COUTINHO, L. C. S.; SANFELICE, J. L.. Da democratização à qualidade da educação brasileira: processo histórico e algumas questões atuais. Em: José Luís Sanfelice; Sônia Aparecida Siquelli. (Org.). Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo. 1ed.Uberlândia-MG. : Editora Navegando. 2016.v. 1, p. 20-47. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COUTINHO, L. C. S.; SANFELICE, J. L.. Da democratização à qualidade da educação brasileira: processo histórico e algumas questões atuais. Em: SANFELICE, José Luis; SIQUELLI, Sônia Aparecida. (Org.). Desafios à democratização da educação no Brasil contemporâneo. 1ed.Uberlândia. : Navegando Publicações. 2016.v. 1, p. 23-50. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COUTINHO, L. C. S. O dilema da relação entre teoria e prática na formação dos profissionais da educação no Brasil: da Escola Normal ao Instituto de Educação. Em: Marcos André Ferreira Estácio; Lucia Regina de Azevedo Nicida. (Org.). História e Educação na Amazônia. 1ed.Manaus. : Editora da Universidade Federal do Amazonas. 2016.v. 1, p. 1-530. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (6)
SANTOS, A. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O significado de Trabalho nas Ciências Sociais e Humanas. Em: XI Seminário Nacional do HISTEDBR, v. 1, p. 659-666, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XI Seminário Nacional do HISTEDBR)
ELOY, A. C. M. ; COUTINHO, L. C. S.. Alfabetização em sala de recursos na escola do campo. Em: XI Seminário Nacional do HISTEDBR, v. 1, p. 1002-1017, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XI Seminário Nacional do HISTEDBR)
TARDELLI FILHO, F. A. ; COUTINHO, L. C. S.. História, Cinema e Literatura: contribuições do/para o trabalho pedagógico na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica. Em: Pedagogia Histórico-Crítica, v. 1, p. 1-500, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Pedagogia Histórico-Crítica)
COUTINHO, L. C. S.; SANFELICE, J. L.. Os Periódicos Acadêmico-científicos do campo da Educação nos anos de 1980: em foco a formação de professores. Em: Pedagogia Histórico-Crítica, v. 1, p. 1-500, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Pedagogia Histórico-Crítica)
FERMINO, F. P. ; COUTINHO, L. C. S.. Democratização do ensino superior no Brasil através das instituições privadas. Em: Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS, v. 1, p. 1-1100, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS)
COUTINHO, L. C. S. A materialização de ideias pedagógicas na formação de professores no Brasil e em Portugal nas décadas de 1960/1970: o papel do manual didático. Em: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - COLUBHE, v. 1, p. 595-604, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - COLUBHE)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
COUTINHO, L. C. S. A Pedagogia Tecnicista e os Princípios Básicos de Prática de Ensino na Formação de Professores. Em: XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia, 2018, Belém. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. Belém: HISTEDBR, v. 01, p. 01-1000, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia, 2018, Belém. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. Belém: HISTEDBR)
Resumos publicados em anais de congressos (3)
SANTOS, A. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O significado de Trabalho nas Ciências Sociais e Humanas. Em: XI Seminário Nacional do HISTEDBR, IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI, I Seminário Internacional do HISTEDBR, 2019, Uberlândia, MG. Educação e Mundo do Trabalho: em Defesa da Escola Pública. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, v. 1, p. 109-109, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ELOY, A. C. M. ; COUTINHO, L. C. S.. Alfabetização em sala de recursos na escola do campo. Em: XI Seminário Nacional do HISTEDBR, IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI, I Seminário Internacional do HISTEDBR, 2019, Uberlândia, MG. Educação e Mundo do Trabalho: em Defesa da Escola Pública. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, v. 1, p. 141-141, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, S. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O papel do Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP na Política Municipal de Educação Especial. Em: XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2019, Sorocaba. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 1, p. 1-1, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (16)
MOREIRA, L. P. P. ; COUTINHO, L. C. S.. Educação Alimentar e Nutricional: análise preliminar à luz da pedagogia histórico-crítica. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
GRACA, I. S. ; COUTINHO, L. C. S.. Percepção de professores sobre a relação entre condições de trabalho e adoecimento docente numa escola estadual de Sorocaba-SP. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
ELOY, A. C. M. ; COUTINHO, L. C. S.. Alfabetização em salas de recursos na escola do campo. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
SANTOS, A. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O significado de Trabalho nas Ciências Sociais e Humanas. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
PEREIRA, S. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O papel do Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP na Política Municipal de Educação Especial. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
COUTINHO, L. C. S. A pedagogia tecnicista e os princípios básicos de prática de ensino na formação de professores. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COUTINHO, L. C. S. A Pós-Graduação frente aos desafios da Escola Básica e da Pedagogia Histórico Crítica. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. Conjuntura político-social, BNCC e Trabalho Educativo. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. Alguns aspectos do sentido histórico da 'democratização' do ensino superior no Brasil. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEREIRA, S. B. ; COUTINHO, L. C. S.. O Papel do Conselho Municipal de Educação na política municipal de Educação Especial de Votorantim/SP. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
ELOY, A. C. M. ; COUTINHO, L. C. S.. ALFABETIZAÇÃO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E ESCOLA DO CAMPO. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
COUTINHO, L. C. S. O materialismo-dialético como fundamento da Pedagogia histórico-crítica. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. Educação e Currículo: dos fundamentos à política e gestão da educação nacional. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): aspectos históricos e político-legais. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. A prática pedagógica na Educação Infantil. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COUTINHO, L. C. S. O debate sobre a formação de professores no Brasil na década de 1980 no contexto de luta em defesa da escola pública: uma análise a partir dos periódicos científicos da área de educação. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (82)
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Movimento - Revista de Educação. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Pareceres de trabalhos submetidos no XV ENFOC - Encontro de Iniciação Científica, XIV Fórum Científico, VI Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e I Seminário do Programa de Residência Pedagógica. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido ao periódico Educação em Revista da UFMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista Argumentos Pró-Educação. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista Argumentos Pró-educação. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista Educere et Educere. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de 01 trabalho submetido ao 2o. CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XV Jornada do HISTEDBR. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido á Revista Argumentos Pro-Educação. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista HISTEDBR On-Line. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista HISTEDBR On-Line. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido à XIV Jornada Nacional do HISTEDBR. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MONTEIRO, R. B. ; PINHEIRO, R. A. ; COUTINHO, L. C. S.. Parecer analítico da proposta de reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, campus São Carlos. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho (Pôster) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Relatos de experiência) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Relatos de experiência) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Acadêmico-científico) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Acadêmico-científico) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Acadêmico-científico) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Acadêmico-científico) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de Trabalho Completo (Acadêmico-científico) submetido ao IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao XIII Encontro de Iniciação Científica, XI Fórum Científico, IV Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista HISTEDBR on-line. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista Argumentos Pró-Educação. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de artigo submetido à Revista Educação Sociedade. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Pareceres de trabalhos submetidos ao X Seminário Nacional do HISTEDBR. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Parecer de trabalho submetido ao Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, N. C. M. ; COLARES, A. A. ; COUTINHO, L. C. S. ; ROCHA, G. O. R.. A pós-graduação frente aos desafios da Escola Básica e da Pedagogia Histórico-crítica. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
RODRIGUES, F. C. ; MINTO, L. W. ; COUTINHO, L. C. S.. Da universalização à qualidade da educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (3)
COUTINHO, L. C. S. Políticas Públicas em Educação. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
COUTINHO, L. C. S. Relatório de Pós-doutorado - O DEBATE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NA DÉCADA DE 1980 NO CONTEXTO DE LUTA EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: Uma Análise a Partir dos Periódicos Científicos da Área de Educaçã. 2016. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, R. H. R. ; LOMBARDI, J. C. ; COUTINHO, L. C. S.. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016) - contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileira. 2016. Anais [ busca Google | busca Bing ]
Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. A Educação Especial no estado de São Paulo no contexto da Primeira República: uma análise da construção histórica dos alunos anormais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Marcia Regina Munhoz Trujillo. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL 3D NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Beatriz Caroline Aparecida Rodrigues. As tendências no processo de expansão dos cursos de Pedagogia no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Adriana Cristina Morais Eloy. Educação Especial e o direito à educação: um estudo sobre alfabetização em sala de recursos multifuncionais na escola do campo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Ieda Maria da Costa. Educação, Diversidade e Formação de Professores: relações étnico-raciais na proposta pedagógica de cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior Sul-mineiras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, . 2017. Supervisor: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (9)
Anna Carolina Cardilho. O que dizem os relatórios da UNESCO sobre o papel do professor na implementação de uma educação mundializada. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Thayne dos Santos Rosa. As ideias educacionais para a emancipação feminina segundo Heleieth Saffioti: primeiras aproximações. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Beatriz Ribeiro de Camargo. Que tipo de educação é para nossas crianças?quot; Um estudo de caso sobre as trabalhadoras e o trabalho educativo em uma creche municipal em Sorocaba/SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Larissa Liberati. Aquisição de sistemas apostilados privados de ensino na educação pública: um possível estado da arte. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Iasmim Santos Graça. Percepção dos professores sobre a relação entre condições de trabalho e adoecimento docente numa escola estadual de Sorocaba-SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Keila Aparecida Cavalcante de Souza. A Pedagogia Waldorf e o brincar: da teoria à prática pedagógica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
William Pissinato. A influência das fusões e aquisições no processo de financeirização da educação superior privada brasileira. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. Educação Especial no Brasil no início do século XX: uma análise a partir dos relatórios dos delegados de ensino do Estado de São Paulo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Felipe Pereira Fermino. O Processo de Massificação do Ensino Superior no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí, . 2016. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Iniciação científica (1)
Sara Bove Pereira. O Papel do Conselho Municipal de Educação na política municipal de Educação Especial de Votorantim/SP. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2019-Atual. Politica Educacional na Rede Estadual Paulista: 1995 a 2018 Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / JOÃO BATISTA SILVA DOS SANTOS - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / LUIZ CARLOS NOVAES - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
2018-Atual. Trabalho e educacao na Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidencia da nocao de trabalho na concepcao e na pratica de docentes da rede publica estadual Descrição: Este é um projeto de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, a ser protagonizado#10;pelo GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e pelo HISTEDBR#10;(Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) GT (Grupo de#10;Trabalho) UFSCar Sorocaba, tanto pelos(as) docentes da UFSCar que deles participam,#10;quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do campus#10;Sorocaba/SP -, mestrandos(as), doutorandos(as) e uma pós-doutoranda. A problematização da#10;pesquisa sintetiza-se na busca por saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção#10;e na prática de docentes da rede pública estadual da Região Metropolitana de Sorocaba/SP#10;(RMS). Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo#10;(formativo). O objetivo científico é o de conhecer a noção de trabalho presente nos#10;documentos nacionais e estaduais que orientam a prática educativa, as que guardam os#10;docentes que atuam na rede estadual de ensino da RMS e como ocorre a articulação entre elas.#10;O objetivo educativo refere-se aos processos formativos resultantes do desenvolvimento da#10;pesquisa, que poderão habilitar integrantes do GPTeFE e do HISTEDBR - GT UFSCar#10;Sorocaba para a pesquisa em educação e propor aos professores(as) da rede pública que dela#10;participarem um exercício reflexivo sobre a concepção de trabalho que têm e que orienta a#10;prática que efetivam em sala de aula. Para atingir esses dois objetivos, a metodologia a ser#10;empregada será de tipo documental, bibliográfica e campo, com viés quali-quantitativo. Dado#10;que a LDB (Lei 9394/96) considera o trabalho um dos princípios e fins da educação, esta#10;pesquisa se justifica porque investigará um objeto, o trabalho, que direciona as políticas#10;públicas na área da educação, os documentos que lhe orientam a execução e os materiais#10;didáticos empregados nas escolas estaduais da RMS. Espera-se que os resultados a serem#10;produzidos colaborem com o avanço do conhecimento na área dos fundamentos e das teorias#10;educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Juliana Rezende Torres - Integrante / Silvio César Moral Marques - Integrante / Jane Barros Almeida - Integrante / João Henrique da Silva - Integrante / Genilson Cordeiro Marinho - Integrante / Vera Alves Crispim Capucho - Integrante / Ribamar Nogueira da Silva - Integrante / Tiago César Domingues - Integrante / Silmara Aparecida Lopes - Integrante / Ademir Barros dos Santos - Integrante / Débora Bergamini Moreira da Silva - Integrante / Roberta Jorge Luz - Integrante / Julie Fernanda Ferrari - Integrante / Clarissa Suelen Oliveira - Integrante / Márcia Regina Munhoz Trujilo - Integrante / Gislaine Gonçalves dos Santos - Integrante / Rodrigo Castro Francini Rocha - Integrante / Lídice Tiede Fraga - Integrante / Elis Laura Pinto Garcia - Integrante / Carlos Augusto Amaro de Freitas - Integrante / Naara Gonçalves de Alencar - Integrante / Paulete Zilli Silveira de Salles - Integrante / Luiza Pompeu Prado Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
2017-Atual. O debate sobre formacao de professores na contemporaneidade: uma analise a partir dos periodicos cientificos da area da educacao Descrição: O projeto de pesquisa, dando continuidade aos estudos desenvolvidos no pós-doutoramento, objetiva analisar o debate sobre formação de professores no Brasil na contemporaneidade tendo como fontes os periódicos científicos da área da educação. Considerando que os discursos produzidos expressam os embates e debates do momento histórico no qual foram produzidos, a análise se dará tendo como ponto de partida a mobilização dos educadores em torno da defesa da escola pública na década de 1980, estendendo-se ao período subseqüente em que articula o projeto educacional com base na ideologia neoliberal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Coordenador. Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
2016-Atual. Formacao de Professores no Brasil no contexto da mundializacao do capital: estrategia de luta e instrumento ideologico Descrição: A presente pesquisa constitui-se num desdobramento dos estudos desenvolvidos no pós-doutoramento. No contexto de mundialização do capital, a pesquisa objetiva analisar o lugar e o papel da formação de professores no Brasil no embate entre, de um lado, articuladores de um projeto privatista da educação e, de outro, defensores de um projeto educacional socialmente referenciado. Defende-se a tese de que, de estratégia de luta em defesa da escola pública e de uma sociedade democrática, a formação de professores, a partir do ideário neoliberal em franco desenvolvimento a partir da década de 1990, tornou-se um meio pelo qual se levou a cabo o processo de recomposição hegemônica do Capital articulando-se, nesse interem, tanto um processo de privatização da educação ao transformá-la em mercadoria, quanto um processo de controle ideológico das massas. O estudo prevê três frentes de ação: 1) Análise das concepções que circulam no campo educacional. Para apreensão desses ideários tomar-se-á como fonte de pesquisa as revistas do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), tendo em vista o lugar que assumiu desde o final dos anos de 1970; 2) Análise da política de formação de professores como parte integrante da política educacional nacional, implementada por meio de programas de formação de educadores pela ação do Estado; 3) Análise do processo de mundialização do Capital na particularidade brasileira por meio do estudo bibliográfico de obras de autores que tratam dessa temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Coordenador. Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (10)
Um Outro Mundo é Possível? Neoliberalismo e feminismo na atualidade. 2018. (Outra).
XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia. 2018. (Seminário).
XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.A Pós-Graduação frente aos desafios da Escola Básica e da Pedagogia Histórico Crítica. 2018. (Outra).
XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.O Papel da Educação frente ao Golpe de Estado no Brasil. 2018. (Outra).
XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.A pedagogia tecnicista e os princípios básicos de prática de ensino na formação de professores. 2018. (Outra).
XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.História da Educação entre os desafios da Educação Básica e a Pedagogia Histórico-crítica. 2018. (Outra).
Políticas de formação de docente nos cursos de licenciatura. 2017. (Encontro).
I Simpósio de Arte Negra. 2016. (Simpósio).
IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Educação e Trabalho: concepções teóricas e desafios contemporâneos na formação do profissional docente. 2016. (Simpósio).
IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2016. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (18)
SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; DUARTE, A. R. S. ; ESPINDOLA, E. M. ; BORGES, R. A. S. ; CALIATTO, S. G. ; MESQUITA, V. S. ; OLIVEIRA, S. M. S. S. ; CARIA, N. P. ; CUNHA, N. B. ; ALMEIDA, L. C. ; FERNANDES, C. H. ; ADACHI, A. A. C. T. ; BATISTA, E. L. ; MENDES, G. S. C. V. ; SILVA, S. M. F. M. ; COUTINHO, L. C. S.. II Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - II CEVS. 2018. Congresso
DAMASCENO, A. JESUS, C. SOUZA, C. M. P. MELO, C. N. MAUES, C. P. BELESTRERI, E. S. SANTOS, E. C. S. ROCHA, G. O. R. ARAUJO, I. H. T. F. COSTA, J. N. L. BARBOSA, J. G. LOMBARDI, J. C. COUTINHO, L. C. S. ALMEIDA, K. N. C. NOGUEIRA, L. JACOMELI, M. R. M. MOREIRA, M. P. B. MATOS, M. F. S. ROSARIO, M. J. A. BITTENCOURT, N. S. V. SANTOS, R. V. NASCIMENTO, R. M. MONTEIRO, S. B. GOLOBOVANTE, S. S. PIZON, T. , et al.BARROSO, W. SILVA, Y. L. ; XV Jornada do HISTEDBR. 2018. (Outro).. . 0.
MARTINS, M. F. ; COUTINHO, L. C. S. ; SILVA, A. F. G. ; CORROCHANO, M. C. ; SANTANA, I. M. ; MELO JUNIOR, A. L. ; MATHIAS, M. S. ; LOURENCO, S. S. ; SANTOS, V. S. ; SANTOS, J. M. O. ; OLIVEIRA, C. D. ; LIMA, L. H. ; COELHO, D. M. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; ARAUJO, J. A. ; MELO, L. L. M. ; FRAGA, L. T. ; GRANDO, B. C. ; GARCIA, E. L. P.. X Semana da Pedagogia, VI Seminário de Pesquisa e V Encontro de Egressos do PPGEd-So. 2018. Outro
JACOMELI, M. R. M. ; FERRACO, C. E. ; NOGUEIRA, V. L. ; FARIA, A. L. G. ; FIOR, C. ; LEITE, C. ; MEGID, D. ; FERREIRA, E. B. ; PEREIRA, E. ; PIMENTA, H. ; MAGIOLINO, L. L. S. ; PEREIRA, L. ; COUTINHO, L. C. S. ; MARTINS, M. F. ; GOMES, M. F. C. ; ORTIGAO, M. I. ; SPIGOLON, N. I. ; LIMA, N. S. T. ; BORGHI, R. F. ; SILVA, R. H. R. ; LEITE, S. F. ; NOGUEIRA, V. L.. 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. Outro
SOUZA, A. N. ; HELOANI, J. R. M. ; OLIVEIRA, A. O. ; FELDFEBER, M. ; HYPOLITO, A. M. ; VENCO, S. B. ; PIOLLI, E. ; COUTINHO, L. C. S.. IX Encontro Brasileiro Da REDESTRADO - Rede Latino-americana de estudos do trabalho docente. 2017. Outro
COUTINHO, L. C. S.; GATTI, M. A. ; TARDELLI, A.. Mesa de Debate: Escola Sem Mordaça. 2017. Outro
SAVIANI, D. ; LOMBARDI, J. C. ; JACOMELI, M. R. M. ; COUTINHO, L. C. S. ; MINTO, L. W. ; SILVA, R. H. R. ; LUCENA, C. A. ; BEZERRA NETO, L. ; LIMA, M. R.. X Seminário Nacional do HISTEDBR: quot;30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileiraquot;. 2016. Outro
SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; RODRIGUES, F. C. ; CUNHA, N. B. ; CARIA, N. P. ; ALMEIDA, L. C. ; COUTINHO, L. C. S. ; MESQUITA, V. S. ; CALIATTO, S. G. ; BORGES, R. A. S. ; FERNANDES, C. H. ; OLIVEIRA, S. M. S. S.. 2o. Seminário de Produção Científica em Educação - Pesquisa e Transformações Sociais: desafios e lutas pela educação. 2016. Outro
SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; OLIVEIRA, S. M. S. S. ; MESQUITA, V. S. ; CALIATTO, S. G. ; BORGES, R. A. S. ; CARIA, N. P. ; CUNHA, N. B. ; COUTINHO, L. C. S. ; ALMEIDA, L. C. ; RODRIGUES, F. C.. I Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS. 2016. Congresso
COUTINHO, L. C. S.. Audiência Pública da Secretaria Municipal de Educação de Limeira-SP. 2014. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. Sociedade, História e Educação: reflexões a partir da Lei 10.639/03. 2014. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. Etapa Municipal de Limeira da CONAE 2014. 2013. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. II Encontro de Educadores Municipais de Limeira. 2013. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas quot;História, Sociedade e Educação no Brasilquot;. 2009. (Congresso).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. Seminários de Estudos: Gramsci e a Educação. 2009. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. Coordenação de Sessão de Comunicação Científica do VIII Seminário Nacional de Estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. 2009. (Outro).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Congresso).. . 0.
COUTINHO, L. C. S.. Coordenação da Sessão de trabalho do Eixo quot;História das Políticas Educacionais no Brasilquot; da VIII Jornada do HITEDBR. 2008. (Outro).. . 0.