Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Lidiane Soares Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Doutora em História (USP). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia da Cultura, com ênfase nas temáticas: Polarização Política e Indústria Cultural no Brasil; Circulação global dos bens simbólicos, Sociologia dos Intelectuais, História das Ciências Sociais. É líder do Grupo de Pesquisa "Metamorfoses do Simbólico no Brasil Contemporâneo" (UFSCar); pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC/USP); e no Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Coordena o Grupo de Trabalho "Sociologia da sociologia nos contextos global e nacional", na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), e é membro do grupo de trabalho em História da Sociologia da ISA (Research Committee on the History of Sociology / International Sociological Association). É membro do Conselho Editorial do periódico Urbana - Urban Affairs Public Policy. (ORCID 0000-0003-2011-9888; ResearcherID_D-6568-2018) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5343968646005766 (09/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Sociais. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13565905 Telefone: (16) 33519582 URL da Homepage: http://www.ppgpol.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Sociologia do Isolamento
      Descrição: Este projeto de pesquisa analisará as respostas de cerca de 5000 brasileiros em regime de ?isolamento social? a um questionário que lhes foi aplicado no mês de abril e maio de 2020. Tal questionário tinha como objetivo, entre outras coisas, identificar os sentimentos ligados ao isolamento social e à Pandemia Mundial, caracterizar arranjos domésticos e estratégias alternativas diante das privações abruptas às quais as pessoas foram submetidas. Acima de tudo, trata-se de compreender o que as pessoas consideram ?isolamento social? ? de quais práticas não abriram mão e de quais práticas abriram mão, de quais vínculos abriam mão e de quais vínculos não abriam mão; No Brasil, diferentemente de outros países, não se adotou protocolos rígidos de controle do ?isolamento social?: preenchimento de formulários justificando a saída de casa, a aplicação de multas ou mesmo a prisão de pessoas circulando em grupos não foram adotadas como medidas de controle e punição predominantes. O país encontra dificuldade de centralizar as diretivas sanitárias, numa comissão federal de direção da crise, e não são coordenadas as ações do Ministério da Saúde, as atitudes do Presidente da República, as medidas dos governadores dos estados e dos prefeitos. No estado de São Paulo, que liderou em certa medida, na oposição ao governo federal, a defesa do ?isolamento social? como recurso preventivo à difusão do vírus, a diretiva do governo consiste em ?se puder, fique em casa? ? sem uma discriminação precisa do que seja poder/não poder ?ficar em casa?. Por conta disso, a definição do que seja ?isolamento social? ficou a cargo das unidades domésticas, do chamado ?bom senso? dos indivíduos. Estas atitudes, contudo, são condicionadas por fatores sociais, tais como: gênero, grau de instrução, perfil socioeconômico, capital cultural, etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador / Beatriz Martins - Integrante / Daniel Sakano - Integrante / Gabriela Chini - Integrante / Julia Mariani Pires - Integrante.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
    2. 2019-Atual. Globalizacao das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituicoes, tematicas (1990-2018)
      Descrição: O projeto analisa as relações entre processo de globalização e as sociologias brasileira e francesa. Investiga o impacto da globalização nas sociedades francesa e brasileira e a repercussão nas pesquisas realizadas em suas sociologias. Procura também, investigar as estratégias de organismos governamentais e as iniciativas da Associação Francesa de Sociologia e Sociedade Brasileira de Sociologia, visando a inserção de suas respectivas sociologias no campo transnacional desta disciplina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Integrante / Luiz Augusto de Souza Carneiro Campos - Integrante / Carlos Benedito Martins - Coordenador / Frédéric Lebaron - Integrante / Maria Eduarda da Mota Rocha - Integrante / Lucas Page Pereira - Integrante.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
    3. 2017-Atual. Fast Thinkers a brasileira: Uma doutrinacao ideologica contra culturas de esquerda (2002-2014)
      Descrição: A proposta deste projeto consiste na realização da sociogênese de um conjunto de doutrinadores que têm ganhado crescente visibilidade por meio da veiculação de mensagens ideológicas antipetistas/antigovernistas (e/ou de direita/conservadoras). Ambiciona-se entrelaçar a sociogênese destes agentes às suas práticas e discursos, situados na intersecção dos espaços político e cultural. Para tanto, considera-se: a) a redefinição do espaço político pela conquista presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2002; b) as modalidades de intervenção e as carreiras profissionais dos doutrinadores; c) os conteúdos desta doutrinação; d) as propriedades sociais e as demandas simbólicas de seus públicos. Uma sondagem prévia identificou a homologia entre as posições profissionais dominadas destes doutrinadores e a posição dos consumidores de suas mensagens no espaço social inclusivo: os dois pólos localizam-se em zonas rebaixadas da cultura legítima e são dependentes da lógica que preside as atividades simbólicas subsidiadas pela indústria cultural. O estudo se ocupará de figuras que exercem o jornalismo político sem serem jornalistas stricto sensu: Olavo de Carvalho; Demétrio Magnoli; Marco Antonio Villa; Reinaldo Azevedo; Luiz Felipe Pondé; Rodrigo Constantino. Para a identificação e caracterização de seus públicos, aplicará de questionários semifechados entre alunos e professores de três universidades. Desde 2002, petismo e antipetismo têm conformado crescentemente as tomadas de posição dos ?intelectuais públicos?. Esta pesquisa não se contenta em caracterizar apenas um dos lados do contencioso ideológico. Por isso, propõe reunir o conjunto das intervenções públicas (manifestos, abaixo-assinados, etc.) de intelectuais petistas (apoiadores do PT e/ou das presidências e das candidaturas à reeleição) entre os anos que vão do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva à campanha de reeleição da candidata Dilma Rousseff (2002-2014). Desse modo, espera contribuir para a elucidação das estratégias cultural e ideológica das ?novas direitas? brasileiras na última década ? um assunto de relevância indiscutível e relativamente negligenciado. Palavras Chave: Campo Político e Científico, Campo da Produção Ideológica, Indústria Cultural, Sociologia da Cultura e dos Intelectuais, ?Nova Direita?. Universal CNPq 401043/2016-9. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. 19o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Circulação internacional dos bens simbólicos: o acadêmico em questão. 2019. (Congresso).
      2. 2o ABRE Associação de Brasilianistas na Europa. O Mediterrâneo do outro lado do Atlântico. 2019. (Congresso).
      3. 43a Anpocs Forum Imagem e Som "Imagens da Nova Direita". Imagens da Nova Direita. 2019. (Congresso).
      4. 43a Anpocs Forum SBS O antiintelectualismo em questão: litígios simbólicos entre a indústria cultural e as humanidades. O antiintelectualismo em questão: litígios simbólicos entre a indústria cultural e as humanidades. 2019. (Congresso).
      5. 43a Anpocs Mesa Redonda "Os atores da nova direita: de onde vieram, quem é seu público e qual sua doutrina ideológica". "Os atores da nova direita: de onde vieram, quem é seu público e qual sua doutrina ideológica". 2019. (Congresso).
      6. 43a Anpocs Um clássico há quarenta anos: Intelectuais e classe dirigente no Brasil, de Sergio Miceli (1920-1945). Um clássico há quarenta anos. 2019. (Congresso).
      7. 5o Seminário Discente PPGS/USP Comentadora de Trabalhos de Sociologia dos Intelectuais e da Cultura. 5o Seminário Discente PPGS/USP Comentadora de Trabalhos de Sociologia dos Intelectuais e da Cultura. 2019. (Congresso).
      8. Filosofia e Vida Nacional 25 anos de Um departamento francês de Ultramar.Filosofia e Vida Nacional, Universidade e Indústria cultural. 2019. (Seminário).
      9. Las identidades de América Latina.Las identidades de América Latina. 2019. (Seminário).
      10. Workshop Cold War Social Sciences.Workshop Cold War Social Sciences. 2019. (Oficina).
      11. XXXII ALAS Associação Latinoamericana Sociologia. O antiintlectualismo na indústria cultural brasileira (2002-2016). 2019. (Congresso).
      12. III Encontro: História Indisciplinada. Sociologia de um parecer negativo. 2018. (Congresso).
      13. XI Encontro Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Comunismo e Ciências Sociais no Brasil. 2018. (Congresso).
      14. XIX ISA World Congress of Sociology. Brazilian Social Scientists in the United States of America: Conversion Paths (1970-1990). 2018. (Congresso).
      15. XIX ISA World Congress of Sociology (Workshop). A dominated pole in Brazilian Social Sciences. 2018. (Congresso).
      16. 18o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Mesa Redonda "Marxismo e anticomunismo no meio intelectual brasileiro" com Marcelo Ridenti e Rodrigo Czajka. 2017. (Congresso).
      17. 18o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Homens e Línguas do Marxismo Brasileiro. 2017. (Congresso).
      18. 41o Encontro Anual da ANPOCS. elites relacionais, pólos em oposição. 2017. (Congresso).
      19. 41o Encontro Anual da ANPOCS. Elites relacionais, pólos em oposição. 2017. (Congresso).
      20. Humanidades em Diálogo. Lançamento - Debate.Humanidades nas mídias e autonomia científica. 2017. (Seminário).
      21. I Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Arte e Cultura nas Ciências Sociais.Marxismo e Sociologia da cultura. 2017. (Simpósio).
      22. Tradições Intelectuais na América Latina.Leitura d'O Capital nos Trópicos. 2017. (Seminário).
      23. XV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. Mesa Redonda: Bourdieu em Três Temas: o Amor, as Artes e o Campo. 2017. (Congresso).
      24. XXI Seminário de Pesquisa do CMD.Métodos da Sociologia da Cultura / "Uma população, quantas gerações?". 2017. (Seminário).
      25. 10o Encontro ABCP. O que um hit-parede tem a dizer?. 2016. (Congresso).
      26. 40o Encontro ANPOCS.Cultura e Política no Brasil Contemporâneo. 2016. (Encontro).
      27. II Coloquio Argentino de estudios sobre el libro y la edición. Debatedor dos trabalhos. 2016. (Congresso).
      28. II Coloquio Argentino de Estudios sobre el Libro y la edición. Cosmopolitismo periférico: o que as traduções devem às tradições.. 2016. (Congresso).
      29. II Encontro: A História (In)disciplinada.Cosmopolitismo periférico: o que faz quem edita, o que deseja quem comenta?. 2016. (Encontro).
      30. I Jornada de Pensamento Político Brasileiro.Pensamento Marxista no Brasil. 2016. (Outra).
      31. RC 08 History of Sociology - International Sociological Association. Marxism in Brazilian university: what a ranking has to say?. 2016. (Congresso).
      32. Semana de Sociologia. Circulação da cultura e do conhecimento. 2016. (Congresso).
      33. Seminário Internacional de Sociologia da Cultura: Objeto e Perspectivas.Práticas e capitais de marxistas capitais (Brasil, 2013-2016). 2016. (Seminário).
      34. 39o Encontro Anual da Anpocs. O marxismo nas universidades brasileiras. 2015. (Congresso).
      35. I Encontro A História Indisciplinada. Braudel à paulistana. 2015. (Congresso).
      36. VIII Colóquio Internacional Marx e Engels. O marxismo nas universidades brasileiras. 2015. (Congresso).
      37. VIII Jornadas Historia de las Izquierdas. Os Capitais do Seminário d'O Capital. 2015. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. RODRIGUES, L. S.; DIMITROV, E.. Grupo de Trabalho 40 Sociologia da sociologia nos contextos global e nacional. 2019. Congresso
      2. RODRIGUES, L. S.; HEY, A. P. ; CAMPOS, L. A. S. C.. Minicurso "Sociologia da sociologia nos contextos global e nacional". 2019. Congresso
      3. RODRIGUES, L. S.; CHALOUB, J. ; BIROLI, F.. 43o Anpocs. Mesa Redonda ?Os atores da nova direita: de onde vieram, quem é seu público e qual sua doutrina ideológica?. 2019. Congresso
      4. PALMEIRA, M. ; RODRIGUES, L. S.. História Intelectual e Sociologia da Cultura (Curso de Pós-Graduação ofertado no PPH/USP). 2019. Outro
      5. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Metamorfoses do Simbólico no Brasil contemporâneo". 2019. (Congresso).. . 0.
      6. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Métodos na Sociologia da Cultura". 2017. (Outro).. . 0.
      7. RODRIGUES, L. S.; BORGES LEÃO, A. ; FARIAS, Edson. Mesa " As ideias fora do lugar: 40 anos de uma tese, séculos de um problema". 2017. Outro
      8. RODRIGUES, L. S.; BERGAMO, Alexandre. Cultura e Política no Brasil Contemporâneo. 2016. Outro
      9. RODRIGUES, L. S.; FARIAS, Edson. Cultura e Política no Mundo Contemporâneo. 2016. Outro
      10. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Entre campos". 2016. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Lidiane Soares Rodrigues ⇔ Pedro José Floriano Ribeiro (1.0)
        1. RODRIGUES, L. S. ; RIBEIRO, Pedro Floriano. Mesa redonda: Florestan Fernandes e sua atuação política. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52