Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 230

2020

1.   Jéssica Veloso Morito. VIOLÊNCIAS VERBAIS NAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO: CONFLITOS, CONFLITUALIDADES E O RECONHECIMENTO SOCIAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
2.   Ridamar Aparecida de Oliveira. TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PEDAGOGO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2019

1.   Aline Cristina de Souza. Acessibilidade para deficientes visuais: o que sabem os educadores?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
2.   Bianca Regina de Queiróz Mesquita. Entre o disciplinar e o punir: uma análise sobre as práticas escolares dos anos 70 no interior de São Paulo. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
3.   Dayane Queiroz. Turismo Pedagógico e Educação Infantil na cidade de São Carlos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
4.   Graziela Maria Rodrigues Roso Mesquita. Currículo e articulação dos Projetos Pedagógicos de uma escola de ensino integral. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
5.   Leandro Chiaretto Brambilla. Culturas escolares e culturas juvenis: um estudo bibliográfico sobre conflitualidades nas escolas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
6.   Lilian Barsaglini Justino. atuação do(a) professor(a) coordenador(a) na gestão escolar para a implantação de políticas inclusivas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
7.   Maria Carolina do Carmo Gurgel. A Arte de convicer na escola: um estudo de caso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
8.   Mayna Zacarias. A Produção de Conhecimento na Iniciação Científica: um estudo sobre os cursos de engenharia da Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
9.   Márcia Regina dos Santos Migliato. Desafios encontrados pelas escolas e pelas famílias no processo de inclusão escolar de alunos(as) Público Alvo da Educação Especial (PAEE). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
10.   Priscila Andressa da Trindade de Souza. Qualidade social da educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
11.   Talita Vitória Cordasso Santoro. Práticas educativas no território escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
12.   Tatiane de Souza Vales. A implantação do ensino fundamental de nove anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
13.   Viviane Cristina Felício Dal Ri. Educação Infantil e a ausência do coordenador pedagógico: as implicações na docência e na aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
14.   William Rossani. O debate entre ensino laico e ensino religioso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Marisa Bittar.

2018

1.   Ana Laura Poveda Cassiano. Estudo bibliográfico sobre indisciplinas e escolarização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
2.   Anderson de Oliveira Rufino. A Frente Negra Brasileira (FNB): Aspectos históricos-culturais, propostas educativas e combate ao racismo na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
3.   Camila de Souza Maximo. Organização de uma escola pública de educação básica com foco na aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
4.   Caueny Urbine Miranda. Processos educativos no contexto do assentamento Mario covas. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
5.   Claudete Aparecida de Lima. A trajetória da Escola Estadual Antônia Binato Silva ?Vó Nina?. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
6.   Daiana Lima da Silva. Estudo da proposta Pedagógica da Escola ?Prof? Maria Antonia Zangarini Ferreira do Município Euclides da Cunha Paulista- SP. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
7.   Daiane Motta. O papel da educação na formação emancipatória do indivíduo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
8.   Daiany R. Peixoto. Ensinar ou não: concepções sobre o papel de professor nas perspectivas Histórico Cultural e da Sociologia da Infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
9.   Elane Rodrigues de Oliveira. O direito à educação e sua efetivação no campo: um estudo das crianças de zero a cinco anos da Comunidade de Muselo, Indaiabira- MG. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Giselle Modé Magalhães.
10.   Elisse T. P. Silveira. A contribuição do jogo no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
11.   Elizangela C. Franzo. Educação Ambiental na Educação Infantil: uma revisão bibliográfica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
12.   Everton Henrique Eleutério Fargoni. Pesquisa e Produção de Conhecimento na Educação Superior: um estudo de caso sobre a UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Joao dos Reis Silva Junior.
13.   Fernanda de Carvalho Mozaner. Práticas democráticas na gestão escolar: análise de uma experiência de estágio. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
14.   Graziele Conceição Rozek Costa. O processo de transição de escola itinerante para Municipal e Estadual: Como se institucionalizar sem perder a identidade sem terra. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
15.   Guilherme Cesarini. Ensino Religioso no ensino médio?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
16.   HIGOR DE OLIVEIRA PEREIRA. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
17.   Ingrid Munhoz Velloso. A violência escolar em suas diferentes faces. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
18.   Jennifer Gouveia. A violência contra crianças menores de 5 anos: a negligência e formas de prevenção na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
19.   Letícia Lais da Silva. O trabalho docente no Programa Ler e Escrever: reflexões gerais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
20.   Luciana C. de Faria. A mídia televisiva e a formação de crianças pequenas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
21.   Lucimeire Aparecida Maschieto da Cunha. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ação transformadora ou questão burocrática?. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
22.   Maria Aparecida dos Santos Leonco. Do ingresso na escola do campo à Universidade: Quebrando paradigmas. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
23.   Maria de Fátima Matheus. A educação do campo na escola municipal Terezinha de Moura, Assentamento Pirituba II - Agrovila I, Itapeva/SP. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
24.   Mariana Guimarães da S. Costa. As contribuições de Friedrich Froebel para a Educação de crianças menores de 5 anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
25.   Mariana Rodrigues. As bases do ensino de filosofia no ensino médio brasileiro a partir da LDB. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
26.   Michele Alapont da Costa. Abordagem de gênero nos cadernos de sociologia do Programa São Paulo Faz Escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
27.   Michele Regina Saviani de Souza. Políticas públicas de inclusão na educação escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
28.   Márcia da Silva Niz. Docência na Educação Infantil: reflexões sobre as violências simbólicas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
29.   Patric Oberdan dos Santos. Educação no Campo e transporte escolar rural: diagnóstico do acesso à escola no assentamento guarani. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
30.   Renata Batista Balthazar. A autoridade do professor na cultura digital. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Roberto Gomes.
31.   Rosa Maria Cometta. Construido a identidade profissional: reflexões de uma trajetória. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
32.   Rosaine Maximino Barros. Perspectivas teóricas sobre violências escolares: a (in)visibilidade de meninas negras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
33.   Sandra de Oliveira Santos. Educação Especial no campo: análise da produção do conhecimento nos seminários do GEPEC. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
34.   Thainá Ariane da Silva. O professor no SARESP: uma análise documental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
35.   Thamires B. M. Cardelote. A formação de hábitos alimentares saudáveis em crianças menores de 5 anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
36.   Thaís Leonardo dos Santos. Estudos Feministas e a Pedagogia do Cinema. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
37.   Élica dos Santos Souza. Reflexões sobre alfabetização e letramento na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico Cultural. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Alessandra Arce Hai.

2017

1.   Abel José da Silva. Educação Básica no Estado de São Paulo: o modelo de avaliação 360 graus do Programa Novo Modelo de Escola Integral das escolas estaduais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
2.   Camila Fioco. Gestão democrática na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
3.   Graziele Andreza Trindade de Souza. A organização da administração escolar: a integração do trabalho como princípio de uma gestão democrática. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
4.   Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos. A permanência de estudantes da UFSCar oriundos de escola pública no campo científico. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Giselle Modé Magalhães.
5.   Jaqueline Cristina da Silva. Definições legais e resultados iniciais da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise relaciona. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
6.   Joscilane Lopes da Silva. As funções da escola pública de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
7.   João Paulo Domingos Moreira. O papel do planejamento participativo na gestão democrática das escolas públicas de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
8.   Jéssica Aparecida de Oliveira dos Santos. O aluno problema na escola pública de educação básica: uma análise bibliográfica e documental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
9.   Jéssica Mayara Rodrigues dos Santos. Educação em museus como modalidade de educação não formal. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
10.   Kayenne Dias Vieira. Tecnologia nas salas de aula de Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
11.   Luísa L. Moti. Violência doméstica contra a criança: reflexões do papel do professor e da escola na prevenção e intervenção. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
12.   Marizete Aparecida Rodrigues da Silva. Violência, indisciplina e desinteresse pela escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
13.   Priscila Neves Lopes. Imaginação e criatividade na primeira infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
14.   Raíssa de Oste. Violência e (in) disciplina na escola pública de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
15.   Rita de Cássia Pauleto. A arquitetura e suas influencias na organização do trabalho docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
16.   Roberto de Medeiros Ribeiro. A Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves-ES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Marisa Bittar.
17.   Rodrigo Carlos Vieira de Moraes. A gestão dos cursos de pedagogia nas universidades públicas do estado de São Paulo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
18.   ROSEANE PEREIRA SILVA. A escolha pelo trabalho docente por estudantes do curso de Pedagogia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
19.   Sueli Aparecida da Silva Leal. O desenvolvimento da linguagem em crianças menores de 5 anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
20.   Thálita Juliana Boni de Mendonça. Taylorismo na Educação com base na Universidade Federal de São Carlos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
21.   Yasmim Lotti Silva Matheus. VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÕES AUDIOVISUAIS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2016

1.   Eder Edson de Carvalho. A rotatividade de sede dos professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Carlos.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
2.   Gabriela Guilardi da Silva Maia. O papel da universidade no Programa Escola da Família. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
3.   Larissa Barbosa Ferreira. INDISCIPLINA E/OU VIOLÊNCIA: ANALISANDO OCORRÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR PAULISTA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
4.   Laura Mantovani. Jogos e brincadeiras na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
5.   Maria Caroline Lima de Souza. A escola secundária inglesa após a Segunda Guerra Mundial e a atuação de Brian Simon no cenário educacional. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Marisa Bittar.
6.   Michele Maniaes. Ponderações sobre a administração da Educação Infantil no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
7.   Nayane Moreno Perea. O SARESP e o trabalho docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
8.   Tamyres Secaf. O Grupo Escolar Coronel Tobias- Descalvado SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
9.   Yara Cristina da Rocha. JUVENTUDE E A ESCOLA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2015

1.   Maria Luiza Ferraz. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
2.   Marina Brunherotti. A política de ciclos e a progressão continuada paulista em um curso de Licenciatura em Pedagogia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.

2014

1.   Adriely Cristina Percanova. A gestão da diversidade na escola pública de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
2.   Amanda Gonçalves. A relação entre formas de provimento de cargos de diretores escolares e práticas gestoras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
3.   André Luís Duarte. Análise sobre a situação da alfabetização dos trabalhadores da Fazenda Monte Alegre. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
4.   Ariane Santos da Rocha. Identidade profissional e a formação do professor de educação infantil em revistas de educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
5.   Carliane Parreiras. Elementos do conceito de capital cultural em sala de aula: reflexões a partir de uma escola estadual do interior paulista. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
6.   Denise Gomes Soares. Propostas de trabalho com cinema em sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa.
7.   Elaine Cristina Leal. Crianças de 6 anos: Desafios na Alfabetização e Letramento na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
8.   Flávia Camila Gomes. As políticas educacionais na rede municipal de São Carlos: inventário da legislação trazida pelo diário oficial do município de 2014 a 2017. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
9.   Gabriela Maria Carmona. Programa Escola Nossa: fortalecimento do vínculo entre uma escola municipal e sua comunidade. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
10.   Herik Luis Carminato. ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE PAULO FREIRE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
11.   Jéssica Gonçalves da Silva. Os impactos do ranqueamento no desempenho escolar do aluno da educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
12.   Luisa Foppa Bergo. A Escola de Tempo Integral no Brasil: uma análise histórica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
13.   Mariany Cristina Fardin Preto. Atendimento Escolar às crianças provenientes do campo na Ed. Infantil na rede municipal de ensino de São Carlos-SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
14.   Pamela Cristina Botiglieri. Avaliação institucional como instrumento de melhoria: análise da revista Estudos em Avaliação Educacional. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: José Carlos Rothen.
15.   Paula Camila Argenti. Ensino fundamental de 9 anos: dialogando com os documentos oficiais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
16.   Priscilla Mendes.Boni. A construção do Projeto Político Pedagógico no contexto da Gestão Democrática.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.

2013

1.   Andressa Martezi dos Santos Assumpção. Educação no campo: perspectivas políticas e uma breve análise das causas do fracasso escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   Bianca Carolina Marcasso. Poder e campo científico. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
3.   Daniela Santos da Silva. A figura do Professor Mediador nas escolas estaduais de São Paulo. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
4.   Daniele Berger Carmona. Dificuldades e possibilidades no ensino da História e cultura afro-brasileira e africana em uma escola pública de ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
5.   Danielle Felisberto de Souza. A UFSCar e o Movimento Negro em São Carlos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
6.   Diego Profiti Morett. A disciplina de História da Educação no curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Marisa Bittar.
7.   DRIELI CAMILA GIANGARELLI. REDES SOCIAIS E A PROFISSÃO DO PROFESSOR. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Iracema de C. Leal Duarte. A atuação e movimentaçao dos servidores públicos das escolas estaduais do estado de São Paulo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
9.   Juliana de Cássia dos Santos. Práticas pedagógicas no processo de alfabetização de canhotos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
10.   Karolina Gatto. Análise das particularidades da mediação pedagógica do tutor virtual graduado em cursos da educação a distância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
11.   Laura P. Paim. Educação Infantil sob a perspectiva bilingue para crianças surdas no Brasil: um levantamento das produções acadêmicas de 2013 a 2017. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
12.   Mariana de Oliveira Faria. História da educação infantil no Brasil: Algumas impressões a partir do estudo das obras de Heloísa Marinho. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
13.   Mariane Aparecida Brandão. O papel educativo do (a) inspetor (a) de alunos nas escolas Lassalistas de educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
14.   Mariane Clara Gimenes Lopes. A representação dos professores do Ensino Fundamental na revista Nova Escola durante o governo Lula. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: José Carlos Rothen.
15.   Milena Venezziano Paes. SÃO PAULO FAZ QUAL ESCOLA?: O PAPEL DA ESCOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
16.   Miriam Cristina Libano Rodrigues. Bonificação por resultados em São Paulo: política de valorização docente?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
17.   Natasha Kurgonas Frigo. Inovações pedagógicas no contexto do Ensino Fundamental ? Ciclo I. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
18.   Nathalia Simões. Another Brink in the wall, Pink Floyd: análise foucaultiana acerca do ensino autoritário. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
19.   Paulo Henrique Cinta. Tecnocracia e formação de professores durante a ditadura militar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
20.   Raiani Cristina Cavichia. A concepção da Avaliação da Educação na década de 90 segundo a Revista Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: José Carlos Rothen.
21.   Renata Roberta dos Santos. Feira de ciências: possibilidades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Renata Maria Moschen Nascente.
22.   Rubia Nathalia Parra. Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE): sociedade civil e as políticas públicas. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
23.   Vanessa Cristina Palmieri. Os principais aspectos das Salas multisseriadas no estado de São PAulo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
24.   Viviane Wellichan. O curso de extensão dos Conselhos Escolares da UFSCar. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2012

1.   Julia Sotto-Maior Bayer. ?O professor e sua autonomia pedagógica: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural em psicologia.?. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.

2011

1.   Ana Carolina Hepe Teixeira. A trajetória dos caminhantes da luta pela terra: resgate e registro da história da Comunidade Agrária 21 de Dezembro ? Descalvado/SP. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
2.   Ana Cláudia Alves de Lima. Condições de acesso das crianças do MST a escola do município de Agudos/SP. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
3.   Ana Flavia Flores. Função social da escola no assentamento Bela Vista do chibarro em Araraquara/SP. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
4.   ANA HELENA RIBEIRO GARCIA DE PAIVA LOPES. HERÓI E VILÃO: A AMBIVALÊNCIA EMOCIONAL DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EXPRESSA NO ORKUT. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico. 2011.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
5.   Anne Akemi Shimbara. Formação continuada e profissionalização de educadores: uma perspectiva teórica. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
6.   ARIELA MIREIA SILVA GONÇALVES. Aspectos do Financiamento nos Planos Nacionais de Educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
7.   Daniele de Jesus Loureiro de Melo. O Cotidiano da Escola do Campo Terezinha de Moura Rodrigues Gomes. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
8.   Edvaldo dos Santos. As experiências de EJA, no acampamento Irmã Alberta. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
9.   Fabiana Francisca da Silva. Usina Tamoio e Grupo Escolar Pedro Morganti: buscando novos significados para a educação do campo no assentamento Bela Vista do chibarro em Araraquara-SP. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
10.   Gabrielle Dellela Blengini. Práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil e suas relações com a formação inicial. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
11.   Gisele de Fátima Teixeira Ramos. Escola Rural povoado de Laranjeiras-Colômbia/SP. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
12.   Graciele da Silva Evangelista. Os sem-terrinhas do Assentamento Timboré: infância, brinquedo e trabalho. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
13.   Ivan Cesar Gonçalves. Políticas de bônus e avaliação: o saresp. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: José Carlos Rothen.
14.   Jeniffer Aparecida Martins. EJA - processo de escolarização dos jovens e as sucessivas interrupções no Assentamento Formiga - Colômbia/SP: desafios, limites e potencialidades. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
15.   Jociara Keila da Silva. Reconstrução histórica da luta pela terra no assentamento rural Araras III seu processo Educacional. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
16.   Juliana Carolina Barcelli. Políticas Públicas Municipais de Educação: um estudo de caso de cidades paulistas e as suas ações referentes aos conselhos escolares. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
17.   Lisia Adrien Fer. Concepções sobre infância no ensino fundamental.. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
18.   Luceia Maria de Souza Paula. O funcionamento do conselho escolar : a questão da democracia representativa e/ou participativa. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
19.   Lucileila Soares Costa. A luta e resistência da escola na regional de Itapeva: uma análise da escola no assentamento da agrovila II. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
20.   Maria Alves da Silva. A Luta do Comuna da Terra Irmã Alberta por terra e educação. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
21.   Maria Gabriela Bersosa. Projeto Politico Pedagógico como prática coletiva: políticas públicas municipais na perspectiva da gestão democrática. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
22.   Mirian Rosa. Os processos históricos na luta pela terra no assentamento ?Horto de Ibitiúva?. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
23.   Mirian Rosa. crianças do campo, escola da cidade: atendimento educacional às crianças do assentamento Horto de Ibitiúva na escola urbana Domingos Paro. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
24.   Noemi Jesus de Oliveira. A experiência da Escola do Campo no Assentamento Monte Alegre. (Graduação em Curso Especial de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
25.   Paula dos Santos Chistinelli. Os processos grupais no trabalho coletivo de (re)construção do Projeto Político Pedagógico de duas escolas públicas do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
26.   Rosalina Pereira Lima. Os jovens e as Perspectivas de permanência nos assentamentos nos municípios de Itapeva e Itaberá. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Manoel Nelito Matheus Nascimento.
27.   Silvani da Silva. Avaliação do rendimento escolar a partir da implementação do projeto Escola do campo no assentamento Bela Vista do Chibarro - Araraquara/SP. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
28.   Silvia Cristina dos Santos. Escola Popular Rosa Luxemburg: proposta de um espaço educativo e formativo. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
29.   Sirleidina Braga Mussopapo. Um olhar a partir da Escola Prof. Stélio Machado Loureiro: proposta de educação integral para as crianças do campo. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cristina dos Santos.
30.   Thais Elena Lotumolo. Gestão democrática na educação: articulação entre políticas públicas educacionais e cultura organizacional na escola. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
31.   VANIA DALILA SILVA DE SOUZA. ESTUDANTES ASSENTADOS QUE ESTUDAM NA CIDADE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
32.   Yasmine Ferreira de Paula. A identidade da escola a partir das concepções de professores sobre o trabalho educativo.. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
33.   Yuri Riera Nicolau. A 'Summerhill School' e seu modelo não-diretivo: análise a partir da pedagogia histórico-crítica.. (Graduação em Formação de Psicólogos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.

2010

1.   Ana Carolina de Araújo Evangelista dos Santos. Educação e trabalho em São Carlos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Marisa Bittar.
2.   Ana Rita Brasio Simões Corsato. Contribuições do Estágio de Docência para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras na percepção de professoras do Ensino Fundamental graduadas na UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
3.   Beatriz Casuscelli Groppa. As implicações do PDDE para a gestão escolar: um recorte no município de Nova Odessa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Giulianna Carla Stoppa. A luta dos professores paulistas contra a deterioração do ensino no final dos anos 70. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
5.   Ieda Laisner. O PDDE e a Interface Público/Privado. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
6.   Julia Pires Pasetto. A PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS: UM ESTUDO DE CASO. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
7.   KAREN CASSIA SILVA. OS PROFESSORES, OS ALUNOS E O SADISMO PEDAGÓGICO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Lígia Gomes Salgueiro. Gestão escolar e Conselhos Escolares. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
9.   Nara Dias Brito. Percepção dos professores de Educação a Distância sobre os novos tempos e espaços educacionais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Daniel Ribeiro Silva Mill.
10.   Natália Menin da Silva. Identificação das relações entre os poderes públicos federal e municipal no âmbito do PDDE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
11.   Neila Simoni Grenge. A CULTURA ORGANIZACIONAL E AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR – NÚCLEO UFSCAR ESCOLA. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
12.   PATRICIA SIQUEIRA MELO. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS IMAGENS NA CONTEMPORANEIDADE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
13.   Raquel Pilotto Reis. As implicações do Programa Dinheiro Direto na Escola para a organização escolar democrática. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
14.   Rebeca Bertanha. Os 50 anos da Revolução Cubana e a educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
15.   Suellen Cereda. Os modelos organizacionais da gestão democrática e a participação nas práticas educativas. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Maria Cecília Luiz.

2009

1.   ANA CARLA SCHIAVINATO BATISTA. O ORKUT COMO ESPAÇO DA MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
2.   Ana Lucia Calbaiser da Silva. A DIALOGICIDADE DE PAULO FREIRE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
3.   Ana Paula de Souza. O pedagogo em espaços não formais de ensino: a pedagogia na empresa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
4.   Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato. As propostas do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra ? MST - para a educação do campo: Há a necessidade de uma educação específica?. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
5.   Andréa Carolina Lopes de Aguilar. Educação no e do campo: muito mais que luta, uma nova proposta educacional. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
6.   Bruna Bertasso Sant'anna. A educação ambiental no governo FHC: o caso dos PCNs do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2009.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
7.   Cristiane Barbosa de Carvalho. O Mestrado em Fundamentos da Educação da UFSCar e as influências teóricas de seu tempo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marisa Bittar.
8.   Daniele de Souza Ferraroni. A concepção de ensino tradicional presente no PROFA: texto e contexto. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2009.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
9.   Daniele Pietrafeza Garcia. A educação católica segundo os guias das escolas cristãs: lassalistas e maristas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
10.   Elen de Cássia Afonso. A gestão democrática na visão do CNE/CEB: uma análise crítica dos pareceres no primeiro governo FHC. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: José Carlos Rothen.
11.   Gabriel Luiz Augusto. Ascese e educacãoo dos impulsos na contemporaneidade. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
12.   Juliana Patrícia Pereira. Formação do aluno SENAI: teoria e prática. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Marisa Bittar.
13.   Lais Maria Papa. AS PROPOSTAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO SÃO PAULO. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
14.   Ligia Nogueira Novaes. AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS QUESTÕES DE GESTÃO CURRICULAR COMO MELHORIA DE QUALIDADE DE ENSINO. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
15.   Maristela Martins Roque Posar. UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL PARA A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA DÉCADA DE 90: alguns apontamentos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2009.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
16.   MARSIEL PACIFICO. MEU PROFESSOR SE ACHA: SOBERBA INTELECTUAL E TABUS EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
17.   Patrícia Garcia de Araújo. Representatividade no Conselho de Curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Flávio Caetano da Silva.
18.   Rachel Giglioti. Literatura e religião: a educação no Evangelho de Saramago. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
19.   Simone Rizzatto Albertini. IA REVISTA NOVA ESCOLA E O GOVERNO LULA:uma análise sobre a abordagem do tema “inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola”. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2009.
Orientador: Géssica Priscila Ramos.
20.   Vanessa Martins de Atayde. Reconhecimento x desgaste: dimensões do trabalho do professor. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.

2008

1.   Adriana do Carmo de Jesus. processos educativos não escolares: as possibilidades educativas no HIP-HOP. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
2.   Aline Galhardo da Silva. Aspectos psicossociais da inserção na prática da docência de recém-formados do Curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
3.   Ariane B. Rebelatto. A Teoria do Capital Humano e os Quatro Pilares da Educação: continuidades e rupturas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
4.   Iara Balieiro de Almeida. Cultura Organizacional: uma análise teórica em direção às situações de fracasso na escola. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
5.   Ivone G. Marins. A Concepção Educacional de Leon N. Tolstoi. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
6.   Lia Bernardes Basile Silveira Stopa. A precarização do trabalho docente no ensino superior: reflexão acerca dos seus determinantes institucionais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
7.   LIGIA BIAJIZ DONATO. A CONCEPÇÃO DE INDÚSTRIA CULTURAL EM THEODOR W. ADORNO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
8.   Marcela Rosane Braz Soares. Formação, trajetória e expectativas profissionais de pedagogos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
9.   Merilin Baldan. A contribuição da Psicologia Histórico-Crítica no Desenvolvimento da Psicologia do jogo de D. B. Elkonin. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
10.   Priscila Marilia de Oliveira. A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA LOURENÇO FILHO: UMA ANÁLISE DA OBRA "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESCOLA NOVA ? BASES, DIRETRIZES E SISTEMAS DA PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA". (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
11.   Renata Mantovani de Faria. As expectativas de formação e trabalho de alunos de uma escola pública do ensino médio. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
12.   TALITA TEIXEIRA DE OLIVEIRA. A MERCANTILIZAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA NOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
13.   Tammy Ticiane Locali. O Impacto do trabalho infatil na educação: um estudo sobre a atividade das crianças no setor de semi-jóias em Limeira. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
14.   Tatiane Cristina Bianchini. Os princípios de gestão democrática da educação presentes na legislação federal e nas políticas públicas no campo educacional.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
15.   Érika Vecchia. A educação em três filmes do cinema contemporâneo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Marisa Bittar.

2007

1.   Alexandre Luquete. Fé e Razão: uma tensão ainda presente na Educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
2.   Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. Educação jesuítica no Brasil Colonial: aspectos pedagógicos no Sermões do Padre Antonio Vieira (1608-1697). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Amarilio Ferreira Junior.
3.   Aline de Souza da Silva. Anísio Teixeira: A experiência de educação integral do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Marisa Bittar.
4.   Carolina Bedendo. A atuação do pedagogo no projeto pedagógico da educação corporativa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
5.   Fernanda Destefano de Souza Leite. Algumas reflexões a respeito dos contos de fadas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
6.   Graziela Francine Cazela. A teoria e a prática da orientação educacional: um estudo de caso. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
7.   Hyvelize Caramuri. O conselho escolar na rede municipal de ensino de São Carlos. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Maria Cecília Luiz.
8.   Juliana Guedes dos santos Marconi. Educação Anarquista - um paradigma da educação libertária em São Paulo. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Luiz Bezerra Neto.
9.   Letícia Coutinho dos Reis. Gestão e saúde do professor. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
10.   Maria Goreti Mião. Inovações produtivas em uma indústria de eletrodomésticos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Celso Luiz Aparecido Conti.
11.   Maria Júlia Stella Martins. A obra de Lýgia Clark como referência para uma prática educativa sensível. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
12.   Marina de Oliveira Chiorlin. A influência do bullying no processo de ensino-aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Eduardo Pinto e Silva.
13.   Marina Mello e Santos. a escola de nove anos e a comunidade escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Sandra Aparecida Riscal.
14.   Priscila Menarin Cesário. Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de suas obras educacionais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
15.   Talita Justel. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e a Pedagogia da Infãncia como divulgadores do ideário construtivista: uma análise teórica de suas concepções de criança, professor e conhecimento.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
16.   Tatiane Fernanda Arioli. A importância da brincadeira de papeis sociais para o desenvolvimento psíquico da criança: as contribuições dos estudos de Elkonin e Leontiev. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Alessandra Arce Hai.

2003

1.   Marcelo Alta de Godoi. A HISTÓRIA E AS FUNÇÕES DO SINDICATO. SEU MEIO DE SOBREVIVÊNCIA E A DIVERGÊNCIA SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA COBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA.. (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Araraquara, . 2003.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.

2002

1.   Lucas Marçola Perego. Violação dos Direitos Humanos durante o período militar no Brasil. (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Araraquara, . 2002.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.
2.   Sérgio Paulo Oliveira Veiga. A polêmica sobre o Aborto. (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Araraquara, . 2002.
Orientador: Joao Virgílio Tagliavini.

2000

1.   Priscila Andrade Corrêa. As teses do PPGE na àrea de Fundamentos da Educação entre os anos de 2000 a 2006. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Marisa Bittar.

1997

1.   Patrícia Driussu e Flávia Almeida. A criança deficiente em seu convívio social e a fisioterapia. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, . 1997.
Orientador: Marisa Bittar.


Data de processamento: 12/10/2020 19:29:02