Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Eduardo Garuti Noronha

Doutor em Ciência Política pela USP (1998) com estágio de pós-doutorado na London School of Economics and Political Science (2003). Fez mestrado em Ciência Política na UNICAMP, onde também foi pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas entre 1985 e 1992. Graduou-se em Ciências Sociais na USP. Atualmente é Prof. Associado IV em Ciência Política na UFSCar onde foi Chefe do Departamento de Ciências Socias entre 2007 e 2008 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política entre os anos de 2009 à 2011. Diretor de Relações Interdisciplinares da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É pesquisador do CEDEC, pesquisador do CNPq e Membro do Conselho Editorial da RBCS. Já coordenou diversos projetos financiados pela Fapesp, pelo CNPq, pela Finep e outras agências. Atua na área de Ciência Política, tendo pesquisado e publicado sobre temas de interface da Ciência Política com o Direito e a Socioeconomia. Atualmente dedica-se ao estudos das Contituintes e Constituições brasileiras e aos estudos internacionais sobre Constitucionalismo. Seus projetos atuais focam 4 temas: Política, interesses e mudança institucional; Justiça, direitos. É autor de "Entre a lei e arbitrariedade ? mercados e relações de trabalho no Brasil", Ed. LTr (2000), além de diversos artigos em revistas especializadas. Atualmente é coordenador do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais (Lideps) e líder do Laboratório de Pesquisas, Análises de Dados e Documentação Política (DATAPOL). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6908348693613769 (11/11/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1992-2019
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518369
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2016-Atual. "A Constituinte Recuperada. Vozes da transicao, memoria da redemocratizacao, 1983-1988"
      Descrição: A Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88 (ANC) foi um acontecimento cujas etapas formativas, atividades e desdobramentos ainda estão por ser adequadamente elucidados e compreendidos pela análise acadêmica. A esse respeito, três são as questões que orientam esta proposta de pesquisa: (1) Por que o processo de transição política no Brasil envolveu a convocação de uma assembleia constituinte? (2) De que modo a decisão por um Congresso Constituinte se articula com as estratégias da Aliança Democrática para a redemocratização do país? (3) Como explicar o desenho constitucional afinal obtido, em termos das agendas de direitos gestadas ao longo da transição e de sua interação com a dinâmica dos trabalhos da ANC? O foco desta investigação recairá na elucidação das escolhas políticas feitas pelos protagonistas - tanto das oposições quanto do regime -- a partir das instituições postas pela ordem autoritária, com vistas à reorganização constitucional do país. Para tanto, faremos uso da metodologia de História Oral, recorrendo a entrevistas em profundidade com o propósito de elaborar uma memória política da redemocratização, tendo por fio condutor as demandas por uma Constituinte presentes no país desde a década de 70. Buscaremos evidenciar os momentos críticos dessa longa, complexa e atribulada jornada da transformação do regime de 1964-1985, encadeando e integrando eventos, atores e contextos decisórios de molduras ordinariamente tratadas de forma separada: autoritarismo, transição política e ANC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Integrante / Cícero Araújo - Integrante / Bernardo Ferreira - Integrante / Jefferson Goulart - Integrante / Antônio Sérgio Carvalho Rocha - Coordenador.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    2. 2013-Atual. PQ-CNPQ 309358/2012-4 Instituicoes e atores na definicao de politicas e direitos do trabalho: uma abordagem historica
      Descrição: Este plano de trabalho visa uma compreensão abrangente da forma como mudam os direitos do trabalho no Brasil. Trata-se de uma série de estudos sobre mudanças nos direitos do trabalho (e padrões contratuais), um campo ou área no qual atuam diversas instituições ou organizações. Portanto, falar em mudança institucional significa falar em mudança normativa causada por atores organizados formalmente ou não.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    3. 2011-2011. II Forum de Pos-Graduacao em Ciencia Politica
      Descrição: O Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política é a 2ª edição de um evento que reúne pós-graduandos em Ciência Política designados mediante um rigoroso processo seletivo para debater os principais temas da disciplina no Brasil. O Fórum acontece entre os dias 20 e 22 de julho de 2011, na Universidade Federal de São Carlos. Cada grupo de trabalho terá 6 sessões (manhã e tarde), uma conferência de abertura na noite do dia 20 e a mesa coordenada na noite do dia 21. Os debates estão distribuídos em 8 grupos de trabalho, com pluralidade de temas e abordagens: 1 Partidos, Eleições e Representação Política; 2 Comunicação Política e Opinião Pública; 3 Teoria Política; 4 Estado e Políticas Públicas; 5 Instituições Políticas; 6 Cultura Política e Democracia; 7 Participação Política e Movimentos Sociais e 8 Relações Internacionais. MC - Questões de método em Ciência Política A composição de cada GT será: 1 docente coordenador, 2 coordenadores discentes, além dos debatedores locais (docentes da casa) e externos (docentes de outras universidades que serão indicados designados após a avaliação das propostas, seleção dos trabalhos aprovados e composição das mesas). A mesa coordenada será formada por dois coordenadores docentes e três coordenadores discentes. Cada um dos GTs selecionará as propostas de trabalho recebidas e distribuirá as comunicações aprovadas, as quais serão divididas durante os dias do evento, total de 48 sessões. Além disso, os organizadores dos GTs selecionarão painéis de pesquisas de iniciação científica, que serão submetidos à avaliação dos doutorandos que trabalham na organização de cada GT. O Fórum vai realizar uma mesa coordenada sobre Questões de método em Ciência Política: consiste num híbrido entre um GT e uma mesa redonda convencional, porque os coordenadores docentes deverão avaliar e selecionar propostas de comunicações enviadas mediante chamada pública, selecionar as melhores propostas e debatê-las para todos os participantes do Fórum.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador / Maria do Socorro Sousa Braga - Integrante / Cícero Araújo - Integrante / Adrian Gurza Lavalle - Integrante / Fernando Abrúcio - Integrante / André Borges - Integrante / Eduardo Leoni - Integrante / Janaina Onuki - Integrante / Luciana Fernandes Veiga - Integrante / Octavio Amorim Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    4. 2010-2013. Mudancas nas ordens economica e social na Constituinte de 1988-89: instituicoes, atores e 'conjuntura'.
      Descrição: Edital/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2009. Número do processo: 308689/2009-7. duração de 36 meses. Início em fevereiro de 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    5. 2008-2012. Arquivos das Greves no Brasil: analises qualitativas e quantitativas das greves da decada de 1970 a de 2000 - FAPESP - Processo:2008/03561-5
      Descrição: Esse projeto deriva de um convênio entre o DIEESE e o Depto de Ciências Sociais da UFSCar e tem por objetivo revisar e complementar a base de dados do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG) desenvolvido e mantido pelo DIEESE, de forma a consolidá-lo como a mais completa fonte de informações sobre os conflitos do trabalho no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    6. 2007-2010. Em Busca do Processo Constituinte: 1985-1988 / CNPq - Processo: 485363/2007-0
      Descrição: Este projeto é uma proposta que visa à construção de um objeto de pesquisa. O objeto visado é a Constituição brasileira de 1988, tendo em conta os processos políticos que envolveram sua convocação, elaboração e promulgação. A motivação fundamental do projeto é provocar o diálogo, através do tema escolhido, de três perspectivas que, em anos recentes, têm abordado as questões da política constitucional de modo independente: a teoria política, a ciência política empírica e a teoria (jurídica) constitucional. Em vias de completar vinte anos, a Constituição brasileira suscitou até agora, no campo da Ciência Política, relativamente poucos trabalhos acadêmicos de fôlego, no que diz respeito à sua construção teórica e ao processo concreto de mobilização, discussão e negociação que a trouxe à sua fase de elaboração. Ademais, a escassez de estudos sobre esse aspecto do tema incide sobre a qualidade das análises (essas já bem numerosas) da política constitucional dos anos recentes e mesmo das projeções sobre seu futuro. Esta pesquisa pretende contribuir com essas últimas, mas ampliando seu horizonte, ao introduzir uma visão que buscará reconstruir os projetos e expectativas ? inclusive por meio da elucidação de seus pressupostos teóricos ? de alguns dos grandes atores chamados a participar do trabalho de fundação constitucional. Contudo, o tema da Constituição de 1988, especialmente se reunimos suas dimensões teórica, empírica e histórica, é imensamente vasto. Impossível abarcar, no trabalho de uma única equipe de pesquisadores, tudo o que seria relevante a respeito. Torna-se necessária uma seleção de questões, e essa seleção reflete os interesses mais específicos de pesquisa dos membros que compõem a equipe. Isto é, trata-se de dar uma contribuição à comunidade acadêmica nacional na medida das diferentes especializações da equipe, e na medida em que a realização do projeto propiciar o surgimento de um terreno comum de reflexão em torno das três perspectivas acima. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Integrante / Andrei Koerner - Integrante / Cícero Araújo - Coordenador / Bernardo Ferreira - Integrante / Gilberto Bercovici - Integrante / Jefferson Goulart - Integrante / Antônio Sérgio Carvalho Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    7. 2007-2009. A Constituicao de 1988: Teoria e Pratica / CNPq - Processo:400700/2007-7
      Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a dinâmica formativa da reorganização institucional brasileira que culminará na Constituição Federal de 1988. O que se visa é identificar e analisar os atores relevantes, a natureza de suas preferências políticas, a interação desenvolvida e as opções por eles gestadas e postas em prática, desde a fase pré-constituinte da redemocratização até os trabalhos da Assembléia Nacional e promulgação da CF 88.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Integrante / Andrei Koerner - Integrante / Cícero Araújo - Coordenador / Bernardo Ferreira - Integrante / Gilberto Bercovici - Integrante / Jefferson Goulart - Integrante / Antônio Sérgio Carvalho Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    8. 2006-2010. Agentes das transformacoes das normas dos mercados - um estudo das mudancas dos tipos de contratos de trabalhos e dos estatutos das atividades produtivas - CNPQ -AI - PQ 10/2006 - processo 312317/2006-9
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    9. 2006-2008. Remuneracao e Justica - Estratificacao Social e Desigualdade
      Descrição: A dimensão social das desigualdades: Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Integrante / Nelson do Valle Silva - Coordenador / Roberto Grün - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Outra / Institutos do Milênio Cnpq - Outra.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    10. 2006-2008. PAEDI - Pesquisa de Atitudes Empresarias para o Desenvolvimento e a Inovacao - Pesquisa IPEA/CEBRAP
      Descrição: PAEDI - RESUMO DO PROJETO ORIGINAL Este projeto tem como propósito geral qualificar a natureza da inovação, tanto de processos como produtos, que vem sendo desenvolvidos nas firmas nacionais, assim como analisar as estratégias utilizadas pelas firmas para promoção da inovação. Para isso será construída uma tipologia das atividades de inovações que vem sendo desenvolvidas pelas firmas nacionais que permita mostrar as especificidades e diversidade do universo industrial do país. Caracterizar os principais padrões de PD utilizados pelas firmas inovadoras e criar categorias que permitam conhecer as estratégias para promoção das diversas atividades de inovação. Visa-se também identificar as principais Instituições (Centros de Pesquisa, Centros de Qualificação de Recursos Humanos, Sistemas de Financiamento, Sistemas de proteção da Propriedade Intelectual) de apoio á Inovação e analisar suas relações com as firmas nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Integrante / Lenita Maria Turchi - Coordenador / Alvaro Comin - Integrante. Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Cooperação / Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cooperação.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    11. 2005-2007. Agentes da criacao dos projetos de reforma trabalhista no governo Lula - CNPq processo 402663/2004-7
      Descrição: gentes da Criação dos Projetos de Reforma Trabalhista no Governo Lula. Esta pesquisa visa discutir o processo decisório no Governo Lula na área do trabalho, particularmente as chamadas reformas sindical e reforma trabalhista, as quais entraram na agenda política já primeiro ano do governo petista. Em agosto de 2003 começaram as reuniões Fórum Nacional do Trabalho - FNT, criado para promover as reformas do trabalho. Trata-se, portanto, de um projeto de acompanhamento de uma agência criada explicitamente para "promover o diálogo e a negociação sobre a reforma sindical e trabalhista com o objetivo de propor ao Congresso Nacional a adequação das leis e instituições que regulam o trabalho no Brasil às novas exigências do desenvolvimento nacional e à realidade atual do mundo do trabalho", conforme documento assinado pelo Ministro do Trabalho (Cf. MTE 2004, Reforma Sindical - relatório final. Ministério do Trabalho e Emprego - Secretaria de Relações de Trabalho. Brasília, p.72. 2004) O projeto tem duplo objetivo: analítico e histórico-descritivo. Temos como hipótese que na área trabalhista as análises de processos decisórios, ou mais precisamente, de formação de consensos tem como especificidade a grande relevância de mecanismos ex-congressuais através de arenas tripartites de inspiração neocorporativista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador / Karen Arthur - Integrante / Natalia Maximo e Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    12. 2005-2006. Analise das relacoes entre custos do trabalho, direitos sociais e competitividade empresarial - projeto em conjunto com o IPEA
      Descrição: Neste projeto procura-se avançar no debate atual sobre direitos do trabalho e suas implicações sobre o mercado de trabalho. Para isso propomos avançarmos no mapeamento da evolução dos direitos e do mercado de trabalho. Para isso, em primeiro lugar apresentamos a evolução dos direitos do trabalho após a Constituição de 1988, com ênfase nos processos ou dispositivos judiciais que afetam os custos da força de trabalho ou a própria concepção de "contrato de trabalho". Em segundo lugar, analisaremos as práticas contratuais de empresas com características diversas em termos de porte e de inserção no mercado externo. Nossa hipótese sustenta que quanto maior o capital das empresas, mais voltadas para o mercado externo e inovadoras, melhores são suas práticas contratuais. Se esta hipótese estiver correta, detecta-se um descolamento entre o debate atual sobre a necessidade de redução de custos do trabalho para o aumento da competitividade, o que tem implicações relevantes para o desenho de políticas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador / Karen Artur - Integrante / Fernanda De Negri - Integrante. Financiador(es): Bolsa Atividade UFSCAR - Cooperação.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    13. 2003-2006. Nocoes de Contratos de Trabalho Legitimos - CNPq - AI-PQ - Processo 501176/2003-9
      Descrição: Resumo Este Projeto Integrado de Pesquisas trata das noções de contratos de trabalho legítimos no Brasil através de um conjunto de pesquisas e estudos de caso os quais têm como hipótese a existência um conflito entre os princípios da economia e o direito que norteiam suas noções de contratos de trabalho legítimos. Além dessas duas disciplinas, as quais procuram formas consistentes de validação de seus argumentos baseadas nos princípios de eficiência (economia) e de legalidade (direito) supomos que o cidadãos comuns, não especialistas, influenciados simultaneamente pela lei e pelos imperativos do mercado, criam noções de contratos 'justos' que misturam os princípios de ambas as disciplinas. Através dessa abordagem, busca-se entender a diversidade dos contratos de trabalho legais e ilegais (ou 'informais'), bem como suas mudanças recentes. A base empírica deste projeto é a região de município de São Carlos, estudada em de 3 dos 7 sub-projetos que compõem este estudo. Outros dois sub-projetos tratam das decisões trabalhistas no âmbito do Congresso Nacional e do TST - Tribunal Superior do Trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador / Andrei Koerner - Integrante / Karen Arthur - Integrante / Talita Serpa - Integrante / Igor Carlos Ortega - Integrante / Celine Daniele Claro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    14. 2002-2007. A informalidade e os contratos de trabalho legitimos segundo a economia, o direito e o senso comum - FAPESP - processo 01/12297-0
      Descrição: Esta pesquisa trata da tensão entre economia e direito na constituição de noções 'legítimas' dos contratos de trabalho no Brasil nos anos recentes. Essa tensão será analisada através de 5 sub-projetos. Espera-se como resultado dessas pesquisas (a) um balanço da literatura econômica e sociológica sobre informalidade; (b) um balanço sociológico da literatura recente de doutrina jurídica sobre a natureza do contrato de trabalho, em oposição ao contrato de prestação de serviços; (c) um conjunto de evidências empíricas baseadas em questionários, entrevistas e documentos sobre as noções de direitos e de justiça de diversos 'atores', i.e., economistas, juristas e o 'senso comum'. O resultado final da pesquisa será a análise do contraste entre as interpretações do mainstream da economia com alguns dos principais intérpretes do direito (juizes e juristas influentes) e com as noções populares (no sentido de não especializadas) de empregados e empregadores sobre o que é 'aceitável' ou 'justo' nas relações de trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Garuti Noronha - Coordenador / Lenita Maria Turchi - Integrante / Andrei Koerner - Integrante / Karen Arthur - Integrante / Talita Serpa - Integrante / Igor Carlos Ortega - Integrante / Celine Daniele Claro - Integrante / Natalia Maximo e Melo - Integrante / Líga de Barros Freitas - Integrante / Antonia Celene Miguel - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Doutor em Ciência Política. Aprovado com Distinção e Louvor, FFLCH-USP.. 1998.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.
    2. Mestre em Ciência Política. Aprovado com Distinção e Louvor, IFCH - UNICAMP.. 1992.
      Membro: Eduardo Garuti Noronha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (74)
    1. XIII Semana de Ciências Sociais da UFSCar. GT: Instituições Políticas, Econômicas e Política Internacional.. 2015. (Congresso).
    2. II Semana de Pós Graduação em Ciência Política da UFSCAR.debatedor no GT Instituições políticas e agentes econômicos. 2014. (Outra).
    3. II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCAR.Mesa redonda A trajetória das Constituições Brasileiras e a formação do Estado de Direito. 2014. (Outra).
    4. IX ENCONTRO DA ABCP.Direitos socias e do trabalho: um estudo comparado das constituições de 1934 a 1988. 2014. (Encontro).
    5. XVI Jornada Multidisciplinar "O Brasil e o Golpe de 1964: retrospectivas e perspectivas".Debatedor da Mesa: Panorama da Política Brasileira nos últimos 50 anos. 2014. (Outra).
    6. Colóquio Nacional Percurso Constitucional do Brasil.Direitos Sociais nas Constituições Brasileiras de 1934 a 1988. 2013. (Outra).
    7. Encontro dos Estudantes da Pós Graduação do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UNICAMP.Oficina de textos para o Encontro dos Estudantes da Pós Graduação. 2013. (Oficina).
    8. Encontro dos Estudantes da Pós Graduação do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UNICAMP.Expositor na mesa redonda Os 25 anos da Constituição de 1988. 2013. (Encontro).
    9. Seminário das Cinco - Programa de Pós Graduação em Ciência Política, IFCH, UNICAMP.Greve no Brasil Contemporâneo. 2013. (Seminário).
    10. 8 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2012. (Congresso).
    11. 8 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. debatedor na Mesa redonda Sociologia Política e Ciência Política: diálogos e fronteiras. 2012. (Congresso).
    12. I Seminário Internacional de Teoria Institucional:Diálogos institucionais e legitimidade.Institucionalismo e Constitucionalismo. 2012. (Seminário).
    13. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós Graduação em Educação.debatedor no IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós Graduação em Educação. 2012. (Seminário).
    14. 25º EMAT: Encontro dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região.Trabalho descente e desenvolvimento econômico: uma agenda possível?. 2011. (Encontro).
    15. Seminário: A Ciência Política e as Relações Internacionais em revista: um debate sobre publicação e periódicos cientificos.A Ciência Política e as Relações Internacionais em revista: um debate sobre publicação e periódicos cientificos. 2011. (Seminário).
    16. 34 Encontro Anual da ANPOCS. Expositor no Fórum Quatro questões sobre o processo constituinte brasileiro (1985-1988). 2010. (Congresso).
    17. 34º Encontro Anual da ANPOCS.Ensaio preliminar sobre a Constituinte de 1987-88 e a Transição Política. 2010. (Encontro).
    18. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. "Análise de conjuntura: as contribuições do jornalismo político e da ciência política". 2010. (Congresso).
    19. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política."Mudança Institucional e a Constituinte de 1988: temas e preferências de empresários sindicalistas". 2010. (Encontro).
    20. A Política Hoje: Teoria, Ação e Instituições."Teorias das Instituições e o Tempo da política: micro e macro fundamentos". 2010. (Outra).
    21. Direito Constitucional e Economia.Atuação de grupos na Constituinte de 1988. 2010. (Outra).
    22. II Simpósio Internacional Desenhos Institucionais e Direitos do Trabalho.Conflitos do Trabalho: entre a Negociação Coletiva e a Judicialização. 2010. (Simpósio).
    23. Instituições e organizações do trabalho: como mudam os direitos (e condições) de trabalho no Brasil?.Instituições e organizações do trabalho: como mudam os direitos (e condições) de trabalho no Brasil?. 2010. (Seminário).
    24. V Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica. "As preferências de organizacões de empresários e trabalhadores no processo constituinte (1985-1988)". 2010. (Congresso).
    25. "Making Reform Stick: Why U.S. Poverty and Inequality Policy has failed and How it Might Succed".A Relação entre desigualdade e as chamadas "falhas de mercado" nos Estados Unidos. 2009. (Seminário).
    26. Desenvolvimento Econômico e o Trabalho Decente na Produção Global: Crise ou Oportunidade para o Brasil.Desenvolvimento local/regional: um enfoque para estimular a competitividade das PMEs e melhorar a qualidade dos empregos?. 2009. (Seminário).
    27. Política Social e Trabalhista no Brasil nos séculos XX e XXI.Democracia e Direitos Sociais no Brasil. 2009. (Outra).
    28. Seminário Intermediário da ABCP: A Ciência Política e a Interdisciplinaridade.Coordenador da mesa:. 2009. (Seminário).
    29. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Negociação Coletiva e Regulação do Trabalho no Brasil - Um balanço das últimas décadas. 2009. (Congresso).
    30. I Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduandos em Sociologia da USP, UNICAMP e UFSCAR.I Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduandos em Sociologia da USP, UNICAMP e UFSCAR. 2008. (Simpósio).
    31. IX Seminário de Economia Industrial.Ambiente Institucional e a transição de produções precárias em APLs virtuosos. 2008. (Seminário).
    32. 11º CONAREM - Congresso Nacional de Remuneração. Remunerar, Reconhecer e Recompensar. 2007. (Congresso).
    33. I Seminário Temático: Centralidade e Fronteiras das Empresas no Século XXI.Para o uso empírico das noções de instituição e organização. 2007. (Seminário).
    34. I CISEF - I Congresso Internacional de Sociologia Econômica e das Finanças. O BNDES e as Políticas de Desenvolvimento do Governo Lula. 2006. (Congresso).
    35. Institucionalismo nas Ciências Sociais e na Economia.Institucionalismo nas Ciências Sociais e na Economia. 2006. (Seminário).
    36. Série Inserindo o Brasil no mundo. A reestruturação do trabalho no mundo: estamos à margem do que está acontecendo?. 2006. (Congresso).
    37. V Workshop Empresa, Empresários e Sociedade - O mundo empresarial e a questão social. O empregado empresa e a empresa empregada: reflexões sobre a evolução recente de conceitos relacionados às atividades produtivas. 2006. (Congresso).
    38. XIV Congresso Mundial de la Asociación Internacional de Relaciones de Trabajo -. The role of Institutional environment in the Development of Local Industrial Arragementes (LIAs) in Brasil. 2006. (Congresso).
    39. 17th Annual Meeting on Socio-Economics. The role of the institutional environment in the development of industrial arrengements in Brasil. 2005. (Congresso).
    40. XIII Congresso de Iniciação Científica. 6ª jornada científica da UFSCAR. 2005. (Congresso).
    41. 16º Annual Metting on Socio-Economics. Cooperation in Local Industrial Arrangements. 2004. (Congresso).
    42. IV Workshop - empresa, empresários e sociedade.Direitos do trabalho e as perspectivas de reformas trabalhistas. 2004. (Seminário).
    43. XVIII Encontro Anual da Anpocs.Promovendo a cooperação em mercados precários. 2004. (Encontro).
    44. 15º Anual Metting on Socio-Economics. Types of informal labour contracts in a medium-sized Brazilian city. 2003. (Congresso).
    45. Seminário ANPOCS/FEA - Trabalhadores e Ação Coletiva no Mundo Contemporâneo.Mudanças na Ação Coletiva e na Legislação do Trabalho: particularidades da América Latina. 2003. (Seminário).
    46. VIII Encontro Nacional de Estudos do Trabalho.Sindicatos, organizações empresariais em cadeias produtivas: o complexo coureiro calçadista. 2003. (Encontro).
    47. Worshop IPEA - Arranjos Produtivos Locais.Promoção de APLs como arternativa de Desenvolvimento Econômico. 2003. (Oficina).
    48. 14 th Annual Meeting on Socio-Economics. Informal, Illegal, Unfair: perceptions of labour markets in Brazil. 2002. (Congresso).
    49. Horizontes do Trabalho no Brasil: de onde vem e para onde deve ir o modelo brasileiro de relações de trabalho.Mercados e Normas do Trabalho: De onde vem e para onde deve ir o modelo brasileiro de relações de trabalho. 2002. (Seminário).
    50. II International Conference Cebrap ? ILAS.. Informal, Illegal, Unfair: perceptions of labour market in Brazil.. 2002. (Congresso).
    51. Seminario Internacional: Políticas para Sistemas Produtivos Locias de MPME ? Micro, Pequenas e Médias Empresas..Cooperação e conflito nas cadeias produtivas e nas relações de trabalho: análise institucional do complexo calçadista. 2002. (Seminário).
    52. XXVI Encontro Anual da ANPOCS.Emprego, desemprego e atividade: para uma sociologia das formas centrais e das transições. 2002. (Encontro).
    53. Avanços nos Estudos Brasileiros de Relações de Trabalho.Instituições e Relações de Trabalho no Brasil. 2001. (Seminário).
    54. Curso Latu-Sensu ?Economia Social e Desenvolvimento na América Latina.Palestra ?Emprego e Justiça Trabalhista?. 2001. (Outra).
    55. Seminário de Estudos sobre o Trabalho ? homenagem a Vinícius Caldeira Brandt..O trabalho como objeto das ciências sociais: balanço e desafios.. 2001. (Seminário).
    56. XXV Encontro Anual da ANPOCS.. Informal ou Ilegal? Interpretações sobre o Contrato de Trabalho Brasileiro? no Seminário Temático 12: ?Os novos espaços do mundo do trabalho: relações sociais, de trabalho e a política local no Brasil contemporâneo?. 2001. (Congresso).
    57. 12 th Annual Meeting on Socio-Economics. Labour relations in the context of commodity chains: a case study of the Brazilian footwear industry. 2000. (Congresso).
    58. IV SEMAP - Semana de Administração Pública. Palestra: Gestão da Dívida Social. 2000. (Congresso).
    59. Seminários de Pesquisa.Desenvolvimento e upgrading de cadeias produtivas e relações de trabalho: o complexo calçadista. 2000. (Seminário).
    60. XXIV Encontro Anual da ANPOCS.Desenvolvimento e upgrading de cadeias produtivas e relações de trabalho: a cadeia de calçados. 2000. (Encontro).
    61. 11th Annual Meeting on Socio-Economics. The legislative Model of Industrial Relations in Brazil. 1999. (Congresso).
    62. 11th Annual Meeting on Socio-Economics. Coordenador (chairmain) da mesa Employment and Unemployment. 1999. (Congresso).
    63. Ciclo de Debates Rumos do Movimento Sindical. Mercado e Relações de Trabalho. 1999. (Congresso).
    64. IX Congresso Brasileiro de Sociologia - A Sociologia para o Século XXI. Leis, Mercados e Relações de Trabalho no Brasil. 1999. (Congresso).
    65. Ministrar o curso: Reestruturação Produtiva e Sindicalismo.Reestruturação Produtiva e Sindicalismo. 1999. (Outra).
    66. VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho.O modelo legislado de Relações de Trabalho. 1999. (Encontro).
    67. I Encontro da Associação Brasileira de CIência Política.A Produção Legislativa na Área do Trabalho entre 1989 e 1997: Quem e o que se Legisla. 1998. (Encontro).
    68. XXII Encontro Anual da ANPOCS.A Contribuição das Abordagens Institucionais-Normativas nos Estudos do Trabalho. 1998. (Encontro).
    69. XXI International Congress of LASA. Explicações para um ciclo excepcional de greves. 1998. (Congresso).
    70. Padrões de Representação Sindical e Democracia no Brasil.Comentador do Seminário: Padrões de Representação Sindical e Democracia no Brasil: um survey entre trabalhadores apresentado por Adalberto Cardoso e Alvaro Comim. 1997. (Seminário).
    71. XXI Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia. Instituições, Mercados e Modelos de Relações de Trabalho. 1997. (Congresso).
    72. 8th International Conference on Socio-Economics. Unemployment and the Deregulation Debate: Brazil in Comparative Perspective. 1996. (Congresso).
    73. Palestra para estudantes de mestrado do Industrial Relations Department - LSE.Strikes in Latin America. 1996. (Encontro).
    74. XX Encontro Anual da ANPOCS.Desemprego e o Debate sobre Desreglamentação: o Brasil em Perspectiva Comparada. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. NORONHA, E. G.. II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política. 2011. (Congresso).. . 0.
    2. NORONHA, E. G.. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. NORONHA, E. G.; OLIVEIRA, Amâncio J. ; KOERNER, Andrei ; AZEVEDO, F. A. ; Diniz, Simone. Seminário Intermediário da ABCP: A Ciência Política e a Interdisciplinaridade. 2009. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 19:20:51