1. | Ana Luiza de Souza Medrano. A potencialidade dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Agroecologia para formação do agroecólogo-educador. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
2. | Ana Paula Salomé Lourencetti. Determinação dos efeitos subletais do Fungicida Azoxistrobina para abelhas nativas da espécie Scaptotrigona postica. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
3. | Andressa Guizzi. Análise da pesquisa científica na área de controle microbiano de insetos com fungos entomopatogênicos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
4. | Bianca do Prado Messias Neto. O USO DE PEPTIDEOS ANTIMICROBIANOS (PAMs) PARA TRATAMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2019. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
5. | BRENA SANTANA ZANZARINI. A Formação de professores em ciências Biológicas e a Educação especial: As barreiras atitudinais e outros conceitos.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
6. | Bruno Amorim. O livro paradidático como ferramenta para evidenciar a importância dos zoológicos e da educação ambiental na conservação de espécies. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
7. | Bruno Gomes Cavalheiro. O ensino de Biologia por meio de videoaulas no YouTube: uma análise discursiva. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
8. | Diego Miranda Gonçalves. Utilização do software GeoGebra no ensino das Leis de Kepler. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
9. | Eliane dos Santos. UMA REFLEXÃO SOBRE A SALA DE AULA. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Nataly Carvalho Lopes. |
10. | Emmanuélly Maria de Souza Fernandes. caracterização do componente florestal na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
11. | Fabiana Laudicea Scarmagnani. O material didático no Ensino de Botânica: uma proposta para alunos do Ensino Fundamental. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
12. | Felipe Guimarães Carneiro. Integração da Física e Cultura no ensino: perspectivas e projeções. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
13. | Gabriel Antonio Caritá. Desenvolvimento de um interferômetro de Michelson microcontrolado de baixo custo para aplicações espectroscópicas no laboratório de ensino de física. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
14. | Gabriel Vinicius Buzato. Influência da força iônica em filmes automontados camada por camada contendo quitosana e ácido fosfotúngstico. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Adriano Lopes de Souza. |
15. | Gabrielle Barco. Levantamento de plantas medicinais utilizadas para o tratamento de dermatite atópica. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
16. | Guilherme Henrique Gomes. PADRONIZAÇÃO DA ELETROPORAÇÃO IN VIVO DE PLASMÍDEOS DE EXPRESSÃO PARA PARKIN NO MÚSCULO ESQUELÉTICO. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2019. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
17. | Hagi Krem Ferreira. Relações Interdisciplinares: pesquisa bibliográfica com base no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
18. | Ingrid Andrade Rocha. Viabilidade do uso de ressonância magnética nuclear em campo terrestre para medir água em plantas. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
19. | Isabella Fernanda Camargo. Potenciais efeitos do inseticida clotianidina sobre abelhas Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae): parâmetros de toxicidade para conservação de uma espécie ameaçada de extinção. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
20. | Jessie Xavier. Filo Arthropoda: abordagem do tema pelos materiais didáticos das escolas públicas de Limeira, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
21. | Joyce Bovo. Recuperação de uma área de vegetação nativa presente nos Assentamentos Rurais de Araras, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
22. | JOÃO PEDRO MARTINS COELHO JUNIOR. URBANIZAÇÃO COMO QSC PARA O ENSINO DE FÍSICA. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Nataly Carvalho Lopes. |
23. | João Ricardo Jortieke Junior. Os estudos de gênero no XII ENPEC: ampliando o conceito de diversidade nas publicações do evento. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
24. | Julia Helena de Paula. Estudo da reatividade eletroquímica frente a peróxido de hidrogênio de um filme híbrido contendo ácido silicotúngstico. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Adriano Lopes de Souza. |
25. | Karina Paes Delgado. Automedicação e ensino de química: uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade para a Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Tathiane Milaré. |
26. | Leonardo Aparecido Correia. Estudo da reatividade de um filme híbrido contendo fosfomolibdato frente a nitrito. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019. Orientador: Adriano Lopes de Souza. |
27. | Lucas Cardoso Toniol. A CONSTITUIC#807;A#771;O DA SUBJETIVIDADE DOCENTE: o confronto entre as poli#769;ticas de formac#807;a#771;o de professores e as possi#769;veis influe#770;ncias do neoliberalismo. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
28. | Lucas Eduardo Rocha. Contribuições de Paulo Freire para a Formação de Professores e Professoras. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
29. | Maria Eugênia Gobbo Mercadante. Preferência de Atta sexdens (Hymenoptera, Formicidae) por folhas de Eucalipto imersas em diferentes concentrações de solução de extrato de Ipomoea batatas (Convolvulaceae). (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
30. | Marina di Pietroantonio Zingra. O complexo KCP como perspectiva para Agroecologia na interação com comunidades rurais e tradicionais. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
31. | Mário Giovanini Antas de Freitas. Funga de políporos da floresta ciliar da Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
32. | Naiade Regina Pinto. Sabor, odor e cor: decifrando o mundo dos aromas e corantes - uma oficina temática para a formação científica do cidadão. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Tathiane Milaré. |
33. | Natalia Mirian Timote. LEVANTAMENTO DE RECEBIMENTOS E DESTINAÇÕES DE AVES NO CRAS PRÓ-ARARA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Vlamir José Rocha. |
34. | Natália de Paiva Duckur. Desenvolvimento de um site com conhecimentos acadêmicos sobre Libras e surdez. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Samantha Camargo Daroque. |
35. | Silvana Barros da Silva. Sinopsse de Asteraceae no ecótono entre cerrado e floresta estacional semidecidual da Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga (SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
36. | Thainá Fernanda Fillietaz Saia. Germinação e desenvolvimento de Diplopterys pubipetala (A.juss) W.R. Anderson C.Davis (Malpighiaceae). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Renata Sebastiani. |
37. | Thiago de Souza Messias. Práticas educativas em sala de aula: a construção de uma identidade docente. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
1. | Alexandra Providello. Caracterização da entomofauna em áreas iniciais de restauração ecológica com Sistemas Agroflorestais (SAFs) e plantio misto com espécies nativas. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
2. | ANA GABRIELA LEARDINE PERÓ. INTERDISCIPLINARIDADE: SUPERFICIALIDADE OU EFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
3. | Ana Rosa Calheiro Luz. Interculturalidade e Ensino de Ciências: contribuições das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
4. | Antônia de Cassia de Souza Silva. Revisão bibliográfica da relação entre a capturabilidade de Chrotopterus auritus (Peters, 1856) e o tamanho da área. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Vlamir José Rocha. |
5. | Ariane Aparecida Adolphi Generoso. Sexualidade e multiculturalismo no Projeto Vale Sonhar. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
6. | Camila Gruber Chiaregato. COMPÓSITOS DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) E BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA LIBERAÇÃO PROGRAMADA DE FERTILIZANTES. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018. Orientador: Roselena Faez. |
7. | Danilo Severino Zanchetta. Ideologia ou identidade de gênero. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
8. | david pancieri peripato. Análise das significações da THC em revistas da área de ensino. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
9. | Eduardo Custódio Antunes. Educação em sexualidade nas pesquisas acadêmicas. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
10. | Fernado Augusto Pedersen. Desenvolvimento de um projetor estelar para o ensino de astronomia. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
11. | Fernando Ricardo Salgado Araújo. Um estudo da proposta de educação ambiental de professores de ciências. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
12. | Gabriella Dayane Ulrich. Nanocompósitos formados por zeína, hidroxipropilcelulose e argila. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula. |
13. | Guilherme Rodriguez Bastos. Reprodução, Larvicultura e Criação de Juvenis de Rivulideos Ameaçados de Extinção. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Vlamir José Rocha. |
14. | Isabela Buoro. Escolarizaão de alunos com autismo - indicadores sociais. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
15. | Israel Henrique Buttner Queiroz. Lista preliminar de plântulas de espécies arbóreas da transição entre floresta estacional semidecidual e floresta ciliar na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga (SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Renata Sebastiani. |
16. | Jennyfer Cristina Gomes da Silva. Proposição de uma oficina temática sobre o tema resíduo sólido. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tathiane Milaré. |
17. | Julia Adorno Barbosa. NANOCOMPÓSITO DE CARVÃO ATIVADO E MAGNETITA (Fe3O4) EMPREGADO AO ESTUDO ISOTÉRMICO DE SORÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS EM MEIO AQUOSO E DETERMINAÇÃO POR HPLC. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
18. | Júlia Campassi. Desempenho da tecnologia Bt no controle de espécies de lepidópteros noctuídeos. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
19. | Lucas Linguanotti Francisco. Abordagem de conceitos de física no ensino médio utilizando a física de partículas como elemento de contextualização. (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Franciole da Cunha Marinho. |
20. | Lucas Loureiro Almeida. Pequenos Mamíferos não-voadores do fragmento de floresta semidecidua da UFSCar-Araras. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Vlamir José Rocha. |
21. | Luciana Moretti Ângelo. Avalaiação da biodegradação de micropartículas de quitosana/KNO3. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Roselena Faez. |
22. | Marcos Guilherme Vieira Junior. Estudo de Viabilidade da Determinação do Espectro de um Feixe de Fótons para Radiaterapia Usando um Detector de Pixels. (Graduação em Física Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . 2018. Orientador: Franciole da Cunha Marinho. |
23. | Mariana Bianchini. Araneofauna em espécies de Malpighiaceae ocorrentes na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga (SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientadores: Renata Sebastiani, Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
24. | Marina Sílvia Zan Siqueira. GUIA ILUSTRADO DE PLANTAS ORNAMENTAIS POLINIZADAS POR ABELHAS: UM INSTRUMENTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Kayna Agostini. |
25. | Marina Tojal Gardon Gagliardo. Metaloproteinases do veneno da serpente Bothrops jararaca. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Sao Carlos, campus Araras. 2018. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
26. | Matheus Navi Dos Santos Silva. Ensino de Física Moderna: perspectivas e limitações. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
27. | Maxiwilian Sant Ana Polverini. Ensino de Física para pessoas com deficiência visual: análise dos artigos apresentados nos eventos científicos nacionais nos últimos cinco anos. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
28. | Michele Batista dos Santos. Ensino de Química e a trajetória escolar de deficientes visuais: dificuldades e desafios. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
29. | Nara Flaviane Pistarini. Água, malte e lúpulo: uma Investigação Cervejeira - Oficina temática para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tathiane Milaré. |
30. | Natalia Santos Lobo. CADERNETAS AGROECOLÓGICAS: ESTUDO DOCUMENTAL SOBRE EXPERIÊNCIAS DE AGRICULTORAS DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO RIBEIRA (SP). (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
31. | Patrícia Fernanda Bronze Varjão; Priscila dos Santos Cardoso. MODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM ARTIGOS DA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (RBPEC). (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
32. | Paula Beatriz de Arruda Alves Antônio. Educação ambiental no sul da Bahia. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Vlamir José Rocha. |
33. | Piquerobi Freitas Pereira de Souza. Analise da Vivência de Um Estudante de Ciências Biológicas Como Brigadista no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros- Go. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Vlamir José Rocha. |
34. | Priscila Machado da Silva. Análise de jogos educativos no ensino de química e uma proposta de jogo didático. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tathiane Milaré. |
35. | SÉRGIO MASSAMI IMAMURA JÚNIOR. Formação inicial docente: demandas e perspectivas. (Graduação em Licenciatura em Física - Araras-SP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Paulo Cezar de Faria. |
36. | Tatiane Bianquini. O estudo da relação entre a porosidade de bagaços de cana-de-açúcar pré-tratados por diferentes processos pela técnica de medida da dinâmica de T2 (MDT2) pelo equipamento RMN-DT. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
37. | Wanessa dos Santos Gonçalves Pereira. Necessidades formativas de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Rondonópolis. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - UFMT, . 2018. Orientador: Camila José Galindo. |
1. | Alan Ricardo Kemczinski. A motivação acadêmica de licenciandos em Química. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
2. | AMANDA BALESTRE BERTAGLIA. eGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DO PIBID: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
3. | Amanda Consolim Bovo. Um diagnósticos dos estudos sobre biologia da polinização por morcegos no Brasil. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Kayna Agostini. |
4. | AMANDA MURAROLLI RIBEIRO. ANÁLISE MORFOLÓGICA E MOLECULAR DE MYXOSPOREA (CNIDARIA: MYXOZOA) EM OLIGOQUETAS DE PISCICULTURAS DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Vlamir José Rocha. |
5. | Bianca Pereira. Detecção de taninos em tecidos vegetais da folha de Byrsonima intermedia A.Juss. (Malpighiaceae). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Renata Sebastiani. |
6. | Caroline Orikasa. A IMPORTÂNCIA DOS ENDOSSIMBIONTES NO TRATO DIGESTÓRIO DOS INSETOS. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
7. | Clara Serafini Zambone. PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientadores: Tatiana Santana Ribeiro, Estéfano Vizconde Veraszto. |
8. | DAIANY DOS SANTOS DEVELIS; FÁTIMA MORAES DOS SANTOS. ASSOCIAÇÃO DO TLR4 COM O POLUENTE 1,2-NQ NA INDUÇÃO DA RESISTÊNCIA À INSULINA E DA INTOLERÂNCIA À GLICOSE. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2017. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
9. | Daniel Brina. Arduíno interfaceado por dispositivos móveis para aplicação em experimentos no ensino de física. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
10. | Daniel Hideki Momo. Percepções sobre ciência de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSCar, campus Araras. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tathiane Milaré. |
11. | Diane de Fátima Sgariboldi. Aplicações da Bioinformática em estudos do genoma poliplóide da cana-de-açúcar. (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
12. | Eleonore Skrepnek Tosin Bettani. REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DOS PORTFOLIOS DO PIBID. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
13. | Everton Reato. SUBSTÂNCIAS ODORANTES COMO AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS ORGÂNICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiana Santana Ribeiro. |
14. | Francisco Inácio Paiva Ferreira. Avaliação de três isolados bacterianos simbiontes de Diatraea saccharalis no controle de Thielaviopsis paradoxa. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
15. | GABRIEL DE PAULA MACHADO STOROLLI. MORCEGOS (MAMMALIA, CHIROPTERA) EM ÁREA DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO MUNICÍPIO DE HOLAMBRA, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, SYNGENTA. 2017. Orientador: Vlamir José Rocha. |
16. | Gabriela Cifelli de Jesus. ESTUDOS DE MODELAGEM MOLECULAR E RELAÇÕES QUANTITATIVAS ENTRE ESTRUTURA E ATIVIDADE PARA UMA SÉRIE DE INIBIDORES DA ENZIMA DIIDROOROTATO DESIDROGENASE DE TRYPANOSOMA CRUZI. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiana Santana Ribeiro. |
17. | Inae Lara Agostinho Reissler. Percepções sobre ciência de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSCar, campus Araras. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tathiane Milaré. |
18. | Isabelli Tesser Prado. A escola sem partido e a formação de professores: um olhar para as licenciaturas da UFSCar - Araras. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
19. | Ivania Aparecida de Souza. A escolha do conteúdo de ciências/biologia e a formação do sujeito do MST. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
20. | Jacqueline Lopes Stefani. ENSINO E DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROGRAMA DE PESQUISA COLABORATIVO INTERNACIONAL (coorientador). (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientadores: João Teles de Carvalho Neto, Estéfano Vizconde Veraszto. |
21. | Jessica Karine Marques. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em investigações publicadas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (ENPEC). (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
22. | Jessyca Danieli Barros. Educação ambiental: o jogo didático como ferramenta de ensino sobre o zoológico. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
23. | Jonatas Uilian do Nascimento. Microestrutura das Cadeias de Pectina em Superfície de Vidro Silanizado. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula. |
24. | João Marcos de Moraes Junior. O PAPEL DA AUTORIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
25. | João Otávio Ferreira. Utilização de Sistemas Aquosos Bifásicos Constituídos de Poli(óxido de etileno) 4000 g/mol e Sulfato de Sódio na Partição do Herbicida Ametrina. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula. |
26. | Jéssica Cristina da Silveira. A aprendizagem matemática como interferente no ensino de física. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Daniele Lozano. |
27. | Karina Bueno de Oliveira. Fungos filamentosos em ninhos arborícolas de Acromyrmex coronatus (Fabricius, 1804). (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
28. | KARINA PATRICIA APPOLARI. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EXPRESSA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, FÍSICA E CIENCIAS BIOLÓGICAS DA REGIÃO DO NORDESTE DO BRASIL. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
29. | KATYANA STOROLLI. EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DO PIBID: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
30. | Larissa Aparecida Rosendo da Silva. Truques populares de limpeza doméstica e suas potencialidades para Alfabetização Científica e Tecnológica. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tathiane Milaré. |
31. | Lorena Quaglia Junqueira de Luca. A ENTOMOLOGIA NA ANÁLISE FORENSE NO BRASIL. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2017. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
32. | Lucas Antonio Andriotii. Conhecimento genético de Nematolebias whitei (Rivulidae: Cyprinodontiformes) criticamente ameaçada de extinção: aspectos conservacionistas. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
33. | Láiza Romanelli Santos Amurim. Análise do processo inclusivo no Ensino de Biologia a partir de um aluno com transtorno específico de aprendizagem (leitura e escrita): um estudo no Município de Pirassununga. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
34. | Marcia Regina Mendes Barbosa. Formação continuada: experimentoteca. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
35. | Matheus Filié da Silva. O entendimento de licenciandos da UFSCar- Araras sobre a Medida Provisória do Ensino Médio. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
36. | NERISSA LECHNER COPPA BICHOFF. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientadores: Tatiana Santana Ribeiro, Estéfano Vizconde Veraszto. |
37. | PALOMA JAMILY CRISTINA MAGALHÃES. O ensino de Ciências/Biologia acessível para surdos: propondo um modelo de material didático. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Samantha Camargo Daroque. |
38. | Paloma Laurea Lagassi. A formação inicial de professores de física e a educação inclusiva. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
39. | Patricia Franco de Campos. TAXIDERMIA COMO COLEÇÃO CIENTÍFICA E DIDÁTICA, E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Pro-reitoria de Extensão. 2017. Orientador: Vlamir José Rocha. |
40. | Patricia Franco de Campos. TAXIDERMIA COMO COLEÇÃO CIENTÍFICA E DIDÁTICA, E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Vlamir José Rocha. |
41. | Paulo Tadeu Neves Silva. MÉTRICAS DE QUÍMICA VERDE APLICADAS EM REAÇÕES DE SÍNTESE ORGÂNICA. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiana Santana Ribeiro. |
42. | Renato Brancher. Proposta de oficina temática sobre a química do álcool. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tathiane Milaré. |
43. | Veranice Batista Guimarães. Gênero e preconceito: reflexões e devaneios. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
44. | Viviane Malta Saraiva. POSSIBILIDADES DA PERSPECTIVA CTS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
1. | Adenilson Francisco Tetzener Junior. INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE UM ENSINO DE FÍSICA QUE LEVE EM CONTA A NATUREZA DA CIÊNCIA. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Nataly Carvalho Lopes. |
2. | Aline Teresinha Amaral. Curso de licenciatura e a perspectiva da inclusão. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
3. | Amanda Cristine Tavares. Produtos alimentícios e cosméticos capilares: contextualização de colóides no ensino de química. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula. |
4. | Ana Carolina Dias. Química, consumismo e cosméticos: uma oficina temática com abordagem CTS. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Tathiane Milaré. |
5. | Ana Carolina Nicolau de Carvalho. Composição da fauna de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de serapilheira em floresta semidecídua na Reserva Estadual de Águas da Prata, São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
6. | Ana Julia Ruiz. O USO DA FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO ENSINO DE BOTÂNICA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Renata Sebastiani. |
7. | Bruna Aparecida da Silva. Estudo sobre o uso de plantas medicinais pela comunidade rural de Araras, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Renata Sebastiani. |
8. | Carla Fernanda Batista. Uma proposta de sequência didática sobre a Teoria da Relatividade Restrita: perspectivas e avaliações dos professores de Física do Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Plena em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Alexandre Colato. |
9. | Catharina Santos Silva. Obtenção de análise estrutural preliminar de nitrorredutases ativadoras de compostos pretomanida (PA-824) e Delamanida (OPC-67683) em Mycobacterium tuberculosis. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2016. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
10. | Cristiane Pereira da Silva. VISITANTES FLORAIS E A POLINIZAÇÃO DE Plinia cauliflora. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2016. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
11. | Elisa Ramos da Silva. Aplicação e analise de uma sequência didática sobre ecologia voltada para alunos com deficiência visual. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
12. | Fabio Lotti. VINHAÇA NO BRASIL: ESTUDO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientadores: Elaine Gomes Matheus Furlan, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
13. | Gian Fabricio Massi. Memórias Formativas de um futuro professor Terena em Ciências e Biologia. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
14. | GRAZIELA DE OLIVEIRA FERREIRA GOMES. AVALIAÇÃO DE RESISTÊNCIA DE LARANJA ?HAMLIN? TRANSGÊNICA EXPRESSANDO A DEFENSINA GASA1 À INFECÇÃO POR Phytophthora parasitica (Dastur). (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
15. | Janaina Leite de Souza. CARACTERIZAÇÃO DA DIETA DE JUVENIS DE Chelonias mydas EM UBATUBA, SÃO PAULO, BRASIL. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Vlamir José Rocha. |
16. | Larissa Fernanda Ferreira. VITAMINA C EM FRUTAS IN NATURA: DETERMINAÇÃO E O CONTEXTO DE SEU CONSUMO PARA O ENSINO. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientadores: Elaine Gomes Matheus Furlan, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
17. | Leila Bonfanti. POLINIZAÇÃO DE Clitoria fairchildiana Howard (Leguminosae, Papilionoideae) EM ÁREA URBANA. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Kayna Agostini. |
18. | Letícia Bianquini. FOTOCATÁLISE EM CORANTE TÊXTIL MINIMIZA IMPACTOS ECOTOXICOLÓGICOS?. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini. |
19. | Letícia Schefer. Via GMPc e sua relação com a lipólise em oócitos bovinos maturados in vitro. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2016. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
20. | Letícia Zaccarin. Eletrodos obtidos a partir de eletrofiação para aplicação em diversos analitos de interesse. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Bruno Campos Janegitz. |
21. | Luiz Guilherme Martins. INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Nataly Carvalho Lopes. |
22. | Marcelle Balduino de Almeida. CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE UVAS SAUVIGNON BLANC DE PARREIRAIS DE CAMPO BELO DO SUL (SC), SAFRA 2016. (Graduação em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
23. | Marcelo Calandrin. Análise do conteúdo de eletroquímica em livros de ensino médio. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Bruno Campos Janegitz. |
24. | Marcos dos Santos Silva. As contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia segundo ex-bolsistas.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
25. | Marcos Henrique Muriano Junior. Comparação técnica entre dois sistemas de tratamento de esgoto rural. (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini. |
26. | Matheus Bassetto Vieira. Revisão Bibliográfica: Lodos Ativados. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini. |
27. | Murilo Canali. Composição da fauna de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de serapilheira em floresta semidecídua na Reserva Estadual de Águas da Prata, São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
28. | Nathália Andrade Cândido de Oliveira. CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
29. | Nicole Pavan Butolo. Estado de conservação da tribo Gaudichaudieae no Brasil. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Renata Sebastiani. |
30. | Nicole Zanchetta Dametto. A educação das relações étnicas e raciais: um estudo interpretativo das percepções de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar-Araras. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
31. | Pâmela Freitas de Souza. Inclusão Escolar e Formação de Professores: análise de conteúdo de propostas de aulas inclusivas de Óptica Geométrica para alunos com deficiência visual. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
32. | Rafael Bellinatti Medina. Status de conservação das espécies de Malpighiaceae ocorrentes na Estação Ecológica do Jataí, Luis Antônio, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Renata Sebastiani. |
33. | Rafael Melo Ferreira. Educação de Jovens e Adultos: motivações. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
34. | Sandra Regina Alves Siqueira. Análise do sistema de ensino no processo de inclusão do surdo nas cidades de LIMEIRA, IRACEMÁPOLIS, e BREMEN. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
35. | Simael Manoel Rodrigues. TRATAMENTO FOTOQUÍMICO DOS EFLUENTES DO BRANQUEAMENTO DA CELULOSE. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini. |
36. | Thai Luporini e Yara de Guzzi. Germinação de sementes de guapuruvu sob influência de poluentes em situação controlada. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Renata Sebastiani. |
37. | Thaisa Soares Cata Preta. A SEGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E AS POTENCIALIDADES DA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE ESCOLA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Nataly Carvalho Lopes. |
38. | Thiago da Costa Dias. ÁREA DE VIDA DE UM GRUPO DE CAPIVARAS (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766) E IMPLICAÇÕES PARA O MANEJO DA ESPÉCIE EM UMA ÁREA ENDÊMICA PARA FEBRE MACULOSA. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Vlamir José Rocha. |
39. | Tiago Henrique Lima dos Santos. Neuroeducação inclusiva: experimento de pressão para deficientes visuais. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
40. | Érica Freire Proença. O uso da Cinemática no serviço de controle do Espaço Aéreo. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
1. | ALINE PAULA CALIMAN. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA CTS. (Graduação em Licenciatura em Física - Araras-SP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Paulo Cezar de Faria. |
2. | Aline Pedroso. Solanum lycopersicum x Moniliophthora perniciosa: o papel da auxina e citocinina na interação. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
3. | André Henrique Pereira. Indicadores Sociais da Educação Especial: Análise das produções nos últimos 10 anos. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
4. | Bruna Surian da Silva. Casos de Ensino como instrumentos formativos de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar-Araras. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
5. | Bruno Rodrigo Fonseca Roque. O CONTEXTO HISTÓRICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
6. | Bárbara Rotter Feitosa. Potencialidades e limitações do jogo Formando Ligações: aplicação de jogos no Ensino de Química adaptada ao processo ensino-aprendizagem de surdos. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
7. | Carolina Breda Pozze. Desafios e perspectivas da educação superior para os povos indígenas no Brasil. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Renata Sebastiani. |
8. | Débora Salviato Ruffo. Elaboração do jogo didático Quiuno para o ensino da Tabela Periódica. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tathiane Milaré. |
9. | Elizabeth Cristina Garcia. Elaboração do jogo didático Quiuno para o ensino da Tabela Periódica. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tathiane Milaré. |
10. | Gedimar Pereira Barbosa. Análise comparativa da comunidade de morcegos (Mammalia, Chiroptera), em um fragmento de Mata Atlântica e um Sistema Agroflorestal no município de Araras, SP.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Vlamir José Rocha. |
11. | José Victor da Silva. Levantamento da família Bromeliaceae na Fazenda das Forças Aéreas de Pirassununga, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Renata Sebastiani. |
12. | José Victor da Silva. Tillandsia L. (Bromeliaceae) da floresta ciliar da Academia das Forças Aéreas de Pirassununga (AFA), São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Renata Sebastiani. |
13. | João Augusto Cruz Lopes. Concepções de Extensão em projetos de formação de professores publicados em artigos acadêmicos. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
14. | João Victor Urbano e Ricardo Vinícius Zandonadi. Orchidaceae da floresta ciliar da Academia das Forças Aéreas de Pirassununga (AFA), São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Renata Sebastiani. |
15. | Lucas Benedito Gonsales Rosa. Influência da cobertura do dossel por lianas no banco de sementes em um fragmento de Floresta Estacional Semidecídua. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Valéria Forni Martins. |
16. | Lucas Bueno Siqueira. Análise do sistema de atribuição de aulas da SEE/SP: interfaces com as Diretrizes Nacionais para Formação de Professores de 2015. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tathiane Milaré. |
17. | Luciana Mulero Beloto. ECOLOGIA TRÓFICA DE Mesoclemmys vanderhaegei (Testudines, Chelidae) EM PAISAGEM SILVICULTURAL POR MEIO DA METODOLOGIA DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Vlamir José Rocha. |
18. | Mariana Manzano da Silva Leite. INDICADORES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO: ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REGIÃO SUDESTE. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
19. | Mayara Heizer Nogueira e Maria Gabriella Lourenço Pinto. O AVANÇO DA GENÉTICA FORENSE, E O USO DO DNA COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ane Hackbart de Medeiros. |
20. | Murilo Pinho Souto Junior. Potencialidades e limitações do jogo Formando Ligações: aplicação de jogos no Ensino de Química adaptada ao processo ensino-aprendizagem de surdos. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
21. | Nathan Honório dos Santos. Interpretação das habilidades argumentativas de alunos do Ensino Médio em produções textuais sobre fontes de energia. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tathiane Milaré. |
22. | Patrícia Azevedo. Caracterização do sistema nervoso das abelhas. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2015. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
23. | Paula Cruz Lopes. Uso de Narrativas Reflexivas na Formação de Professores de Ciências. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
24. | PAULO ROBERTO SCOMPARIN. QUEDA LIVRE E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA. (Graduação em Licenciatura em Física - Araras-SP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Paulo Cezar de Faria. |
25. | Rhaissa Michievicy Simões de Melo Cardoso da Silva. Análise da pesquisa científica sobre Helicoverpa armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) no Brasil a partir de indicadores bibliométricos. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
26. | Rogério Toshio Kawati. Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos: contribuindo para superação de evasão escolar por meio de Ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
27. | Thaís Elise Sinico. AVALIAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES PARA IDENTIFICAÇÃO E ESTUDO DE DIVERSIDADE DE Brevipalpus phoenicis (ACARI: TENUIPALPIDAE). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Vlamir José Rocha. |
28. | Vinicius Ribeiro de Barros. Monitoria de Cálculo 1: Perspectivas na aprendizagem de conceitos Matemáticos. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Daniele Lozano. |
1. | ALINE PAULA CALIMAN. AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO DA FÍSICA NUMA PESPECTIVA CTS. (Graduação em Licenciatura em Física - Araras-SP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Paulo Cezar de Faria. |
2. | Ana Carolina Volpi. GÊNERO E SEXUALIDADE NOS PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
3. | Ana Flávia Benedito. Termoquímica: uma nova proposta de ensino. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Tathiane Milaré. |
4. | Bruna G. Machado. Desenvolvimento de literatura infantil sobre Biologia da Polinização. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Kayna Agostini. |
5. | Camila Ariane Bonini Sarraf. Inclusão e Ensino de Biologia: proposta de atividades de Ecologia para processos de ensino e aprendizagem destinados a alunos com deficiência visual. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
6. | Carolina Rosai Mendes. UTILIZAÇÃO DE Saccharomyces cerevisiae NO ESTUDO DE DEGRADAÇÃO E BIOSSORÇÃO DO CORANTE REATIVO SOLAR ORANGE 2GL P250 EM SITEMA DE BIORREATOR PILOTO. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini. |
7. | CELSO YASSUO OKADA JUNIOR. A integração entre química verde e polímeros no ensino de química. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roselena Faez. |
8. | Driélle Aparecida de Freitas. A DIFICULDADE COM CONCEITOS MATEMÁTICOS COMO INTERFERENTE NA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
9. | Duane Damaceno. Princípios das Leis de Newton. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: João Teles de Carvalho Neto. |
10. | Duane Damaceno (co-orientador). As três Leis de Newton para o Ensino Médio. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
11. | Geferson Correa. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA PRAÇA BARÃO DE ARARAS ARARAS/SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Renata Sebastiani. |
12. | Geferson Wilian Correa. Inventário quali-quantitativo da arborização da Praça Barão de Araras no município de Araras-SP. Coorientação: Coorientação: Profa. Dra. Renata Sebastiani. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Valéria Forni Martins. |
13. | Helen Regina da Silva Rossi. FITOFAGIA POR MORCEGOS NO CAMPUS DA UFSCAR EM ARARAS (MAMMALIA, CHIROPTERA).. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Vlamir José Rocha. |
14. | Juliane Cristina Molena. Indicadores da inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares: um estudo em uma escola do Município de Araras-SP. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
15. | Juliano Schiavo. Desenvolvimento de literatura infantil sobre Biologia da Polinização. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Kayna Agostini. |
16. | Jéssica Freitas Araújo. Avaliação dos efeitos de doses subletais do inseticida Imidacloprido para a abelha brasileira Melipona scutellaris através da análise das enzimas de desintoxicação. (Graduação em Bacharelado em Agroecologia) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2014. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
17. | Lauane Cristine Pinhat. EFEITO DA TORREFAÇÃO NOS TEORES DE VITAMINA E EM FRUTAS OLEAGINOSAS DETERMINADOS POR CLAE. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
18. | Lucas Mendes. Educação de Jovens e Adultos: experiência no campus Araras da UFSCar. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
19. | Lucas Moreira dos Santos. A relevância de elementos facilitadores para o ensino de física no brasil através do levantamento das publicações na área entre 2014 e 2016. (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientadores: João Teles de Carvalho Neto, Estéfano Vizconde Veraszto. |
20. | Luis Gustavo Silva Salmazo. Elaboração e análise de um jornal informativo sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Tathiane Milaré. |
21. | Mariana Barrotti Silva. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO INSETICIDA IMIDACLOPRIDO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS ABELHAS SEM FERRÃO Scaptotrigona postica. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2014. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
22. | Marina Carrile Gombradi. A abordagem das relações CTS em livros didáticos de Química. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Tathiane Milaré. |
23. | Matheus Siqueira. EFICÁCIA E FREQUÊNCIA DE DIFERENTES VISITANTES FLORAIS DA ESPÉCIE Bauhinia variegata L. (FABACEAE, CAESALPINOIDEAE), EM ÁREA URBANA, NO MUNICÍPIO DE AMERICANA ? SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Kayna Agostini. |
24. | Nicolas Alberto Polizelli Ricci. EFICÁCIA E FREQUÊNCIA DE DIFERENTES VISITANTES FLORAIS DA ESPÉCIE Bauhinia variegata L. (FABACEAE, CAESALPINOIDEAE), EM ÁREA URBANA, NO MUNICÍPIO DE AMERICANA ? SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Kayna Agostini. |
25. | Otávio Augusto de Moraes. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA FUNDAÇÃO CASA: ANÁLISE DOS INDICADORES DO CENSO ESCOLAR. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
26. | PAULO ROBERTO SCOMPARIN. QUEDA LIVRE E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE:POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA. (Graduação em Licenciatura em Física - Araras-SP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Paulo Cezar de Faria. |
27. | Priscila A. G. Quintino da Silva e Livia R. Ferreira Bueno. A Perspectiva Intercultural em artigos de Educação Ambiental. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Anselmo João Calzolari Neto. |
28. | Priscila Aparecida Milani. EFEITO DA TORREFAÇÃO NOS TEORES DE VITAMINA E EM FRUTAS OLEAGINOSAS DETERMINADOS POR CLAE. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
29. | Priscilla Gaia de Andrade. Análise do processo de ensino-aprendizagem com discentes surdos no Ensino de Ciências. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
30. | Samanta do Amaral. Termoquímica: uma nova proposta de ensino. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Tathiane Milaré. |
31. | Sumaia Guglielmi Adami. AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE NITRATO E AMÔNIO EM TORTA DE FILTRO. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
32. | Thayná Mendonça Avelino. ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HOSPITALIZAÇÕES CONSECUTIVAS. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
33. | Tábata Barão de Souza. Educação Inclusiva e Ensino de Biologia: um estudo das dificuldades, possibilidades e desafio para inclusão de deficientes visuais. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
34. | Vanessa Tamires Santana. A abordagem das relações CTS em livros didáticos de Química. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Tathiane Milaré. |
1. | Ana Carolina Casa. A importância dos viveiros de plantas em projetos de restauração ambiental. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Kayna Agostini. |
2. | Ana Carolina Oliveira dos Santos. Desenvolvimento de um jogo interativo sobre a Dengue. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
3. | Ana Cláudia Rebessi. POLÍMEROS CONDUTORES: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Roselena Faez. |
4. | BRUNA RODRIGUES DOS SANTOS. Estudo da concentração em práticas de agricultura sustentável: uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o Ensino de Química. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Roselena Faez. |
5. | Daiane Buscariol. VERDADES E MENTIRAS SOBRE OS ANIMAIS DE NOSSA FAUNA: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO EJA DE UMA ESCOLA EM ARARAS SOBRE OS PERIGOS CAUSADOS POR CERTOS ANIMAIS.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Vlamir José Rocha. |
6. | DOUGLAS FELIPE DOS SANTOS. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS E ITALIANAS NA ÁREA DE QUÍMICA. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
7. | Driélle Aparecida de Freitas. A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COMO INTERFERENTE NA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Daniele Lozano. |
8. | Fernanda Quimentão. Contextualização, interdisciplinaridade e atividades experimentais: uma análise da Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulo. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Tathiane Milaré. |
9. | Fernanda Salciotto. CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ASCENSÃO OU DECLÍNIO?. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2013. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
10. | Flávia Mendes. O papel das mídias comunicativas na construção da imagem social da ciência e do cientista.. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Robson Valentim Pereira. |
11. | Gabriela Rodrigues da Cunha. A Produção de Jogos Educativos no Ensino de Química no Brasil. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Elaine Gomes Matheus Furlan. |
12. | Gustavo Doñate Ávila. A percepção dos professores do Curso de Ciências Biológicas da UFSCar sobre Atividades de Campo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
13. | Josiele Geovana de Lucca. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: ANÁLISE DOS INDICADORES DO CENSO ESCOLAR DA REGIÃO SUDESTE. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
14. | LARISSA CHARIEL DOMINGOS DA SILVA. Análise do conceito de célula nos materiais didáticos ?Caderno do Aluno?, de ensino fundamental, fornecidos para as escolas públicas do estado de São Paulo pelo Governo Estadual. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2013. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
15. | Laís Rodrigues Pereira. Potencial de uma trilha educativa no fragmento florestal do campus de Araras da UFSCar para o Ensino de Biologia. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
16. | Lucas Ferreira Lima. O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho. |
17. | LÍVIA DE MARCHI. SURTOS DE DENGUE: OS INVESTIMENTOS NAS CAMPANHAS EDUCACIONAIS SÃO INSUFICIENTES OU AS CAMPANHAS SÃO INEFICIENTES?. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2013. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
18. | Manoela Navarro. A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio: análise de sua abordagem e influências do PNLEM. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Tathiane Milaré. |
19. | Marcela Pagoti Bergamini. A temática evolução nos livros didáticos de Biologia utilizados pelas escolas públicas de Araras, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
20. | Marina Félix. A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio: análise de sua abordagem e influências do PNLEM. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Tathiane Milaré. |
21. | Marília Pinto de Oliveira. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE INDICADORES SOCIAIS. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
22. | Monique Rosolem Chimelatto. Fotocatálise Homogênea para Tratamento Residual Utilizando a Abordagem CTS. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Robson Valentim Pereira. |
23. | Natalia Seneda Martarello. Aspectos reprodutivos das espécies que compõem a adubação verde no Brasil. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Kayna Agostini. |
24. | Priscila Orlandini. Atividades práticas de Botânica no Ensino Fundamental: um guia para professores. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Renata Sebastiani. |
25. | Rodolpho Turatto Guimarães Lorencetti. Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Química aprovados entre 2013 e 2018: aproximações com as visões deformadas de Ciência segundo Cachapuz e colaboradores. (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Estéfano Vizconde Veraszto. |
26. | STEVE DE OLIVEIRA COSTA. IMPLANTAÇÃO E VISITAÇÃO A TRILHA INTERPRETATIVA COMO SUBSÍDIO PARA ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DE ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ARARAS, SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Renata Sebastiani. |
27. | Sílvia Raquel Bettani. Avaliação de aula-prática a ser implantada em laboratório virtual de Química. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Tathiane Milaré. |
28. | Tatiane de Fátima Mistura. O Ensino por Investigação: limites e possibilidades.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Isabela Custódio Talora Bozzini. |
29. | Thalita Cristina Silva dos Santos. Aspectos reprodutivos das espécies que compõem a adubação verde no Brasil. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Kayna Agostini. |
30. | Tiago Perinotto. A temática evolução nos livros didáticos de Biologia utilizados pelas escolas públicas de Araras, SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Ricardo Toshio Fujihara. |
31. | Vanessa Poliane Diniz. CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ASCENSÃO OU DECLÍNIO?. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, . 2013. Orientador: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli. |
1. | Alessandro Lima Ferreira. Germinação e desenvolvimento de sementes de espécies brasileiras de leguminosas. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
2. | Bruno do Nascimento Bueno. Efeito alelopático do óleo de eucalipto em sementes de espécies de Malpighiaceae. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
3. | Carlos Alberto Barbosa Andrade. Análise do componente arbóreo em uma área de entorno do Parque Estadual da Cantareira. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
4. | Daniele Jacinto Torres. Efeito alelopático do óleo de eucalipto em sementes de quapuruvu (Schizolobium parahyba (Vell.) S.F. Blake) e de feijão (Phaseolus vulgaris L.). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
5. | Everaldo Alves Santos. Influência da poluição do ar em Tibouchina pulchra (Cham.) Cogn. (Melastomataceae) Distrito de Paranapiacaba (Santo André SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
6. | Leandro Prudencio. Obtenção de elastômeros condutores utilizando líquidos iônicos como plastificantes. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2012. Orientador: Roselena Faez. |
7. | Luana da Silva Cozzani. Levantamento da família Polygalaceae no Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar (São Paulo, SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
8. | Marcos de Moraes Gemiro. Uso de plantas medicinais para tratamento de animais. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
9. | Marlon Augusto Profeta de Almeida. Preparação e caracterização de híbridos condutores baseados em NBR/APni/argila. (Graduação em Química Baharelado) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2012. Orientador: Roselena Faez. |
10. | Moisés de Campos Rizzo. Utilização de ociloscópio para verificação de resposta a estímulos ambientais em vegetais. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
11. | Paulo Henrique Gonçalves Gomez. Resistência das sementes da Bauhinia forficata aos efeitos alelopáticos do Pinus ssp. e Ecalyptus ssp.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
12. | Rodrigo de Carvalho Santos. Efeitos do Tribulus terrestris L. como terapia de reposição hormonal em homens com DAEM (Deficiência androgênica do envelhecimento masculino).. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . 2012. Orientador: Renata Sebastiani. |
1. | Ana Elisa Teixeira. LEVANTAMENTO DA CHIROPTEROFAUNA DO CAMPUS DUSE RÜEGGER OMETTO, CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO, UNIARARAS, ARARAS - SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, . 2011. Orientador: Vlamir José Rocha. |
2. | juliana pedro fontana. Modificação de argilas para preparação de nanocompósitos. (Graduação em Química Baharelado) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Roselena Faez. |
1. | Ana Laura de Souza Paulino; José Murilo Calixto Vaz. Material Didático para o Ensino de Biologia: Adaptação de Modelo Celular. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas, . 2010. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
2. | Bruna da Silva / Camila Eugênia Ronchini Ferreira. A utilização de jogos como estratégia do processo de aprendizagem de alunos com deficiência visual na solução de problemas de Química Orgânica. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alfenas, . 2010. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
3. | Maraísa Freire Lacerda. A inclusão na educação infantil no município de Alfenas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, . 2010. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
4. | Michelle Fonseca Franco. A inclusão digital no município de Alfenas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, . 2010. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
5. | Érika Guedes; Daiana Cunha. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO PARA O CONHECIMENTO DA QUÍMICA AMBIENTAL. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alfenas, . 2010. Orientador: Fernanda Vilhena Mafra Bazon. |
Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57