Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 47

2020

1.   Ana Carolina Rosalin. Métodos e estratégias de ensino na área de ciências da natureza desenvolvidas no contexto do PIBID. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Paulo Cezar de Faria, Elaine Gomes Matheus Furlan.
2.   Ana Paula Salomé Lourencetti. Determinação da sensibilidade de abelhas brasileiras a agrotóxicos: o modelo baseado em Apis mellifera Linnaeus, 1758 (Hymenoptera, Apidae) é eficiente?. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli.
3.   Biana Pelissari Gadanhoto. Controle biológico de fungos fitopatogênicos por Phyllosticta citricarpa e sua aplicação para biorremediação de solos contaminados por herbicidas. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Renato Nallin Montagnolli.
4.   Brisa Gama Jungo. A formação de professores de matemática para atender alunos com deficiência intelectual: uma análise dos microdados do censo escolar. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Daniele Lozano.
5.   Danilo Severino Zanchetta. Ideologia de gênero e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini.
6.   Emmanuélly Maria de Souza Fernandes. Levantamento etnobotânico e espacialização de plantas de uma comunidade Quilombola no Município de Araras. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvol. Rural) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Renata Sebastiani.
7.   Gabriel Vinícius Buzato. Influência da adição de tensoativos em redes de sílica para adsorção de herbicidas. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Adriano Lopes de Souza.
8.   Gabriela Santos de Paula. Desenvolvimento de encapsulado de Trichoderma harzianum para o controle de Leucocoprinus gongylophorus, fungo mutualista de Atta sexdens. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Ricardo Toshio Fujihara.
9.   Graziele Campana Grando. EFEITOS DA COMBINAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO DESENVOLVIMENTO E SISTEMA IMUNOLÓGICO DE ABELHAS Scaptotrigona postica (Latreille, 1807). Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli.
10.   Isabella Fernanda Camargo. Avaliação morfológica e bioquímica em abelhas recém emergidas da espécie Scaptotrigona postica, Latreille 1807 (Hymenoptera, Apidae), expostas a clotianidina durante a fase larval. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli.
11.   Isabella Maria Buoro da Cruz. O Ensino de Ciências para alunos autistas: dificuldades encontradas e estratégias utilizadas pelos professores. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto.
12.   Isabelli Tesser Prado. A evolução das políticas públicas do Brasil e do estado de São Paulo de 1990 a 2020: O que elas garantem para as pessoas com NEE e/ ou deficiência. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Daniele Lozano.
13.   José Adriano Spatti. Um estudo reflexivo sobre a utilização de mídias digitais como ferramenta de motivação em sala de aula no Ensino de Ciências e Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto.
14.   João Otávio Ferreira. Obtenção de nanofibras biopoliméricas aplicadas à liberação de fármacos. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula.
15.   João Pedro Martins Coelho Junior. As questões sociocieníficas para o ensino de física no ensino médio. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, coordenação de aperfeiçoamento de pessoal do ensino superior. Início: 2020.
Orientador: Nataly Carvalho Lopes.
16.   João Ricardo Jortieke Junior. Educação em Ciências, Diversidade Sexual e Epistemologia da Ciência. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Anselmo João Calzolari Neto.
17.   JUSSARA MARIA DA SILVA ROSOLEN. O SER BIOLÓGICO E O SER SOCIAL DENTRO DO SISTEMA EDUCACIONAL CARCERÁRIO DA PENITENCIÁRIA DE PIRACICABA. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientadores: Renata Sebastiani, Elaine Gomes Matheus Furlan.
18.   Karina Paes Delgado. Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades para a alfabetização científica a partir das histórias e experiências de vida dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Tathiane Milaré.
19.   Luciana Maria Estevam Marques. A formação continuada em matemática como proposta para professores não especialistas: uma análise da prática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto.
20.   Mario Sergio Nahum Junior. Associações livres para o trabalho formativo com a comunidade escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nataly Carvalho Lopes.
21.   Mário Giovanini Antas de Freitas. Funga de políporos da Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga, SP. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Sebastiani.
22.   Natalia Mirian Timote. Formação de professores de Biologia, Aprendizagem Dialógica e marcadores sociais e identitarios. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Anselmo João Calzolari Neto.
23.   Priscila Machado da Silva. Atividades lúdicas no ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Tathiane Milaré.
24.   Rayssa Duarte Costa. Importância da paisagem para a manutenção do serviço de polinização na cultura de soja em Leme, interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Kayna Agostini.
25.   Rodolfo Faita Dias. FORMAÇÃO CONTINUADA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PARA A DIVERSIDADE. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan.
26.   Silvana Barros da Silva. Florística e fitossociologia de uma área de cerradão na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga (SP). Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Sebastiani.
27.   Virginia de Souza Campos. Presença de mulheres na ciência e formação de professoras universitárias. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Anselmo João Calzolari Neto.

2019

1.   Adriana Cristina Nardon. Suplementação na dieta artificial usada para criação da broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari) (Coleoptera: Scolytidae), em laboratório.. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Toshio Fujihara.
2.   Alexandra Providello. Dinâmica da entomofauna edáfica em área de restauração florestal inicial. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Ricardo Toshio Fujihara.
3.   Camila Gruber Chiaregato. Desenvolvimento de materiais de liberação programada para uma agricultura sustentável. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Roselena Faez.
4.   Gabriela Ulrich. Fibras de celulose como reforço em filmes de carragena e alginato para liberação programada de fertilizantes. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Roselena Faez.
5.   Heleine Cristina Villas Bôas Francisco. As relações inclusivas e as práticas de ensino: possibilidades de alfabetização matemática nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto.
6.   Ivania Aparecida da Silva. Formação inicial de professores de biologia e concepções sobre movimentos sociais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientadores: Renata Sebastiani, Anselmo João Calzolari Neto.
7.   JÚLIA MORTATTI MONARCHA. ESTRUTURA DAS COMUNIDADES DE MORCEGOS EM FRAGMENTOS DE CERRADO E FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA REGIÃO DE PIRASSUNUNGA/SP. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Conservação da Fauna) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Vlamir José Rocha.
8.   Leon Vieira Amaral. A importância da dispersão limitada de sementes para a coexistência de espécies em uma floresta tropical - Orientação: Flavio Antonio Maës dos Santos; coorientação: Valéria Forni Martins. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Valéria Forni Martins.
9.   Matheus Filie da Silva. Formação inicial de Professores de ciências: Um olhar para o ENADE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Paulo Cezar de Faria, Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
10.   Michele Batista dos Santos. Ensino de química e Literatura de Cordel: desenvolvimento e aplicação de livro paradidático sobre química orgânica para alunos deficientes visuais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto.
11.   RENAN VILELA BERTOLIN. O PROCESSO DE CONSTRUC#807;A#771;O DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUI#769;MICA. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan.
12.   Túlio Storti Ortolani. Sensores eletroquímicos baseados em eletrofiação para a determinação de analitos de interesse ambiental. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Bruno Campos Janegitz.
13.   Vinicius Aparecido Oliani Pedro da Silva. Eletrodos preparados em impressora 3D para fins analíticos. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Bruno Campos Janegitz.
14.   Virginia de Souza Campos. Mulheres na Ciência. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini.

2018

1.   Francisco Inácio Paiva Ferreira. Análise de similaridade entre proteínas da família das terpeno sintases entre genomas de Citrus. Dissertação (Mestrado em pos graducação em produção vegetal e bioprocessos associados) - Universidade Federal de Sao Carlos, campus Araras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Ane Hackbart de Medeiros.
2.   Heitor Bossi Veloso. Obtenção de polianilina à partir de emilsões aquosas secas em spaydryer. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Roselena Faez.
3.   Josiele de Lucca. Indicadoes sociais do ensino superior. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
4.   Jéssyca Danieli Barros. Chave Interativa para a identificação de insetos-praga nas culturas de soja, milho e cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado profissional em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Ricardo Toshio Fujihara.
5.   Marcos Guilherme Vieira Junior. Aspectos numéricos e experimentais da determinação de espectros de energia de fótons usando um detector de pixels de silício. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Franciole da Cunha Marinho.
6.   Matheus Navi dos Santos Silva. Astronomia em espaços não formais de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: João Teles de Carvalho Neto.


Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57