Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Juliana Rezende Torres

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2012) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia, Formação inicial e permanente de Professores, Abordagem Temática Freireana, Currículo, Educação Ambiental Crítico-Transformadora (freireana) e Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 (29/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Rodovia João Leme dos Santos - do km 106,086 ao km 107,000 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295964 URL da Homepage: julianart@ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Trabalho e educacao na Regiao Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidencia da nocao de trabalho na concepcao e na pratica de docentes da rede publica estadual
      Descrição: Este é um projeto de estudos e de pesquisa sobre o tema trabalho e educação, protagonizado pelo#10;GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação), tanto pelos(as) docentes da UFSCar#10;que participam do Grupo, quanto por graduandos(as) - particularmente dos cursos de licenciatura do#10;campus Sorocaba -, mestrandos(as) e doutorandos(as) a ele integrados(as). O problema de pesquisa é#10;saber qual é a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática e docentes da rede pública da#10;região de Sorocabaquot;. Tem a finalidade de cumprir duplo objetivo: um científico e outro educativo (formativo).#10;O objetivo científico será o de conhecer como a noção de trabalho, na perspectiva marxista, incide na rede#10;pública da região de Sorocaba, particularmente no ensino de História, Sociologia, Filosofia e Ciências. Para#10;tanto, na primeira fase, procurar-se-á cumprir o objetivo educativo, qual seja: estudar a concepção de#10;trabalho em autores marxistas, especificamente Hobsbawm (disciplina de História), Gramsci (disciplinas de#10;Sociologia e Filosofia) e Freire (no ensino de Ciências), o que será feito com seminários sobre esses#10;autores. Divididos os(as) docentes e estudantes em grupos, segundo as disciplinas e os autores que lhe#10;são referência, no segundo momento do projeto se fará uma pesquisa de campo, que metodologicamente#10;contará com visitas in loco nas escolas que serão selecionadas e com a aplicação de questionários e#10;entrevistas com os(as) docentes que nelas atuam. Planeja-se publicar, na forma de artigos, livro e capítulos#10;de livros, os resultados da pesquisa, na 3ª etapa do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (12) . Integrantes: Juliana Rezende Torres - Integrante / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Silvio César Moral Marques - Integrante / Jane Barros Almeida - Integrante.
      Membro: Juliana Rezende Torres.
    2. 2013-Atual. A investigacao de praticas de educacao ambiental critico-transformadoras na escola como subsidio a formacao docente em Ciencias e Biologia
      Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo a localização de práticas de educação ambiental escolar a partir do levantamento e análise de trabalhos apresentados em eventos e periódicos da área, tendo em vista subsidiar a formação inicial e permanente em Ciências e Biologia, em uma perspectiva crítico-transformadora. Esta pesquisa tem sua relevância na medida em que MEIO AMBIENTE passa a ser um tema transversal de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais voltados ao ensino fundamental, bem como passa a configurar-se como uma temática interdisciplinar que deve perpassar o currículo em todos os níveis e modalidades de ensino, de acordo com a institucionalização da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliana Rezende Torres - Coordenador / Larissa Müller - Integrante / Gladis T. Slonsky - Integrante / Thais Pereira da Cruz - Integrante / Juliana Maria de Almeida Carvalho - Integrante / Gabriele Garcia - Integrante / Mesaque Sadraque Almeida Modesto - Integrante / Wander Pinto de Oliveira - Integrante / Clarissa Suelen de Oliveira - Integrante / Maria Carolina de Almeida - Integrante / Winis Henrique Rodrigues de Andrade - Integrante / Camila Camarini Ricci - Integrante / Sarah Santos Ferreira - Integrante / Gabriela Aparecida Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 15
      Membro: Juliana Rezende Torres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Representações Sociais de Meio Ambiente de Graduandos em Ciências Biológicas e o papel da disciplina de Educação Ambiental nestas construções. 2019. (Encontro).
      2. IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.“Representações sociais de meio ambiente e seu impacto nas concepções de educação ambiental de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública.. 2017. (Encontro).
      3. IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.Contextos e usos da categoria “armadilha paradigmática” nas pesquisas em Educação Ambiental em periódicos da área no período entre 2006 e 2016.. 2017. (Encontro).
      4. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Encontro).
      5. VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID.Construindo a igualdade de gênero na rede pública através do PIBID. 2016. (Encontro).
      6. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A investigação de temas geradores para a inserção da dimensão ambiental crítico-transformadora na educação escolar. 2015. (Encontro).
      7. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A presença de Gaston Bachelard na área de Educação Ambiental: uma revisão em periódicos nacionais. 2015. (Encontro).
      8. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Dificuldades e avanços.Subprojeto Biologia EEB Benedicto Leme Vieira. 2015. (Encontro).
      9. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Prática como componente curricular em debate: a formação de professores de Ciências e Biologia em universidades do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. 2015. (Encontro).
      10. II Simpósio sobre Estágio Curricular nos cursos de Licenciatura.Abordagem Temática Freireana: ensinando Ciências a partir de uma quot;situação-limitequot;. 2014. (Simpósio).
      11. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II EREBIO R-1.Perspectiva de ensino crítico em Ciências: uma experiência docente a partir da Abordagem Temática Freireana. 2014. (Encontro).
      12. Encontro PIBID UFSCar Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres Docentes.Práticas disciplinares e interdisciplinares no PIBID: limites e possibilidades. 2013. (Encontro).
      13. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Um panorama sobre as quot;Práticas como Componente Curricularquot; no curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC. 2013. (Encontro).
      14. VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.Abordagens e referenciais em Pesquisas de Educação Ambiental escolar: a produção acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFSC (1999 a 2010). 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. TORRES, Juliana Rezende; III Simpósio de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas da UFSCar Sorocaba. 2016. (Outro).. . 0.
      2. CORROCHANO, M. C. ; COUTINHO, L. C. S. ; TORRES, Juliana Rezende ; TORRES, Juliana Rezende. Mesa Redonda quot;Perdas e Danos: Escola sem Partido, PEC 55, Projeto de Naçãoquot;. 2016. Outro
      3. TORRES, Juliana Rezende; II Simpósio sobre Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura UFSCar Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
      4. MENDONCA, V. M. ; SANTOS, I. M. S. A. ; CORROCHANO, M. C. ; TORRES, Juliana Rezende ; TORRES, Juliana Rezende. Rodas de Conversa do Departamento de Ciências Humanas e Educação - UFSCar Sorocaba. 2013. Outro
      5. TORRES, Juliana Rezende; VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).. . 0.
      6. TORRES, Juliana Rezende; VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Congresso).. . 0.
      7. TORRES, Juliana Rezende; II Ciclo de Debates sobre a profissão Biólogo. 1999. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16