Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Arnaldo Pinto Junior

Cursei a Graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), obtendo os títulos de Bacharel e Licenciado em História no ano de 1990. Pela mesma universidade, desenvolvi pesquisas junto ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FE), recebendo os títulos de Mestre em 2003 e Doutor em 2010. Atuei desde o início da década de 1990 como professor no Ensino Fundamental e Médio, contando ainda com experiências em Cursos de Formação Continuada, Especialização Lato-Sensu e Graduação. A partir do ano de 2010 comecei a trabalhar em regime de dedicação exclusiva, passando pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em fevereiro de 2016 ingressei como docente na FE/Unicamp, atuando na formação de professores no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Na área da pesquisa acadêmica, desenvolvo estudos nos campos do ensino de história e história da educação, focalizando questões relativas ao livro didático, memória, práticas culturais e educação dos sentidos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3752868387448214 (24/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2016
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Avenida Bertrand Russell Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215677 URL da Homepage: www.fe.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2016-Atual. Modernidade, producoes didaticas e praticas culturais urbanas: a educacao das sensibilidades em Campinas (1890-1920)
      Descrição: Ao considerarmos a centralidade do urbano na sociedade contemporânea, este projeto de pesquisa tem como recorte espacial a cidade de Campinas, no período que compreende os anos de 1890 a 1920. O intuito do projeto é problematizar o processo de educação das sensibilidades efetivado por determinados grupos da sociedade campineira por meio da análise de produções didáticas destinadas aos estudos dos conhecimentos históricos nos anos da escolarização primária. Para além das produções didáticas, destacamos ainda outras fontes que ampliam as análises pretendidas: resoluções e leis promulgadas pelos poderes públicos de Campinas, códigos de postura municipais, jornais, revistas literárias e culturais, anuários, almanaques, materiais didáticos voltados para a formação de professores ou estudantes (livros didáticos de diversas disciplinas escolares, livros de leitura, ensaios pedagógicos etc.) que foram produzidos por educadores locais. Na primeira aproximação às fontes, fica evidenciada a presença de concepções da modernidade capitalista em sua materialidade, desde a visão comercial do produto cultural – jornal, revista, livro didático – até os valores difundidos nas sociedades denominadas desenvolvidas, ou seja, a importância da cultura letrada, a hierarquização de saberes, as marginalizações sociais, as segregações espaciais, o comportamento padronizado, a valorização do individualismo, a competitividade social e o consumismo. Imbricadas nos projetos socioculturais prevalecentes, entendemos que essas fontes contribuíram para a (re)construção de narrativas relativas ao passado, ressignificando memórias coletivas e fatos históricos emblemáticos na perspectiva desejada pelas elites intelectuais. Analisar a historicidade dessas fontes; perceber como as mesmas instituíram memórias sobre a cidade de Campinas no período focalizado; quais memórias foram valorizadas e/ou desvalorizadas; que movimentos de dominação e resistência foram praticados pelas forças sociais em ação; como diálogos sociais mais amplos estão evidenciados na textualidade das fontes; e como o processo de educação das sensibilidades recebeu contribuições dos sujeitos históricos que atuaram em escolas, órgãos públicos, casas tipográficas, ruas e imprensa periódica são objetivos específicos deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arnaldo Pinto Junior - Coordenador.
      Membro: Arnaldo Pinto Junior.
    2. 2015-2017. Ensino de Historia: o estudo das praticas de ensino utilizando documentos judiciais, periodicos impressos e narrativas orais
      Descrição: O projeto integra investigações que são desenvolvidas pelos professores do Grupo de Pesquisa do CNPq Rastros: História, Memória e Educação. Tem como sede o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) do PPG Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Caracteriza-se por estudos interinstitucionais envolvendo 5 universidades: USF, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Tocantins (UFT). Instituições localizadas respectivamente em: Bragança Paulista, Campinas, Florianópolis, Guarabira e Palmas. Tem como foco o ensino de História. Objetiva investigar quais são as potencialidades de uso didático de documentos históricos provenientes do Poder Judiciário na relação com periódicos impressos e narrativas orais. Propõe-se a realizar experiências curriculares em diferentes escolas pertencentes aos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraíba e Tocantins, visando compreender quais são as possibilidades para a utilização didática dos documentos provenientes das seguintes entidades: CDAPH, do Centro de Memória da UNICAMP (CMU), Laboratório de História Oral (LABHORAL), do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), Arquivo Carlos Araújo Moreira Neto (UFT-Porto Nacional). A partir desta pesquisa interinstitucional espera-se contribuir para a consecução da função social e educacional dos acervos documentais dessas instituições; compreender quais são os diferentes saberes, fazeres e experiências histórico-educacionais na produção do conhecimento histórico que serão construídos por professores e estudantes de educação básica, pelo cotejamento entre os diversos tipos de fontes históricas propostas. Esperamos ainda compreender como se dá a dinâmica envolvida nos processos de constituição dos saberes docentes, quando os professores das escolas básicas desenvolvem atividades com documentos em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arnaldo Pinto Junior - Integrante / Elison Antonio Paim - Integrante / João Batista Gonçalves Bueno - Integrante / Maria de Fátima Guimarães - Coordenador / Maria Silvia Duarte Hadler - Integrante / Maria Elena Bernardes - Integrante / Juliana Ricarte Ferraro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Arnaldo Pinto Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (22)
      1. III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da história e da cultura. 2016. (Outra).
      2. II Jornada de Estudos sobre Memória, Educação e Sensibilidades. 2016. (Outra).
      3. II Seminário de Pesquisa Historiografias da Cultura - Educação, Memória e Patrimônio Cultural.Modernidade, produções didáticas e práticas culturais urbanas: a educação das sensibilidades em Campinas (1890-1920). 2016. (Seminário).
      4. IV SEMACC - O encontro das Letras: em busca de novos horizontes na formação docente.Livros didáticos de História: investigações acerca de um produto paradigmático. 2016. (Encontro).
      5. Perspectivas UNICAMP 50 ANOS. 2016. (Seminário).
      6. VIII Seminário Nacional do CMU: Memória e acervos documentais. O arquivo como espaço produtor de conhecimento.Coordenação do Grupo de Trabalho Memória, práticas culturais modernas e sensibilidades. 2016. (Seminário).
      7. VIII Seminário Nacional do CMU: Memória e acervos documentais. O arquivo como espaço produtor de conhecimento.Educação das sensibilidades na urbe moderna: produções didáticas e práticas culturais em Campinas (1890). 2016. (Seminário).
      8. XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC.Ensino de História no cenário contemporâneo: tensões, litígios e perspectivas. 2016. (Encontro).
      9. I Jornada de Estudos sobre Memória, Educação e Sensibilidades. 2015. (Outra).
      10. IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História; IV Encontro Internacional do Ensino de História: questões socialmente vivas e o ensino de história.Experiências educacionais e o Pibid/UFES: reflexões acerca do projeto Patrimônios Culturais do Espírito Santo. 2015. (Encontro).
      11. Semana de História da Universidade de Sorocaba.Os desafios educacionais da contemporaneidade. 2015. (Outra).
      12. VII Semana de Pedagogia e II Seminário de Pesquisa em Educação UFSCar. 2015. (Outra).
      13. XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Coordenação do Simpósio Temático Histórias da História ensinada: experiências educacionais, currículos, impressos e processos formativos. 2015. (Simpósio).
      14. XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Desafios da formação docente: o espaço do Pibid nas discussões curriculares. 2015. (Simpósio).
      15. 8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Concepções de cidade nos livros didáticos de Estudos Sociais: a escrita da história nos anos 1970. 2014. (Seminário).
      16. Encontro da Rede de Formação em Ciências Humanas - Pibid.Ditadura Militar. 2014. (Encontro).
      17. Encontro da Rede de Formação em Ciências Humanas - Pibid.Jogos Históricos. 2014. (Encontro).
      18. Encontro do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Interdisciplinaridade e reorientação curricular no Ensino Médio: a contribuição das áreas Ciências Humanas e Linguagens. 2014. (Encontro).
      19. Encontro do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Encontro).
      20. II Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2014. (Seminário).
      21. I Simpósio de Educação da UFES.Políticas públicas para a formação docente. 2014. (Simpósio).
      22. VII Encontro do Grupo de Trabalho Fundamental Brasil. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. PINTO JR, A.. XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Histórias, memórias e projetos para o ensino de História no Brasil. 2020. (Congresso).. . 0.
      2. PINTO JR, A.. VI Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural. 2019. (Congresso).. . 0.
      3. PINTO JR, A.. IX Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp. 2019. (Congresso).. . 0.
      4. PINTO JR, A.. Seminário História, Memória e Educação das Sensibilidades. 2018. (Outro).. . 0.
      5. PINTO JR, A.. VIII Seminário Nacional do Centro de Memória Unicamp. 2016. (Congresso).. . 0.
      6. NASCIMENTO, E. C. ; PINTO JR, A. ; SCHWEDER, S.. Encontro da Rede de Formação em Ciências Humanas: cotidiano, currículo e formação na Educação Básica. 2014. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16