Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Genética e Evolução (DGE)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Pedro Manoel Galetti Junior

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1984). É professor titular da Universidade Federal de São Carlos onde também foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2000-2004) e Vice-Reitor (2008-2012) da UFSCar. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2002-2004). Tem experiência na área de Genética e de Ecologia. Atualmente, mantém interesse na Genética da Conservação e na Ecologia Molecular, tendo com objeto de estudos, o grupo dos peixes e a mastofauna terrestre. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7398754661670478 (08/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise: 1981-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Genética e Evolução, Departamento de Genética e Evolução. Via Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518689 URL da Homepage: www.labbmc.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Genética
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (23)
    1. 2019-Atual. Avaliacao, recuperacao e conservacao da fauna ameacada de extincao do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP)
      Descrição: A Mata Atlântica é um dos biomas com maior biodiversidade e, ao mesmo tempo, com um dos maiores níveis de degradação em todo o planeta. O Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), que se estendia originalmente ao norte do Rio São Francisco, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é hoje a área com o maior número de táxons ameaçados de extinção da Mata Atlântica, e cujos remanescentes florestais estão sob alto risco de desaparecimento, e já contando com espécies extintas. Paradoxalmente, o CEP é também a região mais pobre em estudos científicos em toda a Mata Atlântica. Ao mesmo tempo em que quatro espécies de aves foram recentemente declaradas extintas, novas espécies ainda estão sendo descritas na região, indicando que em muito pouco tempo a ciência não terá mais a chance de registrar possíveis novos táxons e será tarde demais para que ações possam ser propostas para a conservação das espécies ameaçadas. A falta de conhecimento recai não apenas sobre a composição da sua biodiversidade, mas também sobre ''onde'' ela está concentrada e ''por que''? Por isto, esta proposta traz como desafios: 1) aprimorar o conhecimento taxonômico das aves e mamíferos do CEP, que está sendo perdido antes mesmo de ser conhecido; 2) aprimorar o conhecimento sobre os fatores que afetam a distribuição e a persistência dos organismos, com foco no estado de Alagoas; 3) utilizar este conhecimento para propor e colocar em prática ações mais ostensivas e emergenciais de manejo e; 4) aumentar o conhecimento do público em geral sobre o CEP e sobre sua importância, através da divulgação científica. Projeto Temático Financiado pela FAPESP (2017/23548-2).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Mauro Galetti - Integrante / Mercival Roberto Francisco - Integrante / Luis Fábio Silveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
      Descrição: Temático Fapesp. Processo No. 2017/23548-2. R$ 2.472.585,72 U$ 44.005,91. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Domingues de Freitas - Integrante / PEDRO MANOEL GALETTI JUNIOR - Integrante / Mercival Roberto Francisco - Integrante / Luís Fábio Silveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Domingues de Freitas.
    2. 2018-Atual. Revisao das especies nominais da ictiofauna de rios do estado de Sao Paulo atraves de analises morfologicas e moleculares de topotipos, incluindo a caracterizacao da diversidade ictiologica remanescente nas localidades-tipo e suas proximidades
      Descrição: A fauna de peixes dos rios do estado de São Paulo, principalmente aquela dos rios Tietê e Grande na Bacia do Alto Rio Paraná, possui histórico de investigações biológicas que resultou no conhecimento parcial de sua diversidade. As primeiras descrições de espécies a partir de material proveniente desses rios datam da primeira metade do século XIX e, desde então, estudos sobre taxonomia, sistemática, biologia, ecologia e, recentemente, genética molecular foram realizados. Embora exista grande volume de informações sobre a ictiofauna dos rios de São Paulo, ainda restam muitos problemas taxonômicos a serem resolvidos. São ainda necessários novos estudos que disponibilizem dados de genética molecular, anatomia funcional e relações filogenéticas das espécies para melhor caracterização da diversidade ictiológica. A coleção de peixes do Laboratório de Ictiologia Sistemática da UFSCar (LISDEBE) abriga considerável acervo de exemplares provenientes de rios da bacia do alto Rio Paraná (Grande, Tietê e Paranapanema), das pequenas bacias litorâneas, do Rio Paraíba do Sul e do Ribeira de Iguape no estado de São Paulo. Inclui lotes de exemplares topótipos recentemente coletados e associados a um banco de tecidos para análises moleculares. Também, parte do material é derivado de coletas antigas (de mais de trinta anos) realizadas nessas bacias em ambientes atualmente alterados, mas que ainda se encontram pouco estudados. Este projeto propõe uma ampla revisão de material depositado em coleções ictiológicas, incluindo a revisão taxonômica de espécies e grupos de espécies cujas localidades-tipo se inserem nos rios do estado. Além da análise de material topotipo já presente na coleção do LISDEBE e sua caracterização molecular (DNA barcode), serão realizadas coletas e análises de material ictiológico adicional em outras localidades-tipo. As informações levantadas durante o estudo desse material possibilitarão uma apreciação da diversidade e distribuição das espécies nas drenagens. Finalmente pretende-se com a caracterização da diversidade da ictiofauna elaborar manuais de identificação de espécies para as bacias dos rios Tietê e Grande.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Julio Cesar Caravello - Coordenador / Alexandre Kannebley de Oliveira - Integrante / Fernando Apone - Integrante / Henrique Rosa Varella - Integrante / Jorge Luis Ramirez Malaver - Integrante / José Luís Olivan Birindelli - Integrante / Oscar Akio Shibatta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    3. 2017-2019. Ocorrencia de mamiferos e invasao biologica em remanescentes de Cerrado de paisagens agricolas
      Descrição: A conservação de espécies fora de unidades de conservação (UCs) é uma crescente tendência da comunidade conservacionista, já que UCs não detém parcela majoritária dos remanescentes de habitat nativos. Nos últimos 50 anos, o Cerrado do estado de São Paulo passou por uma drástica transformação, tendo sido substituído inicialmente por pastagens e, depois, por extensos canaviais e, em menor escala, por silvicultura. Neste cenário de forte economia agrícola e crescente demanda por biocombustíveis, é imprescindível avaliar o grau de dependência da mastofauna aos remanescentes de Cerrado representados sobretudo pelas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs) imersas em matrizes agrícolas. A compreensão da relação entre degradação ambiental e preservação da comunidade biótica deve incluir, também, a investigação do processo de invasão biológica, já que sua dinâmica está intimamente relacionada com a degradação resultante da transformação da paisagem. Todavia, estudos com este enfoque em matrizes agrícolas ainda são incipientes no Brasil. Deste modo, este projeto tem como principais objetivos: 1) examinar a ocorrência de mamíferos, em particular de espécies negligenciadas e com relevante contribuição ecológica (tatus), em remanescentes de Cerrado imersos em paisagens dominadas por agrosilviculturas e 2) investigar concomitantemente o processo de invasão biológica examinando a ocorrência de três das principais espécies de mamíferos invasores no Brasil: lebre-europeia (Lepus europaeus), javali asselvajado (Sus scrofa) e cão-doméstico. O estudo envolverá paisagens agrícolas do interior de São Paulo e será baseado em dados provenientes de métodos amostrais complementares (armadilhas fotográficas e registro de rastros e de tocas em transecções). As análises envolverão modelos de ocupação em múltiplas escalas, possibilitando estimar a detecção separadamente por método (armadilha/transecção) e a ocupação em várias escalas espaciais. Selecionaremos para amostragem 72 paisagens de 200 ha cada, usando critérios que maximizem a variância da cobertura por remanescentes de vegetação nativa e minimizem a interferência de fatores não controlados. Adicionalmente, amostras biológicas (principalmente fezes) da lebre-europeia e do tapiti (Sylvilagus brasiliensis) serão examinadas com a finalidade de testar a viabilidade de registro e identificação destas espécies por meio de análises genéticas não invasivas. Este estudo pretende elucidar o papel de dois dos principais processos responsáveis pelo declínio da biodiversidade em paisagens da zona rural com forte economia agrícola. Os dados gerados têm, portanto, implicações não apenas para a conservação da fauna e flora nativas como também para a política e economia agrícola de maneira geral. Processo FAPESP 2016/19106-1. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / TORRES-FLOREZ, JUAN PABLO - Integrante / Adriano Garcia Chiearello - Coordenador / Danilo Boscolo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    4. 2017-Atual. Conservacao de mamiferos ameacados de extincao no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar: integrando ecologia, dimensoes humanas e planejamento
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Mauro Galetti - Integrante / Bruno Henrique Saranholi - Integrante / FERRAZ, KATIA M. P. M. B. - Coordenador / MORATO, RONALDO G. - Integrante / Adriano Garcis Chiarello - Integrante / Roberto Fusco - Integrante / Rogério Cunha de Paula - Integrante. Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    5. 2016-Atual. FILOGEOGRAFIA DE PEIXES DAS BACIAS COSTEIRAS DO LESTE DO ESCUDO BRASILEIRO: ANOSTOMIDAE COMO MODELO DE ESTUDO
      Descrição: As bacias costeiras são ecossistemas que estão sendo ameaçados pela expansão das atividades humanas, bem como pelas mudanças climáticas. A situação fica pior se considerado o alto nível de endemismo que elas apresentam. Apesar dessas ameaças, os estudos em diversidade de peixes das bacias costeiras são ainda escassos, especialmente com ferramentas moleculares. A família Anostomidae e em especial o gênero Leporinus são elementos conspícuos da ictiofauna brasileira. O projeto visa ajudar no entendimento da grande diversidade de espécies e das relações evolutivas do grupo. Além disso, os Anostomidae oferecem uma oportunidade para entender os processos históricos que levaram a diversificação da ictiofauna das bacias hidrográficas costeiras. Nossa hipótese é que o padrão de distribuição filogeográfica seja resultante de dois principais processos: as conexões entre rios contíguos por flutuações no nível do mar e as capturas de cabeceiras com as bacias adjacentes não costeiras. Além dos resultados científicos, o projeto irá permitir a consolidação de parcerias no Brasil, e no exterior, particularmente com a California Academy of Sciences, um centro de excelência no estudo da ictiofauna e suas relações biogeográficas. O projeto também permitirá a formação de novos recursos humanos, que terão oportunidade de combinar métodos moleculares clássicos e de última geração no estudo da filogeografia de peixes.Processo CNPq 405309/2016-3. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Jorge Luis Ramirez Malaver - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    6. 2014-Atual. Entendendo a evolucao atraves da genomica comparada: o caso dos carnivoros sul-americanos
      Descrição: O crescente avanço na genômica comparada nos tem permitido conhecer mais detalhadamente os padrões de variação entre as espécies de vertebrados e invertebrados. Estes esforços têm sido muito facilitado pelos custos rapidamente decrescentes da coleta de dados, pelas melhores ferramentas de análise e pelo número crescente de genomas de referência de qualidade. Podemos, por exemplo, aplicar essas ferramentas genômicas em abordagens comparativas entre espécies modelos para abordar algumas das questões que tem intrigado os geneticistas ao longo de décadas, tais como: quais genes estão envolvidos na adaptação e quais os tipos de variação genética são responsáveis pela criação de novas espécies? Além disso, medidas mais eficientes e diretas da expressão de genes permitem a análise de todo o genoma de organismos não-modelo, que podem ser explorados em um contexto natural, iniciando o campo da genômica ambiental. O poder da genômica comparada está fundamentado no contraste de dados de diferentes períodos do tempo evolutivo (períodos de divergências entre as espécies) e poderá ser facilitado quanto maior for a disponibilidade de sequências de referência de qualidade de linhagens ancestrais e de táxons irmãos, permitindo a interpretação de fenótipos novos e derivados, bem com dos padrões genéticos a eles associados. Nosso objetivo, no presente projeto, é sequenciar todo o genoma de sete espécies de carnívoros da América do Sul, puma (Puma concolor), jaguarundi (P. yagouaroundii), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-maracajá (Leopardus wiedii), cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), cachorro vinagre (Speothos venaticus) e lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) (o genoma destas duas últimas espécies já está em desenvolvimento por colaboradores deste projeto) e proceder a uma análise comparativa das sequências genômicas, incluindo as sequencias já existentes de outros carnívoros. O principal objetivo será comparar os padrões de variação genética entre as espécies, para compreender a diversificação e especiação padrões dos carnívoros sul-americanos. Nossa hipótese, relacionada a esse objetivo, é que os padrões de assinaturas de seleção irão variar entre as espécies, em genes específicos que refletem diferenças morfológicas, comportamentais e ecológicas, bem como nos mecanismos de isolamento comportamental e reprodutivo e na especiação. Outro objetivo importante de nosso trabalho está relacionada à obtenção de uma gama muito ampla de novos marcadores (microssatélites e SNPs), os quais serão fundamentais para estudos filogeográficos e genético-populacionais de alta resolução. Os resultados deste projeto irão fornecer novos elementos para futuras abordagens teóricas, particularmente sobre adaptação e especiação, bem como novas abordagens para o manejo e a conservação dessas importantes espécies. Processo CNPq 401401/2014-. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Eduardo Eizirik - Integrante / Jorge Luis Ramirez Malaver - Integrante / Bruno Henrique Saranholi - Integrante / Karen Giselle Rodriguez - Integrante / JOHNSON, WARREN E. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    7. 2014-Atual. Capivaras, carrapatos e febre maculosa
      Descrição: A Febre Maculosa Brasileira (FMB), causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, é a doença transmitida por carrapatos de maior importância médica na América Latina. No interior do estado de São Paulo, as áreas endêmicas para FMB estão associadas à presença de capivaras, hospedeiros primários para o carrapato Amblyomma cajennense, vetor de R. rickettsii nessas áreas. No entanto, há muitas outras áreas em que populações de A. cajennense são mantidas por capivaras, mas não há ocorrência de FMB. Há também áreas com A. cajennense e capivaras, em que por um determinado momento não havia endemicidade da doença; porém, com o passar dos anos, essas áreas passaram a ser endêmicas. Visando esclarecer essas lacunas da epidemiologia da doença, o presente projeto está composto por 9 subprojetos, que visam estabelecer as relações ecológicas da febre maculosa, o carrapato vetor e a capivara. Para tal, populações de capivaras, carrapatos e a fauna silvestre e doméstica associada serão estudados paralelamente por 4 anos consecutivos em 3 áreas endêmicas e 3 áreas não endêmicas para FMB no estado de São Paulo, e em duas áreas de alta diversidade no bioma Pantanal. Além disso, diversos estudos de infecção experimental de carrapatos e capivaras com o agente da FMB serão realizados para simular situações de campo. Os resultados obtidos deverão permitir um entendimento da dinâmica da infecção por R. rickettsii e ocorrência da FMB no estado. Por fim, será criado um modelo matemático sobre a circulação de R. rickettsii nas populações de carrapatos e capivaras, que deverá indicar a taxa mínima de reprodução das capivaras para que haja uma manutenção da infecção por R. rickettsii nas populações de carrapatos. Este modelo terá aplicação direta nos programas de manejo de controle de capivaras, como forma de prevenir novos casos de FMB nas áreas endêmicas, e ao mesmo tempo, impedir que áreas não endêmicas se tornem endêmicas com o passar dos anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz - Integrante / Marcelo Bahia Labruna - Coordenador / Fernando Ferreira - Integrante / Adriano Pinter dos Santos - Integrante / Alexandre Reis Percequillo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    8. 2011-2014. Filogenia molecular dos Anostomidae e filogeografia das especies com cromossomos sexuais ZZ/ZW do genero Leporinus
      Descrição: A família Anostomidae possui uma ampla distribuição neotropical e possui 138 espécies descritas distribuídas em 12 gêneros. Os Anostomídeos ocupam as grandes bacias da América do Sul. Esta família parece ser monofilética, mas diversas tentativas de delimitar as subfamílias não tem tido muito sucesso. Espécies dos gêneros Leporinus e Schizodon são exploradas comercialmente como uma importante fonte de alimento, além disso, espécies coloridas de menor porte são utilizadas nos aquários. Dentro da família Anostomidae o gênero Leporinus é o mais especioso (87 espécies válidas). Todas as espécies do gênero que foram citogeneticamente estudadas possuem a mesma fórmula cromossômica, mas existe um sistema de cromossomos sexuais ZZ/ZW descrito para sete espécies, que conformariam um grupo natural. Outro sistema de cromossomos sexuais ZW foi descrito unicamente para Leporinus geminis. As espécies de Leporinus com cromossomos ZW apresentam uma interessante distribuição, estando representadas praticamente em todas as grandes bacias hidrográficas do Brasil. A família Anostomidae e em especial o gênero Leporinus são elementos conspícuos da ictiofauna brasileira, as relações filogenéticas entre e dentro desses grupos ainda são desconhecidos, apesar dos esforços já realizados. Uma rápida e correta classificação é necessária especialmente nas espécies com valor comercial. A realização dos códigos de barras de DNA poderá nos auxiliar na rápida e correta identificação das espécies. Elucidar os mecanismos que levam a especiação requer um detalhado conhecimento sobre as relações filogenéticas e filogeográficas das espécies dentro de sua área de distribuição. O caso das espécies de Leporinus que apresentam cromossomos sexuais oferece uma importante fonte de informação sobre esses processos. O nosso primeiro objetivo é reconstruir as relações filogenéticas entre os distintos gêneros da família Anostomidae e entre as distintas espécies do gênero Leporinus. Avaliar a monofilia do grupo de. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Jorge Luis Ramirez Malaver - Integrante.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Domingues de Freitas - Integrante / PEDRO MANOEL GALETTI JUNIOR - Coordenador / JORGE LUIZ RAMIREZ - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Domingues de Freitas.
    9. 2011-2013. Estudo da Estrutura Genetico-Populacional de Pseudoplatystoma corruscans, Salminus brasiliensis e Salminus hilarii, da Bacia do Rio Grande
      Descrição: Descrição: Análises da variabilidade genética de populações de peixes, utilizando metodologias moleculares têm auxiliado questões relativas à identificação de espécies e diferenciação entre populações, possibilitando o estudo genético de espécies ameaçadas de extinção e o estabelecimento de medidas de conservação mais efetivas. Neste cenário destaca-se o estudo de três importantes espécies de peixes migradores, consideradas topo de cadeia alimentar. São elas: Pseudoplatystoma corruscans, Salminus brasiliensis e Salminus hilarii, conhecidas, respectivamente, como pintado, dourado e tabarana. Dado a diversidade genética é um dos três níveis da biodiversidade que merece ser conservado e que a presença de represas na bacia do rio Grande pode restringir o fluxo gênico e propiciar a diferenciação nas populações de P. corruscans, S. hilarii e S. brasiliensis e tendo em vista a importância econômica e ecológica dessas espécies e a forte pressão antrópica sobre seus habitats, bem como seus respectivos status de conservação é de fundamental relevância para planos de manejo de conservação dessas espécies a caracterização genética de suas populações, bem como a análise da viabilidade de manutenção de suas populações em seus habitats.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Patrícia Domingues de Freitas - Coordenador / Aline Galindo Nunes - Integrante / Alline Braga Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patrícia Domingues de Freitas - Coordenador / Aline Galindo Nunes - Integrante / Aline Braga Silva - Integrante / Josiane Ribolli - Integrante / Carolina Barros Machado - Integrante / PEDRO MANOEL GALETTI JUNIOR - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Domingues de Freitas.
    10. 2011-Atual. INCT - Ciencias do Mar - Oceanografia Integrada e Usos Multiplos da Plataforma Continental e Oceano Adjacente-Centro de Oceanografia Integrada (COI)
      Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar (INCT ? Mar) ?Centro de Oceanografia Integrada? (COI), INCT-Mar COI, está sediado no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG). O INCT-Mar COI está formado por quase uma centena de pesquisadores distribuídos por 9 (nove) estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, PE e AL), muito deles já agrupados em suas respectivas áreas do conhecimento, representando grupos de pesquisas brasileiros, que englobam 15 (quatorze) instituições de ensino superior, 2 (dois) institutos de pesquisa e 1 (um) instituto federal de educação tecnológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Luis Felipe Hax Niencheski - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    11. 2011-Atual. Rede de DNA barcoding da ictiofauna do Brasil
      Descrição: Nos últimos anos vem sendo conduzida por sistematas e geneticistas uma abordagem que tem como objetivo caracterizar as espécies de organismos do mundo por meio da padronização do seqüenciamento de segmentos específicos do DNA genômico, a fim de determinar ?um código de barras genético? ou ?DNA barcoding? para cada espécie. A ictiofauna brasileira é constituida por aproximadamente 1220 espécies marinhas e 2700 de água doce. Dentro deste contexto, esta proposta tem como objetivo utilizar a técnica de DNA barcode como ferramenta auxiliar na discriminação de espécies de cerca de 50% desta ictiofauna, ou seja, 2100 espécies de peixes do Brasil (marinhos e de água doce). Para tanto está sendo proposta uma rede de pesquisa inter-regional com capacidade instalada para a realização de pesquisa colaborativa e produção conjunta tendo como pressupostos o uso otimizado de recursos e o compartilhamento de infraestrutura para a identificação molecular da ictiofauna brasileira. Pretendemos acessar amostras de tecido previamente coletadas e provenientes do Oceano Atlântico e das bacias de água doce da Amazônia, Tocantins-Araguaia, Paraná-Paraguai, Uruguai, São Francisco e de drenagens da costa atlântica. A rede está constituída por uma centena de pesquisadores e estudantes de pós-graduação provenientes de 27 instituições de ensino e pesquisa representativas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Esta rede, que engloba coleções ictiológicas e laboratórios de biologia molecular do Brasil, pretende integrar-se às iniciativas internacionais de identificação molecular da biodiversidade, particularmente a Iniciativa em Peixes do Código de Barras da Vida (FISH-BOL - Fish Barcode of Life Initiative).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Jorge Ivan Rebelo Porto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    12. 2010-2014. REDE SISBIOTA - Predadores de Topo de Cadeia Alimentar
      Descrição: Essa rede engloba projetos em diferentes grupos taxonômicos (peixes, aves, felinos e canídeos) em diferentes habitats e biomas (aquáticos e terrestres), articulados de maneira a possibilitar a ampliação do conhecimento sobre essa importante parcela da biodiversidade brasileira, integrando resultados de estudos de diversidade morfológica e os padrões e processos relacionados e ela, relação entre esses componentes e o funcionamento de ecossistemas, a sua diversidade genética intra e interpopulacional e o mapeamento das paisagens e suas alterações, orientando todo o conhecimento produzido com base nos dados biológicos, ecológicos, genéticos e de paisagens para uma avaliação do impacto que a eventual extinção dos predadores de topo de cadeia alimentar promoveria nos diferentes biomas, contribuindo para a definição de um plano estratégico de valorização da biodiversidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Mercival Roberto Francisco - Integrante / Patrícia Domingues de Freitas - Integrante / Mauro Galetti - Integrante / Renata Alonso Miotto - Integrante / Luis Fernando Carvalho Costa - Integrante / Silvia Nassif Del Lama - Integrante / Evoy Zaniboni Filho - Integrante / Haydée Torres de Oliveira - Integrante / Marcos Rodrigues - Integrante / Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz - Integrante / Lisandro Juno Soares Vieira - Integrante / Marcus Vinicius Cianciaruso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    13. 2010-2011. Demografia, biologia, ecologia e conservacao de grandes carnivoros na Estacao Ecologica de Jatai, Sao Paulo, com base em analise nao invasiva de DNA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Renata Alonso Miotto - Integrante / Niara Martins - Integrante / Fernanda do Passo Ramalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    14. 2008-2012. Trophic cascades in a defaunated landscape: the Atlantic rainforest perspective
      Descrição: Estudar o efeito da defaunação, em especial da megafauna, na estrutura das comunidades vegetais da Mata Atlântica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Alexandra Sanches - Integrante / Mauro Galetti - Coordenador / Rodolfo Dirzo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    15. 2008-2011. Caracterizacao genetica de populacoes de dourado (Salminus) e implicacoes para a conservacao desse importante grupo de peixes de nossos rios
      Descrição: Estudar a variação genética intra e interespecífica no gupo dos dourados e inferir sobre a evolução das espécies e das populações e subsidiar sua conservação com dados genéticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Patrícia Domingues de Freitas - Integrante / Bruno César Rossini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    16. 2007-2010. Aislamiento y caracterizacion de loci microsatelites en la especie migratoria Pimelodus grosskopsfii en la cuenca del alto Magdalena
      Descrição: Isolar e caracterizar sequencias microssatélites numa espécie de bagre de importancia economica na bacia do rio Magdalena, Colombia, para estudos genético-populacionais visando o manejo e a conservação desses peixes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Mauricio Carrillo Avila - Integrante / Henry Ostos Alfonso - Coordenador / Carlos Andres Hernandez Escobar - Integrante / Ruben Dario Valbuena - Integrante. Financiador(es): Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    17. 2007-2009. Estrutura populacional do camarao-rosa Farfantepenaeus paulensis no litoral das regioes sudeste e sul do Brasil
      Descrição: Estudar a estrutura pulacional do camarão-rosa por meio de marcadores moleculares e dados morfológicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Artur de Lima Preto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    18. 2006-2009. Genetica da conservacao de populacoes do mico-leao-da-cara-preta (Leontopithecus caissara) da Ilha de Superagui e do continente, Parana.
      Descrição: O projeto objetiva o conhecimento da estrutura genética do mico-leão-de-cara-preta, buscando subsidiar medidas de manejo e conservação dessa espécie ameaçada de extinção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Milene Moura Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação Biodiversitas - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    19. 2006-2009. Estrutura genetica de populacoes de peixes migradores de agua doce e seu valor para programas de conservacao
      Descrição: Visa isolar e caracterizar microssatélites de diferentes espécies de peixes migradores visando disponibilizar marcadores potencialmente úteis aos estudos relacionados ao manejo da pesca, piscicultura e conservação deste grupo; analisar a variação genética através desses microssatélites e inferir sobre a estrutura populacional dessas importantes espécies e sobre os possíveis impactos na variação genética causados por ações antrópicas em seus hábitats e analisar a diversidade haplotípica do DNAmit de diferentes espécies ocorrentes em importantes bacias hidrográficas e inferir sobre os padrões filogeográficos dos grupos analisados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Alexandra Sanches - Integrante / Luis Fernando Carvalho Costa - Integrante / Mauricio Carrillo Avila - Integrante / Nivaldo Piorski - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    20. 2003-2006. Genoma EST do camarao Litopenaeus vannamei
      Descrição: O projeto está estruturado numa rede nacional de laboratórios que visa sequenciar milhares EST do camarão marinho Litopenaeus vannamei, a mais importante espécie de cultivo no Brasil na atualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador / Cesar Martins - Integrante / Flávio Henrique da Silva - Integrante / André Carlos P L F Carvalho - Integrante / Mauro Biajiz - Integrante / Edmundo C Grisard - Integrante / Emydia Rosa R B P L Mesquita - Integrante / Julio Cascardo - Integrante / Maria Raquel Moura Coimbra - Integrante / Mauricio Bacci Junior - Integrante / Sandro L Bonatto - Integrante / Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros - Integrante / Gonçalo A Guimarães Pereira - Integrante / Thales Grangeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Associação Brasileira de Criadores de Camarão - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    21. 2003-2005. Estudos sobre a estruturacao genetica de populacoes de Passeriformes da Mata Atlantica.
      Descrição: O projeto visa acessar a variação genética de algumas espécies de passeriformes da Mata Atlântica, verificar a ocorrência de estruturação de populações e inferir sobre o o efeito da fragmentação e o papel dos contínuos de mata sobre a diversidade genética dessas aves.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    22. 2002-2004. Isolamento e caracterizacao de microssatelites de Prochilodus marggravii (Characiformes, Prochilodontidae) para estudos de sua diversidade genetica no rio Sao Francisco.
      Descrição: O projeto visa o isolamento e a caracterização de microssatélites numa importante espécie de peixe do rio São Francisco, buscando fornecer uma boa ferramenta genética para estudos da estrutura populacional desses peixes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    23. 2000-2004. A biodiversidade em ecossistemas de agua doce: bases para o desenvolvimento sustentavel.
      Descrição: O projeto foi comtemplado dentro do PRONEX/CNPq e objetiva o conhecimento da biodiversidade aquática do rio São Francisco e incluiu estudos de genética e citogenética de populações de peixes daquele sistema hidrográfico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Pedro Manoel Galetti Junior - Integrante / Orlando Moreira Filho - Integrante / Luiz Antonio Carlos Bertollo - Integrante / Odete Rocha - Coordenador / Julio Cesar Garavello - Integrante / Augusto Abe - Integrante / Armando A.H. Vieira - Integrante / Francisco R. Barbosa - Integrante / Gustavo Fonseca - Integrante / Kennedy F. Roche - Integrante / Maria C. Calijuri - Integrante / Mirna J.L. Godinho - Integrante / Pedro Américo C. Senna - Integrante / Takako Matsumura Tundisi - Integrante / Célio Haddad - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Homenageado no Congresso GENETICA 2019, Sociedade Brasileira de Genética.. 2019.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    2. Menção para um dos melhores trabalhos apresentados., XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.. 2019.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    3. Menção honrosa para o trabalho com maior pontuação do curso de Ciências Biológicas (Orientação - Abordagem Integrativa na resolução do status taxonômico de Salminus hilarii), XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológi UFSCar.. 2018.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.
    4. Menção Honrosa para as 3 melhores apresentações orais do XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution... 2017.
      Membro: Pedro Manoel Galetti Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 2nd Biological Evolution Workshop.Debatedor da Conferencia Comparatve Genomics -beyond Darwin. 2009. (Encontro).
    2. ECO Seminários VII.Perspectivas da genética da conservação para o conhecimento da megafauna da Mata Atlântica remanescente no estado de São Paulo: estudos de casos. 2009. (Seminário).
    3. V SEMBIO - Semana de Biologia da UFBA.Perspectivas da Genética da Conservação para o conhecimento da megafauna da Mata Atlântica. 2009. (Encontro).
    4. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. A genética da conservação de peixes. 2007. (Congresso).
    5. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Filogeografia, sistemática molecular e genética da conservação de peixes. 2007. (Congresso).
    6. 52o. Congresso Brasileiro de Genética. Pós-genômica do camarão Litopenaeus vannamei. 2006. (Congresso).
    7. III Workshop de Genética.Estado da arte da genética de camarões no Brasil. 2003. (Encontro).
    8. Workshop: Ciência e Tecnologia.Divulgação do conhecimento científico - a importância da ciênca na sociedade moderna. 2003. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. VII Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação, DGE, UFSCar. 2018. Outro
    2. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. VI Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2017. Outro
    3. GALETTI JR, P. M. ; FREITAS, Patrícia Domingues de ; CIOFFI, MARCELO B. ; BERTOLLO, L.A.C. ; MOREIRA FILHO, O.. XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes. 2016. Congresso
    4. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. V Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2016. Outro
    5. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. IV Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2015. Outro
    6. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. III Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2014. Outro
    7. FREITAS, P. D.; GALETTI JR, P. M. ; FIGUEIREDO, A. N. ; SANCHES, A. ; TREVELIN, A. C. ; MORAES, B. ; SARANHOLI, B. H. ; MARTINS, C. ; MARQUES, C. G. ; MACHADO, C. B. ; BLANCK, D.V. ; FERREIRA, K. C. G. ; CALDANO, L. T. P. ; ANDRADE, P. H. ; GALLO, P. L. ; LOPES, U.. I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE O PAPEL FUNCIONAL DOS PREDADORES TOPO DE CADEIA. 2013. Congresso
    8. GALETTI JR, P. M. ; FREITAS, P. D. ; MACHADO, C. B. ; MARQUES, C. G. ; RODRÍGUEZ, K. ; ANDRADE, P. H.. II Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2013. Outro
    9. SOUZA, A. S. M. C. E. ; SILVA, A. B. ; Galetti, Pedro Manoel. Ciclo de Palestras Bio. C ?Falando de Conservação da Biodiversidade?. 2012. Outro
    10. GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL; FREITAS, P. D.. I Workshop do Laboratório de Biodiversidade Molecular e Conservação. 2012. Outro
    11. DIEGUES, S. ; Galetti, Pedro Manoel. Ciclo de Palestras Bio. C ?Falando de Conservação da Biodiversidade?. 2010. Outro
    12. DIEGUES, S. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Ciclo de Palestras Bio.C "Falando de Conservação da Biodiversidade". 2009. Outro
    13. GALETTI JUNIOR, P. M.; OUTROS. XI Brazilian Symposium on Fish Genetics e I International Congress of Fish Genetics. 2006. Congresso
    14. GALETTI JUNIOR, P. M.; OUTROS. II Simpósio em Genética de Aves. 2005. Congresso
    15. GALETTI JUNIOR, P. M.; OUTROS. 50o. Congresso Brasileiro de Genética. 2004. Congresso
    16. GALETTI JUNIOR, P. M.; OUTROS. I Simpósio em Genética de Aves. 2003. Congresso
    17. GALETTI JUNIOR, P. M.; OUTROS. 49o. Congresso Brasileiro de Genética. 2003. Congresso
    18. GALETTI JR, Pedro Manoel ; MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C.. VI Simpósio de Citogenética Evoluitva e Aplicada de Peixes Neotropicais. 1996. Congresso
    19. GALETTI JR, Pedro Manoel ; MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C.. I Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotropicais. 1986. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Pedro Manoel Galetti Junior ⇔ Patrícia Domingues de Freitas (31.0)
      1. AYALA-BURBANO, PAOLA ANDREA ; GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL ; WORMELL, DOMINIC ; PISSINATTI, ALCIDES ; MARQUES, MARA CRISTINA ; DE FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES. Studbook and molecular analyses for the endangered black-lion-tamarin; an integrative approach for assessing genetic diversity and driving management in captivity. Scientific Reports. v. 10, p. 1-11, issn: 2045-2322, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOPES, UESLEI ; Galetti, Pedro M. ; DOMINGUES DE FREITAS, PATRICIA. Hidden diversity in Prochilodus nigricans: A new genetic lineage within the Tapajós River basin. PLoS One. v. 15, p. e0237916, issn: 1932-6203, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA-SANTOS, ROSANE ; RAMIREZ, JORGE L. ; Galetti, Pedro M. ; FREITAS, PATRÍCIA D.. Molecular Evidences of a Hidden Complex Scenario in Leporinus cf. friderici. Frontiers in Genetics. v. 9, p. 1-9, issn: 1664-8021, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RIBOLLI, JOSIANE ; ZANIBONI-FILHO, EVOY ; FREITAS, PATRICIA D. ; Galetti, Pedro M.. Genetic evidences of non-reproductive shoaling in the freshwater fish Salminus brasiliensis. HYDROBIOLOGIA. v. 815, p. 65-72, issn: 0018-8158, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SANTOS, CAMILLA A. ; ANDRADE, SÓNIA C. S. ; TEIXEIRA, ANA K. ; FARIAS, FLÁVIO ; KURKJIAN, KARIN ; GUERRELHAS, ANA C. ; ROCHA, JOÃO L. ; Galetti, Pedro M. ; FREITAS, PATRÍCIA D.. Litopenaeus vannamei Transcriptome Profile of Populations Evaluated for Growth Performance and Exposed to White Spot Syndrome Virus (WSSV). Frontiers in Genetics. v. 9, p. 120, issn: 1664-8021, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Simbine, Luisa ; Marques, Carla G ; FREITAS, P. D. ; SAMUCIDINE, K. E. ; GUSMAO, J. ; TAVARES, C. ; Galetti, Pedro Manoel. Metapenaeus dobsoni (Miers, 1878), an alien Penaeidae in Mozambican coastal waters: confirmation by mtDNA and morphology analyses. Western Indian Ocean Journal of Marine Science. v. 17, p. 1-12, issn: 0856-860X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PIRES, ANTONIO A. ; RAMIREZ, JORGE L. ; Galetti, Pedro M. ; TROY, WALDO P. ; FREITAS, PATRICIA D.. Molecular analysis reveals hidden diversity in Zungaro (Siluriformes: Pimelodidade): a genus of giant South American catfish. GENETICA. v. 145, p. 335-340, issn: 0016-6707, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. AYALA-BURBANO, PAOLA A. ; CALDANO, LUCAS ; JUNIOR, PEDRO MANOEL GALETTI ; PISSINATTI, ALCIDES ; MARQUES, MARA CRISTINA ; WORMELL, DOMINIC ; DOMINGUES DE FREITAS, PATRÍCIA. Genetic assessment for the endangered black lion tamarin Leontopithecus chrysopygus (Mikan, 1823), Callitrichidae, Primates. AMERICAN JOURNAL OF PRIMATOLOGY. v. 1, p. e22719, issn: 0275-2565, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PAVIOTTI-FISCHER, ELIANA ; CHÁVEZ-CONGRAINS, KARLA ; DESBIEZ, ARNAUD LÉONARD JEAN ; DE FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES ; Galetti, Pedro M.. Characterization of the complete mitochondrial genome for the Euphractus sexcinctus flavimanus (Mammalia, Xenarthra) subspecies. Conservation Genetics Resources (Print). v. 1, p. 1-3, issn: 1877-7252, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SARANHOLI, B. H. ; BERGEL, M. M. ; RUFFINO, P. H. P. ; RODRIGUEZ, K. G. ; RAMAZZOTTO, L. A. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Roadkill hotspots in a protected area of Cerrado in Brazil: planning actions to conservation. MVZ Cordoba. v. 21, p. 5441-5448, issn: 0122-0268, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. RIBOLLI, JOSIANE ; HOEINGHAUS, DAVID J. ; JOHNSON, JEFF A. ; ZANIBONI-FILHO, EVOY ; DE FREITAS, PATRICIA D. ; Galetti, Pedro M.. Isolation-by-time population structure in potamodromous Dourado Salminus brasiliensis in southern Brazil. Conservation Genetics. v. 1, p. 1-10, issn: 1566-0621, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. BLANCK, D.V. ; PENTEADO, J. M. A. ; VALENTI, WAGNER C. ; ROCHA, J. L. L. C. ; GALETTI JR, P. M. ; FREITAS, P. D. ; FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES DE. SNPs within HSC70 gene are associated to growth traits in the Amazon River prawn. Pan-American Journal of Aquatic Sciences. v. 11, p. 210-216, issn: 1809-9009, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MACHADO, CAROLINA DE BARROS ; ISHIZUKA, TAMYLIN KAORI ; FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES DE ; VALIATI, VICTOR HUGO ; Galetti, Pedro Manoel. DNA barcoding reveals taxonomic uncertainty in Salminus (Characiformes). SYSTEMATICS AND BIODIVERSITY (PRINT). v. 1, p. 1-11, issn: 1477-2000, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. GONÇALVES, MICHELE MANTOVANI ; REGITANO, LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA ; CRUZ, COSME DAMIÃO ; SALGADO, CAIO CÉSIO ; FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES DE ; ROCHA, JOÃO LUÍS ; TEIXEIRA, ANA KARINA GUERRELHAS ; GALETTI-JUNIOR, PEDRO MANOEL. Inheritance of AFLP markers and genetic linkage analysis in two full-sib families of the marine shrimp Litopenaeus vannamei (Crustacea, Decapoda). Advances in Bioscience and Biotechnology. v. 05, p. 273-281, issn: 2156-8456, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BLANCK, DV ; Blanck, Danielly Veloso ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; FREITAS, PATRÍCIA DOMINGUES ; GALETTI JUNIOR, PEDRO MANOEL. Isolation and characterization of SNPs within HSC70 gene in the freshwater prawn Macrobrachium amazonicum. Conservation Genetics Resources (Online). v. 4, p. 1-3, issn: 1877-7260, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MARQUES, C. G. ; SANTOS, C. A. ; Galetti Jr, Pedro Manoel ; FREITAS, P. D.. Informative microsatellites for freshwater and marine shrimp species. International Journal of Biodiversity and Conservation. v. 5, p. 611-615, issn: 2141-243X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. SANTOS, C.A. ; Santos, Camilla A ; Rossini, Bruno C ; Marques, Carla G ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; Freitas, Patrícia D. Characterization and genomic annotation of polymorphic EST-SSR loci in Litopenaeus vannamei shrimp. Aquaculture Research (Print). v. 43, p. 1567-1570, issn: 1355-557X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. ROSSINI BC ; NUNES AG ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Permanent Genetic Resources added to Molecular Ecology Resources Database 1 December 2010-31 January 2011. Molecular Ecology Resources (Print). v. 11, p. 586-589, issn: 1755-098X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. TAKAKO, A. K. ; SILVA JR., D. M. ; ISHIZUKA, T.K. ; FREITAS, P. D. ; Galetti, Jr., P.M. ; ; ALMEIDA, F. S.. Caracterização genética em populações de dourado (Salminus brasiliensis) do Alto Paraná, utilizando marcadores microssatélites. Em: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá, PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. BRAGA-SILVA, A. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Estrutura genética populacional de Pseudoplatystoma corruscans entre as bacias hidrográficas de sua ocorrência. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Em: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MACHADO, C.B. ; ISHIZUKA, T.K. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. DNA Barcode for genus Salminus: evidences of new species. Em: I Simpósio Brasileiro de Identificação molecular de espécies, 2012, Foz do Iguaçu, PR. I Simpósio Brasileiro de Identificação molecular de espécies, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. NUNES AG ; BRAGA-SILVA, A. ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; FREITAS, P. D.. Estruturação Populacional de Salminus hilarii na Bacia do Alto Paraná. Em: XV Congresso Latinoamericano de Genética, 2012, Rosário. Journal of Basic Applied Genetics, v. XXIII, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. SARANHOLI, B. H. ; FREITAS, P. D. ; Galetti, Jr., P.M.. Identificação das espécies de felinos na Estação Ecológica dos Caetetus (SP) através da análise genética de amostras de fezes. Em: VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2012, Corumbá. VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. BLANCK, D.V. ; VALENTI, WAGNER C. ; SANCHES A ; PENTEADO, J. M. A. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JR, P. M.. SNP in the hsp70 gene and their correlation with phenotypic traits in Amazon River Prawn (Macrobrachium amazonicum). Em: SNP in the hsp70 gene and their correlation with phenotypic traits in Amazon River Prawn (Macrobrachium amazonicum)., 2012, Atenas. SNP in the hsp70 gene and their correlation with phenotypic traits in Amazon River Prawn (Macrobrachium amazonicum), 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. RAMIREZ, J. L. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JR, P. M.. DNA Barcoding of the family Anostomidae (Characiformes, Pisces). Em: Fish Barcode of Life World Conference, 2012, Yeosu, Coreia. Fish Barcode of Life World Conference, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. RAMIREZ, J. L. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JR, P. M.. Is the wide distribution a problem for DNA barcoding in fish? A study with anostomids. Em: 58º Congresso Brasileiro de Genética ISBN País, 2012, Foz do Iguaçu, PR. 58º Congresso Brasileiro de Genética ISBN País, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. BLANCK, DV ; FREITAS, P. D. ; Valenti, W. C. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. SNPs in a gene fragment of hsp70 in the Macrobrachium amazonicum. Em: World Aquaculture Society, 2011, Natal-RN. Anais do World Aquaculture Society, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. ISHIZUKA, T.K. ; MACHADO, C.B. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Genetic relations in three species from genus Salminus (CHARACIDAE) using cox 1 mitochondrial analyses. Em: 57º Congresso Brasileiro de Genética, 2011, Águas de Lindóia. 57º Congresso Brasileiro de Genética, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. ISHIZUKA, T.K. ; MACHADO, C.B. ; FREITAS, P. D. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. DIVERSIDADE GENÉTICA NAS ESPÉCIES Salminus brasiliensis, Salminus franciscanus e Salminus hilarii AVALIADA ATRAVÉS DO GENE MITOCONDRIAL COI. Em: XIV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2011, Estância de São Pedro. XIV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. FREITAS, P. D. ; ISHIZUKA, T.K. ; MACHADO, C.B. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Molecular identification of species from genus Salminus (CHARACIDAE) through DNA Barcoding. Em: The Fourth International Barcode of Life Conference, 2011, Adelaide. The Fourth International Barcode of Life Conference, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. FREITAS, P. D. ; ROSSINI, B. C. ; NUNES AG ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Caracterização de locos microssatélites no genoma de Salminus franciscanus (Characiformes: Characidade). Em: 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2010, GUARUJÁ, SP. 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA 2010, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Pedro Manoel Galetti Junior ⇔ Orlando Moreira Filho (30.0)
      1. BERTOLLO, LUIS ANTÔNIO CARLOS ; CIOFFI, MARCELO DE BELLO ; Galetti Jr, Pedro Manoel ; MOREIRA-FILHO, Orlando. Contributions to the cytogenetics of the Neotropical fish fauna. COMPARATIVE CYTOGENETICS. v. 11, p. 665-690, issn: 1993-078X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MOREIRA FILHO, Orlando ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; BERTOLLO, L. A. C.. B chromosomes in the fish Astyanax scabripinnis (Characidae, Tetragonopterinae): an overview in natural populations.. Cytogenetic and Genome Research (Printed ed.). v. 106, n. 2-4, p. 230-234, issn: 1424-8581, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. JESUS, Célia Maria de ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; VALENTINI, S R ; MOREIRA FILHO, O.. Molecular characterization and chromosomal of two familes of satellite DNA in Prochilodus lineatus (Pisces, Prochilodontidae), a species with B chromosomes. Genetica ('s-Gravenhage). v. 116, p. 1-8, issn: 0016-6707, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Mestriner, Carlos A ; Galetti, Pedro M ; Valentini, Sandro R ; Ruiz, Itamar R G ; Abel, Luciano D S ; Moreira-Filho, Orlando ; Camacho, Juan P M. Structural and functional evidence that a B chromosome in the characid fish Astyanax scabripinnis is an isochromosome. Heredity (Edinburgh. Print). v. 85, p. 1-9, issn: 0018-067X, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SOUZA, I. L. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Heterochromatin differentiations in the characid fish Astyanax scabripinnis.. Brazilian Journal of Genetics. v. 19, n. 3, p. 405-410, issn: 0100-8455, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GALETTI JR, Pedro Manoel ; BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA FILHO, Orlando. TRENDS IN CHROMOSOME EVOLUTION OF NEOTROPICAL CHARACIFORMES FISHES.. Caryologia (Firenze). v. 47, n. 3-4, p. 289-298, issn: 0008-7114, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Distribution of Sex Chromosome Mechanisms In Neotropical Fish and Description of a ZZ/ZW Sistem In Parodon hilarii (Parodontidae).. Caryologia (Firenze). v. 46, n. 1, p. 115-125, issn: 0008-7114, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BERTOLLO, L. A. C.; MOREIRA FILHO, Orlando ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Cytogenetics and taxonomy: considerations based on chromosome studies of freshwater fish.. Journal of Fish Biology. v. 28, p. 153-159, issn: 0022-1112, 1986.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MOREIRA FILHO, O. ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Karyotypic Study of Some Species of Family Parodontidae (Pisces, Cypriniformes). Caryologia (Firenze). v. 38, n. 1, p. 47-55, issn: 0008-7114, 1985.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. STRUCTURE AND VARIABILITY OF NUCLEOLAR ORGANIZING REGIONS IN PARODONTIDAE FISH.. CANADIAN JOURNAL OF GENETICS AND CYTOLOGY. v. 26, n. 25, p. 564-568, issn: 0831-2796, 1984.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. GALETTI JUNIOR, P. M.; FORESTI, F. ; BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA FILHO, O.. Karyotipic Similarity In Three Genera (Leporinus,Leporellus And Leporinus) Of The Family Anostomidae (Pisces, Teleotei)). Brazilian Journal of Genetics. v. 4, n. 1, p. 11-15, issn: 0100-8455, 1981.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. JESUS, C. M. ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; MOREIRA FILHO, O.. Identificação, Caracterização Molecular e Localização Cromossômica de suas Famílias de DNA Satelite Hind III em Prochilodus lineatus (PISCES, PROCHILODONTIDAE). Em: VIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2000, Manaus. Livros de Resumos. Manaus: INPA, p. 70-70, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SOUZA, Issakar Lima ; VICENTE, Vera Elisa ; JESUS, Célia Maria de ; MARGARIDO, V. ; HATANAKA, T. ; ARTONI, R. A. ; BERTOLLO, Luiz Antônio Carlos ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; MOREIRA FILHO, O.. Uso de PCR para estudos do rDNA 18 S em Peixes. Em: 45 Congresso Brasileiro de Genéetica, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Ribeirão Prêto: Sociedade Brasileira de Genética, v. 22, p. 331-331, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MANTOVANI, M. ; ABEL, L. D. S. ; MESTRINER, C. A. ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; MOREIRA-FILHO, O.. Hibridação in situ com sonda de DNA repetitivo em Astyanax scabripinnis (Pisces, Characidae) de diferentes bacias hidrográficas. Em: 45 Congresso Nacional de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Ribeirão Prêto: Sociedade Brasileira de Genética, v. 22, p. 35-35, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. HATANAKA, T. ; JESUS, C. M. ; SILVA, F. H. ; MOREIRA FILHO, O. ; GALETTI JR, P. M.. Hibridação In Situ com Sonda de DNAr 18s Em Prochilodus (Pisces, Prochilodontidae). Em: 44 Congresso Nacional de Genética, 1998, Aguas de Lindoia. 44 Congresso Nacional de Genética. Aguas de Lindoia - SP: Sociedade Brasileira de Genética, v. 21, p. 61-61, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SOUZA, I. L. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; RÚA, P. L. ; GALIÁN, J.. Gc-Rich Heterochromatins And Rdna Polymorphic Sites In Astyanax Scabripinnis (Characidae) Chromosomes. Em: Ninth International Congress of European Ichthyologists (CEI 9), 1997, Napoli. Ninth International Congress of European Ichthyologists (CEI 9). Trieste - Italy, p. 87-87, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MOREIRA FILHO, O.; MESTRINER, C. A. ; VALENTINI, S. R. ; RUIZ, I. R. G. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JR, P. M.. Molecular And Cytological Characterizationj Of Satellite Dna Kpn I Present In Astyanax Scabripinnis (Characidae). Em: Nineth International Congress of European Ichthyologists (CEI9)., 1997, Trieste. Trieste, Itália, p. 58-58, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. MESTRINER, C. A. ; VALENTINI, S. R. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Organização Genômica e Localização Cromossômica da Família de Dna Repetitivo Kpni de Astyanax Scabripinnis (Characidae). Em: 42o Congresso Nacional de Genética, Caxambu, MG., 1996, Caxambu. Caxambu, MG, v. 19, p. 116-116, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. MESTRINER, C. A. ; VALENTINI, S. R. ; MOREIRA FILHO, O. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. A Distribuição do Dna Satélite Kpni Em Astyanax Scabripinnis e A Origem do Seu Cromossomo Supranumerário. Em: VI Simposio de Cotogenetica Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotropicais, 1996, São Carlos. VI Simposio de Citogenetica Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotropicais. São Carlos: UFSCar, p. 8-8, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. JESUS, C. M. ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; MOREIRA-FILHO, O.. Análises Cromossômicas em duas Espécies de Apareiodon (Pisces, Characiformes) Atraves do Uso de Fluorocromos, Base-Específicas. Em: 41 Congresso Brasileiro de Genetica, 1995, Caxambú. 41 Congresso Brasileiro de Genetica. Caxambu-MG: Sociedade Brasileira de Genética, v. 18, p. 472-472, 1995.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MOREIRA FILHO, O.; SCHWANTES, A. R. ; BERTOLLO, L. A. C. ; SCHWANTES, Maria Luiza Barcellos ; GALETTI JR, P. M. ; SOUZA, I. L. ; VICENTE, V. E. ; MESTRINER, C. A.. Um Modelo de Análise Interativa Entre A Genética e A Geomorfologia No Estudo de Peixes de Cabeceiras. Em: V Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotreopicais, 1994, Botucatu. V Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotreopicais. Botucatu-SP: UNESP, p. 39-39, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. MIYAZAWA, C. S. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Considerações Citogenéticas Em Tetragonopterinae (Characidae) Com Descrição do Cariótipo de Hyphessobrycon Aff. Santae e Tetragonopterus Sp. Em: V Simpósio de Citogenética Evoluitva e Aplicada de Peixes Neotropicais, 1994, Botucatu. V Simpósio de Citogenética Evoluitva e Aplicada de Peixes Neotropicais. Botucatu - SP: UNESP, p. 15-15, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. SOUZA, I. L. ; GALETTI JUNIOR, P. M. ; MOREIRA-FILHO, O.. . Heterocromatina Não Rica Em Sequências Gc e Distamicina A/Dapi Negativa Em Cromossomos de Peixes. Em: 40 Congresso Nacional de Genética, 1994, Caxambu. 40 Congresso Nacional de Genética. Caxambu-MG: Sociedade Brasileira de Genética, v. 17, p. 126-126, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. MOREIRA FILHO, O.; BERTOLLO, Luiz Antônio Carlos ; GALETTI JR, Pedro Manoel. A evolução dos cromossomos sexuais em peixes neotropicais e o papel da heterocromatina. Em: 39 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA, 1993, CAXAMBU,MG,BRASIL. Resumos do 39 Congresso Nacional de Genética, v. 16, p. 143-143, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. MOREIRA FILHO, O.; BERTOLLO, Luiz Antônio Carlos ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Descrição de mecanismo cromossômico sexual do tipo ZZ-ZW em Parodon hilarii (Parodontidae). Em: IV SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA EVOLUTIVA E APLICADA DE PEIXES NEOTROPICAS, 1992, Rio de Janeiro. IV SIMPOSIO DE CITOGENETICA EVOLUTIVA E APLICADA DE PEIXES NEOTROPICAS. RIO DE JANEIRO-RJ - BRASIL: Universidade Federal Rio de Janeiro, p. 3-3, 1992.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. JAESUS, Célia Maria de ; MOREIRA FILHO, O. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Análises Cariotípicas em tres espécies do gênero Apareiodon com ênfase no bandeamento C. Em: IV SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA EVOLUTIVA E APLICADA DE PEIXES NEOTROPICAS, 1992, Rio de Janeiro. IV SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA EVOLUTIVA E APLICADA DE PEIXES NEOTROPICAS. RIO DE JANEIRO-RJ - BRASIL: Universidade Federal Rio de Janeiro, p. 4-4, 1992.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. Galetti Jr., P.M. ; Bertollo, L A C ; MOREIRA FILHO, O.. “A ocorrência de NORs simples ou múltiplas caracterizando diferentes grupos de peixes”. Em: XII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1985, Campinas. XII Congresso Brasileiro de Zoologia. Campinas: UNICAMP, v. 0, p. 356-356, 1985.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. MOREIRA-FILHO, O. ; BERTOLLO, L. A. C. ; SATO, Y. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. “Heterogametia feminina do tipo ZW em Parodon sp. (Pisces, Parodontidae)”. Em: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1983, Belém. Ciência e Cultura - resumos, v. 38, p. 671-671, 1983.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA-FILHO, O. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. “Contribuição da citogenética para a sistemática e evolução de peixes”. Em: X Congresso Brasileiro de Zoologia., 1983, Belo Horizonte. X Congresso Brasileiro de Zoologia.. Belo Horizonte: UFBH, v. 0, p. 257-259, 1983.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. GALETTI JUNIOR, P. M.; BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA-FILHO, O. ; FORESTI, F.. “Análise cariotípica em quatro espécies de peixes do gênero Leporinus (Anostomidae) de três regiões diferentes”. Em: XXVII Congresso Brasileiro de Genética, 1981, Salvador BA. XXVII Congresso Brasileiro de Genética. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, v. 37, p. 698-698, 1981.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Pedro Manoel Galetti Junior ⇔ Luiz Antonio Carlos Bertollo (18.0)
      1. SOUZA, ALLYSON SANTOS DE ; DIAS JÚNIOR, EURICO AZEVEDO ; PEREZ, MANOLO FERNANDEZ ; CIOFFI, MARCELO DE BELLO ; BERTOLLO, Luiz Antonio Carlos ; GARCIA-MACHADO, ERIK ; VALLINOTO, MARCELO NAZARENO SOUZA ; Pedro Manoel, Galetti ; MOLINA, Wagner Franco. Phylogeography and Historical Demography of Two Sympatric Atlantic Snappers: Lutjanus analis and L. jocu. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE. v. 6, p. 1-11, issn: 2296-7745, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BERTOLLO, LUIS ANTÔNIO CARLOS ; CIOFFI, MARCELO DE BELLO ; Galetti Jr, Pedro Manoel ; MOREIRA-FILHO, Orlando. Contributions to the cytogenetics of the Neotropical fish fauna. COMPARATIVE CYTOGENETICS. v. 11, p. 665-690, issn: 1993-078X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MOREIRA FILHO, Orlando ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; BERTOLLO, L. A. C.. B chromosomes in the fish Astyanax scabripinnis (Characidae, Tetragonopterinae): an overview in natural populations.. Cytogenetic and Genome Research (Printed ed.). v. 106, n. 2-4, p. 230-234, issn: 1424-8581, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ARTONI, Roberto Ferreira ; MOLINA, Wagner Franco ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. HETEROCHROMATIN ANALYSIS IN THE FISH SPECIES LIPOSARCUS ANISITSI (SILURIFORMES) AND LEPORINUS ELONGATUS (CHARACIFORMES).. Genetics and Molecular Biology. v. 22, n. 1, p. 39-44, issn: 1415-4757, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MESTRINER, C. A. ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Chromosome banding and synaptonemal complexes in Leporinus lacustris (Pisces, Anostomidae): analysis of a sex system.. Chromosome Research. v. 3, p. 440-443, issn: 0967-3849, 1995.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GALETTI JR, Pedro Manoel ; BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA FILHO, Orlando. TRENDS IN CHROMOSOME EVOLUTION OF NEOTROPICAL CHARACIFORMES FISHES.. Caryologia (Firenze). v. 47, n. 3-4, p. 289-298, issn: 0008-7114, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Distribution of Sex Chromosome Mechanisms In Neotropical Fish and Description of a ZZ/ZW Sistem In Parodon hilarii (Parodontidae).. Caryologia (Firenze). v. 46, n. 1, p. 115-125, issn: 0008-7114, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PORTELA, A. L. B. S. ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; BERTOLLO, L. A. C.. Considerations on the chromosome evolution of Tetragonopterinae (Pisces, Characidae).. Brazilian Journal of Genetics. v. 11, n. 2, p. 307-316, issn: 0100-8455, 1988.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. BERTOLLO, L. A. C.; MOREIRA FILHO, Orlando ; GALETTI JR, Pedro Manoel. Cytogenetics and taxonomy: considerations based on chromosome studies of freshwater fish.. Journal of Fish Biology. v. 28, p. 153-159, issn: 0022-1112, 1986.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MOREIRA FILHO, Orlando ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, Pedro Manoel. STRUCTURE AND VARIABILITY OF NUCLEOLAR ORGANIZING REGIONS IN PARODONTIDAE FISH.. CANADIAN JOURNAL OF GENETICS AND CYTOLOGY. v. 26, n. 25, p. 564-568, issn: 0831-2796, 1984.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. GALETTI JR, Pedro Manoel ; FORESTI, Fausto ; BERTOLLO, L. A. C. ; MOREIRA FILHO, Orlando. Heteromorphic sex chromosomes in three species of the genus Leporinus (Pisces, Anostomidae).. Cytogenetics and Cell Genetics. v. 29, p. 138-142, issn: 0301-0171, 1981.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. SOUZA, Issakar Lima ; VICENTE, Vera Elisa ; JESUS, Célia Maria de ; MARGARIDO, V. ; HATANAKA, T. ; ARTONI, R. A. ; BERTOLLO, Luiz Antônio Carlos ; GALETTI JR, Pedro Manoel ; MOREIRA FILHO, O.. Uso de PCR para estudos do rDNA 18 S em Peixes. Em: 45 Congresso Brasileiro de Genéetica, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Ribeirão Prêto: Sociedade Brasileira de Genética, v. 22, p. 331-331, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. ARTONI, Roberto Ferreira ; MOLINA, Wagner Franco ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, P. M.. Bandeamento Cromossômico Em Peixes: Heterogeneidade da Heterocromatina Constitutiva. Em: VII ENCONTRO DE BIOLOGOS DO CRB-1, 1996, RIBEIRAO PRETO,SP,BRASIL. Resumos do VII Encontro de Biólogos do CRB-1, p. 53-53, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MOLINA, Wagner Franco ; ARTONI, Roberto Ferreira ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JR, P. M.. Bandeamentos Cromossômicos Em Peixes: Detecção de Heterocromatina Rica Em Gc Por Bandeamento Rhg. Em: 41 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA., 1995, CAXAMBU,MG,BRASIL. Resumos do 41 Congresso Nacional de Genética, p. 461-461, 1995.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MOREIRA FILHO, O.; SCHWANTES, A. R. ; BERTOLLO, L. A. C. ; SCHWANTES, Maria Luiza Barcellos ; GALETTI JR, P. M. ; SOUZA, I. L. ; VICENTE, V. E. ; MESTRINER, C. A.. Um Modelo de Análise Interativa Entre A Genética e A Geomorfologia No Estudo de Peixes de Cabeceiras. Em: V Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotreopicais, 1994, Botucatu. V Simpósio de Citogenética Evolutiva e Aplicada de Peixes Neotreopicais. Botucatu-SP: UNESP, p. 39-39, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MESTRINER, C. A. ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Nível de Variabilidade das Regiões Organizadoras de Nucléolos Em Leporinus lacustris (Pisces, Anostomidae). Em: 40 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA, 1994, CAXAMBU,MG,BRASIL. Resumos do 40 Congresso Nacional de Genética, p. 125-125, 1994.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MOREIRA FILHO, O.; BERTOLLO, Luiz Antônio Carlos ; GALETTI JR, Pedro Manoel. A evolução dos cromossomos sexuais em peixes neotropicais e o papel da heterocromatina. Em: 39 CONGRESSO NACIONAL DE GENETICA, 1993, CAXAMBU,MG,BRASIL. Resumos do 39 Congresso Nacional de Genética, v. 16, p. 143-143, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. LIMA, N. R. W. ; MORELLI, S. ; BERTOLLO, L. A. C. ; GALETTI JUNIOR, P. M.. Dinâmica das regiões organizadoras de nucléolos em meiose de peixes. Em: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA CELULAR, 1993, CURITIBA,PR,BRASIL. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Biologia Celular, p. 97-97, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Pedro Manoel Galetti Junior ⇔ Marcelo de Bello Cioffi (2.0)
      1. SOUZA, ALLYSON SANTOS DE ; DIAS JÚNIOR, EURICO AZEVEDO ; PEREZ, MANOLO FERNANDEZ ; CIOFFI, MARCELO DE BELLO ; BERTOLLO, Luiz Antonio Carlos ; GARCIA-MACHADO, ERIK ; VALLINOTO, MARCELO NAZARENO SOUZA ; Pedro Manoel, Galetti ; MOLINA, Wagner Franco. Phylogeography and Historical Demography of Two Sympatric Atlantic Snappers: Lutjanus analis and L. jocu. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE. v. 6, p. 1-11, issn: 2296-7745, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BERTOLLO, LUIS ANTÔNIO CARLOS ; CIOFFI, MARCELO DE BELLO ; Galetti Jr, Pedro Manoel ; MOREIRA-FILHO, Orlando. Contributions to the cytogenetics of the Neotropical fish fauna. COMPARATIVE CYTOGENETICS. v. 11, p. 665-690, issn: 1993-078X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Pedro Manoel Galetti Junior ⇔ Silvia Nassif Del Lama (1.0)
      1. GALETTI JUNIOR, P. M.; Rodrigues, F. P. ; SOLE-CAVA, A. M. ; MIYAKI, C. Y. ; CARVALHO, D. ; EIZIRIK, E. ; VEASEY, E. A. ; SANTOS, F. R. ; FARIAS, I. P. ; VIANNA, J. A. ; OLIVEIRA, L. R. ; WEBER, L. I. ; ALMEIDA-TOLEDO, L. F. ; FRANCISCO, M. R. ; REDONDO, R. A. F. ; SICILIANO, S. ; DEL LAMA, S. N. ; FREITAS, T. R. O. ; HRBEK, T. ; MOLINA, W. F.. Genética da conservação na biodiversidade brasileira. Em: Frankham, R.; Ballou, J.; Briscoe, D.; Galetti Jr, PM.. (Org.). Fundamentos de Genética da Conservação. 1ed.Ribeirão Preto. : SBG. 2008.v. 1, p. 199-229.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 21:32:41