Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tese de doutorado


Número total de itens: 76

2020

1.   Cintia Wolfart. Estado e educação rural: a formação humana dos extensionistas e a construção do agronegócio (1953-1985). Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   Hellen Cristina Xavier da Sillva Mattos. Desdobramentos do trabalho do professor para a permanência e formação do estudante universitário: um estudo comparativo Brasil-Portugal. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
3.   Mariana Bergo. SEMIFORMAÇÃO E CRÍTICA À RACIONALIDADE: AS REDES SOCIAIS NA COMPREENSÃO DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
4.   Mariângela Castejon. O discurso religioso na literatura de Jorge Amado. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
5.   Mateus Henrique Turini. A Compreensão Histórico-Crítica da Categoria ?Cultura? na Educação Escolar. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.

2019

1.   Aline Angelica Mariano Alves. Uma análise dos artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marisa Bittar.
2.   Aline Cristina de Souza. ANÁLISE MULDIMENSIONAL DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL: OS PROBLEMAS COTIDIANOS ENFRENTADOS PELOS DIRETORES DE ESCOLA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
3.   Ana Carolina Domingues. Cinema documental e mulheres. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
4.   CAMILA SANDIM. CYBERBULLYING E SEMIFORMAÇÃO. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
5.   Carolina Costa Miguel. Tecnologia nas salas de aula de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
6.   Guilherme Rotinberg. Estudos sobre a Pedagogia Eugênica no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
7.   Ian Rittmeister Mazzeu. Da sala de aula para o estúdio: a transposição do discurso pedagógico na EaD. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. Início: 2019.
Orientador: Vinício Carrilho Martinez.
8.   Ivan dos Santos Oliveira. Avaliação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
9.   Jéssica Cristine de Melo. Forma escolar dos aldeamentos jesuíticos no século XVI. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
10.   Larissa Gontijo Dornfeld. Alfabetização na América latina e Caribe. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Marisa Bittar.
11.   LEONARDO HENRIQUE BRANDÃO MONTEIRO. CELULARES NA ESCOLA E INDÚSTRIA CULTURAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
12.   Luiz Henrique Herrera. Totalismo político brasileiro e currículo no ensino jurídico. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
13.   Lívia Bocalon Pires de Moraes. Ser professor-pesquisador: cientistas sociais e produtivismo acadêmico nas universidades estaduais paulistas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
14.   Maria Eliete Lacerda Luchesi. Avaliações externas e indicadores educacionais como políticas impactantes na melhoria da qualidade da educação brasileira. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
15.   Mauricio Reis Sousa do Nascimento. s. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
16.   NATÁLIA MENIN. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO: O CASO SARESP. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
17.   Paulo Henrique de Vasconcelos. Produção do espaço na pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática educativa transformadora. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
18.   Sandra Olades Martins. Formação Política da Vontade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
19.   Taís Delaneze. Formação inicial de professores na UFSCar: história e perspectivas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
20.   Waldileia do Socorro Cardoso Pereira. EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS: DESAFIOS DE UM NOVO PARADIGMA FRENTE ÀS POLITICAS PÚBLICAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM MANAUS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
21.   Wansley Ferreira de Freitas. "HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO CAMPO: CRUZANDO TRAJETÓRIAS E NARRATIVAS DOS PROFESSORES (1975-2001)".. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
22.   YARA MAGALHÃES. MEMES, INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DIGITAL. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2018

1.   Adelino Francklin. A precarização do trabalho docente no ensino superior: análise sobre o trabalho do professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
2.   Ana Paula Silveira. A interface do discurso empreendedor e do discurso disciplinar na constituição do sujeito estudante. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientadores: José Carlos Rothen, Flávio Caetano da Silva.
3.   Anderson Severiano Gomes. CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO EM AÇÃO: DISCURSO OFICIAL E VISÃO DE EDUCADORES. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
4.   Braian Garrito Veloso. Institucionalização da Educação a Distância. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   Celio Tiago Marcato. Gestão democrática na escola pública: a relação entre infidelidade normativa e autonomia. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
6.   Clarissa G. Bengtson. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LINHA BRAILLE CELTA. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
7.   Dayton Fernando Padim. Os impactos do trabalho administrativo na intensificação e extensificação do trabalho docente na universidade em expansão: o caso da Universidade Federal do Oeste da Bahia.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
8.   Fernando Cesar Rinaldi. Políticas públicas educacionais: análise do custo aluno na escola do campo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
9.   Gracieda dos Santos Araújo. Os limites e os desafios da educação do campo no território do sisal - BA: estudo sobre a EFASE ? Escola Família Agrícola do Sertão. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Helena Quirino Porto Aires. Estudo sobre o curso de Educação do campo na Universidade Federal de Tocantins. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
11.   Ivone Oliveira Tavernard. Walter Benjamin e Cecília Meireles: memórias da infância e formação da subjetividade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
12.   Júlia da Silva Rigo. A ROTATIVIDADE DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV: AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
13.   Leandro Ferreira da Silva. A educação no campo em projetos de assentamentos no sul do Pará: projeto pedagógico na perspectiva histórico-crítica. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
14.   Leandro Lente de Andrade. A educação nas cartas de Nóbrega. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Marisa Bittar.
15.   Poliana Rezende Soares Rodrigues. Aquilombamento nas Universidades Brasileiras: uma proposta de Política de Permanência de Estudantes Negros/as no ensino superior. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
16.   Tamiris Aparecida Fachinetti. EXPANSÃO X EVASÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
17.   Thiago Luiz Oliveira. Teoria Crítica da Sociedade, Pesquisa Empírica e Hermenêutica Objetiva. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Luiz Roberto Gomes.
18.   VANDERLEI DE FREITAS NASCIMENTO JUNIOR. A DEMOCRATIZAÇÃO DA JUSTIÇA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO: ONLINE DISPUTE RESOLUTION E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Vinício Carrilho Martinez.
19.   Vitor Janei Neto. Da infância da resistência à resistência da infância. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.

2017

1.   Erico Lopes Pinheiro de Paula. A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 13.243/16 E O DISCURSO SOBRE UNIVERSIDADE E CIÊNCIA. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: José Carlos Rothen.
2.   Helga Caroline Peres. quot;Se podes ver, reparaquot;: a re(educação) do olhar em cena. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
3.   Jackeline Silva Alves. O papel das políticas públicas aplicadas à educação do campo na mesorregião sul goiano. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   José Ricardo Batista. PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CAMPO E AS IMPLICAÇÕES PARRESIÁSTICAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   Junior Cesar Luna. Fundamentos filosóficos para a educação do campo. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
6.   Manoel Gonçalves dos Santos. Implementação da pedagogia histórico crítica na educação do campo de municípios baianos por meio do programa escola da terra: limites e possibilidades. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
7.   Maria Angélica Brizolari Pongeluppe. Da montagem corporal ao discurso: o que dizem os/as MCs mirins quanto à sexualidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
8.   Mariana de Oliveira Faria. Educação Infantil no Brasil entre 1990 e 2010: uma análise da Revista Criança. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
9.   Nathália Suppino Ribeiro de Almeida. NORMALIZAÇÃO E CONTROLE: o(a) Diretor(a) de escola e a lógica de produção da (in)disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
10.   Nádia Perez Pino. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O DISCURSO SOBRE POBREZA E EDUCAÇÃO. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
11.   Patrícia Ribeiro Tempesta Bartochi. O gestor escolar: funções e demandas formativas. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
12.   Reginaldo Tadeu Soeiro de Farias. Um estudo sobre os repasses de verbas do Governo Federal para as IES privadas por meio do FIES. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
13.   Rogério Donizetti Bueno. Professor negro: da exclusão discente à possível cooptação docente.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
14.   Sérgio Daniel Ferreira. Movimento Maker e a aprendizagem significativa mão na massa. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2017.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2016

1.   Denise Piccolli. Ação da Supervisão de Ensino: tendência legal-racional ou patrimonialista?. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   Josué Justino do Rio. O projeto político pedagógico nos cursos de direito. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
3.   Thiago Matias de Sousa Araújo. A escola no Estado Plurinacional da Bolívia (2005-2019). Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.

2015

1.   Ana Maria Stabelini. A defesa do mundo público: um estudo do conceito de gestão em Rosa Luxemburgo. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   Mayara Freitas. HANNAH ARENDT ? A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO CRISE DA MODERNIDADE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
3.   Talita Marques Mendes. A intensificação do trabalho docente na UNESP. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.

2013

1.   Gabriel Luiz Augusto. AUSÊNCIA DE GUERRA NÃO SIGNIFICA PAZ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   Vanessa Martins de Atayde. RECONHECIMENTO E ESTIGMATIZAÇÃO: TÁTICAS DE RECONFIGURAÇÃO DAS VERDADES FRENTE À LÓGICA DE APARÊNCIAS. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.

2012

1.   Alessandra Pires Campos de Barros. (Re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) EMEF Prof. Accácio Vieira de Camargo - Tatuí. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Elenice de Melo Almeida. A construção do Projeto Político Pedagógico e a importância da gestão democrática como parte fundamental do processo. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
3.   Elisabete de Camargo Mendonça. A Gestão Democrática e a Importância do Projeto Político Pedagógico. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Isabel Cristina Pezzotta Gonçalves. A ESCOLA QUE TEMOS E A QUE QUEREMOS. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   JOSÉ MARIA DE JESUS. PPP ? UM PROJETO POSSÍVEL. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
6.   LILIAN VALÉRIA DE CAMARGO WALTER. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UM PROJETO CONSTRUIDO COM A COMUNIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
7.   Marcilene Aparecida Rodrigues. A importância da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a influência da gestão democrática no estabelecimento das relações humanas na escola. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
8.   MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE. Projeto Eco- Político- Pedagógico: A construção da cidadania no cotidiano da escola. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 19:29:02