Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Vadila Giovana Guerra Bettega

É docente do departamento de engenharia química da Universidade Federal de São Carlos desde 2009, sendo atualmente professora associada. Possui graduação e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição do ar, limpeza de gases, equipamentos para controle de materiais particulados, filtração de partículas micro métricas e nanométricas, lavadores de gases, precipitadores eletrostáticos, atomização de líquido e medida de tamanho de gotas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0752059622240208 (05/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química. Via Washington Luiz km 235 monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518264 Ramal: 9777 Fax: (16) 33518266 URL da Homepage: http://www.deq.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Producao e caracterizacao de meios filtrantes a partir de nanofibras eletrofiadas com efeito biocida aplicados na filtracao de ar.
      Descrição: No presente projeto de pesquisa, propõem-se a construção e montagem do equipamento de eletrofiação, assim como a determinação de seus parâmetros operacionais em relação à produção e caracterização de nanofibras. Para tal finalidade serão produzidos meios filtrantes constituídos de nanofibras com caráter biocida empregando a técnica de electrospinning para remover nanopartículas presentes no meio ambiente. Após a produção dos meios filtrantes fibrosos, eles serão caracterizados fisicamente e posteriormente serão obtidas as eficiências de coleta para partículas na faixa nanométrica com a finalidade de avaliar como as propriedades das nanofibras influenciam a eficiência de coleta de nanopartículas associada à baixa queda de pressão. Como resultado, espera-se o domínio do conhecimento da técnica bem como a produção otimizada de nanofibras com baixo consumo energético para uso como meio filtrante na retenção de material particulado com elevada eficiência de filtração e elevado fator de qualidade, o que constitui o grande desafio da filtração.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Rosário Elida Suman Bretas - Integrante / Daniela Patrícia Freire Bonfim - Integrante.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.
      Descrição: No presente projeto de pesquisa, propõem-se a construção e montagem do equipamento de eletrofiação, assim como a determinação de seus parâmetros operacionais em relação à produção e caracterização de nanofibras. Para tal finalidade serão produzidos meios filtrantes constituídos de nanofibras com caráter biocida empregando a técnica de electrospinning para remover nanopartículas presentes no meio ambiente. Após a produção dos meios filtrantes fibrosos, eles serão caracterizados fisicamente e posteriormente serão obtidas as eficiências de coleta para partículas na faixa nanométrica com a finalidade de avaliar como as propriedades das nanofibras influenciam a eficiência de coleta de nanopartículas associada à baixa queda de pressão. Como resultado, espera-se o domínio do conhecimento da técnica bem como a produção otimizada de nanofibras com baixo consumo energético para uso como meio filtrante na retenção de material particulado com elevada eficiência de filtração e elevado fator de qualidade, o que constitui o grande desafio da filtração.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Rosario Elida Suman Bretas - Integrante / Daniela Patricia Freire Bonfim - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Lopes Aguiar.
    2. 2017-Atual. Desenvolvimento e avaliacao de meios filtrantes com nanofibras obtidos pelo processo de eletrofiacao aplicados na filtracao de gases
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Ana Cláudia Canalli Bortolassi - Integrante / Rosário Elida Suman Bretas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma tecnologia de produção de meios filtrantes com nanofibras para remover nanopartículas presentes no meio ambiente empregando a técnica de eletrospinning. Após a produção dos meios filtrantes fibrosos, eles serão caracterizados fisicamente e posteriormente serão obtidas as eficiências de coleta para partículas na faixa nanométrica com a finalidade de avaliar como as propriedades das nanofibras influenciam na eficiência de coleta de nanopartículas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Ana Cláudia Canalli Bortolassi - Integrante / Rosario Elida Suman Bretas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Lopes Aguiar.
    3. 2014-2017. AVALIACAO DA FLUIDODINAMICA E EFICIENCIA DE COLETA DE UM CICLONE ADAPTADO COM BICOS INJETORES DE AGUA. CNPq Universal - Proc.numero 454754/2014-0.
      Descrição: A fim de controlar a emissão desses materiais particulados para a atmosfera, uma das importantes etapas de processo da indústria sucroalcooleira é a remoção da corrente vinda da queima do bagaço. Existem diversos equipamentos que são utilizados para a remoção de materiais particulados de um gás. Esse é escolhido de acordo com a eficiência desejada, tamanho das partículas e disponibilidade financeira. O ciclone convencional, por exemplo, apresenta vantagens como baixo custo de instalação e manutenção. No entanto, é mais aplicado para remover partículas com diâmetro acima de 10micras, já que para diâmetros menores sua eficiência de coleta torna-se baixa. Já os lavadores tem sido uma opção bastante empregada na indústria sucroalcooleira, devido a sua alta eficiência na remoção de partículas, em ampla faixa granulométrica. Entretanto, algumas das desvantagens frequentemente associadas aos lavadores estão relacionadas ao elevado volume de água, utilizada na lavagem, e ao alto consumo energético de alguns lavadores que possuem elevada eficiência, tais desvantagens contribuem significativamente com o custo operacional. Os lavadores de gás utilizam a nebulização do líquido que gera inúmeras gotas, as quais atuam como superfícies coletoras de partículas, já os separadores ciclônicos utilizam a força centrífuga que faz com que as partículas sejam coletadas nas paredes do equipamento. A junção dessas duas superfícies coletoras em um único equipamento pode conciliar alta eficiência, baixo custo de implantação e operação. A partir daí surge o ciclone úmido, equipamento que consiste basicamente na adaptação de um ciclone com bocais atomizadores de líquido. Há na literatura um número restrito de estudos sobre a adição de bicos injetores de água à carcaça de ciclones convencionais (ciclone úmido) visando avaliar o aumento da eficiência de coleta de partículas menores que 10micras. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo investigar o desempenho de um ciclone adaptado com bicos injetores de água (ciclone úmido) na coleta de material particulado. Para isso, inicialmente serão realizados estudos em CFD com a finalidade de avaliar a fluidodinâmica do equipamento para diferentes geometrias e condições operacionais, sobretudo quanto a distribuição do líquido. Posteriormente, serão realizados testes variando as condições experimentais para determinação da eficiência global e fracionária de coleta de partículas do equipamento projetado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Coordenador / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Integrante / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.
      Descrição: A fim de controlar a emissão desses materiais particulados para a atmosfera, uma das importantes etapas de processo da indústria sucroalcooleira é a remoção da corrente vinda da queima do bagaço. Existem diversos equipamentos que são utilizados para a remoção de materiais particulados de um gás. Esse é escolhido de acordo com a eficiência desejada, tamanho das partículas e disponibilidade financeira. O ciclone convencional, por exemplo, apresenta vantagens como baixo custo de instalação e manutenção. No entanto, é mais aplicado para remover partículas com diâmetro acima de 10micras, já que para diâmetros menores sua eficiência de coleta torna-se baixa. Já os lavadores tem sido uma opção bastante empregada na indústria sucroalcooleira, devido a sua alta eficiência na remoção de partículas, em ampla faixa granulométrica. Entretanto, algumas das desvantagens frequentemente associadas aos lavadores estão relacionadas ao elevado volume de água, utilizada na lavagem, e ao alto consumo energético de alguns lavadores que possuem elevada eficiência, tais desvantagens contribuem significativamente com o custo operacional. Os lavadores de gás utilizam a nebulização do líquido que gera inúmeras gotas, as quais atuam como superfícies coletoras de partículas, já os separadores ciclônicos utilizam a força centrífuga que faz com que as partículas sejam coletadas nas paredes do equipamento. A junção dessas duas superfícies coletoras em um único equipamento pode conciliar alta eficiência, baixo custo de implantação e operação. A partir daí surge o ciclone úmido, equipamento que consiste basicamente na adaptação de um ciclone com bocais atomizadores de líquido. Há na literatura um número restrito de estudos sobre a adição de bicos injetores de água à carcaça de ciclones convencionais (ciclone úmido) visando avaliar o aumento da eficiência de coleta de partículas menores que 10micras. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo investigar o desempenho de um ciclone adaptado com bicos injetores de água (ciclone úmido) na coleta de material particulado. Para isso, inicialmente serão realizados estudos em CFD com a finalidade de avaliar a fluidodinâmica do equipamento para diferentes geometrias e condições operacionais, sobretudo quanto a distribuição do líquido. Posteriormente, serão realizados testes variando as condições experimentais para determinação da eficiência global e fracionária de coleta de partículas do equipamento projetado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Lopes Aguiar - Integrante / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / Vádila Giovana Guerra - Coordenador / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Lopes Aguiar.
      Descrição: A fim de controlar a emissão desses materiais particulados para a atmosfera, uma das importantes etapas de processo da indústria sucroalcooleira é a remoção da corrente vinda da queima do bagaço. Existem diversos equipamentos que são utilizados para a remoção de materiais particulados de um gás. Esse é escolhido de acordo com a eficiência desejada, tamanho das partículas e disponibilidade financeira. O ciclone convencional, por exemplo, apresenta vantagens como baixo custo de instalação e manutenção. No entanto, é mais aplicado para remover partículas com diâmetro acima de 10micras, já que para diâmetros menores sua eficiência de coleta torna-se baixa. Já os lavadores tem sido uma opção bastante empregada na indústria sucroalcooleira, devido a sua alta eficiência na remoção de partículas, em ampla faixa granulométrica. Entretanto, algumas das desvantagens frequentemente associadas aos lavadores estão relacionadas ao elevado volume de água, utilizada na lavagem, e ao alto consumo energético de alguns lavadores que possuem elevada eficiência, tais desvantagens contribuem significativamente com o custo operacional. Os lavadores de gás utilizam a nebulização do líquido que gera inúmeras gotas, as quais atuam como superfícies coletoras de partículas, já os separadores ciclônicos utilizam a força centrífuga que faz com que as partículas sejam coletadas nas paredes do equipamento. A junção dessas duas superfícies coletoras em um único equipamento pode conciliar alta eficiência, baixo custo de implantação e operação. A partir daí surge o ciclone úmido, equipamento que consiste basicamente na adaptação de um ciclone com bocais atomizadores de líquido. Há na literatura um número restrito de estudos sobre a adição de bicos injetores de água à carcaça de ciclones convencionais (ciclone úmido) visando avaliar o aumento da eficiência de coleta de partículas menores que 10micras. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo investigar o desempenho de um ciclone adaptado com bicos injetores de água (ciclone úmido) na coleta de material particulado. Para isso, inicialmente serão realizados estudos em CFD com a finalidade de avaliar a fluidodinâmica do equipamento para diferentes geometrias e condições operacionais, sobretudo quanto a distribuição do líquido. Posteriormente, serão realizados testes variando as condições experimentais para determinação da eficiência global e fracionária de coleta de partículas do equipamento projetado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jose Antonio Silveira Goncalves - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Integrante / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante / Vádila Giovana Guerra Béttega - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Antonio Silveira Goncalves.
    4. 2014-2017. Caracterizacao experimental e modelagem do desempenho de meios filtrantes na captura de nano-particulas. Processo 88881.030417/2013-01
      Descrição: Proposta de pesquisa (PVE) na área de filtração de nano-partículas, a ser desenvolvida em colaboração por pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos e do Departamento de Energia do Politécnico de Torino (Itália).#10;A filtração de gases é uma operação que visa remover sólidos de correntes gasosas. Tem sido amplamente utilizada em processos industriais, automóveis e edificações onde seres humanos residem ou trabalham. Em 2011, o mercado de filtros para ar movimentou aproximadamente US$ 7 bilhões em todo o mundo.#10;A filtração de nano-partículas tem se tornado mais importante desde a explosão do interesse em estruturas nanométricas devido ao seu uso potencial em materiais inteligentes, circuitos eletrônicos e na saúde humana. A manipulação e produção dessas estruturas nanométricas levanta questões sobre os potenciais riscos à saúde das pessoas envolvidas. Além da saúde humana, algumas plantas industriais, como farmacêuticas e de semicondutores, requerem salas ultra limpas, e precisam utilizar filtros de alta eficiência. Nano-partículas também estão presentes no ar ambiente oriundas de fontes não industriais, como vírus, fumaça de cigarro, sólidos formados de reações químicas na atmosfera, vapores condensados. Um entendimento do comportamento dos aerossóis de nano-partículas permitirá progressos não apenas na área de nanotecnologia, mas também na luta contínua contra problemas de poluição em suas muitas variações. #10;Uma melhoria no entendimento do comportamento dos filtros de ar fibrosos, especialmente na filtração de nano-partículas, pode levar a melhores projetos de elementos e estruturas filtrantes e sistemas de filtração, com redução da perda de carga, o que se traduz em menores sopradores e, portanto, menor consumo energético, menor custo de capital, custo operacional e captura de carbono. #10;O objetivo geral da cooperação proposta aqui é desenvolver a modelagem e simulação do desempenho de meios filtrantes, em termos de perda de carga e eficiência de captura de nano-partículas. Para que esse objetivo seja alcançado será necessário o desenvolvimento de diversas etapas que incluem a caracterização e avaliações experimentais dos meios filtrantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante / Paolo Tronville - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante / Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Paolo Tronville - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Lopes Aguiar.
      Descrição: A fim de controlar a emissão desses materiais particulados para a atmosfera, uma das importantes etapas de processo da indústria sucroalcooleira é a remoção da corrente vinda da queima do bagaço. Existem diversos equipamentos que são utilizados para a remoção de materiais particulados de um gás. Esse é escolhido de acordo com a eficiência desejada, tamanho das partículas e disponibilidade financeira. O ciclone convencional, por exemplo, apresenta vantagens como baixo custo de instalação e manutenção. No entanto, é mais aplicado para remover partículas com diâmetro acima de 10micras, já que para diâmetros menores sua eficiência de coleta torna-se baixa. Já os lavadores tem sido uma opção bastante empregada na indústria sucroalcooleira, devido a sua alta eficiência na remoção de partículas, em ampla faixa granulométrica. Entretanto, algumas das desvantagens frequentemente associadas aos lavadores estão relacionadas ao elevado volume de água, utilizada na lavagem, e ao alto consumo energético de alguns lavadores que possuem elevada eficiência, tais desvantagens contribuem significativamente com o custo operacional. Os lavadores de gás utilizam a nebulização do líquido que gera inúmeras gotas, as quais atuam como superfícies coletoras de partículas, já os separadores ciclônicos utilizam a força centrífuga que faz com que as partículas sejam coletadas nas paredes do equipamento. A junção dessas duas superfícies coletoras em um único equipamento pode conciliar alta eficiência, baixo custo de implantação e operação. A partir daí surge o ciclone úmido, equipamento que consiste basicamente na adaptação de um ciclone com bocais atomizadores de líquido. Há na literatura um número restrito de estudos sobre a adição de bicos injetores de água à carcaça de ciclones convencionais (ciclone úmido) visando avaliar o aumento da eficiência de coleta de partículas menores que 10micras. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo investigar o desempenho de um ciclone adaptado com bicos injetores de água (ciclone úmido) na coleta de material particulado. Para isso, inicialmente serão realizados estudos em CFD com a finalidade de avaliar a fluidodinâmica do equipamento para diferentes geometrias e condições operacionais, sobretudo quanto a distribuição do líquido. Posteriormente, serão realizados testes variando as condições experimentais para determinação da eficiência global e fracionária de coleta de partículas do equipamento projetado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jose Antonio Silveira Goncalves - Integrante / Mônica Lopes Aguiar - Coordenador / Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante / Paolo Maria Tronville - Integrante / Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Jose Antonio Silveira Goncalves.
      Descrição: Descrição: Proposta de pesquisa (PVE) na área de filtração de nano-partículas, a ser desenvolvida em colaboração por pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos e do Departamento de Energia do Politécnico de Torino (Itália). A filtração de gases é uma operação que visa remover sólidos de correntes gasosas. Tem sido amplamente utilizada em processos industriais, automóveis e edificações onde seres humanos residem ou trabalham. Em 2011, o mercado de filtros para ar movimentou aproximadamente US$ 7 bilhões em todo o mundo. A filtração de nano-partículas tem se tornado mais importante desde a explosão do interesse em estruturas nanométricas devido ao seu uso potencial em materiais inteligentes, circuitos eletrônicos e na saúde humana. A manipulação e produção dessas estruturas nanométricas levanta questões sobre os potenciais riscos à saúde das pessoas envolvidas. Além da saúde humana, algumas plantas industriais, como farmacêuticas e de semicondutores, requerem salas ultra limpas, e precisam utilizar filtros de alta eficiência. Nano-partículas também estão presentes no ar ambiente oriundas de fontes não industriais, como vírus, fumaça de cigarro, sólidos formados de reações químicas na atmosfera, vapores condensados. Um entendimento do comportamento dos aerossóis de nano-partículas permitirá progressos não apenas na área de nanotecnologia, mas também na luta contínua contra problemas de poluição em suas muitas variações. Uma melhoria no entendimento do comportamento dos filtros de ar fibrosos, especialmente na filtração de nano-partículas, pode levar a melhores projetos de elementos e estruturas filtrantes e sistemas de filtração, com redução da perda de carga, o que se traduz em menores sopradores e, portanto, menor consumo energético, menor custo de capital, custo operacional e captura de carbono. O objetivo geral da cooperação proposta aqui é desenvolver a modelagem e simulação do desempenho de meios filtrantes, em termos de perda de carga e eficiência de captura de nano-partículas. Para que esse objetivo seja alcançado será necessário o desenvolvimento de diversas etapas que incluem a caracterização e avaliações experimentais dos meios filtrantes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriela Cantarelli Lopes - Integrante / Monica Lopes Aguiar - Coordenador / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / Vádila Giovana Guerra Béttega - Integrante / Paolo Tronville - Integrante.
      Membro: Gabriela Cantarelli Lopes.
    5. 2011-2013. Avaliacao da queda de pressao e dispersao de liquido em um lavador Venturi: Dados experimentais e simulacao CFD. Universal CNPq Proc.no: 473100/2011-8
      Descrição: Dentre os equipamentos utilizados para a limpeza de gases e controle de poluição do ar, os lavadores tem sido uma opção empregada nas indústrias, devido a sua alta eficiência na remoção de partículas em ampla faixa granulométrica. Estudos mais aprofundados visando determinar as melhores condições de projeto e operacionais em lavadores Venturi se mostram importantes para que se obtenha o conhecimento necessário à tomada de decisões contra desperdícios na utilização de líquido e queda de pressão, contribuindo assim, para otimização do desempenho do equipamento. Dentro desse contexto, o presente projeto tem por objetivo avaliar a variação de queda de pressão e distribuição qualitativa e quantitativa de líquido no interior de um lavador Venturi em diferentes condições experimentais e comparar com os resultados previstos pela simulação CFD, utilizando o software Fluent.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Coordenador / José Antônio Silveira Gonçalves - Integrante / José Renato Coury - Integrante / Rodrigo Béttega - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.
    6. 2010-2011. Estudo da distribuicao de liquido em um lavador Venturi retangular
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vádila Giovana Guerra Béttega - Coordenador / André Cury Reis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vadila Giovana Guerra Bettega.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. DISPERSÃO DE LÍQUIDO EM UM LAVADOR VENTURI RETANGULAR:MEDIDAS EXPERIMENTAIS E SIMULAÇÃO NUMÉRICA. 2012. (Congresso).
      2. 1o Forum das Engenharias da UFSCar. 2011. (Outra).
      3. XXXV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Avaliação experimental e simulação numérica CFD da queda de pressão e distribuição de líquido em um lavador Venturi. 2011. (Congresso).
      4. XXXV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Influência do diâmetro da garganta de lavadores Venturi na fração de filme. 2011. (Congresso).
      5. 1a Escola Brasileira de Escoamento Multifásico -1a EBEMs - EESC. 2010. (Outra).
      6. O futuro da EAD e da UAB ma UFSCar: Diretrizes para a elaboração de uma proposta do CCET. 2010. (Seminário).
      7. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ. Fração de filme em um lavador Venturi circular na vertical. 2010. (Congresso).
      8. 8th World Congress of Chemical Engineering. Film Fraction and Droplet Size formed in a rectangular Venturi Scrubber. 2009. (Congresso).
      9. Seventh International Latin-American Conference on Powder Tecnology. Film fraction and droplet size inside of a rectangular Venturi scrubber. 2009. (Congresso).
      10. XXXIV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. ESTUDO EXPERIMENTAL DA FRAÇÃO DE FILME LÍQUIDO NAS PAREDES DE UM LAVADOR VENTURI RETANGULAR. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. FERREIRA, M. C.; FREIRE, F. B. ; BÉTTEGA, R. ; MAIA, G. D. ; LOPES, G.C. ; de PÁDUA, T. F. ; BETTEGA, V.G. ; CORRÊA, R. G. ; SARTORI, D.J.M.. XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - XXXVII ENEMP. 2015. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 23:34:21