Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação (DEd)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Bruno Pucci

possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade de San Tomás de Aquino (1966), Roma, graduação em Filosofia pela Organização Mogiana de Ensino e Cultura (1970), graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1974), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Professor Titular pela UFSCar, 1992. Aposentado na Universidade Federal de São Carlos (1996), foi professor/pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica e educação, estética e educação, filosofia da educação e educação. #10;ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5833-399X (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5645113600697876 (30/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível SR
  • Período de análise: 1986-1996
  • Endereço: Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Educação. RODOVIA DO ACUCAR, KM 156 TAQUARAL 13400-911 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 68 Telefone: (19) 31241617 Fax: (19) 31241617
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 1996-1998. O Potencial Pedagogico da Teoria Critica III (1996-1998)
      Descrição: Os dois eixos orientadores deste projeto: 1. O diálogo de Benjamin e Adorno na construção metodológica de suas concepções de filosofia e arte; 2. A questão de uma educação estética nos escritos de Adorno. Projeto financiado pelo CNPq: Bolsas Produtividade (Bruno Pucci e Newton Ramos de Oliveira) e Bolsas de Aperfeiçoamento (01) e de Inicicação Científica (02). No início deste projeto (03/1996), minha vinculação funcional se processava com a Universidade Federal de São Carlos. A partir de agosto de 1996 (após minha aposentadoria na UFSCar) fui contratado como docente na UNIMEP, Piracicaba, SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Pucci - Coordenador / Newton Ramos de Oliveira - Integrante / ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ZUIN - Integrante / LUIZ HERMENEGILDO FABIANO - Integrante / KEILA BATISTA DE MELLO - Integrante / Sônia Mercedes Antunes da Silva - Integrante / Valdair Casemiro - Integrante / BELARMINO CÉSAR GUIMARÃES DA COSTA - Integrante / MÁRCIO NORBERTO FARIA - Integrante / LUIZ ANTÔNIO CALMON NABUCO LASTÓRIA - Integrante / LUCY MARY SOARES VALENTIM - Integrante / VIVIANE PATRÍCIA COLLOCA - Integrante / SÍLVIA HELENA AGNESINI - Integrante / Wagner Weber - Integrante / Nelson Palanca - Integrante / Holney Antônio Mendez - Integrante / Heitor Gaudenci - Integrante / Suzana Carvalheiro - Integrante / RENATA MASSELLI DE CASTRO - Integrante / JOYCE MARTIN DE OLIVEIRA - Integrante / Simone de Castro Vian - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 24 / Número de orientações: 19
      Membro: Bruno Pucci.
    2. 1994-1996. O Potencial Pedagogico da Teoria Critica II (1994-1996)
      Descrição: Neste projeto foram privilegiados dois eixos condutores: 1. A influência de pensadores idealistas na formação dos teóricos frankfurtianos e a conseqüente revalorização da razão; 2. Aprofundamento das categorias quot;formação culturalquot; e quot;indústria culturalquot;. Projeto financiado pelo CNPq com Bolsa Produtividade (01), 01 bolsa de Aperfeiçoamento e 02 bolsas de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Pucci - Coordenador / Newton Ramos de Oliveira - Integrante / DIVINO JOSÉ DA SILVA - Integrante / ÂNGELA MARIA SOARES DA COSTA - Integrante / ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ZUIN - Integrante / LUIZ HERMENEGILDO FABIANO - Integrante / KEILA BATISTA DE MELLO - Integrante / Belarmino César G da Costa - Integrante / Sônia Mercedes Antunes da Silva - Integrante / Valdair Casemiro - Integrante / Cláudia Barcelos Moura Abreu - Integrante / Simone do Carmo Vian - Integrante / Alexandra Mesquita - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 36 / Número de orientações: 10
      Membro: Bruno Pucci.
    3. 1991-1994. O Potencial Pedagogico da Teoria Critica I (1991-1994)
      Descrição: Este é o primeiro dos cinco projetos integrados de Pesquisa sob a temática quot;O potencial pedagógico da Teoria Críticaquot;. Desenvolveu dois eixos básicos: 1. aprofundar os conhecimentos de algumas categorias chaves da Teoria Crítica dos clássicos frankfurtianos: a dialética da razão e a crítica da razão instrumental; a crítica da cultura e a indústria cultural; 2. Análise dos escritos educacionais de Henry Giroux sobre a Pedagogia Radical. O Projeto foi financiado pelo CNPQ com uma Bolsa Produtividade, 01 bolsa de Iniciação Científica e o1 Bolsa Aperfeiçoamento. O início desse Projeto caracteriza a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa quot;Teoria Crítica e Educaçãoquot;, em agosto de 1991.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Pucci - Coordenador / Newton Ramos de Oliveira - Integrante / DIVINO JOSÉ DA SILVA - Integrante / ÂNGELA MARIA SOARES DA COSTA - Integrante / SÔNIA MERCEDES ANTUNES SILVA - Integrante / Belarmino César Güimarães da Costa - Integrante / Antônio ÁlvaroSoares Zuin - Integrante / CLÁUDIA BARCELOS DE MOUIRA ABREU - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 11
      Membro: Bruno Pucci.
    4. 1989-1991. Qualidade do Ensino, qualificacao-desqualificacao e necessidades do aluno trabalhador (1989-1991)
      Descrição: Este projeto continua o anterior, se vincula ao Programa do INEP/MEC sobre Diagnóstico Estadual da Educaçãoquot; (que afirma um novo tipo de diagnóstico educacional que supere a dimensão quantitativa dos diagnósticos anteriores), e seu tema principal é a qualidade do ensino como condição da democratização da escola pública. Pretende analisar um conjunto de situações e problemas de importância para a educação brasileira: o aluno e o professor enquanto trabalhadores, o desconhecimento pela escola do trabalho e do trabalhador no aluno do ensino noturno, as transformações no mundo do trabalho e suas conseqüências no ensino e as condições de uma resposta escolar de qualidade às atuais e novas e uma a Aperfeiçoamento. Participou da pesquisa também o doutorando Newton Ramos de Oliveira. Apoio do CNPq, com 04 bolsas de iniciação científica, 01 bolsa de Aperfeiçoamento e duas bolsas Produtividade (Bruno Pucci e Valdemar Sguissardi). Valdemar Sguissardi e Bruno Pucci coordenaram a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno Pucci - Coordenador / Newton Ramos de Oliveira - Integrante / VALDEMAR SGUISSARDI - Integrante / ANA CLARA BORTOLETTO - Integrante / ELIZABETH SPROESSER - Integrante / MARIA INÊS OCTAVIANI - Integrante / Rosângela E Cezaretti - Integrante / Celso Conti - Integrante / Olga Almeida FerrazCosta - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 3
      Membro: Bruno Pucci.
    5. 1986-1989. Escola Publica e Democratizacao do Ensino no Municipio de Sao Carlos (1986-1989)
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa se propôs contribuir para o aprofundamento das discussões e análises da questão da qualidade do ensino de 1º grau (em particular, 8ª séries), oferecido aos alunos-trabalhadores ou pré-trabalhadores. Faz parte do Programa de Pesquisa quot;Diagnóstico Estadual de Educaçãoquot;, patrocinado pelo INEP/MEC. Contou com 04 bolsas de Iniciação Científica e duas Bolsas Produtividade (Bruno Pucci e Valdemar Sguissardi), do CNPq. Participaram do projeto os dois mestrandos Newton Ramos de Oliveira e Marta A. P. Nobre. Valdemar Sguissardi e Bruno Pucci coordenaram a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Bruno Pucci - Coordenador / Newton Ramos de Oliveira - Integrante / VALDEMAR SGUISSARDI - Integrante / ELIZABETH SPROESSER - Integrante / Rosângela E Cezaretti - Integrante / Marta A P Nobre - Integrante / Maria Inês C Otavivani - Integrante / Ana Cláudia Bortoletto - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 22 / Número de orientações: 3
      Membro: Bruno Pucci.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. 19ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1996. (Outra).
      2. I Seminário da ANPAE/Sudeste-SP. 1996. (Seminário).
      3. IV Congresso de iniciação Científica da UFSCar (Alessandra Mesquita). Indústria Cultural: deformações e possibilidades emancipatórias. 1996. (Congresso).
      4. IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Keila Batista de Mello). Indústria Cultural e Educação Estética em Walter Benjamin. 1996. (Congresso).
      5. Seminário Internacional Educação Superior e Condição Pós-Moderna. 1996. (Seminário).
      6. 18ª Reunião Anual da ANPEd. Teoria da Semicultura: elementos para uma proposta educacional. 1995. (Congresso).
      7. Colóquio Nacional Belo, Sublime e Kant. 1995. (Congresso).
      8. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Alessandra Mesquita). A Indústria Cultural deforma ou apresenta possibilidades emancipatórias?. 1995. (Congresso).
      9. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Keila Batista de Mello). Formação Cultural, Semiformação e Educação. 1995. (Congresso).
      10. UFSCar: 25 anos.Teoria Crítica e Educação. 1995. (Simpósio).
      11. 17ª Reunião Anual da ANPEd. Adorno, Horkheimer e Giroux: a ideologia enquanto instrumento pedagógico crítico. 1994. (Congresso).
      12. A Educação sem distância para o século XXI.Coordenador de mesa e avaliador. 1994. (Seminário).
      13. II Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Sônia Maria A. Silva). Aspectos subjetivos relacionados ao ato de ensinar. 1994. (Congresso).
      14. Trabalho, qualificação e politecnia.Teoria Crítica e Produção do Conhecimento no processo educacional. 1994. (Seminário).
      15. 16ª Reunião Anual da ANPED. Teoria Crítica e Educação. 1993. (Congresso).
      16. I Ciclo de Palestras do Centro de Educação da UFSC.Teoria Crítica e Educação. 1993. (Simpósio).
      17. I Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Maria Ângela S. Costa). Estudos de alguns eixos da Teoria Crítica que servem de subsídios para se pensar a Educação. 1993. (Congresso).
      18. 15ªReunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Reunião do Conselho Fiscal e participante do GT Filosofia da Educaçãoo. 1992. (Congresso).
      19. 1ª Jornada de Educação e Ciências Humanas- UFSCar.O Potencial Pedagógico da Teoria Crítica. 1992. (Simpósio).
      20. Simpósio Comemorativo dos 20 anos de mestrado em Educação (UNIMEP).Perspectiva contra a falta de perspectiva. 1992. (Simpósio).
      21. 14ª Reunião Anual da ANPEd (USP-São Paulo). O Processo de Proletarização dos trabalhadores em Educação. 1991. (Congresso).
      22. 6ª Conferência Brasileira de Educação (USP-São Paulo). De como na escola do trabalhador o trabalho não entra (com Valdemar Sguissardi). 1991. (Congresso).
      23. 6ª Conferência Brasileira de Educação (USP-São PAulo). Ensino noturno: o (des)encontro trabalhador-aluno e professor-trabalhador. 1991. (Congresso).
      24. Seminário de Atualização em Fundamentos da Educação.Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 1991. (Seminário).
      25. 13ª Reunião Anual da ANPED (Belo Horizonte). O aluno do ensino noturno: um trabalhador desconhecido ou ignorado? (Com Valdemar Sguissardi e Newton Ramos de Oliveira). 1990. (Congresso).
      26. 42ª Reunião Anual da SBPC (São Paulo). A democratização da escola: os alunos trabalhadores e a qualidade de ensino. 1990. (Congresso).
      27. 12ª Reunião Anual da ANPEd (São Paulo). Os alunos trabalhadores e a qualidade de ensino (com Valdemar Sguissardi e Newton Ramos de Oliveira). 1989. (Congresso).
      28. 40ª Reunião Anual da SBPC (São Paulo). Escola Pública e Democratização do Ensino no Município de São Carlos. 1989. (Congresso).
      29. 11ª Reunião Anual da ANPEd (Porto Alegre). Escola Pública e Democratização do Ensino no Município de São Carlos. 1988. (Congresso).
      30. V Conferência Brasileira de Educação (Brasília). Diagnóstico educacional: para que e para quem? (Com Valdemar Sguissardi). 1988. (Congresso).
      31. V Conferência Brasileira de Educação (Brasília). Escola Pública e Democratização do Ensino no município de São Carlos. 1988. (Congresso).
      32. 10ª Reunião Anual da ANPEd (Salvador). A democratização da escola: os alunos trabalhadores e a qualidade de ensino (junto com Valdemar Sguissardi e Newton Ramos de Oliveira). 1987. (Congresso).
      33. 10ª Reunião Anual da ANPEd (Salvador). Democratização e qualidade do ensino: pressupostos teóricos de um Diagnóstico. 1987. (Congresso).
      34. 39ª Reunião anual da SBPC. A democratização do Ensino na Escola Pública. 1987. (Congresso).
      35. III Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos.Diagnóstico educacional da cidade de São Carlos: um novo estilo de diagnóstico. 1986. (Simpósio).
      36. II Jornada Científica das Faculdades Claretianas.Hegemonia e Educação em Gramsci. 1986. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. PUCCI, B.. Comemoração dos 20 Anos do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (www.unimep.br/teoriacritica). 2011. (Outro).. . 0.
      2. PUCCI, B.. V simpósio de Dissertações e Teses do PPGE-UNIMEP. 2005. (Congresso).. . 0.
      3. PUCCI, B.. 100 Anos de Theodor Adorno - PPGE/UNIMEP. 2003. (Congresso).. . 0.
      4. PUCCI, B.. Seminário Interno do GEP Teoria Crítica e Educação - UNIMEP. 2001. (Outro).. . 0.
      5. PUCCI, B.. Organização e Coordenação do Seminárioa sobre o Doutorado em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação - UFSCar. 1990. (Outro).. . 0.
      6. PUCCI, B.. Seminário Fronteiras Agrícolas Mato-Gorssense: o cupação e conflito - Cuiabá. 1985. (Outro).. . 0.
      7. PUCCI, B.. I Encontro de Filósofos - UNIMEP. 1983. (Outro).. . 0.
      8. PUCCI, B.. Seminário Internacional de Educação Popular - UNIMEP. 1982. (Outro).. . 0.
      9. PUCCI, B.. Curso de Extensão Universitária sobre Filosofia da Libertação - UNIMEP. 1982. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:29:00