Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luiz Fernando de Moura

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Atualmente é Coordenador do Curso de Tecnologia Sucroalcooleira da UFSCar e professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Química, em Processos Químicos Industriais, com ênfase em Projeto, Desenvolvimento e Simulação de Operações de Separação e Purificação Químicas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8402398821052101 (06/08/2018)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1979-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518264 Fax: (16) 2608266 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2013-Atual. Estudo de Processos Integrados de Producao e Recuperacao de Etanol 1G
      Descrição: Trata-se de um Projeto PITE FAPESP/ETH Bioenergia S.A. Embora já consolidado, no processo tradicional de produção de etanol a partir da sacarose (etanol de primeira geração: 1G) ainda há espaço para a implantação de melhorias tecnológicas com base em resultados de pesquisas que poderão ser implementadas no setor industrial. Para o estudo dos pontos relacionados com as limitações do atual processo de produção de etanol 1G, propõe-se o desenvolvimento de temas caracterizados como etapas de estudo. São eles: (a) fermentação com açúcar de sorgo sacarino e de cana-de-açúcar, (b) extração do etanol do vinho com solvente orgânico ou por arraste com CO2, (c) fermentação extrativa com solvente orgânico ou com CO2 como gás de arraste, (d) análise e integração das etapas de produção e recuperação de etanol 1G. Em cada uma das etapas serão abordados aspectos básicos de engenharia relacionados com a termodinâmica do equilíbrio de fases e balanços de massa e energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Fernando de Moura - Coordenador / Alberto Colli Badino - Integrante / André Bernardo - Integrante / Antonio José Gonçalves da Cruz - Integrante / Marco Giulietti - Integrante / Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo - Integrante / Rosineide Gomes da Silva - Integrante. Financiador(es): Odebrecht Agroindustrial - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Fernando de Moura.
      Descrição: Trata-se de um Projeto PITE FAPESP/ETH Bioenergia S.A. Embora já consolidado, no processo tradicional de produção de etanol a partir da sacarose (etanol de primeira geração: 1G) ainda há espaço para a implantação de melhorias tecnológicas com base em resultados de pesquisas que poderão ser implementadas no setor industrial. Para o estudo dos pontos relacionados com as limitações do atual processo de produção de etanol 1G, propõe-se o desenvolvimento de temas caracterizados como etapas de estudo. São eles: (a) fermentação com açúcar de sorgo sacarino e de cana-de-açúcar, (b) extração do etanol do vinho com solvente orgânico ou por arraste com CO2, (c) fermentação extrativa com solvente orgânico ou com CO2 como gás de arraste, (d) análise e integração das etapas de produção e recuperação de etanol 1G. Em cada uma das etapas serão abordados aspectos básicos de engenharia relacionados com a termodinâmica do equilíbrio de fases e balanços de massa e energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Everaldo Cesar da Costa Araujo - Integrante / Luiz Fernando de Moura - Integrante / Alberto Colli Badino Jr - Coordenador / Antonio José Gonçalves da Cruz - Integrante / Marco Giulietti - Integrante / andre bernardo - Integrante / Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo - Integrante / Rosineide Gomes da Silva - Integrante. Financiador(es): ETH Bioenergia S/A - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Everaldo Cesar da Costa Araujo.
      Descrição: Trata-se de um Projeto PITE FAPESP/ETH Bioenergia S.A. Embora já consolidado, no processo tradicional de de produção de etanol a partir da sacarose (etanol de primeira geração: 1G) ainda há espaço para a implantação de melhorias tecnológicas com base em resultados de pesquisas que poderão ser implementadas no setor industrial. Para o estudo dos pontos relacionados com as limitações do atual processo de produção de etanol 1G, propõe-se o desenvolvimento de temas caracterizados como etapas de estudo. São eles: (a) fermentação com açúcar de sorgo sacarino e de cana-de-açúcar, (b) extração do etanol do vinho com solvente orgânico ou por arraste com CO2, (c) fermentação extrativa com solvente orgânico ou com CO2 como gás de arraste, (d) análise e integração das etapas de produção e recuperação de etanol 1G. Em cada uma das etapas serão abordados aspectos básicos de engenharia relacionados com a termodinâmica do equilíbrio de fases e balanços de massa e energia. Num segundo momento, o desenvolvimento da proposta terá uma abordagem tecnológica com a simulação dos processos envolvendo as etapas de produção e separação com base em informações obtidas experimentalmente de forma a validar informações previstas por modelos, além de uma análise econômica comparativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio José Gonçalves da Cruz - Integrante / Rosineide Gomes da Silva - Integrante / Everaldo César da Costa Araujo - Integrante / Alberto Colli Badino - Coordenador / Marco Giulietti - Integrante / Luiz Fernando Moura - Integrante / André Bernardo - Integrante.
      Membro: Antonio Jose Goncalves da Cruz.
      Descrição: Atualmente fica clara a necessidade de pesquisas na busca de superar os problemas clássicos do processo de produção de etanol 1G. Entende-se que tais pesquisas devam abordar pontos como a avaliação de etapas alternativas de recuperação de etanol, estudos de processos alternativos visando superar ou minimizar os problemas de inibição da produção de etanol, a avaliação de matérias primas para a produção de etanol na entressafra e análise e integração de novas etapas e avaliação de novas tecnologias de produção de etanol 1G. Para o estudo dos pontos relacionados com as limitações do atual processo de produção de etanol 1G, propõe-se o desenvolvimento de temas caracterizados como etapas de estudo. São eles: (a) fermentação com açúcar de sorgo sacarino e de cana-de-açúcar, (b) extração do etanol do vinho com solvente orgânico ou por arraste com CO2, (c) fermentação extrativa com solvente orgânico ou com CO2 como gás de arraste, (d) análise e integração das etapas de produç. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Bernardo - Integrante / Marco Giulietti - Integrante / Luiz Fernando Moura - Integrante / Alberto Colli Badino Junior - Coordenador / EVERALDO CESAR DA COSTA ARAUJO - Integrante / Antonio José Gonçalves da Cruz - Integrante / Rosineide Gomes da Silva Cruz - Integrante / Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Bernardo.
      Descrição: Trata-se de um Projeto PITE FAPESP/Empresa. Embora já consolidado, no processo tradicional de produção de etanol a partir da sacarose (etanol de primeira geração: 1G) ainda há espaço para a implantação de melhorias tecnológicas com base em resultados de pesquisas que poderão ser implementadas no setor industrial. Para o estudo dos pontos relacionados com as limitações do atual processo de produção de etanol 1G, propõe-se o desenvolvimento de temas caracterizados como etapas de estudo como a fermentação com açúcar de sorgo sacarino e de cana-de-açúcar e a fermentação extrativa e a análise e integração das etapas de produção e recuperação de etanol 1G.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alberto Colli Badino Junior - Coordenador / Luiz Fernando de Moura - Integrante / Everaldo Cesar da Costa Araujo - Integrante / Marco Giulietti - Integrante / Antonio José Gonçalves Cruz - Integrante / Rosineide Gomes da Silva - Integrante / Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo - Integrante / André Bernardo - Integrante / Valdinei Luís Belini - Integrante. Financiador(es): Empresa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alberto Colli Badino Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Homenagem por contribuição associada., Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ.. 2005.
      Membro: Luiz Fernando de Moura.
    2. Voto de louvor e reconhecimento, Conselho Departamental do DEQ-UFSCar.. 2001.
      Membro: Luiz Fernando de Moura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. The International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT). an energetic approach to differential distillation and residual curve maps calculations. 2012. (Congresso).
    2. The International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT). A group contribution method to estimate reaction equilibrium compositions in biodiesel production. 2012. (Congresso).
    3. VI Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada (CBTermo 2011). MODELO ALTERNATIVO PARA CÁLCULO DA DESTILAÇÃO DIFERENCIAL.. 2011. (Congresso).
    4. VI Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada (CBTermo 2011). ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO DE EQUILÍBRIO EM REAÇÕES DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM FASE LÍQUIDA. 2011. (Congresso).
    5. VI Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada (CBTermo 2011). O USO DE FUNÇÕES VBA NO EXCEL PARA REPLICAR CONCEITOS TERMODINÂMICOS AO LONGO DE UM CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA. 2011. (Congresso).
    6. 10ª Semana de Engenharia Química do Vale do Paraíba.Muita informação igual a nenhuma informação: uma proposta estrutural (simples) para um bom curso de Engenharia Química. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MOURA, L. F.. 8º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 23:34:21