Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Roberto Tomasi

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Engenharia de Materiais. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais em diversas gestões e Pró-reitor de Graduação da UFSCar no período 2004 -2008. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e processamento de pós cerâmicos, em particular de alumina, compósitos e nanocompósitos de matriz de alumina e cerâmicas com alta dureza e alta resistência mecânica, carbetos e boretos; na síntese e processamento de pós e de compósitos cerâmicos e cerâmica-metal, tem estudado processos de sintese alto-propagante a altas temperaturas, SHS, moagem com reação ("reactive milling") e sinterização de nanocompósitos. Para esses materiais as pesquisas realizadas envolvem a caracterização microestrutural por microscopia eletrônica e difratometria de raios x e ensaios de caracterização mecânica: dureza, resistência mecânica e resistência ao desgaste e à abrasão. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8591752492566665 (20/11/2015)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1979-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais. Via Washigton Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518257 Fax: (16) 33615404
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2011-2014. Os efeitos dos parametros de ensaio do tipo pino no disco sobre o desgaste da alumina
      Descrição: Na literatura, o ensaio de desgaste deslizante do tipo pino no disco é o mais amplamente utilizado, sendo adequado ao estudo de materiais com uma maior variedade de aplicações por ser um ensaio de mais fácil comparação com outros. Mesmo realizando ensaios com procedimentos padronizados, os resultados do grupo de pesquisa, nos trabalhos acima mencionados, apresentam as mesmas dificuldades de interpretação que as encontradas na comparação de resultados descritos na literatura. O problema surge do fato que ?resistência ao desgaste? é uma resposta deste e de sua microestrutura a uma condição de carregamento e a um grande conjunto de parâmetros, que caracterizam as condições de realização do desgaste. Observa-se grande dificuldade em encontrar-se na literatura existente procedimentos experimentais padronizados para a realização do ensaio de desgaste, apesar de existir uma norma padronizada. Esta, por outro lado, permite larga variação das condições de ensaio e, portanto, de resultados. Variáveis experimentais extrínsecas básicas ? que não dependem do material ensaiado e sim dos parâmetros e condições de ensaio ? dentre as quais se incluem a própria definição de taxa ou resistência ao desgaste (fórmulas utilizadas), umidade relativa da atmosfera, rugosidade superficial dos corpos de ensaio (pino e disco), número e freqüência de revoluções na trilha de desgaste, distância de deslizamento ou tempo de ensaio, além de características intrínsecas dos materiais dos corpos de ensaio, como densidade, porosidade e tamanho de grãos, são comumente suprimidas nos trabalhos publicados. Também se observa que para um mesmo ensaio ocorre com freqüência uma grande dispersão de resultados entre diferentes corpos de prova, sugerindo o efeito parâmetros não controlados adequadamente. Visando compreender os parâmetros que afetam os valores de desgaste e melhorar a reprodutibilidade dos resultados do material em estudo, o objetivo proposto para o presente projeto é o estudo sistemático do. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Tomasi - Coordenador / Elíria M J A Pallone - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Tomasi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa por contribuição técnica ao 32o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, Associação Brasileira de Cerâmica.. 1990.
      Membro: Roberto Tomasi.
    2. Prêmio Ferro Enamel do Brasil, Associação Brasileira de Cerâmica.. 1979.
      Membro: Roberto Tomasi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. TOMASI, R.; KIMINAMI, C. S. ; PESSAN, L. A. ; BRESSIANI, J. C. ; JORGE, A. M.. 14o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais. 2000. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 23:12:44