Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Educação (DEd)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Marcos Freisleben Zorzal
. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, indisciplina escolar, educação brasileira, ensino e aprendizagem e filosofia da educação. (Texto informado pelo autor)
ZORZAL, M. F.; FER, L. A.. Concepções sobre educação e infância: análise de um paradoxo histórico. Em: RONDINI, C. A.. (Org.). Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação. 1ªed.Assis, SP. : Unesp. 2015.v. 1, p. 59-72. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
ZORZAL, M. F.; FER, L. A. ; MORET, M. C.. Educação Inclusiva: o problema da ampliação das ações educacionais e dos objetivos da escola e do professor. Em: IV Seminário de Financiamento da Educação e I Simpósio de Políticas Públicas em Educação - UFSCar, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ZORZAL, M. F.; SILVA, F. C. ; SILVA JR., João R.. AMPLIAÇÃO DE ATRIBUIÇÕES E A PERDA DE REFERÊNCIAS PELA ESCOLA E ROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS AS REFORMAS EDUCACIONAIS DAS DÉCADAS DE 1990 E 2000 NO BRASIL. Em: I Simpósio de Políticas Públicas em Educação e IV Seminário de Financiamento da Educação Básica - UFSCar, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (7)
ZORZAL, M. F.; GIROTTI, M.. Parecerista: Revista Trilhas Pedagógicas - FATECE -Vol. I, nº 1 - ISSN: 2237-0153. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
ZORZAL, M. F.; PIETRI, E.. Educação e Pesquisa : Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
ZORZAL, M. F.; RAMOS, G. P. ; DENARI, F. A. ; ROTHEN, J. C.. Parecerista: Cadernos da Pedagogia. Ano 5, Volume 5, n.8. ISSN: 1982-4440. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
ZORZAL, M. F. Parecerista. Revista Cadernos de Pedagogia, Ano 3, Vol. 3, nº 6, Semestre 1/10. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
ZORZAL, M. F. Parecerista. Revista Cadernos de Pedagogia, Ano 4, Vol. 4, nº 7, Semestre 2/10. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
GOMES, C. A. V. ; ZORZAL, M. F.. Parecerista. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
ZORZAL, M. F. Parecerista do IV EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo ? ?Socialismo e Educação na América Latina?. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
BATTISTI, Francisleth P. ?Concepções de formandos do Curso de Pedagogia da UFSCar em 2011 sobre o papel do professor e da escola atuais?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Diurno) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Julia Sotto-Maior Bayer. ?O professor e sua autonomia pedagógica: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural em psicologia.?. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Yuri Riera Nicolau. A 'Summerhill School' e seu modelo não-diretivo: análise a partir da pedagogia histórico-crítica.. (Graduação em Formação de Psicólogos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Lisia Adrien Fer. Concepções sobre infância no ensino fundamental.. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Yasmine Ferreira de Paula. A identidade da escola a partir das concepções de professores sobre o trabalho educativo.. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Iniciação científica (3)
Francisleth Pereira Battisti. ?Concepções de formandos do Curso de Pedagogia da UFSCar sobre a identidade e papel do professor e da escola atuais?. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Julia Sotto-Maior Bayer. ?O professor e sua autonomia pedagógica: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural em psicologia.?. (Graduando em Formação de Psicólogos) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Yasmine Ferreira de Paula. PRENÚNCIOS DO CARÁTER DAS REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS POSTERIORES Á LDB Nº 9.394/96 EM DISCURSOS PRECEDENTES DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Orientações de outra natureza (1)
James Willian de Paula. Projeto Jovem Pesquisador. (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Marcos Freisleben Zorzal.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (10)
X Semana de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, SP.Formação de professores na perspectiva histórico-cultural.. 2012. (Encontro).
Colóquio "Educação a Distância: diferentes abordagens críticas". 2011. (Seminário).
I ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO - UFSCAR.AMPLIAÇÃO DE ATRIBUIÇÕES E A PERDA DE REFERÊNCIAS PELA ESCOLA E ROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS AS REFORMAS EDUCACIONAIS DAS DÉCADAS DE 1990 E 2000 NO BRASIL. 2011. (Simpósio).
I SEMNÁRIO DE PESQUISAS DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UFSCar.Seminários de Pesquisa: Experiências Internacionais do Departamento de Educação da UFSCar. 2011. (Seminário).
MAINGUENEAU, Dominique. "Discurso Político: fronteiras nebulosas". (Université Paris XII) Promoção: Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL); Departamento de Letras (DL); GERCAD; UFSCAR, 29.04.2010 (3 h/a).. 2010. (Seminário).
MARTINS, Ligia M. "As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa". Grupo de Pesquisa História, Trabalho e Educação. UFSCar, 11/06/2010. (4 hs). 2010. (Seminário).
VIII Semana de Psicologia - (Des)construindo a Psicologia: Reforma ou Revolução?"."Novos rumos para psicologia e a educação". 2010. (Encontro).
"Ação Docente na UFSCar: Compartilhando experiências e construindo caminhos". 2009. (Seminário).
Seminário de Pesquisa: "La citation dans la perspective bakhtinienne". Apresentação: Anthony Wall, Calgary University, Canada.. 2009. (Seminário).
VIII Semana da Educação do Curso de Pedagogia da UFSCar: "Formação Docente: das conquistas legais aos desafios cotidianos".. 2009. (Encontro).