Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luciana Cristina Salvatti Coutinho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. É professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR - GT Unicamp, Secretária Nacional do HISTEDBR e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - GPTeFE, UFSCar, campus Sorocaba. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e professora dos cursos de Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes áreas/temas: história da educação, política e gestão educacional, formação de professores, trabalho educativo, concepções pedagógicas e educação especial. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Politica Educacional na Rede Estadual Paulista: 1995 a 2018
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / JOÃO BATISTA SILVA DOS SANTOS - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / LUIZ CARLOS NOVAES - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
    2. 2018-Atual. Trabalho e educacao na Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidencia da nocao de trabalho na concepcao e na pratica de docentes da rede publica estadual
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, a ser protagonizado#10;pelo GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e pelo HISTEDBR#10;(Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil) – GT (Grupo de#10;Trabalho) UFSCar Sorocaba, tanto pelos(as) docentes da UFSCar que deles participam,#10;quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do campus#10;Sorocaba/SP -, mestrandos(as), doutorandos(as) e uma pós-doutoranda. A problematização da#10;pesquisa sintetiza-se na busca por saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção#10;e na prática de docentes da rede pública estadual da Região Metropolitana de Sorocaba/SP#10;(RMS). Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo#10;(formativo). O objetivo científico é o de conhecer a noção de trabalho presente nos#10;documentos nacionais e estaduais que orientam a prática educativa, as que guardam os#10;docentes que atuam na rede estadual de ensino da RMS e como ocorre a articulação entre elas.#10;O objetivo educativo refere-se aos processos formativos resultantes do desenvolvimento da#10;pesquisa, que poderão habilitar integrantes do GPTeFE e do HISTEDBR - GT UFSCar#10;Sorocaba para a pesquisa em educação e propor aos professores(as) da rede pública que dela#10;participarem um exercício reflexivo sobre a concepção de trabalho que têm e que orienta a#10;prática que efetivam em sala de aula. Para atingir esses dois objetivos, a metodologia a ser#10;empregada será de tipo documental, bibliográfica e campo, com viés quali-quantitativo. Dado#10;que a LDB (Lei 9394/96) considera o trabalho um dos princípios e fins da educação, esta#10;pesquisa se justifica porque investigará um objeto, o trabalho, que direciona as políticas#10;públicas na área da educação, os documentos que lhe orientam a execução e os materiais#10;didáticos empregados nas escolas estaduais da RMS. Espera-se que os resultados a serem#10;produzidos colaborem com o avanço do conhecimento na área dos fundamentos e das teorias#10;educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Juliana Rezende Torres - Integrante / Silvio César Moral Marques - Integrante / Jane Barros Almeida - Integrante / João Henrique da Silva - Integrante / Genilson Cordeiro Marinho - Integrante / Vera Alves Crispim Capucho - Integrante / Ribamar Nogueira da Silva - Integrante / Tiago César Domingues - Integrante / Silmara Aparecida Lopes - Integrante / Ademir Barros dos Santos - Integrante / Débora Bergamini Moreira da Silva - Integrante / Roberta Jorge Luz - Integrante / Julie Fernanda Ferrari - Integrante / Clarissa Suelen Oliveira - Integrante / Márcia Regina Munhoz Trujilo - Integrante / Gislaine Gonçalves dos Santos - Integrante / Rodrigo Castro Francini Rocha - Integrante / Lídice Tiede Fraga - Integrante / Elis Laura Pinto Garcia - Integrante / Carlos Augusto Amaro de Freitas - Integrante / Naara Gonçalves de Alencar - Integrante / Paulete Zilli Silveira de Salles - Integrante / Luiza Pompeu Prado Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
    3. 2017-Atual. O debate sobre formacao de professores na contemporaneidade: uma analise a partir dos periodicos cientificos da area da educacao
      Descrição: O projeto de pesquisa, dando continuidade aos estudos desenvolvidos no pós-doutoramento, objetiva analisar o debate sobre formação de professores no Brasil na contemporaneidade tendo como fontes os periódicos científicos da área da educação. Considerando que os discursos produzidos expressam os embates e debates do momento histórico no qual foram produzidos, a análise se dará tendo como ponto de partida a mobilização dos educadores em torno da defesa da escola pública na década de 1980, estendendo-se ao período subseqüente em que articula o projeto educacional com base na ideologia neoliberal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Coordenador.
      Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.
    4. 2016-Atual. Formacao de Professores no Brasil no contexto da mundializacao do capital: estrategia de luta e instrumento ideologico
      Descrição: A presente pesquisa constitui-se num desdobramento dos estudos desenvolvidos no pós-doutoramento. No contexto de mundialização do capital, a pesquisa objetiva analisar o lugar e o papel da formação de professores no Brasil no embate entre, de um lado, articuladores de um projeto privatista da educação e, de outro, defensores de um projeto educacional socialmente referenciado. Defende-se a tese de que, de estratégia de luta em defesa da escola pública e de uma sociedade democrática, a formação de professores, a partir do ideário neoliberal em franco desenvolvimento a partir da década de 1990, tornou-se um meio pelo qual se levou a cabo o processo de recomposição hegemônica do Capital articulando-se, nesse interem, tanto um processo de privatização da educação ao transformá-la em mercadoria, quanto um processo de controle ideológico das massas. O estudo prevê três frentes de ação: 1) Análise das concepções que circulam no campo educacional. Para apreensão desses ideários tomar-se-á como fonte de pesquisa as revistas do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), tendo em vista o lugar que assumiu desde o final dos anos de 1970; 2) Análise da política de formação de professores como parte integrante da política educacional nacional, implementada por meio de programas de formação de educadores pela ação do Estado; 3) Análise do processo de mundialização do Capital na particularidade brasileira por meio do estudo bibliográfico de obras de autores que tratam dessa temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Coordenador.
      Membro: Luciana Cristina Salvatti Coutinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. Um Outro Mundo é Possível? Neoliberalismo e feminismo na atualidade. 2018. (Outra).
      2. XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia. 2018. (Seminário).
      3. XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.A Pós-Graduação frente aos desafios da Escola Básica e da Pedagogia Histórico Crítica. 2018. (Outra).
      4. XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.O Papel da Educação frente ao Golpe de Estado no Brasil. 2018. (Outra).
      5. XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.A pedagogia tecnicista e os princípios básicos de prática de ensino na formação de professores. 2018. (Outra).
      6. XV Jornada do HISTEDBR, IV Seminário Nacional de Educação Básica, II Seminário em História da Educação da Amazônia.História da Educação entre os desafios da Educação Básica e a Pedagogia Histórico-crítica. 2018. (Outra).
      7. Políticas de formação de docente nos cursos de licenciatura. 2017. (Encontro).
      8. I Simpósio de Arte Negra. 2016. (Simpósio).
      9. IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.Educação e Trabalho: concepções teóricas e desafios contemporâneos na formação do profissional docente. 2016. (Simpósio).
      10. IX Simpósio Nacional de Educação, III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; DUARTE, A. R. S. ; ESPINDOLA, E. M. ; BORGES, R. A. S. ; CALIATTO, S. G. ; MESQUITA, V. S. ; OLIVEIRA, S. M. S. S. ; CARIA, N. P. ; CUNHA, N. B. ; ALMEIDA, L. C. ; FERNANDES, C. H. ; ADACHI, A. A. C. T. ; BATISTA, E. L. ; MENDES, G. S. C. V. ; SILVA, S. M. F. M. ; COUTINHO, L. C. S.. II Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - II CEVS. 2018. Congresso
      2. DAMASCENO, A. JESUS, C. SOUZA, C. M. P. MELO, C. N. MAUES, C. P. BELESTRERI, E. S. SANTOS, E. C. S. ROCHA, G. O. R. ARAUJO, I. H. T. F. COSTA, J. N. L. BARBOSA, J. G. LOMBARDI, J. C. COUTINHO, L. C. S. ALMEIDA, K. N. C. NOGUEIRA, L. JACOMELI, M. R. M. MOREIRA, M. P. B. MATOS, M. F. S. ROSARIO, M. J. A. BITTENCOURT, N. S. V. SANTOS, R. V. NASCIMENTO, R. M. MONTEIRO, S. B. GOLOBOVANTE, S. S. PIZON, T. , et al.BARROSO, W. SILVA, Y. L. ; XV Jornada do HISTEDBR. 2018. (Outro).. . 0.
      3. MARTINS, M. F. ; COUTINHO, L. C. S. ; SILVA, A. F. G. ; CORROCHANO, M. C. ; SANTANA, I. M. ; MELO JUNIOR, A. L. ; MATHIAS, M. S. ; LOURENCO, S. S. ; SANTOS, V. S. ; SANTOS, J. M. O. ; OLIVEIRA, C. D. ; LIMA, L. H. ; COELHO, D. M. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; ARAUJO, J. A. ; MELO, L. L. M. ; FRAGA, L. T. ; GRANDO, B. C. ; GARCIA, E. L. P.. X Semana da Pedagogia, VI Seminário de Pesquisa e V Encontro de Egressos do PPGEd-So. 2018. Outro
      4. JACOMELI, M. R. M. ; FERRACO, C. E. ; NOGUEIRA, V. L. ; FARIA, A. L. G. ; FIOR, C. ; LEITE, C. ; MEGID, D. ; FERREIRA, E. B. ; PEREIRA, E. ; PIMENTA, H. ; MAGIOLINO, L. L. S. ; PEREIRA, L. ; COUTINHO, L. C. S. ; MARTINS, M. F. ; GOMES, M. F. C. ; ORTIGAO, M. I. ; SPIGOLON, N. I. ; LIMA, N. S. T. ; BORGHI, R. F. ; SILVA, R. H. R. ; LEITE, S. F. ; NOGUEIRA, V. L.. 13 Reunião Regional Anped Sudeste. 2018. Outro
      5. SOUZA, A. N. ; HELOANI, J. R. M. ; OLIVEIRA, A. O. ; FELDFEBER, M. ; HYPOLITO, A. M. ; VENCO, S. B. ; PIOLLI, E. ; COUTINHO, L. C. S.. IX Encontro Brasileiro Da REDESTRADO - Rede Latino-americana de estudos do trabalho docente. 2017. Outro
      6. COUTINHO, L. C. S.; GATTI, M. A. ; TARDELLI, A.. Mesa de Debate: Escola Sem Mordaça. 2017. Outro
      7. SAVIANI, D. ; LOMBARDI, J. C. ; JACOMELI, M. R. M. ; COUTINHO, L. C. S. ; MINTO, L. W. ; SILVA, R. H. R. ; LUCENA, C. A. ; BEZERRA NETO, L. ; LIMA, M. R.. X Seminário Nacional do HISTEDBR: quot;30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileiraquot;. 2016. Outro
      8. SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; RODRIGUES, F. C. ; CUNHA, N. B. ; CARIA, N. P. ; ALMEIDA, L. C. ; COUTINHO, L. C. S. ; MESQUITA, V. S. ; CALIATTO, S. G. ; BORGES, R. A. S. ; FERNANDES, C. H. ; OLIVEIRA, S. M. S. S.. 2o. Seminário de Produção Científica em Educação - Pesquisa e Transformações Sociais: desafios e lutas pela educação. 2016. Outro
      9. SANFELICE, J. L. ; SIQUELLI, S. A. ; OLIVEIRA, S. M. S. S. ; MESQUITA, V. S. ; CALIATTO, S. G. ; BORGES, R. A. S. ; CARIA, N. P. ; CUNHA, N. B. ; COUTINHO, L. C. S. ; ALMEIDA, L. C. ; RODRIGUES, F. C.. I Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS. 2016. Congresso
      10. COUTINHO, L. C. S.. Audiência Pública da Secretaria Municipal de Educação de Limeira-SP. 2014. (Outro).. . 0.
      11. COUTINHO, L. C. S.. Sociedade, História e Educação: reflexões a partir da Lei 10.639/03. 2014. (Outro).. . 0.
      12. COUTINHO, L. C. S.. Etapa Municipal de Limeira da CONAE 2014. 2013. (Outro).. . 0.
      13. COUTINHO, L. C. S.. II Encontro de Educadores Municipais de Limeira. 2013. (Outro).. . 0.
      14. COUTINHO, L. C. S.. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas quot;História, Sociedade e Educação no Brasilquot;. 2009. (Congresso).. . 0.
      15. COUTINHO, L. C. S.. Seminários de Estudos: Gramsci e a Educação. 2009. (Outro).. . 0.
      16. COUTINHO, L. C. S.. Coordenação de Sessão de Comunicação Científica do VIII Seminário Nacional de Estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. 2009. (Outro).. . 0.
      17. COUTINHO, L. C. S.. VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Congresso).. . 0.
      18. COUTINHO, L. C. S.. Coordenação da Sessão de trabalho do Eixo quot;História das Políticas Educacionais no Brasilquot; da VIII Jornada do HITEDBR. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16