Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernando Antonio Farias de Azevedo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1973), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1987). É Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol). É também pesquisador associado do CESOP/UNICAMP - Centro de Estudos de Opinião Pública e do NEAMP/PUC-SP - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, política e democracia; comunicação política e eleições e jornalismo político. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2696-7589 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6291864794986993 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 1989-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. r. Washington Luis, Km. 235 Mujolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518415 Fax: (16) 33518369
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2016-Atual. IMPRENSA, PT E PARALELISMO POLITICO
      Descrição: O projeto pretende investigar a cobertura eleitoral e o posicionamento editorial dos grandes jornais de circulação nacional (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo) nos períodos eleitorais de 1989 a 2014 abarcando sete eleições presidenciais, em relação aos temas políticos, econômicos e sociais, questões programáticas, programas de governo e campanhas do Partido dos Trabalhadores e seus candidatos presidenciais com o objetivo de a) descrever e analisar o posicionamento editorial desses veículos, ao longo do período escolhido, em relação ao PT e seu projeto político; b) examinar se atuaram como ator político nas disputas eleitorais, seja de forma direta (apoiando partidos e candidatos) ou indireta (compartilhando ideias, crenças e valores políticos de correntes políticas).#10;Espera-se que os resultados permitam não só descrever, classificar, analisar e interpretar a posição dos jornais pesquisados em relação ao PT e seu projeto político no período delimitado, assinalando continuidades e rupturas, como também testar a hipótese do paralelismo político da grande imprensa brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador / Mércia Alves - Integrante.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    2. 2013-2016. MIDIA, CAMPANHA POLITICA E AGENDA PUBLICA NAS ELEICOES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS (1989-2014)
      Descrição: O projeto tem como objetivo pesquisar a construção e fixação da agenda pública (agenda-setting) durante as campanhas presidenciais de 1989 a 2014 através do levantamento das agendas das campanhas mais competitivas, da mídia impressa e do público para construir um painel retrospectivo e longitudinal do debate público e eleitoral no Brasil contemporâneo. A ideia subjacente é traçar a evolução da agenda e do debate público, mostrar seus nexos políticos, econômicos e sociais, apontar suas linhas de continuidade e ruptura e avaliar o papel da mídia e das campanhas eleitorais na formação da opinião pública em períodos eleitorais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    3. 2010-2013. CAMPANHA ON-LINE: WEBSITES PARTIDARIOS NA ELEICAO PRESIDENCIAL DE 2010
      Descrição: O projeto pretende investigar o uso das novas ferramentas digitais (sites, blogs, twitter) pelos dois principais competidores (PT e PSDB e suas respectivas coligações) na disputa presidencial de 2010. O objetivo é (1) avaliar o peso e a importância dos websites, bem como seus efeitos na estrutura, organização e funcionalidade da campanha eleitoral com ênfase nos aspectos relacionados à relação candidato/eleitor, mobilização e organização dos militantes, arrecadação financeira e a comunicação com os eleitores e (2) analisar e discutir como a campanha online é incorporada e integrada no contexto e na cultura das campanhas brasileiras apontando o que ela muda ou inova e avaliar seu impacto no processo eleitoral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    4. 2006-2010. AGENDA-SETTING DAS ELEICOES PRESIDENCIAIS DE 2006
      Descrição: O projeto propõe um estudo de agenda-setting das eleições de 2006 tendo como foco a campanha presidencial e a investigação das agendas da mídia e do público que deverão ser confrontadas para identificar possíveis correlações. A idéia central é descrever, analisar e discutir a agenda temática do país do período pré-eleitoral e eleitoral e produzir dados e evidências sobre as possíveis influências da mídia na percepção dos problemas nacionais por parte do eleitor. A proposta, que é uma continuidade de uma série de investigações (financiadas pelo CNPq e Fapesp) que venho desenvolvendo desde 1998 sobre o papel e o comportamento da mídia na democracia brasileira, está vinculada também a um projeto internacional comparativo (“O uso das novas tecnologias na ação política no Brasil e na Espanha”) financiado pela Capes e envolvendo a participação de três universidades (UFSCar, PUC-SP e Universidad Rey Juan Carlos de Madrid). O projeto pretende gerar, entre seus subprodutos, um banco de dados sobre a agenda-setting da campanha presidencial que permita comparações futuras. O referido banco de dados ficará disponível no site do DOXA – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (IUPERJ). O projeto contará com a participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica vinculados ao Curso de Ciência Sociais e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador / Mônica Carvalho - Integrante / Sílvia Iasulatis - Integrante / Romulo Orlandini - Integrante / Nathalia Augusta Gonçalves - Integrante.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    5. 2002-2006. MIDIA, CAMPANHA ELEITORAL E COMPORTAMENTO POLITICO EM SAO PAULO
      Descrição: Projeto temático financiado pela Fapesp abrangendo três subprojetos integradas com o objetivo de acompanhar o comportamento da mídias nas eleições municipais de 2000 e estadual de 2002 em São Paulo: (1) Acompanhamento da cobertura política e eleitoral dos dois principais jornais do Estado (projeto financiado via bolsa de produtividade do CNPq); (2) Acompanhamento dos Telejornais e programas radiofônicos e (3) Acompanhamento do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). A pesquisa teve como objetivos específicos (a) acompanhar e descrever o processo eleitoral, tanto das eleições majoritária quanto proporcionais, na cidade de São Paulo (2000) e no Estado de São Paulo (2002); (b) acompanhar a cobertura da mídia eletrônica (Telejornais) e impressa (jornais) sobre os respectivos episódios eleitorais; (c) acompanhar a propaganda eleitoral (HGPE) veiculada na TV pelos principais partidos ou coligações, bem como suas estratégias políticas e comunicativas nos pleitos mencionados; (d) colher dados sobre o uso dos mídias de massa como fonte de informação política junto ao eleitorado e avaliar quantitativamente o seu impacto no comportamento político e tendências de voto tanto em 2000 quanto em 2002; (e) gerar uma base de dados sobre a cobertura da eleição municipal de 2000 na capital paulista e 2002 no Estado de São Paulo pelos meios de comunicação de massa o exercício comparativo com os dados de outras capitais e cidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador / Vera Chaia - Integrante / Rogério Schimitt - Integrante / R Meneguello - Integrante.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    6. 2000-2002. CAMPANHAS ELEITORAIS: INOVACOES E MODERNIZACAO
      Descrição: A pesquisa examinou duas eleições diferentes, a presidencial de 2002 e municipal de 2004 (em São Carlos) tendo como objetivos principais: (a) descrever e analisar as principais inovações e modernização nas campanhas eleitorais; (b) Apontar influências, similaridades e diferenças de práticas de campanhas em relação ao modelo americano, bem como assinalar as diferenças entre as campanhas presidencial e municipal (c) Descrever como as inovações foram incorporadas a nossa cultura política e eleitoral e apontar as continuidades e descontinuidades com o modelo tradicional de campanha. A pesquisa foi desenvolvida através de dois subprojetos específicos envolvendo bolsistas da pós-graduação e alunos de Iniciação Científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.
    7. 1998-2000. A AGENDA DA MIDIA NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 1998
      Descrição: : A pesquisa, a partir do modelo de agenda-setting, analisou e comparou a agenda da mídia (principais jornais brasileiros: (a Folha de S. Paulo e o Estado de S.Paulo), revistas nacionais (Veja) e a televisão (Jornal Nacional da TV Globo) com a agenda estabelecida na campanha eleitoral (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral – HGPE) pelos dois principais partidos competidores, o PT e o PSDB. A referida pesquisa foi a primeira investigação usando o modelo de agenda-setting no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Antonio Farias de Azevedo - Coordenador.
      Membro: Fernando Antonio Farias de Azevedo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. 41o Encontro Anual da ANPOCS. Mídia e democracia em tempos difíceis: cumplicidade ou antagonismo?. 2017. (Congresso).
    2. IV Mídia, Política e Eleições (PUC/SP).Crise, Representatividade e Política. 2017. (Seminário).
    3. IX Congreso Latinoamericano de Ciência Política (ALACIP). A “GRANDE IMPRENSA” BRASILEIRA”: PARCIALIDADE POLÍTICA E ANTIPETISMO (1989-2014. 2017. (Congresso).
    4. VII Ccmgresso COMPOLÍTICA. MÍDIA E INSTITUIÇÕES NA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA. 2017. (Congresso).
    5. Maquiavélicas (UFSCar).A grande imprensa brasileira: paralelismo político e antipetismo. 2016. (Seminário).
    6. X ENCONTRO DA ABCP.A cobertura da imprensa e a Lava Jato. 2016. (Encontro).
    7. VI Compolítica. A imprensa e a política no Brasil contemporâneo. 2015. (Congresso).
    8. I Workshop de Metodologia em Ciência Política.Coordenação oficina temática Mídia e Comunicação Política. 2014. (Oficina).
    9. IX CONGRESSO DA ABCP. Novas e velhas tecnologias em campanhas políticas. 2014. (Congresso).
    10. V Congresso da Compolítica. GT JORNALISMO POLÍTICO (Coordenador do GT). 2013. (Congresso).
    11. Maquiavélica - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar.As Eleições Municipais de 2012: Resultados Eleitorais e Impactos Políticos. 2012. (Seminário).
    12. XXI Congress BRASA. Eleições Presidenciais, Clivagem de Classe e Declínio da Grande Imprensa”. 2012. (Congresso).
    13. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Mídia e Democracia. 2011. (Congresso).
    14. V Congreso Latinoamerciano de Ciência Politica (ALACIP). A imprensa brasileira e o PT nas eleições presidenciais: as coberturas eleitoriais de 1989 a 2006,. 2010. (Congresso).
    15. Encontro Intermediário da ABCP.Coordenador de mesa. 2009. (Encontro).
    16. II Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política.Coordenador de GT. 2009. (Encontro).
    17. 6o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Mídia, PT e Eleições Presidenciais (1989-2006),. 2008. (Congresso).
    18. IX Congress BRASA. Coordenador de mesa e apresentador paper. 2008. (Congresso).
    19. 29º Encontro Anual da ANPOCS. 29º Encontro Anual da ANPOCS. 2005. (Congresso).
    20. Fórum nas Sociais.Fórum nas Sociais. 2005. (Simpósio).
    21. Simpósio Internacional 40 Anos do Golpe de 64.Simpósio Internacional 40 Anos do Golpe de 64. 2004. (Simpósio).
    22. XXVIII Encontro Anual da Anpocs. 28º Encontro Anual da Anpocs. 2004. (Congresso).
    23. 27º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 27º Encontro Anual da Anpocs. 2003. (Congresso).
    24. I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS.I SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2003. (Seminário).
    25. 26º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 26º Encontro Anual da Anpocs. 2002. (Congresso).
    26. 3º Encontro Anual da ABCP. 3º Encontro Anual da ABCP. 2002. (Congresso).
    27. Mídia e Eleições de 2002.Mídia e Eleições de 2002. 2002. (Seminário).
    28. 10º Encontro Anual da COMPÓS. 10º Encontro Anual da COMPÓS. 2001. (Congresso).
    29. 25º Encontro Anual da ANPOCS. 25º Encontro Anual da ANPOCS. 2001. (Congresso).
    30. Workshop.Workshop Mídia e Marketing Político no Processo Eleitoral. 2001. (Seminário).
    31. 9º Encontro Anual da COMPÓS. 9º Encontro Anual da COMPÓS. 2000. (Congresso).
    32. II Encontro Anual da ABCP. II Encontro Anual da ABCP. 2000. (Congresso).
    33. V Brasilian Association Studies Congress. V Brasilian Association Studies Congress. 2000. (Congresso).
    34. V Congreso Latinoamericano de Ciencia de la Comunicación. V Congreso Latinoamericano de Ciencia de la Comunicación - ALAIC. 2000. (Congresso).
    35. 23º Encontro Anual da ANPOCS. 23º Encontro Anual da ANPOCS. 1999. (Congresso).
    36. IV Congreso Latinoamericano de Ciencia da Comunicación. IV Congreso Latinoamericano de Ciencia da Comunicación. 1998. (Congresso).
    37. 21º Encontro Anual da ANPOCS. 21º Encontro Anual da ANPOCS. 1997. (Congresso).
    38. Brasilian Studies Association Fourth Congress. Brasilian Studies Association Fourth Congress. 1997. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. AZEVEDO, F.A; BRAGA, M. S. ; Ribeiro, P.. 1o Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2014. Congresso
    2. AZEVEDO, Fernando Antonio; BRAGA, M. S. ; CEPEDA, V. A.. I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política. 2014. Outro
    3. AZEVEDO, Fernando Antonio. 5o Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. AZEVEDO, F.A; MIGUEL, L. F. ; BIROLI, F.. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Simpósio Temático Mídia e Democracia. 2011. Congresso
    5. Santos, Fabiano ; NORONHA, E. G. ; KOERNER, A. ; AZEVEDO, F.A ; OLIVEIRA, A. J.. Encontro Intermediário da ABCP. 2009. Congresso
    6. AZEVEDO, F.A; CHAIA, V.. III Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política - Compolítica. 2009. Congresso
    7. AZEVEDO, F.A. IX BRASA. 2008. (Congresso).. . 0.
    8. AZEVEDO, Fernando Antonio; CHAIA, V. ; FIGUEIREDO, M. ; METTALIER, A.. III Congresso da ALACIP - Associação Latino-Americana de Ciência Política. 2006. Congresso
    9. AZEVEDO, Fernando Antonio. VIII Congresso Internacional da BRASA. 2006. (Congresso).. . 0.
    10. AZEVEDO, Fernando Antonio; ALDE, A.. XXX Encontro Anual da ANPOCS. 2006. Congresso
    11. AZEVEDO, Fernando Antonio; ALDE, A.. XXIX Encontro Anual da Anpocs. 2005. Congresso
    12. AZEVEDO, Fernando Antonio. XXVIII Encontro Nacional da ANPOCS. 2004. (Congresso).. . 0.
    13. AZEVEDO, Fernando Antonio; CHAIA, V. ; Rachel Meneguello ; SCHIMITT, R.. Workshop Mídia e Democracia. 2003. Outro
    14. AZEVEDO, Fernando Antonio. Workshop: Mídia e Eleições em 2002. 2002. (Outro).. . 0.
    15. AZEVEDO, Fernando Antonio. XI ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. 2002. (Congresso).. . 0.
    16. AZEVEDO, Fernando Antonio. X Encontro Nacional da Compós. 2001. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52