Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 150

2020

1.   Alice Maria Rodrigues Sousa. Cinema e arte na escola. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
2.   Ana Carolina Reis. A terceirização na universidade:interfaces entre saúde, precarização e identidade institucional.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
3.   Ana Paula dos Santos de Sá. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Luiz Roberto Gomes.
4.   Bia Carvalho. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o setor privado na educação: uma relação de colaboração?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
5.   Bianca Kapp Cardoso. DISCIPLINAMENTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DOS/AS ESTUDANTES. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
6.   Caroline Izumi. Os direitos humanos como perspectiva para uma gestão escolar democrática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
7.   Caroline Miranda Palmieri Silva. PANORAMA NACIONAL DE DIRETORES DE ESCOLA: OS SABERES RELACIONADOS ÀS DIMENSÕES DA ADMINISTRAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
8.   Cintia Wolfart. Estado e educação rural: a formação humana dos extensionistas e a construção do agronegócio (1953-1985). Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
9.   Edson Guilherme de Souza. TABUS NA FORMAÇÃO E O RESSENTIMENTO CONTRA A UNIVERSIDADE: ASPECTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DA DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁXIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
10.   Elen de Fátima Barros Lago Costa. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2020.
Supervisor: Maria Cristina dos Santos.
11.   Fernanda de Oliveira Issas. Viver Viravento: a imaginação da criança.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
12.   Hellen Cristina Xavier da Sillva Mattos. Desdobramentos do trabalho do professor para a permanência e formação do estudante universitário: um estudo comparativo Brasil-Portugal. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
13.   Isabella Porto de Oliveira. TRAJETÓRIA ESCOLAR E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES AO CAMPO UNIVERSITÁRIO. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
14.   Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa. Políticas públicas para acesso e permanência da população negra na universidade pública: avanços e desafios. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
15.   Mariana Bergo. SEMIFORMAÇÃO E CRÍTICA À RACIONALIDADE: AS REDES SOCIAIS NA COMPREENSÃO DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
16.   Mariângela Castejon. O discurso religioso na literatura de Jorge Amado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
17.   Mateus Henrique Turini. A Compreensão Histórico-Crítica da Categoria ?Cultura? na Educação Escolar. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
18.   Mayna Zacarias. Tecnociência: novos paradigmas e reorganização do trabalho docente na Educação Superior. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
19.   Raquel Franco Tassoni. O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
20.   Ricardo Nascimento de Oliveira. Condições de teletrabalho docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
21.   Rita de Cássia Rosa da Silva. SABERES DE DIRETORES DE ESCOLA SOBRE SUA PROFISSÃO: UM CENÁRIO NACIONAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
22.   Shirley Aparecida Gava. Análise bibliográfica sobre práticas de administração escolar de diretores(as) concursados(as). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
23.   Silveliana Silva. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO ÂMBITO ESCOLAR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
24.   Siméia de Souza Beriotto. A tecnologia nas políticas curriculares paulistas recentes. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
25.   Thaís Leonardo dos Santos. Cinema feito por mulheres: interpretações de "A que horas ela volta".. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
26.   Valcenir Aparecido Beltrami. EQUIPE GESTORA ESCOLAR E SUAS AÇÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2019

1.   Abel José da Silva. EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
2.   Aline Angelica Mariano Alves. Uma análise dos artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marisa Bittar.
3.   Aline Cristina de Souza. ANÁLISE MULDIMENSIONAL DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL: OS PROBLEMAS COTIDIANOS ENFRENTADOS PELOS DIRETORES DE ESCOLA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
4.   Ana Carolina Domingues. Cinema documental e mulheres. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
5.   Ana Cristina Oliveira Mahle. Privacidade de dados online, até onde o acesso de dados pessoais pode proteger a União e seus usuários e quando começa a infringir os direitos individuais. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2019.
Orientador: Vinício Carrilho Martinez.
6.   Armando Manoel Neto. Audiovisual e Educação: Experiências e Realizações filmográficas na Etec Jornalista Roberto Marinho. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
7.   Bianca Bardi Castilho. A nova organização curricular do ensino médio: um projeto de precarização do ensino público?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
8.   CAMILA SANDIM. CYBERBULLYING E SEMIFORMAÇÃO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
9.   Carla Valéria Farias Lima. Etapas do estágio probatório, possibilidades de de diálogo numa política de inserção profissional de diretores de escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
10.   Carolina Costa Miguel. Tecnologia nas salas de aula de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
11.   Danilo Felisberto de Souza. Escola do campo e trabalho: percepções e expectativas profissionais de estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
12.   Elica dos Santos Souza. Alfabetização e letramento na Educação Infantil um estado da arte. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
13.   Everton Henrique Eleutério Fargoni. A produção de conhecimento sob a lógica do mercado: pesquisa e pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
14.   Flávia Camila Gomes. Plano Municipal de Educação de São Carlos: relação entre as metas estabelecidas e a execução da política pública educacional, um recorte por meio do Diário Oficial do município de 2014 a 2018.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
15.   Fábio Eduardo Cressoni. Pressupostos para ler a história da educação colonial brasileira: estudos sobre a presença jesuítica e alteridade no “diálogo sobre a conversão do gentio” (1556). Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
16.   Gessio Mori Neto. O Ensino por competências e habilidades da BNCC na área de ciências da natureza: uma análise a partir do conceito de semiformação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
17.   Gláucia Maria dos Santos Jorge. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2019.
Supervisor: Daniel Ribeiro Silva Mill.
18.   Guilherme Rotinberg. Estudos sobre a Pedagogia Eugênica no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
19.   Ian Rittmeister Mazzeu. Da sala de aula para o estúdio: a transposição do discurso pedagógico na EaD. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2019.
Orientador: Vinício Carrilho Martinez.
20.   Igor Leves de Almeida. O nacionalismo como projeto de educação visual em fotografias dos EUA na década de 1920. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
21.   Iracema Eliza de Vasconcellos Moreira. Persistência e institucionalização da Educação a Distância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
22.   Ivan dos Santos Oliveira. Avaliação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
23.   Jéssica Cristine de Melo. Forma escolar dos aldeamentos jesuíticos no século XVI. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
24.   Katia Cristina Nascimento Figueira. História das instituições escolares indígenas terena: escolas do território etnoeducacional dos povos do pantanal de Mato Grosso do Sul. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
25.   Katia Miluska Díaz Dextre. A intensificação e precarização do trabalho do professor e suas implicações: sofrimento, estresse e adoecimento.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
26.   Larissa Gontijo Dornfeld. Alfabetização na América latina e Caribe. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marisa Bittar.
27.   LEONARDO HENRIQUE BRANDÃO MONTEIRO. CELULARES NA ESCOLA E INDÚSTRIA CULTURAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
28.   Leonor Cristina Bueno. Ensino Superior e mercado de trabalho. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
29.   Letícia Lais da Silva. Impactos do Programa Ler e Escrever sobre o trabalho docente. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
30.   Lilian Silva de Carvalho. Avaliações externas e administração escolar na educação básica: um estudo sobre as publicações na Revista Brasileira de Política e Administração da educação ? RBPAE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
31.   Luiz Henrique Herrera. Totalismo político brasileiro e currículo no ensino jurídico. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
32.   Lívia Bocalon Pires de Moraes. Ser professor-pesquisador: cientistas sociais e produtivismo acadêmico nas universidades estaduais paulistas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
33.   Lívia Rodrigues de Castro. Imprensa, educação e democracia: o debate da Revista ANDE na transição democrática (1981-1989). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
34.   Marcelo Oda Yamazato. Produção acadêmica sobre cultura organizacional em escolas no Brasil de 2006-2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
35.   Marcos Danillo Lopes de Sena. A ofensiva a autonomia universitária da universidade estadual paulista ?Júlio de Mesquita filho? e o projeto de universidade operacional do conselho estadual de educação na última década. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
36.   Maria Eliete Lacerda Luchesi. Avaliações externas e indicadores educacionais como políticas impactantes na melhoria da qualidade da educação brasileira. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
37.   Mauricio Reis Sousa do Nascimento. s. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
38.   NATÁLIA MENIN. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO: O CASO SARESP. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
39.   Paulo Henrique de Vasconcelos. Produção do espaço na pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática educativa transformadora. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
40.   Priscila Paladino Cricenti. Linguagem Radiofônica e Didática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
41.   RENAN REIS. CYBERBULLYING E SEMIFORMAÇÃO. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
42.   Renê Batista Echeverria. A Trama dos Corpos-Discentes: suposições teóricas entre a filosofia da diferença e a pós-graduação em educação.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
43.   Sandra Olades Martins. Formação Política da Vontade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
44.   Taís Delaneze. Formação inicial de professores na UFSCar: história e perspectivas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
45.   Tiê Figueira. O lugar da filosofia no ensino de jovens do campo. Dissertação (Mestrado profissional em prof. Filo) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
46.   Waldileia do Socorro Cardoso Pereira. EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS: DESAFIOS DE UM NOVO PARADIGMA FRENTE ÀS POLITICAS PÚBLICAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM MANAUS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
47.   Wansley Ferreira de Freitas. "HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO CAMPO: CRUZANDO TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS DOS PROFESSORES (1975-2001)".. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
48.   YARA MAGALHÃES. MEMES, INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DIGITAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
49.   YARA ROCHA. SEMIFORMAÇÃO E POR-REVENGE. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2018

1.   Adelino Francklin. A precarização do trabalho docente no ensino superior: análise sobre o trabalho do professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
2.   Ana Paula Silveira. A interface do discurso empreendedor e do discurso disciplinar na constituição do sujeito estudante. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientadores: José Carlos Rothen, Flávio Caetano da Silva.
3.   Anderson Severiano Gomes. CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO EM AÇÃO: DISCURSO OFICIAL E VISÃO DE EDUCADORES. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
4.   Braian Garrito Veloso. Institucionalização da Educação a Distância. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   Celio Tiago Marcato. Gestão democrática na escola pública: a relação entre infidelidade normativa e autonomia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
6.   Clarissa G. Bengtson. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LINHA BRAILLE CELTA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
7.   Dayton Fernando Padim. Os impactos do trabalho administrativo na intensificação e extensificação do trabalho docente na universidade em expansão: o caso da Universidade Federal do Oeste da Bahia.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
8.   Fernando Cesar Rinaldi. Políticas públicas educacionais: análise do custo aluno na escola do campo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
9.   Gracieda dos Santos Araújo. Os limites e os desafios da educação do campo no território do sisal - BA: estudo sobre a EFASE ? Escola Família Agrícola do Sertão. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Helena Quirino Porto Aires. Estudo sobre o curso de Educação do campo na Universidade Federal de Tocantins. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
11.   Ivone Oliveira Tavernard. Walter Benjamin e Cecília Meireles: memórias da infância e formação da subjetividade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
12.   João Vinicius Carvalho Guimarães. A violência simbolica na preparação para o ENEM. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: José Carlos Rothen.
13.   Júlia da Silva Rigo. A ROTATIVIDADE DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV: AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
14.   Kayene Dias Vieira. Tecnologia na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
15.   Leandro Ferreira da Silva. A educação no campo em projetos de assentamentos no sul do Pará: projeto pedagógico na perspectiva histórico-crítica. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
16.   Leandro Lente de Andrade. A educação nas cartas de Nóbrega. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marisa Bittar.
17.   Poliana Rezende Soares Rodrigues. Aquilombamento nas Universidades Brasileiras: uma proposta de Política de Permanência de Estudantes Negros/as no ensino superior. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
18.   Rayssa Carla Ramdohr Martins. A Atual Reforma do Ensino Médio: discursos transversos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
19.   Rita de Cassia Pauleto. A arquitetura escolar e o trabalho pedagógico nas salas de aula.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
20.   Tamiris Aparecida Fachinetti. EXPANSÃO X EVASÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
21.   Thais de Freitas Rossini. TAXINOMIAS ESCOLARES, PROFESSORES, ALUNOS E PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
22.   Thiago Luiz Oliveira. Teoria Crítica da Sociedade, Pesquisa Empírica e Hermenêutica Objetiva. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Luiz Roberto Gomes.
23.   VANDERLEI DE FREITAS NASCIMENTO JUNIOR. A DEMOCRATIZAÇÃO DA JUSTIÇA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO: ONLINE DISPUTE RESOLUTION E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Vinício Carrilho Martinez.
24.   Vitor Janei Neto. Da infância da resistência à resistência da infância. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.

2017

1.   Erico Lopes Pinheiro de Paula. A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 13.243/16 E O DISCURSO SOBRE UNIVERSIDADE E CIÊNCIA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: José Carlos Rothen.
2.   Helga Caroline Peres. quot;Se podes ver, reparaquot;: a re(educação) do olhar em cena. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
3.   Jackeline Silva Alves. O papel das políticas públicas aplicadas à educação do campo na mesorregião sul goiano. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado. Educação e fascismo. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Marisa Bittar.
5.   José Ricardo Batista. PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CAMPO E AS IMPLICAÇÕES PARRESIÁSTICAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
6.   Junior Cesar Luna. Fundamentos filosóficos para a educação do campo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
7.   Manoel Gonçalves dos Santos. Implementação da pedagogia histórico crítica na educação do campo de municípios baianos por meio do programa escola da terra: limites e possibilidades. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
8.   Maria Angélica Brizolari Pongeluppe. Da montagem corporal ao discurso: o que dizem os/as MCs mirins quanto à sexualidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
9.   Mariana de Oliveira Faria. Educação Infantil no Brasil entre 1990 e 2010: uma análise da Revista Criança. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
10.   Nathália Suppino Ribeiro de Almeida. NORMALIZAÇÃO E CONTROLE: o(a) Diretor(a) de escola e a lógica de produção da (in)disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
11.   Nádia Perez Pino. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O DISCURSO SOBRE POBREZA E EDUCAÇÃO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
12.   Patricia Domingues Falcão. A brincadeira na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
13.   Patrícia Ribeiro Tempesta Bartochi. O gestor escolar: funções e demandas formativas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
14.   Reginaldo Tadeu Soeiro de Farias. Um estudo sobre os repasses de verbas do Governo Federal para as IES privadas por meio do FIES. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
15.   Rogério Donizetti Bueno. Professor negro: da exclusão discente à possível cooptação docente.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
16.   Sérgio Daniel Ferreira. Movimento Maker e a aprendizagem significativa mão na massa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2016

1.   André Luis Duarte. AÇÕES DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Denise Piccolli. Ação da Supervisão de Ensino: tendência legal-racional ou patrimonialista?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
3.   Josué Justino do Rio. O projeto político pedagógico nos cursos de direito. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
4.   Larissa Motinho Abra. O Plano de Ações Articuladas (PAR) na visão de agentes escolares de municípios paulistas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   Thais de Freitas Rossini. A produção do desinteresse dos alunos pela escola. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
6.   Thiago Matias de Sousa Araújo. A escola no Estado Plurinacional da Bolívia (2005-2019). Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.

2015

1.   Ana Maria Stabelini. A defesa do mundo público: um estudo do conceito de gestão em Rosa Luxemburgo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   BATTISTI, Francisleth P. ?Concepções de formandos do Curso de Pedagogia da UFSCar em 2011 sobre o papel do professor e da escola atuais?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Diurno) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
3.   Bruna Maria Montesano. As ações do CME do interior do Estado de São Paulo na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   José Ricardo Batista. O papel do FUNDEB para a Gestão Democrática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   Mayara Freitas. HANNAH ARENDT ? A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO CRISE DA MODERNIDADE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
6.   Talita Marques Mendes. A intensificação do trabalho docente na UNESP. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.

2014

1.   Nathália Suppino Ribeiro de Almeida. Gestão escolar e produção da subjetividade: relações de poder e desafios da democratização participativa na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Raissa Martins Kebbe da Silva. Mídia e educação: o impacto na construção do imaginário dos coordenadores pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFSCar sobre as políticas de ação afirmativa.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.

2013

1.   Ana Paula Gilaverte. AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE AS ETNIAS INDÍGENAS NO CURRÍCULO BÁSICO COMUM DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Gabriel Luiz Augusto. AUSÊNCIA DE GUERRA NÃO SIGNIFICA PAZ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
3.   Vanessa Martins de Atayde. RECONHECIMENTO E ESTIGMATIZAÇÃO: TÁTICAS DE RECONFIGURAÇÃO DAS VERDADES FRENTE À LÓGICA DE APARÊNCIAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.

2012

1.   Alessandra Pires Campos de Barros. (Re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) EMEF Prof. Accácio Vieira de Camargo - Tatuí. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Elenice de Melo Almeida. A construção do Projeto Político Pedagógico e a importância da gestão democrática como parte fundamental do processo. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
3.   Elisabete de Camargo Mendonça. A Gestão Democrática e a Importância do Projeto Político Pedagógico. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Isabel Cristina Pezzotta Gonçalves. A ESCOLA QUE TEMOS E A QUE QUEREMOS. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   JOSÉ MARIA DE JESUS. PPP ? UM PROJETO POSSÍVEL. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
6.   LILIAN VALÉRIA DE CAMARGO WALTER. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UM PROJETO CONSTRUIDO COM A COMUNIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
7.   Marcilene Aparecida Rodrigues. A importância da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a influência da gestão democrática no estabelecimento das relações humanas na escola. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
8.   MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE. Projeto Eco- Político- Pedagógico: A construção da cidadania no cotidiano da escola. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
9.   Thaís Elena Lotumolo. O Docente Iniciante Diante da Cultura Organizacional e das Relações de Poder Concretizadas no Contexto Educativo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.

2011

1.   ARIELA MIREIA SILVA GONÇALVES. Análise de políticas orçamentárias no novo Plano Nacional de Educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2011.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Veridiana Balloni Romeiro Borin. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE PROGRAMAS FEDERAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2011.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
3.   Veridiana Balloni Romeiro Borin. Avaliação do impacto do PDDE em escolas municipais de Nova Odessa, SP. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2011.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.

2010

1.   Beatriz Groppa Aquino. O PDDE e a subvinculação de receitas para a Educação: a criação dos Fundos para a Educação ? Foco nos municípios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Ieda Laisner. Mapeamento e avaliação dos resultados do PDDE em escolas municipais da microrregião de Americana, SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
3.   Ieda Laisner. Mapeamento e avaliação dos resultados do PDDE em escolas municipais da microrregião de Americana, SP. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Natália Menin da Silva. Identificação das relações entre os poderes públicos federal e municipal no âmbito do PDDE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   Raquel Pilotto Reis. O PDDE e a configuração da cultura organizacional de escolas municipais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.

2006

1.   Fabíola Grello. Política educacional: uma análise das políticas para o ensino fundamental no governo FHC (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2006.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.


Data de processamento: 12/10/2020 19:29:02