Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Genética e Evolução (DGE)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Gilberto Moraes

Professor Titular em Bioquímica pela Universidade Federal de São Carlos, é Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo em 1973, obtendo o título de Mestre em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela mesma instituição em 1978. Obteve o título de Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos em 1986. Atualmente é professor de Bioquímica no Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos. Iniciou sua atividade acadêmica em 1974 como professor auxiliar na Faculdade de Medicina de Marília-SP ministrando a disciplina de Bioquímica para o Curso Médico. Após a obtenção do título de mestre, teve reconhecimento estadual para ministrar as disciplinas de Bioquímica e Biofísica. Em 1979 transferiu-se para a Universidade Federal de Santa Catarina onde ingressou como professor visitante para ministrar a disciplina de Bioquímica para os cursos de Ciências Biológicas, Odontologia e Medicina. Em 1979, após concurso público, foi incorporado à UFSC como Professor Assistente. Transferiu-se para a Universidade Federal de São Carlos em 1980, após concurso público para provimento de vaga de Professor Assistente. Nesta universidade iniciou ministrando Bioquímica para o Curso de Química e posteriormente para o Curso de Ciências Biológicas. Após a obtenção do título de doutor, iniciou suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução desde sua fundação, tendo posteriormente ingressado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e em Ecologia e Recursos Naturais. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução, Chefe do Departamento de Genética e Evolução e representou seus pares em inúmeros colegiados da Universidade Federal de São Carlos. Hoje desenvolve suas atividades de pesquisa e orientação científica em Bioquímica de peixes de água doce, com ênfase em Metabolismo e Enzimologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Metabolismo adaptativo; Respostas metabólicas ao estresse; Adaptações bioquímicas da nutrição e Respostas bioquímicas a xenobiotóticos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4427903557163246 (15/11/2016)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1980-2014&2015-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Genética e Evolução. VIA WASHINGTON LUIZ KM 235 CAMPUS UNIVERSITÁRIO 13565905 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 660 Telefone: (16) 33518376 Fax: (16) 33518377
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (28)
    1. 2013-Atual. Efeitos da deltametrina na acetilcolinesterase muscular de Brycon amazonicus
      Descrição: Nos últimos anos tem-se tentado utilizar inseticidas menos tóxicos para mamíferos e menos persistentes no ambiente, dessa forma os piretroides estão sendo amplamente utilizados. Contudo, alguns estudos indicam que estes inseticidas apresentam um efeito extremamente forte em organismos não alvos como os aquáticos. A deltametrina, piretroide tipo II, é altamente tóxica para crustáceos e peixes mesmo em pequenas concentrações. Ela age inibindo os receptores nicotínicos da acetilcolina, nos canais Ca+2 voltagem-dependente e nos canais de Na+2 voltagem-dependente das membranas neuronais. Os peixes são muito sensíveis a vários xenobióticos, e dessa forma podem ser utilizados como forma de monitorar a poluição ambiental gerada pelos resíduos tóxicos. Para tal monitoramento são utilizados os biomarcadores, que podem indicar as respostas biológicas causadas por xenobióticos em um organismo. Dentre eles a enzima acetilcolinesterase, responsável por hidrolisar o neurotransmissor acetilcolina em colina e acetato, é um biomarcador utilizado para verificar os efeitos neurotóxicos de um xenobiótico. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da deltametrina na atividade da acetilcolinesterase muscular, após 4, 24 e 48 horas de exposição à deltametrina em Brycon amazonicus, matrinxã. Os peixes serão expostos à 0,26µg/L de deltametrina (10% da CL;50) em sistemas de tanques "in door" e após o período de exposição, os animais serão anestesiados e sacrificados para a retirada de músculo branco, onde serão feitas as analises da atividade enzimática da acetilcolinesterase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Camila Soares Pigão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    2. 2012-Atual. Respostas metabolicas e de crescimento de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) submetido ao exercicio sustentado.
      Descrição: Peixes que se exercitam em velocidade ideal de nado apresentam uma série de respostas diferenciadas, tais como: melhor utilização de fontes energéticas não-protéicas, maior redirecionamento de proteínas para o crescimento, diminuição do comportamento agressivo, melhor orientação na corrente de água, melhora do convívio social e diminuição do estresse. Este trabalho será realizado no Laboratório de Bioquímica Adaptativa de Peixes de Água Doce do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar e visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) frente a diferentes situações de confinamento. O objetivo do estudo é a determinação da velocidade ideal de nado, para a espécie em pauta, nas condições de cultivo. Serão utilizados 64 juvenis de pintado distribuídos em um sistema termo-regulado e fechado, adaptado para a realização de exercício. O período experimental será de 50 dias, os animais serão alimentados com dieta composta por 40 % de proteína bruta, 25% de carboidrato e 8% de lipídio com 4.000 kcal/kg de energia bruta. Os juvenis de pintado serão submetidos a quatro situações: 1CC/seg (comprimentos corporais), 2CC/seg e 3CC/seg). Serão avaliados o desempenho produtivo, o metabolismo intermediário, capacidade digestiva proteolítica e rotas metabólicas que indiquem a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta. Através dos resultados obtidos, poderá se aferir qual é a melhor velocidade de exercício para o pintado e otimizar futuros experimentos, que poderão ser direcionados para a elaboração de dietas diferenciadas, com menores níveis de proteína dietária, além de fornecer novos dados para a piscicultura brasileira no tocante a melhores condições de criação da espécie.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Araceli Hackbart - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    3. 2012-Atual. EFEITOS DOS PIRETROIDES SOBRE AS ENZIMAS DIGESTIVAS DE MATRINXA, Brycon amazonicus
      Descrição: Os inseticidas piretroides, tais como a deltametrina, cipermetrina, lambda-cialotrina, são considerados produtos ideais de baixa toxicidade para aves e mamíferos. Apesar disso, diversos estudos relatam os efeitos tóxicos dos piretroides sobre organismos não-alvo, tais como os peixes. Nesses animais, a toxicidade é revelada por alterações hematológicas e metabólicas, por danos hepáticos e neurológicos, indução de estresse oxidativo e genotoxicidade. Devido à ampla utilização dos piretroides e aos seus efeitos tóxicos, e sabendo-se também, que a saúde do peixe pode ser avaliada através da habilidade em digerir o alimento, justifica-se a necessidade de estudos também acerca dos efeitos sobre a atividade de enzimas digestivas dos peixes expostos a essa classe de produtos. Sabe-se que tal habilidade depende tanto da presença quanto da quantidade apropriada de enzimas digestivas Os peixes são considerados bons modelos em estudos de ecotoxicologia e o monitoramento da sua saúde permite a compreensão das alterações do ambiente aquático. O matrinxã, Brycon amazonicus, é um peixe da bacia amazônica que vem se destacando na piscicultura nacional por apresentar bom crescimento, ótima aceitação de dieta artificial e carne muito apreciada pelo sabor. Desse modo, os objetivos deste projeto são: analisar os efeitos dos piretroides (deltametrina, cipermetrina e lambda-cialotrina), após 96 horas de exposição, de 1/10 da CL50/96 horas sobre a atividades das enzimas digestivas do intestino. Os peixes serão expostos aos xenobióticos em sistemas de tanques "in door" e, após o período de exposição, os animais serão anestesiados e eutanasiados para a amostragem do trato gastrintestinal. Serão avaliadas as atividades das enzimas digestivas do intestino total (protease inespecífica ,quimiotripsina, tripsina, lipase e amilase).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    4. 2011-Atual. Efeitos da deltametrina sobre a biotransformacao, a neurotoxicidade e o metabolismo intermediario de matrinxa, Brycon amazonicus
      Descrição: A aqüicultura, hoje em franco desenvolvimento no país, apresenta como desfio a continuidade do crescimento associado tanto à qualidade do pescado quanto à preservação do meio ambiente. A utilização de inseticidas é cada vez maior, não só para fins agrícolas, mas também para o combate a insetos de relevância à saúde pública. Nos últimos anos, no entanto, observa-se uma substituição dos tipos de pesticidas utilizados, diferindo quanto à toxicidade. Os inseticidas piretroides, tais como a deltametrina, são considerados produtos ideais devido à sua baixa toxicidade para aves e mamíferos, ao seu amplo espectro de ação e a não se acumularem ao longo da cadeia trófica. Apesar disso, diversos estudos relatam os efeitos tóxicos da deltametrina sobre organismos não-alvo, tais como os peixes. Nesses animais, a toxicidade é revelada por alterações hematológicas, alterações do metabolismo intermediário, por danos hepáticos e neurológicos, além da indução de estresse oxidativo. Os peixes são considerados bons modelos em estudos de ecotoxicologia por pertencerem ao maior grupo dentre os vertebrados, e por seu monitoramento permitir a compreensão das alterações do ambiente aquático. O Brasil apresenta uma das maiores faunas de peixes de água doce do mundo. Suas espécies são muito apreciadas para o consumo humano, razão pela qual nas últimas décadas a piscicultura brasileira tem despontado como forma alternativa de produção de alimento, e priorizado algumas espécies de interesse econômico diminuindo assim a pesca predatória. Devido à ampla utilização da deltametrina e aos seus efeitos tóxicos, justifica-se a necessidade de estudos acerca dos danos neurotóxicos causados pela exposição a esse produto; a verificação da capacidade específica de sua biotransformação; e as adaptações bioquímicas causadas no metabolismo intermediário de organismos não-alvo. Os objetivos deste projeto são: 1) analisar os efeitos da deltametrina (1/10 da CL50/96 horas) sobre as reações do metabolismo de xeno. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    5. 2010-2012. RESPOSTAS DIGESTIVAS, METABOLICAS E DE CRESCIMENTO DE JUVENIS DE TAMBAQUI Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) SUBMETIDOS AO EXERCICIO AEROBICO
      Descrição: Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Bioquímica Adaptativa do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar e visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de tambaqui (Colossoma macropomum) frente à diferentes situações. A espécie proposta é de amplo interesse comercial devido à excelente qualidade de sua carne e a seu grande potencial para a aqüicultura. O objetivo desse estudo foi a determinação da velocidade ideal de nado para a espécie dentro das condições de cultivo. Para a concretização destes objetivos avaliamos e comparamos o aproveitamento de proteína da dieta em relação à fração energética, quando o peixe é submetido a diferentes velocidades de nado, buscando uma velocidade que proporcione o melhor "efeito poupador de proteínas". Esta avaliação enveu o estudo do desempenho produtivo, da capacidade digestiva proteolítica e das rotas metabólicas que indicam a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta pela espécie. Foram utilizados 64 juvenis de tambaqui distribuídos em um sistema termo-regulado, de circulação fechada. O período experimental será de 50 dias, quando os animais receberam até à saciedade uma dieta experimental extrudada, três vezes ao dia. A dieta foi composta por 26,5 % de proteína bruta, 40,5% de carboidrato e 9,1% de lipídio com 3989.50 kcal/kg de energia bruta. Os juvenis de tambaqui foram submetidos a quatro situações (sem exercício; 0,5 CC (comprimentos corporais) /seg.; 1,0 CC/seg. e 2CC/seg.).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Luciana Cristina de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    6. 2010-Atual. Respostas adaptativas do teleosteo matrinxa (Brycon amazonicus) exposto ao piretroide lambda-cialotrina: metabolismo antioxidante, parametros histologicos e hematologicos
      Descrição: Atualmente, o uso de defensivos agrícolas é cada vez maior. Com a ampla utilização de implementos agrícolas, incluindo os agrotóxicos que podem causar danos ao meio ambiente, observa-se um aumento na utilização de produtos considerados menos tóxicos em substituição aos pesticidas altamente tóxicos e persistentes. Os piretróides sintéticos são uma alternativa ao uso de inseticidas persistentes no meio ambiente por apresentarem benefícios tais como: grande eficácia no controle de artrópodes em baixas dosagens, amplo espectro de ação, baixa toxicidade para aves e mamíferos, e não-acúmulo na cadeia trófica. Além de seu uso agrícola, os piretróides são importantes na saúde pública, visto que são utilizados no controle de pragas que podem atuar como vetores de doenças. A lambda-cialotrina é um inseticida piretróide sintético utilizado para controlar um amplo espectro de pragas em plantações e criações, bem como dentro e ao redor de construções e estruturas, e é classificado como um piretróide de classe toxicológica III (medianamente tóxico). No Brasil, este inseticida é registrado para uso em diversas culturas, além de ser utilizado no controle de vetores de doenças. Atualmente, a vasta utilização de piretróides na área agrícola e no controle de pragas urbanas, bem como seu uso doméstico, leva à contaminação do ambiente aquático por esses xenobióticos. Os relatos presentes na literatura referentes aos efeitos tóxicos de inseticidas piretróides em peixes neotropicais são escassos e o conhecimento das respostas metabólicas e morfológicas de organismos aquáticos frente aos estressores ambientais pode subsidiar propostas e programas de monitoramento ambiental. Assim sendo, são necessários estudos referentes à toxicidade do piretróide lambda-cialotrina, aos seus efeitos sobre o metabolismo antioxidante e às alterações morfológicas e hematológicas de matrinxã (Brycon amazonicus). Esta espécie neotropical originária da Bacia Amazônica é cada vez mais cultivada no estado de São P. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    7. 2009-Atual. Avaliacao das respostas bioquimicas de adaptacao ao estresse oxidativo em matrinxa (Brycon amazonicus) exposto a uma formulacao comercial do piretroide cipermetrina
      Descrição: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, sendo que o estado de São Paulo é o principal consumidor, com consumo estimado em 54 916 toneladas de ingrediente ativo por ano, representando cerca 26% do total do consumo brasileiro (IBGE, 2010). Sabe-se que os agrotóxicos podem ser persistentes, móveis e tóxicos no solo, na água e no ar. Podem ainda acumularem-se no solo e na biota, e seus resíduos podem atingir às águas superficiais por escoamento e às subterrâneas por lixiviação (IBGE, 2004). Dessa forma, o uso intensivo de agrotóxicos está associado a prejuízos à população, tanto aos consumidores de alimentos, como aos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente (IBGE, 2004). Visando à substituição dos inseticidas persistentes no ambiente e de alta toxicidade, novas moléculas de rápida degradação e baixa toxicidade têm sido elaboradas. Os piretróides são considerados uma alternativa aos organoclorados, que são muito persistentes no ambiente, e aos organofosforados e carbamatos, que são muito tóxicos, principalmente ao sistema nervoso central (Santos et al., 2007). No Brasil, a utilização e comercialização de piretróides estão em ascensão. Este fato deve-se à ação inseticida dos piretróides contra um amplo espectro de insetos, à necessidade da utilização de pequenas quantidades e à baixa toxicidade para mamíferos, quando comparado aos outros inseticidas vigentes (Santos et al., 2007). Entretanto, a baixa toxicidade encontrada para mamíferos não é refletida aos outros organismos não alvos. Ao contrário do encontrado para os mamíferos, os piretróides são altamente tóxicos para os peixes (Coats, 2008), como já verificado para truta arco-íris, sheepshead minnow, truta marrom, bluegill sunfish, fathead minnow e matrinxã (Jones, 1995; US EPA, 2008; Cortella, 2010). Devido à toxicidade dos piretróides aos organismos aquáticos,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Francine Perri Venturini - Integrante / Fernanda Dias de Moraes - Integrante / Priscila Adriana Rossi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Moraes.
    8. 2008-2011. Respostas metabolicas de juvenis de matrinxa (Brycon amazonicus) submetidos ao exercicio intermitente
      Descrição: A piscicultura é uma atividade comercial com grande potencial de crescimento, já que há uma grande variedade de espécies que podem ser cultivadas e boas condições climáticas, porém, o potencial para a expansão dessa atividade é pouco aproveitado. O exercício pode resultar em melhores taxas de crescimento, de conversão alimentar e de eficiência de utilização dos nutrientes ofertados. Sabe-se que o exercício moderado de longa duração melhora o crescimento, as taxas de conversão alimentar, a habilidade de nado, modifica as respostas fisiológicas e bioquímicas, aumenta as taxas de sobrevivência e diminui o comportamento agressivo de diversas espécies. No exercício de longa duração a contribuição dos lipídeos e dos carboidratos torna-se maior, o que resulta em maior crescimento dos peixes e favorece o efeito poupador de proteína. Provavelmente o exercício aeróbico permite tanto maior mobilização de TGL e AGL através do plasma para os tecidos requisitados como o aumento da sua oxidação nas mitocôndrias das células musculares. Em estudos realizados com matrinxãs (Brycon amazonicus) exercitados a 1cc/seg, observou-se melhores taxas de crescimento e conversão alimentar, maior oxidação de lipídios e carboidratos (40% e 15%) e maior síntese de proteína muscular (30%). Também se observou que juvenis de matrinxãs exercitados entre 1,0 e 1,5 cc/s, apresentam melhores taxa de crescimento devido à maior de síntese de proteína muscular. Entretanto, não há trabalhos que comparem as respostas de crescimento de peixes submetidos a exercício contínuo com aqueles que realizam a atividade de forma intermitente. O presente projeto visa avaliar as respostas metabólicas e de crescimento do matrinxã (Brycon amazonicus) em decorrência da realização de exercício aeróbico intermitente. Para isso deveremos avaliar: 1) o tempo ideal para a realização de exercício intermitente; 2) o perfil metabólico de músculo branco; 3) o perfil metabólico de músculo vermelho; 4) o perfil metabólico de fígado; 5). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Araceli Hackbart - Integrante / Gustavo Alberto Arbeláez-Rojas - Integrante / FABRIZZI, F. (Fernando Fabrizzi) - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    9. 2008-2010. Respostas metabolicas de juvenis de matrinxa (Brycon amazonicus) submetidos ao exercicio intermitente
      Descrição: O presente projeto visa avaliar as respostas metabólicas e de crescimento do matrinxã (Brycon amazonicus) em decorrência da realização de exercício aeróbico intermitente através das determinações de: ? O tempo ideal para a realização de exercício intermitente; ? O perfil metabólico de músculo branco; ? O perfil metabólico de músculo vermelho; ? O perfil metabólico de fígado; ? O perfil das respostas hematológicas; ? O desempenho zootécnico da espécie.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    10. 2008-2010. Efeitos metabolicos do triclorfon em pacu (Piaractus mesopotamicus)
      Descrição: Os objetivos desse projeto são: 1- Determinar a concentração letal CL 50-96h do triclorfon para o pacu (Piaractus mesopotamicusi); 2- Determinar e avaliar as respostas metabólicas de P. mesopotamicus submetidos à exposição crônica e sub-letal do triclorfon (10% da CL 50-96h ); 3- Determinar e avaliar as respostas metabólicas de P. mesopotamicus após recuperação de 14 dias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    11. 2008-2009. Estresse oxidativo em matrinxa, Brycon cephalus, exposto a deltametrina ambiental
      Descrição: Nossa proposta neste projeto é avaliar os efeitos tóxicos da deltametrina ambiental no metabolismo de Brycon cephalus. Para tanto enfatizaremos o sistema de defesa antioxidativa desta espécie, seguindo os procedimentos na ordem abaixo: 1. Determinação da concentração letal CL50-96h de deltametrina para juvenis de B. cephalus . 2. Exposição crônica de juvenis de B. cephalus a 10% da CL50-96h de deltametrina por 96 horas e avaliação dos seus efeitos no metabolismo antioxidativo. 3. Determinação da capacidade de recuperação dos juvenis de B. cephalus após um período de 10 e 20 dias de pós-exposição à deltametrina, através da avaliação do metabolismo antioxidativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    12. 2008-2009. EFEITOS DA NATACAO SUSTENTAVEL SOBRE O CRESCIMENTO, O PERFIL ENZIMATICO DIGESTIVO E A DIGESTIBILIDADE DE DIETAS EM JUVENIS DE MATRINXA, Brycon amazonicus
      Descrição: O objetivo central do presente projeto é estudar o efeito da natação sustentada na digestibilidade de dietas contendo diferentes níveis de proteína, no crescimento e no perfil enzimático digestivo de juvenis de matrinxã, B. amazonicus. Especificamente propomos: ? Determinar os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia das dietas experimentais em função da natação sustentada; ? Avaliar a influência da natação sustentada na atividade das enzimas digestivas (proteases ácidas e alcalinas) envolvidas na digestão da proteína da dieta; ? Verificar a influencia simultânea da natação sustentada e dos níveis de proteína nas enzimas envolvidas no catabolismo de aminoácidos e na excreção de intermediários nitrogenados do fígado, músculo branco e músculo vermelho; ? Determinar a eficiência da utilização de nutrientes e energia em função das mudanças da composição corporal; ? Identificar a magnitude da relação entre a atividade física e a variação nos níveis de proteína da dieta no desempenho de crescimento nos juvenis de matrinxã.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    13. 2007-2011. RELACAO CARBOIDRATO LIPIDEO NA ALIMENTACAO DE JUVENIS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum)
      Descrição: O presente projeto pretende investigar os efeitos das diferentes relações entre o carboidrato e o lipídeo como poupadores de proteína para juvenis de tambaqui. Especificamente é proposta a: 1) Avaliação da eficiência da relação carboidrato lipídeo no desempenho de produção e eficiência de retenção de nutrientes. 2) Determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia nas dietas com diferentes relações carboidrato lipídeo. 3) Determinação da influência das diferentes relações entre carboidrato e lipídeo, sobre as atividades das enzimas digestivas. 4) Determinação da influência de dietas com diferentes relações carboidrato e lipídeo no perfil metabólico tissular 5) Determinação da influência das dietas com diferentes relações carboidrato e lipídeo, sobre a atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    14. 2007-2011. Perfil metabolico, digestivo e desempenho de tilapias vermelhas (Oreochromis niloticus x Oreochromis mossambicus) submetidas a dietas com diferentes porcentagens de carboidratos
      Descrição: Os objetivos desse trabalho consistem em verificar os efeitos do carboidrato da dieta nas atividades das enzimas digestivas, metabólicas e no desempenho das tilápias juvenis. Especificamente serão avaliados: - as atividades enzimáticas de protreases, amilases e lípases em tilápias juvenis submetidas às dietas com 35, 40, 45 e 55% de carboidrato. - a influência do carboidrato da dieta nas atividades metabólicas das tilápias juvenis, submetidas às dietas com 35, 40, 45 e 55% de carboidrato. - o desempenho das tilápias submetidas a esses tratamentos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    15. 2007-2011. Estudo da influencia de fontes lipidicas dietarias no desempenho de producao e nas respostas metabolicas de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) expostos ao estresse termico
      Descrição: Neste projeto pretende-se avaliar o efeito das diferentes fontes lipídicas nas dietas sobre o estresse térmico em juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus). Especificamente está proposta: Avaliação da eficiência das diferentes fontes lipídicas em dietas semi-purificadas, no desempenho de produção, composição corporal e eficiência de retenção de nutrientes. Avaliação do perfil de ácidos graxos do músculo de juvenis de pacu submetidos a diferentes fontes lipídicas nas dietas; Verificação das alterações plasmáticas de íons envolvidos no equilíbrio iônico; Determinação das respostas metabólicas através da quantificação dos intermediários metabólicos chave.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    16. 2007-2011. Comparacao dos efeitos de dietas com diferentes niveis de carboidrato na atividade das enzimas digestivas e no metabolismo de matrinxa, Brycon amazonicus, e pintado, Pseudoplatystoma corruscans.
      Descrição: Devido à importância comercial crescente que essa espécie apresenta e a possibilidade do estudo da secreção de enzimas digestivas em peixes pode tornar mais claros alguns aspectos da fisiologia nutritiva e também auxiliar a resolver alguns problemas nutricionais (HIDALGO et al., 1999), o conhecimento das respostas metabólicas em diferentes condições alimentares pode possibilitar o ajuste do uso de nutrientes para otimização do crescimento e para o preparo de dietas mais econômicas. Dito isto, este trabalho terá como objetivo estudar o papel do amido na expressão da secreção de enzimas digestivas de B. amazonicus e P. corruscans e as diferenças entre essas duas espécies em relação à digestão carboidratos e ao metabolismo de carboidratos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    17. 2007-2010. EFEITOS DA EXTRUSAO EM DIETAS COM BAIXO E ALTO NIVEIS DE CARBOIDRATOS E LIPIDEOS SOBRE O DESEMPENHO DE JUVENIS DE PACU (Piaractus mesopotamicus)
      Descrição: Avaliação da adaptação de juvenis de P. mesopotamicus alimentado com dietas peletizadas e extrusadas de baixo e alto nível de carboidratos e lipídeos para saber: 1. Se o processamento da dieta exerce influência na disponibilidade dos nutrientes 2. Se o processamento altera a digestibilidade das dietas 3. Se há algum reflexo das dietas processadas no metabolismo da espécie. Espera-se desta forma avaliar o processo digestivo e suas correlações metabólicas através da quantificação da atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário. A presente proposta é parte de um projeto maior que compreende nutrição, metabolismo intermediário e processos digestivos em teleósteos Neotropicais de interesse para a aqüicultura .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    18. 2007-2009. Respostas metabolicas de catfish americano submetido a concentracoes sub-letais de fenol
      Descrição: Quando um tóxico entra no organismo de animais aquáticos, muitas respostas bioquímicas e fisiológicas ocorrem, podendo ser adaptativas ou indicadoras de toxicidade. Respostas bioquímicas têm sido freqüentemente utilizadas como ferramenta de monitoramento de poluentes, pois processos bioquímicos apresentam respostas sensíveis e rápidas em situações adversas. Com elas, pode-se compreender os mecanismos de ação do poluente e delinear possíveis formas para minimizar os efeitos danosos aos animais (Begum, 2004). A espécie escolhida é nativa e com valor comercial, porém pouco conhecida cientificamente (Carneiro Mikos, 2005), inclusive do ponto de vista toxicológico. Sendo assim, é importante estudar os efeitos do fenol, que é um poluente comumente encontrado em rios e oceanos, em um peixe comercial e pouco explorado em termos toxicológicos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivos: 1. Determinar a DL50 para fenol em Rhamdia quelen; 2. Determinar e avaliar as respostas metabólicas de Rhamdia quelen submetidas à exposição crônica e sub-letal de fenol (10% da DL50); 3. Determinar e avaliar as respostas metabólicas de Rhamdia quelen durante o período de recuperação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    19. 2006-2008. ESTUDO DOS PROCESSOS DIGESTIVOS PROTEOLITICOS EM PACU (Piaractus mesopotamicus) ALIMENTADO COM TEORES CRESCENTES DE PROTEINA
      Descrição: Os objetivos deste projeto são: 1. Determinar o nível de proteína, no arraçoamento iso-energético de pacu, capaz de maximizar a indução de proteases no trato digestório. 2. Determinar na luz do trato digestório de pacu as atividades proteolíticas durante o processo digestivo, na situação alimentar de indução máxima e mínima de proteases. 3. Comparar as atividades proteolíticas da luz do trato digestório com as atividades da parede, nas situações alimentares de indução máxima e mínima de proteases.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    20. 2006-2008. ESTUDO DAS ALTERACOES METABOLICAS EM PACU(Piaractus mesopotamicus) CAUSADAS PELA EXPOSICAO AO FENOL.
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo estudar as alterações metabólicas em P. mesopotamicus e as lesões tissulares de fígado e músculo branco, através de indicadores bioquímicos, causadas pela exposição ao fenol. As estratégias para se atingir esses objetivos serão: 1. Determinar a CL50 de 96 horas para o fenol em juvenis de P. mesopotamicus. 2. Determinar as variações bioquímico-metabólicas em juvenis de pacu expostos a 1/10 da CL50 por 96 horas. 3. Relacionar as determinações bioquímicas às alterações metabólicas e lesões tissulares esperadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    21. 2005-2007. Estudo dos mecanismos adaptativos e ajustes metabolicos de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arracoados com diferentes relacoes proteina/carboidrato: utilizacao de enzimas como indicadoras nutricionais e determinantes de estados limitantes
      Descrição: Esse projeto visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) frente às variações nutricionais da dieta. A espécie proposta é de amplo interesse comercial devido à excelente qualidade de sua carne, esportividade na pesca e potencial para a aqüicultura. Entretanto, sua tecnologia de produção ainda não está perfeitamente estabelecida. O objetivo deste trabalho é estabelecer índices bioquímicos como indicadores da condição nutricional. Para a concretização destes objetivos avaliaremos e compararemos o aproveitamento de carboidratos da dieta em relação à fração protéica, buscando um balanceamento que atinja o ?efeito poupador de proteínas?. Esta avaliação envolverá o estudo de rotas metabólicas que indiquem a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta pela espécie. Serão empregadas técnicas bioquímicas tais como a determinação e quantificação da atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário relacionadas à fisiologia nutricional, e a determinação da concentração de metabólitos, para estabelecimento das variações do perfil bioquímico da espécie.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lícia Maria Lundstedt - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Moraes.
    22. 2005-2007. Estudo dos efeitos metabolicos resultante do estresse causado pela exposicao ambiental ao fenol no teleosteo de agua doce matrinxa (Brycon cephalus
      Descrição: A poluição é hoje um problema que afeta todos os ambiente inclusive o de água doce, e conseqüentemente, os organismos que vivem nele. Os peixes formam um grupo de grande importância sob a perspectiva ecotoxicológica, pois são o maior grupo dentre os vertebrados. Segundo o relatório de 2001 sobre a qualidade das águas interiores do Estado de São Paulo, o fenol é uma das substâncias químicas exógenas que está em concentração acima da permitida por lei. Este xenobiótico é um composto orgânico e lipofílico. Sua presença nos corpos de água se deve principalmente aos despejos de origem industrial. O fenol é um composto tóxico aos organismos aquáticos em concentrações relativamente baixas, tendo ação genotóxica, carcinogênica, imunotóxica, estando ainda, relacionado à produção de radicais livres. O matrinxã é um teleósteo de água doce, originário da bacia Amazônica, vem sendo amplamente introduzido no Estado de São Paulo através da piscicultura. Esta espécie tem apresentado alta adaptabilidade às condições de cativeiro, aceitando bem a alimentação artificial, e apresentando excelentes índices de crescimento. Os objetivos deste projeto são analisar os efeitos do fenol na indução do metabolismo antioxidativo eritrocitário e sua biotransformação hepática (fase I e fase II), além da verificação das alterações no metabolismo intermediário e possíveis danos histopatológicos. Para tal, serão realizados cinco experimentos. O primeiro será a determinação da CL50 de 96 horas. A partir deste, três experimento para determinar os efeitos bioquímicos e histopatológicos da exposição ao fenol por 96 horas (1/10 da CL50 de 96 horas) utilizando-se 10 peixes teste e 10 controle. Em seqüência, será realizado um experimento de recuperação de 4 e 15 dias a esta exposição. Nestes experimentos, o sangue será coletado, e então os animais serão sacrificados para a amostragem do fígado e músculo branco. No sangue serão determinados os parâmetros hematológicos e enzimas do metabolismo antioxidativo e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lucia Helena Aguiar - Integrante / Tiago S F Hori - Integrante / Ive Marchioni Avilez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Moraes.
    23. 2004-2005. ESTUDO DA RESPOSTA GLICEMICA NO TELEOSTEO DE AGUA DOCE PACU (Piaractus mesopotamicus)
      Descrição: No ambiente natural, os peixes têm acesso limitado a fontes de carboidratos e não são bem adaptados à digestão e metabolização de dietas com altos níveis de carboidratos. Estudos recentes também vêm indicando que esses animais têm uma habilidade limitada de metabolizar glicose, isto é, retirá-la do compartimento plasmático, resultando assim, numa hiperglicemia que permanece por muitas horas (BERGOT, 1979; KAUSHIK OLIVA-TELES, 1985; BRAUGE et al., 1994). Testes de tolerância à glicose (GTT) têm sido feitos em muitas espécies de peixes para estudar a utilização metabólica da glicose (FURUICHI YONE, 1981; HARMON et al., 1991; GARCIA-RIERA HEMRE, 1996). Não surpreendentemente, os testes de GTT, resultaram numa prolongada hiperglicemia, porém com padrões diferentes entre espécies: os peixes carnívoros apresentaram uma menor tolerância que os onívoros. Mas, mesmo as espécies mais tolerantes exibem níveis de glicose plasmática relativamente alto com retorno aos níveis basais mais lentamente que os mamíferos onívoros. (COWEY, 1989). Segundo testes prévios, a espécie onívora Piaractus mesopotamicus (pacu), apresenta uma resposta impar à administração de glicose pois é verificada uma tendência rápida de sua remoção do compartimento plasmático, e a hiperglicemia permanece por poucas horas, semelhante, portanto, a resultados obtidos em humanos. Dessa forma, tornam-se importantes estudos de resposta glicêmica em Piaractus mesopotamicus, para o entendimento de parte do mecanismo de regulação da glicemia neste peixe, que apresenta uma dinâmica totalmente diferente das já estudadas. Para compreender os padrões metabólicos, o objetivo do presente trabalho será o de realizar o GTT com glicemiação através de sonda intragástrica, analisando, a partir do conhecimento de sua resposta glicêmica, a dinâmica de incorporação metabólica da glicose. Para isso, estaremos avaliando as reservas calóricas incorporadas (glicogênio) e os padrões glicêmico e aminoacídico. Deveremos ainda padron. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Cassia Maria Toledo Saccon - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gilberto Moraes.
    24. 2003-2005. Estudo das respostas Adaptativas em teleosteos de agua doce
      Descrição: Este estudo engloba sub-projetos que compõem a maior parte da linha de pesquisas do Laboratório de Biologia Adaptativa do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar. Estes sub-projetos são desenvolvidos por alunos de Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado além de alunos de iniciação científica. De maneira geral, esses envolvem o estudo das respostas bioquímicas à variação de fatores externos desde o teor de nutrientes até a ação de fatores estressantes como o transporte e o efeitos de xenobióticos. Estes sub-projetos são parcialmente subsidiados pela FAPESP, CNPq e CAPES, contando ainda com a colaboração do Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais de Pirassununga-SP. (CEPTA-IBAMA). Os professores Dr. Bernardo Baldisseroto e Dra. Vânia Lúcia Pimentel Vieira da Universidade Federal de Santa Maria-RS, e o Dr. Luiz Orlando B. Afonso do National Research Council - Halifax Canadá serão nossos consultores em áreas distintas de atuação. Nossos modelos experimentais são, em sua maioria, realizados em laboratório sob condições controladas, procurando simular situações naturais ou situações usualmente impostas pelo manejo. Nosso objetivo, desde que iniciamos em 1994 esta linha de pesquisa, é conhecer parte das respostas bioquímicas primárias de nossas espécies de peixes de água doce frente às variações externas enunciadas. Um enfoque especial é dado às alterações do metabolismo, particularmente o metabolismo intermediário, em resposta adaptativa a alterações de parâmetros nutricionais, de qualidade de água, da presença de compostos xenobióticos, além de outros fatores fontes de estresse durante o cultivo e manuseio de peixes. Estes trabalhos são elaborados com alguns propósitos, entre os quais, o de levar ao campo uma proposta, com bases cintíficas, de atuação no manejo das espécies promissoras para o cultivo. Pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares responsáveis pela adaptação de nossas espécies às variações do meio e sua potencialidade para responder e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lícia Maria Lundstedt - Integrante / Alexandre Eneas Altran - Integrante / Luis Antonio Kioshi Aoki Inoue - Integrante / Cristina Ferro Correa - Integrante / Vania P Vieira - Integrante / Ive Marchioni Avilez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Moraes.
    25. 2002-2004. Respostas metabolicas e de crescimento em matrinxa (Brycon cephalus Gunter, 1869) submetidos a exercicio sustentado
      Descrição: O objetivo deste projetp foi avaliar as respostas metabólicas e de crescimento de Brycon cephalus submetidos ao exercício contínuo de longa duração pelo período de 37 e 72 dias, a velocidade constante de natação de 42cm/seg. Para tal, realizou-se a análise: -da série sanguínea e respostas iônicas plasmáticas; - das respostas metabólicas de fígado, músculo branco e músculo vermelho, através da quantificação dos intermediários metabólicos; - da preferência metabólica dos matrinxãs através da quantificação da atividade de determinadas enzimas; - dos índices de crescimento, tanto bioquímicos como zootécnicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    26. 1999-2003. Aspectos adaptativos dos processos digestivo e metabolico de juvenis de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arracoados com diferentes niveis de proteina e energia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador.
      Membro: Gilberto Moraes.
    27. 1998-2001. Efeitos metabolicos do matil paration no teleosteo de agua doce matrinxa (Brycon cephalus)
      Descrição: Neste projeto foi proposta a determinação 1) dos efeitos da concentração do organofosforado metil paration sobre o peixe teleósteo de água doce Brycon cephalus, 2) do tempo de exposição a este composto e 3) da recuperação à esta exposição. Os objetivos gerais foram detalhados tal como segue: 1. Definição do valor da CL50 para a espécie. 2. Determinação dos efeitos da concentração do inseticida. 3. Determinação dos efeitos do tempo de exposição a uma concentração subletal do inseticida. 4. Determinação dos efeitos do pH da água sobre a toxicidade do metil paration. 5. Determinação dos efeitos da exposição subletal prolongada ao metil paration sobre o metabolismo de B. cephalus. 6. Caracterização do metabolismo de B. cephalus durante a recuperação da exposição prolongada ao metil paration.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Gilberto Moraes.
    28. 1997-2001. A UTILIZACAO PELO TAMBAQUI Colossoma Macropomum (CUVIER, 1818) DAS FRACOES PROTEICA E ENERGETICA DE ALIMENTOS USADOS EM DIETAS DE CRESCIMENTO: O PADRAO DE ENZIMAS DIGESTIVAS E AS RESPOSTAS METABOLICAS AS VARIACOES DAS DIETAS.
      Descrição: Os objetivos deste projeto foram: Investigar as respostas digestivas de natureza enzimática e os reflexos metabólicos em alevinos de tambaqui submetido a diferentes tipos de alimento. Especificamente foi feita a: 1) Ensaio da atividade das enzimas digestivas nas diferentes secções do trato digestório de alevinos de tambaqui. 2) Determinação do papel das proteases, amilase e lipase do trato digestivo na digestibilidade aparente dos alimentos utilizados nas dietas. 3) Determinação da influência dos alimentos utilizados no perfil metabólico tissular. 4) Avaliação da eficiência dos teores de proteína e energia digestível das dietas práticas, através do desempenho de produção e da composição corporal dos alevinos. 6) Determinação da influência dos níveis de proteína digestível e energia digestível das dietas no perfil metabólico tissular. 7) Determinação dos efeitos de níveis de proteína digestível e energia digestível das dietas práticas sobre a atividade das proteases, amilase e lípase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Gilberto Moraes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Titular em Bioquímica, Universidade Federal de São Carlos.. 2005.
      Membro: Gilberto Moraes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding (Oral/Poster).Metabolic profile of Pseudoplatystoma corruscans fed different protein and carbohydrate ratios. 2008. (Simpósio).
    2. 41st Congress of the Brazilian Physiological Society. Metabolic responses of the armoured catfish liposarcus anisitsi (Teleostei: Loricaridae) submited to severe hypoxia and air exposure. 2006. (Congresso).
    3. 7a Jornada Científica da UFSCar. Respostas metabolicas de Rhamdia quelen, jundiá (Teleostei; Heptapteridae) submetido a choque térmico. 2006. (Congresso).
    4. AQUA 2006. Effect of dietary lipid sources on the metabolism of surubim (Pseudoplatystoma ssp). 2006. (Congresso).
    5. International Congress in Biology of Fish. Phenol as stressor in fish. 2006. (Congresso).
    6. 6a JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCAR. Efeitos da exposiçao ácida e alcalina no mertabolismo do matrinxa (Brycon cfephalus). 2005. (Congresso).
    7. II Congresso de Investigaciones Acuicolas (V Seminário Internacionalde Acuicultura). Estudo da variação de carboidratos e lipidios na atividade das enzimas digestivas de matrinxa Brycon cephalus. 2005. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MORAES, G.; HONORATO, C. A. ; CRUZ, C. ; AVILEZ, I. M.. Toxicologia na Aquicultura. 2006. Congresso
    2. MORAES, G.; INOUE, L. A. K. A. ; LUNDSTEDT, L. M.. Noções Básicas de Piscicultura. 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/10/2020 21:32:41