Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Enfermagem (DEnf)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Natalia Rejane Salim

Bacharel em obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio na Faculty of Social Sciences da University of Ottawa no Canadá (Bolsista Sanduíche CAPES). Trabalha com pesquisa qualitativa com foco na saúde da mulher; nas relações de cuidado nos contextos de atenção à saúde e direitos sexuais e reprodutivos. É membro dos grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas no Cuidado Interdisciplinar à Saúde da Mulher (CISMu) e Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde (GPEPS). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1116654985699024 (07/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem-Denf. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518334
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. VIOLENCIA SEXUAL: EXPERIENCIAS DE MULHERES E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO COMBATE, APOIO E PREVENCAO.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender a trajetória de mulheres jovens universitárias que passaram por situações de violência sexual durante o período acadêmico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que utilizará como ferramenta de coleta de dados entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo. Os dados serão coletados por meio de entrevista presencial ou online. A análise dos dados será realizada através da análise temática do conteúdo. O estudo poderá contribuir para a produção científica de possíveis abordagens de prevenção para atos de violência sexual entre jovens universitárias, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias para de proteção e acompanhamento das vítimas no ambiente acadêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Julia Volpato Sarto - Integrante.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    2. 2020-Atual. O PLANO DE PARTO COMO INSTRUMENTO PARA O EXERCICIO DOS DIREITOS E AUTONOMIA NO CONTEXTO DE GESTACAO E NASCIMENTO.
      Descrição: Tendo em vista a crescente medicalização do corpo da mulher, como também o aumento das cesarianas durante o processo de parto o protagonismo da mulher foi deixado de lado e esse momento passou a ser controlado por terceiros. Diante de tal cenário, surgem os movimentos de mulheres em prol ao resgate do protagonismo no parto, utilizando-se principalmente do Plano de Parto. Considerando-se essa reflexão o presente estudo tem como questão principal entender como tem acontecido a divulgação, utilização e impactos do plano de parto, compreendendo o seu papel na experiência de parto e nascimento de mulheres e seus/suas acompanhantes. Para tanto, será realizado um estuda qualitativo com entrevista semiestruturada e para análise será utilizada a análise temática de conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Beatriz Caroline Andrade - Integrante.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    3. 2019-Atual. AUTOCUIDADO E DIREITOS: A INICIATIVA DO CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES E AS VIVENCIAS DE MULHERES
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender as vivências de participantes do projeto Promotoras Legais Populares de São Carlos e as formas que o coletivo atua para a garantia dos direitos e autocuidado das mulheres. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem etnográfica e terá como participantes as Promotoras Legais Populares de São Carlos idealizadoras e organizadoras do curso e mulheres que tenham participado do curso enquanto estudantes. Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais, contendo informações pessoais para a caracterização dos participantes e por meio de um roteiro de questões semiestruradas. Também será utilizada como ferramenta de coleta de dados a observação participante e serão realizados registro em diário de campo. A análise dos dados será realizada através da análise temática de conteúdo. Este estudo poderá contribuir com a produção científica ao compreender como a atuação de um coletivo de mulheres colabora para que outras mulheres sejam protagonistas a partir do reconhecimento da importância do autocuidado e de seus direitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / LILIANE TIEMY YANAGUIZAWA PACCA - Integrante.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    4. 2019-Atual. DIVERSIDADE NA FORMACAO EM SAUDE: CAMINHOS PARA INTEGRALIDADE E EQUIDADE
      Descrição: A temática da diversidade no ensino superior ainda se mostra em grande parte ausente. A inserção dessa temática é fundamental para formação de todas as áreas do conhecimento e especialmente nas especificidades que envolvem as profissões do campo da saúde. A diversidade pode ser compreendida como a multiplicidade, pluralidade e heterogeneidade de valores, costumes modos de ser e existir. O conceito de diversidade faz interlocução direta com as diferenças no que tange os direitos e as múltiplas formas de saberes1. Nos últimos anos a Universidade pública brasileira viveu mudanças intensas na forma de discutir a diversidade academicamente, pois tem sido local e espaço de convivência de diferentes grupos que outrora não tinham seus direitos garantidos no acesso e na permanência nesse espaço1. Nesse contexto, as Ações afirmativas passam a ser instituídas no cenário do ensino superior público brasileiro como condutas desenvolvidas e aplicadas, com o objetivo de reverter ou corrigir situações de desigualdades e discriminação vivenciadas por pessoas de grupos sociais excluídos e marginalizados da sociedade, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências físicas e intelectuais, pessoas do grupo LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais) entre outros. Essas pessoas, durante sua história, foram privadas de seus direitos, o que refletiu em um estado de desigualdade social, econômica, política e cultural2. Dessa forma, desde a instituição das ações afirmativas, voltou-se o olhar para as diversidades dentro da Universidade e com isso tangenciou o debate sobre a necessidade de repensar a formação e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação. OBJETIVOS: O objetivo geral dessa pesquisa é compreender os sentidos da diversidade na formação nos cursos de graduação da área da saúde. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi uma Universidade Federal localizada no interior de São Paulo que possui cursos de graduação na área da saúde. Os/As participantes desse estudo foram estudantes do último ano de graduação de quatro cursos da área da saúde selecionados e os/as coordenadores/as dos mesmos cursos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, possibilitando que os/as entrevistados/as compartilhassem seus pensamentos, vivências e reflexões sobre o assunto estudado. Também foi utilizado um roteiro com questões sociais a fim de identificar os perfis dos/as participantes. A análise foi realizada por meio de análise discursiva com uso de mapas dialógicos. As práticas discursivas são ?as maneiras pelas quais as pessoas, por meio da linguagem, produzem sentidos e posicionam-se em relações sociais cotidianas?3. Nesse contexto, o mapa dialógico surge como instrumento que permite a visualização do processo interativo que se dá na entrevista e a produção dos discursos e seus sentidos. O mapa sistematiza e organiza os conteúdos das interações discursivas adquiridas ao longo das entrevistas de maneira mais visual, ou seja, facilitam o desenrolar do processo de análise. Este processo se deu a partir da escuta das entrevistas e a transcrição integral das mesmas, visando o respeito e preservação do discurso original. Em seguida, foi realizada a leitura dos discursos, o que permitiu a identificação dos sentidos presentes acerca das temáticas de: identidade de gênero, relações étnico-raciais e de inclusão de pessoas com deficiência e como tem sido abordadas e discutidas nos cursos de graduação da saúde. A partir daí foram elaborados os mapas dialógicos das entrevistas que permitiram a organização e aprofundamento dos dados para a discussão. RESULTADOS: Resultados revelam as barreiras e dificuldades encontradas, para que essas temáticas sejam incluídas e abordadas de forma aprofundada em sala de aula e nos espaço de prática da formação em saúd. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Caroline Izabela Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    5. 2019-Atual. Educacao sexual e reprodutiva no puerperio: desafios no contexto da Atencao Primaria a Saude
      Descrição: No puerpério, a mulher necessita de uma rede de apoio que contemple sua família, o companheiro/a, a comunidade, instituições sociais e de saúde. As temáticas da sexualidade e planejamento reprodutivo se mostram muitas vezes invisibilizadas no período puerperal. Entende-se a saúde sexual e reprodutiva como essencial para estimular o empoderamento das mulheres no autocuidado. Nessa perspectiva este estudo tem como objetivo compreender quais práticas de cuidado desenvolvidas pela a equipe de saúde da atenção primária e os desafios encontrados para a implementação e realização de ações de educação sexual e reprodutiva. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizará a perspectiva da pesquisa participante e utilizará como referenciais teóricos os conceitos de Educação em Saúde, Integralidade e Direitos Sexuais e Reprodutivos presentes nas políticas de saúde na esfera nacional e internacional. A coleta de dados acontecerá com profissionais da saúde que atuem no contexto da atenção primária. Serão utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevistas semiestruturadas e a observação participante. A análise de dados se dará pela análise discursiva com uso de mapas dialógicos. Espera-se que este estudo favoreça a problematização e sensibilização dos profissionais sobre a temática e, com isso, vislumbra-se a abertura para mudanças e melhorias nas práticas de atenção e de educação em saúde com mulheres no período puerperal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / GIOVANNA BRUNNA DA SILVA JUSTINO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    6. 2019-Atual. Vivencias de gestacao, parto e nascimento: trajetorias de mulheres indigenas
      Descrição: A temática da humanização da atenção à gestação, parto e nascimento vem sendo amplamente discutida no contexto das políticas de saúde e na literatura científica, porém quando se trata de uma população específica como no caso das mulheres indígenas os estudos ainda são escassos. Diante disso se faz necessário dar visibilidade para essa temática e compreender como as mulheres indígenas que vivem fora de suas comunidades tem vivenciado os processos de gestação, parto e nascimento. Esse é estudo de abordagem qualitativa que tem como objetivo principal compreender como as mulheres indígenas vivenciaram o processo de gestação, parto e nascimento fora de suas comunidades. Será utilizado como instrumento de coleta de dados roteiro de entrevista semiestruturada. Pretende-se assim construir conhecimento na perspectiva da pesquisa social sobre a atenção obstétrica à mulher indígena.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / ARIELE GOMES BOTELHO - Integrante.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    7. 2018-2019. Conhecendo a experiencia da equipe de saude em relacao ao cuidado a mulher na situacao de obito fetal intrauterino na cidade de Sao Carlos - SP
      Descrição: Este projeto tem como objetivo conhecer as experiências das equipes de saúde, no contexto do SUS, em relação ao cuidado oferecido à mulher, na situação de óbito fetal intrauterino no município de São Carlos - SP, com o intuito de compreender como a equipe de saúde e os serviços de saúde estão organizados para lidar com essa situação. Este estudo é de abordagem qualitativa descritiva e terá como participantes médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na área de Saúde da Mulher, especificamente na atenção obstétrica, com um período mínimo de um ano de atuação no município. Para a captação dos participantes será utilizado a técnica de Snow Ball Sampling, conhecida no Brasil como "amostragem em Bola de Neve" - os primeiros entrevistados indicam os próximos, e esses por sua vez, indicarão outros e assim sucessivamente. Os dados serão coletados por meio da aplicação de um formulário, contendo informações pessoais para a caracterização dos participantes, e roteiro de entrevista com questões abertas. A análise dos dados será realizada através da análise temática de conteúdo. Este estudo irá contribuir com o meio científico, já que existem poucos estudos e análises na literatura brasileira, o que reflete a baixa visibilidade, interesse e compreensão desse evento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Taynnara Caroline Serafim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    8. 2018-2019. A INSERCAO PROFISSIONAL E ATUACAO DAS ENFERMEIRAS OBSTETRAS E OBSTETRIZES EM TRES CIDADES DO INTERIOR DE SAO PAULO
      Descrição: Este projeto teve como objetivo conhecer as experiências na atuação e inserção profissional de Enfermeiras Obstétricas e Obstetrizes no interior de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo que teve como referencial metodológico a história oral temática. Participaram do estudo três obstetrizes e duas enfermeiras obstetras que atuam na atenção obstétrica no interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de roteiro com questões norteadoras baseado na história oral temática. A análise temática dos dados possibilitou o encontro dos seguintes temas: Os desafios para inserção no Mercado de trabalho: ser obstetriz no Brasil é resistir; Os desafios no contexto de atuação: trabalhar nesse hospital foi um choque de realidade e É preciso retroceder para gerar mudança. Este estudo possibilitou compreender as formas de inserção e os contextos de atuação de obstetrizes e enfermeiras obstetras em cidades do interior de São Paulo. Desafios como a falta de autonomia, a medicalização da assistência e a falta de reconhecimento da atuação e formação se mostraram como parte do cotidiano dessas profissionais. Reconhecer a formação e atuação de enfermeiras obstetras e obstetrizes é fundamental para a implementação de boas práticas e para fomentar um modelo de atenção obstétrica pautado nos direitos das mulheres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Letícia Lima dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    9. 2018-Atual. Avaliacao da atencao a saude no pre-natal segundo estudo epidemiologico e revisao critico-reflexiva
      Descrição: Um pré-natal de qualidade transcende um olhar sob os dados quantitativos comumente usados para avaliar a qualidade da assistência prestada e percebida pelos usuários no período gravídico-puerperal, de forma que o número recomendado de consultas às gestantes, por exemplo, não significa um pré-natal de qualidade. Esta proposta visa realizar uma revisão crítica e reflexiva a partir da análise documental, da literatura científica e de um estudo epidemiológico sobre a qualidade da atenção no pré-natal na atenção básica do município de São Carlos, SP, de forma a evidenciar os parâmetros propostos de avaliação da qualidade da assistência de pré-natal e puerpério na atenção básica. Trata-se de um estudo crítico de natureza reflexiva que articula um estudo epidemiológico observacional transversal, populacional associado a uma revisão documental das políticas públicas, em especial o Programa de Humanização do Parto e Nascimento e a Rede Cegonha, propostos pelo Ministério da Saúde e outras recomendações da OMS e uma revisão integrativa da literatura com a finalidade de verificar se as medidas de qualidade de atenção recomendadas conseguem abarcar o que tem sido denominado de qualidade de atenção em pré-natal. Será desenvolvido em 3 etapas: Etapa 1- Revisão Documental e Integrativa sobre qualidade do pré-natal. Etapa 2 - diagnóstico situacional - fase quantitativa: calcular os indicadores de caracterização da assistência ao pré-natal e ao parto propostos pelo Ministério da Saúde, relativamente ao no ano de 2018. Etapa 3 - Articulação dos resultados das etapas anteriores por meio de uma análise critica. Para análise dos dados: etapas previstas para as revisões documentais e da literatura explicitadas pelos métodos de revisão; descrição epidemiológica de tabulações simples e cruzadas dos dados, processadas no software Epi-info v. 7.2, com dupla digitação independente; Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® 18.0. Espera-se, por meio da articulação das três etapas, avaliar a qualidade da assistência no pré-natal, pós-parto e amamentação, a luz da perspectiva de gênero, feminismo dialógico, direitos reprodutivos, integralidade do cuidado e humanização em saúde e apontar outras medidas de qualidade. Também é esperado que esta proposta realize a primeira etapa de um estudo posterior de Doutoramento intitulado "Avaliação da atenção à saúde no pré-natal segundo diálogo igualitário entre profissionais de saúde e gestantes/puérperas", etapa que visa examinar os antecedentes teóricos e/ou práticos da questão de pesquisa, revisar as investigações realizadas e as teorias que tenham alguma relação com o problema, ampliar a visão sobre o estudo e facilitar o trabalho de campo, portanto contribuir para elaboração do marco teórico de um processo de investigação comunicativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natália Rejane Salim - Integrante / Marcia Cangiani Fabbro - Coordenador / Jamile Claro de Castro Bussadori - Integrante / Monika Wernet - Integrante / Nayara G Baraldi - Integrante / Bernardino Geraldo Alves Souto - Integrante / Andrea dos Reis Fermiano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
      Descrição: Resumo Um pré-natal de qualidade transcende um olhar sob os dados quantitativos comumente usados para avaliar a qualidade da assistência prestada e percebida pelos usuários no período gravídico-puerperal, de forma que o número recomendado de consultas às gestantes, por exemplo, não significa um pré-natal de qualidade. Esta proposta visa realizar uma revisão crítica e reflexiva a partir da análise documental, da literatura científica e de um estudo epidemiológico sobre a qualidade da atenção no pré-natal na atenção básica do município de São Carlos, SP, de forma a evidenciar os parâmetros propostos de avaliação da qualidade da assistência de pré-natal e puerpério na atenção básica. Trata-se de um estudo crítico de natureza reflexiva que articula um estudo epidemiológico observacional transversal, populacional associado a uma revisão documental das políticas públicas, em especial o Programa de Humanização do Parto e Nascimento e a Rede Cegonha, propostos pelo Ministério da Saúde e outras recomendações da OMS e uma revisão integrativa da literatura com a finalidade de verificar se as medidas de qualidade de atenção recomendadas conseguem abarcar o que tem sido denominado de qualidade de atenção em pré-natal. Será desenvolvido em 3 etapas: Etapa 1- Revisão Documental e Integrativa sobre qualidade do pré-natal. Etapa 2 - diagnóstico situacional - fase quantitativa: calcular os indicadores de caracterização da assistência ao pré-natal e ao parto propostos pelo Ministério da Saúde, relativamente ao no ano de 2018. Etapa 3 - Articulação dos resultados das etapas anteriores por meio de uma análise critica. Para análise dos dados: etapas previstas para as revisões documentais e da literatura explicitadas pelos métodos de revisão; descrição epidemiológica de tabulações simples e cruzadas dos dados, processadas no software Epi-info v. 7.2, com dupla digitação independente; Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® 18.0. Espera-se, por meio da articulação das três etapas, avaliar a qualidade da assistência no pré-natal, pós-parto e amamentação, a luz da perspectiva de gênero, feminismo dialógico, direitos reprodutivos, integralidade do cuidado e humanização em saúde e apontar outras medidas de qualidade. Também é esperado que esta proposta realize a primeira etapa de um estudo posterior de Doutoramento intitulado "Avaliação da atenção à saúde no pré-natal segundo diálogo igualitário entre profissionais de saúde e gestantes/puérperas", etapa que visa examinar os antecedentes teóricos e/ou práticos da questão de pesquisa, revisar as investigações realizadas e as teorias que tenham alguma relação com o problema, ampliar a visão sobre o estudo. Fruto deste projeto será uma proposta de intervenção no pré-natal no município, inserindo as enfermeiras(os) de forma mais ativa no pre-natal, visando qualificar esta assistência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcia Regina Cangiani Fabbro - Integrante / Márcia Regina Cangiani Fabbro - Coordenador / Monika Wernet - Integrante / Jamile Claro de Castro Bussadori - Integrante / Natália Salim - Integrante / Mariana Nunes Ignatios - Integrante / Nayara G. Baraldi - Integrante / Fernanda Menegatti Frisanco - Integrante / Juliane de Sousa Bravo - Integrante / LUCIANA BRAZ DE OLIVEIRA PAES - Integrante / Melina Renata Blascke Barbieri - Integrante / Andrea Fermiano - Integrante / Bernardino G. A. Souto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 6
      Membro: Marcia Regina Cangiani Fabbro.
      Descrição: Estudo com objetivo de realizar uma revisão crítica e reflexiva a partir de uma análise documental, da literatura científica, de um estudo epidemiológico, com atenção às práticas de saúde de enfermeiros e médicos sobre a qualidade da atenção pré-natal na atenção básica do município de São Carlos, SP. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jamile Claro de Castro Bussadori - Integrante / Marcia Regina C Fabbro - Coordenador / Monika Wernet - Integrante / Natália Rejane Salim - Integrante / Bernardino Geraldo Alves Souto - Integrante / Nayara Girardi Baraldi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jamile Claro de Castro Bussadori.
    10. 2018-Atual. Prevencao de violencia nas relacoes de intimidade entre adolescentes ? analise de uma intervencao?.
      Descrição: Introdução: Nos últimos anos, estudos têm denotado importante relevância à violência nas relações de intimidade (VRI) entre os adolescentes. Neste âmbito, apresenta-se como área estratégica para a prevenção da VRI e promoção de relações de intimidade saudáveis (RIS). O modelo ecológico de compreensão da violência se mostra adequado para intervenções multidimensionais na área, conforme recomendado pela literatura. Objetivos: implementar e avaliar um programa de intervenção que visa a conscientização de adolescentes sobre a VRI, capacitando-os para a construção de RIS. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, descritivo e correlacional, sendo utilizada a abordagem qualitativa para complementação os dados. Os participantes serão estudantes do 9º ano de ensino fundamental; pais e/ou responsáveis; e professores e auxiliares da educação. A coleta de dados quantitativos se dará em três momentos (pré-intervenção, pós-intervenção e follow-up após quatro meses) junto aos estudantes, por meio de dados de caracterização; questionário CADRI; e escala de conhecimentos sobre VRI. Os dados qualitativos serão coletados por meio de grupos focais junto a todos os participantes envolvidos, em etapa pré-intervenção. A intervenção multidimensional será realizada em 3 sessões junto aos pais/responsáveis e professores/educadores; e 4 sessões junto aos estudantes. Os dados quantitativos serão analisados estatisticamente e os dados qualitativos por meio de análise temática. Resultados esperados: O atual projeto de pesquisa já se articula a projetos de extensão desenvolvidos na comunidade nos campos de estudo propostos, trazendo impacto local imediato. A médio prazo, pode embasar políticas futuras para a população adolescente, suas famílias e comunidades, se constituindo como importante estratégia para articulação interdisciplinar e intersetorial. A intervenção a ser delineada pode ser reproduzida por profissionais de saúde, educação, assistência social e áreas afins, bem como por multiplicadores adolescentes e familiares, promovendo a educação por pares e protagonismo / empoderamento pessoal, familiar e comunitário... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Integrante / Diene Monique Carlos - Coordenador / LYGIA MARIA PEREIRA - Integrante / Angelica Martins Gonçalves - Integrante / Maria Aparecida BESERRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    11. 2017-2018. COMPREENDENDO COMO AS MULHERES LIDAM COM A SEXUALIDADE E VIDA REPRODUTIVA NO PERIODO PUERPERAL.
      Descrição: Ainda que o conhecimento e autonomia das mulheres sobre seus direitos reprodutivos e sexuais venham sendo discutidos, há uma carência em problematizar essa temática no período pós-parto dentro dos serviços de saúde. Desta maneira, este projeto teve como objetivo compreender como as mulheres lidam com a sexualidade e vida reprodutiva no período puerperal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, conduzido através da perspectiva construcionista que tem o foco na análise dos sentidos produzidos através das práticas discursivas. O estudo foi realizado com mulheres no período puerperal usuárias da rede básica de saúde de um município do interior de São Paulo. Evidenciou-se que as temáticas da sexualidade e do planejamento reprodutivo no puerpério continuam deslegitimadas e que as questões de gênero influenciam diretamente nas formas que as mulheres lidam com seus corpos e sexualidade. É necessário que as equipes de saúde desenvolvam praticas e estratégias baseadas no cuidado integral das mulheres no período puerperal, possibilitando espaços de discussão nos serviços de saúde de forma a garantir a efetividade dos direitos sexuais e reprodutivos das puérperas, facilitando uma mudança cultural e diminuindo a desigualdade de gênero por meio do empoderamento e encorajamento para que as mulheres a vivenciar sua sexualidade e realizar as suas escolhas com liberdade, segurança e autonomia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / GIOVANNA BRUNNA DA SILVA JUSTINO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.
    12. 2017-2018. Historia oral de vida de transexuais e travestis residentes em Sao Carlos: a visao e as experiencias em relacao ao Sistema Unico de Saude (SUS)
      Descrição: Travestis e transexuais, apesar de diversas legislações que vêm sendo criadas, ainda encontram inúmeros obstáculos para ter acesso ao sistema de saúde. Este trabalho visa, portanto, conhecer a visão e as experiências de travestis e transexuais a respeito dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde com o objetivo de gerar conhecimentos que deem subsídios para que intervenções possam ser feitas e que o acesso dessa população à saúde, seja facilitado através de profissionais capacitados a atender as suas necessidades e especificidades. Esta é uma pesquisa de História Oral que é um recurso, essencialmente qualitativo, que torna possíveis estudos a respeito das experiências sociais de pessoas ou grupos, valorizando populações excluídas e marginalizadas e, através dela, minorias discriminadas vêm ganhando espaço para que suas vozes possam ser ouvidas e suas experiências validadas em contraposição ao silenciamento que vivenciam diariamente na sociedade. É necessário e urgente que haja uma sensibilização de gestores e profissionais de saúde em relação à população de travestis e transexuais para que se identifiquem as suas necessidades e especificidades e que suas demandas sejam respeitadas e atendidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natália Rejane Salim - Coordenador / Mariana Rigolon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Natalia Rejane Salim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa ao trabalho: "FECHA ESSA PERNINHA PORQUE FOI ASSIM QUE VOCÊ PEGOU ESSA BARRIGA?: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA, ABRASCO-7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.. 2016.
      Membro: Natália Rejane Salim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. IV Encontro Latino Americano e VII Simpósio de Pesquisas do Projeto CAVAS/UFMG.?Minha mãe vai acompanhando, vai batendo, vai rasgando?: História Oral de Vida de Pessoas Trans.. 2019. (Simpósio).
    2. Oficina de Capacitação-Semana Mundial da Amamentação.Gênero e Amamentação. 2019. (Oficina).
    3. Oficina Preparatória da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019.Corpo, gênero e amamentação. 2019. (Oficina).
    4. Congresso Iberoamericano de pesquisa qulitativa em Saúde. SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NO PUERPÉRIO: VIVENCIAS DE MULHERES. 2018. (Congresso).
    5. VIII Congresso Iberoamericano de pesquisa qualitativa em Saúde. ?A SAUDE NAO DEBATE, NAO DISCUTE CORPOS TRANS?: HISTORIA ORAL DE VIDA E EXPERIENCIAS NO SUS DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE SAO PAULO. 2018. (Congresso).
    6. 31st International Conference of Midwives Triennial Congress. The Birth Center and Midwives role in a Childbirth context in Brazil.. 2017. (Congresso).
    7. 31st International Conference of Midwives Triennial Congress. Meanings and Challenges of Brazilian Midwives.. 2017. (Congresso).
    8. Diversidade de gênero-prevenção das violências-Enfermagem UNICEP.Diversidade de gênero-prevenção das violências. 2017. (Simpósio).
    9. Ela está em tudo- Mulheres nas Ciências. Usp São Carlos ICMC.Ela está em tudo- Mulheres nas Ciências.. 2017. (Simpósio).
    10. III Congresso de Ensino de Graduação. Gênero e sexualidade. 2017. (Congresso).
    11. Semana da Enfermagem ?Semana de Enfermagem de São Carlos 2017: A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática: #nenhum direito a menos?..Semana da Enfermagem ?Semana de Enfermagem de São Carlos 2017: A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática: #nenhum direito a menos?.. 2017. (Simpósio).
    12. International Children's Palliative Care Network. Prevention Of Complicated Grief: Understanding The Experience Of Parents Of Newborns In Relation To Care At End Of Life Situation.. 2016. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SALIM, N. R.; FABBRO, M. C. ; SARPI, L.. Violência doméstica e violência obstétrica em debate. 2017. Outro
    2. RIBEIRO, D. ; SALIM, N. R. ; CONCEICAO, I. A. ; NUNES, G. J.. Mulheres em roda: diálogos sobre a diversidade do conceito de ser mulher. 2017. Outro
    3. SALIM, N. R.; RIGOLON, M. ; SILVA, N. C. C. ; SARPI, L. ; DANTAS, A.. Gênero, Diversidade e saúde. 2016. Outro
    4. SALIM, N. R.; SARPI, L. ; RIGOLON, M. ; DANTAS, A. ; SILVA, N. C. C.. Oficina: Diafragma e empoderamento da mulher. 2016. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 21:18:24