Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernando Donizete Alves

Professor Associado II do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Educação Física. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de São Carlos, atuando na linha de 'Educação Escolar: teorias e práticas' (orientando mestrado e doutorado) com ênfase na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Doutor em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). É Coordenador do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei - Diretório de Grupos CNPq. Possui convênio de Cooperação Internacional estabelecido com: Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia (UniMore - Modena e Reggio Emilia - Itália); Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Roma - Itália); Universidade de Lisboa (ULisboa). Membro do Comitato Scientifico Collana Editoriale. "Laboratorio di Metodologie Qualitative nella Formzione degli Adulti" -(Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3812723309905378 (27/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235 Jockey Club 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518294 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. La Didattica a Distanza del Nido e della Scuola dell?Infanzia: Indagine esplorativa
      Descrição: Neste momento de emergência mundial, considerando o cenário de pandemia pelo Coronavírus COVID -19 (SARS ? CoV ? 2 ) e a consequente suspensão das atividades escolares presenciais na Itália (Dpcn 25/02/2020) e no Brasil (Medida provisória 934 de 01/04/2020, Parecer CNE/CP n.05 de 2020, Decreto 64.864, de 16-03-2020 e a Resolução Seduc ? 47, de 29-4-2020 ) e assim, do atendimento educacional (presencial) nas instituições de educação infantil (nido/creches e scuola dell?Infanzia/ pré-escolas, essa pesquisa científica educacional e transnacional (Brasil e Itália) ? Pesquisa de Opinião Pública é coordenada por pesquisadoras/res da área da Educação, da Università degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre) - Roma/Itália e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP - por meio do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância ? Cfei como ação científica de acordo de cooperação internacional entre as duas Universidades. A equipe da pesquisa é: Profa. Dra. Aline Sommerhalder (coordenadora no Brasil),Prof. Dr. Fernando Donizete Alves , Profa. Natália da Silva de Oliveira (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Profa. Ms. Julia Ines Pinheiro Bolota Pimenta (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Prof. Ms. Anderson Bençal Indalécio (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Profa. Dra. Concetta La Rocca (UniRoma Tre ? Dipartimento di Scienze della Formazione - Itália - coord.Itália); Prof. Dr. Massimo Margottini (UniRoma Tre - Dipartimento di Scienze della Formazione - Itália), Profa. Dra. Rosa Capobianco (UniRoma Tre - Dipartimento di Scienze della Formazione - Roma/Itália), Dra. Gabriella Tassone (UniRoma Tre - Funzionario Educativo Comune di Roma - Roma/Itália) e Dr. Edoardo Casale (UniRoma Tre - Roma/Itália). Essa Pesquisa de Opinião Pública tem por objetivo discutir e compreender práticas que estão sendo realizadas na forma de ?didática a distância? ou atividades não presenciais na Educação Infantil, com uso de tecnologias digitais e de comunicação e/ou diversas mídias, na forma online ou trabalho remoto, com uso de TV ou rádio, etc. no cenário da pandemia, pelo Coronavírus (COVID-19). Objetiva ainda conhecer, mapear e entender os motivos que o/a levaram a se envolver nessas práticas ou experiências desenvolvidas e sobre a organização e planejamento das mesmas (intencionalidades educativas, seleção das propostas/atividades ou experiências e seus processos de avaliação, escolha de materiais e de recursos, escolha de tecnologias, de meios e de métodos de comunicação e de interação). Como caminho metodológico, faz uso do método survey, por meio de questionário online aberto e fechado, contendo 43 questões . O questionário é anônimo e a compilação é voluntária . A pesquisa apresenta baixo risco, como possibilidade de constrangimento, timidez ou sensação de ansiedade pelo tempo dedicado às respostas. Como sujeitos da pesquisa tem-se no Brasil e na Itália: diretores/as de escolas de educação infantil, coordenadores/as pedagógicos, professores de creches e de pré-escolas, educadores/as de creche e outros profissionais da educação infantil (que atuam diretamente com a criança de 0 a 3 anos, como berçaristas e agentes de desenvolvimento infantil). Os dados coletados serão processados de forma agregada para fins estatísticos e em perspectiva qualitativa, com publicação de dados científicos por diferentes meios (em diversos idiomas e países), em conformidade com a legislação estabelecida pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia - UE (GDPR) n. 679/2016, ao Decreto Legislativo n. 196/2003 "Código de proteção de dados pessoais" (modificado pelo Decreto Legislativo nº 101 de 10.08.2018) e pela Resolução brasileira nº 510, de 07 de Abril de 2016, em seu artigo 1o - Parágrafo único: Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: I ? pesquisa de opinião pública com participantes não identificados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Coordenador / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Natália da Silva de Oliveira - Integrante / Massimo Margottini - Integrante / Concetta La Rocca - Integrante / Júlia Pimenta - Integrante / Anderson Bençal Indalécio - Integrante / Rosa Capobianco - Integrante / Gabriella Tassone - Integrante / Edoardo Casale - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    2. 2020-Atual. Criancas de 01 a 10 anos no contexto do SARS - CoV - 2 (COVID-19): investigacao sobre o espaco de brincadeiras em familias brasileiras
      Descrição: Considerando o cenário mundial de pandemia pelo Coronavírus COVID -19 (SARS ? CoV ? 2 ) e o possível impacto gerado no cotidiano das crianças, o estudo em método survey com parceria da Universidade Federal de São Carlos e originado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp tem como foco o brincar das crianças nesse período de quarentena no Brasil. A pesquisa tem como objetivo compreender como está sendo a rotina de brincadeiras de crianças de 1 a 10 anos, no contexto de quarentena (isolamento ou restrição social), ou ausência de frequência em instituições de educação escolares (educação infantil e ensino fundamental) por motivo da pandemia do coronavírus. Trata-se de um instrumento de campo - questionário aberto e fechado, com análise qualitativa e quantitativa tendo como sujeitos do estudo adultos (pais ou mães) com crianças na idade de 1 a 10 anos que não estão frequentando a escola, em detrimento da suspensão de aulas pela pandemia de coronavírus. O questionário é online, composto por 23 questões com anonimato e sigilo ético. O Cfei - Centro dePesquisa daCriança e de Fomação dos educadores da infância - Cfei é o laboratório da UFSCar envolvido na parceria interinstitucional. Na UFSCar, os docentes Dra. Aline Sommerhalder e Dr. Fernando Donizete Alves e a mestranda do PPGE (pedagoga) Letícia Joia de Nois atuam na pesquisa. Na Unesp,a docente Profa. Dra. Tatiana Noronha de Souza é a responsável e mentora do estudo científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Integrante / Tatiana Noronha de Souza - Coordenador / Leticia Joia de Nois - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    3. 2019-Atual. Saberes, Conhecimentos e Competencias para a docencia na educacao da infancia e na educacao de adultos: contribuicoes para a formacao de educadores no Brasil e na Italia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Coordenador / Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Paolo Di Rienzo - Integrante / Massimo Margottini - Integrante / Concetta La Rocca - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    4. 2015-Atual. Memorias de Educadoras/es Brincantes: historias e narrativas de infancias em praticas de formacao
      Descrição: A pesquisa investiga experiências brincantes (brincadeiras e jogos, tempo e espaços para brincar) na trajetória de vida (período da infância) de professoras/es e futuros/as professores/as no contexto de um curso de extensão universitária de Formação Lúdica. Parte-se da consideração que essa trajetória lúdica alimenta os modos de pensar e de fazer pedagógico na relação com as crianças em contextos educativos. Nesse sentido, a escrita de docentes e futuros/as professores/as sobre suas experiências lúdicas se constitui em uma ferramenta para melhor conhecimento de si, de reflexão realizada sobre essas experiências e de ressignificação das mesmas. Analisa-se o percurso brincante vivido por esses/as educadores/as utilizando-se da documentação narrativa como caminho metodológico para recolha dos dados, em uma abordagem qualitativa de pesquisa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Coordenador / Gabriela Dias Sartori - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    5. 2014-2016. Jogos e brincadeiras no cotidiano da Escola de Ensino Fundamental: o que revelam as criancas dos anos iniciais
      Descrição: Partimos do princípio de que na prática social de brincar as crianças ensinam e aprendem um conjunto de saberes e conhecimentos sobre os mais diversos campos de experiência humana. Saberes e conhecimentos que são compartilhados com seus parceiros de jogos e brincadeiras. Nessa troca, novos sabres e conhecimentos são construídos sobre si próprias, sobre a coletividade, sobre a realidade em que vivem. De todo modo, ainda há certo distanciamento entre aquilo que as crianças ensinam e aprendem jogando\brincado e os conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos como questões de pesquisa: Que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, nos momentos de recreio em uma escola pública? Que processos educativos decorrem desses momentos de brincar/jogar? Consequentemente, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar e compreender a cultura lúdica vivenciadas por crianças no espaço escolar, mais propriamente nos anos iniciais do ensino fundamental em momentos extra sala. Serão participantes da pesquisa crianças entre 6 e 10 anos matriculados e freqüentes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Carlos, SP. Os dados serão coletados por meio da observação participante com registro em diários de campo durante o período do recreio escolar. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir dos fundamentos da Análise de Conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Camila Tanure Duarte - Integrante / Gabriela Dias Sartori - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    6. 2013-2015. Educacao Fisica Infantil: desafios da pratica pedagogica frente as especificidades da educacao infantil
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como professores de educação física que atuam em instituições de educação infantil organizam sua prática pedagógica frente as especificidades do trabalho com a primeira infância. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de organização do trabalho pedagógico da Educação Física na educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Yara Aparecida Couto - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante / Luana Zanotto - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    7. 2011-2017. Formacao de professores de educacao fisica: experiencias do Pibid-UFSCar
      Descrição: Compreender os processos educativos decorrentes das experiência vivenciadas no sub-projeto PIBID-Educação Física, vinculado ao Projeto PIBID UFSCar, em escolas públicas da cidade de São Carlos, cujo eixo central é a docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Glauco Nunes Souto Ramos - Integrante / Osmar de Souza Junior - Integrante / Dijnane Vedovatto Iza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 14
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    8. 2011-2015. Jogos da Infancia: cultura ludica contemporanea
      Descrição: Partindo do princípio de que a infância é uma construção social e, portanto, reflete o espaço e tempo sócio-cultural na qual está inserida, o projeto questiona como se configura a cultura lúdica infantil nesse inicio de século XXI e suas implicações para o trabalho pedagógico na educação física infantil (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante / Luana Zanotto - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    9. 2011-2013. Formacao de professores/as de educacao basica da rede municipal de ensino de Descalvado/SP: experiencias construidas nos processos de reflexao sobre a docencia e as praticas profissionais
      Descrição: Tem por objetivo central desenvolver ações formativas que tenham como eixo a reflexão sobre os contextos de trabalho e as práticas pedagógicas destes profissionais, buscando a melhoria de qualidade do processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental e do atendimento à criança na educação infantil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Coordenador.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    10. 2010-2012. O Ensino da Educacao Fisica nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos): desafios da pratica pedagogica frente ao ensino fundamental de nove anos
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como professores de educação física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) organizam sua prática pedagógica a partir do ingresso da criança aos seis anos no 1º ano. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de organização das aulas de Educação Física na escola, em particular do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Flávio Lara da Silveira Zaghi - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    11. 2009-2011. O Ensino da Educacao Fisica na Escola: re-significando a pratica do planejamento
      Descrição: É cada vez mais frequente professores de Educação Física que atuam na escola expressarem suas dificuldades em relação a sua prática pedagógica: o que ensinar aos alunos, como ensinar, por que ensinar. Associa-se a este quadro a falta de apoio e estrutura da escola, a desmotivação dos professores pelo trabalho docente e a descrença na prática do planejamento. Isto acarreta uma prática pedagógica restrita e, consequentemente, uma formação empobrecida. Assim sendo, esta pesquisa propõe investigar da prática do planejamento (princípios teóricos e práticos que a sustentam) de professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de São Carlos, Estado de São Paulo. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de sistematização e organização dos conteúdos das aulas de Educação Física na escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    12. 2008-2010. Sentido/Significado do Esporte Escolar
      Descrição: O esporte moderno é um dos maiores fenômenos do século XX e desse inicio de século XXI, arrebanhando multidões em todo o mundo. A paixão do homem pelo esporte faz com que esse tome considerável parte dos seus fazeres cotidianos. Estádios de futebol, clubes, praças públicas, praias e a escola sempre cheios de pessoas vivendo o esporte seja passiva seja ativamente são alguns exemplos dessa paixão, sem contar o espaço dedicado ao esporte pela mídia (principalmente a televisão). Nesse cenário, a escola e, mais propriamente a educação física, tem papel fundamental uma vez que se configura como espaço de aprendizagem do esporte. Portanto, compreender o sentido/significado assumido pelo esporte tanto para o professor de educação física quanto para o aluno possibilita um desenrolar do processo de ensino e de aprendizagem mais rico porque mais significativo. Assim sendo, se torna possível e mais viável pensar uma educação/formação para e pelo esporte mais consistente e articulado com os interesses e necessidades de alunos e professores ante o cenário sócio-cultural em que estão inseridos. Apoiado na Psicanálise como referencial teórico, busca-se investigar o sentido/significado do esporte moderno para os professores e para os alunos escolares do Ensino Fundamental público. Busca-se conhecer como o esporte é acolhido na prática pedagógica do professor de educação física escolar e, como é acolhido e/ou incorporado no cotidiano dos alunos. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Flávio Lara da Silveira Zaghi - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Fernando Donizete Alves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (27)
      1. III Jornada de Estudos da Criança.Educação física infantil: o olhar do professor para a criança como interlocutora da prática pedagógica. 2018. (Encontro).
      2. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação em contexto de trabalho na Educação física infantil: a análise das Experiências em uma proposta formativa. 2018. (Congresso).
      3. 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos.Práticas de Musicalização com crianças: reflexões sobre processos educativos. 2014. (Seminário).
      4. I Encontro PIBID Educação Física da UFSCar. 2014. (Encontro).
      5. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação Lúdica de Professoras: reflexões a partir da experiência de uma atividade de extensão. 2014. (Congresso).
      6. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe. A experiência pibidiana por licenciandos em educação física: contribuições para a formação de professores. 2014. (Congresso).
      7. Experiências e Vivências em Projetos Pibid Interdisciplinar. 2013. (Encontro).
      8. IV Encontro do Pibid Ufscar: novos caminhos para a formação inicial e conntinuada de professores(as)de. 2013. (Encontro).
      9. IV Seminário Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos. 2013. (Seminário).
      10. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer - V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. A experiência lúdica em parques públicos: espaços e tempos da cultura lúdica infantil. 2012. (Congresso).
      11. XVI Encontro Nacional de Didática e Práica de Ensino - Endipe.Jogaprend: reflexões sobre a formação lúdica do professor. 2012. (Encontro).
      12. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Lúdico e educação da infância: uma história de (des)encontros. 2011. (Encontro).
      13. II Encontro Pibid Ufscar. 2011. (Encontro).
      14. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire. 2011. (Seminário).
      15. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. A cultura lúdica no contexto das práticas pedagógicas da educação infantil:desafios para a formação de professores. 2011. (Congresso).
      16. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Conteúdos da Educação Física Escolar e Prova do Enem: Interfaces. 2010. (Congresso).
      17. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A concepção de educar e cuidar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: contribuições para pensar a prática educativa da criança. 2010. (Congresso).
      18. 21º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL.O acolhimento do lúdico na escola de educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica de uma professora. 2009. (Encontro).
      19. II Congresso Brasileiro de Educação. A Brinquedoteca na Educação Infantil: espaço de formação da criança e de pesquisa sobre o brincar. 2009. (Congresso).
      20. I Seminário de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana.Sentido/Significado do Esporte Escolar. 2009. (Seminário).
      21. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana- III Simpósio sobre Ensino de Graduação em Educação Física - V ShotoWorkshop.Lúdico e educação: a concepção de professoras da educação infantil. 2009. (Simpósio).
      22. VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista de Educação Física. Jogando pela cidadania: uma experiência educacional com crianças pobres. 2009. (Congresso).
      23. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Cuidar e Educar - da proposta dos Referenciais Curriculares Nacionai para a Educação Infantil às implicações para a formação de professores. 2009. (Congresso).
      24. I Congresso Brasileiro de Educação Sexual. Lúdico, sexualidade, conhecimento e a educação escolar. 2008. (Congresso).
      25. VI Congreso Iberoamericano de Psicología FIAP. El deseo en la relación entre maestro y estudiante en la educación escolar. 2008. (Congresso).
      26. VII Colóquio Internacional do Lepsi - I Congresso do Ruepsy.O lúdico na escola: implicações da prática pedagógica do professor de educação infantil. 2008. (Simpósio).
      27. VII Encontro de Iniciação Científica - Educação Física.Jogos Cooperativos vrs. Jogos Competitivos. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (19)
      1. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. I Encontro sobre Educação Infantil e fazeres docentes: por onde anda o cuidar/educar?. 2018. Congresso
      2. ALVES, Fernando Donizete; RAMOS, G. N. S. ; SOUZA JUNIOR, O. ; JACOMASSI, D. G. ; FERREIRA, L. A.. I Encontro PIBID/Educação Física: compartilhando experiências e acenando possibilidades. 2017. Congresso
      3. ALVES, F. D.. Membro do Comitê Científico do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Congresso).. . 0.
      4. ALVES, F. D.. Membro da Comissão Organizadora do V Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Congresso).. . 0.
      5. ALVES, F. D.; COUTO, Y. A. ; GONÇALVES JR, L. ; CORREA, D. A. ; LAGE, V.. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer - V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - VI ShotoWorkshop. 2012. Congresso
      6. OLIVEIRA, M. W. ; MONTRONE, A. V. G. ; JOLY, I. Z. L. ; ARAUJO., S. S. O. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. ; GONÇALVES JR, L. ; SILVA, P. B. G. E. ; ONOFRE, E. M. C.. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire. 2011. Congresso
      7. ALVES, F. D.; SILVA, S. R. D. ; TONELLO, M. G. M. ; BARRETO, S. G. ; COUTO, Y. A. ; ZAGHI, F. L. S. ; SANTOS FILHO, O. R.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. Congresso
      8. ALVES, F. D.. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade / III Simpósio Sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do curso de EF da UFSCar/ V Shoto Workshop. 2009. (Congresso).. . 0.
      9. ALVES, F. D.. Membro da Comissão Científica do IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade/III Simpósio Sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do curso de EF da UFSCar/V Shoto Workshop. 2009. (Congresso).. . 0.
      10. ALVES, F. D.. I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2008. (Congresso).. . 0.
      11. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do VI Encontro de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).. . 0.
      12. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do V Encontro de Iniciação Científica. 2006. (Congresso).. . 0.
      13. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do IV Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).. . 0.
      14. ALVES, F. D.. Comissão Científica do IV Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).. . 0.
      15. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora da II Reunião Científica Psicanálise e Educação: Eros e Thanatos - desafios para a educação da criança e do adolescente. 2005. (Congresso).. . 0.
      16. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do Projeto de Atenção ao Desenvolvimento do Educador. 2004. (Outro).. . 0.
      17. ALVES, F. D.. Comissão Científica do II Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).. . 0.
      18. ALVES, F. D.. Comissão de Avaliação do III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).. . 0.
      19. ALVES, F. D.. Comissão Audio-Visual do II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Fernando Donizete Alves ⇔ Glauco Nunes Souto Ramos (4.0)
        1. ALVES, Fernando Donizete (Org.) ; RAMOS, Glauco Nunes Souto (Org.) ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1 ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. v. 1, p. 117.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, Lílian Aparecida ; RAMOS, Glauco N. S. ; ALVES, F. D. ; SOUZA JUNIOR, O. M. ; CORRÊA, Denise Aparecida ; UGAYA, A. S.. APRENDENDO A SER SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Em: Isabela Custódio Talora Bozzini; Márcia Regina Onofre; Izabella Mendes Sant’Ana Santos; Renata Sebastiani. (Org.). PIBID UFSCar: uma parceria colaborativa entre universidade e escola. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 75-93.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FERREIRA, Lílian Aparecida ; RAMOS, Glauco N. S. ; ALVES, F. D. ; SOUZA JUNIOR, O. M.. O OLHAR DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DO SUPERVISOR PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES. Em: V Congreso Internacional sobre el Profesorado Principiante y la Inducción a la Docencia, v. 1, p. 765-775, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CORRÊA, Denise Aparecida ; ALVES, Fernando Donizete ; RAMOS, Glauco Nunes Souto ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; FERREIRA, Lílian Aparecida. Interação, saberes docentes e reflexão na Educação Física: construindo um grupo de estudos. Em: IV COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE (ISSN 1981-7142) / III SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EF: 15 ANOS DO CURSO DE EF DA UFSCar / V SHOTO WORKSHOP, v. 1, p. 431-444, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernando Donizete Alves ⇔ Osmar Moreira de Souza Júnior (4.0)
        1. FERREIRA, Bruno M. ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; ZANOTTO, Luana ; ALVES, Fernando Donizete. Jovens: escola, futebol e projetos de vida. Revista Motrivivência. v. 29, p. 174-191, issn: 2175-8042, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ALVES, Fernando Donizete (Org.) ; RAMOS, Glauco Nunes Souto (Org.) ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1 ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. v. 1, p. 117.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CORRÊA, Denise Aparecida ; ALVES, Fernando Donizete ; RAMOS, Glauco Nunes Souto ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; FERREIRA, Lílian Aparecida. Interação, saberes docentes e reflexão na Educação Física: construindo um grupo de estudos. Em: IV COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE (ISSN 1981-7142) / III SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EF: 15 ANOS DO CURSO DE EF DA UFSCar / V SHOTO WORKSHOP, v. 1, p. 431-444, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CORRÊA, Denise Aparecida ; ALVES, Fernando Donizete ; RAMOS, Glauco Nunes Souto ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; FERREIRA, Lílian Aparecida. Interação, saberes docentes e reflexão na Educação Física: construindo um grupo de estudos. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Fernando Donizete Alves ⇔ Yara Aparecida Couto (1.0)
        1. COUTO, Y. A. Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer - V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - VI ShotoWorkshop. 2012. Consultor quot;ad hocquot;
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:56:36