Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So)

Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paulo Cesar Oliveira

Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba) Possuo mestrado e doutorado em Educação Matemática. Atuo no curso de Licenciatura em Matemática, no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE e no Mestrado Profissional em Matemática, o qual sou Vice-Coordenador. Desde 2012 sou líder do Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática- GEPLAM (www.geplam.ufscar.br). Desenvolvo pesquisas com os temas: registros de representação semiótica, avaliação, letramento (estatístico ou probabilístico) e revisão bibliográfica na modalidade 'Estado da Arte'. Contato: paulooliveira@ufscar.br ou paulodfqm@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 (18/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, KM110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. CRENCA DE AUTOEFICACIA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATISTICO
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo a elaboração e validação de uma escala de autoeficácia para analisar as possíveis relações existentes entre as crenças de autoeficácia, sob o enfoque de Albert Bandura, e o desempenho de alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, na resolução de tarefas relacionadas ao letramento estatístico, na perspectiva de Iddo Gal. Trata-se de uma investigação norteada por duas questões de pesquisa: existe relação entre as crenças de autoeficácia na resolução de tarefas estatísticas, o desempenho e o raciocínio estatístico? Que lacunas os alunos apresentam no decorrer das suas atividades estatísticas que comprometem o desenvolvimento do letramento estatístico? A partir do levantamento bibliográfico constatamos pelas diferentes bases de dados consultadas, a inexistência no contexto brasileiro de alguma pesquisa que apresente interlocuções teórico-metodológicas entre crenças de autoeficácia e letramento estatístico. Para buscar respostas às nossas questões de investigação, optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa. A natureza qualitativa da pesquisa dar-se-á com a análise da produção escrita das atividades estatísticas desenvolvidas pelos sujeitos da nossa amostra, mediante categorias de análise a priori compatíveis com o aporte teórico do letramento estatístico. Já a natureza quantitativa da pesquisa será evidenciada no decorrer do tratamento da escala de autoeficácia estatística para ser aplicada com os sujeitos da amostra da pesquisa. A partir dos resultados alcançados com nossa investigação, a difusão dos mesmos dar-se-á, a partir da elaboração de textos de apoio didático para licenciaturas, pós-graduação ou extensão universitária (formação inicial ou continuada de professores). Pretendemos que o conteúdo desses textos, destinados ao professor , contemple um manual de instruções para a aplicação e avaliação das crenças de autoeficácia dos alunos no contexto do letramento estatístico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paulo César Oliveira - Coordenador / Nelson Antonio Pirola - Integrante.
      Membro: Paulo Cesar Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Congresso Internacional de Educação e Tecnologia (Avaliador). Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância(. 2018. (Congresso).
      2. Encontro Mineiro de Educação Matemática.Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos da modalidade de comunicação científica. 2018. (Encontro).
      3. IV Semana da Matemática: caminhos para a docência. 2018. (Encontro).
      4. IV Fórum de Discussão da pesquisa em educação matemática no Brasil(MODERADOR). GD2-pesquisa em práticas escolares em educação matemática. 2017. (Congresso).
      5. VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação (AVALIADOR). Parecerista de 11 trabalhos. 2017. (Congresso).
      6. VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.O USO DE TRIBUTOS EM TAREFAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Seminário).
      7. III Simpósio sobre estágio curricular nos cursos de licenciatura(ORGANIZADOR). 2016. (Simpósio).
      8. II Simpósio sobre investigações e práticas em educação matemática(MODERADOR).Coordenador de sessão de comunicação oral. 2016. (Simpósio).
      9. IV Congresso nacional de Avaliação em Educação (PARECERISTA). Desempenho algébrico em questões do SIMAVE: estudo de casso. 2016. (Congresso).
      10. VI Forum Paulista de Licenciaturas em Matemática.Mediador do GD1: O estágio supervisionado. 2016. (Simpósio).
      11. XXXVI Congresso Nacional de matemática Aplicada e Computacionaal. Letramento matematico: uma interlocução entre o PISA e os Cadernos de Matemática do 9º ano do ensino público estadual de São Paulo. 2016. (Congresso).
      12. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (PARECERISTA).História e análise do currículo de matemática na escola básica do estado de São Paulo. 2015. (Simpósio).
      13. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Pilares teóricos-metodológicos do Grupo de Estudos e Planejamento de Atividades Matemáticas (GEPLAM-UFSCar). 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. OLIVEIRA, Paulo César. IV Fórum de Discussão - Parâmetros Balizadores da Pesquisa em educação Matemática no Brasil. 2017. (Congresso).. . 0.
      2. OLIVEIRA, Paulo César. III Semana da Matemática (UFSCar Sorocaba). 2017. (Congresso).. . 0.
      3. OLIVEIRA, Paulo César. II Simpósio sobre investigações e práticas em educação matemática. 2016. (Congresso).. . 0.
      4. OLIVEIRA, Paulo César. VI Fórum paulista de licenciaturas em matemática. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. OLIVEIRA, Paulo César. III Simpósio sobre estágio curricular nos cursos de licenciatura. 2016. (Congresso).. . 0.
      6. OLIVEIRA, Paulo César. Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem na Faculdade Porto das Moções. 2015. (Exposição).. . 0.
      7. OLIVEIRA, Paulo César. Dia Nacional da Matemática -AES (Campus de Sorocaba). 2008. (Exposição).. . 0.
      8. OLIVEIRA, Paulo César. Dia Nacional da Matemática - UNIP Campinas. 2006. (Exposição).. . 0.
      9. OLIVEIRA, Paulo César. 1ª Jornada de Matemática - UNIP Campinas. 2005. (Exposição).. . 0.
      10. OLIVEIRA, Paulo César. VII EPEM-Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 18:55:50