Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jose Marques Novo Junior

É professor titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. É professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. É Pró-Reitor de Extensão Adjunto na UFSCar para a gestão 2016-2020. É coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (Lietec) onde são desenvolvidos projetos de pesquisa que possibilitam tanto a divulgação de seus resultados em artigos científicos quanto o depósito de patentes. O Lietec desenvolve assessoria, consultoria e suporte técnico-científico para o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo tecnológico, pesquisa e desenvolvimento de produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9526787393322396 (09/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518765
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Identificacao do nivel de conhecimento dos usuarios de cadeira de rodas e dos profissionais de saude no servico de cadeira de rodas em relacao ao seu uso e a dispensa, respectivamente.
      Descrição: Trata-se de um estudo transversal avaliando a População de Usuários de Cadeira de Rodas manual (PUCR) e a População de Profissionais de Dispensa de Cadeira de Rodas (PDCR), de tal modo que se identifiquem as variáveis envolvidas no abandono de cadeira de rodas e busquemos correlação entre estas ou sua disparidade. Desse modo, este estudo poderá fundamentar as características das populações supracitadas para realização de estudos futuros. Tal proposta fundamenta-se na necessidade de maior compreensão dessas populações e os fatores envolvidos no abandono de cadeira de rodas. O abandono de cadeira de rodas é um tema de alto impacto nas propostas de promoção social tendo interesse pela OMS e o SUS. Estudos estão sendo desenvolvidas na área, mas há déficit de ferramentas validadas para tal, sendo assim serão utilizadas ferramentas adaptadas ao idioma português do Brasil. A fim de caracterizar a PUCR utilizaremos o Questionário de teste de habilidades com cadeira de rodas (WST-Q Brazil Versão 4.3) traduziado para o portugues do brasil, o qual mensura a auto-avaliação das habilidades do usuário de cadeira de rodas, o Questionário de Avaliação da satisfação do usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (B-Quest - 2.0) traduzido e validado para o português do Brasil, o questionário Tool for Assessing Wheelchair disComfort (TAWC) adaptado para o português do Brasil, o questionário Life Space Assessment (LSA) adaptado para o português do Brasil que avalia a mobilidade do usuário e questões específicas para caracterização da amostra. A fim de caracterizar a PDCR usaremos o questionário Self-Efficacy on Assessing, Training, and Spotting (SEATS) de auto-avaliação dos profissionais sobre sua eficiência no treinamento de habilidades em cadeira de rodas e questões específicas para caracterização da amostra. Dentro desse contexto, as ferramentas do tipo questionários são utilizados para que sejam realizados estudos primários a fim de que sejam mapeadas as características dos sujeitos para que posteriormente seja realizado estudo de coorte. Espera-se fornecer aos pesquisadores da área informações preliminares para a condução de estudos futuros que buscam reduzir a taxa de abandono de cadeiras de rodas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Ramon Rogado Guedes de Camargo - Integrante.
      Membro: Jose Marques Novo Junior.
    2. 2018-Atual. ANALISE BIOMECANICA DE EXERCICIOS EM PLATAFORMA INSTAVEL.
      Descrição: O objetivo principal é realizar a avaliação biomecânica em movimentos específicos, realizados num equipamento de simulação de esqui, de tal modo que se identifiquem as variáveis cinemáticas, neurofisiológicas e de controle motor. Desse modo, este estudo poderá fundamentar as características e perfil biomecânico na realização de programas de treinamento funcional e de condicionamento físico como também para compor programas de reabilitação em diferentes condições de saúde, idades e gêneros, com o uso desse tipo de plataformas instáveis. Esta proposta é fundamentada no princípio de que as atividades de reabilitação esportiva são uma das modalidades de práticas de exercícios físicos que tem por principais metas a melhoria do estado psicossomático do indivíduo, utilização mais efetiva do tempo livre, promoção de cuidados preventivos de saúde, melhora da saúde e bem-estar e promoção da recuperação/reabilitação. Os sistemas de realidade virtual são utilizados associados a programas de reabilitação esportiva, sendo que estes são capazes de recriar computacionalmente ambientes reais e que permite maior intensidade de treinamento fornecendo um feedback sensorial aumentado. Dentro desse contexto, a utilização de recursos com superfícies instáveis vem sendo amplamente utilizado, uma vez que acarreta o aumento na ativação do sistema proprioceptivo, percepção subjetiva do esforço e ativação da musculatura postural. Um dos mecanismos de identificação de tais benefícios dá-se a partir da utilização da eletromiografia de superfície (EMGs), que realiza o registro extracelular da atividade mioelétrica gerada pelas fibras musculares. Neste estudo, a EMGs será importante, pois ajudará identificar o grau de ativação da musculatura dos membros inferiores, validando o simulador. Espera-se possibilitar aos pesquisadores da área da saúde que ampliem seu arsenal de equipamentos, para avaliação e reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas; para treinamento e condicionamento físico em diferentes níveis de assistência em saúde, alcançando, dessa forma, um maior número de pessoas (deficientes, idosas, com doenças crônicas não-transmissíveis e pós-operatório) e tornando os serviços mais capacitados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Francine Lucie Suzanne De Groote - Integrante.
      Membro: Jose Marques Novo Junior.
    3. 2013-Atual. Analise das curvas forca-tempo e de sinais eletromiograficos na propulsao estatica da cadeira de rodas.
      Descrição: O estudo tem como objetivos a identificação das características das curvas força-tempo correlacionadas com os sinais eletromiográficos da ação muscular dos membros superiores na execução do esforço isométrico para romper a inércia de repouso da fase de impulsão inicial da propulsão manual de cadeiras de rodas (propulsão estática) e a correlação entre a propulsão estática e os esforços musculares em níveis proximais ou distais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Natasha Reis Ferreira - Integrante / Agatha Beatriz Wolf Cassavia - Integrante / Aísha Caroline Francisco - Integrante.
      Membro: Jose Marques Novo Junior.
    4. 2013-Atual. Analise cinematica e eletromiografica da fase de impulsao inicial da autopropulsao de cadeira de rodas.
      Descrição: O estudo tem como objetivos a identificação do padrão de movimento para o impulso inicial de autopropulsão de cadeira de rodas e sua relação com o posicionamento das articulações de ombro, cotovelo e punho, bem como do nível da neuroativação da musculatura envolvida dos membros superiores; a identificação de parâmetros para ajustes apropriados para a altura dos arcos das rodas e dos assentos das cadeiras requeridos para a melhoria do desempenho dos movimentos de tronco e membros superiores durante a autopropulsão, no sentido de otimizar a autopropulsão ao mesmo tempo que possa se minimizar os esforços da musculatura e articulações envolvidos; a identificação da simetria de acionamento dos arcos de roda pelos membros superiores dominante e não-dominante .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Natasha Reis Ferreira - Integrante / Agatha Beatriz Wolf Cassavia - Integrante / Aísha Caroline Francisco - Integrante.
      Membro: Jose Marques Novo Junior.
    5. 2011-Atual. Avaliacao de Desempenho de Atletas com Deficiencia - tematico
      Descrição: Desenvolvimento de instrumentação, métodos e técnicas específicas de avaliação e análise biodinâmica do desempenho de atletas com deficiências, com identificação das variáveis cinemáticas e dinâmicas da auto-propulsão de cadeira de rodas: cinemetria, eletromiografia e dinamometria. Desenvolvimento de ergômetro específico para cadeirantes para avaliação biomecânica e cardiorespiratória.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Josária Ferraz Amaral - Integrante / Natasha Reis Ferreira - Integrante / Agatha Beatriz Wolf Cassavia - Integrante / Aísha Caroline Francisco - Integrante.
      Membro: Jose Marques Novo Junior.
    6. 2011-Atual. Avaliacao Muscular Quantitativa - projeto tematico
      Descrição: Uso do equipamento HANDGRIP/Sensormed para o desenvolvimento de metodologia e instrumentação para a avaliação e análise do desempenho neuromuscular e de seus aspectos mecânico-fisiológicos, em testes de esforço isométrico. Desenvolvimento de instrumentos e métodos para a análise cinesiológica e biomecânica do esforço muscular. Dinamometria, tensiometria e eletromiografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Marques Novo Júnior - Coordenador / Josária Ferraz Amaral - Integrante / Natasha Reis Ferreira - Integrante / Agatha Beatriz Wolf Cassavia - Integrante / Aísha Caroline Francisco - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Marques Novo Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Finalista do "Idea to Product Latin America Competition" - Equipe PeakFlow, Fundação Getúlio Vargas.. 2012.
      Membro: José Marques Novo Júnior.
    2. Homenagem aos servidores e alunos premiados em 2012 com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão., Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: José Marques Novo Júnior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 11o. Fórum Internacional de Esportes - Legislação e Financiamento do Esporte.Atuação do profissional de educação física na área da saúde. 2012. (Outra).
    2. Busca profissional de patentes: técnicas, estratégias e aplicações práticas - foco no Questel Orbit.Busca profissional de patentes: técnicas, estratégias e aplicações práticas - foco no Questel Orbit. 2012. (Oficina).
    3. Idea to Product Latin America Competition.Equipe PeakFlow - UFSCar. 2012. (Outra).
    4. II Simpósio Rede Escola de Cuidados à Saúde: integração Universidade e Serviços de Saúde.Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. 2012. (Simpósio).
    5. Seminário de atividade física na atenção básica à saúde.Competências e habilidades do profissional de educação física nos programas de promoção da saúde e qualidade de vida com destaque para os NASF. 2012. (Seminário).
    6. Seminário de atividade física na atenção básica à saúde.Competências e habilidades do profissional de educação física nos programas de promoção da saúde e qualidade de vida com destaque para os NASF. 2012. (Seminário).
    7. X Fórum de educação física do Mercosul.A preparação do acadêmico de educação física visando a participação em equipes multidisciplinares na área da saúde. 2012. (Outra).
    8. VI Seminário educação física e ensino superior.A formação do profissional de educação física para atuar na área da saúde. 2011. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. Novo Jr., J.M.. II Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. 2016. (Outro).. . 0.
    2. Novo Jr., J.M.; LIMA JUNIOR, R. S. ; KOMINO, C. S. M.. Semana de Estudos do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. 2015. Outro
    3. PORTO, G. ; Novo Jr., J.M.. 67a. Reunião Anual da SBPC. 2015. Congresso
    4. Novo Jr., J.M.. I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. 2014. (Outro).. . 0.
    5. NOVO JÚNIOR, J. M.. III Seminário de Pesquisa em Educação Física. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 20:56:36