Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ana Paula da Luz

Ana Paula da Luz concluiu a graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (2004), mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP) (2006) e doutorado em Ciência e Eng. de Materiais pela UFSCar (2010). No ano de 2008 participou de um estágio na École Nationale Superieure de Ceramique Industrielle - França, por um período de 6 meses, tornando-se aluna de doutorado da Federação Internacional de Pesquisa e Educação em Refratários (FIRE - Federation for International Refractory Research and Education). Atuou como pós-doutoranda no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa - UFSCar) entre 2010 e 2013, trabalhando no Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM) sob a supervisão do Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli. Posteriormente, trabalhou como pesquisadora no DEMa - UFSCar desenvolvendo projetos relacionados ao desenvolvimento de refratários para o setor petroquímico e siderúrgico. Atualmente é Professora Adjunto A no DEMa - UFSCar. Recebeu 6 prêmios internacionais: Best Biannual Paper of the Journal European Ceramic Society(2019), Alfred Allen Award - USA (2017), ALAFAR Congress - Chile e Colombia (2016 e 2018), Italian Ceramic Technology Award - Itália (2015), Gustav Eirich Award - Alemanha (2014); e 2 nacionais: 63 Congresso Brasileiro de Cerâmica. Possui 1 livro escrito em inglês e publicado/editado na Alemanha pela editora Goller Verlag (com tradução para o farsi e re-edição no Irã) e mais de 80 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais de elevado reconhecimento na área de materiais cerâmicos. Orientou 2 dissertações de mestrado na área de Ciência e Eng. de Materiais. Atua na área de Engenharia de Materiais, no desenvolvimento e coordenação de projetos com diversas empresas fabricantes ou usuárias de refratários ou fornecedores de matérias-primas para tal aplicação (p.e., Alteo, Imerys Aluminates, Petrobras, RHI-Magnesita, etc.), sendo seu foco principal os seguintes temas: processamento e propriedades de cerâmicas refratárias, sistemas ligantes avançados, engenharia de microestrutura de materiais cerâmicos, simulações termodinâmicas, entre outros. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3470395641242374 (04/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2019-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Rodovia Washington Luiz, km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518253 Fax: (16) 33615404 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. OTIMIZACAO DO PROCESSO DE SECAGEM DE CONCRETOS REFRATARIOS AVANCADOS
      Descrição: O crescente avanço na tecnologia de concretos refratários resultou na formulação de produtos avançados multifuncionais com otimizado empacotamento e, portanto, desempenho diferenciado frente a solicitações mecânicas e químicas em altas temperaturas. No entanto, novos desafios foram observados pelos usuários destes monolíticos, pois um aquecimento muito agressivo destas estruturas pouco porosas e permeáveis pode levar até mesmo a explosão dos revestimentos, enquanto que uma programação lenta pode não ser viável do ponto de vista econômico e energético. Atualmente, as curvas de aquecimento aplicadas no ambiente industrial são baseadas em conhecimentos empíricos, sendo identificado grande potencial para a aplicação de uma metodologia fundamentada (modelos matemáticos + ferramentas computacionais + coleta/escolha de dados precisos para as condições de contorno e propriedades físico-química-térmica dos concretos) para se obter um melhor entendimento das complexas transformações que ocorrem na microestrutura dos refratários durante seu primeiro tratamento térmico, assim como estabelecer procedimentos de secagem mais adequados. Neste projeto almeja-se, a partir da combinação de esforços de uma equipe multidisciplinar, efetuar a avaliação sistêmica e crítica dos parâmetros experimentais e dos modelos matemáticos propostos na literatura para descrever o processo de secagem de concretos, a fim de se sugerir novas soluções para a definição de curvas de aquecimento de refratários avançados que resultem em menor risco de trincamento/explosão destes produtos e maior rapidez para finalização desta etapa crítica, durante seu primeiro ciclo de aquecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ana Paula da Luz - Coordenador / Victor C. Pandolfelli - Integrante / R. F. Ausas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Ana Paula da Luz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Best Biannual Paper of the Journal European Ceramic Society, JECS Trust.. 2019.
      Membro: Ana Paula da Luz.
    2. Melhor trabalho apresentado no 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica, Imerys Fused Minerais e Associação Brasileira de Cerâmica.. 2019.
      Membro: Ana Paula da Luz.
    3. Menção honrosa ao trabalho apresentado no 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica, Associação Brasileira de Cerâmica.. 2019.
      Membro: Ana Paula da Luz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 63° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2019. (Congresso).
    2. IX Semana de Engenharia de Materiais.Evolução dos concretos refratários e seus agentes ligantes: perspectivas e novas tendências. 2019. (Simpósio).
    3. UNITECR 2019. Earlier sintering of high-alumina refractory castables by using alternative calcium sources. 2019. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 23:12:43