Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia de Produção (DEP)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Pedro Augusto Munari Junior

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Engenharia de Produção (DEP) na área de Pesquisa Operacional. É doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC/USP sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Arenales e co-orientação do Prof. Jacek Gondzio (University of Edinburgh). Recebeu o Prêmio de Doutorado quot;Odelar Leite Linharesquot; (primeiro lugar) por sua tese de doutorado, concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Esteve por um ano como pesquisador visitante no Georgia Institute of Technology, em Atlanta, Georgia (EUA), em colaboração com o Prof. Martin Savelsbergh. Áreas de interesse: programação linear (métodos tipo simplex, métodos de pontos interiores), programação inteira (geração de colunas, métodos de planos de corte, métodos do tipo branch-and-price, decomposição Dantzig-Wolfe, relaxação Lagrangiana), Pesquisa Operacional aplicada à produção e logística, com ênfase em roteamento de veículos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1328868140869976 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - SAO CARLOS, SP - Brasil Telefone: (16) 33518445 URL da Homepage: http://www.dep.ufscar.br/docentes/munari
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2017-2019. Modelos e metodos de solucao para variantes do problema de roteamento de estoques
      Descrição: Formulações e métodos de solução para problemas de roteamento de veículos têm se mostrado importantes no apoio à tomada de decisão em operações logísticas. Com isso, a literatura sobre o tema é ativa há décadas e conta com um grande número de publicações a cada ano. O problema de roteamento de estoques (PRE) é uma extensão do problema de roteamento de veículos que tem recebido grande atenção recentemente. Essa extensão consiste em incorporar decisões de gerenciamento de estoque junto às decisões de roteamento e programação de veículos, tornando o problema mais próximo da realidade de empresas que controlam de forma dinâmica o estoque de seus clientes. Por outro lado, a resolução do problema se torna mais desafiadora, exigindo o uso de estratégias de solução sofisticadas, em especial ao se considerar restrições práticas. O objetivo deste projeto é propor formulações e métodos de solução para o PRE, de modo a contribuir com o estado-da-arte na resolução da variante básica do problema, bem como solucionar de forma efetiva formulações que incorporem características práticas. Pretende-se propor métodos heurísticos e exatos, com o intuito de obter soluções de boa qualidade em tempo razoável, limitantes inferiores e superiores e soluções ótimas. Os métodos exatos serão do tipo branch-price-and-cut de pontos interiores, os quais possuem potencial de resultar em métodos efetivos, mesmo para problemas de grande-porte. Também pretende-se investigar um método híbrido que combine as principais vantagens dos demais métodos propostos. A validação e verificação das formulações e métodos será feita com exemplares da literatura e exemplares criados a partir de dados reais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Augusto Munari Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.
    2. 2014-2016. Metodos branch-price-and-cut de pontos interiores para variantes do problema de roteamento de veiculos
      Descrição: Neste projeto, pretende-se propor métodos branch-price-and-cut (BPC) para a resolução de duas variantes práticas do problema de roteamento de veículos. A primeira delas considera o uso de múltiplos entregadores em cada rota e, assim, busca determinar o número de trabalhadores que devem ser alocados a cada veículo, além das decisões usuais de roteamento. O número de entregadores tem influência direta no tempo de serviço em cada cliente e, consequentemente, no número de clientes que podem ser visitados ao dia. A segunda variante a ser abordada envolve requisições de coleta e entrega de produtos e, assim, modela situações urbanas relevantes como a entrega de pedidos e o transporte de pessoas sob demanda. Métodos BPC são atualmente o estado-da-arte na resolução exata de problemas de roteamento de veículos. Entretanto, esses métodos ainda podem levar um tempo razoavelmente alto na prática e, assim, a pesquisa por técnicas para a melhoria desses métodos é bastante ativa. Sendo assim, pretende-se propor um método BPC de pontos interiores para cada variante, o qual usa o algoritmo primal-dual de pontos interiores com o intuito de melhorar a eficiência da geração de colunas e desigualdades válidas. Também, as técnicas de ramificação forte (strong branching) e ramificação antecipada (early branching) deverão ser exploradas neste BPC. Até o momento, não se tem conhecimento do uso destas estratégias na solução dos problemas abordados. Além disso, pretende-se tratar as incertezas sobre dados, uma característica comumente observada em situações reais, mas ainda pouco explorada nos modelos e métodos de solução existentes na literatura de roteamento de veículos. Os métodos propostos serão implementados e avaliados usando exemplares de teste da literatura, bem como pretende-se usar dados reais coletados de empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Augusto Munari Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.
    3. 2014-Atual. Formulations and solution methods for velhicle routing problems with data uncertainty
      Descrição: The Vehicle Routing Problem (VRP) has been widely used to support real-life decisions that arise in supply chain management. Despite the importance of this problem, relatively few researchers have dealt with a feature that is often observed in practice: data uncertainty. For instance, travel and service times, demands and time windows are typically not known with certainty during the decision planning. Hence, they are provided by estimation and are likely to vary after the routing decision has been taken. To obtain more realistic solutions, uncertainties should be incorporated during decision planning. However, the resulting VRP formulations may become considerably more difficulty to solve, requiring specialized solution methods. The purpose of this research project is to develop new formulations and exact solution methods for the VRP with data uncertainty using stochastic programming and robust optimization. In both cases, solving the resulting formulations require powerful solution methods, which should exploit special features of the formulation structure. The novelty of this project is to combine interior point methods within the column generation and branch-and-price-and-cut methods with the aim of improving the convergence of these methods and being able to solve large-scale problems. To the best of our knowledge, these strategies have never been combined to solve the VRP with data uncertainty. We believe that the success of this research project needs a team with expertise in different areas. Hence, the researchers involved in this cooperation project have different backgrounds so each one will be important to the development of this research. The proposed exchange activities will be crucial to increase the research quality and will help complementing each other's knowledge and experience.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Augusto Munari Junior - Coordenador / Douglas José Alem Jr - Integrante / Jacek Gondzio - Integrante / Sergio Garcia-Quiles - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.
    4. 2013-2016. Modelos e metodos de solucao para o Problema de Roteamento de Veiculos com Multiplos Entregadores
      Descrição: É cada vez maior a preocupação de diversas empresas em otimizar a programação e o roteamento de sua frota de veículos. Rotas e alocação de recursos eficientes resultam não somente na economia de custos diretos com combustível e mão-de-obra, como também na melhoria do nível de serviço prestado ao cliente. Neste contexto, as ferramentas de Pesquisa Operacional podem ser úteis para apoiar a tomada de decisões, pois possibilitam a modelagem matemática e o desenvolvimento de métodos de solução para problemas de grande porte. Recentemente, alguns estudos foram apresentados na literatura explorando uma variante do problema de programação e roteamento de veículos, que envolve decisões de alocação de tripulação nos veículos (múltiplos entregadores). Neste projeto, serão investigados métodos de solução exatos e aproximados para tratar essa variante do problema de roteamento de veículos com múltiplos entregadores. Serão consideradas restrições práticas, como capacidade máxima dos veículos, janelas de tempo para a entrega, entre outros. Convém ressaltar que não se tem conhecimento de métodos exatos explorando a estrutura específica deste problema. Inicialmente, serão investigadas algumas formulações alternativas e a decomposição do problema usando a técnica de Dantzig-Wolfe. Em seguida, será desenvolvido um método \textit{branch-price-and-cut}, o qual tem sido empregado com sucesso na resolução de outros problemas de roteamento. Também pretende-se desenvolver métodos híbridos que combinem a abordagem exata proposta com métodos heurísticos. Os métodos propostos serão avaliados por meio de problemas de teste disponíveis na literatura, bem como pretende-se usar dados reais coletados de empresas da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Augusto Munari Junior - Coordenador / Reinaldo Morabito - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.
    5. 2013-Atual. CeMEAI - Centro de Ciencias Matematicas Aplicadas a Industria
      Descrição: O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediata (entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais). Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas quot;potencialmente aplicáveisquot;, mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão quot;ações de transferênciaquot; de acordo com o roteiro: 1) teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores; 2) realização de pelo menos um Workshop anual de transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico; 3) visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes; 4) elaboração de uma publicação interna chamada em princípio quot;Transference experiencesquot; visando a consolidação de uma publicação mais permanente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Augusto Munari Junior - Integrante / Maristela Oliveira dos Santos - Integrante / Reinaldo Morabito - Integrante / Franklina Maria Bragion de Toledo - Integrante / José Alberto Cuminato - Coordenador / Débora Pretti Ronconi - Integrante / Ernesto Julián Goldberg Birgin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio de Iniciação Científica no LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2019) - Orientador, Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).. 2019.
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.
    2. Prêmio Odelar Leite Linhares - Melhor Tese de Doutorado, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (SBMAC).. 2014.
      Membro: Pedro Augusto Munari Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. 23rd International Symposium on Mathematical Programming (ISMP 2018). The vehicle routing problem under uncertainty via robust optimization. 2018. (Congresso).
    2. 29th European Conference On Operational Research (EURO 2018). The robust vehicle routing problem with time windows: compact model and branch-price-and-cut method. 2018. (Congresso).
    3. L Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018).UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA BASEADO EM REDE DE REQUISIÇÕES PARA O PROBLEMA DE ALOCAÇÃO DE VEÍCULOS. 2018. (Simpósio).
    4. 15th EUROPT Workshop on Advances in Continuous Optimization.Interior point column generation for the dynamic vehicle allocation problem. 2017. (Oficina).
    5. 21st Conference of the International Federation of Operational Research Society. Branch-price-and-cut for the p-step formulations of vehicle routing problems. 2017. (Congresso).
    6. Combinatorial Optimization and Applications 2017.Solving challenging vehicle routing problems: you better follow the central path. 2017. (Simpósio).
    7. XII Encontro Científico dos Pós-Graduandos do IMECC.Otimização Aplicada à Indústria: Modelos Matemáticos e Métodos de Solução para o Roteamento de Veículos com Aplicações Reais. 2017. (Encontro).
    8. XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2017). 2017. (Simpósio).
    9. XVIII Oficina Nacional de Problemas de Corte, Empacotamento, Planejamento e Programação da Produção e Correlatos (ONPCE 2017). 2017. (Oficina).
    10. XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2017). Problemas de Otimização de Grande Porte em Logística: Teoria e Aplicações (palestra no Minissimpósio “Otimização: desafios e perspectivas”). 2017. (Congresso).
    11. 2nd Brazilian Workshop on Interior Point Methods.Interior point methods and column generation for convex optimization problems. 2016. (Oficina).
    12. CNMAC 2016 XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Mathematical modeling in the airline industry: optimizing aircraft assignment for on-demand air transport. 2016. (Congresso).
    13. Column Generation 2016.p-step formulations for vehicle routing problems: a generalized class of models based on column generation. 2016. (Oficina).
    14. 106th European Study Group in Mathematics with Industry (SWI 2015).Power Line Route Optimization. 2015. (Oficina).
    15. 1st Brazilian Workshop on Interior Point Methods.The advantages of interior point methods for decomposition techniques. 2015. (Oficina).
    16. 45th Annual Conference of the Italian Operations Research Society (AIRO2015). Exact and hybrid approaches for the VRP with multiple deliverymen. 2015. (Congresso).
    17. International Conference on Operations Research (OR2015). The vehicle routing problem with multiple deliverymen: exact and hybrid approaches. 2015. (Congresso).
    18. 20th Conference of the International Federation of Oper. Res. Societies (IFORS 2014). Solving convex optimization problems with column generation and interior point methods. 2014. (Congresso).
    19. 3rd International Symposium on Combinatorial Optimization (ISCO 2014).Using an interior point branch-price-and-cut method for solving variants of the vehicle routing problem. 2014. (Simpósio).
    20. I Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada. Técnicas de decomposição e o método de geração de colunas primal-dual para a obtenção de soluções ótimas de problemas de grande porte. 2014. (Congresso).
    21. X Brazilian Workshop on Continuous Optimization. Interior point method and column generation for solving large-scale optimization problems. 2014. (Congresso).
    22. XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2014). Theoretical and computational issues for improving the performance of linear optimization methods. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. OLIVEIRA, A. R. L. ; MUNARI, P.. 1st Brazilian Workshop on Interior Point Methods (BWIPM 2015). 2015. Congresso
    2. MUNARI, P.; MORABITO, R. ; ALEM JR, D. J. ; FERREIRA, D. ; TOSO, E. A. ; FURTADO, M. G. S. ; TOSCANO, A. ; ROCCO, C. ; STANZANI, A. ; BALDO, T. A.. XVI ONPCE - Oficina Nacional de Problemas de Corte, Empacotamento, Dimensionamento de Lotes e Programação da Produção. 2014. Congresso
    3. MUNARI, P.. XII ONPCE - Oficina Nacional de Corte, Empacotamento e Correlatos. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 23:25:57