Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 320

2020

1.   Arthur Guilherme Monzelli. A categoria trabalho nos cadernos de sociologia do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
2.   Célia Maria Rosa. VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS RETRATADAS POR FÁBULAS: ESPAÇOS DE DIÁLOGO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
3.   Everton Souza. Um estudo sobre o vazio educacional no Brasil Colonial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Marisa Bittar.
4.   Gláucia Lucas Ramiros Moreira. A desistência da carreira docente na rede estadual paulista: precarização, precariedade e frustração. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
5.   Jaqueline Cristina da Silva. POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
6.   Marcelo Innocentini Hayashi. Intersetorialidade: tensões e desafios para as políticas públicas de educação integral. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
7.   Mateus Henrique Turini. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. Filo) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
8.   Viviane Wellichan. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A RELAÇÃO COM A POBREZA, DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES PAULISTAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2019

1.   Amanda Gonçalves. FORMAS DE PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR ESCOLAR ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   Ana Carolina Domingues. O Cinema E As Mulheres: Um Estudo Sobre A Produção Da Imagem Cinematográfica E A Educação Visual Em Tão Longe É Aqui. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
3.   Aparecida do Carmo Fernandes Cheroti. Um estudo de concepções e experiências de educação integral em municípios paulistas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
4.   Carolina Costa Miguel. Uma análise histórica do conteúdo destinado a Educação Infantil no Portal do Professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
5.   Eduardo Luiz Correa da Silva. Corpo, Câmera E Ação: Oficinas De Experimentação Audiovisual Com Estudantes De Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
6.   Gustavo Caetano Pozzi da Cunha. A igualdade e a liberdade na democracia segundo Tocqueville. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
7.   LEONARDO HENRIQUE BRANDÃO MONTEIRO. QUANDO O FUTURO É O PRESENTE: UMA ANÁLISE SOBRE PROJETOS E PROJEÇÕES DE FUTUROSOB A LÓGICA DA (IN) DISCIPLINA ESCOLAR. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico. 2019.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Lívia Sgarbosa. O Colégio São Benedito e a escolarização da população negra em Campinas-SP no início do século XX. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
9.   Pamela Cristina Botiglieri. Heraldo Marelim Vianna na história da avaliação educacional no brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: José Carlos Rothen.
10.   Stefânia Fachina. A educação ambiental na Rede Municipal de Ibaté: os desafios e as dificuldades de sua implementação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
11.   Vanessa de Oliveira Bonfá. A confessionalidade da educação: o ensino religioso na escola pública. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
12.   Yasmim Lotti Silva Matheus. CONCEPÇÕES SOBRE SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS: ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2018

1.   Braian Garrito Veloso. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência no contexto da Universidade Aberta do Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
2.   Cassaiana Gardini Franco. O bullying nas escolas públicas de educação básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
3.   Gisele Caroline Ruiz Duran. ATRAVESSAMENTOS FOTOGRÁFICOS NO TERRITÓRIO DA INFÂNCIA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
4.   Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos. Permanência universitária: quando o pedagógico se une ao econômico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
5.   Mariana Bergo. O Cálculo do Esquecimento: o papel de mediação das redes sociais na produção de violência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
6.   Mariana de Oliveira Faria. A Teoria Histórico Cultural e a Brincadeira (re) pensando a educação infantil a partir dos autores contemporaneos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
7.   Ortenio de Oliveira. Processo de construção do conhecimento científico na educação básica a partir de experiências com robótica pedagógica. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
8.   Paola Karuliny Guarnieri. CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES E A NATURALIZAÇÃO DA(S) VIOLÊNCIA(S). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
9.   Renata Reis Genuino. Subjetivação em Queda Livre: Imagens da Cybercultura em Black Mirror. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.

2017

1.   Alessandra Augusta Santana Matheus. Avaliação Institucional e projeto político-pedagógico: perspectiva para a melhoria da qualidade da Educação Básica Municipal.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
2.   Bruna Maria Montesano. O Conselho Municipal de Educação e a Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
3.   Carolina Laureto Hora. Novos Modelos de Educação no Brasil e a Formação do Sujeito. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
4.   Célio Tiago Marcato. Gestão democrática da escola pública: a participação como princípio da democracia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
5.   Danielle Felisberto de Souza. Movimento negro de São Carlos e a ufscar: a extensão universitária sobre relações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
6.   Danielle Volpian Marques. Os processos educativos na construção de uma cooperativa de mulheres de um assentamento de reforma agrária.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
7.   Geny Gonçalves dos Reis. Sofrimento e prazer no trabalho: um estudo sobre os processos de saúde-doença de professores da educação municipal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
8.   José Ricardo Batista. CACS-FUNDEB: território de possibilidades e de práticas democráticas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
9.   Juliano Martoni. Incorporação e uso de tecnologias digitais pelos professores no fazer pedagógico da educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
10.   Larissa Moitinho Abram. O Plano de Ações Articuladas (PAR) na visão de dirigentes de educação municipal de municípios paulistas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
11.   Larissa Moitinho Abram. O Plano de Ações Articuladas (PAR) na visão de dirigentes de educação municipal de municípios paulistas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
12.   Mariany Cristina Fardin Preto. Educação Infantil no campo: estudo do atendimento escolar as crianças provenientes da zona rural no município de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
13.   Nadia Perez Pino. OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA NOS PROGRAMAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
14.   Nayane Moreno Perea. PROGRAMA CRECHE-ESCOLA E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVIDAS: UM ESTUDO DE CASO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
15.   Ricardo Gavioli de Oliveira. PROTAGONISMO JUVENIL E AS PERSPECTIVAS DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
16.   THAIS EMÍLIA RODRIGUES VAZ. Por detrás das Telas: Uma Análise da Postura Reativa das Vítimas de Cyberbullying. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
17.   Vitor Janei Neto. De tocaia na infância: uma análise da proposta pedagógica da Escola Toca do Futuro. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
18.   Viviane Aparecida Ribeiro de Almeida. Onde anda você? Atuação de Egressos do primeiro curso de Pedagogia da Terra do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.

2016

1.   Anderson de Lima. CONSELHOS ESCOLARES EM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA E/OU VIOLÊNCIA: DISCURSOS DE CONSELHEIROS EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
2.   Andrea Calderan. Indústria Cultural e suas implicações na construção histórico-cultural do conceito de Infância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
3.   Andrea Margarete de Almeida Marrafon. O processo de nucleamento e fechamento das escolas rurais na região de São João da Boa Vista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   Ariel Cristina Gatti Vergna. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E DISCURSOS DE EDUCADORES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
5.   Camila Dias de Oliveira. Recursos de tecnologia assistiva digital para pessoas com deficiência sensorial: uma análise na perspectiva educacional. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
6.   Camila Montovani Dias. O trabalho como um princípio educativo: análise do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas pública de Sorocaba-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
7.   Caroline Rodrigues Silveira. Possíveis relações entre formas de provimento do cargo e percepções de diretores escolares sobre o exercício de suas funções. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
8.   Daniela Gimenez Faustino Martins. Reflexões sobre o habitus escolar de alunos do ensino fundamental I em seu processo de escolarização. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
9.   Janice Raquel Sança Gomes. O Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde e os desafios da universitarização para a formação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
10.   João Guilherme de Oliveira Pellegrini. A função Sócio-Educacional da Pia União das Filhas de Maria na primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Marisa Bittar.
11.   Katya Alejandra Mejia Obando. Uso de canciones en educación media para la ensenãnza del idioma inglês em Tegucigalpa. Honduras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marisa Bittar.
12.   Leandro Antonio de Andrade. ENSAIO SOBRE A GENEALOGIA, O RESSENTIMENTO E O MESTRE ASCÉTICO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
13.   Luisa Foppa Bergo. Políticas de Bonificação Salarial: desdobramentos para o desenvolvimento profissional e o trabalho docente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
14.   Marisa de Souza Cunha Moreira. As representações e os discursos dos professores sobre a EMEIEF Prada: entre o imaginário e o real. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
15.   Nathália Suppino Ribeiro de Almeida. O Diretor de Escola e a Produção de Subjetividade: desafios da democratização da escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
16.   Paulo Roberto da Costa. A Lei 12.711/12 e as expectativas educacionais de jovens negros do ensino médio público. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
17.   Raissa Martins Kebbe da Silva. Políticas de cotas raciais e a percepção de coordenadores de cursos de licenciatura. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
18.   Rhaysa Moraes de Lima. As Condições de Trabalho do Professor do Ensino Municipal rural em Piracicaba-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
19.   Silvia Helena Pienta Borges Barbosa. A teoria do professor reflexivo no processo de formação continuada de professores: uma abordagem crítica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.

2015

1.   Alessandra Maria Sudan. Proposta metodológica para análise dos resultados de avaliações dos cursos de graduação. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistema Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Supervisor: José Carlos Rothen.
2.   Carlos Henrique da Silva. A calmaria dos caminhos tortuosos: construção e método do Trivium medieval. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Marisa Bittar.
3.   DAVID SILVA BET. TELEVISÃO E FORMAÇÃO: ANÁLISE DA PRETENSÃO FORMATIVA DO PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
4.   Erika Giacometti Rocha. Análise das tecnologias digitais de informação e comunicação como mediadoras de relações e da construção do conhecimento de jovens e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   GABRIELLE DELLELA BLENGINI. O trabalho do professor no contexto da sociedade capitalista atual: desafios para uma educação de qualidade na rede pública de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
6.   Glaziela Aparecida Franco. Educação no Ensino Médio: uma forma de inclusão excludente?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
7.   Lauren Aparecida de Souza Santos. EU E O OUTRO: VAMOS PENSAR A SEXUALIDADE E O CORPO?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
8.   Mauro Celso Zanchin Júnir. O sentido da qualidade da Educação: uma análise a partir do conceito de racionalidade em Habermas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
9.   Michele Adriana de Moraes. Entre a Metaxis e a Filosofia da Praxis: Teatro do Oprimido - Perspectivas para o teatro na educação.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
10.   Patricia Mirella de Paulo Falcão. Estudo sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação como mediadoras da construção do conhecimento na percepção de professores em formação e de crianças do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
11.   Priscila de Paulo Uliam Martins. O sistema nacional de avaliação da educação básica como norteador do trabalho docente nos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
12.   Priscila Menarin Cesário. Aprendizagem da docência pela prática da tutoria virtual: um estudo sobre formação, saberes e desafios da docência na Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
13.   Rafaela Marchetti. OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE QUATRO ANOS DE IDADE: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES E FAMILIARES. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
14.   Rita de Cássia Moreno Barbosa. Interações e Ressonâncias: De que forma se articulam a concepção de si e do outro na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
15.   Samira Nathalia Pizza. Programa de Ações Afirmativas da UFSCar: O processo de construção da política de reserva de vagas nos cursos de graduação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
16.   Selma Leila Bergo Martins. Aprendizagem da docência em experiências de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil: implicações para a prática docente presencial. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
17.   Talita Marques Mendes. A Expansão da UNESP face à Reforma do Aparelho de Estado. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
18.   Thiago Loureiro. Remoção e vivências de prazer-sofrimento de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa Gestão e Organizações de Sistemas Público) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Supervisor: Eduardo Pinto e Silva.
19.   Tiago Ginebro. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS EM ROTEIROS DE PEÇAS DE TEATRO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
20.   Ubiratan Forte de Moraes. Hannah Arendt e a educação na modernidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.

2014

1.   Ana Paula Gilaverte. Quem são os povos indígenas para os estudantes? Reflexões sobre o Currículo Básico Comum do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
2.   André Moura Blundi Filardi. As contradições do Programa REUNI: o caso das Ciências Sociais na UFSCar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
3.   Arnaldo Braga Mascaro. Diretrizes, projetos sala de aula: passos e descompassos da Educação Jurídica nos cursos de Direito do Estado de S. Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
4.   Bruno Pereira de Oliveira. A cultura punk e o underground. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
5.   Carolina Moraes Gimenes. A Educação Rural em São João da Boa Vista.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
6.   Dayton Fernando Padim. A expansão e interiorização da Universidade Federal de Uberlândia: um processo de democratização?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
7.   Joelma dos Santos. Avaliação institucional: o caso da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: José Carlos Rothen.
8.   Jorge Luiz Pierobon. Museus e Centros Culturais Virtuais: uma análise sobre o nível de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
9.   José Leite dos Santos. Trabalho e Educação no campo: uma análise do Assentamento Guarany (SP). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
10.   Juliana Carolina Barcelli. Função, composição e funcionamento dos Conselhos Escolares: participação e processos democráticos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
11.   Karen de Cássia Silva. A [de]formação do sujeito na sociedade do consumo: o merchandising no site da Telenovela Carrossel. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
12.   Leandro Augusto Gonçalves Vieira. O ensino de arte nas escolas públicas paulistas: contraponto crítico sobre a discrepância entre o que se aspira e o que se ensina. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
13.   Luciane Penteado Chaquime. A prática pedagógica na Educação a Distância transformando a docência: uma análise sobre saberes e desenvolvimento profissional de tutores virtuais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
14.   Maria Cristina Luiz Ferrarini. (Re)pensar as imagens nas práticas escolares. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
15.   Maria Fernanda Jorge Rocha. Conflito, diálogo e permanência: o professor mediador o adolescente que cometeu ato infracional e a escola. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Marisa Bittar.
16.   Maísa Aparecida de Oliveira. A atividade discente na universidade: os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
17.   Nara Dias Brito. Estudo sobre a aprendizagem da docência na educação a distância: uma análise da percepção dos professores da UAB-UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
18.   Thais Elena Lotumolo. Professores Iniciantes: como compreendem o seu trabalho?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.

2013

1.   Ana Flávia Flores. O papel dos Grupos Escolares Rurais no Estado de São Paulo: a importância que eles têm na história das instituições escolares. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   ANA HELENA RIBEIRO GARCIA DE PAIVA LOPES. O OLHAR DO ALUNO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
3.   Ana Maria Stabelini. A GESTÃO ENTRA EM CENA: UM ESTUDO DO PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 DO INSTITUTO AYRTON SENNA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
4.   André Garcia Corrêa. Estudo das particularidades dos saberes e competências docentes específicos para a Educação Musical na modalidade de educação a distância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   Andréa Carolina Lopes de Aguilar. Estudo sobre os problemas de infraestutura e políticas píblicas para as escolas que atendem os sujeitos do campo nos municípios de São Carlos e Araraquara. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
6.   Carla Fabiana Graetz. O campo científico e os conflitos e relações de poder no trabalho de professores de uma universidade pública. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
7.   Carlos Eduardo Worschech. A PRÁTICA DA PARRHÉSIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A BUSCA POR UM AUTOGOVERNAMENTO. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
8.   José Reinaldo Riscal. MAPEAMENTO QUANTITATIVO DOS IMPACTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO IDEB 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
9.   Julia Mazinini Rosa. O Programa Escola Ativa e a gestão participativa em escolas do campo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Maria Lucia Montemor. Autoavaliação Institucional : dimensões políticas e gestão democrática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
11.   Mayara Freitas. A ESCOLA E O BAIRRO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO COMUNITÁRIA DA ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
12.   Paula da Silva. Contradições e práticas: a trajetória do curso de pedagogia da terra e a construção da proposta pedagógica e metodológica na UFSCar ais Sem Terra e o processo de construção de um referencial de formação humana. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
13.   Paula Monteiro Siqueira. Cinema: vetor de formação ou instrumento da indústria cultural?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
14.   Renata Pierini Ramos. Conselho escolar e gestão democrática: análise da participação dos conselheiros nas escolas municipais de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em educação) - PPGE UFSCar, . 2013.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
15.   Ronaldo Martins Gomes. Entre a autoridade e o diálogo na Gestão Escolar:a importância das práticas democráticas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
16.   Vagnum Dias da Silva. Ações formativas voltadas aos(às) diretores(as) de escolas públicas de educação básica no governo Haddad (2013-2016). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
17.   Valéria Aparecida Vieira Velis. Formação de educadores em Rio Claro a partir de uma proposta centrada na escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
18.   Vanessa Martins de Atayde. Dinâmicas de reconhecimento: a constituição do habitus do professor universitário. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
19.   Victor Hugo Junqueira. A questão agrária no currículo escolar: política, ideologia e concepção de educadores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.

2012

1.   Aldrei de Jesus Galhardo Batista. As disciplinas de História da Educação na UAB/UFSCar: possibilidades para a graduação em Pedagogia e para a formação de professores.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Marisa Bittar.
2.   Ana Lucia Calbaiser da Silva. Encruzilhadas da organização educacional: conceito de administração, gestaõ e de gerencialismo na RBPAE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: José Carlos Rothen.
3.   Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato. Educação no campo: Escola do assentamento Monte Alegre. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
4.   Arnaldo Braga Mascaro. Educação Jurídica no Brasil: avaliação e formação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
5.   Gabriel Luiz Augusto. ENSAIO SOBRE SOBERANIA E EDUCAÇÃO-DE-ESTADO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
6.   JOÊNIA RICARTE FERRARO. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO: TENSÕES NA ESCOLA E NA REDES SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
7.   KELLY CRISTIANE DA SILVA VERDAN. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFSCAR. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Marsiel Pacífico. Infância, Experiência e Linguagem em Walter Benajamin: a indústria cultural e as implicações pedagógicas do empobrecimento da experiência formativa através da formatação do corpo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
9.   Monica Fernanda Botiglieri. Formação e Qualificação de pequenos produtores rurais: a experiência da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
10.   Paulo Rogério da Silva. Habermas e a Educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
11.   Renata Silva Pamplona. O kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexual. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
12.   Sara Caram Sfair. Educação sexual para adolescentes e jovens: o que preveem os documentos públicos nos níveis federal e estadual em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Marisa Bittar.
13.   Silvana Terume Koshikene Rodrigues. Racionalidade instrumental, competitividade e individualismo entre estudantes universitários. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
14.   TADEU CANDIDO COELHO LOIBEL. A ATUALIDADE DO CONCEITO INDÚSTRIA CULTURAL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2011

1.   Adriana do Carmo de Jesus. A iniciativa de educaçaõ do campo no âmbito da Prefeitura Municipal de Matão: um olhar acerca dos princípios educativos e do processo de implementação da proposta.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   Ana Carla Schiavinato. A (Não)Diretividade na relação pedagógica da Educação a Distância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
3.   Carolina Bedendo. A nova concepção de iniciação científica - um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
4.   Carolina Fuzaro Bercho. Higienismo e educação nas páginas de O Ateneu. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Marisa Bittar.
5.   Debora Alfaro S. M. Silva. JOSÉ SCARAMELLI: UMA TRAJETÓRIA DE VIDA E AS INTERLOCUÇÕES DE UM EDUCADOR E INTELECTUAL BRASILEIRO PREDECESSOR DO MANIFESTO DOS PIONEIROS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
6.   Guilherme Andolfatto Libanori. A FAMÍLIA VAI À ESCOLA: AS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA SOCIAL, CIDADANIA E PARCERIAS COMUNITÁRIAS COMO ESTRATÉGIAS CONSERVADORAS DE PODER EM CINCO PROGRAMAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
7.   João Antonio Rocha. A filosofia no ensino médio no Estado de São Paulo: propostas, conteúdos e procedimentos para a sala de aula. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
8.   Leonardo Freitas Sacramento. A reconfiguração do campo da pós-graduação e da pesquisa na universidade à luz de mudanças jurídico-políticas decorrentes das políticas de inovação no Brasil: o caso da UFU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
9.   Lia Bernardes Basile Siveira Stopa. A intensificação das contradições das práticas institucionais induzidas pela atual cultura da universidade pública: o caso da FEMEC-UFU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
10.   Marta Quadros Fernandes. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e o PROEJA: O caso do campus de Vitória da Conquista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2011.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
11.   Renata Mantovani de Faria. Habitus, expectativas e estratégias de formação e trabalho de aiunos de escolas urbana e rural do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
12.   Rodolfo de Jesus Chaves. Contribuição dos movimentos sociais na democratização da educação: A luta do MST do Estado de São Paulo pelo acesso a educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
13.   Samila Bernardi do Vale. O assentamento dezessete de abril e seu Projeto de Escola Integral para o campo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
14.   Tammy Ticiane Locali. Um estudo sobre a atividade e educação das crianças no setor de jóias e bijuterias em Limeira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
15.   Tatiane Cristina Bianchini. Gestão democrática da escola e a perspectiva da Aprendizagem Dialógica. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
16.   Vicente Buonadio Neto. Reformas pombalinas na educação: conseqüências para a educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.

2010

1.   Camila Timpani Ramal. Educação no campo: pressupostos que norteiam suas bases culturais e curriculares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
2.   Daniela Aparecida Izidoro Pillon. Pós-Graduação e flexibilização do currículo: expectativas e aspectos centrais da formação continuada em cursos de MBA. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
3.   Ednéia Virgínia Pinheiro. Caracterização e análise da participação e dos conflitos em uma escola transformada em comunidades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
4.   Evandro José Biffi. Ensino Superior: das políticas públicas ao Estado avaliador. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
5.   Flaviana Christiane Vallim Peres Marques Assumpção. Cândido Portinari: um estudo sobre o artista e o educador. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
6.   FREDERICO VIEIRA DIAS. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O CORPO NA REVISTA NOVA ESCOLA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
7.   GABRIELA MASSUIA MOTTA. UMA ANÁLISE SOBRE A (DES) CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INFÂNCIA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Janaina Ribeiro de Rezende. A Educação do campo e as repercussões dos cursos de pedagogia da terra. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
9.   Juliana Gimenes Gianelli. E educação profissional e os fundamentos da escola unitária gramsciniana: o caso do Campus de São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
10.   Juliana Guedes dos Santos Marconi. Passado Presente:um retrato de iniciativas libertárias em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
11.   Maria de Lurdes Contro Souza Pinto. O conceito de qualidade na educação: concepções de professores do curso de Pedagogia noturno de uma instituição privada do interior do estado de São Paulo e suas implicações na prática docente. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
12.   Michele Varotto. JOHN DEWEY E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ANTIGA ESCOLA NORMAL DE SÃO CARLOS - SP: APROPRIAÇÕES TEÓRICAS E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
13.   Miriam Aparecida de Negreiros Pereira dos Santos. A percepção sobre inovação pedagógica de professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
14.   Sueli de Fátima Barbosa Caires. A participação da Comunidade Escolar em uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
15.   Tânia Maria Ribeiro. Cidadania e responsabilidade social: um estudo de caso em uma escola profissionalizante de Campinas ?SP. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2010.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
16.   Vilma Vieira Mião Oliveira. A percepção discente sobre a prática docente no ensino de contabilidade de uma Instituição de Ensino Superior particular do sudoeste do estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.

2009

1.   Adilson Rodrigues. A prática pedagógica do professor graduado em Ciências Contábeis. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2009.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
2.   Ana Paula Franzini Peres. Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
3.   Djair Lázaro de Almeida. Educação moral e cívica na Ditadura Militar: um estudo de manuais didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
4.   Jaqueline Daniela Basso. AS ESCOLAS NO CAMPO E AS SALAS MULTISSERIADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DA EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL ENTRE 2009 E 2010.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
5.   Joice Eliete Boter Zingarelli. A Ampliação do ensino fundamental de nove anos na escola pública e na escola privada: A experiência de Araraquara. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
6.   Maria da Graça Zucchi Moraes. O processo de municipalização do ensino em Itirapina: a experiência de uma década. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
7.   Merilin Baldan. O ATO DE ENSINAR: CONTINUIDADES E RUPTURAS DA CONCEPÇÃO DE ENSINO NA PEDAGOGIA TRADICIONAL, NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
8.   Priscila Marilia de Oliveira. A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a Coleção Biblioteca de Educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho?. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
9.   Rodrigo José Oliveira Felipe. Escola Profissionalizante: problema ou solução?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
10.   Érika Michela Carlos. A representação literária da educação brasileira na transição do século XIX para o século XX: a perspectiva de José Lins do Rego. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marisa Bittar.

2008

1.   Aline de Cássia Damasceno Pereira. Aspectos da pedagogia no século XVII: um estudo comparativo entre João Amos Comenius e Alexandre de Gusmão. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Marisa Bittar.
2.   Almiro Alves de Abreu. Educação entre Grades: Um estudo sobre a educação penitenciaria do Amapá. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
3.   DEBORAH C. ANTUNES. RAZÃO INSTRUMENTAL E PRECONCEITO: REFLEXÕES SOBRE O BULLYING. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
4.   Deborah Maria Stefanini. As relações entre educação e trabalho nas trajetórias de alunos de uma escola técnica: uma análise a partir de Bourdieu. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
5.   Denise Fujihara Piccoli. Seleção de supervisor e diretor escolar no município de Piracicaba: racionalidades burocráticas ou tendências patrimonialistas?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
6.   Fabíola Bouth Grello. NUPES: protagonista de uma história recente da política para educação superior brasileira?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
7.   Josefina Maria dos Reis. O curso de serviço social do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) no contexto de impalntação das novas diretrizes curriculares. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo, . 2008.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
8.   Josiane Becker de Oliveira Ramos. A construção do gênero e da sexualidade na literatura infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . 2008.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
9.   Katia Cristina Dias da Costa. Discursos sobre corpo e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais de Educação Física e de Orientação Sexual. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008.
Orientador: Nilson Fernandes Dinis.
10.   Luis Henrique de Freitas Calabresi. A formação superior em Direito na obra de Machado de Assis. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Marisa Bittar.
11.   Maria Aparecida Pereira. Colégios jesuíticos no Brasil Colonial na produção científica de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
12.   Marina Quintanilha Macedo. A instituição da supervisão de ensino e a municipalização em Valinhos:Tensões, Conflitos e Incertezas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
13.   Marlene Aparecida da Silva Zuttin. Entre o dito e o feito: a garantia de permanência dos alunos no ensino fundamental nas escolas estaduais do município de Araras. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
14.   Nívia Maria Borges Pereira. O saber cotidiano e o ensino de biologia. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo, . 2008.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
15.   Ricardo Gonçalves de Holanda. Uma disciplina na modalidade de educação a distância via internet no curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário do Triângulo. Dissertação (Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo, . 2008.
Orientador: José Carlos Rothen.

2007

1.   Carla Alessandra Barreto. Políticas Públicas e Vínculos Privados: Uma análise do novo padrão de ação estatal na educação de Jovens e adultos em Araraquara.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   Cláudia Lofrano. o atendimento à queixa escolar e suas aplicações. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
3.   Lauro Teixeira Cotrim. O ensino do Direito no Brasil e os limites e contradições na atuação do advogado público. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
4.   Marcia Gomes Gregório. Sistemas Educacionai Comparados. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
5.   Michele Cristine da Cruz Costa. A Pedagogia Popular de Celestin Freinet- primeiras aproximações. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
6.   Renato Cassio Soares de Barros. Ensino do Direito do Trabalho: ensino positivado e sua perspectiva social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
7.   Sérgio Selingardi. Educação Religiosa, Disciplina e Poder na Terra do Ouro: a história do seminário de Mariana, entre 1750 e 1852. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
8.   Tatiana Celestino. Competências, Reforma do Ensino Médio e Sociabilidade: uma análise sobre as diretrizesz curriculares nacionais do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
9.   VALDA MARIA ROCHA. INTERNET, ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
10.   Érika Carolina Pereira. Os curumins da Terra Brasílica: a educação da criança no século XVI e a pedagogia jesuítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Marisa Bittar.

2006

1.   Corintha Maria Barreto Medeiros. Agresões em uma escola de ensino fundamental: visão dos alunos, professores e funcionários. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
2.   Elayne Batista Siqueira Brancalion. O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Marisa Bittar.
3.   José Luis Derisso. O ensino religioso na escola pública e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de São Paulo após a lei 9475/97. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Marisa Bittar.
4.   Juliana Aparecida Marinho Alfred Ramacciotti. A gestão educacional no município de Araraquara: a questão dos conselhos.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
5.   Maria Aparecida Pimentel. A tragetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
6.   Mauricéia Aparecida de Oliveira Demo. A formação de oficiais e as políticas educacionais da Academia da Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
7.   MICHELE FREIRE. A LITERATURA MACHADIANA E SEU POTENCIAL FORMATIVO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2005

1.   Andrea Braga Moruzzi. A Escola Lumiar e a questão da autonomia educativa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
2.   Carlos Alexandre Ramos. Educação agora é para a vida? A marca social do ensino médio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Paolo Nosella.
3.   Cibele Serrano Morales. As manisfestações da Indústria Cultural em Instituições de Educação Infantil e possíveis formas de resistência. - Duas Realidades no Município de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
4.   FABÍOLA FOLQUITO. HIPERTEXTO E PROCESSO FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES E/OU OBSTÁCULOS PARA A APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
5.   Janaina Cassiano Silva. O Educar e Cuidar na Educação Infantil uma análise a partir da Teoria do Cotidiano de Agnes Heller. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2005.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
6.   JOSE ROBERTO LEMOS. EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
7.   Juliana Borges de Araujo. Os Impactos do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do CNPq na produção do conhecimento científico e tecnológico, através da internacionalização da formação de pesquisadores. Um estudo sobre a Universidade Federal de São Carlos, no período de 2005 a 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
8.   Marcelo Ubiali Ferraciolli. As Cidades Educativas - uma análise de suas proposições e concepções sobre educação. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
9.   Marcio Satalino Mesquita. O Positivismo Jurídico como Fundamento da Educação do Bacharel em Direito: a concepção do objeto como condicionante do modo de Ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
10.   Maurício Buffa. UNIFRAM: História, Desenvolvimento e Novos Desafios. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Paolo Nosella.
11.   ROSELAINE RIPA. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO: QUAL É A MINHA MARCA?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2004

1.   Adriana Nominato do Amaral Durigan. O programa executivo bolsa-escola em São José do Rio Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
2.   Carlos Roberto Massao Hayashi. Presença da educação brasileira na base de dados Francis: uma abordagem bibliométrica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
3.   Elianeide Nascimento Lima. A participação dos pais na pedagogia da alternância: a Escola-Família Agrícola Bontempo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Paolo Nosella.
4.   Luciane Cristina Pinheiro. Escola Técnica Paulino Botelho e SENAI São Carlos: formando trabalhadores para uma sociedade sem empregos. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
5.   Nilce Helene Poiatti Danaga. Desenvolvimento de um Programa Educacional de Formação Continuada - O tornar-se educador a partir de reflexões e (trans)formações em busca de melhoria do ensino e da aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
6.   Thaís Cristina Rodrigues Tezani. Os caminhos para a construção da escola inclusiva: a relação entre o a gestão escolar e o processo de inclusão. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
7.   Vagno Emygdio Machado Dias. A organização escolar em ciclos: um estudo sobre a Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Marisa Bittar.

2003

1.   Alexsandra Maria dos Santos Menezes. Tecendo competências na educação profissional: a metodologia de ensino por competências na Escola Senai Francisco Matarazzo em São Paulo, 2003-2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, . 2003.
Orientador: Ester Buffa.
2.   Alexsandra Maria dos Santos Menezes. Tecendo competência: o material didático impresso da rede SENAI-SP, 2003-2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, . 2003.
Orientador: Ester Buffa.
3.   ANTONIO BRUNETTA. B.O. da educação: a visão dos policiais militares sobre a autoridade e a educação.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
4.   Cristiane Aparecida Baquim. Minas aponta o caminho: a reforma educacional mineira na década de 90. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Paolo Nosella.
5.   Franciane Henriques. O poder instituído ao poder instituinte: as possibilidades e os limites do trabalho do diretor de escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
6.   Maria Isabel Urbina Flores. Cinema Novo: uma contribuição para o ensino de História do Brasil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
7.   Melissa Salaro Bresci. A Associação Jacutinguense de Proteção à Criança: um olhar sobre uma trajetória. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Marisa Bittar.
8.   OSVALDO ROCHA DA SILVA. A FORMAÇÃO CULTURAL E OS TEMAS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO DE CASO.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
9.   Rosana Túbero. O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo e os alunos negros das escolas estaduais da região de Piracicaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.

2002

1.   Ada Maria de Almeida. Trabalho e Educação: a formação dos funcionários da fábrica Kaiser de Araraquara-SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   Emílio David Sampaio. Educação e Literatura: a leitura dos clássicos brasileiros no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
3.   Keity Jeruska Alves dos Santos. A concepção de criança em More, Montaigne, Comenius e Rousseau: a atualidade do pensamento moderno. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
4.   Marcelo José Araújo. Trajetória familiar e escolar dos trabalhadores diretos e terceirizados de uma fábrica de grande automação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2002.
Orientador: Paolo Nosella.
5.   Marilia Checco de Souza Troquez. Educação em saúde pública na Aldeia Bororó: o índio Kaiowá de Dourados (MS). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
6.   SUZANA AP. CARVALHEIRO. A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DIANTE DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, DE SUZANA CARVALHEIRO.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
7.   Valdirene Gomes dos Santos de Jesus. Educação rural em Mato Grosso do Sul: uma análise histórica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Marisa Bittar.
8.   VIVIANE FACHIN. A EDUCAÇÃO, A IMAGEM E A PARTICIPAÇÃO DOCENTE, DE VIVIANE FACHIN.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
9.   VIVIANNE PATRÍCIA COLLOCA. O trote universitário: o curso de química como espelho desse processo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

2001

1.   Alex Fabiano Correia. Educação e produção de subjetividade: a desconstituição do sujeito pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.
2.   Ana Paula Barbosa Indiano de Oliveira. Formação de pessoas nas organizações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.
3.   Ana Paula Rodrigues da Silva. A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos (2001-2004). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
4.   Fátima de Lourdes Ferreira Liuti. O terreno pantanoso da leitura e da cidadania:estudo realizado em Naviraí-MS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.
5.   LEILA CRISTINA DE ALMEIDA. Escola Normal Primária de Pirassununga: estudo histórico de uma instituição escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientador: Ester Buffa.
6.   LUCY VALENTIM. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico. 2001.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
7.   Marcio Coelho. O saber além dos trilhos: o sentido do ensino secundário a partir da história do Ginásio Diocesano de São Carlos - dos primórdios à doação aos lassalistas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Paolo Nosella.
8.   Rosana Cristina Carvalho Fraiz. A organização escolar em ciclos na rede municipal de Araraquara - 2001 a 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Aparecida Barco Soler Huet.
9.   Tânia Regina Pires de Godoy Torres de Oliveira. Ensino de História Militar: uma análise centrada na concepção do ensino de história na formação dos oficiais das Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.

2000

1.   CAMILA BELTRÃO MEDINA. Método Intuitivo: precursor da proposta da Escola Nova no processo de ensino-aprendizagem.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Ester Buffa.
2.   Luana Maria Oliveira. A Relação Família-Escola nos Periódicos Científicos Brasileiros (2000-2013). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
3.   PATRICIA APARECIDA BIOTO. Aspectos Econômicos e Políticos da Municipalização do Ensino: o caso do Estado de São Paulo, anos 80 e 90.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Ester Buffa.

1999

1.   ADEMIR VALDIR DOS SANTOS. Educação e imigração: a escola alemã do Rio Novo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   ANTONIO ROBERTO DOS SANTOS. Anísio Teixeira: um educador em busca da democracia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999.
Orientador: Paolo Nosella.
3.   Karla P. Tonur. Encantos e desencantos na educação: um estudo sobre a teoria das Inteligência Múltiplas à luz da multirreferencialidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1999.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.

1998

1.   Claudemir G.de Oliveira. Paidéia: A Educação como Ideal de Civilização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Potiguara Acácio Pereira.
2.   Lourdes Missio. O Curso de Enfermagem da UEMS: um estudo da primeira turma de egressos - 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Ester Buffa.
3.   MARIA CRISTINA BRAGA. Cooperativa Educacional de São Carlos-Educativa: uma experiência entre o público e o privado em educação.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998.
Orientador: Ester Buffa.
4.   Paula Eduarda S.C.Dias. Escola Padrão: da Intencionalidade do Discurso Reformista à Realidade Educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Potiguara Acácio Pereira.
5.   Regina Stella Andreoli de Almeida. Consciência e escolarização: um estudo sobre a construção da identidade do jovem trabalhador e suas relações com a escolaridade. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, . 1998.
Orientador: Marisa Bittar.
6.   Salete Domingas do Amaral. Administrador-educador: uma proposta conceitual. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1998.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.
7.   Sebastião Aparecido Ferreira. Inclusão Social: Progressão Continuada e Ciclos no Estado de São Paulo: Implicações e Contradições (1998-2002). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1998.
Orientador: Maria Alice Nassif de Mesquita.

1997

1.   Clairton José de Moraes. O pensamento freudiano e o professor: uma aproximação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.
2.   LUIZ HENRIQUE DE PAIVA MARTINS. O Centro de Formacao e Aperfeicoamento do Magisterio: Analises e Reflexoes de Um Ex-Professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1997.
Orientador: Paolo Nosella.
3.   Maria Lúcia Teixeira Machado. Educação e saúde: concepções teóricas e práticas profissionais em um serviço público de saúde.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.

1996

1.   MARIA INES CRNKOVIC OCTAVIANI. Um Retrato do Aluno do Ensino Medio Noturno Em Sao Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   Maria José Telles Franco Marques. As políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Dourados (1996-2000). Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Marisa Bittar.
3.   Paulo Pizigatti. Nem só de crime vive um jornal: O "Notícias Populares" sob uma perspectiva educacional.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Orientador: Joaquim Goncalves Barbosa.

1995

1.   Angela Maria de Brito. A gestão escolar e sua relação com o projeto pedagógico: estudo da experiência realizada nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul (1995-1998). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Marisa Bittar.
2.   AUREA DE CARVALHO COSTA. Evasao Escolar: As Palavras dos Alunos e As Meias-Palavras dos Dados. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Paolo Nosella.
3.   CELSO LUIZ APARECIDO CONTI. A Escolha do Curso de Magisterio (H.E.M.): Uma Questao de Classe e de Genero. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Paolo Nosella.
4.   Mário Luiz Neves de Azevedo. Neoliberalismo e Educacao: Novo Conflito Entre O Publico e O Privado. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Paolo Nosella.

1994

1.   CLAUDINEI BATISTA. O Projeto de Reorganização do Ensino do Primeiro e Segundo Graus no Estado de São Paulo-Governo Mário Covas (1994-1998): um debate sobre uma reforma educacional.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Ester Buffa.
2.   DIVINO JOSE DA SILVA. O SUJEITO ITINERANTE: O DESAFIO DA NÃO IDENTIDADE. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Bruno Pucci.
3.   MARIA JOSE RIZZI HENRIQUE. Educacao Brasileira da Decada de 80: A Pedagogia Historico-Critica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Paolo Nosella.
4.   ORDÁLIA ALVES DE ALMEIDA. Educação Infantil: uma análise das políticas para a pré-escola.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Municipal de Ensino Superior. 1994.
Orientador: Ester Buffa.
5.   Roseana Leite Cortina. Burocracia e Educação: o diretor de escola no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Paolo Nosella.
6.   SANDRA MARIA NAVASCUES. Intervencionismo e Tecnocracia no Estado Novo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Ester Buffa.
7.   VIVIANA CAROLA VELASCO. "Game Over": a criança no mundo do video-game. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Paolo Nosella.

1993

1.   ANTONIO ALVARO SOARES ZUIN. CONSUMIDORES DE TODO BRASIL: UNI-VOS! REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1993.
Orientador: Bruno Pucci.
2.   BELARMINO CÉSAR GUIMARÃES DA COSTA. O ESTADO DA EDUCAÇÃO NA FOLHA DE JORNAL: COMO OS JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO ABORDAM A QUESTÃO EDUCACIONAL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1993.
Orientador: Bruno Pucci.
3.   CLÁUDIA BARCELOS DE MOUIRA ABREU. AS DIMENSÕES EDUCATIVAS PRESENTES NA TEORIA CRÍTICA: ANÁLISE DOS TEXTOS DE ADORNO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Bruno Pucci.
4.   Dorotéa Brasil Valdez. Orientação Educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Paolo Nosella.

1992

1.   LEDERCY GIGANTE DE OLIVEIRA. Estado Nota Zero. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   LUCI REGINA MUZZETI. Trajetórias Escolares de Professoras Primárias Formadas em São Carlos nos anos 40.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Ester Buffa.
3.   MARIA REGINA CLIVATI CAPELO. Organização Sindical: uma abordagem histórica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Paolo Nosella.
4.   MÔNICA RIBEIRO DA SILVAA. LEGISLAÇÃO DO ENSINO E PRÁTICA EDUCACIONAL NA RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO-ESCOLA: SEU SIGNIFICADO PARA O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Bruno Pucci.
5.   PAULO DE TARSO ANDRADE AUKAR. As Duas Revoluções Brasileiras e o Colonialismo Tardio.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Ester Buffa.
6.   RUI PÉRSIO KNOUCHI. A FUNÇÃO TÉCNICA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NOS ESTUDOS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Bruno Pucci.

1991

1.   CÍCERO BARBOSA DO NASCIMENTO. TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA APROXIMAÇÃO.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Bruno Pucci.
2.   GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO. A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO MILITAR DE NÍVEL MÉDIO: A ESPECEX: ANÁLISE DE ALGUNS ELEMENTOS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Bruno Pucci.
3.   JANE SOARES DE ALMEIDA. Formação de Professores do Primeiro Grau: a prática de ensino em questão.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Ester Buffa.
4.   MARIA ANGÉLICA PENATTI PIPITONE. Programa de Formação Integral da Criança-PROFIC-da Proposta Teórica à Implementação. O caso de Piracicaba. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Ester Buffa.
5.   Maria de Lourdes Gallo Von Gal. Conselho de Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1991.
Orientador: Paolo Nosella.
6.   MARIA EMÍLIA POSSANI. Discutindo a Arte na Arte-Educação. Subsídios para a construção de um referencial teórico.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Ester Buffa.
7.   MARIA IMACULADA REIS. MÉTODO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E A PRODUÇÃO INTELECTUAL NO CAPITALISMO MONOPOLISTA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1991.
Orientador: Bruno Pucci.
8.   ROSELI ESQUERDO LOPES. A Formação do Terapeuta Ocupacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1991.
Orientador: Paolo Nosella.

1990

1.   JUSSARA DE MESQUITA PINTO. AS CORRENTES METODOLÓGICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRÍTICA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1990.
Orientador: Bruno Pucci.
2.   SILVIA ZANATTA DA ROS. As Creches Familiares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . 1990.
Supervisor: Paolo Nosella.
3.   Ângela Martins Baeder. O Ensino de Ciências: uma reflexão a partir dos clássicos modernos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1990.
Orientador: Paolo Nosella.

1989

1.   Dilma Maria Andrade de Oliveira. A Participação da USAID na Educação de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1989.
Orientador: Ester Buffa.
2.   Elenir Machado de Mello. Das Utopias do Renascimento às Concepções de Liberdade Social. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1989.
Orientador: Ester Buffa.
3.   Mônica Costa Rocha David. Educacao e Trabalho Nos Anos Vinte: A Expansao da Rede Publica de Ensino e A Introducao da Escola Nova. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1989.
Orientador: Ester Buffa.

1988

1.   FRANCISCO DA COSTA E SILVA SOBRINHO. A Questao da Liberdade Na Pratica Docente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1988.
Orientador: Ester Buffa.

1986

1.   ESTER SENNA. Imperialismo e Educacao: Um Estudo Historico da Degradacao da Qualidade do Ensino. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1986.
Orientador: Ester Buffa.
2.   MANOEL FRANCISCO DE VASCONCELOS MOTTA. Educacao e Cultura Popular: Roteiro Historico de Um Equivoco. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1986.
Orientador: Ester Buffa.

1984

1.   BETTINI, RITA FILOMENA ANDRADE JANUARIO. O Discurso do Professor Universitario.. Dissertação - Instituto de Biociências de Rio Claro, . 1984.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   Patrícia Polizel Culhari. A Escola do Ensino Técnico: o que revelam as trajetórias de seis ex-alunos concluintes do curso de eletrônica (1984-1995) sobre a Escola Técnica Estadual Paulino Botelho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1984.
Orientador: Paolo Nosella.

1983

1.   MARILENA APARECIDA J. GUEDES DE CAMARGO. A Educacao de J. Dewy Em Debate.. Dissertação - Instituto de Biociências de Rio Claro, . 1983.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   OLIVIERI, TELMA LUZIA PEGORELLI. Educacao Artistica Para Alunos Trabalhadores: Por Que Nao?. Dissertação - Instituto de Biociências de Rio Claro, . 1983.
Orientador: Paolo Nosella.

1979

1.   Maria Odete Amaral. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a criação, a implantação e a aventura do início da caminhada (1979-1998). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1979.
Orientador: Paolo Nosella.
2.   TELMA LUZIA PEGORELLI OLIVEIRA. Educação Artística para alunos trabalhadores: por que não? análise da prática pedagógica de Educação Artística do Curso Supletivo CAASO - 1979 a 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1979.
Orientador: Paolo Nosella.

1971

1.   Débora Klein. Pedagogia na colina: a Faculdade Adventista de Educação da Universidade Adventista de São Paulo, 1971-1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. 1971.
Orientador: Ester Buffa.


Data de processamento: 12/10/2020 19:29:02