Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia Civil (DECiv)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Mauricio Roriz

possui graduação em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (1973), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desempenho Térmico de Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura bioclimática, eficiência energética de edificações, desempenho térmico de edificações, conforto ambiental e conforto térmico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6355579765506588 (21/12/2011)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1982-2014
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil. Via Washington Luís, Km 235 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 67 Telefone: (16) 33518262 Fax: (16) 33518259 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Arquitetura e Urbanismo
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2008-2010. Desempenho de Chamines Solares para Inducao da Ventilacao Natural em Edificacoes Submetidas a Climas Tipicos do Brasil
      Descrição: Os efeitos conjugados entre a absorção de radiação solar e a produção interna de calor (pessoas, lâmpadas, equipamentos) tendem a manter as temperaturas internas das edificações mais altas que as do ar exterior. Sob tais condições, a ventilação natural é uma das principais estratégias passivas de condicionamento térmico de ambientes, pois substitui o ar interno pelo ar mais fresco do exterior. Uma edificação pode ser ventilada pela ação direta dos ventos ou pelo chamado efeito chaminé , provocado por diferenças de temperaturas e de pressão entre aberturas de entrada e de saída do ar. A ação direta dos ventos é geralmente mais efetiva que a segunda estratégia, mas no interior da malha urbana há inúmeros obstáculos que bloqueiam os ventos, restando apenas o efeito chaminé como recurso para promover a ventilação natural dos ambientes. A pesquisa tem o objetivo principal de avaliar o potencial de aplicação de chaminés solares para indução da ventilação natural em edificações submetidas a climas típicos do Brasil. Foram construídas e estão sendo monitoradas duas células de teste, uma dispondo de chaminé convencional e outra de chaminé solar. Os dados obtidos no monitoramento de ambas, estão sendo comparados a valores calculados por meio de diferentes modelos matemáticos. O modelo que apresentar melhores resultados será aplicado no desenvolvimento de um programa computacional que, em conjunto com base de dados climáticos do Brasil, permitirá estimar os efeitos dessa estratégia em diferentes localidades do território nacional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maurício Roriz - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Mauricio Roriz.
    2. 2004-Atual. Impactos da Adequacao Climatica sobre a Eficiencia Energetica e o Conforto Termico de Edificios de Escritorio no Brasil
      Descrição: O projeto de edificações energeticamente eficientes deveria ser adequado ao clima onde estas serão construídas. A adoção de soluções idênticas ou muito semelhantes para todo o país provoca consumo desnecessário de energia para garantir condições internas adequadas para ocupação. O objetivo principal desta pesquisa é estabelecer parâmetros de projeto para edifícios de escritório em cada uma das oito zonas bioclimáticas do Brasil, como forma de racionalizar o consumo de energia e de incrementar a eficiência energética desse tipo de edificação. O trabalho será desenvolvido através da participação de pesquisadores de oito instituições de ensino superior, respectivamente localizadas em cada uma das zonas bioclimáticas. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maurício Roriz - Integrante / Roberto Lamberts - Coordenador / Enedir Ghisi - Integrante / Joaquim Pizzutti dos Santos - Integrante / Nathan Mendes - Integrante / Ricardo Cabus - Integrante / Louise Lomardo - Integrante / Wagner Andreasi - Integrante / Aldomar Pedrini - Integrante / Leonardo Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauricio Roriz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor Software Tecnológico - Concurso Nacional de Softwares, Ministério da Educação (Apoios: IBM, FENASOFT).. 1994.
      Membro: Maurício Roriz.
    2. 2o lugar no Prêmio Nacional Pirelli de Conservação de Energia Elétrica, PROCEL - ELETROBRÁS.. 1989.
      Membro: Maurício Roriz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. 4o Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social. Desempenho Térmico e Eficiência Energética de Edificações . 2011. (Seminário).
    2. Encontro Nacional e VII Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. Temas Prioritários para Pesquisa em Conforto e Desempenho Térmico de Edificações. 2011. (Congresso).
    3. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SEBRAE e PROCEL.Arquitetura Bioclimática: Conforto Ambiental e Eficiência Energética de Edificações. 2011. (Seminário).
    4. Seminário SECOVI-SP sobre Desempenho de Habitações Populares.A NBR 15575 e o Desempenho Térmico de Habitações do Segmento Econômico. 2011. (Seminário).
    5. 1o Seminário de Qualidade em Edificações.Desempenho térmico e eficiência energética de edificações, conforme as normas técnicas brasileiras NBR-15220 e NBR-15575. 2010. (Seminário).
    6. Treinamento de engenheiros e arquitetos da empresa Weber-Quartzolit.Desempenho térmico e eficiência energética de edificações, conforme as normas técnicas brasileiras NBR-15220 e NBR-15575. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 22:41:33