Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So)

Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa

possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2013), realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Educação; Políticas Educacionais; Educação Domiciliar/Homeschooling; Educação Infantil; Estado e Educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7089024407795396 (10/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2015
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Avenida Bertrand Russell, 801 sala 8B Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35215556
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-2018. MAPEAMENTO DAS ESTRATEGIAS DE PRIVATIZACAO DA EDUCACAO BASICA NO BRASIL (2005-2014)
      Descrição: Este trabalho pretende discutir estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil no período de 2005 a 2015. O estudo será desenvolvido por pesquisadores membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional ? GREPPE. Pretende-se realizar mapeamento visando caracterizar e analisar possíveis tendências em relação à privatização da Educação Básica, considerando as formas exógenas e endógenas de privatização. As formas são estudadas a partir de três possibilidades de privatização: oferta educacional; privatização da gestão das escolas públicas; privatização das atividades-fins escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Integrante / Sabrina Moehlecke - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Coordenador / Regiane Helena Bertagna - Integrante / Raquel Fontes Borghi - Integrante / Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.
    2. 2015-2018. Analise das politicas estaduais de apoio aos municipios para o atendimento da Educacao Infantil no Brasil (2005-2015)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo mapear a existência de políticas estaduais de apoio aos municípios, nos anos de 2005 a 2015, para o atendimento da Educação Infantil no Brasil, bem como analisar sua contribuição para a efetivação do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos. Para tanto, buscar-se-á informações mediante a coleta de dados no conjunto das redes estaduais de educação e no Distrito Federal, analisando-as mediante o aprofundamento de referencial teórico sobre Políticas de Estado, Políticas de Educação Infantil, regime de colaboração para oferta educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Coordenador.
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.
    3. 2014-2018. Analise das desigualdades no desempenho intraescolar no Brasil
      Descrição: As bases de dados disponibilizadas pelo INEP/MEC permitem aprofundar análises quanto ao desempenho escolar dos alunos no que diz respeito às desigualdades existentes intraescola, entre os alunos, em diferentes anos de escolarização, as quais ficam obscurecidas pelos dados mais gerais. No entanto, é com essas diferenciações que as escolas e os professores têm que se haver, e são elas que dão um retrato mais fidedigno quanto à democratização das aprendizagens e o papel da escola na redução das desigualdades nos resultados escolares. Análises específicas podem ser desenvolvidas estabelecendo relações entre fatores intervenientes nesses desempenhos podendo trazer novas compreensões para os processos de ensino e aprendizagem escolar em contextos e características mais especificas, permitindo sair de generalidades. O presente projeto é o aprofundamento de outro (Oliveira et al, 2013) e parte dos resultados já obtidos neste são aqui utilizados para definir o aprofundamento a ser buscado no próximo período. O que se pretende aqui, além de elaborar a análise dos dados disponíveis da prova Brasil em série histórica é analisar escolas com maiores e menores desigualdades intraescolares, procurando identificar ações e características que consigam reduzi-las. Nestes termos, o presente projeto busca investigar algumas das causas das desigualdades intraescolares apontadas pela literatura da área, das desigualdades de resultados em provas de larga escala.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Integrante / Romualdo Portela de Oliveira - Coordenador / Sandra M. Zákia de Souza - Integrante / Adriana Bauer - Integrante.
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.
    4. 2014-2015. O direito a Educacao Infantil em Sorocaba: mapeamento das politicas publicas educacionais para a primeira infancia
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento e análise da organização e oferta atuais da Educação Infantil no município de Sorocaba, verificando a garantia do direito a esta etapa da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Coordenador / Bruna Paes de Araújo - Integrante.
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2014 da área de Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).. 2014.
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.
    2. Menção Honrosa - Tese na área: Educação, Fundação Carlos Chagas.. 2014.
      Membro: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (14)
    1. 37a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd.HOMESCHOOLING E O DEBATE SOBRE A TITULARIDADE DE DIREITOS: a quem pertence o direito à educação?. 2015. (Outra).
    2. 37a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd. 2015. (Outra).
    3. 59th Annual Conference of the Comparative and International Education Society. Why homeschooling is still prohibited in Brazil: a political debate. 2015. (Congresso).
    4. Encontro dos Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp.Políticas de Gestão e Financiamento da Educação Básica no Brasil em debate: pesquisas em andamento. 2015. (Encontro).
    5. Intercâmbio 2015 do GT-5 da ANPED Estado e Política Educacional. 2015. (Outra).
    6. IX Encontro dos Novos Docentes e Pesquisadores - Unicamp. 2015. (Encontro).
    7. IX Semana da Educação.Nem pátria, nem escola, mas família educadora: um debate sobre homeschooling no Brasil. 2015. (Outra).
    8. Semana da Educação da FE/Unicamp.Nem pátria, nem escola, mas família educadora: um debate sobre Homeschooling no Brasil. 2015. (Outra).
    9. Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE). 2015. (Seminário).
    10. Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. (Simpósio).
    11. V Seminário de Educação Brasileira.Homeschooling e o direito à educação no Brasil: um debate à luz da Constituição Federal de 1988. 2015. (Seminário).
    12. V Seminário de Educação Brasileira. 2015. (Seminário).
    13. X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2015. (Seminário).
    14. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Reflexões sobre a compulsoriedade da educação escolar e o ensino em casa. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. BARBOSA, Luciane Muniz R.; ADRIAO, T. M. F. ; PINO, I. R. ; ALMEIDA, L. C. ; VENCO, S. ; STOCO, S. ; ASSI, A. E. S. Q.. V Seminário de Educação Brasileira. 2015. Outro
    2. LOMBARDI, L. M. S. S. ; BARBOSA, L. M. R. ; SANT'ANA, I. M.. II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. Outro
    3. ABRAMOWICZ, A. ; TEBET, G. G. ; MOMMA, A. M. ; BARBOSA, Luciane Muniz R.. VII Congresso Paulista de Educação Infantil (Colaboradora). 2015. Congresso
    4. TEBET, G. G. ; SANTOS, M. W. ; ABRAMOWICZ, A. ; BARBOSA, Luciane Muniz R.. VII Congresso Paulista de Educação Infantil (COPEDI) e o III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. Congresso
    5. FRANCISO, J. C. ; BARBOSA, Luciane Muniz R. ; FERRARESI, S. I. D.. Seminário de Medidas Socioeducativas da região de Sorocaba. 2014. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 18:19:16