Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências Sociais (DCSo)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jorge Luiz Mattar Villela

Graduado em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa (1992), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS-/MUseu Nacional-UFRJ (2003). Pos-doutorado no Departamento de Antropologia na Universidade de Edimburg. Atualmente é professor Associado 1 da Universidade Federal de São Carlos, Pesquisador nível 2 do CNPq, co-líder do núcleo de pesquisa Hybris e coordenador do Laboratório de Estudos sobre os Agenciamentos Prisionais (LEAP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Política. Atua principalmente nos seguintes temas: política, antropologia, violência, família e teoria antropológica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8301325600502054 (22/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2005-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Rod. Washington Luis centro 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33351839 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Confiscacoes e lutas anti-consifatorias. Abordagem antropologica da nocao pratica do manejo
      Descrição: Esse projeto visa criar implicações entre a descrição analítica de diversas modalidades de manejo e a tendência do capitalismo final em transformar toda a matéria e toda forma de vida em energia comercializável, às expensas da própria vida no planeta, sobretudo de nossa própria espécie. Assim, tendo como ponto de aplicação inicial a caatinga do sertão de Pernambuco, essa pesquisa encara o manejo como uma das formas ecológicas de rejeição a esse modelo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jorge Luiz Mattar Villela - Coordenador.
      Membro: Jorge Luiz Mattar Villela.
    2. 2015-2019. As Implicacoes Reciprocas dos Vivos nas Vidas dos Mortos e dos Mortos nas Vidas do Vivos. Politica, familia e memoria no Sertao de Pernambuco
      Descrição: Este projeto é o prolongamento dos dois anteriores apresentados ao CNPq.#10;As leituras e as publicações resultantes do projeto imediatamente anterior, agora#10;encerrado, sobre Patronagem e Clientelismo, e as consequentes críticas às#10;limitações analíticas desta expressão conceitual, os problemas levantados desde os#10;inícios de minha pesquisa de campo no sertão de Pernambuco concernentes à#10;família, à violência e à memória, a relevância da ancestralidade na formação de#10;quadros políticos, enfim, conduziram minha atenção para um problema até agora#10;negligenciado tanto por meu próprio trabalho quanto nas escassas etnografias#10;existentes acerca da região: as relações entre vivos e mortos. Este projeto propõe a#10;investigação e a descrição da eficácia política dos mortos sob quatro posições#10;diferentes: a de ancestrais; a de vítimas do esquema de vinganças familiares; a de#10;almas à procura dos vivos; a de parentes próximos mortos bruscamente. Minha#10;hipótese geral é a de que cada uma dessas condições libera certos efeitos políticos,#10;históricos e mnemônicos nos vivos, assim como os obriga a certas condutas#10;existenciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jorge Luiz Mattar Villela - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jorge Luiz Mattar Villela.
    3. 2013-Atual. Antropologia da Politica e da Democracia. Esforco Comparativo
      Descrição: Este projeto visa ampliar o alcance do projeto de bolsa PQ precedente e do#10;projeto de Jovem Pesquisador financiado pela FAPESP entre os anos de 2007 e#10;2011. São quatro as suas justificativas essenciais: 1. A pesquisa a ser realizada que#10;se liga a uma proposta comparativa entre diversos lugares do mundo no que toca#10;aos estudos antropológicos da democracia ou antropologia da política; 2. Ela se#10;ancora inicialmente no período de pós-doutorado, também financiado pela FAPESP#10;(julho de 2012 a Marco de 2013) no Departamento de Antropologia da Universidade#10;de Edimburgo; 3. A proposta de integrar nas discussões de um centro internacional#10;importante na produção da antropologia política o material e a análise da#10;antropologia brasileira sobre política e democracia; 4. O estabelecimento de uma#10;rede de pesquisa acerca do Nordeste Brasileiro (sobretudo o Sertão e o Agreste de#10;Pernambuco) mesorregiões pouco estudadas pela antropologia brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jorge Luiz Mattar Villela - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jorge Luiz Mattar Villela.
    4. 2013-Atual. Efeitos de Estado em Ambientes Prisionais
      Descrição: Esta pesquisa tem como tema as relações que se dão entre o “Estado” e os “presos”, assim como no interior de cada um estes conjuntos, em meio a projetos de ressocialização em curso no complexo prisional de Guarulhos (São Paulo). Este complexo é composto por dois Centros de Detenção Provisória (CDP 1 e 2), pelas penitenciárias Desembargador Adriano Marrey (P-1) e José Parada Neto (P-2), e pelo anexo (à P-2) de regime semi-aberto. A partir de trabalho de campo junto a presos, agentes penitenciários, diretores de seções, diretores de unidades, técnicos administrativos e – não menos importante – documentos que transitam pelas unidades prisionais, nosso objetivo é descrever as incitações e variações que tencionam o movimento pendular entre os esforços políticos postos em exercício para adequar a realidade prisional à Lei de Execução Penal e aqueles que procuram “ajustar” as leis e as operações mais rotineiras às exigências assumidas pela segurança pública. Com essa pesquisa, pretendemos trazer à tona relações que são eclipsadas nas abordagens que evidenciam os aspectos macro-estruturais (política, economia, cultura) que estão na base da tendência global do crescimento do encarceramento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jorge Luiz Mattar Villela - Coordenador / Biondi, Karina - Integrante / Adalton Marques - Integrante / Vanessa Ogino - Integrante / Guilherme Boldrin - Integrante / Rafael Leonardo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Jorge Luiz Mattar Villela.
    5. 2013-Atual. Acoes ressocializadoras nas prisoes de Guarulhos: Um estudo sobre relacoes entre gestao penitenciaria e pessoas em privacao de liberdade
      Descrição: Descrição: Esta pesquisa tem como tema as relações que se dão entre o quot;Estadoquot; e os quot;presosquot;, assim como no interior de cada um destes conjuntos, em meio a projetos de ressocialização em curso no complexo prisional de Guarulhos (São Paulo). Este complexo é composto por dois Centros de Detenção Provisória (CDP 1 e 2), pelas penitenciárias Desembargador Adriano Marrey (P-2) e José Parada Neto (P-1), e pelo anexo (à P-1) de regime semi-aberto. A partir de trabalho de campo junto a presos, agentes penitenciários, diretores de seções, diretores de unidades, técnicos administrativos e - não menos importante - documentos que transitam pelas unidades prisionais, nosso objetivo é descrever as incitações e variações que tencionam o movimento pendular entre os esforços políticos postos em exercício para adequar a realidade prisional à Lei de Execução Penal e aqueles que procuram quot;ajustarquot; as leis e as operações mais rotineiras às exigências assumidas pela segurança pública. Com essa pesquisa, pretendemos trazer à tona relações que são eclipsadas nas abordagens que evidenciam os aspectos macro-estruturais (política, economia, cultura) que estão na base da tendência global do crescimento do encarceramento.#10;#10;Início: jan/2013#10;Término: dez/2015. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jorge Luiz Mattar Villela - Coordenador / Karina Biondi - Integrante / Adalton Marques - Integrante / Guilherme Boldrin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Jorge Luiz Mattar Villela.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. III Memory Studies Association Conference. Memória y Thanasimologia Politica en el Sertão de Pernambuco, Brasil. 2019. (Congresso).
      2. V Encontro Nacional de Antropologia da Política.Dar a nós uma constituição política que nos convenha Confiscações, lutas Anti-confiscatórias e insurgências. 2019. (Encontro).
      3. 114o. Congresso da American Association of Anthropology. Illusions and Disillusons of Politics. 2016. (Congresso).
      4. Conversas com Antonio Negri.A Multidão e as lutas contemporâneas. 2016. (Seminário).
      5. Sexta do Mês.Os Vivos, os mortos e a política no Sertão de Pernambuco. 2014. (Outra).
      6. Department Seminars.Justice, Morality and Politics in Electoral in Northeast Brazil. 2013. (Seminário).
      7. Transoceanik.Quatre Rapports entre les Vivants et les Mort au Sertão de Pernambuco. 2013. (Simpósio).
      8. III Seminario Internacional Violências e Conflitos Sociais: ilegalismos e lugares morais.Entre o Legal e o Ilegal: agências e redes. 2011. (Seminário).
      9. Reunião Hybris: relações de poder, socialidadese conflitos.Lutas Desiguais, pesquisas negligenciadas. 2010. (Seminário).
      10. Mediación de Venganzas de Sangre en el Sertão de Pernambuco. IV Jornadas de Investigatión Cientifica en Antropología Social. 2006. (Congresso).
      11. Memória: Política, Família e Violência no Sertão de Pernambuco. Reunião Anual da Anpocs. 2005. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. VILLELA, J. L. M.; Vieira, Suzane. Insurgências: práticas políticas e lutas emancipatórias. 2018. Outro
      2. VILLELA, J. L. M.; Carrasco, Alexandre. Seminário de Filosofia e Antropologia da UNIFESP. 2018. Outro
      3. VILLELA, J. L. M.. Eventos Hybris. 2013. (Outro).. . 0.
      4. MARQUES, A. C. D. R. ; MAYBLIN, M. ; VILLELA, J. L. M.. Refletions on Assymetry. 2012. Congresso
      5. VILLELA, J. L. M.. Eventos Hybris. 2012. (Outro).. . 0.
      6. Diógenes, Jânia ; VILLELA, J. L. M.. Grupo de Trabalho. 2011. Congresso
      7. Diógenes, Jânia ; VILLELA, J. L. M.. Redes Criminais, Dispositivos de Classificação e Punição. 2011. Congresso
      8. VILLELA, J. L. M.; MARQUES, A. C. D. R.. Reunião Hybris: relações de poder, socialidades e conflitos. 2010. Outro
      9. VILLELA, J. L. M.. Simpósio de Antropologia quot;Entre o Legal e o Ilegalquot;. 2008. (Outro).. . 0.
      10. VILLELA, J. L. M.. Quartas Indomáveis - Encontros de Antropologia Social. 2008. (Outro).. . 0.
      11. LEINER, P. ; VILLELA, J. L. M.. Antropologia e Fiolosofia: homenagem a Bento Prado, Jr. 2007. Outro
      12. VILLELA, J. L. M.. Quartas Indomáveis. 2006. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Jorge Luiz Mattar Villela ⇔ Geraldo Luciano Andrello (1.0)
        1. ANDRELLO, GERALDO; LOLLI, P.. Nominações: pessoas, objetos, hierarquia e parentesco no Alto Rio Negro (AM) - 1o. Relatório de Pesquisa. 2017. Relatório de pesquisa
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 12/10/2020 19:20:52