Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Enfermagem (DEnf)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Diene Monique Carlos

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP, e Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatológica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Atualmente, é Professor Adjunto nível A no Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP-USP, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e com período de estágio em pesquisa no exterior na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal) e Universidade de Bristol (Bristol, Reino Unido). Membro do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa em Assistência Primária à Saúde Escolar - PROASE desde 2004. Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect. Atuou como enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas-SP (assistência e gestão), em atenção básica e saúde mental infantojuvenil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Coletiva e Saúde Mental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4324893981363616 (15/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2017-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Enfermagem. Rodovia Washington Luiz, km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518334 Fax: (16) 33518334 URL da Homepage: denf.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. A AUTOMUTILACAO EM ADOLESCENTES: SIGNIFICADOS PARA PROFISSIONAIS DE EDUCACAO E SAUDE
      Descrição: Adolescentes e jovens mantêm representação significativa na população brasileira. Em geral, o adolescente não apresenta grandes índices de adoecimento ou mortalidade, na comparação com as outras fases da vida humana. Ainda assim, existem indivíduos que, por passarem por essa fase de muitas mudanças e uma nova adaptação, apresentam algum nível de sofrimento. Este pode afetar o desenvolvimento em vários segmentos da vida, como por exemplo escolar, familiar e/ou afetivo, tornando-os, assim, mais vulneráveis a condutas que causem intencionalmente malefícios à sua saúde. Pela grande demanda de cuidado ao fenômeno da automutilação na adolescência, bem como incipiência da literatura nesta discussão, traz-se como objetivo compreender os significados da automutilação em adolescentes sob a ótica de profissionais da educação e da Atenção Básica à Saúde. O referencial teórico utilizado será o Interacionismo Simbólico. Pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a profissionais da educação e de uma unidade de saúde da família de um distrito de São Carlos-SP. A análise de dados se dará pela análise temática. A relevância deste estudo está na possibilidade de reflexão das potencialidades/fragilidades do cuidado a este fenômeno e público específico. Entende-se que a aproximação dos significados atribuídos a estas ações pode apontar caminhos para intervenções e (trans)formações futuras, em especial na área da Enfermagem, buscando qualificar a atenção à saúde de adolescentes, um público ainda negligenciado nas diversas esferas de cuidado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diene Monique Carlos - Coordenador / Isabela Martins Gabriel - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Diene Monique Carlos.
    2. 2019-Atual. Projeto Universal, Processo CNPq 434214/2018-3,?Prevencao de violencia nas relacoes de intimidade entre adolescentes ? analise de uma intervencao?.
      Descrição: Introdução: Nos últimos anos, estudos têm denotado importante relevância à violência nas relações de intimidade (VRI) entre os adolescentes. Neste âmbito, apresenta-se como área estratégica para a prevenção da VRI e promoção de relações de intimidade saudáveis (RIS). O modelo ecológico de compreensão da violência se mostra adequado para intervenções multidimensionais na área, conforme recomendado pela literatura. Objetivos: implementar e avaliar um programa de intervenção que visa a conscientização de adolescentes sobre a VRI, capacitando-os para a construção de RIS. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, descritivo e correlacional, sendo utilizada a abordagem qualitativa para complementação os dados. Os participantes serão estudantes do 9º ano de ensino fundamental; pais e/ou responsáveis; e professores e auxiliares da educação. A coleta de dados quantitativos se dará em três momentos (pré-intervenção, pós-intervenção e follow-up após quatro meses) junto aos estudantes, por meio de dados de caracterização; questionário CADRI; e escala de conhecimentos sobre VRI. Os dados qualitativos serão coletados por meio de grupos focais junto a todos os participantes envolvidos, em etapa pré-intervenção. A intervenção multidimensional será realizada em 3 sessões junto aos pais/responsáveis e professores/educadores; e 4 sessões junto aos estudantes. Os dados quantitativos serão analisados estatisticamente e os dados qualitativos por meio de análise temática. Resultados esperados: O atual projeto de pesquisa já se articula a projetos de extensão desenvolvidos na comunidade nos campos de estudo propostos, trazendo impacto local imediato. A médio prazo, pode embasar políticas futuras para a população adolescente, suas famílias e comunidades, se constituindo como importante estratégia para articulação interdisciplinar e intersetorial. A intervenção a ser delineada pode ser reproduzida por profissionais de saúde, educação, assistência social e áreas afins, bem como por multiplicadores adolescentes e familiares, promovendo a educação por pares e protagonismo / empoderamento pessoal, familiar e comunitário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Diene Monique Carlos - Coordenador / SILVA, LYGIA MARIA PEREIRA DA - Integrante / Maria Isabel Fernandes - Integrante / BESERRA, Maria Aparecida - Integrante / LEITÃO, MARIA - Integrante / SILVA, JORGE LUIZ DA - Integrante / OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE - Integrante / Natalia Rejane Salim - Integrante / Angelica Martins Gonçalves - Integrante / Isabela Martins Gabriel - Integrante / Ana Paula França de Oliveira - Integrante / Marina Soares de Souza - Integrante / Claudio Romualdo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Diene Monique Carlos.
    3. 2018-2019. Vinculos institucionais para o enfrentamento da violencia domestica contra criancas e adolescentes: perspectivas da Atencao Basica a Saude
      Descrição: Crianças e adolescentes deparam-se com a violação de seus direitos no espaço íntimo da família, o lar. No Brasil, as mortes por violência infantojuvenil ocupam a terceira posição, posterior apenas aos casos de complicações perinatais e malformações. Com relação ao atendimento das famílias envolvidas na violência doméstica contra crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde propõe a integração dos recursos disponíveis à atenção em uma rede de cuidados, orientada pela atenção básica, segundo o modelo da linha de cuidado. Portanto, traz-se como objetivo analisar os vínculos institucionais a partir da ABS para enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, sob a perspectiva dos profissionais de saúde, no município de São Carlos, São Paulo, Brasil. Pesquisa qualitativa, fundamentada no Paradigma da Complexidade. Serão utilizados como instrumentos de coleta de dados: (i) a pesquisa documental; (ii) a elaboração de mapas da rede social institucional; e (iii) a realização de grupos focais. Além das contribuições positivas para a família, a rede quando bem articulada garante a eficiência do trabalho do profissional que lida com os casos de violência, facilitando o processo de cuidar, e culminando diretamente na qualidade de vida daqueles que são envoltos por ela.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diene Monique Carlos - Coordenador / Lina Domenica Mapelli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Diene Monique Carlos.
    4. 2018-Atual. Violencia nas relacoes de intimidade entre adolescentes: uma perspectiva multidimensional
      Descrição: Nos últimos anos, estudos têm denotado importante relevância à violência nas relações de intimidade (VRI) entre os adolescentes. A identificação da VRI é dificultada por fatores de ordem pessoal e social. Este fato é agravado na fase da adolescência, quando as pessoas possuem maior dificuldade para perceber e falar sobre estas situações de violência. A Organização Mundial da Saúde - OMS propõe o modelo ecológico para compreensão da violência, baseado na evidência de que nenhum fator singular pode explicar o maior risco de algumas pessoas ou grupos à violência interpessoal, enquanto outros são mais protegidos dela. Traz-se como objetivo conhecer e analisar as percepções dos adolescentes frente à VRI. Pela importância dos contextos familiar e escolar na vida de adolescentes, o mesmo será complementado, em estudo maior, com as percepções de pais/responsáveis e professores/auxiliares de educação. Pesquisa qualitativa, com a coleta de dados realizada por meio de grupos focais e diário de campo. A análise de dados se dará por meio de análise temática. Este estudo se justifica cientificamente pela originalidade no olhar para a VRI entre adolescentes de forma ecológica. Para a agenda da saúde e da Enfermagem, trata-se de temática relevante no campo profissional, voltada às atuais demandas de saúde do adolescente, em espaço escolar. Finalmente, sua justificativa social está na qualificação da saúde do adolescente, com uma visão integral do mesmo, de sua família e dos demais contextos onde está inserido, relacionada aos fatores que interferem nas relações e determinação do bem-estar individual, familiar e coletivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diene Monique Carlos - Coordenador / Ana Paula França de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Diene Monique Carlos.
    5. 2018-Atual. Concepcoes de automutilacao por adolescentes que se automutilaram
      Descrição: A compreensão da adolescência deve ultrapassar concepções universalizantes e cristalizadas, considerando que depende do momento histórico, da cultura e da história de vida dos sujeitos. No adolescer ocidental atual, um fenômeno que tem se mostrado recorrente e recebido crescente atenção é o da automutilação. A automutilação pode ser definida como lesão deliberada que resulta na destruição direta ou alteração do tecido corporal de quem a praticou, com ou sem intenção do suicídio. Considerando a grande demanda de cuidado e atenção à automutilação, assim como as lacunas na literatura, o objetivo do presente estudo é identificar e analisar as concepções de adolescentes que se automutilam acerca do tema da automutilação. O referencial teórico utilizado será a teoria psicanalítica de Winnicott. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de encontros individuas utilizando o recurso Desenho-Estória com Tema. A população-alvo que participará dos encontros são adolescentes que se automutilam, de uma escola do município de São Carlos-SP. A análise de dados se dará pela análise temática. Entende-se que a aproximação das concepções de automutilação por adolescentes que se automutilam pode apontar caminhos para intervenções futuras, além de contribuir para o entendimento do fenômeno em si.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Diene Monique Carlos - Coordenador / Luiza Riani Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Diene Monique Carlos.
    6. 2018-Atual. Projeto de Pesquisa FAPESP - Regular, Processo 2018/04570-0, Efetividade de intervencoes anti-bullying realizadas em Brasil e Portugal
      Descrição: O bullying escolar, considerado problema de saúde pública, afeta a qualidade da escolarização e o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes. Portanto, é importante o desenvolvimento de intervenções visando a prevenção e a redução de sua ocorrência nas escolas. A literatura indica que as intervenções mais efetivas são aquelas que envolvem a diversidade de características e causalidades desse fenômeno e que conscientizem os estudantes sobre a natureza prejudicial da violência. Partindo desses pressupostos, o objetivo geral deste estudo é avaliar os efeitos de duas intervenções anti-bullying desenvolvidas no Brasil e de uma desenvolvida em Portugal. A primeira proposta interventiva é multidimensional, direcionada simultaneamente a estudantes, equipe escolar, família e comunidade. A segunda proposta visa conscientizar os estudantes não envolvidos no bullying a se posicionarem contra as agressões e defenderem as vítimas. A terceira se baseia na metodologia do Teatro do Oprimido, desenvolvida a partir da obra de Paulo Freire, que defende o diálogo e a cooperação na busca por problematizar, compreender e transformar realidades opressoras, como os contextos de bullying. Este estudo, com recorte para Brasil e Portugal, constitui uma das etapas de um macroprojeto internacional destinado à elaboração, implementação e avaliação de intervenções anti-bullying em países de língua oficial portuguesa. Ele será realizado com delineamento quase-experimental (grupo intervenção e grupo comparação). Os dados serão coletados mediante a aplicação de questionários, nos períodos antes e depois da intervenção, e serão analisados estatisticamente. Espera-se que as intervenções melhorem a convivência entre pares na escola, previnam e reduzam as situações de bullying.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diene Monique Carlos - Integrante / Marta Angélica Iossi Silva - Integrante / Jorge Luiz da Silva - Coordenador / OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE - Integrante / ALENCASTRO, LIDIANE - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diene Monique Carlos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pelo Trabalho "Percurso de Pós-doutoramento em Enfermagem: um relato de experiência"., I Jornada Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem.. 2017.
      Membro: Diene Monique Carlos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. 15º Congresso Brasileiro de Adolescência. ´O que cola em mim´ - representações para adolescentes vivendo em zona rural. 2019. (Congresso).
    2. 22th ISPCAN International Congress on Child Abuse and Neglect. Social support network of informal supporters of abused children and adolescents: perspectives and possibilities. 2018. (Congresso).
    3. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos.Crianças e adolescentes e situação de violência sexual: a chegada ao CREAS. 2018. (Seminário).
    4. 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research. Famílias envolvidas na violência contra crianças e adolescentes: um olhar pelo Paradigma da Complexidade. 2017. (Congresso).
    5. 8th International Meeting of Child and Adolescent Health. Contextualizando a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: a implicação dos territórios de cuidado. 2017. (Congresso).
    6. I Jornada Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem.Percurso de Pós-doutoramento em Enfermagem: um relato de experiência. 2017. (Seminário).
    7. XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Esporte.A prevenção da violência nas relações de intimidade entre adolescentes ? uma revisão integrativa de programas de intervenção. 2017. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. CARLOS, D. M.. XXIX Semana de Enfermagem. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Diene Monique Carlos ⇔ Monika Wernet (1.0)
      1. CARLOS, D. M.; CAMPEIZ, ANA BEATRIZ ; SILVA, JORGE ; OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE ; Wernet, M ; FERRIANI, MARIA DAS GRA?AS CARVALHO. -I don´t have it, I didn´t have it-: experiences of families involved in violence against children and adolescents. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20190195, issn: 1984-0446, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 21:18:23