Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 327

2020

1.   Carlos Eduardo Gianetti. Surgimento do Qualis Artístico: um novo processo de avaliação do produto artístico.. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
2.   Cinthia Bomtorin Aranha. Cursos superiores de tecnologia e perfil econômico regional: análise de egressos do IFSP Piracicaba. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
3.   Daniel Baldin Machado. Como políticas públicas de inclusão representativa de mulheres entram na agenda decisória?. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
4.   Fabiana Cristina dos Santos de Souza. Organização Partidária e Coordenação eleitoral no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
5.   Gustavo Martins de Oliva. Regulação e governança participativa no Brasil: processos, práticas e atores nas agências reguladoras de saneamento. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
6.   Marina Martinelli. O intercâmbio acadêmico entre Brasil e China: o caso dos Institutos Confucio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
7.   Matheus sharuo beker. O Partido dos Trabalhadores e sua atuação no governo: os casos do PAC e do PROUNI. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
8.   Murilo Polato. Legislação em disputa: o caso da lei paulista de combate à discriminação por orientação sexual.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.

2019

1.   Alexandre Branco Pereira. VIAJANTES DO TEMPO: IMIGRANTES-REFUGIADAS, SAÚDE MENTAL, CULTURA E RACISMO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
2.   Antônio Donizetti da Silva. Reforma trabalhista no Brasil: análise crítica e possíveis impactos. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
3.   Barbara El Khalil. Políticas agrárias e articulação de escalas: uma análise do ambiente institucional nas compras públicas do município de São Calos/SP. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
4.   Bruno Luiz Guillardi. O manejo de javali como política pública: uma análise através das condições determinadas pelo poder público e a perspectiva dos manejadores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
5.   Clemerson Luiz Araujo. Descentralização da Gestão Ambiental Pública: o licenciamento ambiental municipalizado em Araraquara-SP. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
6.   Diego Wander Thomaz. Medalha e Continência: uma etnografia de atletas militares no esporte de representação nacional. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
7.   Eduardo Araujo Couto. CPMF: Vida e morte de um programa governamental. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Simone Diniz.
8.   Gabriel Angel Jimenez Lopez. Refúgio e abate halau em Chapecó. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
9.   Gabriela Braga Loreti. quot;Mamãe é a melhor professora!quot;: uma etnografia junto a três famílias que educam suas crianças fora da escola. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Clarice Cohn.
10.   Iaci Jara. Mutilação cognitiva do clitóris: regimes de verdade sobre o corpo sexuado da fêmea humana. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
11.   Iana Vasconcelos. Vai buscar jongueiro aonde está: Um estudo da continuidade no jongo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
12.   José Eduardo da Silva Mendes. O presidencialismo de coalisão no Brasil: limites ou continuidades. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
13.   Katia Silene Cavichiolo. Ações Afirmativas: as políticas de permanência para alunos cotistas na Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
14.   Luciana Cristina Pasztor Moretti. "Lei Seca" e racionalidade. Um estudo sobre o caso brasileiro. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
15.   Marcos Rogério Felix de Oliveira. Ativismo Judicial na perspectiva comparada entre o Direito e a Ciência Política: remédio ou veneno para a Democracia?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
16.   Marcos Vinícuis de Almeida Andrade. Cultura e Transformação: entre casas e coisas no mundo Xavante. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Clarice Cohn.
17.   Maurício Caetano da Silva. Hôxwa e palhaças – o riso e o humor nas relações de alteridade Krahô. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Clarice Cohn.
18.   Ruan Vinicius Faustino Coelho. Na Capital e em Morato: uma etnografia de famílias chinesas na Grande São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
19.   SOFIA SANTOS SCARTEZINI. ÀS MARGENS DOS DESTINOS: AS MORTES E O SENTIMENTO DE QUEM FICA ENTRE OS KARAJÁ DE IBUTUNA. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Clarice Cohn.
20.   Tamires Cristina dos Santos. Etnografia de uma Lei: O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Clarice Cohn.
21.   Victor Hugo Barboza. Do Fome Zero ao Bolsa Família. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Simone Diniz.
22.   Yasmine Avila Ramos. Dançar fechando: uma etnografia da escola FUNCEB de Salvador. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.

2018

1.   Allan Wine Santos Barbosa. Dádivas de além túmulo: circulação e hierarquia no espiritismo kardecista. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
2.   Ana Cecília Oliveira Campos. Entre papéis e bichos: a expertise das ciências biológicas no licenciamento ambiental e na produção científica. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pos-graduacao em Antropologia Social - UFSCar, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
3.   Barbara Caroline Botassio. A dinâmica intrapartidária brasileira na alocação de recursos procedentes do fundo partidário. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
4.   Brina Deponte Leveguen. Quem tem a força? As relações de poder intrapartidárias em perspectiva multi-nível. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
5.   Cláudio Antonio de Morais. Incubadora Universitária de empreendimentos de economia solidária: pespectivas de gestão de um sistema não hierarquizado e suas relações com o sistema burocrático. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
6.   Estêvão Barros Chaves. O Brasil Visto de Cima: o campo de uma periferia a partir de centros de produção antropológica. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
7.   Fabiana Andréa Fracácio Frighetto. Os desafios da eficácia e o problema da evasão na formação técnica: um estudo sobre o IFSP Sertãozinho/SP. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização de Sistema Públicos - PPGGOSP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
8.   Fabrício dos Santos Barreti. O germinar do Pinheirinho dos Palmares: etnografia das relações entre removidos, movimento social e Estado. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
9.   Gabriela do Prado Giraldi. Limites institucionais e impactos sociais: a interrupção do projeto quot;IFSP: Conheça-nos!quot;. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
10.   Geovane Pedro. O Protagonismo do TSE e o seu impacto na relação de Accountability entre Legislativo e Judiciário. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
11.   Leonardo Aires de Castro. Minorias sociais: obstáculos à representação no Legislativo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
12.   Lisiane Granha Martins de Oliveira. O Poder Legislativo e a Reforma Institucional no âmbito da Política Externa Brasileira: Uma Análise a partir das propostas de emenda constitucional. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Simone Diniz.
13.   Lucas Alexandre Pires. ?Com as próprias mãos?. etnografia das artes marciais e da defesa pessoal no treinamento policial militar. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
14.   Luis Felipe da Silva. Nas redes dos brancos: história, mobilidade e alteridade entre os Mbya-Guarani de Parquear-Açu (SP). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
15.   Maria Izabel Feitosa Acciolly. Escrita no Cárcere. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
16.   Marilda Cristina Priori. Estudo das remoções dos servidores TA's em uma instituição pública de ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
17.   Marina Evangelista Defalque. As Cadeias Imaginadas: estratégias de sobrevivência de uma empresa pública. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pos-graduacao em Antropologia Social - UFSCar, . 2018.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
18.   Maurílio Jesus da Silva Filho. Conhecendo o nanomundo, produzindo nanoartes - uma etnografia das formas e associações emergentes em um laboratório de Nano tecnologia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
19.   Paula Bolonha. Narrativas espaço e dádivas, a conformação de um movimento de luta por moradia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
20.   Paula Sayuri Yanagiwara. Os processos de construção de diferenças entre tatuadores nipodescendentes no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
21.   Simone Aparecida Gomes. Permanência e evasão na educação a distância:uma análise dos cursos subsequentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
22.   Tayla Nayara Barbosa. Desenvolvimento local: uma análise crítica dos paradigmas e dos impasses. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.

2017

1.   Amanda Pavanello Alves dos Santos. Periferia, dualidade básica e a questão agrária em Ignácio Rangel. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
2.   Bruno Luiz Ghillardi. O manejo de javali como política pública: uma análise da gestão das instituições responsáveis pelo manejo.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Supervisor: Felipe Ferreira Vander Velden.
3.   Carolina Capelli. Entre a lousa e o altar: a inserção da Magia Divina de Rubens Saraceni nos terreiros de umbanda no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
4.   Diego Wander Thomaz. Medalha e continência: uma análise antropológica dos atletas de alto rendimento relacionados aos programas esportivos militares. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
5.   Gabriel Sanchez. Classificação e Interação: uma análise sobre epistemologia(s) indígena(s) a respeito das aves. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
6.   GABRIELA PANDELÓ PAIVA. A construção da imagem de Hugo Chaves por documentários. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
7.   Gustavo Ramos. Contradualismos no Opará: lideranças tuxá no comitê da Bacia Hidrográfca do Rio São Francisco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
8.   Heythor Santana de Oliveira. PSOL - ORIGEM, ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ELEITORAL. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
9.   Leonardo Menezes. O paradigma agroecológico e as instituições do campo científico. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
10.   Luisa Amador Fanaro. Cães, trenós e humanos: uma etnografia multiespecífica na cidade de Ushuaia (Terra do Fogo/Argentina). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
11.   Luís Gustavo Bruno Locatelli. Gerações Militantes: Bases Partidárias Petistas e Tucanas em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
12.   Lênon Thomas Kramer. O poder que sempre 'quase existe': pessoa e hierarquia no alto rio Negro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
13.   Marcos de Souza Rodrigues. Ministério Público Federal, Cidadania, Justiça Gestão e Aproximação com o Cidadão. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
14.   Nathalia Zaparolli. Política local de Ciência e Tecnologia. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
15.   Natália dos Santos Novais. O Papel das Redes na Implementação de Políticas Educacionais: o caso do IFSP em São José dos Campos - SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
16.   Priscila de Menezes Paladini. Caminhos cruzados: o pensamento de Oliveira Vianna e Azevedo Amaral. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
17.   Raphael Ziviani Leite. Fazendo festa, fazendo a cidade: a centralidade simbólica dos festejos na dinâmica de Conceição da Barra – ES. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
18.   Renato Cesar Assef Rodrigues. A experiência da democracia participativa em Ribeirão Preto: Estudo de caso no Conselho Municipal da Saúde. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização de Sistema Públicos - PPGGOSP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
19.   Rossane Nascimento Cordeiro Alves. Segregação socioterritorial e assistência social: uma análise de São carlos. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientadores: Joelson Gonçalves de Carvalho, Vera Alves Cepêda.
20.   Ulisses de Oliveira Barbedo Pontes. O gnóstico, o feiticeiro e o artista: antropologia e a quebra de si mesmo a partir de uma etnografia entre os gnósticos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.

2016

1.   Adla Viana Lima. Eles podem trar tudo, mas o sangue eles não podem tirar: produção da vida/luta e espalhamento do povo Xokó Kuará. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
2.   Ana Luísa Nardin Resende de Abreu. Terra de Preto e Terra da Santa: o que podem os santos em uma comunidade quilombola no interior do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional. 2016.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
3.   Ariane Vasques Zambrini. As veredas do Bodes. Criação na solta e laboro no sertão de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
4.   Arieli Buttarello. A ciência psiquiátrica pela perspectiva CTS: os conflitos pela legitimação dos cuidados aos infantojuvenis. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
5.   Ayni Estêvão. Entre Minas e Manos. Uma etnografia sobre o Movimento de Mulheres no Hip Hop e a Casa do Hip Hop Sanca. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
6.   Bruna Ferrari Pereira. Comissão Nacional da Verdade: limites e desafios. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
7.   Caroline Mendes dos Santos. Como se Escolhe em Candidato? Uma etnografia das estratégias pré-eleitorais para as eleições de 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
8.   Daniel Ramos da Silva Melo. Entrevistas e visitas: perspectivas do cadastro único em São Carlos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
9.   Daniele Marcelo Camargo. Pós-graduação no Brasil e na UFSCar: perspectiva histórica e caracterização atual. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
10.   Fernando Calzavara de Oliveira. Articulação e Integração Intersetorial da Rede de Atenção Psicosocial (RAPS) no Contexto da Política de Saúde Mental do Município de São Carlos/SP. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
11.   Fernando Lopes Mazzer. Economia do desejo e desejo de economia: retroalimentação e troca em coletivos da Rede Fora do Eixo no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pos-graduacao em Antropologia Social - UFSCar, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
12.   Gisele Rosa de Oliveira. Agenda de pesquisa da universidade pública: foco nas demandas das comunidades locais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
13.   Ion Fernandez de las Heras. Algo a fazer. Oicogênese e Arquitetura do Vale do Araotz, País Basco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
14.   Josué Julião Bila. Muhlabje em Movimento: reciprocidades burocrático-transinstitucionais na Macia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
15.   Laila de Campos Tavares. Comportamento Eleitoral e Grau de Sofisticação Política do Eleitor Paulistano. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
16.   Leandro Leal de Freitas. Um século de narrativas Euclidianas e conselheiristas: interpretações sobre António Conselheiro. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
17.   Marcio Rogério Tomazzi Estevo. Educação profissional no Brasil e a interiorização do Instituto Federal de São Paulo: trajetórias e lógicas de expansão. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Joelson Gonçalves de Carvalho.
18.   Margarida Momo. Políticas de Ação Afirmativa para Estudantes Indígenas na UFSCar. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
19.   Samuel Douglas Farias Costa. Nos caminhos da cultura e dos dons: os Guarani e instituições no norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pos-graduacao em Antropologia Social - UFSCar, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
20.   Sarah Faria Moreno. Combater, apreciar, conviver: uma etnografia das relações entre humanos e pombos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
21.   Victor Martins Claro. Software livre e videoaulas: laboratórios, software e a Rede Nacional de Pesquisa. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
22.   Vinicius Teixeira Furlan. TERRA E POLÍTICA: ETNOGRAFIA DA LUTA ANTIBARRAGEM DE INDÍGENAS E AGRICULTORES EM PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS DA BACIA DO RIO BRANCO (RO). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.

2015

1.   Amanda Modolin Balestrero. Gênese partidária: a formação do Partido Social Democrático (PSD). Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
2.   Amanda Villa Pereira. Demarcando vestígios: etnografia de um povo isolado na Terra Indígena Massaco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
3.   André Ricardo Arão Salvadeo. Programa Minha Casa Minha Vida: a gestão local na implementação das habitações de interesse social. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
4.   Ariane Duarte Seleghim. A legitimidade do processo de formação das leis pela participação da sociedade civil: a Comissão da Legislação Participativa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Renato Almeida de Moraes.
5.   Claudemir Mariotti Junior. Gestão pública contemporânea e a prática administrativa: estudo de caso do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
6.   Daiane de Lima. A inserção internacional de entidades subnacionais na promoção do desenvolvimento: análise dos municípios de Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
7.   Daniel Moretti. Desenvolvimento e capacidades dos pequenos municípios da região de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
8.   Emanuelle Kopanyshyn. A ação política dos bispos católicos na ditadura militar os casos de São Carlos e Assis.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
9.   Flávio Henrique Machado Moreira. Padrões de votação em função de variáveis partidárias e socioeconômicas. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
10.   Gabriel Bertoloto. “O ‘pessimismo estrutural’ dos mestres fandangueiros na cidade de Cananéia: a ressignificação da cultura e o desejo de ‘resgate’ folclorista”. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
11.   Guilherme Ramos Boldrin. Etnografia com Monas e Envolvidos na Penetensiária José Parada Neto, São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
12.   Jualiana Sauer de Araújo. Politica local de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social: ações do Parque Tecnol´´ogico e da Prefeitura Municipal na cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
13.   Luciana Cristina de Campos Barbosa. Sob o signo da tutela: as relações entre família, justiça e medicina em torno dos processos de interdição por diagnósticos de doenças mentais. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
14.   Luna Castro Pavão. O que é que cavalo sabe: um estudo antropológico sobre o vínculo animal-humano na equoterapia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
15.   Marcos Vinícius Guidotti Silva. A definir. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
16.   Mayara Costacura. Atuação Parlamentar das mulheres na Câmara dos Deputados. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
17.   Paulo César Cavasin. Estado Democrático de Direito e Poder Judiciário: as audiências públicas no Supremo Tribunal Federal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Renato Almeida de Moraes.
18.   Pedro Henrique Mourthé de Araújo Costa. Entre os documentos e as retomadas : movimentos da luta pelo território em Brejo dos Crioulos (MG). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
19.   Priscilla Leine Cassotta. Avaliando a atuação dos deputados evangélicos na Câmara dos Deputados do Brasil: comportamento partidário ou religioso?. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
20.   Rainer Miranda Brito. O regime fabril-artesanal de violas paulistas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
21.   Renan Pereira. Agilidade e prestígio (como se tornar um vaqueiro no sertão de pernambuco). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
22.   Tiago Luís Castro Scatolini. Análise do processo de licenciamento ambiental brasileiro: o caso da mineração na Serra do Gandarela.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
23.   Túllio Dias da Silva Maia. Pequenos picadores: a relação entre sertanejos(as) e mosquitos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.

2014

1.   Alessandra Regina dos Santos. Nesse solo que vós estais, lembrai-vos que é de morrer: uma etnografia das práticas de caminhar, conhecer e mapear entre os habitantes de Pedro Cubas, um Remanescente de Quilombo do Vale do Ribeira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Anna Catarina Morawska Vianna.
2.   Amaranta Úrsula Fiess Leandro. Implementação de Políticas Públicas e desafios ao enfrentamento da violência contra a mulher. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
3.   BÁRBARA LIMA. Eleições Presidenciais 2014: análise das agendas programáticas. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
4.   Cassiana Rodrigues Alves Silva. O meu rolê na raça; intersecções entre adolescência, gênero e cor.. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
5.   Daniel Manffré. A estrutura organizacional da Aliança Renovadora Nacional. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
6.   Emerson Inácio Cenzi. Política Pública Nacional de Economia Solidária e seus reflexos no Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
7.   Fabio Cury Pagliuca. As redes sociotecnica voltadas ao etanol: o caso de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
8.   JOSCIMAR SOUZA SILVA. Sites governamentais e mecanismos de informação,transparência e participação. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
9.   Lilian Segnini Rodrigues. Políticas Públicas no Combate à Desigualdade Racial: uma análise da implementação da Lei 12.990/2014 em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Wagner de Souza Leite Molina.
10.   Miriam Rebeca Rodeguero Stefanuto. Trabalho calado: uma etnografia dos índios Kaingang nos frigoríficos do oeste de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
11.   Márcio Vinícius Pedro. PSF e ODM: a influência do Programa Saúde da Família para os estados brasileiros atingirem a meta de mortalidade na infância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
12.   Tatiana Amaral Sanches Ferreira. Basá Bu'sa: Política, cultura e riqueza no alto rio Negro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
13.   Tiago Batista Medeiros. O curso de Formação de Professores do estado de São Paulo enquanto política pública em educação. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
14.   Xanda Biase de Miranda. KUNUMI RUKARA: UMA ETNOGRAFIA DOS TERREIROS DE CRIANÇA ASURINÍ. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Clarice Cohn.

2013

1.   Allan Rogerio Veltrone. Relações entre natureza e sociedade: a ciência e a construção de enfoques. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
2.   Ariane Vasques Zambrini. A criação na solta: relações familiares e o laboro com cabras no sertão de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Felipe Ferreira Vander Velden.
3.   ARIEL ALEJANDRO GOLDSTEIN. De la expectativa a la confrontación; O Estado de S. Paulo durante el primer gobierno de Lula da Silva. Dissertação (Mestrado em INSTITUTO DE ALTOS ESTUDIOS SOCIALIS) - UNIVERSIDADE NACIONAL DE SAN MARTIN, . 2013.
Supervisor: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
4.   Bruna Potechi. Aborto, embriões e pré-embriões: antropologia das discussões legislativas sobre o tema. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
5.   Camila Beltrame. Etnografia de uma Escola Xikrin. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Clarice Cohn.
6.   Carla Simara Luciana da Silva Ayres. Desafios e peculiaridades do PT do Paraná: Uma análise da cultura política dos dirigentes petistas. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Pedro José Floriano Ribeiro.
7.   Clarissa de Paula Martins Lima. Corpos abertos: sobre enfeites e objetos na Vila de Cimbres (T. I. Xukuru do Ororubá). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
8.   Eduardo Belezini Capelli. Política entre os Arara do Laranjal, Pará. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Clarice Cohn.
9.   Elisangela Carrijo. Políticas públicas e saúde: o caso da USE/UFSCar. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
10.   Flávio Contrera. Continuidades e mudanças na promoção dos interesses nacionais americanos no pós-Guerra Fria. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Marco Antonio Villa.
11.   Fábio Stabelini. Estrutura e ausência: produção do parentesco na casa emigrante.. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
12.   João Rodrigues Chiarelli. Japão e a busca por inserção na Ásia: Da katana ao mangá e as lições para o Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
13.   Lucas Nascimento Ferraz Costa. Organizações Sindicais e o Processo Constituinte: um estudo sobre a atuação do DIAP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
14.   Maria Angélica Rodrigues de Sousa. Quando Corpos se fazem Arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
15.   Maria Luisa Nozawa Ribeiro. ANÁLISES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATRAVÉS DO ICLEI. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
16.   Martiniano Borges e Melo. Raízes das instituições políticas brasileiras: indivíduo e Estado no pensamento político de Sèrgio Buarque de Holanda e Oliveira Vianna. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
17.   Olavo Reis Toledo. A Cruz do Turi. Uma contribuição à etnografia do profetismo no rio Uaupés. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
18.   Tarsila dos Reis Menezes. O passado, o presente e o futuro na plantas Puruborá (Rondônia). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
19.   Viviane Sobral. Rede de transgênicos e combate a fome no Brasil - o caso da Renorbio. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.

2012

1.   Adalberto Gregório Back. Política climática paulistana: agenda em construção. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
2.   Alexandre José Romagnoli. O programa Minha Casa, Minha Vida na política habitacional brasileira: continuidades, inovações e retrocessos. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
3.   Aline Scolfaro Caetano da Silva. Falas Waikhana: política e conhecimento no alto rio Negro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
4.   Ana Elisa Santiago. Etnografia da gestão da educação escolar indígena em Altamira, Pará. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Clarice Cohn.
5.   Bruno Rossi Lorenzi. Em busca de alternativas energéticas: o caso das células combustíveis. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
6.   Carla Cristina Wrbieta Ferezin. A recepção de Clausewitz no Exército brasileiro da guerra fria ao pós-guerra fria. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
7.   Débora Vallilo Siqueira. A gente sabe o sistema como é criado: a carne de porco entre a casa e a agroindústria na região de Chapecó - SC. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
8.   Flávia Mello Magrini. Conferências de Políticas para as Mulheres - Potencialidades e Limites Participativos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
9.   Guilherme Antunes de Oliveira. Pensar nos bichos: afetos, políticas e simbioses da proteção animal. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientadores: Felipe Ferreira Vander Velden, Piero de Camargo Leirner.
10.   Henrique Teixeira. A regionalização da mídia e poder local: o caso do EPTV. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
11.   Josué Vicente da Silva. Intersetorialidade nas Políticas Sociais do Rio de Janeiro com as UPPs. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
12.   João Paulo Aprígio Moreira. Uma ontologia evolucionista: considerações sobre a noção de 'desenvolvimento' na obra de Darcy Ribeiro. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduacao em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
13.   Maria Fernanda Ruggiero. Avaliação de Implementação do Pronatec/Bolsa Formação no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - 2012-2015. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
14.   MÉRCIA KALINE FREITAS ALVES. Partidos Políticos e Campanhas Profissionais: as Eleições Municipais de Sorocaba em 2012. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
15.   Raphael Rodrigues. Relatos, trajetórias e imagens: Uma etnografia em construção sobre os Ye´pâ-masa no baixo Uaupés (alto rio Negro). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
16.   Téssio Bonafim. Os obstáculos ao desenvolvimento do Brasil na obra de Celso Furtado. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Vera Alves Cepêda.

2011

1.   Adriana Fernanda Busso. Processos de ensino-aprendizagem na formação de Cineastas Indígenas em comunidades do Acre. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Clarice Cohn.
2.   Airton Ferreira Moreira Jr. Reorganização institucional do campo científico: efeitos do aperfeiçoamento gerencial nas atividades de pesquisa da Embrapa. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.
3.   Amanda Marqui. Tornar-se aluno indígena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Clarice Cohn.
4.   Bruno Vicente Lippe Pasquarelli. Padrões de Coalizões no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
5.   Camila Rocha Firmino. Gênero e hierarquia na capoeira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
6.   Chrsitiane Tragante. Professora, mas isso é arte?. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Clarice Cohn.
7.   Fábio Ricardo Ribeira. Sexy Cool:o exótico domesticado. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
8.   Ivan Ervolino. Os Mecanismos de Criaçao Normativa: A Relaçao entre a Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) e as Esferas Executiva e Legislativa do Governo Federal Brasileiro.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
9.   Jacqueline Ferraz de Lima. Mulher Fiel. As famílias das mulheres dos presos relacionados ao Primeiro Comando da Capital. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
10.   Jan-Arthur Bruno Eckart. Tenonde Porã, uma aldeia e seus núcleos - um estudo sobre política Mya. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
11.   Juliana Affonso Gomes Coelho. Saberes e práticas de saúde em campo: um olhar antropológico sobre a estratégia de saúde da família na Praia Azul-SP. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
12.   Lara Tejada Sthalberg. Mulheres em campo: reflexões acerca do feminino no futebol. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
13.   Marcos Vinicius de Freitas Reis. Política e Religião: O Envolvimento dos Carismáticos Católicos no Processo Eleitoral Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
14.   Maria Raquel da Cruz Duran. Novas tecnologias e democracia: conexões entre consumo de internet, identidade e cidadania. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Supervisor: Thales Haddad Novaes de Andrade.
15.   Natália Cristina Marciola Sganzella. Feita só por mãe; sentidos da maternidade e da família entre mulheres prostitutas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduacao em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
16.   Pietro Bruno Caetano Picolomini. Linha 11, uma fronteira em movimento; etnografia do cotidiano em um trem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduacao em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
17.   Rafael Gonçalves Gumiero. Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurske e Myrdal com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas de Desenvolvimento. 2011.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
18.   ROBERTA CAVA. Meio Ambiente e Esfera Pública. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
19.   Rodolpho Claret Bento. Pensando através das armas: contribuições para um estudo da cultura material dos Gavião (Ikolen). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Felipe Ferreira Vander Velden.
20.   Rodrigo Umbelino da Silva. O Poder Judiciário brasileiro e o reconhecimento de identidades sociais. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
21.   Sara Regina Munhoz. A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
22.   Sheiva Sorensen. Tombamento, patrimonialização e museus no Candomblé de Salvador, BA. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Geraldo Luciano Andrello.
23.   Teresa Cristina Silveira. Mbya retxãi: Opy tekoaxy mongy'a oa: a manutenção da saúde Guarani-Mbya na Casa de Reza. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
24.   Thaisa Iumie Yamauie. Fronteiras da ilegalidade: migrações não documentadas de Governador Valadares. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduacao em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
25.   Thaís Regina Mantovanelli da Silva. Crianças invisíveis da Reserva Indígena Icatu/SP. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Clarice Cohn.

2010

1.   Camilla Mainardi. Histórias da Formação de uma aldeia: Uma análise etnográfica de Piaçagüera – SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Clarice Cohn.
2.   Carla Cristina Wrbieta Ferezin. A Recepção de Clausewitz no Brasil: da guerra fria ao pós-guerra fria. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
3.   Cristina Rodrigues da Silva. A Casa e o Quartel: uma análise antropológica sobre o Exército e a família na Academia Militar das Agulhas Negras. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
4.   Daniel Osterreicher Laporta. Empresário e dependência no pensamento de Fernando Henrique Cardoso. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
5.   Fabio Luis Cabral. Celso Furtado e o Plano Trienal - a teoria do subdesenvolvimento e as Reformas de Base. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
6.   Flávia Carolina da Costa. Morro da Conceicão: uma etnografia da sociabilidade e do conflito numa metrópole brasileira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
7.   Leandro Garcez Targa. Politização do direito na magistratura: ativismo jurídico via associativismo de juízes. Uma análise da AJD e da militância pelos direitos humanos.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
8.   Leonardo Erivelto Soares de Oliveira. O jogo dos gêneros e o gênero do jogo: o caso do voleibol. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
9.   Lucas Ambrózio Lopes da Silva. NOVO DINAMISMO NAS POLÍTICAS SOCIAIS: A ANÁLISE DO DESAFIO DA INTERSETORIALIDADE NA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL BRASILEIRA. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo.
10.   Ludmila Helena Rodrigues dos Santos. Triste sina ser poeta de latrina”: Um olhar antropológico sobre os escritos de banheiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
11.   Maria Carolina de Araujo Antonio. A metonímia do desejo: análise etnográfica da clínica lacaniana de Londrina, Pr.. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna.
12.   Mariana Medina Martinez. Andando e Parando pelos trechos: uma etnografia das trajetórias de rua de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Clarice Cohn.
13.   Nikolas de Camargo Pirani. Sustentabilidade e gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos em Ribeirão Preto (SP): conflitos e desafios. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
14.   Pedro Augusto Ponce. Ciclos de Greve: O peso da variável salário na literatura internacional e nacional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
15.   RAQUEL MORETTI LUCHESI. Um estudo das campanhas de Dilma Rousseff em 2010 e 2014 no HGPE da TV. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
16.   Rodrigo Braga Freston. Combate ao crime organizado: um estudo do PCC e das instituições do sistema de justiça criminal. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
17.   Talita Lazarin Dal’ Bó. Construindo pontes: o ingresso de estudantes indígenas na UFSCar. Uma discussão sobre “cultura” e “conhecimento tradicional”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Clarice Cohn.
18.   Thiago Pires Galletta. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a música brasileira depois da internet. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Pedro Peixoto Ferreira.
19.   Victor Amaral Costa. Do sofrimento psicológico entre universitários: uma etnografia com jovens estudantes e grupos terpêuticos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
20.   Victor Hugo Fischer Ribeiro da Silva. Cultura e nação brasileiras no discurso da reforma de Estado: a nova burocracia paulista e a modernização do Estado. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
21.   Yara Ngomane. Estudantes moçambicanos em Belo Horizonte:uma discussão sobre a construção identitária e de redes de sociabilidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Igor José de Renó Machado.

2009

1.   Carla Camargo. Partidos e Grupos Políticos num muncípio do Sertão de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
2.   Claudia Winterstein. Mangás, animes e consumo cultural - relações de identidade e sociabilidade entre cosplayers e otakus na cidade de São paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
3.   Gil Vicente Lourenção. Identidades, práticas e moralidades transnacionais: etnografia da esgrima japonesa no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
4.   Juliana Batista dos Reis. O bairro está online? Vivências e sociabilidade juvenis numa cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
5.   Júlio César Jatobá Palmiéri. Quanto vale um talento? uma análise antropológica sobre a valorização e circulação de jogadores de futebol professional no mercado esportivo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
6.   Karina Biondi. Junto e Misturado. Imanência e Transcendência no PCC. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
7.   Kátia Alves Fukushima. O governo Chávez e a luta pelo poder na Venezuela:uma análise dos atores políticos em conflito. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
8.   Marília Martins Bandeira. Cidade, natureza e aventura: uma análise antropológica dos esportes radicais. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
9.   Paulo Gustavo Pellegrino Correa. MINUSTAH e Diplomacia Solidária: criação de um novo paradigma nas operações de paz?. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
10.   Rafael Gustavo de Souza. Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil: uma experiência democratizante?. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
11.   Regina Conrado Melo. Políticas de Inclusão Social: A Secretaria de Educação Continuada (SECAD). Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
12.   Samirian Viviani Grimberg. Luta de Guereiros, Castigo de Nijas e Amor de Guerreiras. Etnografia de uma rebelião prisional. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
13.   Vanessa Ortiz de Camargo. Entre resistências e inserções: a construção da agroecologia na Embrapa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Thales Haddad Novaes de Andrade.

2008

1.   Alexandra Cristina Gomes de Almeida. Uma etnografia de Gonzaga/MG após o caso Jean Charles. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
2.   Alexandre Colli de Souza. Um Cotidiano Ritualizado: a temporalidade militar em perspectiva etnográfica. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
3.   Antonio Roberto Guerreiro Júnior. Parentesco e aliança entre os Kalapalo do Alto Xingu (MT). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
4.   Fabricio Antonio Deffacci. Ideologia, ciência e realidade social: a fundamentação das Ciências Sociais na perspectiva de Karl Mannheim. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
5.   Marcelo Buffa. Perfil e Composição dos Secretariados Municipais do PT e DEM - São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ciencia Política) - Universidade Federal Sao Carlos, . 2008.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
6.   MARCELO FETZ DE ALMEIDA. Do conhecimento tradicional ao princípio ativo: dilemas sociais da atividade de pesquisa etnofarmacológica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
7.   Marina Pereira Novo. Os agentes indígenas de saúde do Alto Xingu. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
8.   Moisés Lazzaretti. A CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO E O CASO DOS MAGISTRADOS APOSENTADOS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (2008-2017). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós Graduação em Ciência Política UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Fabiano Engelmann.
9.   Victor Hugo Martins Kebbe da Silva. UM JORNAL ENTRE BRASIL E JAPÃO: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PARA JAPONESES NO BRASIL E BRASILEIROS NO JAPÃO. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
10.   Érica Rosa Hatugai. “Nipo”: uma etnografia das categorias de classificação no interior da A.C.N.B de Araraquara.. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Igor José de Renó Machado.

2007

1.   Camila Capacle. A política social de economia solidária: um estudo de caso do município de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Fabiano Engelmann.
2.   Carlos Eduardo Costa. Vida universitária: política, esportes e festas. Uma análise antropológica da sociabilidade estudantil contemporânea. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
3.   Claudemir José dos Santos. Futebol se aprende na escola. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
4.   Daniel Pícaro Carlos. Extraterrestres: ciência e pensamento mítico no mundo moderno. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
5.   Danilo César Souza Pinto. A Burocracia sob um Olhar Antropológico: o circuito dos documentos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
6.   Francisco Barnabé Ferreira. Transformações urbanas na cidade de São Carlos: condomínios horizontais fechados e novas formas de sociabilidade. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
7.   Izaura Peghim Merendi. Justificando intervenções: a política externa norte americana e a América Latina. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Marco Antonio Villa.
8.   José Elias Domingos Costa. Na busca de novos lideres: aspectos institucionais do surgimento de candidatos.. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga.
9.   Juliana Baptista Ferreira. Antropologia em Rede: a classificação em áreas e a organização do campo antropológico no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Piero de Camargo Leirner.
10.   Julio César Jatobá Palmieri. Quanto vale um talento? Uma análise antropológica sobre a valorização e circulação dos jogadores de futebol profissional no mercado esportivo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
11.   Leandro Garcez Targa. A politização do direito na magistratura: ativismo jurídico via associativismo de juízes, uma análise da AJD e da militância pelos direitos humanos.. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientadores: João Roberto Martins Filho, Fabiano Engelmann.
12.   Lecy Sartori. Dos Loucos aos Doentes Mentais: as relações de poder e controle nas instituições psiquiátricas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Jorge Luiz Mattar Villela.
13.   Luiz Sérgio Mussolini Filho. A Força Pública de São Paulo: da profissionalização ao regime militar. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
14.   Octacílio Mion Neto. Poder, violência e mentira a luz do pensamento político de Hannah Arendt. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Filosofia e Ética) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . 2007.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
15.   Thiago Passos de Oliveira. JOGO INVERTIDO: MODERNO E TRADICIONAL NO FUTEBOL BRASILEIRO. Um estudo sobre o papel simbólico dos clubes pequenos. O caso do America Football Club. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
16.   TIAGO CRUZ SPINELLI. Racionalidade Democrática do voto: uma Análise do Estudo Eleitoral Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
17.   Vitor Amorim de Angelo. Atrajetória da Democracia Socialista: da fundação ao PT. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Marco Antonio Villa.

2006

1.   Fernanda Xavier da Silva. O Estado constitucional da era Vargas: uma abordagem à luz do pensamento social brasileiro dos anos 30. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Marco Antonio Villa.
2.   Izabel Gobbi. Análise das representações dos povos indígenas nos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Igor José de Renó Machado.
3.   Josè Marques dos Santos. “Carnavais sem Heróis, Malandros sem Carnavais. Juventude, Geração e Sociabilidade entre jovens ligados ao Rap e ao Rock nas cidades de São Carlos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto”.. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
4.   Lucas Tavares Ferreira. O traçado das redes: etnografia dos grafiteiros e a sociabilidade na metrópole. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
5.   Luciana de Matos Rudi. Um voto de fé: fidelização e clientelismo eleitoral na bancada evangélica paulista. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Vera Alves Cepêda.
6.   Lígia Wilhelms Eras. O trabalho docente e a discursividade da auto-percepção dos professores de sociologia e filosofia no ensino médio em Toledo/PR. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Supervisor: Vera Alves Cepêda.
7.   Marcio Bonesso. Encontro de bandeiras: o ciclo festivo do triângulo mineiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
8.   Milene Peixoto Ávila. Periferia é periferia em qualquer lugar? Antenor Garcia estudo de uma periferia interiorana. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Luiz Henrique de Toledo.
9.   NATHALIA AUGUSTA GONÇALVES. Gênero, Mídia e Política: uma análise do enquadramento das revistas semanais sobre a candidatura de Heloisa Helena nas eleições presidenciais de 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
10.   SYLVIA IASULAITIS. Internet, democracia e eleiçõs: as cibercampanhas presidenciais brasileiras em 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

2005

1.   EDER APARECIDO DE CARVALHO. O Sistema Eleitoral Brasileiro: uma análise sobre a Questão da Desproporcionalidade. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
2.   Nelson Ruggiero Junior. A atuação do vereador na Câmara Municipal de Araraquara. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
3.   RONALDO MARTINS BOTELHO. ntre Cercas, Barracos e Manchetes: uma Análise sobre o Problema Agrária na Agenda da mídia no Sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

2004

1.   Antonia Celene Miguel. A inspeção do trabalho no governo FHC: uma análise sobre a política de fiscalização do trabalho. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
2.   Cristiani Olga Miranda. Descentralização e gestão participativa de recursos hídricos: dois estudos de caso em bacias hidrográficas do Médio Tietê. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
3.   Flávia Alessandra de Souza Pereira. Poder local e representação política: negros e imigrantes no interior paulista (um estudo sobre o município de Rio Claro). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Karl Martin Monsma.
4.   Israel Aparecido Gonçalves. A repercussão pública da participação do Brasil na Minustah (2004-2011). Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
5.   Karen Artur. O TST e os doutrinadores Juridicos como agentes de novas noções contratuais: um estudo sobre a terceirização. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
6.   Lania Stefanoni Ferreira. O racismo na família ferroviária: brancos e negros na Companhia Paulista em São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Karl Martin Monsma.
7.   Matheus Silveira Lima. Raízes do pensamento político de Nestor Duarte. Dissertação (Mestrado em Propgrama de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Marco Antonio Villa.
8.   Paulo Jasiel Castigio Varalda. Conservar para quem? Conflitos sociais originários do uso de recursos naturais em Unidades de Conservação. Estudo de Caso: Estação Ecológica de Jataí, Luiz Antônio (SPP. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
9.   Reginaldo Silva de Araújo. Organização e politização do movimento de saúde dos portadores falcêmicos na Grande São Paulo-Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
10.   Roselene Aparecida Paschoalino. Esquerda e Forças Armadas no Brasil do pós-guerra fria. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: João Roberto Martins Filho.

2003

1.   Amanda Pinheiro Mancuso. O Brasil vai à guerra: uma análise de duas experiências de combate e suas repercussões na atualidade.. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Ufscar, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
2.   Carlos Eduardo de melo Viegas da Silva. A transformação da guerra na passagem para o século XXI: um estudo sobre a atualidade do paradigma de Clausewitz. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
3.   Celine Claro. Contratos Informais em Pequenas Empresas na Cidade de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
4.   Luciane Cristina de Oliveira. Visões do Inferno: a temática escatológica da Igreja Católica contemporânea no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Paul Charles Freston.
5.   Paula de Campos Babenko. Reiki: medicina alternativa, ideologia e estilo de vida na sociedade brasileira contemporânea. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
6.   Roberval Francisco de Lima. Saneamento ambiental em Limeira: gestão privada e exclusão social. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
7.   Yara Cristina Bernejo Saragoça. "Evangelizando Homens de Negócios": o Pentecostalismo e o Empresariado. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Paul Charles Freston.

2002

1.   ADRIANO JONAS DE ALMEIDA. Oligarquia, Mídia e Dominação Política na Bahia: a Rede Carlista de Televisão e Rádio. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
2.   Ana Paula Corti. Violência e indisciplina no cotidiano da escola pública: jovens espectadores, vitimizados e agentes de agressões. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Karl Martin Monsma.
3.   Claudirene Aparecida de Paula Bandini. Religião e Política: a participação política dos pentecostais nas eleições de 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Paul Charles Freston.
4.   Cleverson Rodrigues da Silva. Estado e capitalismo no Brasil e México: Vargas e Cárdenas. Dissertação (Mestrado em Propgrama de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Marco Antonio Villa.
5.   DAVYS SLEMAN DE NEGREIROS. Mídia, Partidos e Eleições: a Metamorfose do PT. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
6.   Eliana Santos Junqueira Creado. Conflitos e negociações no Parque Estadual do Jaraguá. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
7.   Larissa Maués Pelúcio Silva. ONGs/AIDS e Estado: conflito e parceria. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2002.
Orientador: Paul Charles Freston.
8.   RENÊ ESTEBAN ROJO. Em Pauta, as Eleições: Análise da Cobertura Política dos jornais FSP e OESP durante o Pleito Eleitoral de 2002 em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
9.   Rodrigo dos Santos. Processo Decisório e Federalismo Fiscal no Legislativo (2002-2006). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
10.   Vidal Dias da Mota Junior. A criação de pequenos municípios como fenômeno da descentralização política: o caso de Itaoca -- SP. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
11.   Virgínia Ferreira da Silva. O viés racial nos discursos de italianos e negros: uma análise de processos criminais do Município de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Karl Martin Monsma.

2001

1.   Bruna Pasian Cardinal. A trajetória da Política de Resíduos Sólidos Urbanos no município de São Carlos (2001 a 2016): descontinuidades, convergências e sinergia.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Marcelo Coutinho Vargas.
2.   DELSON FERREIRA. Nacionalismo, Política e Democracia. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
3.   Jocimar Oliveira de Araújo. Raça, educação e mobilidade social: o programa de pré-vestibular para negros e carentes. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
4.   Nilvanete de Lima Alves Cabral. Com a palavra as mulheres: um estudo sobre relações amorosas e identidade feminina. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
5.   Reginaldo dos Santos Souza. A Marinha brasileira: da segunda guerra mundial à guerra fria. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
6.   Santos, R. D. O processo decisório brasileiro e a limitação da reedição das medidas provisórias a partir da emenda constitucional n°32 de 2001. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Ciências Sociais) - PPGPOL/UFSCAR, . 2001.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
7.   TÂNIA MARIA PASSARELLI TONHATI. Poklítica e Internet: o governo eletrônico da Prefeitura de São Paulo (2001-2006). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

2000

1.   ANA CLÁUDIA NIEDHARDT CAPELLA. A Reforma do Estado no Brasil e o Modelo Pós-burocrático de Administração. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
2.   Carlos Eduardo Guimarães. A crise da ditadura: a reação militar à abertura e o terrorismo de direita. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
3.   Rubens Arantes Correa. Literatura e identidade nacional: Raul Pompéia e os percalços do nacionalismo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Marco Antonio Villa.
4.   Vagner Luis da Silva. A Interação entre a CUT e os Sindicatos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.

1999

1.   Dagmar Manieri. Populismo e Crise Política na obra de Glauber Rocha. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Marco Antonio Villa.
2.   José Edson de Carvalho Martinelli. Padre Donizetti, O Taumaturgo da Ação Católica. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Paul Charles Freston.
3.   Luis Alexandre Fuccille. As Forças Armadas e a temática interna no Brasil contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
4.   Magda Isabel do Nascimento. União entre negros e brancos: o cotidiano das famílias miscigenadas em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
5.   Maria Rosa de Coutinho Miranda. Nosso modo de ser: as representações sobre saúde-doença entre os Guarani- Nhandéva. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Marina Denise Cardoso.
6.   Ricardo Constante Martins. Ditadura militar e propaganda política: a revista Manchete durante o periodo Médici. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: João Roberto Martins Filho.

1998

1.   Delaine de Sousa Silva Álvares. Le Monde e a tortura no período Médici. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
2.   Eliane Superti. O Positivismo e a Revolução de 30: A Construção do Estado Moderno no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1998.
Orientador: Marco Antonio Villa.
3.   LUIZ CLÁUDIO LOURENÇO. O Jogo Eleitoral na Televisão: Estratégias Persuasivas usadas no HGPE de 1998 ao Governo de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
4.   Mary Rita Rozario. The Role of Caste in Prostitution: Culture and Violence in the Life-Histories of Prostitutes in India. Dissertação (Mestrado em Religious Studies) - Open University, . 1998.
Supervisor: Paul Charles Freston.
5.   PAULO SÉRGIO DA SILVA. O HGPE e as Estratégias de Campanha nas Eleições Presidenciais de 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

1997

1.   Nélia Maria Puccini Burigo. Nova Odessa - o trabalho e a concepção do mundo tornada fé. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: João Roberto Martins Filho.
2.   Rafael Montan Torres. Democracia e multipartidarismo: o caso boliviano (1997-2005). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Marco Antonio Villa.

1995

1.   Gabriel Augusto Miranda Setti. Relações e Identidades entre FHC e o Pensamento Neoliberal (1995-2002).. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, . 1995.
Orientador: Terrie Ralph Groth.
2.   Lauriani Porto Albertini. Imprensa e Forças Armadas no Brasil pós- guerra fria (1995-1998). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: João Roberto Martins Filho.

1994

1.   Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha. Qualidade de vida e cidadania das familias rurais atingidas por impactos sócio-ambientais provocados pela industria Albras (Barcarena-PA).. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Marly de Almeida Gomes Vianna.
2.   Luciléia Colombo. Federalismo e Reforma Tributária no Governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1994.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
3.   Rita de Cássia Laude Marinello. Lobby: uma revisão crítica da literatura brasileira (1994-2007). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Eduardo Garuti Noronha.
4.   ROSALI ROSSI FIGUEIREDO. Midia e Eleicoes: Um Estudo de Caso Sobre A Campanha Presidencial de 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

1993

1.   ILANIL COELHO. Joinville e A Campanha de Nacionalizacao. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

1992

1.   Célia Regina Vendramini. Ocupar, produzir, resistir - O movimento dos Sem Terra em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Marly de Almeida Gomes Vianna.
2.   LAURO CESAR IBANHES. Rearranjos Na Ideologia Liberal: O Instituto de Organizacao Racional do Trabalho (Idort) e O Projeto Racionalizador Na Decada de 30. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

1989

1.   PEDRO JOSÉ FLORIANO RIBEIRO. Um Partido em Mutação: a Transformação do PT e seus Reflexos sobre as Campanhas Presidenciais: 1989-2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1989.
Orientador: Fernando Antonio Farias de Azevedo.


Data de processamento: 12/10/2020 19:20:53