Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia Civil (DECiv)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ana Cristina de Almeida Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Geografia pela University of Sussex, Inglaterra (1996). Atualmente é professora titular e pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT). Atuou como Diretora de Inovação da Universidade Federal de Pernambuco e Diretora de Política, Articulação e Coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Pernambuco. Foi editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, editora associada da Revista Brasileira de Inovação, membro do Conselho Editorial do Journal of Area and Development Policy, bolsista do CNPq, e orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UFPE, do qual foi coordenadora de 2011 a 2013. Seu interesse de pesquisa se concentra em Geografia Econômica, principalmente nos seguintes temas: geografia política da inovação, dimensão espacial do progresso técnico, formação territorial da ciência e tecnologia, sistema regional de inovação e política científica e tecnológica, desenvolvimento e política urbana e regional, desigualdades e polarização espacial. Dirige atualmente a Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas da UFPE. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3262670232283121 (10/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise: 1996-2003
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas. Av. Acad. Hélio Ramos s/n Cidade Universitária 50740-530 - Recife, PE - Brasil - Caixa-postal: 7803 Telefone: (81) 21268275 URL da Homepage: http://www.id.ufpe.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 1999-2001. POTENCIALIDADES E LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLOGICA NO BRASIL: CONTRIBUICOES PARA UMA POLITICA INDUSTRIAL
      Descrição: Nos mais diversos países, incluindo os desenvolvidos, existem programas específicos de fomento às pequenas e médias empresas (PMEs), em geral, e às empresas de base tecnológica (EBT), em particular. Tais políticas são justificadas pela importante contribuição destas empresas para criação de empregos ? especialmente de maior qualificação ? inovação e difusão de novas tecnologias, introdução de novos métodos organizacionais e, freqüentemente, dinamização econômica de determinadas regiões. Há, porém, crescente preocupação com o futuro das PMEs, em função das tendências de globalização dos mercados, concentração das atividades de desenvolvimento tecnológico e intensificação da concorrência entre as empresas. Neste contexto, amplia-se o interesse dos governos em promover e estimular a competitividade de suas PMEs, intensificando seus vínculos produtivos e organizacionais com as grandes empresas e constituindo bases nacionais sistêmicas competitivas. Contudo, estas empresas continuam a enfrentar sérias limitações e obstáculos ao seu desenvolvimento e, por conseguinte, à realização de seu potencial de geração de emprego e dinamização econômica. Apesar da dificuldade da conceituação de uma tal categoria de empresas, uma diversidade de pesquisas tem sido desenvolvida por pesquisadores brasileiros sobre a temática (Cassiolato, 1984, Dagnino, 1989, Gomes, 1995, Medeiros, 1991, Quandt, 1993, IPT, 1998, Jóia, 1992, Torkomian, 1992, entre outros), embora concentradas na política científica e tecnológica e no arranjo institucional mais (os chamados pólos tecnológicos), que nas características, limites, obstáculos, eficácia dos instrumentos de fomento, enfim, nas condições a que estão submetidas as EBTs brasileiras. A empresa de base tecnológica teria, enfim, uma função estratégica na sociedade contemporânea submetida a grandes transformações com a mundialização da economia e com a difusão de padrões flexíveis de produção, sendo objeto de grande interesse entre formuladores de p. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ana Cristina de Almeida Fernandes - Coordenador / Marcelo Silva Pinho - Integrante / Mauro Rocha Côrtes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Ana Cristina de Almeida Fernandes.
    2. 1997-1999. Caracterizacao da base industrial do municipio de Sao Carlos
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi concebido no âmbito de atividades de pesquisa, ensino e extensão dos Departamentos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção da UFSCar. Trata-se de um levantamento da base industrial do município de São Carlos, que compreenderá uma pesquisa direta de todos os seus estabelecimentos industriais, no que diz respeito a cinco grupos de informações: i) dados gerais (nome, endereço, principais produtos, produção e emprego); ii) articulação intersetorial com base industrial local e não-local; iii) fatores locacionais; iv) relação entre globalização e Mercosul com investimentos previstos; e v) política de ciência e tecnologia. Entende-se esta pesquisa como um primeiro esforço no sentido de se investigar as tendências de adaptação da indústria de São Carlos ao ajuste estrutural por que passa a economia brasileira, que começa com a abertura comercial e a conseqüente redução das tarifas sobre equipamentos e insumos importados, mas envolve medidas de natureza fiscal, monetária, flexibilização de mercados, etc. Num primeiro momento, a pesquisa proporcionará a constituição de uma base de dados sobre a indústria local, o que atualmente além de inexistente é impeditivo para o desenvolvimento de análises sobre os efeitos da integração sobre a economia local e do interior do estado de São Paulo. A partir desta base de dados, a pesquisa permitirá, portanto, num segundo momento, a verificação de fenômenos objeto de estudo dos dois núcleos da UFSCar, quais sejam: i) a adaptação da indústria local ao ajuste estrutural da economia brasileira, o que compreende a mensuração de seus níveis de produtividade, terceirização, importação de insumos e equipamentos, geração de emprego, e integração regional (Mercosul) e global; ii) a montagem da cadeia industrial do município de São Carlos; e iii) análises e recomendações para uma política industrial ao nível municipal e estadual. Vale salientar que a presente pesquisa é parte do projeto Alfa "União Europé. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Cristina de Almeida Fernandes - Coordenador / Mauro Rocha Côrtes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Ana Cristina de Almeida Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (27)
      1. VIII SIMPURB (Simpósio Nacional de Geografia Urbana)..A economia política do global-localismo. 2003. (Simpósio).
      2. X Encontro Nacional da Anpur. coordenadora da Sessão Temática 2 - Re-configurações territoriais: re-estruturações econômicas e sócio-espaciais. 2003. (Congresso).
      3. IV Coloquio sobre Transformaciones Territoriales "Sociedad, Territorio y Sustentabilidad: perspectivas desde el Desarrollo Regional y Local. 2002. (Congresso).
      4. Workshop de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais.Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais. 2002. (Oficina).
      5. Workshop Território em competição: processos estruturantes, práticas e alternativas. ETTERN/IPPUR.Da reestruturação corporativa à competição entre cidades: lições urbanas sobre os ajustes de interesses globais e locais no capitalismo contemporâneo. 2002. (Outra).
      6. 5TH Annual EUNIP Conference WIFO. The Fragility of Technology-Based Firms in Peripheral Economies: an Interpretation Based on the Brazilian Experience. 2001. (Congresso).
      7. International Seminar on Economy and Space.O movimento do pêndulo: as escalas espaciais dos interesses hegemônicos no capitalismo contemporâneo. 2001. (Seminário).
      8. IV Seminario da Red de Investigadores en Globalización y Territorio.Reestruturação industrial, mudança na demanda por serviços e rebatimento na oferta: um estudo de caso. 2001. (Seminário).
      9. I Workshop de Economia da FEA/USP-RP. 2001. (Oficina).
      10. IX Encontro Nacional da ANPUR. Limites e possibilidades do urbano moderno não-metropolitano de São Carlos: uma análise das relações entre reestruturação industrial, oferta e demanda por serviços qualificados. 2001. (Congresso).
      11. 1o. Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Desvios, infrações, desregulação: o zoneamento da legislação urbana de São José do Rio Preto em tempos de globalização. 2000. (Congresso).
      12. 4th International Conference on Technology Policy and Innovation. Innovation characteristics of small and medium sized technology-based firms in São Paulo, Brazil: a preliminary analysis. 2000. (Congresso).
      13. ACSP 2000 Preliminary Conference Program: ?Economic Crisis and Adjustment: from Global to Local Effects in 1990?s Brazil?.. 2000. (Encontro).
      14. Seminário Globalização e Desiguadade.Pobreza na Globalização. 2000. (Seminário).
      15. VI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Os instrumentos reguladores do espaço urbano: Evidências do processo de fragmentação do tecido urbano da cidade de Ribeirão Preto (1856-1924). 2000. (Seminário).
      16. Symposium São Paulo Global City in the Periphery .São Paulo s integration in the global economy: facts and fictions. 1999. (Simpósio).
      17. VIII Encontro Nacional da ANPUR. Caracterização da base industrial de São Carlos - da capacidade de ajuste local à reestruturação da economia brasileira. 1999. (Congresso).
      18. 38th Congress of the European Regional Science Association. Integration once again: The Brazilian Northeast in the context of EU-Mercosul trade relations. 1998. (Congresso).
      19. 8th International Planning History Conference. A participatory planning experience in a liberal local government in Brazil. 1998. (Congresso).
      20. I Encontro de Extensão da UFSCar.O Papel e a Atuação da UFSCar na Sociedade. 1997. (Encontro).
      21. Seminário Municipal: Plano Diretor, Instrumentos de Planejamento, Gestão e Qualidade Ambiental.Desenvolvimento Urbano e Regional, Estrutura Urbana e novas relações espaciais. 1997. (Seminário).
      22. VII Encontro Nacional da ANPUR. Substituição de importações, promoção de exportações e disparidades regionais no Brasil recente: lições para os anos noventa. 1997. (Congresso).
      23. Encontro Internacional ?O mundo do cidadão - um cidadão do mundo.Experiências da substituição de importações servindo de lição para os anos noventa?. 1996. (Encontro).
      24. II Reunion del Comite Academico de desarrollo regional - asociacion de universidades del grupo de Montevideo. 1996. (Outra).
      25. Lateinamerika der Regionen.Peripheral regions in the Latin American integration process: the case of the Brazilian Northeast. 1996. (Seminário).
      26. Lateinamerika der Regionen.Conflicts in regional and export policies. 1996. (Seminário).
      27. Seminário ?Acumulação, produção do espaço urbano, e o espaço público - uma comparação intercultural entre Viena e Ribeirão Preto?.sem título. 1996. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. Fernandes, A C. I Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação - I SIGCI. 2011. (Congresso).. . 0.
      2. FERNANDES, A. C. A.. ISA - RC21 Sao Paulo Conference Inequality, Inclusion and the Sense of Belonging. 2009. (Outro).. . 0.
      3. FERNANDES, A. C. A.. 1º Encontro Brasileiro de Inovação Terapêutica. 2009. (Congresso).. . 0.
      4. FERNANDES, A. C. A.. Seminário INPI de Propriedade Intelectual. 2006. (Outro).. . 0.
      5. FERNANDES, A. C. A.. Curso Básico de Capacitação em Propriedade Intelectual. 2006. (Outro).. . 0.
      6. FERNANDES, A. C. A.. Seminário de Propriedade Intelectual da UFPE. 2005. (Outro).. . 0.
      7. FERNANDES, A. C. A.. Missão da UFPE à Brasiltec 2005 4º. Salão Internacional de Inovação Tecnológica. 2005. (Outro).. . 0.
      8. FERNANDES, A. C. A.. Missão da UFPE à Nanotec Expo 2005 - Exposição Internacional de Projetos, Produtos e Materiais Nanotecnológicos. 2005. (Outro).. . 0.
      9. FERNANDES, A. C. A.. I Jornada de Engenharia Civil - Engenharia Urbana. 1996. (Outro).. . 0.
      10. Novy, A ; FERNANDES, A. C. A.. Acumulação, produção do espaço urbano, e o espaço público: uma comparação intercultural entre Viena e Ribeirão Preto. 1996. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 22:41:33