Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 195

2020

1.   André Christian Dalpicolo. O princípio de acumulação do capital e a regulamentação da EaD no Brasil: Uma análise a partir do materialismo histórico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
2.   Ivo de Camargo Junior. Cinema como recurso midiático facilitador do processo ensino-aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
3.   Nickolas Marques de Andrade. Edutubers: do mundo da internet às aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
4.   Sergio Ricardo do Nascimento. Implantação de robótica pedagógica em uma escola de ensino básico e fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2019

1.   Alfredo Almeida Pina-Oliveira. Design Instrucional e sua utilização por enfermeiros: revisão integrativa da literatura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
2.   Alfredo Almeida Pina-Oliveira. Produção e uso de página Web para construir histórias em quadrinhos na graduação em Enfermagem: estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: produção e uso de tecnologias para Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
3.   André Luiz Ming Garcia. Evolução de crenças discentes sobre o ensino-aprendizagem híbrido de Alemão como língua estrangeira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
4.   Danielle Fabiana Cucolo Nagliate. Educação a Distância e ensino de gestão em enfermagem: uma revisão integrativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato. Uso de tecnologias educacionais na saúde: uma revisão integrativa da literatura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: produção e uso de tecnologias para Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
6.   Erika Maria Monteiro Santos. Potência do Ensino Híbrido para promover mudanças na educação superior. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
7.   Erika Maria Monteiro Santos. Metodologias de ensino-aprendizagem: reflexões para a prática docente na Educação a Distância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
8.   Fábio Lopes Fernandes Ramos. Estratégias de ensino de competências profissionais na educação corporativa on-line. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
9.   José Roberto Quezada Pena. Gestão da Educação a Distância (EaD): reflexões para a formação de um gestor para esta modalidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e tecnologias: Gestão da Educação a Distância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
10.   José Roberto Quezada Peña. Desenho instrucional: novas metodologias e tecnologias aplicadas ao ensino da engenharia elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
11.   Joyce do Rosario Martins. A história da formação em Docência na Educação a Distância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
12.   Maria Rita Braga. Processo de implantação da Educação a Distância no ensino superior: a visão dos gestores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
13.   Roberta Zambon. A formação de professores para a prática pedagógica mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
14.   Thelmy Arruda de Rezende. Educação Empreendedora SEBRAE: avaliação do design instrucional dos cursos de Educação a Distância para a formação de professores de educação básica e ensino superior. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2018

1.   Adriane Belluci Belório de Castro. Ensino híbrido e design instrucional: estudo de caso no ensino superior tecnológico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
2.   Adriane Belluci Belório de Castro. Gestão estratégica em educação a distância: flexibilidade educacional versus personalização da aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
3.   Elisandra André Maranhe. Gestão da qualidade em EaD: dificuldades e desafios encontradas nas pesquisas da área. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
4.   Franciele Regina de Campos Ferreira. Uma pesquisa sobre o uso de recursos digitais tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
5.   Joene Vieira dos Santos. O feedback do tutor em um curso híbrido sobre habilidades sociais para professores da educação básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
6.   Karen Tatiana Ribeiro de Andrade Thomaz de Almeida. Aprendizagem de programação de forma lúdica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
7.   Kristina Desirée Azevedo Ferreira. Gestão na Educação a Distância: apontamentos sobre perspectivas e desafios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
8.   Leandro Fagner Almeida. Robótica pedagógica como estratégia para a aprendizagem: algumas aproximações segundo a literatura da área. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
9.   Marcelo Rodrigues. A acessibilidade na Educação a Distância para os surdos usuários da língua de sinais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
10.   Marcelo Rodrigues. A utilização do aplicativo Hand Talk para surdos, como ferramenta de melhora da acessibilidade na Educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
11.   Raquel Sudária da Cruz Marques e Silva. Projeto UCA: um computador por aluno. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
12.   Rogério Ferreira Sgoti. Desenvolvimento de um componente da disciplina algoritmos por meio de técnicas de gamificação: explorando novas formas de envolvimento e aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
13.   Rogério Ferreira Sgoti. A educação híbrida e suas interfaces com outros termos em produções científicas na área educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
14.   Samuel Santos Portela. Prototipagem de software para construção de instrumentos avaliativos multimodais de aprendizagem baseados em vídeo para uso em EaD. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
15.   Sérgio Henrique Simonetti. Evasão na Educação a Distância e suas implicações gerais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
16.   Sérgio Henrique Simonetti. Competências do tutor virtual: saberes no uso das tecnologias a distância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
17.   Ulisses Mascherin. O estado da arte sobre a formação e a atuação de tutores virtuais na literatura sobre EaD no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2017

1.   Alessandra Aparecida Sales Cavalcante. A importância da gestão democrática na educação e o projeto escola descolada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
2.   Alexandra Sant'Ana da Conceicao. O trabalho do coordenador pedagógico: Experiências da rotina escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
3.   Ana Carolina Zuchini. Diálogos Na Escola: Caminho Para Relações Mais Democráticas Na Educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   Beatriz Batista Rodrigues. O projeto político pedagógico: um documento funcional na gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
5.   Cristiane Fontes de Oliveira. O Programa Escola do Campo do Município de Araraquara/SP: lutas do passado e perspectivas para o futuro, na visão de professores da EMEF do Campo Eugênio Trova. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
6.   Cristina Torquato. Coordenador Pedagógico: A gestão democrática e a qualidade do processo educativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
7.   Cristina Verdile Valsecchi. Coordenação Pedagógica, Gestão Democrática e Fortalecimento dos Conselhos Escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
8.   Célia Regina dos Santos Alexandre. Projeto Político Pedagógico e educação infantil no campo no município de Teodoro Sampaio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
9.   Daniela Giubilato Ferreira Palermo. Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico e atuação do Coordenador. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Francisca Karlene de Almeida. Gestão como trabalho coletivo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
11.   Joana D'Arc Araujo de Almeida. Gestão democrática e trabalho em equipe: possibilidades para uma educação de qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
12.   Katia Martins Barreto. Gestão democrática dentro do PPP (planejamento político pedagógico) da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
13.   Keila Santos Pinho. O Professor Coordenador e o Acompanhamento do Trabalho Pedagógico na Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
14.   Marcia Regina Ruggeri Zeitoune. As perspectivas escolares - uma escola de futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
15.   Maria Ines Coquieri Andrade. Gestão Pedagógica Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
16.   Mariane Cristina Paschoal Franca. A Coordenação Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico da Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
17.   Mirian Rosa. Os beneficiários da Reforma Agrária e os conflitos da obtenção dos títulos do Pronera. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
18.   Priscilla Gama Cardoso. Gestão Democrática no Cotidiano Escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
19.   Rosana Modesto Salvador. Conselho de Escola: Sua importância na gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
20.   Sandra Domingos da Silva. A importância da gestão democrática no cotidiano escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
21.   Sandra Regina Giraldeli Nunes. Gestão Democrática no Cotidiano Escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
22.   Silvana Maria da Silva Aguiar. O papel do professor-coordenador frente ao projeto político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
23.   Solange Maria Bueno de Carvalho. Coordenação Escolar Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
24.   Solange Martins Motta. Os desafios do coordenador pedagógico da perspectiva da gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
25.   Viviane Haiek Ferreira Pena. O coordenador pedagógico e seus desafios na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.

2016

1.   Alessandra Miguel. O papel do coordenador na elaboração da proposta político pedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
2.   Aparecida Jaqueline Camargo Pizzetti. A reformulação do projeto político pedagógico a partir das diretrizes do curso. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
3.   Carla Raquel Habermann Benedito. Projeto político pedagógico, gestão democrática: caminho para educação de qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
4.   Claudite Mangueira de Souza Cerri. Reformulação do projeto político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
5.   Flavia Andrea Alves. Mudança de postura: um olhar contínuo na prática educacional da EMEB. Helaine Koch Gomes. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
6.   Gizeli Fazanaro Casimiro. Reflexões sobre a Reformulação do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
7.   Jeyse Mazan Campana. A importância do coordenador pedagógico na reformulação do projeto político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
8.   Juciney Bispo Marques da Silva. Escola descola: voltado com princípios democráticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
9.   Michele Azevedo de Paula Pedro. Estudos para a elaboração do Projeto Político Pedagógicomda E.M.E.B. Bernardo Garcia a partir das diretrizes do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
10.   Natália Rios Duran Mendes. Projeto Político pedagógico: A construção da escola democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
11.   Regis Forner. Uma educação democrática se constrói através da colaboração. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
12.   Sandra Angélica Pereira de Lima. A elaboração do projeto político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
13.   Terezinha de Fatima Viotto Fernandes. A contribuição do professor coordenador na gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.

2015

1.   Aparecida Regina Cesar dos Santos. Por uma gestão escolar focada na melhoria dos resultados educacionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
2.   Carla Cristina Alves Pilla. O professor Coordenador no processo de ensino aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em escola de gestores) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
3.   Claudia Raquel Trigo Mancilla. Projeto ?escola descolada?: uma experiência de sucesso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   Cláudia de Alcântara Oliveira Pereira. IDEB: desafios e perspectivas para a melhoria da qualidade do ensino na EM Farid Salomão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
5.   Coordenação Pedagógica: desafios e descobertas de uma coorde. Coordenação Pedagógica: desafios e descobertas de uma coordenação pedagógica democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
6.   Daniele Menezes dos Santos Bezerra. A construção do Projeto Político Pedagógico da Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
7.   Eliana da Costa Caffer Markies. Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
8.   Flavia Senedesi Cesario. Coordenação pedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
9.   Helen Cristina Ruiz Miatelo Ramalho. Gestão democrática: a reformulação do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Iria Izabel Mattana. O coordenador pedagógico e sua ação na unidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
11.   Josefina de Lourdes Rossi Alves. Professor Coordenador e sua função em uma gestão democrática participativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
12.   Lauren Demo. O papel do Coordenador Pedagógico perante uma gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
13.   Leila Nogueira Ghisloti. A escola enquanto espaço de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
14.   Lucimara de Almeida Ferraz Moura. Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
15.   Maria Rita Isabel Nunes. Projeto Político Pedagógico (PPP) como prática democrática e coletiva: legislação e políticas públicas na educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
16.   Maria Silvia Tonelli. Projeto político pedagógico: plano de intervenção/ projeto de reforço e leitura na EMEF “Vereador Mario Luiz Beraldo Costa”, Boa Esperança do Sul - SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
17.   Maritsa Aparecida Duarte Castello da Costa. O processo coletivo de elaboração das normas pedagógicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
18.   Marta Verginia Espadon. A elaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
19.   Márcia de Sousa Pagani Cardoso dos Santos. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
20.   Neusa Aparecida Greve Venancio. Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
21.   Regina Helena Zacharias Martins. Coordenação Pedagógica: desafios para uma prática assertiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
22.   Rosa de Sousa Pagani Martins Ramos. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
23.   Sandra Regina Hauck dos Santos. Formação do Projeto Político pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
24.   Sandra Travitzki Fachini. Gestão democrática: possibilidades do conselho de escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
25.   Semeia Virgilio Lucio. Construindo o Projeto Político Pedagógico a partir da Gestão Democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
26.   Sonia da Silva Araújo. O Coordenador Pedagógico e as relações escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
27.   Tatyane Helena Godoy Silva. O projeto político pedagógico da escola estadual ?Prof José Ferraz Sampaio Penteado?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
28.   Valeria Maria Pires da Silva. Coordenação Pedagógica: desafios no percurso gerando ação reflexão ação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Senso em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
29.   Zaíra Geribello de Oliveira. A Imagem Visual como Linguagem e Atividade de Educação Ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.

2012

1.   Alessandra Andrade Charleaux Correa. A indisciplina escolar: um desafio constante para o gestor escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   Andrea Ferreira Barbosa. Escola E Comunidade: Atuação Conjunta Como Meio de fortalecimento do processo educacional e da gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
3.   Andrea Goncalves Rahal. Pesquisa de opinião como forma de participação na escola: análise de instrumentais preenchidos pelos alunos de educação de jovens e adultos da EMEF Santo Antonio da Cachoeira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   ANDREA XAVIER MOURAO MOTA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
5.   ANGELA MARIA SOARES COSTA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
6.   Beatriz Barassa Alves. A Participação Do Conselho De Escola No Processo De Democratização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
7.   BERENICE VIEIRA DOS SANTOS. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
8.   Cristina Ramos Procacino. Projeto Político Pedagógico E Participação Da Comunidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
9.   Doraci Milani. Análise Do Projeto Político Pedagógico Da Escola Municipal De Ensino Fundamental ?Prof. Anira Franco De Campos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   EDNA MARIA OLIVEIRA DIB. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
11.   Ellen Safady da Gama Cruz. Construção Do PPP e Participação da Comunidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
12.   Emilia Aparecida de M. Motta Leme. Alfabetização e Letramento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
13.   Erica Maria Magrini de Freitas Rossi. Participação da Comunidade na elaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
14.   Gisele Aparecida Zutini Castelani. Análise do blog na biblioteca setorial de ciências agrárias e sua proposta como ferramenta comunicacional com seus usuários. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
15.   HELENA MARIA DA SILVA GARBOSA DONINHO. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
16.   KÁTIA LOÍZE DE PAULA MACHADO. A reelaboração do Projeto Político Pedagógico da EMEFEI Rotary Itu Terras de São José. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
17.   LEANDRA REGINA DE OLIVEIRA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
18.   LILIAN VALÉRIA DE CAMARGO WALTER. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UM PROJETO CONSTRUIDO COM A COMUNIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
19.   MARIA SOLANGE DA SILVA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
20.   MARILEIDE PEREIRA DE OLIVEIRA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
21.   MARILEIDE PEREIRA DE OLIVEIRA. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
22.   SANDRA REGINA MOURA MENDES. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
23.   SILVIA CRISTINA TOMILHERO DAMASCENO. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
24.   SILVIA REGINA DE OLIVEIRA MASINI. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
25.   SONIA MARIA DE CASTRO. Elaboração do Projeto Político Pedagógico na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.

2011

1.   Ana Maria Maciel Rinaldi. O direito à educação de jovens e adultos como dever do Estado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - CEEJA) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
2.   Elodyr Vasconcelos Fontes Rocha Cortes. As Políticas Públicas e as Condutas Pedagógicas do ensino fundamental de 9 anos estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação doe São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
3.   Gabriela Maria Fornaciari. Memórias da Escola Municipal de Ensino Supletivo Carmelita Rocha Ramalho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Jorge Carrara. Educação de jovens e adultos: nem aquém, nem além. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - CEEJA) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
5.   Keila Kumakura de Souza. Rastafari no Brasil: Um histórico possível. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
6.   Paulo Roberto da Costa. Um olhar sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira: Uma experiência de formação de professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
7.   Rogério Donizetti Bueno. A influência negra na Liturgia da Igreja Presbiteriana de Campinas. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
8.   Washington Isac de Souza Beraldo. A implementação da Lei 10.639/03 na EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.

2010

1.   Elien Jolo Alves. Desenvolvimento Humano: uma reflexão sobre o contexto brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu em gestão Públic) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.

2009

1.   Adriana de Paula Silva. Diferentes espaços de aprender. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
2.   Ana Cristina de Mello Fernandes. Função do gestor do ensino fundamental: uma visão histórica e atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
3.   Ana Rosa dos Santos Novaes. Participação escolar: uma análise a partir da comunidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
4.   Andreya Villaça Homem de Mello. Em busca de uma escola humanitária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
5.   André Marches Oliveira. Gestão Democrática: como administrar a indisciplina e os conflitos na escola?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
6.   Andréia Ribeiro de Freitas Nascimento. Gestão Democrática: a participação nos colegiados da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
7.   Angelina Barbosa Gil. A participação da comunidade no universo escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
8.   Cecília Barroquello Lazaretti. : A gestão democratica e a participação sob a ótica dos professores: implicações para o debate. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
9.   Clarice Borin Ciccone. A importância da elaboração do projeto pedagógico para a gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
10.   Corintha Maria Barreto Medeiros. Da violência escolar à mediação de conflitos: que caminho é esse?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
11.   Cristiane Senne de Oliveira. A parceria entre a escola e a família: contribuições para a formação da criança. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
12.   Dalva dos Santos Guimarães Coltro. A EMEF Felício Luiz Pereira e a formação continuada para os segmentos do Conselho de escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
13.   DANIELLE REGINA DO AMARAL CARDOSO. INFÂNCIA E INDÚSTRIA CULTURAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
14.   Ederson Marcelo Batista. Gestão Democrática: concepções e desafios na prática do cotidiano escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
15.   Edileine Fernandes Henrique. Um esforço de articulação entre a escola e a família.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
16.   Edilson Doimo Esteves. Escola da vida: a parceria escola e família. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
17.   Edna Regina Vicentim Rosalem. Escola democrática: ponte para teansformar a realidade local.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
18.   Elaine Lucimara Amici Kawakami. A gestão participativa na escola: atuação da equipe gestora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
19.   Elcia Augusta Ferraz Mangino. Participação: uma construção democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
20.   Elenice de Marchi Moreno. Conselho escolar: espaço de construção da gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
21.   Eliane Maria Rodrigues. A implantação do sistema de ciclos na rede municipal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
22.   Elizabeth Aparecida Nubiato da Silva. A comunidade e sua participação na unidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
23.   Eloísa Maria Mandro. : A concepção de participação na ótica dos educadores e dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental da escola municipal de ensino fundamental ‘Braz Giuseppe Fedrigo’. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
24.   Estela Maris Margarete de Azevedo Gomes. A construção participativa do memorial escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
25.   Fabricia Cristina de Paulo. Assembléias de classe: um mecanismo para participação dos alunos na gestão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
26.   Ione Rosa da Silva Martins. Gestão democrática e participativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
27.   José Carlos Joaquim. A Importância da participação na vida da escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
28.   João Ernesto Nicoleti. O gestor escolar como principal agente proporcionador da gestão democrática no espaço escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
29.   Marcus David Silvestre. A formação continuada de professores numa prática pedagógica com a utilização de tecnologias de informação e comunicação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
30.   Maria Alice Foschini Del Duca. Gestão democrática: participação no âmbito escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
31.   Maria Conceição Bissoli Degand. Educação inclusiva: o olhar do gestor voltado para os desafios do cumprimento da função formativa e de inclusão dos educando e de garantir uma educação de qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
32.   Maria do Carmo Cadei de Souza. O desempenho dos conselheiros na gestão democrática da escola municipal de educação básica arthur natalino deriggi. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
33.   Maria José de Oliveira Nino Vanzo. Comunidades de Aprendizagem: proposta de desenvolvimento e participação na escola.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
34.   Nizete Rodrigues D’ Andréa. Projeto político pedagógico uma prática educativa em construção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
35.   Nádia Cristina Ribeiro. Uma experiência de planejamento a longo prazo na e.m.e.f. “profa. antonia ferreira assumpção antunes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
36.   Roberta Eleutério Amaral. A complexibilidade do curriculo na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
37.   Rosana Beloso Ramos Tanganelli. Família e escola: uma integração necessária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
38.   Rose Meire Aparecida Catelani Maduro. Avaliação do processo ensino aprendizagem no cotidiano escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
39.   Rosimeire Aparecida Verdi Zotelli. Processo de avaliação do projeto político pedagógico na perspectiva da gestão democrática.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
40.   Sandra Galvani. A construção de uma gestão participativa na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
41.   Sandra Moreira Alves de Souza. Gestão compartilhada no contexto da escola: a participação da comunidade escolar.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
42.   Silene Cristina dos Anjos Moreira. O direito de estar no ensino fundamental aos seis anos de idade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
43.   Vera Lúcia de Athayde. O papel do diretor na construção da escola com perspectivas democráticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
44.   Vera Lúcia de souza Goes. Conselho escolar e gestão democrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
45.   Vilma Aparecida dos Santos. Gestão democrática: participação de todos pela escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.

2008

1.   Fábio Leonel. Uma análise habermasiana da Teoria Tridimensinal do Direito de Miguel Reale. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2008.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.

2007

1.   Alice Silva. A Mulher na Mídia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Educação, Comunicação e Tecnologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação. 2007.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
2.   Maria do Carmo Ribeiro. Gênero e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Educação, Comunicação e Tecnologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação. 2007.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.

2005

1.   Lucinéia Maria Lazaretti. De Vigotski à Elkonin: o percurso histórico da construção da Teoria Geral do Jogo. Monografia - Universidade Estadual de Maringá, . 2005.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
2.   Lívia Garcia Piovezana. O olhar dos agentes educacionais (diretores de escola e orientadores do NAI) sobre os menores infratores no município de São Carlos/SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.

1998

1.   Adonias Guedes da Silva. A origem das eleições diretas nas escolas estaduais de Campo Grande-MS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 1998.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.

1996

1.   SIMONE CARMOS VIAN. A presença de Benjamin na Dialética do Esclarecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Orientador: Bruno Pucci.

1995

1.   SIMONE CARMOS VIAN. A PSICOLOGIA PROFUNDA E O RESGATE DAS DIMENSÕES SUBJETIVAS PRESENTES NAS CATEGORIAS CULTURA E FORMAÇÃO CULTURAL.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientadores: Antonio Alvaro Soares Zuin, Bruno Pucci.

1994

1.   SÔNIA MERCEDES ANTUNES SILVA. A crise de identidade dos docentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Bruno Pucci.

1993

1.   Marco Antonio de Melo Fonseca. O tratamento odontológico e a AIDS em Campo Grande. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Em Saúde Pública) - Escola de Saúde Pública S Saúde Ms Fiocruz, . 1993.
Orientador: Marisa Bittar.

1992

1.   ÂNGELA MARIA SOARES DA COSTA. A formação do professor: instrumentalização e representação frente ao livro didático de História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1992.
Orientador: Bruno Pucci.

1991

1.   OLGA ALMEIDA PRADO FERRAZ COSTA. O Potencial Pedagógico da Teoria Crítica I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Bruno Pucci.

1990

1.   CELSON CONTI. Qualidade do Ensino, qualificação-desqualificação e necessidades do aluno-trabalhador. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1990.
Orientador: Bruno Pucci.

1987

1.   ANA CLARA BORTOLETTO. Escola Pública e democratização do Ensino no município de São Carlos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1987.
Orientador: Bruno Pucci.


Data de processamento: 12/10/2020 19:29:02