Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Genética e Evolução (DGE)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Cristina da Silva Pranchevicius

possui Graduação em Ciências Farmacêuticas com Habilitação em Bioquímica pela Universidade de Ribeirão Preto (1998), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2002) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2006). Pós-Doutorado em Biologia (ênfase em Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2008), Pós- Doutorado (Pesquisadora Visitante) em Biologia do Câncer e Ciclo Celular pelo Oklahoma Medical Research Foundations (OMRF) nos Estados Unidos (2017). Foi Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ-UFT) no período de 2010 a 2012, Diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia no período de 2012 a 2013, Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UFT) no período de 2011 a 2013, Vice-coordenadora do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia da Região Norte (FORTEC-Norte) no período de 2012 a 2013. Foi Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins-Campus Palmas (Curso de Medicina) no período de 2008 a 2014. Atualmente é Coordenadora do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus São Carlos) e Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos-Departamento de Genética e Evolução (UFSCar-DGE). Atua nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Imunologia, Biotecnologia Associada à Saúde, com ênfase nos seguintes temas: Resistência e Virulência Bacteriana, Reparo de DNA e o Desenvolvimento de Câncer e Doenças Relacionadas a Aneuploidia; Plantas Medicinais; Citoesqueleto e Motores Moleculares. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4772148921558977 (11/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Genética e Evolução. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33066869 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.ufscar.br/~dge
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Bioquímica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Avaliacao da Expressao Imuno-histoquimica das Proteinas C-erB-B, p53, Instabilidade de Microssatelites e Mutacoes do K-RAS em Pacientes com Adenocarcinoma Colorretal
      Descrição: O câncer colorretal é uma doença com grande heterogeneidade e apresentação de tumores clinico-patológicos semelhantes, que apresentam às vezes respostas diferentes ao tratamento e sobrevida. Estas diferenças são apenas explicadas parcialmente com os conceitos atuais sobre os eventos moleculares. A instabilidade de microssatélites hoje é um importante fator de impacto prognóstico com um significativo potencial na classificação dos pacientes para a quimioterapia. Outros marcadores moleculares, que mostram o estado de alterações e mutações como as proteínas Braf ou Kras, p53 e cerb B2, atualmente estão sendo muito usados para orientar o prognostico e tratamento do câncer colorretal. Portanto, esperamos com esse trabalho poder contribuir para uma melhor classificação dos subtipos de tumores colorretais e colaborar com as pesquisas que contemplam a padronização e a caracterização deste tipo de tumor, propiciando terapias mais eficazes. O conhecimento dos fatores genéticos específicos para cada paciente, permitirá no futuro um tratamento mais individualizado, seja cirúrgico, seja quimioterapia ou radioterapia, resultando em um melhor prognóstico para o doente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cristina da Silva Pranchevicius - Coordenador / Virgílio Ribeiro Guedes - Integrante.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.
    2. 2016-Atual. The role of DBF4 in homologous recombination and genomic stability
      Descrição: O objetivo desse estudo é obter novos conhecimentos sobre a instabilidade genômica, o desenvolvimento de cânceres e a sobrevida celular. Em colaboração com o Dr. Roberto Pezza do Oklahoma Medical Research Foundation-Cell Cycle and Cancer Biology Research Program-USA, pretende-se estudar o papel da Dbf4 na recombinação homóloga, na manutenção da estabilidade genômica e no desenvolvimento de cânceres.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cristina da Silva Pranchevicius - Coordenador / Roberto Jose Pezza - Integrante / Michel Guiraldelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.
    3. 2015-Atual. Caracterizacao Molecular da Resistencia ao Antibioticos e dos Fatores de Virulencia em Bacterias Isoladas de Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em Infeccoes de Pes de Pacientes com Diabetes (DFI).
      Descrição: O surgimento e a disseminação da resistência antimicrobiana tornou-se um grande problema de saúde pública, na comunidade e no mundo. Os pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e as lesões em pés de pacientes diabéticos (Diabetes foot infections-DFI) são frequentemente colonizados/as por bactérias multidrogas resistentes (MDR). Portanto, o objetivo deste estudo é determinar os fatores de risco associados a estes tipos de infecções, caracterizar a nível molecular as bactérias encontradas nas UTIs e em DFI, e também entender a epidemiologia dessas cepas. Com isso, pretendemos auxiliar na tomada de decisões terapêuticas e no controle dessas infecções.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cristina da Silva Pranchevicius - Coordenador.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.
    4. 2014-2016. Monitoramento e Diagnostico Laboratorial para Coqueluche nos Hospitais de Referencia do Estado do Tocantins
      Descrição: Pretende-se analisar os casos de coqueluche suspeitos e cofirmados, nos municípios do estado do Tocantins, através do isolamento da bactéria Bordetella pertussis e relacioná-los com a cobertura vacinal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Cristina da Silva Pranchevicius - Coordenador / Roumayne Lopes Ferreira - Integrante.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio de Melhor Poster, initulado quot;Pertussis Emergence in the Northern Region of Brazilquot; no I Simpósio de Saúde Pública do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins e Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins.. 2016.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.
    2. Professora Homenageada na Formatura da V Turma de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Tocantins-V Turma do Curso de Medicina. Campus Palmas.. 2015.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.
    3. Madrinha na Formatura da IV Turma de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Tocantins-Curso de Medicina., Univerisidade Federal do Tocantins. IV Turma do Curso de Medicina.. 2014.
      Membro: Maria Cristina da Silva Pranchevicius.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia.. 2015. (Congresso).
    2. 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia.. Antimicrobial Susceptibility Profiling of Serratia marcescens isolates from an Intensive Care Unit. 2015. (Congresso).
    3. Integração de Novos Servidores - UFSCar 2015. 2015. (Encontro).
    4. 53 Congresso Brasileiro de Olericultura. A Olericultura na Amazônia Legal: Perspectivas e Desafios. Biotecnologia Aplicada ás Espécies Medicinais. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. CARREIRO, S. C. ; PRANCHEVICIUS, Maria Cristina da Silva. 1ª OFICINA de Biodiversidade, Bioprospecção e Conhecimento Tradicional Associado. 2014. Outro
    2. CARREIRO,S.C. ; PRANCHEVICIUS, Maria Cristina da Silva. 1º CURSO de Busca de anterioridades e redação de patentes. 2014. Outro
    3. CARREIRO, S. C. ; PRANCHEVICIUS, Maria Cristina da Silva. 2° WORKSHOP de Inovação e Transferência de Tecnologia na UFT. 2014. Outro
    4. PRANCHEVICIUS, Maria Cristina da Silva. V Semana Acadêmica de Medicina. 2012. (Outro).. . 0.
    5. PRANCHEVICIUS, Maria Cristina da Silva. I Simpósio sobre Metodologia Científica na Produção de Projetos de Pesquisa da Área da Saúde da UFT. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maria Cristina da Silva Pranchevicius ⇔ Anderson Ferreira da Cunha (3.0)
      1. FERREIRA, ROUMAYNE L. ; REZENDE, GRAZIELA S. ; DAMAS, MARCELO SILVA FOLHAS ; OLIVEIRA-SILVA, MARIANA ; PITONDO-SILVA, ANDRÉ ; BRITO, MÁRCIA C. A. ; LEONARDECZ, EDUARDO ; GÓES, FABIANA R. DE ; CAMPANINI, EMELINE BONI ; Malavazi, Iran ; DA CUNHA, ANDERSON F. ; PRANCHEVICIUS, MARIA-CRISTINA DA SILVA. Characterization of KPC-Producing Serratia marcescens in an Intensive Care Unit of a Brazilian Tertiary Hospital. Frontiers in Microbiology. v. 11, p. 956, issn: 1664-302X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERREIRA, ROUMAYNE L. ; DA SILVA, BRENDA C. M. ; REZENDE, GRAZIELA S. ; NAKAMURA-SILVA, RAFAEL ; PITONDO-SILVA, ANDRÉ ; CAMPANINI, EMELINE BONI ; BRITO, MÁRCIA C. A. ; DA SILVA, EULÁLIA M. L. ; FREIRE, CAIO CÉSAR DE MELO ; CUNHA, ANDERSON F. DA ; PRANCHEVICIUS, MARIA-CRISTINA DA SILVA. High Prevalence of Multidrug-Resistant Klebsiella pneumoniae Harboring Several Virulence and β-Lactamase Encoding Genes in a Brazilian Intensive Care Unit. Frontiers in Microbiology. v. 9, p. eCollection2018, issn: 1664-302X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Perim, Michele Cezimbra ; BORGES, JOELMA DA COSTA ; DA SILVA, EULÁLIA MARIA LIMA ; ARAÚJO, THIAGO ANTÔNIO DE SOUSA ; DA SILVA, ANA CAROLINA OLIVEIRA ; DA SILVA, VALÉRIA CHRISTIANE ; Carreiro, Solange Cristina ; CUNHA, ANDERSON FERREIRA ; Pranchevicius, Maria Cristina da Silva. In vitro antibacterial and time-kill assay of ethanolic extract of Davilla nitida bark on multidrug resistant bacteria isolated from diabetic foot lesions. NATURAL PRODUCT RESEARCH. v. 33, p. 1-6, issn: 1478-6419, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Cristina da Silva Pranchevicius ⇔ Caio César de Melo Freire (1.0)
      1. FERREIRA, ROUMAYNE L. ; DA SILVA, BRENDA C. M. ; REZENDE, GRAZIELA S. ; NAKAMURA-SILVA, RAFAEL ; PITONDO-SILVA, ANDRÉ ; CAMPANINI, EMELINE BONI ; BRITO, MÁRCIA C. A. ; DA SILVA, EULÁLIA M. L. ; FREIRE, CAIO CÉSAR DE MELO ; CUNHA, ANDERSON F. DA ; PRANCHEVICIUS, MARIA-CRISTINA DA SILVA. High Prevalence of Multidrug-Resistant Klebsiella pneumoniae Harboring Several Virulence and β-Lactamase Encoding Genes in a Brazilian Intensive Care Unit. Frontiers in Microbiology. v. 9, p. eCollection2018, issn: 1664-302X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Cristina da Silva Pranchevicius ⇔ Iran Malavazi (1.0)
      1. FERREIRA, ROUMAYNE L. ; REZENDE, GRAZIELA S. ; DAMAS, MARCELO SILVA FOLHAS ; OLIVEIRA-SILVA, MARIANA ; PITONDO-SILVA, ANDRÉ ; BRITO, MÁRCIA C. A. ; LEONARDECZ, EDUARDO ; GÓES, FABIANA R. DE ; CAMPANINI, EMELINE BONI ; Malavazi, Iran ; DA CUNHA, ANDERSON F. ; PRANCHEVICIUS, MARIA-CRISTINA DA SILVA. Characterization of KPC-Producing Serratia marcescens in an Intensive Care Unit of a Brazilian Tertiary Hospital. Frontiers in Microbiology. v. 11, p. 956, issn: 1664-302X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 21:32:41