Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Vera Alves Cepeda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo (1998; 2004) e pós-doutorado em ciência política pelo IESP/UERJ (2016). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro, em especial nos temas das interpretações sobre o Brasil, na atuação de instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento, da democracia e das capacidades e ação do Estado em contexto periférico. Pesquisa também o processo de construção e os resultados de políticas públicas para inclusão social e equidade em período recente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4917331423373631 (31/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Rodovia Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518387 Fax: (16) 33518367 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2016-2017. Evolucao do sistema de ensino superior publico no Brasil: marcos constitucionais, perfil de vagas e matriculas, politicas focais (indigenas)
      Descrição: Trata-se de conjunto de atividades de pesquisa ligada às atividades do grupo PET USINA DE REFLEXÃO/MEC (Programa selecionado através de edital público nacional e com financiamento de 13 bolsas para atividades de formação, pesquisa e extensão). O PET USINA, tem como proposta constituir grupos de pesquisa dirigido para estudo do complexo do ensino superior brasileiro recente, subdivida em temas específicos por ano ou biênio. Para 2016/2017 serão desenvolvidos 3 projetos de pesquisa: A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O CENÁRIO DA UFSCAR ? Resumo: Em trabalho anterior (Perfil Regional Discente: O Caso da UFSCar, realizado em 2014/2015) buscamos compreender qual o impacto da adoção de mecanismo de ingresso ao ensino superior via ENEM/SiSU) e Reserva de Vagas/Lei de Cotas no perfil discente da UFSCar, em especial quanto ao ingresso de alunos de outras regiões no recorte temporal de 2008 a 2013. Dado o baixo impacto nessa mobilidade surgiu a proposta de verificar se outros métodos de ingresso teriam um efeito maior e optou-se por um estudo sobre o Vestibular Indígena. Nosso objetivo é mapear a presença de processos específicos para comunidade indígena nas IES do país e em especial descrever qualitativamente o Vestibular Indígena da UFSCar. Pesquisadores: Adriane M.C. Araújo, Geovana de Freitas, Jéssica Sales, Lohayne Carvalho, Talita Vieira, Vera A. Cepêda. EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS CONSTITUIÇÕES NO BRASIL: Resumo: A partir do reconhecimento do entrelaçamento entre a expansão do ensino superior e dos mecanismos de assistência social estudantil como intrínsecos para o processo de desenvolvimento da educação no país, este estudo tem como objetivo central analisar como o tema da assistência ou proteção estudantil apareceu no item ?educação? nas Cartas Constitucionais brasileiras do século XX (coincidindo com o período de expansão e consolidação do sistema universitário brasileiro). A pesquisa pauta-se: a) no levantamento, sistematização e análise documental das quatro Constituições Federais brasileiras posteriores ao processo histórico de modernização da sociedade pós-1930 (CF 1934, 1937, 1946 e 1988; b) no mapeamento do tema da educação, em especial a educação superior, é tratada em cada uma e investigando quando e como os mecanismos de assistência estudantil se tornaram visíveis no debate político nacional como parte fundamental das políticas púbicas voltadas à educação universitária nacional. Pesquisadores: Marcos V. O. Leite, Dayane Santos, Eliseu Zanesco, Hasani E. Santos, Vera A. Cepêda. UMA ANÁLISE SOBRE O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: TENSÃO ENTRE MODELO DE UNIVERSIDADES PRIVADAS E PÚBLICAS". Resumo: O Sistema de Ensino Superior (SES) tem sofrido inúmeras transformações ao longo da trajetória brasileira, da condição de sistema de elite ao sistema de massa baseado no ensino privado e, mais recentemente, na expansão do ensino de massa de vagas de natureza pública. Este trabalho busca analisar o processo de constituição do complexo do ensino superior brasileiro (recorte graduação presencial) e sua tensão entre o modelo de universidade privada (educação como mercadoria) versus modelo de universidade pública (educação como um bem público ou direito). Nesta análise pretende-se acompanhar duas variáveis, a evolução do número de matrículas e a evolução do número de instituições, ambas nos dois tipos de Institutos de Ensino Superior (IES), privadas e públicas, em dois períodos distintos - 1968 à 2003 e 2003 à 2014 - tomando como ponto de inflexão a formação de um sistema de base de ordem pública: o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Principais fontes: IBGE), INEP, MEC e outros documentos que tratem da expansão do ensino superior brasileiro. Pesquisadores: Jennifer C. Oliveira, Jéssica S. Silva, Vanessa D. de Campos, Wellen L.F. Santos, Vera A.Cepêda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / dayane dos Santos - Integrante / adriane menezes - Integrante / Vanessa David de Campos - Integrante / Marcos Vinicius de Oliveira Leite - Integrante / Jennifer Cristiane Costa de Oliveira - Integrante / Eliseu Henrique Zanesco - Integrante / Talita Naiara Torres Vieira - Integrante / Hasani Elioterio dos Santos - Integrante / Wellen Letícia Ferreira dos Santos - Integrante / Jéssica Santos da Silva - Integrante / geovana de freitas - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    2. 2016-Atual. Desvendando o Fundo Florestan Fernandes
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como propósito analisar e organizar parte dos documentos existentes no Fundo Florestan Fernandes (DeCORE/BCo/UFSCar) e que compõem um acervo ainda pouco explorado do fundo, composto por fotos, manuscritos, correspondência, recortes de jornais, entre outros. O objetivo é a partir do contato, avaliação e sistematização desses itens (de forma temática, por modalidade e cronologia) produzir instrumentos de divulgação, circulação e publicização dessa parte do acervo ainda pouco conhecida dos estudiosos e público em geral. Fazem parte dos instrumentos de divulgação previstos pela equipe a realização de mostras e a organização de uma coletânea digitalizada desses documentos, seguindo o critério de sistematização temática, por modalidade e cronológico, para publicação de uma coleção em ebook e de acesso livre. Esta proposta será desenvolvida por uma equipe de pesquisadores ligados à área do pensamento social e político brasileiro (docentes, mestrandos e doutorandos) e equipe do próprio DeCORE/BCo/UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Felipe Fontana - Integrante / Claudia de Moraes Barros de Oliveira - Integrante / Livia de Lima Reis - Integrante / Bruno José de Moura - Integrante / Ciro Zanini Cardoso da Silva - Integrante / Rosana Nubia Sorbille - Integrante / Alan Caldas - Integrante / Aline Zambello - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    3. 2016-Atual. Trajetorias do sindicalismo metalurgico paulista: um balanco sobre a historia da Fem-CUT/Sao Paulo
      Descrição: A constituição e as metamorfoses que ocorreram no campo do sindicalismo brasileiro fazem parte do processo mais amplo da modernização e da conformação das instituições políticas nacionais ao longo do século XX e XXI. Desde seu surgimento e articulação, no chamado modelo varguista - (sindicalismo único e de forte vinculação com o Estado), a organização dos trabalhadores tomou forma distinta e foi ponto fundamental na definição de vários arranjos no quadro político nacional. Neste projeto pretende-se reconstituir o processo de formação, evolução e trajetória da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos do estado de São Paulo, ligados à CUT, desde sua fundação em 1992. Trata-se de compreender seu projeto de criação e de ação no espaço político que cruza um importante segmento sindical (os trabalhadores metalúrgicos), no contexto econômico paulista, em forte conexão com a vida pública, em especial pela criação da Central Única dos Trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores. Serão realizados o levantamento e sistematização de documentos internos da FEM-CUT, entrevistas com principais atores do contexto (história oral e vídeos), pesquisa em acervos externos, tratamento sistematizado do veiculo de informação oficial do campo (A Tribuna), entre outros elementos que permitam traçar os movimentos, momentos e ressignificações do movimento metalúrgico cutista em São paulo. O objetivo é o de produzir a memória da FEM-CUT em conexão com o ambiente econômico e político que o rodeia, delineando suas fases, pauta e impactos mais amplos no cenário político paulista e nacional. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Antonio Carlos H. Marques - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Mariele Troiano - Integrante / Joelson Carvalho - Integrante / AMANDA DOS SANTOS - Integrante / Renato Ferreira Ribeiro - Integrante / Camila Risso - Integrante / Flavia Sanches de Carvalho - Integrante / Daniel Stulano - Integrante / Erick Silva - Integrante / Leonardo Elias Luz da Silva - Integrante / Barbara Khalil - Integrante / Rosana Nubia Sorbille - Integrante / Bruno Cepeda Henriques - Integrante / Lucas Buosi - Integrante / Arilda Arboleya - Integrante.
      Membro: Vera Alves Cepeda.
      Descrição: A constituição e as metamorfoses que ocorreram no campo do sindicalismo brasileiro fazem parte do processo mais amplo da modernização e da conformação das instituições políticas nacionais ao longo do século XX e XXI. Desde seu surgimento e articulação, no chamado modelo varguista - (sindicalismo único e de forte vinculação com o Estado), a organização dos trabalhadores tomou forma distinta e foi ponto fundamental na definição de vários arranjos no quadro político nacional. Neste projeto pretende-se reconstituir o processo de formação, evolução e trajetória da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos do estado de São Paulo, ligados à CUT, desde sua fundação em 1992. Trata-se de compreender seu projeto de criação e de ação no espaço político que cruza um importante segmento sindical (os trabalhadores metalúrgicos), no contexto econômico paulista, em forte conexão com a vida pública, em especial pela criação da Central Única dos Trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores. Serão realizados o levantamento e sistematização de documentos internos da FEM-CUT, entrevistas com principais atores do contexto (história oral e vídeos), pesquisa em acervos externos, tratamento sistematizado do veiculo de informação oficial do campo (A Tribuna), entre outros elementos que permitam traçar os movimentos, momentos e ressignificações do movimento metalúrgico cutista em São paulo. O objetivo é o de produzir a memória da FEM-CUT em conexão com o ambiente econômico e político que o rodeia, delineando suas fases, pauta e impactos mais amplos no cenário político paulista e nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Joelson Gonçalves de Carvalho - Integrante / Flávia Sanches de Carvalho - Integrante / Vera Alves Cepêda - Coordenador / Antonio Carlos H Marques - Integrante / BARBARA EL KHALIL - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Eduardo Jose Rezende Pereira - Integrante / MARIELE TROIANO - Integrante / Renato Ferreira Ribeiro - Integrante / Daniel Stulano - Integrante / Erick Silva - Integrante / Leonardo Elias Luz da Silva - Integrante / Bruno Cepeda Henriques - Integrante / Lucas Buosi - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Joelson Goncalves de Carvalho.
    4. 2015-2016. A democracia no pensamento furtadiano: tres contextos e tres funcoes
      Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida durante estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Nesta pesquisa pretende-se analisar como o tema da democracia apareceu na produção intelectual de Celso Furtado nos textos produzidos durante o período 1944/1962, e suas ressignificações conceituais e funcionais diante do correlato processo de construção, pelo autor, da sua Teoria do Subdesenvolvimento e estratégias de Desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Christian Edward Cyril Lynch - Integrante.
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    5. 2015-Atual. Uma Biografia das Direitas Brasileiras no Seculo XX (1930-1985)
      Descrição: Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral traçar uma biografia dos pensadores que produziram importantes contribuições teóricas e intelectuais para o campo do pensamento da direita brasileira no século XX (1930-85), período que recobre o processo de reconfiguração do Estado brasileiro pós-crise da Primeira República e Revolução de 30, passando por fases sociais, econômicas e políticas importantes como o nacional-desenvolvimentismo e o Regime Militar. Pretende-se tomar como referência de pesquisa a seleção de intelectuais representativos nessas fases, analisando em suas teses as concepções referentes aos seguintes temas: democracia e autocracia; limites e funções na relação entre Estado, sociedade e indivíduo (em especial quanto à marcha dos direitos no Brasil); cultura e religião; e desenvolvimento econômico. Para os fins deste estudo, são definidos como representativos a respeito dessas temáticas os seguintes sujeitos: Alberto Torres, Oliveira Viana, Azevedo Amaral, Monteiro Lobato, Gilberto Freyre, Gustavo Barroso, Plínio Salgado, Afonso Arinos de Melo Franco, Alceu de Amoroso Lima, Jackson de Figueiredo, Eugênio Gudin, Pedro Calmon, Golbery do Couto e Silva e Roberto Campos. Nesse sentido, como objetivos específicos, propõe-se o seguinte: 1) Definir o conceito de Direita e/ou as variáveis centrais que permitam delimitar um marco conceitual sobre o pensamento de direita e refletir sobre sua validade para análise do debate político e intelectual brasileiro entre 1930 e 1985; 2) Inventariar e classificar, de modo geral, os estudos existentes sobre o pensamento de direita e a chamada tradição de pensamento conservador brasileiro; 3) Analisar em que medida os sujeitos acima citados são representativos desse campo do pensamento de direita ou do conservadorismo à brasileira; 4) Analisar se os sujeitos acima nomeados, de formação, trajetória e atuação política e intelectual muito distintas entre si, podem ser igualmente definidos como intelectuais, ou não, e em que sentido. Tal proposta se justifica, apesar do volume significativo de produções já existentes sobre a temática do conservadorismo no Brasil pela injunção do tema da trajetória biográfica com o contexto histórico e a formulação de um pensamento político de linhagem específica (direita e conservadorismo), analisado no cruzamento de autores com questões-chave do processo de transformação da sociedade brasileira no período recortado. O resultado, síntese historiográfica e interpretativa, poderá se constituir em importante obra de referência para os seus estudiosos e demais interessados, destacando o caráter inovador de sua abordagem, que combina os tradicionais estudos biográficos dos sujeitos com os mais recentes estudos de história do pensamento social e político brasileiro e suas matrizes. Em outras palavras, pode-se dizer que a inovação de sua abordagem está no diálogo proposto entre um estudo biográfico dos sujeitos com o que se pode definir como uma história do pensamento político e da produção/ação dos intelectuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Alves Cepêda - Integrante / Bernardo Ricupero - Integrante / Luciano Aronne - Coordenador / Luis Carlos dos Passos Martins - Integrante / Cássio Alan de Abreu Albernaz - Integrante.
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    6. 2014-2018. Novo Desenvolvimentismo e democracia social (NODDES)
      Descrição: Este é um grupo de intelectuais que compartilham os objetivos de liberdade, bem-estar econômico, justiça social e proteção do ambiente que definem as sociedades modernas, e entende que para isso é preciso que o Estado e o próprio capitalismo sejam desenvolvimentistas. Este grupo vem desenvolvendo o Novo Desenvolvimentismo - uma visão nova do desenvolvimento capitalista que tem como seus dois principais ramos uma teoria econômica desenvolvimentista e uma economia política desenvolvimentista. Trata-se de um grupo eminentemente interdisciplinar, porque envolve economistas, sociólogos, cientistas políticos e especialistas em administração pública. O Grupo terá como coordenador Luiz Carlos Bresser-Pereira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Integrante / ARAÚJO, Cícero Romão Rezende de - Integrante / Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Rosa Maria Marques - Integrante / Pedro Paulo Zahluth Bastos - Integrante / Nelson Marconi - Integrante / Antonio Corrêa de Lacerda - Integrante / Cristina Helena Pinto de Mello - Integrante.
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    7. 2014-2015. Desenvolvimento nacional e relacoes internacionais no cenario global do seculo XXI
      Descrição: Parceria para desenvolvimento de pesquisa sobre desenvolvimento, políticas públicas e participação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Em desenvolvimento no bojo de proposta de convênio estabelecido entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP/Universidade Técnica de Lisboa (UTL/UL) e o PPGPol.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / ivan Henrique de Mattos e Silva - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Felipe Fontana - Integrante / AMANDA DOS SANTOS - Integrante / GUILHERME DE CARLI PAVAO DE GODOY - Integrante / Sandra Balão - Integrante.
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    8. 2014-2015. Politicas de expansao einclusao no ensino superior brasileiro: FIES e PROUNI, Lei de Cotas e o perfil regional discente na UFSCar.
      Descrição: Trata-se de conjunto de atividades de pesquisa ligada às atividades do grupo PET USINA DE REFLEXÃO/MEC (Porgrama selecionado através de edital público nacional e com financiamento de 13 bolsas para atividades de formação, pesquisa e extensão). O PET USINA, tem como proposta constituir um grupo de pesquisa dirigido para as várias dimensões da Implementação das políticas de Reserva de Vagas e Ações Afirmativas no ensino superior público brasileiro. Esta agenda pesquisa é subdivida, em períodos de realização menores, com temas mais específicos. Para o ano de 2014/2015 estão definidos três projetos de pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: FIES E PROUNI. Resumo: Esta pesquisa pretende descrever o processo histórico de constituição de duas políticas públicas recentes de proteção de alunos com vulnerabilidade social na rede privada de ensino superior brasileiro: FIES e PROUNI. Pretende-se descrever o histórico, as características e os instrumentos contidos em cada uma delas, bem como os critérios de eleição do público alvo. Os objetivos parciais avaliarão como são tratados nos dois programas: a) os possíveis impactos na modalidade bolsa versus empréstimo (dívida); b) analisar a existência de políticas complementares de apoio e estímulo à permanência e formação qualificada dos graduandos; c) detectar o conceito de vulnerabilidade subjacente à cada modalidade. Pesquisadores: Miguel, Carolina C. Miguel; Gabriela Bica, Talita Valdes, Vera Cepêda. PERSPECTIVAS DE A INCLUSÃO: UFSCAR E A LEI DE COTAS. Resumo: A partir da Lei 12.711/2012 foi determinado que em todas em todas as IFES (universidades e institutos federais) fosse adotada a reserva de 50% de suas vagas para estudantes que tivessem cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, e ainda a distribuição proporcional dessas vagas nos subgrupos negros/pardos e indígenas. Entretanto, mesmo anteriormente a chamada Lei de Cotas, algumas IES já mantinham um programa de inclusão ou de ações afirmativas muito semelhante à esta lei em vários pontos ? caso em que se encaixa a UFSCar, cujo percurso associa outros mecanismos de ingresso e de proteção social. Esta pesquisa pretende verificar, comparativamente, o programa de expansão de vagas da UFSCar (em especial o programa de Reserva de Vagas/Ações Afirmativas) e a Lei de Cotas. A hipótese inicial é que o modelo da UFSCar constituí-se como uma proposta mais ampla e efetiva de inclusão. Pesquisa trabalhará com análise documental comparativa e tem como objetivos: (1) Identificar quais os pontos em comum e os divergentes na análise comparada das duas propostas; (2) identificar quais os critérios de definição de vulnerabilidade (classe/renda ou raça/etnia) adotados; (3) avaliar o alcance dessas políticas no que concerne a democratização do acesso ao ensino superior a partir dos focos, instrumentos e objetivos presentes em cada uma delas. Pesquisadores: Adriane M. C. Araújo, Antonio C. Reis, Danilo Lima, Acson Oliveira, Jéssica Sales, Dayane Santos, Aline Zambello, Vera A. Cepêda. PERFIL REGIONAL DISCENTE: O CASO DA UFSCAR. Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar e mapear a origem regional dos alunos ingressantes na graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2008-2013, ingressantes via as novas modalidades do ENEM-SiSU e Reserva de Vagas. O método da pesquisa utilizará o levantamento, sistematização e avaliação das informações disponibilizadas pela Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), procurando identificar o volume de alunos que se deslocam de suas regiões de origem, provocando tanto a diversificação do grupo discente da UFSCar quanto o aumento das demandas de proteção (moradia, alimentação, saúde, bolsas permanência). Pesquisadores: Adriane M.C. Araújo, Antonio C. Reis, Danilo Lima, Acson Oliveira, Jéssica Sales, Dayane Santos, Vera Cepeda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Antonio Carlos dos Reis - Integrante / Carolina Costa Miguel - Integrante / Acson Gustavo da Silva Oliveira - Integrante / Aline Cristina da Costa - Integrante / Talita Alvarenga Valdes - Integrante / Gabriela Bica - Integrante / Jessica Alves - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    9. 2013-2018. Observatorio Nacional de Politicas de Assistencia Estudantil - Pesquisa Perfil Institucional FONAPRACE/ANDIFES
      Descrição: Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil - Pesquisa Nacional do Perfil das Instituições Federais do Ensino Superior para a Assistência Estudantil ? um mapeamento de capacidades e instrumentos/Relatório. Trata-se de coordenação geral, construção dos instrumentos, de pesquisa (questionário, plataforma virtual), realização de coletas anuais, geração de Banco de Dados e análise dos resultados visando a construção do um mapeamento das capacidades e ações das universidades federais brasileiras no âmbito da proteção social voltada ao segmento estudantil. A proposta vincula-se ao Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis/FONAPRACE e a Associação nacional dos Dirigentes das Universidades Federais -ANDIFES. Este projeto pretende construir um banco de dados, alimentado pelos gestores de todas das universidades federais brasileiras com dados sobre perfil da demanda, de serviços, estrutura operacional e impacto do PNAES no campo das políticas de proteção aos discentes. A proposta tem com objetivos a constituição de um banco de Dados nacional das IFES e a elaboração de diagnóstico que subsidie a formulação de políticas públicas para esse âmbito. Parceria; Fonaprace/Andifes; Financiamento: Andifes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Antonio Carlos H. Marques - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / GUILHERME DE CARLI PAVAO DE GODOY - Integrante / Leonardo Barbosa e Silva - Integrante / Maria Aparecida Mello - Integrante / Geraldo Costa Dias Júnior - Integrante / dayane dos Santos - Integrante / Jennifer Cristine Costa de Oliveira - Integrante / Rodrigo Fim Silva de Almeida - Integrante / Henrique Almeida Forini - Integrante. Financiador(es): Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino - Cooperação.Número de orientações: 1
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    10. 2013-2013. Lei de Cotas, perfil de ingresso (2007-2010) e Politicas de Permanencia na UFSCar
      Descrição: Trata-se de conjunto de atividades de pesquisa ligada às atividades do grupo PET USINA DE REFLEXÃO (Programa de Educação Tutorial do MEC, selecionado através de edital público nacional e com financiamento de 13 bolsas para atividades de formação, pesquisa e extensão). O PET USINA, iniciado em 2013, tem como proposta constituir um grupo de pesquisa dirigido para as várias dimensões da Implementação das políticas de Reserva de Vagas e Ações Afirmativas no ensino superior público brasileiro. Esta agenda pesquisa é subdivida, em períodos de realização menores, com temas mais específicos. Para o ano de 2013 estão definidos três projetos de pesquisa: PROJETO 1. COTAS COMO POLÍTICAS DE ESTADO: UM PARALELO ENTRE AS LEIS DE 1934 E 2012. Resumo: O ponto de partida deste trabalho é analisar as mudanças de significado e a origem do termo cotas, ideia central nas atuais políticas de inclusão e democratização do ensino superior brasileiro. O verbete, hoje associado ao campo progressista da Teoria da Justiça e da luta por equidade, já possuiu outro sentido e propósito muito diversos. A partir desse cenário, o grupo realizou um mapeamento documental estabelecendo o ponto original na Lei de Cotas de 1934 e sua mutação drástica de sentido em 2012, no governo D. Rousseff. O objetivo geral será o de analisar seu caráter semântico, a partir da Lei de 1934 - criada como mecanismo de exclusão ? e a legislação de 2012 - aonde o termo assume sentido absolutamente inverso ? de inclusão. Como objetivo parcial, pretendemos pesquisar apenas as distinções entre elas. Trata-se de um estudo comparativo no âmbito do direito e políticas públicas no contexto legal e de análise documental (método). Pesquisadores envolvidos: Antonio C. dos Reis, Carolina C. Miguel, Talita Valdes e Vera A. Cepêda. PROJETO 2: POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: O CASO DA UFSCar. Resumo: A presente proposta tem como objetivo geral verificar a existência de políticas institucionais de proteção à permanência dos alunos em quadro de vulnerabilidade social, na UFSCar. Para atingir tal objetivo, realizamos ? a partir de informações disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProACE) ? coleta e sistematização das ações da ProACE que são necessárias para a permanência de alunos em na situação supracitada, com objetivo de traçar um quadro dos serviços prestados e as modalidades de bolsa oferecidas, que visem promover a permanência de grupos estudantis no escopo acadêmico. Pesquisadores: Acson Gustavo da S. Oliveira, Aline C. da Costa, Danilo R. Lima, Simone Braghin, Vera A. Cepêda. PROJETO 3: PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE NA UFSCAR: DE 2007/2010. Resumo: O ponto de partida deste trabalho consiste na hipótese de que a política de Ações Afirmativas da UFSCar, em particular a política de Reservas de Vagas, modifique o perfil do aluno ingressante nessa instituição. A detecção do perfil do ingressante (2007/2010), segmentado em ingresso universal versus ingresso de Reserva de Vagas, pretende utilizar como fonte os dados do perfil socioeconômico e de trajetória educacional pregressa obtido no Banco de Dados da Comissão de Vestibulares/CoVest/UFSCar, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação ProGrad/UFSCar. O objetivo é mapear, comparar e avaliar o impacto da Reserva de Vagas no perfil do discente da UFSCar, com seguinte procedimento: (I) sistematização e análise do material disponível no Banco de Dados supracitado, através das variáveis número de ingressantes (1), gênero (2), cor/etnia (3), idade (4) e renda (V); (II) segmentar mapeamento de dados em ingresso por Reserva de Vagas e ingresso Universal; (III) organizar os resultados em seriação histórica. Pesquisadores: Acson Gustavo da S. Oliveira, Aline C. da Costa, Danilo R. Lima, Simone Braghin, Vera A. Cepêda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Aline Vanessa Zambello - Integrante / simone Braghin - Integrante / Antonio Carlos dos Reis - Integrante / Carolina Costa Miguel - Integrante / Acson Gustavo da Silva Oliveira - Integrante / Aline Cristina da Costa - Integrante / Danilo Rosa de Lima - Integrante / Talita Alvarenga Valdes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    11. 2013-Atual. Trajetorias da democracia e do desenvolvimento
      Descrição: Pesquisa associada ao grupo de pesquisa do CNPq Ideias, Intelectuais e instituições, tem por objetivo mapear dois momentos fundamentais do debate intelectual brasileiro: o período de constituição do Estado Desenvolvimentista (anos de 1930/1960) e a fase de retomada do protagonismo do Estado no período atual (denominada de novo desenvolvimentismo). Para consecução deste objetivo serão analisadas as contribuições teóricas associadas ao primeiro período e os eixos argumentativos apresentados na construção das políticas públicas no segundo período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Gustavo Louis Henrique Pinto - Integrante / ivan Henrique de Mattos e Silva - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Felipe Fontana - Integrante / AMANDA DOS SANTOS - Integrante / Renato Ferreira Ribeiro - Integrante / Bruna Diniz - Integrante / Bruno José de Moura - Integrante. Número de orientações: 12
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    12. 2011-2013. Ciencia, Inovacao e Educacao - desenvolvimento, cidadania e sociedade do conhecimento
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Antonio Carlos H. Marques - Integrante / ivan Henrique de Mattos e Silva - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Antonio Carlos dos Reis - Integrante / Carolina Costa Miguel - Integrante / Danilo Rosa de Lima - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    13. 2008-2013. Linhagens do pensamento politico e social brasileiro
      Descrição: Os objetivos da pesquisa são: 1) mapear e tentar compreender as principais características intelectuais do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo no Brasil; 2) verificar em que medida os conceitos de ?idealismo orgânico? e ?idealismo constitucional?, formulados originariamente por Oliveira Vianna, são capazes de descrever e avaliar as principais ?formas de pensamento? e ?famílias intelectuais? que do último quartel do século XIX para cá dominaram o pensamento político e social brasileiro; 3) circunscrever aquelas que, no processo de naturalização do Brasil industrial, se esboçaram na contramão e, malgrado as suas debilidades, constituíram as primeiras concepções anti-aristocráticas no país, fornecendo os lineamentos gerais de todas as reformas sociais e econômicas propostas até a ascensão do neoliberalismo; 4) por fim, formular uma hipótese sobre o modo como essas correntes responderam aos desafios postos pelo desenvolvimento histórico-político do país. A intenção é fazer um balanço crítico do estado das artes e da produção contemporânea da área de pesquisa sobre o pensamento político-social, especialmente dos principais modelos de interpretação formulados nas últimas décadas, verificando em que medida há continuidade ou ruptura entre as formulações clássicas daqueles que se convencionou denominar de ?intérpretes do Brasil? e o trabalho intelectual que vendo sendo produzido na universidade segundo os métodos de investigação especializada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (9) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Integrante / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Rafael Lameira Cabral - Integrante / Gustavo Louis Henrique Pinto - Integrante / Élide Rugai bastos - Integrante / Gláucia Villas Boas - Integrante / André Botelho - Integrante / Gabriela Nunes Ferreira - Integrante / Rossana Rocha Reis - Integrante / Maria Fernanda Lombardi - Integrante / Gildo Marçal Brandão - Coordenador / Bernardo Ricupero - Integrante / Patricio Tierno - Integrante / diego ambrosini - Integrante / mariana chiguri - Integrante / Antonio Brasil - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 21 / Número de orientações: 7
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    14. 2007-2011. Modernizacao e democracia - o papel da intelligentsia na construcao do projeto de desenvolvimento brasileiro
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Fábio Luis Cabral - Integrante / Daniel Osterreicher Laporta - Integrante / Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Rafael Lameira Cabral - Integrante / Gustavo Louis Henrique Pinto - Integrante / Arthur de Aquino - Integrante. Número de orientações: 6
      Membro: Vera Alves Cepeda.
    15. 2005-2007. Conselhos Municipais: formacao, praticas e perspectivas na producao da democracia e do desenvolvimento
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Democracia e Desenvolvimento constitui-se como um coletivo interdisciplinar com o objetivo de estudar, a partir da região Oeste do Paraná, os processos de construção das relações entre democracia e desenvolvimento, tanto no plano das idéias como das práticas sociais. Neste projeto, de caráter coletivo, pretende-se estudar o que se denomina a "esfera pública", ou os Conselhos Municipais existentes na região, envolvendo a sua natureza, estruturação e trajetórias, mas mais particularmente as suas relações historicamente criadas com, por um lado, a sociedade civil e, por outro, o Estado. Em outros termos, pretende-se conhecer os sistemas de planejamento e as ações de caráter deliberativo e participativo desenvolvidas pelos Conselhos Municipais que têm, de um lado, as Organizações da Sociedade Civil e, de outro, o Poder Público Municipal (Executivo e Legislativo), visando a elaboração, implantação e controle social de políticas públicas, a democratização do Estado e a superação da cultura patrimonialista/mandonista. A pergunta que nos guia é: qual é o grau de contribuição desses Conselhos Municipais para a democratização da construção do desenvolvimento, na medida em que o caldo cultural nos impele para relações de tipo patrimonial e clientelístico? Em termos de resultados, além de um Cadastro Geral de Conselhos Municipais do Oeste do Paraná, que poderá servir de base para novos estudos e para ações de caráter extensionista no âmbito da universidade, pretende-se criar espaços, particularmente através da organização de seminários, para a participação social na análise dessas experiências. Além disso, com o aprofundamento do estudo, pretende-se abrir um espaço para a produção de estudos comparativos, envolvendo experiências brasileiras e estrangeiras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Alves Cepêda - Coordenador / Celso Antonio Fávero - Integrante / Osmir Donbronski - Integrante / Gustavo Biasoli Alves - Integrante / Geraldo Magela Neris - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Vera Alves Cepeda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (188)
      1. 19° Congresso Brasileiro de Sociologia. O percurso teórico do desenvolvimentismo brasileiro. 2019. (Congresso).
      2. 19° Congresso Brasileiro de Sociologia. O problema da evasão no IFSP ? a percepção dos discentes no IFSP câmpus Sertãozinho. 2019. (Congresso).
      3. 19° Congresso Brasileiro de Sociologia. A recepção do tema da racionalidade em Guerreiro Ramos - um diálogo com Max Weber e Karl Mannheim. 2019. (Congresso).
      4. 43 Encontro Anual da ANPOCS. Tarefas da teoria e do pensamento diante da crise democrática - a herança do corporativismo e do integralismo no pensamento autoritário brasileiro. 2019. (Congresso).
      5. 43 Encontro Anual da ANPOCS. Pensamento Social no Brasil: limites e possibilidades do conservadorismo. 2019. (Congresso).
      6. 43 Encontro Anual da ANPOCS. Igualdade, individualismo e competição - argumentos intelectuais da nova direita. 2019. (Congresso).
      7. Celso Furtado e os 60 de anos de Formação Econômica do Brasil.Formação Econômica do Brasil e o gênero de ?Formação?. 2019. (Simpósio).
      8. Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais - UFES.Intelectuais e política: iluminismo e racionalismo em crise?. 2019. (Outra).
      9. 11º Encontro Associação Brasileira de Ciência Política. Pensamento Político Brasileiro e crise constitucional: como nascem, vivem e morrem nossas constituições. 2018. (Congresso).
      10. 11º Encontro Associação Brasileira de Ciência Política. Ensino superior, pesquisa e cientistas políticos no Brasil: dilemas, diagnósticos e perspectivas.. 2018. (Congresso).
      11. 42º Encontro Anual da Anpocs. A CEPAL, a Aliança para o Progresso e a experiência da SUDENE: um debate sobre a ideia de desenvolvimento. 2018. (Congresso).
      12. 5° Encontro Paulista do campo de Públicas. O papel estratégico das universidades estaduais no desenvolvimento do estado. 2018. (Congresso).
      13. Atualidade do pensamento de Florestan Fernandes.Florestan Fernandes: fases e diálogos no acervo documental. 2018. (Outra).
      14. Congresso Internacional NETCOR - Corporativismo, autoritarismo e democracia. A constituição de 1937: no olho do furacão. 2018. (Congresso).
      15. Eventos Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - UNIFAP.Conflito democrático e distributivo na trajetória do desenvolvimento brasileiro. 2018. (Encontro).
      16. I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.A nova direita brasileira em rede.. 2018. (Encontro).
      17. II CONGRESSO UFPE EM DEBATE. Universidade Pública: Inclusão e Empoderamento Social. 2018. (Congresso).
      18. II Seminário NETCOR Portugal. Corporatism and the national question: two projects and the same grammar in the Brazilian debate between 1930 and 1945. 2018. (Congresso).
      19. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8o Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Universidad pública y protección social: un perfil del impacto del PNES en Brasil. 2018. (Congresso).
      20. Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8o Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. La crisis brasileña y la expectativa de criminalización de los movimientos sociales. 2018. (Congresso).
      21. Repensando o Desenvolvimento (I).Capitalismo Dependente e Desigualdade no Brasil. 2018. (Outra).
      22. Repensando o Desenvolvimento (II).Estado, estrutura de classes e desenvolvimento no Brasil. 2018. (Outra).
      23. Seminário conservadorismo, novas direitas e grupos insurgentes.Como pensar a nova direita no Brasil. 2018. (Seminário).
      24. Universidade Pública em Xeque: expansão, acesso e permanência.Universidade pública e proteção social: um perfil do Brasil pós REUNI. 2018. (Simpósio).
      25. XI Encontro Nacional da ABCP. Ensino superior, pesquisa e cientistas políticos no Brasil: dilemas, diagnósticos e perspectivas. 2018. (Congresso).
      26. XI Encontro Nacional da ABCP. Pensamento Político Brasileiro e crise constitucional: como nascem, vivem e morrem nossas constituições. 2018. (Congresso).
      27. XII Jornada Científica de Administração Pública. Juventude e políticas públicas: o papel da CEJUVENT. 2018. (Congresso).
      28. 41 Encontro Nacional da ANPOCS. Coordenador de GT - Teoria e Pensamento Político. 2017. (Congresso).
      29. II Jornada do Pensamento Político Brasileiro.A crise e os rumos do pensamento político brasileiro. 2017. (Simpósio).
      30. O Brasil de Celso Furtado e a construção interrompida.A presença da política na tese furtadiana. 2017. (Seminário).
      31. SudestePet. Educação superior e as constituições no Brasil. 2017. (Congresso).
      32. V Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política - ABCP. GT Teoria Política e Pensamento Político. 2017. (Congresso).
      33. XVI Congresso Internacional FOMERCO. Uma análise sobre o sistema de ensino superior brasileiro: o modelo de universidades privadas e públicas e sua relação com o desenvolvimento. 2017. (Congresso).
      34. XVI Congresso Internacional FOMERCO. Educação, desenvolvimento e projetos nacionais: uma comparação sobre o caso brasileiro de 1932 a 2012. 2017. (Congresso).
      35. XVI Semana de Pós-graduação em Ciências Sociais. A correspondência intelectual de Florestan Fernandes (1944-1964) - primeiros resultados. 2017. (Congresso).
      36. XVI Semana de Pós-graduação em Ciências Sociais. Uma análise sobre o sistema de ensino superior brasileiro: o modelo de universidades privadas e públicas e sua relação com o desenvolvimento. 2017. (Congresso).
      37. XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Unesp. Cultura política e Democracia no Brasil. 2017. (Congresso).
      38. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Há educação científica em uma escola sem partido?. 2017. (Simpósio).
      39. XXXI Congreso ALAS.. A expansão do ensino superior federal brasileiro: um balanço sobre o potencial de democratização de acesso e de inclusão social. 2017. (Congresso).
      40. 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Nacionalismo e desenvolvimento - GT Pensamento político brasileiro. 2016. (Congresso).
      41. 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Modernização, Estado e o mundo do trabalho no pensamento de Oliveira Vianna e Roberto Simonsen. 2016. (Congresso).
      42. Fórum de Debates: O que está contecendo no Brasil..Democracia, desenvolvimento e inclusão: o legado da Constituição de 1988 em disputa. 2016. (Outra).
      43. II Encontro Nacional de Políticas Públicas - ENPP.Desenvolvimento e Políticas Públicas (GT 6). 2016. (Encontro).
      44. I Jornada do Pensamento Político Brasileiro.Linhagens, Linguagens e Repertórios do Pensamento Político Brasileiro. 2016. (Seminário).
      45. I Oficina Observatório da Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.A trajetória de modernização brasileira: conflitos estruturais, cultura política e limites do Estado Democrático de Direito. 2016. (Oficina).
      46. Roberto Simonsen - prelúdio à indústria.Planejamento, desenvolvimento e indústria. 2016. (Encontro).
      47. Seminário Beemote. IESP-UERJ,.A democracia no pensamento furtadiano: três contextos e três funções. 2016. (Seminário).
      48. Seminário O futuro da democracia e do desenvolvimento no Brasil.O futuro da democracia. 2016. (Seminário).
      49. Workshop Internacional Estado, Política e Desenvolvimento: Para uma Agenda de Pesquisa.Estado, Crise Capitalista e Desenvolvimento. 2016. (Oficina).
      50. XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/FCLAr. Pensamento Político e Social Brasileiro: teorias, métodos e perspectivas. 2016. (Congresso).
      51. 39º Encontro Anual da ANPOCS. Funções da democracia no pensamento furtadiano: três textos e três contextos.. 2015. (Congresso).
      52. 39º Encontro Anual da ANPOCS. Mudanças no ensino superior no Brasil - expansão, inclusão equidade: um balanço do REUNI e a recepção de influências internacionais. 2015. (Congresso).
      53. 39º Encontro Anual da ANPOCS. Mesa Redonda: Participação, direitos e democracia: dilemas e perspectivas atuais do Mercosul. 2015. (Congresso).
      54. 67ª Reunião Anual da SBPC. Perfil Regional Discente: Um comparativo entre optantes e ingressantes na UFSCar. 2015. (Congresso).
      55. Caminhos e Percalços da Saúde no Brasil: uma análise sobre os discursos de reforma Sanitária no século XX.Desenvolvimentismo e sanitarismo no Brasil: o debate dos anos 70. 2015. (Oficina).
      56. Encontro de Formação política - Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região.Democracia Participativa. 2015. (Encontro).
      57. Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação - Uberaba.Importância dos Conselhos de Participação: os desafios do desenvolvimento e da democracia. 2015. (Encontro).
      58. III Semana de Ciência Política ? PPGPol-UFSCar. Integração e projetos nacionais no contexto da América Latina. 2015. (Congresso).
      59. III Semana de Ciência Política - UFSCar. Integração e Projetos Nacionais no Contexto da América Latina - um balanço das trajetórias desenvolvimentistas. 2015. (Congresso).
      60. International Congress The Age of Corporativism - Regimes, representations and debates. Corporate economy: the experience of Brazil/ Underdevelopment theory and corporatism in Brazil: economic arguments and political effects. 2015. (Congresso).
      61. Seminários LEHA - Laboratóriode Estudos de História das Américas - USP.Periferia, subdesenvolvimento e nacional-desenvolvimentismo: um balanço sobre as trajetórias de modernização na América Latina no século XX.. 2015. (Oficina).
      62. VIII Congreso Latinoamericano de Ciência Política. Una evaluación de la democracia, la inclusión social y el crecimiento económico en el viejo y el nuevo desarrollismo brasileño.. 2015. (Congresso).
      63. XII CONLAB. Planejamento, ciência e intelectuais no centro e na periferia colonial: o diálogo teórico entre Karl Mannheim, Florestan Fernandes e Celso Furtado. 2015. (Congresso).
      64. 22º Congresso de Iniciação Científica/UFSCar. Politicas Públicas de acesso ao ensino superior privado: paralelo entre FIES e PROUNI. 2014. (Congresso).
      65. 22º Congresso de Iniciação Científica/UFSCar. Políticas de Permanência Estudantil - O Caso da UFSCar (2008 a 2013). 2014. (Congresso).
      66. 22º Congresso de Iniciação Científica/UFSCar. Perfil Regional Discente: O caso da UFSCar. 2014. (Congresso).
      67. 22º Congresso de Iniciação Científica/UFSCar. Perspectiva de a Inclusão: UFSCar e a Lei de Cotas. 2014. (Congresso).
      68. 2o Congresso Internacional do Centro Celso Furtado: Um novo desenvolvimento para uma nova democracia. A relação entre democracia e desenvolvimento no antigo e no novo desenvolvimentismo. 2014. (Congresso).
      69. II Congreso Internacional de Estudios del desarrolo. Crecimiento económico y bienestar social: un balance entre el viejo y el nuevo-desarrollismo en Brasil. 2014. (Congresso).
      70. II Congreso Internacional de Estudios del desarrolo. Inclusión, democracia y nuevo-desarrollismo - el efecto de las políticas públicas de expansión de las universidades brasileñas. 2014. (Congresso).
      71. II Fórum Pernambucano de Política.Políticas Públicas: desafios para uma nova gestão. 2014. (Simpósio).
      72. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política.Império, identidade e construção do Estado Nacional. 2014. (Seminário).
      73. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política.Repensando o Estado brasileiro: rupturas e continuidades. 2014. (Seminário).
      74. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política.Integração, conflito na América do Sul: desafios do século XXI. 2014. (Seminário).
      75. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Repensando a Trajetória do Estado Brasileiro. Império, identidade e construção do Estado Nacional (debatedora). 2014. (Congresso).
      76. I Oficina de Pensamento Político Brasileiro.Autores do Pensamento Conservador e a Tarefa do Brasil Moderno (debatedora). 2014. (Oficina).
      77. I Seminário Regional Nordeste da ABET.A Questão Atual do Desenvolvimento Vista pela Lente Social. 2014. (Seminário).
      78. IX Encontro da ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política -. Estado, democracia e intelectuais na obra de Roberto C. Simonsen. 2014. (Congresso).
      79. Reunião da Coordenação Geral e Comitê Coordenador do FONAPRACE. 2014. (Outra).
      80. Seminário Internacional Desenvolvimento e Disparidades Regionais em Países emergentes.Coordenadora da Mesa: Políticas Sociais, Trabalho, Educação, Pobreza e Meio Ambiente. 2014. (Seminário).
      81. Seminário Internacional Desenvolvimento e Disparidades Regionais em Países Emergentes.Expansão do Ensino Superior Público e o Nordeste. 2014. (Seminário).
      82. Seminários - IESP/Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo.Políticas Públicas de expansão do Ensino Superior: um balanço do impacto democrático-inclusivo do PROUNI e do REUNI. 2014. (Seminário).
      83. XIX Encontro de Economia Política - SEP. A construção da teoria do subdesenvolvimento: um exame comparativo das contribuições de Nurske, Rostow, Myrdal e Furtado. 2014. (Congresso).
      84. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFScar/IX Congresso de Extensão da UFSCar. Cotas como políticas de Estado: um paralelo entre as leis de 1934 e 2012. 2013. (Congresso).
      85. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFScar/IX Congresso de Extensão da UFSCar. Perfil do aluno ingressante na UFSCar: de 2007 a 2010. 2013. (Congresso).
      86. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar/IX Congresso de Extensão da UFSCar. Políticas de permanência estudantil: o caso da UFScar. 2013. (Congresso).
      87. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar/IX Congresso de Extensão da UFSCar. Pontes - minimizando a distância entre a Universidade e o ensino médio. 2013. (Congresso).
      88. Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximanto agendas de agentes. Cultura Política, Democracia e Participação. 2013. (Congresso).
      89. Estado e Desenvolvimento Econômico no Brasil Contemporâneo (1970/1990).Política Econômica Brasileira nos anos 80/90: a perspectiva desenvolvimentista. 2013. (Seminário).
      90. I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política. Teoria da Justiça, democracia e inclusão social. 2013. (Congresso).
      91. I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política - Interfaces da Ciência Política. Interfaces da Ciência Política. 2013. (Congresso).
      92. Primeras Jornadas de Planificación - ILPES/CEPAL. Duas interpretações do planejamento, desenvolvimento e democracia no pensamento cepalino: Celso Furtado e José Medina Echavarría. 2013. (Congresso).
      93. Seminário ?25 Anos da Constituição Nacional de 1988: Balanço e Perspectivas.25 anos da Constituição Federal: Origens, Desdobramentos e a Nova Agenda Reformista. 2013. (Seminário).
      94. Seminário 25 anos da Constituição Nacional de 1988: Balanços e Perspectivas.As Constituições de 1934 e 1988 ? trajetória histórica e inflexão política. 2013. (Seminário).
      95. Seminário Internacional ?Estado e Desenvolvimento Econômico no Brasil Contemporâneo (1970-1990).Política Econômica Brasileira nos anos 90 diante da perspectiva desenvolvimentista. 2013. (Seminário).
      96. SEMINÁRIO INTERNACIONAL Estados y actores sociales em la integración de América Latina el Caribe.Importância, repercusiones y limitaciones del modelo econômico neodesarrolista. 2013. (Seminário).
      97. Seminário Plano Diretor - o presente e o futuro do município.Novo-desenvolvimento: o lugar do regional, do local, do urbano e do agrário. 2013. (Seminário).
      98. Seminário Reflexões sobre o novo desenvolvimentismo.O antigo e o novo desenvolvimentismo: Semelhanças e Diferenças. 2013. (Seminário).
      99. Seminário Reflexões sobre o Novo Desenvolvimentismo.Um balanço entre democracia e desenvolvimento no nacional-desenvolvimentismo brasileiro. 2013. (Seminário).
      100. Seminário sobre o Observatório Nacional FONAPRACE. 2013. (Seminário).
      101. VII Congreso Lationamericano de Ciencia Política - ALACIP. A Política de Expansão do Ensino Superior brasileiro: inclusão, redistribuição e reconhecimento. 2013. (Congresso).
      102. VII Congreso Lationamericano de Ciencia Política- ALACIP. Planejamento, desenvolvimento e democracia no pensamento de Celso Furtado e José Medina Echavarría. 2013. (Congresso).
      103. X Congresso Internacional de Direito. Estado e Desenvolvimento: trajetórias. 2013. (Congresso).
      104. XI Semana de Ciências Sociais. Mesa: Direitos Humanos e Legitimidades. 2013. (Congresso).
      105. XI Semana de Ciências Sociais - UFSCar.Direitos Humanos e legitimidades. 2013. (Encontro).
      106. XVI Congresso Internacional FoMERCO. Cultura Contempoânea na América Latina. 2013. (Congresso).
      107. XXIX Congreso de la Associación Latinoamericana de Sociologia - ALAS. Um balanço das transformações do Ensino Superior Público Brasileiro ? uma agenda novo-desenvolvimentista. 2013. (Congresso).
      108. XXIX Congreso de la Associación Latinoamericana de Sociologia - ALAS. A recepção da produção intelectual de Karl Mannheim na obra de Florestan Fernandes. 2013. (Congresso).
      109. 1 Congresso Internacional do Centro Celso Furtado. Um balanço comparativo no pensamento desenvolvimentista brasileiro. 2012. (Congresso).
      110. 36 Encontro Anual da ANPOCS. História, periferia e política na obra de Celso Furtado. 2012. (Congresso).
      111. 7 Encontro da ANDHEP. A Reserva de Vagas na UFSCar: processo decisório e dilemas da inclusão social via Ação Afirmativa. 2012. (Congresso).
      112. Cuba/Brasil e la sociedade del conocimento no siglo 21. A construção do campus UFSCar/Lagoa do Sino: uma proposta inclusiva e em rede (universidade e comunidade) ? aspectos Democráticos Inclusivos. 2012. (Congresso).
      113. II Congresso Paulista de Extensão. Processo Decisório da Reserva de Vagas na UFSCar. 2012. (Congresso).
      114. Reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.Apresentação da Plataforma "Observatório Nacional de acompanhamento da permanência estudantil qualificada". 2012. (Outra).
      115. Seminário Autoritarismo e Cultura Política.Celso Furtado: conflito e democracia na tese do desenvolvimento. 2012. (Seminário).
      116. Seminário Os dez anos do governo do PT: por um balanço crítico.o percurso histórico entre o velho e o novo desenvolvimentismo. 2012. (Seminário).
      117. Seminários de Formação de Extensionistas Comunitários.A experiência extensionista da UFSCar. 2012. (Seminário).
      118. XIII Congresso Internacional FoMERCO. Cultura política e pensamento social latino-americano; Trajetórias e momentos do desenvolvimentismo no debate latino-americano. 2012. (Congresso).
      119. XI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Análise da participação da Comunidade Acadêmica nas versões do projeto de Reserva de Vagas na UFSCar. 2012. (Congresso).
      120. 1 Seminário Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Inovação e desenvolvimento: algumas provocações ao debate. 2011. (Seminário).
      121. 35 Encontro Anual da ANPOCS. Simposio Celso Furtado. 2011. (Congresso).
      122. 35 Encontro Anual da ANPOCS. Fórum Dilemas da Modernidade periférica. 2011. (Congresso).
      123. 4o Encontro de Pesquisa (Seminário Interno) Linhagens do Pensamento político-social brasileiro.Tradições autoritárias e desenvolvimentismo no debate intelectual brasileiro. 2011. (Encontro).
      124. Encontro do Núcleo de Pesquisa - Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente.Entre o velho e o novo-desenvolvimentismo - papel do Estado e compromisso democrático. 2011. (Encontro).
      125. Encontro Nacional sobre Políticas de Ação Afirmativa nas universidades públicas.O processo de reserva de vagas na UFSCar (2006/2010): alcançe e impactos. 2011. (Encontro).
      126. Seminário "O lugar das idéias: centro e periferia no pensamento político-social.Pensar o desenvolvimento. 2011. (Seminário).
      127. Seminário BRESSER_PEREIRA Vida e obra.República, desenvolvimento e democracia - um panorama da obra de Bresser-Pereira. 2011. (Seminário).
      128. Seminário Políticas Públicas Inclusivas e Mudança Social.O balanço democrático-inclusivo: Estado e instituições no novo-desenvolvimentismo. 2011. (Seminário).
      129. X Semana de Pós-Graduação em Sociologia.O cientista social e a iniciativa Pública. 2011. (Outra).
      130. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Mesa redonda "Intelectuais, cultura política e interpretações do Brasil: linguagens, instituições e linhagens. 2011. (Congresso).
      131. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. O problema do moderno no pensamento de Roberto Simonsen: crítica ao liberalismo e a questão nacional. 2011. (Congresso).
      132. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Condição de trabalho de técnicos e pesquisadores nos institutos públicos de pesquisa: o caso do IPT. 2011. (Congresso).
      133. XXVIII Congresso Internacional da ALAS. Fórum Temático "Brasil - México en América Latina: posibilidades y dilemas para el siglo XXI. 2011. (Congresso).
      134. XXVIII Congresso Internacional da ALAS. A construção da idéia de subdesenvolvimento - da interrogação do passado à construção do futuro. 2011. (Congresso).
      135. 34 Congresso nacional da ANPOCS. Uma arqueologia da teoria do desenvolvimento no pensamento social brasileiro. 2010. (Congresso).
      136. 34 Encontro nacional da ANPOCS. Conhecimento enquanto fator de desenvolvimento ? mudanças do Ensino Superior Brasileiro entre o Mercado e a cidadania. 2010. (Congresso).
      137. 7 Encontro ABCP. Continuidades e descontnuidades: métodos e temas nas linhagens do pensamento politico-social brasileiro. 2010. (Congresso).
      138. A política hoje: teoria, ação e instituições.Trajetórias da Democracia no Brasil. 2010. (Encontro).
      139. A questão nacional no pensamento político brasileiro.O sentido da industrialização: políticas econômicas, mudança social e a crise do liberalismo na Primeira República. 2010. (Seminário).
      140. Encontros às quintas.A questão do desenvolvimento no pensamento social brasileiro (1930/1970). 2010. (Encontro).
      141. Encontros com a Sociologia e Antropologia.O lugar do novo desenvolvimentismo no pensamento social brasileiro- inovação, educação e intelligentsia. 2010. (Encontro).
      142. III Simpósio de pós-graduandos em Sociologia USP, Unesp, Unicamp, UFRJ, UFPR.debatedor. 2010. (Simpósio).
      143. Mesa Redonda: Intelectuais, pensamento político e teoria social.Racionalidade econômica e ação politica no pensamento social brasileiro. 2010. (Encontro).
      144. VCongresso Latinoamericano de Ciência Política. Estado, ciudadania y politicas públicas. 2010. (Congresso).
      145. V Congresso Latinoamericano de Ciência Política. Desenvolvimento e a sociedade do Conhecimento: Mudanças do Ensino Superior Brasileiro entre o Mercado e a cidadania. 2010. (Congresso).
      146. Aula Inaugural programas de Pós-graduação UFSCar.Ciências Humanas - pesquisa ou conversa mole?. 2009. (Outra).
      147. Cafè Filosófico - Semana Internacional da Mulher SESC/SP.Matamorfoses do feminino. 2009. (Outra).
      148. Linhagens do Pensamento Brasileiro.A questão econômica no pensamento social brasileiro. 2009. (Encontro).
      149. O moderno em questão - a década de 50 no Brasil.O efeito da racionalidade economica no período desenvolvimentista. 2009. (Simpósio).
      150. Seminário Internacional Desenvolvimento Regional do Nordeste... A criação da SUDENE ? entre a função histórica e o pensamento furtadiano. 2009. (Seminário).
      151. Simpósio de Extensão Universitária da UEPb.O papel da universidade entre a produção de conhecimento e a extensão universitária. 2009. (Simpósio).
      152. VII Encontro Internacional do Fórum Universitário do MERCOSUL (FOMERCO).Mudança de paradigmas no debate sobre pobreza e desenvolvimento no pensamento econômico brasileiro- indicadores e percepções. 2009. (Seminário).
      153. X Semana de Ciências Sociais - FCL/Unesp- Araraquara.Reforma, cultura e crise política: limites, contribuições e consensos. 2009. (Simpósio).
      154. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). Funções políticas da intelligentsia ? desenvolvimento, democracia e projetos nacionais. 2009. (Congresso).
      155. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). As elites tecnológicas. 2009. (Congresso).
      156. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS).. GT Pensamento Social no Brasil. 2009. (Congresso).
      157. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS).. Interação entre pesquisadores e usuários de plantas medicinais na cidade de São Carlos. 2009. (Congresso).
      158. XXVII Congresso da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS). O dilema latino-americano: o esvaziamento da intelligentsia e o enfraquecimento da idéia de Nação. 2009. (Congresso).
      159. XXVII Congresso da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS).. Foro México y Brasil em América Latina Del siglo XXI.. 2009. (Congresso).
      160. XXVII Congresso da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS).. A constituição de novas elites tecnológicas no Brasil.. 2009. (Congresso).
      161. XXXIII Encontro nacional da ANPOCS.. A privatização do conhecimento científico e tecnológico e a agenda de desenvolvimento nacional. 2009. (Congresso).
      162. 32 Encontro Anual da Anpocs. Repensando o lugar da intelligentsia - desenvolvimento, democracia e projetos nacionais. 2008. (Congresso).
      163. Ciclo de Conferências - O pensamento de Celso Furtado e o nordeste hoje.O lugar da democracia no processo de modernização ? as matrizes da teoria furtadiana do desenvolvimento. 2008. (Simpósio).
      164. Jornada Pré-ALAS. Intelligenstsia, democracia e desenvolvimento - dilemas da periferia. 2008. (Congresso).
      165. Seminário Internacional - A política dos Direitos Humanos no Brasil e no Mundo.Gênero, sexualidade de direitos humanos. 2008. (Seminário).
      166. Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.A Teoria do Reconhecimento e o novo desenho institucional brasileiro ? uma leitura sob a perspectiva da questão de gênero. 2008. (Seminário).
      167. XIII Encontro Nacional de Economia Política. Capital, trabalho e intelligentsia ? modernização e desenvolvimento. 2008. (Congresso).
      168. 31º Encontro Anual da ANPOCS. Os intelectuais e as representações do Brasil. 2007. (Congresso).
      169. 31º Encontro Anual da ANPOCS. Entre o indivíduo e a estrutura social - a ontologia social em Karl Mannheim. 2007. (Congresso).
      170. 5º Colóquio Marx e Engels. O lugar e o limite da contribuição de Marx para a Sociologia do Conhecimento na perspectiva de Karl Mannheim. 2007. (Congresso).
      171. I Seminário Temático Centralidade e Fronteiras das Empresas no século XXI.Estado e regulação dos fluxos financeiros: entre o mercado e a nação sob o princípio da incerteza keynesiana. 2007. (Seminário).
      172. XII Encontro Nacional de Economia Política. Estado, democracia e nação na teoria do subdesenvolvimento. 2007. (Congresso).
      173. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. A recepção da obra de Karl Mannheim no pensamento social brasileiro: Celso Furtado e Florestan Fernandes. 2007. (Congresso).
      174. III Congresso Latino-Americano de Ciência Política - Democracia Desigualdades. Racionalidade econômica e demandas democráticas - uma análise em perspectivas comparadas. 2006. (Congresso).
      175. IV Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas.Por que marxismo?. 2006. (Encontro).
      176. IV Semana de Pós-graduação em Sociologia da Unesp.Reformas estruturais e Projeto nacional. 2006. (Encontro).
      177. Jornada de Estudos Celso Furtado.Aspectos multidisciplinares da obra de Celso Furtado. 2006. (Simpósio).
      178. Nelso Pereira dos Santos - Imagens do Brasil. Ciclo de Cinema UFSCar.O contexto sociopolítico do filme Vidas Secas. 2006. (Outra).
      179. V Encontro da ABCP. Estado, democracia e nação na teoria da dependência. 2006. (Congresso).
      180. XVIII Semana de Economia da Unesp.Ideologia e Pensamento Político em Celso Furtado. 2006. (Simpósio).
      181. XVII Semana de Economia - Unesp.Ideologia e penamento político em Celso Furatdo. 2006. (Seminário).
      182. 29º Encontro Nacional da Anpocs. GT - Dilemas da Modernidade Periférica. 2005. (Congresso).
      183. Encontro anual do PET/Filosofia da Unioeste.Violência e Paz no pensamento de Hannah Arendt. 2005. (Encontro).
      184. Encontro e Debates do NADD/USP.A construção do conceito de subdesenvolvimento em Roberto Simonsen e Celso Furtado. 2005. (Encontro).
      185. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde. A qestão do Contrôle Social na Democracia Contemporânea.. 2005. (Congresso).
      186. I Simposio Regional de Formação profissional em Serviço Social e XV Semana Acadêmica de Serviço Social.Mesa Redonda SUAS e SUS: interface entre as políticas de assinstência social e saúde. 2005. (Simpósio).
      187. Semana Florestan Fernandes: Memória e Presença.Semana Florestan Fernandes: Memória e Presença. 2005. (Encontro).
      188. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. O conceito de democracia na proposta de representação classista na constituinte de 1934. 2005. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. CEPÊDA, V. A.; CAPELLA, A. C. N. ; BRASIL, F. ; PIRES, V. ; LAHUERTA, M. ; KERBAUY, M. T. M.. Comitê Científico da XII Jornada Científica de Administração Pública - JORNAP. 2018. Congresso
      2. CEPÊDA, V. A.; PERISSINOTO, R. ; BUARQUE, C.. Comitê Científico do XI Congresso da ABCP. 2018. Congresso
      3. CEPÊDA, V. A.; LYNCH, C. E. C. ; RICUPERO, Bernardo ; CASSIMIRO, P. H. ; ALENCAR, J. A. ; VILLAS BOAS, P. ; ASSUMPCAO, S. ; CYFER, I.. I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. 2018. Congresso
      4. CEPÊDA, V. A.; LYNCH, C. E. C. ; RICUPERO, Bernardo ; FERREIRA, Gabriela N. ; CASSIMIRO, P. H.. II Jornada de Pensamento Político Brasileiro. 2017. Congresso
      5. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; ZAMBELLO, A. V. ; FONTANA, Felipe ; SANTOS, A.. I Jornada do Pensamento Político Brasileiro. 2016. Congresso
      6. CEPÊDA, Vera Alves; FONTANA, Felipe ; MAZUCATO, T. P. S. ; ZAMBELLO, A. V.. II Oficina de Pensamento Político Brasileiro - democracia e desenvolvimento (modos de usar e pensar). 2015. Congresso
      7. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; FONTANA, Felipe ; ZAMBELLO, A. V.. Organização da exposição de fotos em Ribeirão Bonito: Identidade Memória: Imagens para registro do cotidiano, a história e a cultura de Ribeirão Bonito. 2015. Exposição
      8. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; FONTANA, Felipe. I Oficina de Pensamento Político Brasileiro - O Pensamento Político Brasileiro entre o desenvolvimento e a democracia. 2014. Outro
      9. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; FONTANA, Felipe. Introdução à Sociologia do Conhecimento (minicurso). 2014. Outro
      10. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; FONTANA, Felipe. Oficina de Pensamento Político Brasileiro - Autores do pensamento Conservador e a tarefa do Brasil Moderno. 2014. Outro
      11. CEPÊDA, Vera Alves; MAZUCATO, T. P. S. ; FONTANA, Felipe. Público e Privado no Brasil: visões da relação Estado e Sociedade em Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda (minicurso). 2014. Outro
      12. CEPÊDA, Vera Alves; BRASIL, F. ; TROIANO, M.. I Semana dePós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013. Congresso
      13. CEPÊDA, Vera Alves; ZAMBELLO, A. V. ; VIVIANI, Fabrícia C. ; GUMIEIRO, Rafael G. ; BRAGUIN, Simone. IV Encontro ide pesquisa (Seminário interno) Linhagens do pensamento político-social brasileiro. 2011. Congresso
      14. CEPÊDA, Vera Alves; SOUZA, Rafael Gustavo de ; BURNATELLI, Gabriel ; ZAMBELLO, A. V. ; BRAGUIN, Simone ; TADEU, João R. da Silva. Seminário Políticas Públicas Inclusivas e Mudança Social. 2011. Congresso
      15. CEPÊDA, Vera Alves; LOPES, M.. Colóquio A política hoje: teoria, ação e instituições. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Vera Alves Cepêda ⇔ Thales Haddad Novaes de Andrade (5.0)
        1. ANDRADE, Thalles Haddad Novaes ; CEPÊDA, Vera Alves ; SILVA, L. R.. Condição de trabalho de técnicos e pesquisadores nos Institutos Públicos de Pesquisa: o caso do IPT. Liinc em Revista. v. 8, p. 165-182, issn: 1808-3536, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ANDRADE, T. H. N.; CEPEDA, Vera Alves. Condição de trabalho de técnicos e pesquisadores nos institutos públicos de pesquisa: o caso do IPT. Em: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, v. 1, p. 1-22, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ANDRADE, T. H. N.; CEPEDA, Vera Alves. As elites tecnológicas. Em: . XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), v. 1, p. 1-20, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CEPEDA, Vera Alves ; ANDRADE, T. H. N.. Funções políticas da intelligentsia ? desenvolvimento, democracia e projetos nacionais. Em: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), v. 1, p. 1-20, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ANDRADE, Thalles Haddad Novaes ; CEPÊDA, Vera Alves. Condição de trabalho de técnicos e pesquisadores nos institutos públicos de pesquisa: o caso do IPT. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Vera Alves Cepêda ⇔ Joelson Gonçalves de Carvalho (4.0)
        1. CEPEDA, V. A. (Org.) ; CARVALHO, J. G. (Org.). A questão agrária no pensamento político e social brasileiro. 1 ed. São Carlos/SP: Ideias, Intelectuais e Instituições/UFSCar, 2016. v. único, p. 200.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CARVALHO, J. G.; CEPEDA, V. A.. 'Oficina de discussão I: Desenvolvimento'. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        3. CEPÊDA, Vera Alves; CARVALHO, Joelson. Política e Trabalho: democracia e participação social.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Curso de. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Curso de Extensão (formação/atualização
          [ busca Google | busca Bing ]
        4. CEPÊDA, Vera Alves; CARVALHO, Joelson. Política e Trabalho: organização sindical e ação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Curso de. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila - Curso de Extensão (formação/atualização
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Vera Alves Cepêda ⇔ Pedro José Floriano Ribeiro (1.0)
        1. RIBEIRO, Pedro Floriano. Parecerista ad hoc: Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2013.
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52